SEGUNDA-FEIRA, 26/01/2026

Em destaque

L

Mundo

SAIBA OS MOTIVOS DA REVOLTA CONTRA OS ESTADOS UNIDOS NO IRAQUE

Já complicadas, as relações entre Iraque, Irã e EUA agora estão bem mais tensas; saiba o que está em jogo

Publicado em 

Há meses, protestos furiosos vêm tomando conta do Iraque, motivados pela frustração com uma economia disfuncional, a corrupção e a influência generalizada do Irã. E então um ataque com foguetes matou um empreiteiro americano a serviço dos Estados Unidos.

Ataques aéreos lançados pelos americanos atingiram uma milícia iraquiana apoiada pelos iranianos e a ira deles voltou-se contra os Estados Unidos, culminando com uma invasão da área onde fica o prédio da embaixada americana em Bagdá, na última terça-feira (31/12/2019).

Os ataques aéreos e a invasão da embaixada constituem a pior crise enfrentada pelos Estados Unidos no Iraque depois de anos e que acabou enredando o país nos voláteis problemas internos envolvendo o Iraque e o vizinho Irã.

O que ocorreu nestes últimos dias?

No dia 27 do mês passado, mais de 30 foguetes foram lançados contra uma base militar iraquiana perto de Kirkuk, ao norte do Iraque, matando um empreiteiro a serviço dos Estados Unidos e ferindo quatro americanos e dois soldados iraquianos.

Os Estados Unidos acusaram a milícia Kataib Hezbollah, financiada pelo Irã, de perpetrar o ataque. Um porta-voz da milícia negou envolvimento do grupo. O presidente Donald Trump responsabilizou o Irã pelo ataque e, no Twitter, disse que “o Irã matou um empreiteiro americano e feriu muitos”.

O Exército americano lançou ataques aéreos contra a milícia durante o fim de semana, matando 25 membros do grupo, no que o secretário de Estado Mike Pompeo qualificou como “uma resposta decisiva”. Ele disse que os Estados Unidos “não vão tolerar que a República Islâmica do Irã perpetre ações que colocam homens e mulheres americanos em risco”.

Estados Unidos e Irã estão em rota de colisão há anos — por causa da influência iraniana no Iraque, o programa nuclear do país e outros assuntos — e as tensões se intensificaram durante o governo de Donald Trump, que se retirou do acordo nuclear firmado em 2015 e impôs sanções devastadoras contra Teerã.

Mas os ataques aéreos ocorrem num momento particularmente explosivo no Iraque, onde a ira contra a intromissão estrangeira já era intensa. O principal clérigo xiita do país, o Grande Aiatolá al-Husseini al-Sistani, advertiu que o Iraque não deve se tornar “um campo para acertos de contas internacionais”, e o primeiro ministro Adel Abdul-Mahdi qualificou os ataques aéreos de violação da soberania iraquiana.

Na terça-feira, manifestantes invadiram área da embaixada dos Estados Unidos em Bagdá. Não entraram no edifício, mas a eles acabaram se juntando milhares de outros manifestantes — muitos deles membros de grupos de combate tecnicamente vigiados pelo Exército iraquiano, entoando o slogan “Morte à América”.

Trump acusou o Irã de “orquestrar” a invasão, acrescentando que “eles serão totalmente responsabilizados”.

Muitos dos manifestantes que invadiram a área da embaixada são membros do Kataib Hezbollah e outras milícias apoiadas pelo Irã. Embora o Irã tenha uma forte influência no Iraque, ele também tem sido alvo da ira popular e por vezes da violência por parte dos manifestantes iraquianos.

Por que o Iraque está tão volátil recentemente?

Os enormes e às vezes violentos protestos irromperam no Iraque a partir de outubro, quando a população, enfurecida com o desemprego no país, a corrupção e os serviços públicos caóticos foi para as ruas. Durante 12 semanas, o governo buscou uma solução prometendo reformas, mas ao mesmo tempo reprimindo com força as manifestações.

Mais de 500 pessoas foram mortas e 19 mil ficaram feridas nas revoltas, segundo o enviado especial das Nações Unidas. A violenta resposta do governo só intensificou a determinação dos manifestantes e os protestos aos poucos se expandiram para incluir queixas sobre a influência generalizada no Irã dentro do governo iraquiano.

Muitos manifestantes ligam a influência iraniana à corrupção dentro do governo e entre as milícias xiitas. Em novembro, os manifestantes atearam fogo no consulado iraniano em Najaf, cidade que fica ao sul do país, e durante semanas acamparam na frente da fortemente protegida Zona Verde de Bagdá, que abriga o Parlamento e o gabinete do primeiro ministro. No fim do mês, Abdul-Mahdi anunciou que renunciaria ao cargo. Desde então, o governo iraquiano está no limbo, incapaz de escolher o sucessor.

Como o Irã está envolvido nas milícias do Iraque?

Depois de anos competindo com os Estados Unidos pela influência sobre o Iraque, o Irã se tornou uma força agressiva e poderosa na vida iraquiana. O Irã tem uma influência poderosa no governo, nos negócios e na religião iraquianos.

Partidos ligados aos iranianos se tornaram uma força importante no Parlamento, especialmente a partir da saída do Exército americano do país em 2009. E quando o Estado Islâmico invadiu o Iraque em 2014, o Irã ajudou as milícias xiitas a combaterem o grupo, o que deu a Teerã poder de intervir na segurança do Iraque.

Quando as milícias e os Estados Unidos — na verdade combatendo do mesmo lado — expulsaram o Estado Islâmico do território que o grupo controlava dentro do Iraque, as milícias ficaram mais influentes. E controlam facções poderosas no Parlamento e no Exército, embora algumas tenham se tornado grupos mafiosos que usam a extorsão dos iraquianos para se beneficiarem financeiramente.

Algumas milícias atacaram também bases americanas onde americanos estão estacionados. O clérigo populista Muqtaba al-Sadr, que tem defendido a saída de Estados Unidos e Irã do Iraque, insistiu para essas milícias pararem com “ações irresponsáveis”.

O Kataib Hezzbollah, grupo acusado pelo ataque com foguetes na sexta-feira, tem vínculos estreitos com o Irã, mas para muitos iraquianos é a principal força iraquiana. É um movimento separado do Hezbollah do Líbano, apesar de os dois grupos serem financiados pelo Irã e se oporem aos Estados Unidos. O Departamento de Estado qualifica os dois grupos como organizações terroristas.

O Kataib Hezbollah prometeu uma “retaliação” pelos ataques aéreos, mas sem dar mais detalhes. O ministério do Exterior do Iraque declarou que os Estados Unidos “devem assumir total responsabilidade pelas consequências desta ação ilegal”.

E quanto à presença dos Estados Unidos no Iraque?

Os Estados Unidos têm 5,2 mil soldados no Iraque e um número variável de empreiteiros a serviço do governo americano. Grande parte dos soldados está estacionada na base a noroeste de Bagdá e em outra base ao norte, região controlada pelos curdos.

A área da embaixada em Bagdá, que foi aberta em 2009, com 42 hectares de terreno, é quase tão grande quanto a Cidade do Vaticano. A embaixada e o consulado americano em Irbil, ao norte do Iraque, têm no total 486 funcionários, a maioria baseada em Bagdá.

Após a invasão na terça-feira, o Pentágono enviou mais 120 para Bagdá. No fim do mesmo dia, o secretário da Defesa Mark Esper anunciou que 750 soldados seriam mobilizados para a região.

A presença americana no Iraque diminuiu drasticamente a partir do seu auge, durante e imediatamente após a Guerra do Iraque. Havia 16 mil pessoas trabalhando no complexo da embaixada em 2012 e 170 mil soldados no Iraque em 2007. Em meio à crescente tensão com o Irã este ano, o Departamento de Estado ordenou a alguns diplomatas para deixarem a embaixada.

O que vem ocorrendo no Irã?

Além da agitação regional, o Irã também vem enfrentando os piores tumultos em décadas. Os protestos no país começaram em novembro após um repentino aumento dos preços da gasolina e se transformaram depois em manifestações contra os líderes do governo iraniano e a maneira como vêm fazendo frente às sanções americanas, uma economia cambaleante e a ira dos vizinhos no Iraque e no Líbano.

Milhares de pessoas participaram das manifestações de protesto, muitas de cidades com grande população de baixa renda e operária, mas as forças de segurança iranianas esmagaram os protestos matando até 450 pessoas, segundo grupos de direitos humanos. O líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, justificou a dura repressão afirmando que se tratava de um complô coordenado por inimigos do Irã, dentro e fora do país.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Primeira-ministra do Japão dissolve Parlamento e convoca eleições

Primeira-ministra do Japão dissolve Parlamento e convoca eleições

Sanae Takaichi antecipou o pleito legislativo para o dia 8 de fevereiro buscando consolidar maioria e aprovar planos econômicos de estímulo ao consumo.
L
Xi Jinping reforça apoio ao Brasil diante de tensões globais

Xi Jinping reforça apoio ao Brasil diante de tensões globais

Em conversa com o presidente Lula, o líder chinês defendeu a autonomia das nações e o papel da ONU após ataques militares dos Estados Unidos na região.
L
Espanha defende exército europeu após ameaças à Groenlândia

Espanha defende exército europeu após ameaças à Groenlândia

O governo espanhol propôs a criação de uma força de defesa conjunta da União Europeia para garantir a soberania do bloco e responder a pressões externas dos EUA.
L
Trem colide com guindaste e marca quarto acidente ferroviário na Espanha

Trem colide com guindaste e marca quarto acidente ferroviário na Espanha

Seis pessoas ficaram feridas após um braço de guindaste atingir as janelas de um trem perto de Cartagena, intensificando a crise de segurança no país.
L
Trump oficializa Conselho de Paz em Davos com adesão de 35 países

Trump oficializa Conselho de Paz em Davos com adesão de 35 países

O presidente norte-americano lançou a carta constitutiva do órgão que visa governar Gaza, mas enfrenta resistência de potências europeias e indefinição do Brasil.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Programa Gás do Povo chega a todas as capitais nesta segunda-feira

Programa Gás do Povo chega a todas as capitais nesta segunda-feira

A segunda fase da iniciativa beneficia 950 mil novas famílias, incluindo moradores de Porto Velho, com vales para recarga gratuita de botijões de 13 kg.
L
Governo revisa financiamento da rede de saúde mental do SUS

Governo revisa financiamento da rede de saúde mental do SUS

O Ministério da Saúde instituiu um grupo de trabalho para atualizar as normas e o custeio da assistência psicossocial pública, buscando adaptar o serviço às novas demandas do pós-pandemia.
L
Vacinação contra covid-19 completa cinco anos com baixa adesão

Vacinação contra covid-19 completa cinco anos com baixa adesão

País registrou mais de 1,7 mil mortes pela doença em 2025 e especialistas alertam para a necessidade de manter a imunização em dia nos grupos prioritários.
L
Mega-Sena acumula e prêmio deve chegar a R$ 92 milhões

Mega-Sena acumula e prêmio deve chegar a R$ 92 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.964 realizado na noite de sábado, e o valor principal subiu para o próximo sorteio agendado para terça-feira.
L

Momento Agro: Pâmela Carreiro fala sobre Direito Imobiliário no campo

O Momento Agro deste sábado, dia 24, às 11h, recebe a advogada imobiliária Pâmela Carreiro para uma entrevista especial sobre regularização de imóveis, segurança jurídica e os desafios do setor imobiliário ligado ao agro.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Candidatos podem conferir as notas preliminares a partir das 18 horas e terão dois dias na próxima semana para entrar com recursos contra a correção da banca.
L
Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

O órgão enviou recomendação a ministérios para extinguir a divisão de vagas por especialidades, prática que reduz a reserva legal de 20% destinada a candidatos negros.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Candidatos já podem conferir a classificação e o cronograma das próximas etapas
L
Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Entrega de documentos ocorre de 26 a 30 de janeiro, em Porto Velho.
L
Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Candidatos do CNU2 podem contestar o resultado da heteroidentificação e da perícia médica até o fim desta segunda-feira por meio da página oficial do certame.
L
Publicidade

POLÍTICA

ACORDA BRASIL: Bagattoli se une a Nikolas Ferreira em caminhada pela liberdade e justiça

ACORDA BRASIL: Bagattoli se une a Nikolas Ferreira em caminhada pela liberdade e justiça

Bagattoli encontrou Nikolas, e a multidão que o acompanha, no município de Luziânia (GO) e deve concluir o ato na capital federal. Ao todo, o ato deve acumular 240 quilômetros desde o ponto de partida que foi no município de Paracatu, em Minas Gerais.
L
Espanha nega convite para participar de Conselho da Paz de Donald Trump

Espanha nega convite para participar de Conselho da Paz de Donald Trump

Primeiro-ministro Pedro Sánchez afirma que decisão é coerente com o compromisso do país com o multilateralismo e o sistema das Nações Unidas
L
"Trump quer criar nova ONU", diz Lula sobre Conselho de Paz

“Trump quer criar nova ONU”, diz Lula sobre Conselho de Paz

Presidente critica proposta americana durante encerramento do 14º Encontro Nacional do MST em Salvador; alerta sobre enfraquecimento do multilateralismo
L
Igualdade de Direitos e o Debate sobre Cotas Raciais em Santa Catarina

Igualdade de Direitos e o Debate sobre Cotas Raciais em Santa Catarina

Sem escolas públicas fortes, cotas raciais perpetuam desigualdades em vez de garantir justiça social.
L
Alex Redano indica complementação de diárias para servidores estaduais em missões integradas

Alex Redano indica complementação de diárias para servidores estaduais em missões integradas

Indicação busca evitar prejuízos financeiros a servidores civis e militares em ações conjuntas com União e municípios
L
Publicidade

POLÍCIA

Policiais militares do 5º BPM prendem jovem por tráfico de drogas no bairro Mariana

Policiais militares do 5º BPM prendem jovem por tráfico de drogas no bairro Mariana

Um rapaz de 22 anos foi detido em flagrante com dezenas de porções de entorpecentes e câmeras de monitoramento durante patrulhamento ostensivo na zona leste da capital.
14
Criminosos roubam motocicleta e ameaçam grávida na zona sul

Criminosos roubam motocicleta e ameaçam grávida na zona sul

A vítima implorou pela vida após um dos assaltantes sugerir que o comparsa atirasse em suas costas no bairro Aeroclube; veículo ainda não foi localizado pela polícia.
12
Motorista embriagado causa acidente e fere mãe e filho

Motorista embriagado causa acidente e fere mãe e filho

Um homem foi preso na noite deste sábado após colidir com dois veículos e atingir uma motocicleta no bairro Tancredo Neves, resultando no socorro de duas vítimas.
10
Apenado e comparsa são presos por roubos no bairro Socialista

Apenado e comparsa são presos por roubos no bairro Socialista

Um homem de 30 anos que cumpria pena sob monitoramento eletrônico e um cúmplice foram detidos após assaltarem vítimas em sequência usando um simulacro de arma de fogo.
16
Dupla é detida com moto roubada após perseguição em Porto Velho

Dupla é detida com moto roubada após perseguição em Porto Velho

Um homem foi preso e um adolescente apreendido na madrugada deste domingo após fugirem da polícia em uma motocicleta sem placa e trafegarem pela contramão em avenidas movimentadas.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: AC ARQUITETURA E CONSTRUCAO LTDA

Licença Ambiental Simplificada – LAS nº Nº 698 SOL/DLA
L

Recebimento da Licença Ambiental: AUTO POSTO MARIANA COMERCIO DE COMBUSTIVEIS LTDA

Licença Ambiental de operação n° 016.00093.004/2024-SUL
L

Requerimento da Licença Ambiental: WESLEY ARAUJO DA SILVA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADO (LAS)
L

Requerimento da Licença Ambiental: Anderson Mauricio Monteiro

Licença Ambiental PREVIA E INSTALAÇÃO
L
Desempenho insatisfatório de faculdades de medicina gera debate sobre fiscalização

Desempenho insatisfatório de faculdades de medicina gera debate sobre fiscalização

A primeira edição do Enamed revelou que 30% das instituições brasileiras não atingiram o nível mínimo de proficiência, acendendo alerta para a expansão desenfreada de vagas.
L
Inteligência artificial é a maior preocupação das empresas brasileiras

Inteligência artificial é a maior preocupação das empresas brasileiras

Executivos apontam que, apesar do potencial estratégico, a tecnologia traz riscos operacionais e legais que superam a capacidade atual de governança das organizações.
L
OPINIÃO DE PRIMEIRA: Para onde irão quase 5 trilhões de reais que o Brasil pode arrecadar de impostos neste ano?

OPINIÃO DE PRIMEIRA: Para onde irão quase 5 trilhões de reais que o Brasil pode arrecadar de impostos neste ano?

O volume de tributos pagos pelos brasileiros em 2026 pode atingir a marca histórica de 5 trilhões de reais, enquanto serviços básicos como saúde e educação permanecem deficientes.
L
Homem armado tenta invadir casa noturna e acaba contido com cadeira

Homem armado tenta invadir casa noturna e acaba contido com cadeira

O suspeito pretendia entrar à força no estabelecimento para retirar a ex-esposa do local, mas foi desarmado por seguranças e preso pela Polícia Militar no centro da capital.
16
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.