QUARTA-FEIRA, 09/07/2025
Publicidade

L

Mundo

O HOMEM QUE SOBREVIVEU AO CONTATO COM A TRIBO MAIS ISOLADA DO MUNDO

Antropólogo que sobreviveu a contato com habitantes da ilha Sentinela do Norte relata suas experiências e fala da morte do americano John Chau

Publicado em 

O HOMEM QUE SOBREVIVEU AO CONTATO COM A TRIBO MAIS ISOLADA DO MUNDO - News Rondônia

O indiano TN Pandit, de 83 anos, foi o primeiro antropólogo a entrar na ilha Sentinela do Norte, em 1967. Ele diz que ficou surpreso quando soube que o missionário e aventureiro americano, John Allen Chau, havia sido morto pelos Sentineleses.

Em entrevista ao jornal The Economic Times, Pandit narrou suas experiências de interação com o povo mais isolado do mundo.

O antropólogo diz não considerar os habitantes da tribo hostis, já que eles nunca se propuseram a invadir os territórios das tribos vizinhos.

O HOMEM QUE SOBREVIVEU AO CONTATO COM A TRIBO MAIS ISOLADA DO MUNDO - News Rondônia

“Eles só dizem: ‘nos deixam em paz'”, afirmou o estudioso, que também é autor de um livro sobre os Sentineleses.

Confira alguns trechos da entrevista:

Como explicar a morte de John Chau pelos habitantes da ilha Sentinela do Norte?

Eu me sinto triste com a tragédia. Mas me surpreende eles tenham matado o americano. Eles não são pessoas hostis. Eles avisam; eles não matam pessoas. Eles não atacam seus vizinhos. Eles só dizem: “nos deixem em paz”. Eles deixam bem claro que pessoas de fora não são bem-vindas em seu habitat. É preciso entender essa linguagem.

Então, qualquer um que se intrometa em sua terra não deve ir além do que eles concordam. Eles dão avisos suficientes; os de fora devem respeitar isso e voltar. Mas esse americano assumiu um grande risco e possivelmente ignorou seus avisos e se aventurou além do limite. Ele deveria ter retornado depois que eles sinalizaram.

(John Chau conseguiu sobreviver ao primeiro contato físico com a tribo, mas morreu no dia seguinte ao insistir em um segundo contato)

Conte-nos sobre sua experiência quando visitou a ilha Sentinela do Norte pela primeira vez, na década de 60

Era janeiro de 1967. Eu tinha 31 anos. Eu estava encarregado do centro regional de Pesquisa Antropológica da Índia em Andaman e Nicobar. A ideia era explorar a ilha Sentinela do Norte e fazer amizade e ganhar a confiança dos habitantes locais.

Nosso grupo era composto por cerca de 20 pessoas, incluindo administradores, policiais e pessoal da Marinha. Fomos em um pequeno navio. A Marinha nos forneceu certa estrutura.

Você foi atacado pelos Sentineleses? Estava com medo?

A princípio, não tínhamos ideia de que os locais pudessem ser agressivos a ponto de nos atacar. Aprendemos sobre esse aspecto dos Sentinelese apenas em nossas visitas posteriores.

Em nossa primeira visita, os Sentinelenses provavelmente nos viram, mas nenhum deles apareceu na praia. Eles se esconderam nas florestas e ficaram nos observando. Há uma pequena praia na ilha e o resto são áreas florestais. Então, quando entramos na ilha, eles estavam definitivamente nos observando, mas não os vimos.

Nós primeiramente avistamos uma pegada e a seguimos para penetrar nas selvas. Depois de caminhar pelas florestas por um quilômetro, vimos uma área aberta com cerca de 18 cabanas. O local não parecia abandonado. Havia fogo e alimentos cozidos. Vimos peixe assado, frutos silvestres. Havia arcos, flechas e lanças ao redor.

Os Sentineleses não usam roupas. Eles não coletam coisas para guardar em casa, mas suas casas são bem construídas. As cabanas eram abertas e inclinadas, feitas de galhos de árvores e folhas, sem portas nem janelas. Eles se esconderam no momento em que nos viram. Um de nós teve um vislumbre de um homem sentinela, mas retornamos de lá sem nenhum contato físico.

O que aconteceu nas visitas seguintes?

Nos anos 70 e 80, tivemos uma série de visitas à ilha Sentinela Norte. Eles resistiram todas as vezes. Quando nosso barco chegava à ilha, eles vinham e nos confrontavam. Eles faziam vários gestos, inclusive mostrando as costas, talvez para nos insultar.

A única vez que andamos por dentro da ilha foi em nossa primeira visita. Depois, nós entendemos seus avisos e mantivemos uma distância segura.

Com o tempo, desenvolvemos uma estratégia de comunicação que aparentemente foi aceita por eles. De longe, costumávamos dar-lhes presentes como coco, varas de ferro, utensílios e outros itens. Tanto homens como mulheres costumavam sair e recolher esses presentes.

Então eles nos permitiram deixar presentes, mas manifestaram rejeição no momento em que tentamos entrar na ilha. Durante nossas visitas posteriores, também vimos adolescentes. Pelo que notamos, as mulheres não usam arcos e flechas; apenas os homens usam.

Em 1991, visitei a ilha duas vezes. Foi a primeira vez que os Sentineleses tiraram cocos de nossas próprias mãos. Eles fizeram essa concessão. Mas eles não nos permitiram entrar na ilha. Eles falavam constantemente conosco, mas não conseguíamos entender a língua deles.

Em uma ocasião, levamos duas pessoas de Onge (uma das quatro maiores tribos de Andaman e Nicobar). Mas vendo os Onge, os Sentineleses ficaram ainda mais zangados. Foi a última vez que visitamos a ilha.

Quando eu estava distribuindo cocos, me distanciei um pouco do resto do grupo e comecei a me aproximar da praia. Um garoto sentinela fez uma cara engraçada, pegou uma faca e sinalizou para mim que cortaria minha cabeça. Chamei imediatamente o barco e parti em retirada. O gesto do menino foi significativo. Ele deixou claro que eu não era bem-vindo.

A tribo Jarwa (da mesma região), por outro lado, nos permitiu entrar em seu território primeiro em abril de 1974. Eles nos fizeram sentar e então eles cantaram e dançaram. Mas os Sentinela nunca permitiram isso.

Você acha que será possível recuperar os restos mortais de John Chau?

As autoridades precisarão de uma estratégia e terão de escolher um momento em que os Sentineleses não estejam por perto. Um helicóptero pode pousar na praia, mas é barulhento. É provável que o corpo esteja enterrado na areia. As autoridades têm que observar os movimentos da tribo e chegar à ilha em lanchas, não em helicópteros. A ação precisa ser feita sem o uso de força.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Netanyahu e Trump priorizam reféns de Gaza em negociações cruciais nos EUA

Netanyahu e Trump priorizam reféns de Gaza em negociações cruciais nos EUA

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e o presidente dos EUA, Donald Trump, focaram suas recentes conversas em Washington na libertação de reféns de Gaza e na eliminação da capacidade do Hamas.
L
Tremores na Guatemala: Série de sismos mata duas pessoas e causa danos

Tremores na Guatemala: Série de sismos mata duas pessoas e causa danos

Uma série de tremores de terra atingiu a Guatemala nesta terça-feira, 8 de julho de 2025, resultando em pelo menos duas mortes e significativos danos materiais, especialmente na região sudoeste da capital.
L
Ondas de calor em junho triplicam mortes na Europa, com 2,3 mil óbitos

Ondas de calor em junho triplicam mortes na Europa, com 2,3 mil óbitos

O mês de junho de 2025 registrou duas ondas de calor excepcionais na Europa, resultando em 2,3 mil mortes em 12 cidades e acendendo o alerta para os impactos do clima.
L
Ataque massivo de drones russos atinge Ucrânia após promessas de Trump

Ataque massivo de drones russos atinge Ucrânia após promessas de Trump

Rússia lança 728 drones contra a Ucrânia, o maior ataque do conflito, dias após o presidente dos EUA, Donald Trump, prometer mais armas e criticar Vladimir Putin.
L
Texas: Esperança diminui por sobreviventes de enchentes que já mataram cerca de 100 pessoas

Texas: Esperança diminui por sobreviventes de enchentes que já mataram cerca de 100 pessoas

Equipes de busca no centro do Texas enfrentam cenário desolador enquanto número de mortos por enchentes, incluindo crianças de acampamento, chega a aproximadamente 100, e dezenas seguem desaparecidos.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Beramadeira é sucesso de público e Porto Velho Shopping reforça fase de expansão do empreendimento

Arraial Beramadeira celebra cultura popular em Porto Velho com dança, música, comidas típicas e reforça novo momento do shopping como espaço de experiências e convivência.
L

Chevrolet apresenta a linha Onix 2026 menos potente ao mercado nacional

Nova linha Chevrolet Onix 2026 traz design renovado, motor 1.0 turbo com injeção direta e tecnologias avançadas, reafirmando liderança no mercado brasileiro.
L
Orkut, redes sociais, retorno do Orkut, Orkut Brasil, Orkut 2025

Orkut: história, fim e o possível retorno da rede social que marcou gerações

O Orkut, rede social criada por Orkut Büyükkökten em 2004, marcou a internet no Brasil e pode voltar com nova proposta; entenda o passado, o encerramento e os rumores do retorno.
L
Câmara proíbe aproximação de agressor mesmo com consentimento da vítima

Câmara proíbe aproximação de agressor mesmo com consentimento da vítima

Projeto que altera a Lei Maria da Penha foi aprovado pela Câmara dos Deputados nesta terça-feira, proibindo a aproximação do agressor mesmo com consentimento da vítima.
L
Câmara aprova projeto que cria estratégia nacional de Saúde para autonomia do Brasil

Câmara aprova projeto que cria estratégia nacional de Saúde para autonomia do Brasil

Aprovado pela Câmara dos Deputados, o PL 2583/2020 institui a Estratégia Nacional de Saúde visando fortalecer a indústria e a pesquisa para a autonomia brasileira na produção de insumos e equipamentos médicos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

Segunda retificação do edital do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2025 muda distribuição de vagas, pesos dos eixos e remunerações, mantendo o total de 3.652 vagas.
L

Energisa oferece oportunidades de trabalho em Rondônia: Inscrições vão até 11 de Julho

A Energisa está com vagas abertas em Rondônia. As oportunidades abrangem a capital Porto Velho e as cidades de Vilhena, Costa Marques, Ji-Paraná e Ariquemes.
L
CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

Candidatos ao Concurso Público Nacional Unificado têm até as 23h59 desta terça-feira (8) para solicitar a isenção, confira os critérios e como proceder.
L
CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

MEC anuncia ampla adesão à iniciativa que usará a nota em seleções de professores para as redes públicas, com inscrições de 14 a 25 de julho.
L

Sine Municipal de Porto Velho divulga vagas disponíveis de emprego

Estão disponíveis 216 vagas para diversos níveis de escolaridade
L

POLÍTICA

Presidente da Alero convida população a participar da capacitação promovida pela Escola do Legislativo em Ariquemes

A realização deste curso de libras é um passo fundamental para promover uma sociedade mais inclusiva e respeitosa.
L
Projeto do Dr. Fernando Máximo já beneficiou 16 mil alunos com entrega gratuita de óculos em Rondônia

Projeto do Dr. Fernando Máximo já beneficiou 16 mil alunos com entrega gratuita de óculos em Rondônia

“Enxergando com Amor” promove saúde ocular na infância e melhora rendimento escolar nas redes pública estadual e municipal.
L
Jaime Bagattoli comemora aprovação no Senado de projeto que prorroga regularização de imóveis rurais em faixa de fronteira

Jaime Bagattoli comemora aprovação no Senado de projeto que prorroga regularização de imóveis rurais em faixa de fronteira

Senador Jaime Bagattoli defende segurança jurídica e articula novo projeto para unificar regras em todo o país.
L
Fim da linha! Governador exonera vice da Secretaria de Desenvolvimento e nomeia Lauro Fernandes para o cargo

Fim da linha! Governador exonera vice da Secretaria de Desenvolvimento e nomeia Lauro Fernandes para o cargo

A exoneração do vice-governador da Secretaria de Desenvolvimento marca nova fase na gestão estadual. Lauro Fernandes assume o comando da pasta.
L
Cláudia de Jesus propõe ampliar licença-paternidade para 30 dias em Rondônia

Cláudia de Jesus propõe ampliar licença-paternidade para 30 dias em Rondônia

Deputada solicita alteração na legislação estadual e inclusão de trabalhadores terceirizados contratados pelo poder público
L
Publicidade

POLÍCIA

PF incinera aproximadamente duas toneladas de drogas em Porto Velho

PF incinera aproximadamente duas toneladas de drogas em Porto Velho

A ação foi acompanhada por representantes do Ministério Público e do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, conforme determina a legislação vigente
10
Suspeito de homicídio se entrega à Polícia em Ji-Paraná e entrega arma do crime

Suspeito de homicídio se entrega à Polícia em Ji-Paraná e entrega arma do crime

Homem suspeito de matar José Carlos Avelino dos Santos, de 48 anos, em Ji-Paraná, se apresentou voluntariamente à polícia nesta terça-feira e entregou a arma usada no crime.
14
Acidente grave na Linha 94 em Ji-Paraná deixa motorista preso às ferragens

Acidente grave na Linha 94 em Ji-Paraná deixa motorista preso às ferragens

Colisão frontal entre carro e caminhão na Avenida Edson Lima do Nascimento, em Ji-Paraná, deixou motorista idoso preso às ferragens e com suspeita de pneumotórax.
12
Equipe do Sargento Machado prende homem com moto roubada em Porto Velho

Equipe do Sargento Machado prende homem com moto roubada em Porto Velho

A equipe do Sargento Machado do 02 da Polícia Militar prendeu um homem de 38 anos pilotando uma moto roubada na Avenida Imigrantes, em Porto Velho.
10
Policiais do 5º BPM prendem trio que planejava execução no Residencial Cristal da Calama

Policiais do 5º BPM prendem trio que planejava execução no Residencial Cristal da Calama

Polícia Militar do 5º Batalhão prendeu três indivíduos armados que planejavam uma execução no Residencial Cristal da Calama, zona Leste de Porto Velho, evitando um ataque entre facções.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Energisa realiza ação de negociação de débitos na zona leste de Porto Velho

Energisa realiza ação de negociação de débitos na zona leste de Porto Velho

Clientes podem quitar contas em atraso com condições especiais até quinta-feira, 11 de julho, no Caminhão da Eficiência Energética, estacionado no bairro Mariana
L

Detran-RO abre inscrições para cursos de qualificação de profissionais do trânsito em todo o estado

Capacitações gratuitas oferecidas pela Escola Pública de Trânsito incluem formação e atualização para condutores de emergência, escolares, aplicativos e mais.
L
FAPERON solicita apoio da bancada federal de Rondônia para aprovação do novo marco legal do licenciamento ambiental

FAPERON solicita apoio da bancada federal de Rondônia para aprovação do novo marco legal do licenciamento ambiental

A Federação da Agricultura e Pecuária de Rondônia (FAPERON) reforça a importância do PL 2159/2021 para modernizar o licenciamento ambiental, com foco no setor agropecuário.
L
CMEC'inhas São Miguel lança primeira Cooperativa Mirim do Sicoob em associação comercial de Rondônia

CMEC’inhas São Miguel lança primeira Cooperativa Mirim do Sicoob em associação comercial de Rondônia

Projeto pioneiro valoriza o protagonismo infanto-juvenil e reforça o papel da educação cooperativista em São Miguel do Guaporé, com apoio do CMEC e FACER.
L
Acidente entre carro e moto deixa motociclista ferido em Rolim de Moura

Acidente entre carro e moto deixa motociclista ferido em Rolim de Moura

Colisão transversal no bairro São Cristóvão, em Rolim de Moura, resultou em motociclista ferido e atendido pelo Corpo de Bombeiros.
14
Mulher fica ferida em colisão entre carro e bicicleta em Rolim de Moura

Mulher fica ferida em colisão entre carro e bicicleta em Rolim de Moura

Acidente de trânsito em Rolim de Moura deixou ciclista com suspeita de fratura na perna direita após colisão transversal entre carro e bicicleta.
12
Segundo envolvido em tiroteio em Barbearia de Vilhena é identificado e buscado pela Polícia

Segundo envolvido em tiroteio em Barbearia de Vilhena é identificado e buscado pela Polícia

A polícia de Vilhena já identificou o segundo atirador envolvido no tiroteio que feriu duas pessoas em uma barbearia, mas ele segue foragido. Um dos atiradores, de 21 anos, se entregou após invadir uma escola.
10
Homem descumpre medida protetiva e ofende ex-mulher em evento público de Vilhena

Homem descumpre medida protetiva e ofende ex-mulher em evento público de Vilhena

Em Vilhena, um homem de 22 anos foi denunciado por descumprimento de medida protetiva após agredir verbal e fisicamente sua ex-mulher de 21 anos durante a inauguração de uma farmácia, proferindo ofensas e fugindo do local.
14
governo apela a slogan enganoso e ignora dever de casa

Taxação dos super-ricos: governo apela a slogan enganoso e ignora dever de casa

Narrativa sobre super-ricos esconde complexidade tributária e desvia atenção da verdadeira raiz do problema: o gasto público descontrolado.
L
Matador preso em Vilhena usava arma furtada e não conhecia a vítima

Matador preso em Vilhena usava arma furtada e não conhecia a vítima

Suspeito de tentativa de homicídio em Vilhena, um jovem de 21 anos ligado ao CV, utilizava uma arma furtada e não conhecia seu alvo, um suposto membro do PCC.
12
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.