QUINTA-FEIRA, 16/10/2025

Em destaque

L

Mundo

O TESOURO ESCONDIDO PELOS NAZISTAS E ENCONTRADO POR ACASO EM MINA POR SOLDADOS DOS EUA

Em fevereiro de 1945, a ofensiva das tropas aliadas avançava rapidamente pelo território alemão. Àquela altura, o regime nazista estava diante de uma derrota inevitável.

Publicado em 

Em fevereiro de 1945, a ofensiva das tropas aliadas avançava rapidamente pelo território alemão. Àquela altura, o regime nazista estava diante de uma derrota inevitável. E, há 75 anos, o fim da Segunda Guerra Mundial se aproximava. Mas antes desse desfecho, o Terceiro Reich ainda sofreria mais um baque.

Soldados dos Estados Unidos, que se aproximavam do estado da Turíngia enquanto o Exército Vermelho da União Soviética fechava o cerco a Berlim pelo leste fizeram uma surpreendente descoberta: uma mina no vilarejo de Merkers onde os nazistas esconderam mais de 100 toneladas de ouro, metais preciosos e obras de arte de valor imensurável.

75 anos do bombardeio de Dresden: por que Aliados foram criticados pela destruição da cidade histórica alemã

Libertação de Auschwitz: como o campo de extermínio se tornou o centro do Holocausto nazista

Os nazistas saquearam uma quantidade imensa de ouro e moeda de bancos centrais de países europeus durante o conflito, além de itens valiosos de prisioneiros de campos de concentração. Esses recursos foram usados para comprar materiais para a guerra.

"Uma parte significativa dos valores armazenados na mina de Merkers veio do saque de judeus alemães e europeus, bem como do saque dos territórios ocupados. Grande parte dos objetos de valor roubados dos prisioneiros dos campos de concentração foram escondidos diretamente nos campos", afirma à BBC News Brasil Annemone Christians, pesquisadora do Departamento de História da Universidade Ludwig Maximilians.

"Não se pode dizer com certeza que a maior parte do ouro foi saqueada, mas há indícios de que sim. Um problema ao tentar fazer essas contas é que os alemães frequentemente fundiam ouro saqueado e depois rotulavam-no em barras como se fosse alemão para disfarçar suas origens", completa Greg Bradsher, arquivista sênior da Administração Nacional de Arquivos e Registros dos EUA.

Fuga da capital

O tesouro encontrado pelos aliados acabou em Merkers (a cerca de 350 quilômetros de Berlim), na Turíngia, após intensos bombardeios aéreos na capital alemã. Em 3 de fevereiro, aviões americanos lançaram quase 2,3 mil toneladas de bombas na cidade.

O episódio causou a quase demolição do Reichsbank, o banco central do país naquele período, destruindo, entre outras coisas, as máquinas de imprimir moeda.

Foi então que as autoridades nazistas decidiram mover suas reservas de Berlim para um local seguro, a fim de proteger recursos cruciais para a guerra. Esse tipo de remanejamento para outras partes da Alemanha ocorria ao menos desde 1943.

Àquela altura do conflito, o governo havia requisitado minas de sal e potássio espalhadas pelo país. "O transporte de ouro, moeda estrangeira e tesouros de arte para Merkers deve ser visto como uma medida incomum para proteger esses objetos de valor do Exército americano que se aproximava naquele ponto crucial da guerra", afirma Christians.

"No entanto, era comum durante a guerra usar grandes minas de sal e potássio para armazenar materiais e continuar a produção de armamentos no subsolo por causa do aumento de bombardeios (dos aliados)", completa a pesquisadora.

"Apenas alguns bunkers foram usados, principalmente as gigantescas torres de Flak em Berlim. As reservas de ouro foram armazenadas em bancos até serem transferidas para Merkers. O mesmo vale para papel-moeda e outros objetos de valor", diz Bradsher.

Em 11 de fevereiro, parte das reservas de ouro alemãs foram levadas de trem para Merkers. Alguns bens saqueados de prisioneiros de campos de concentração também tiveram o mesmo destino, incluindo jóias, ouro, prata, diamantes, dinheiro e outros metais preciosos.

Segundo o Arquivo Nacional dos EUA, 1 bilhão de reichsmarks (a moeda alemã da época) em reserva monetária e uma "quantidade considerável de moeda estrangeira" acabaram em um cofre no chamado Quarto nº 8 da mina.

Em março de 1945, obras de arte dos mais importantes museus de Berlim foram alocadas na mesma mina. Os nazistas enviaram também especialistas para cuidar desses objetos.

Um tesouro perdido

Conforme as tropas dos EUA se aproximavam de Merkers, os oficiais do Reichsbank decidiram trazer as reservas e as obras de arte de volta para Berlim. Em 1º de abril, contudo, havia pouca esperança de que conseguiriam fazê-lo.

Os americanos já estavam muito próximos e as ferrovias locais, parcialmente fechadas. "Os alemães não tinham os meios logísticos, especialmente trens. E mesmo se tivessem, estariam bastante limitados quanto aos lugares para onde o ouro poderia ser levado, pois as tropas americanas e soviéticas se aproximavam da Turíngia pelo oeste, leste e sul", diz Bradsher.

Em 2 de abril, oficiais do banco central tentaram ao menos recuperar parte do dinheiro guardado no local. Com a ajuda de trabalhadores poloneses e caminhões, foi possível retirar cerca de 200 milhões de Reichsmarks e 50 pacotes de moedas estrangeiras da mina.

Em 4 de abril, o Terceiro Batalhão do 358º Regimento de Infantaria, 90ª Divisão de Infantaria, 3º Exército tomou Merkers. E nos dois dias seguintes, as tropas interrogaram deslocados internos que mencionaram movimentos recentes do Reichsbank para transportar ouro de Berlim até a mina.

Ordens foram dadas para guardar o local com metralhadoras pesadas e tanques leves.

Na manhã de 7 de abril, os americanos entraram na mina com um fotógrafo. No fundo do poço principal de 640 metros de profundidade, havia um cofre bloqueado por um muro de tijolos de quase 1 metro de espessura. No centro da parede, uma pesada porta de aço com fechadura era o último obstáculo para a captura do tesouro.

Usando explosivos, os americanos conseguiram acessar o conteúdo do imenso Quarto nº 8, que tinha aproximadamente 22 metros de largura por 45 de comprimento, com um teto de quase 4 metros de altura.

Lá, encontraram mais de 7 mil bolsas empilhadas em 20 fileiras, marcadas e seladas. No fundo da mina, havia um pequeno lote de sacolas, baús e caixas cujos conteúdos pareciam ter sido enviados de campos de concentração.

O inventário final incluía, entre outras coisas, 3.682 bolsas e caixas da moeda alemã, 80 bolsas de moeda estrangeira, 4.173 bolsas com 8.307 barras de ouro, 55 caixas de barras de ouro, 3.326 bolsas de moedas de ouro, 63 bolsas de prata, 1 sacola de barras de platina, 8 sacolas de anéis de ouro e 207 sacolas e contêineres de saques de campos de concentração. Havia ainda 45 caixas com obras de arte.

A mina até recebeu a visita do então general Dwight D. Eisenhower, que seria eleito presidente dos EUA em 1953.

Apesar de ser uma descoberta significativa, incluindo o busto de Nefertiti e obras de Rembrandt e Dürer, argumenta Christians, o valor econômico real da captura era menor.

"O governo nazista espalhou reservas de ouro, moeda e ativos valiosos em diversas contas, armazenando-o em numerosos lugares, bancos e agências do Reichsbank. O 'tesouro' da mina Merker representava uma parcela pequena dos ativos financeiros alemães."

"Já que o ouro foi transferido de Berlim para Merkers, os alemães não estavam mais em posição, tanto logística como diplomática, de usá-lo para compras no exterior. Na verdade, já era assim mesmo antes da transferência. Parece que essa captura não teve impacto no resultado da guerra, que terminou quatro semanas depois", complementa Bradsher.

Entre 14 e 16 de abril, os americanos transferiram os itens encontrados na mina de Merkers para a filial do Reichsbank em Frankfurt. A intenção era mover tudo o mais rápido possível, antes que as tropas soviéticas chegassem. Conforme acertado na Conferência de Yalta, aquela área ficaria sob comando soviético após o fim da guerra.

Mas esse não é o fim do história.

Em agosto de 1945, o Departamento do Tesouro dos EUA e o Banco da Inglaterra concluíram que as barras e moedas de ouro e prata capturadas tinham valor estimado em mais de 262 milhões de dólares.

As moedas estrangeiras foram enviadas aos seus locais de origem. O ouro foi devolvido aos países saqueados por meio de um fundo especial para reparação dos aliados, mas parte desse processo foi concluído apenas em 1996. Uma parcela do ouro também foi usada para indenizar sobreviventes do Holocausto.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
MARQUISE
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Israel e Hamas trocam acusações de violar acordo de trégua

Israel e Hamas trocam acusações de violar acordo de trégua

A disputa sobre a devolução de corpos de reféns e a recusa do Hamas em se desarmar ameaçam o cessar-fogo mediado pelos Estados Unidos.
L
Uruguai aprova lei que autoriza a eutanásia após anos de debate

Uruguai aprova lei que autoriza a eutanásia após anos de debate

O Senado uruguaio deu a aprovação final ao projeto Morte Digna por ampla maioria, permitindo o procedimento em casos de doença incurável e sofrimento insuportável.
L
Donald Trump confirma autorização para operações secretas da CIA na Venezuela

Donald Trump confirma autorização para operações secretas da CIA na Venezuela

A decisão, inicialmente reportada pelo New York Times, marca uma forte escalada na pressão dos Estados Unidos contra o regime do presidente venezuelano Nicolás Maduro.
L
ONU pede aumento drástico na ajuda humanitária para Gaza e alerta sobre catástrofe

ONU pede aumento drástico na ajuda humanitária para Gaza e alerta sobre catástrofe

O subsecretário-geral da ONU, Tom Fletcher, afirma que a entrada de 600 caminhões sob cessar-fogo é insuficiente e que milhares de veículos são necessários para evitar uma fome ainda maior.
L
Explosão em carro-bomba mata uma pessoa e fere duas em Guayaquil

Explosão em carro-bomba mata uma pessoa e fere duas em Guayaquil

Autoridades de Guayaquil classificam o ataque, ocorrido em frente a prédio da família do presidente Daniel Noboa, como “terrorismo puro” ligado ao tráfico de drogas no Equador.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News: Final de semana com Rock, Feijoada e Iron Maiden no Grego Pub

O Grego Original agita Porto Velho com happy hour, feijoada com música ao vivo e tributo épico ao Iron Maiden.
L
Vacina SpiN-TEC deve chegar ao SUS no primeiro semestre de 2026

Vacina SpiN-TEC deve chegar ao SUS no primeiro semestre de 2026

A primeira vacina totalmente nacional contra a covid-19 está em fase final de estudos e será submetida à validação da Anvisa.
L

Coluna social Marisa Linhares: GWM Cacoal reúne famílias, lançamentos de SUVs eletrificados e homenageados do Troféu Cacau de Ouro 2025

Evento especial na concessionária GWM Mega Motors movimentou Cacoal com café da manhã, test drive em SUVs eletrificados e encontro de famílias, além de destacar empresas e personalidades locais que serão homenageadas no Troféu Cacau de Ouro 2025.
L
Brasil registra nove novos casos de intoxicação por metanol e três mortes

Brasil registra nove novos casos de intoxicação por metanol e três mortes

Pernambuco confirmou duas mortes, as primeiras fora de São Paulo, elevando para 41 o total de casos confirmados no país.
L
Governo fecha parceria com China para produção de insulina no Brasil

Governo fecha parceria com China para produção de insulina no Brasil

Acordo com a biofarmacêutica chinesa Gan & Lee Pharmaceuticals prevê a transferência de tecnologia para fabricação nacional da insulina glargina, visando a economia do SUS.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho abre seleção para 44 vagas de voluntariado na Secretaria de Meio Ambiente

Prefeitura de Porto Velho abre seleção para 44 vagas de voluntariado na Secretaria de Meio Ambiente

Processo seletivo oferece oportunidades para níveis médio e superior, com ajuda de custo diária e possibilidade de prorrogação do Termo de Adesão.
L
Sine Municipal de Porto Velho oferece 156 vagas de emprego

Sine Municipal de Porto Velho oferece 156 vagas de emprego

Vagas contemplam diferentes níveis de escolaridade e reforçam apoio ao trabalhador da capital.
L
Governo de Rondônia oferta mais de 3,3 mil vagas de emprego em todo o estado

Governo de Rondônia oferta mais de 3,3 mil vagas de emprego em todo o estado

Com 6.571 empresas parceiras, oportunidades são resultado de políticas de fomento ao trabalho.
L

Vaga de emprego para Assistente Administrativo em Home Office, Salário R$ 1.512,00

A oportunidade é para atuação em tempo integral e trabalho remoto. A função envolve atendimento ao cliente, rotinas administrativas e acompanhamento de processos internos.
L

Vaga de emprego para Operador de Rolo Compactador em Porto Velho, Salário R$ 5.225,00

A oportunidade é para atuação em tempo integral com 4 vagas disponíveis. A empresa oferece benefícios como cesta básica, alimentação, plano de saúde, auxílio transporte e seguro de vida.
L

POLÍTICA

MPRO participa de congresso do Iperon sobre desafios e avanços da previdência em Rondônia

MPRO participa de congresso do Iperon sobre desafios e avanços da previdência em Rondônia

Evento em Porto Velho reúne gestores e especialistas para debater equilíbrio atuarial, governança e sustentabilidade do sistema previdenciário.
L
Cerca de 400 jornalistas serão homenageados por Eyder Brasil com voto de louvor

Cerca de 400 jornalistas serão homenageados por Eyder Brasil com voto de louvor

Cerimônia será realizada no dia 27 de outubro, às 15h, no auditório da Assembleia Legislativa de Rondônia.
L
Cláudia de Jesus pede revisão do reajuste da tarifa de água e esgoto em RO

Cláudia de Jesus pede revisão do reajuste da tarifa de água e esgoto em RO

Deputada questiona aumento de 4,42% autorizado à Caerd e cobra transparência e proporcionalidade nos serviços.
L
Vereador Márcio Pacele acompanha obras do Centro de Iniciação Esportiva no Flamboyant

Vereador Márcio Pacele acompanha obras do Centro de Iniciação Esportiva no Flamboyant

Com 70% concluída, obra terá quadra poliesportiva, vestiários e espaços para diversas modalidades esportivas.
L
Câmara aprova suspensão de ação penal contra deputado Gustavo Gayer

Câmara aprova suspensão de ação penal contra deputado Gustavo Gayer

O Plenário acolheu pedido do PL, partido do parlamentar, para suspender a tramitação da ação que corre no STF enquanto durar o mandato.
L
Publicidade

POLÍCIA

Reestruturação da Patrulha Maria da Penha amplia proteção às mulheres

Reestruturação da Patrulha Maria da Penha amplia proteção às mulheres

Nova estrutura da PMRO, com BPVID e NUPEVID, aumenta atendimentos e fortalece rede de apoio às mulheres em Rondônia.
L
MPRO conquista condenação de sargento da PM por feminicídio em Porto Velho

MPRO conquista condenação de sargento da PM por feminicídio em Porto Velho

Atuação da promotora Joice Gushy Mota Azevedo no Tribunal do Júri resultou em pena de 28 anos e 3 meses de prisão pelo assassinato e ocultação do corpo da vítima.
L
Dentista é preso por embriaguez ao volante e porte ilegal de arma em Porto Velho

Dentista é preso por embriaguez ao volante e porte ilegal de arma em Porto Velho

Um dentista de 51 anos foi detido após invadir a cerca de uma residência com uma caminhonete Hilux e ser encontrado embriagado e armado com uma pistola.
10
Polícia Civil prende suspeito e conduz dois por duplo homicídio de setembro

Polícia Civil prende suspeito e conduz dois por duplo homicídio de setembro

Um homem foi preso pelo DHPP e outros dois foram levados para prestar esclarecimentos sobre um crime onde as vítimas foram carbonizada e morta a tiros em Porto Velho.
12
Investigado é preso em Ji-Paraná por armazenar material de abuso sexual infantojuvenil

Investigado é preso em Ji-Paraná por armazenar material de abuso sexual infantojuvenil

A Polícia Civil de Rondônia cumpriu mandados de busca e prisão temporária contra um suspeito, apreendendo vídeos e imagens de exploração sexual de crianças e adolescentes.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Leapmotor dá início a uma nova etapa da mobilidade elétrica no Brasil

Leapmotor dá início a uma nova etapa da mobilidade elétrica no Brasil

Marca parceira da Stellantis anuncia chegada em novembro com os modelos C10 e B10 e revela tecnologia inédita no segmento SUV
L
Portal de entrada moderniza Rolim de Moura e se torna novo cartão-postal do município

Portal de entrada moderniza Rolim de Moura e se torna novo cartão-postal do município

Com investimento de mais de R$ 1 milhão, o portal de entrada de Rolim de Moura valoriza a identidade local, fortalece o turismo e reforça o desenvolvimento regional.
L

Recebimento da Licença Ambiental: CONDOMÍNIO RESIDENCIAL BURITIS

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO – LAO N° 016.00119.006/2024-SUL.
L
Peixinn oferece almoço regional em sorteio especial

Peixinn oferece almoço regional em sorteio especial

Agenda News e News Rondônia celebram a culinária amazônica com uma experiência única no restaurante mais tradicional de Porto Velho.
L
Rondônia conquista quatro medalhas no primeiro bloco dos Jogos Escolares Brasileiros 2025

Rondônia conquista quatro medalhas no primeiro bloco dos Jogos Escolares Brasileiros 2025

Delegação estadual se destaca em Uberlândia com ouro no vôlei de quadra masculino e prata no vôlei de praia feminino.
L

Requerimento de Renovação de Licença Ambiental (LO): FOX PNEUS LTDA

Licença Ambiental de Operação – LAO
L
Presidente da FIERO participa do lançamento do Panorama da Infraestrutura da Região Norte

Presidente da FIERO participa do lançamento do Panorama da Infraestrutura da Região Norte

Estudo aponta prioridades de investimentos para Rondônia, incluindo BR-319, BR-364 e ponte binacional Guajará-Mirim.
L
Prefeitura realiza show em homenagem ao Dia da MPB em Porto Velho

Prefeitura realiza show em homenagem ao Dia da MPB em Porto Velho

Evento no Mercado Cultural celebra Maria Bethânia e mulheres que marcaram a história da música popular brasileira.
L
Red Velvet da Fábrica de Bolo Vó Alzira já tem dono!

Red Velvet da Fábrica de Bolo Vó Alzira já tem dono!

Promoção em parceria com Agenda News e News Rondônia presenteia internauta com bolo clássico cheio de sabor, afeto e gostinho de casa de vó.
L
Rondônia Cidadã terá edição especial em Porto Velho neste domingo

Rondônia Cidadã terá edição especial em Porto Velho neste domingo

Programa do governo do estado oferece serviços gratuitos em parceria com a Assembleia Legislativa de RO.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.