O furacão Michael chegou a terra, no Estado da Florida, com a categoria 4, segundo informações do Centro de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em Inglês).
A chegada ocorreu perto da Praia do México, acompanhada de chuvas abundantes e ventos fortes, com uma velocidade de 250 quilómetros por hora (km/h). Nesta altura cerca de 500 mil pessoas receberam ordem para abandonarem as suas casas. O governador da Flórida, Rick Scott, apelou ás pessoas que acatem a ordem de saída: ”Não arrisque sua vida, saia agora se você recebeu a ordem para fazer isto.”
O potencial de destruição do Michael “é catastrófico”, segundo o NHC, que prevê que o furacão passe a ciclone pós-tropical na sexta, dia em que deverá atravessará o sudeste dos EUA e voltar a sair para o Oceano Atlântico.
Durante o fim de semana, as chuvas torrenciais e enxurradas deixaram 13 mortes na América Central.
Cerca de 3,7 milhões de pessoas estão sob alerta de furacão nas regiões de Panhandle e Big Bend (Flórida), assim como no sudeste do Alabama e no sul da Geórgia. O presidente Donald Trump falou nesta quarta sobre o furacão e anunciou que deve viajar para área atingida por Michael no domingo ou na segunda-feira.
O furacão Michael chega aos EUA semanas depois do furacão Florence ter causado 50 mortos e um rastro de devastação nas Carolinas do Norte e do Sul. Os furacões mais devastadores foram o Harvey no Texas, o Irma no Caribe e Flórida e o Maria, que atingiu o Caribe e deixou quase 3 mil mortos em Porto Rico.
I "went into each room, and I thought 'what do I want to be living with in two months?' And that's what I packed." Mexico Beach, FL's Linda Albrecht fears her home may be leveled by #HurricaneMichael, asked a neighbor to "take a picture of whatever's left" https://t.co/Foa0Bht4uc pic.twitter.com/9Hoo0X6gyR
— CNN Newsroom (@CNNnewsroom) 10 de outubro de 2018
Storm surge picture from this morning around 6:30am near Rock Landing Florida (near Panacea). Can't stress this enough, these impacts from the surge is only the beginning, it's going to get higher! #Surge #FLwx #HurricaneMichael pic.twitter.com/9JHSV6syhM
— NWS Tallahassee (@NWSTallahassee) 10 de outubro de 2018
Damage now from the back side of our condo building in Mexico Beach. #Michael pic.twitter.com/BVAJfPFwkZ
— Ginger Zee (@Ginger_Zee) 10 de outubro de 2018