SEXTA-FEIRA, 01/08/2025
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

L

Mundo

'MEU PAI MANDOU MATAR MEU MARIDO'

Pranay Perumalla e Amrutha Varshini estavam juntos desde os tempos de escola. O indiano de 24 anos foi morto neste mês quando estava com a mulher - grávida - por causa da casta a que pertencia.

Publicado em 

'MEU PAI MANDOU MATAR MEU MARIDO' - News Rondônia

No dia 14 de setembro, Pranay Perumalla foi assassinado na frente da mulher, Amrutha, em um suposto crime de honra. O pai da jovem foi preso por planejar o ataque.

Ela e Pranay namoravam desde os tempos de escola, em Miriyalaguda, uma cidadezinha no sul do Estado de Telangana, no sul da Índia.

'MEU PAI MANDOU MATAR MEU MARIDO' - News Rondônia

"A gente sempre se gostou. Conversávamos muito por telefone e nos apaixonamos", diz ela, sorrindo.

Amrutha, de 21 anos, é de uma família rica, de casta alta, enquanto Pranay, que tinha 24 anos, era da casta "dalit" (antigamente chamados de "intocáveis"). Em abril de 2016, eles se casaram, apesar da oposição de seus pais. Grávida de cinco meses, ela se vê em uma situação inimaginável.

"Meu pai mandou matar meu marido porque ele não era da nossa casta."

Determinadas por nascimento e por hereditariedade, as castas – apesar das leis que proíbem as práticas discriminatórias – na prática dividem a sociedade indiana.

Os "dalits", por sua vez, estão na base da pirâmide social, a quem são delegados serviços "degradantes" na cultura hindu, como manuseio de cadáveres e limpeza de banheiros e de esgotos.

Não há dados sobre o assunto, mas um estudo diz que centenas de pessoas são mortas todos os anos na Índia em supostos crimes de honra – por se apaixonarem ou casarem com pessoas de quem suas famílias não gostam. Muitas famílias ainda preferem casamentos arranjados dentro da sua própria casta e religião.

A polícia prendeu o pai de Amrutha, Maruti Rao, e seis outras pessoas, incluindo o irmão dele e três supostos assassinos de aluguel. O superintendente da polícia AV Ranganath disse a repórteres que Rao teria combinado com seu irmão e dois outros homens de matar Pranay, e que esses homens teriam-no ajudado a contratar os assassinos por 10 milhões de rupias (cerca de R$ 500 mil).

Ele disse ainda que o ataque, que aconteceu do lado de fora de um hospital, havia sido a quarta tentativa de matá-lo, e que Rao confessara o crime, afirmando que sua motivação havia sido o fato de que Pranay era "dalit" e de que sua família não era rica.

'MEU PAI MANDOU MATAR MEU MARIDO' - News Rondônia

Rao e outros acusados não se pronunciaram sobre o caso. A BBC procurou a defesa dele, que disse que não comentaria, e visitou a casa de Rao, mas a encontrou vazia. Nenhum membro da família deu declaração.

O assassinato

No dia do assassinato, Amrutha acordou tarde. Estava com dor nas costas e decidiu ir ao hospital. Pranay e sua sogra foram com ela.

Quando saíram do hospital, ela lembra de fazer uma pergunta a ele, que estava um pouco atrás. Quando ele não respondeu, ela olhou para trás e viu ele jogado no chão.

Imagens de câmeras de segurança exibidas na televisão mostram um homem seguindo a família enquanto eles saíam do hospital. Primeiro ele ataca Pranay com o que parece ser um machado. Quando Pranay caiu, ele o golpeou novamente.

Amrutha diz que sua sogra empurrou o homem e correu para dentro do hospital para buscar ajuda.

"Quando liguei para o meu pai para questioná-lo, ele disse: 'O que quer que eu faça, leve-o para o hospital?'", diz ela.

Quando era criança, conta ela, sua mãe a desencorajava até mesmo de ficar amiga de crianças de outras castas. Seus pais eram contra a relação com Pranay desde o momento em que descobriram. Mas isso não a impediu.

"A gente tinha que fugir para se ver. Eu não ligava para a casta dele ou para quanto dinheiro ele tinha. O que importava era que a gente se amava."

Em abril de 2016, diz ela, seus pais a trancaram em casa. "Não tinha como falar com o Pranay, mas o que me manteve motivada foi meu amor por ele", conta ela. Um dia ela conseguiu fugir.

Eles se casaram em janeiro de 2018 e foram morar com os pais de Pranay, que aceitavam o casamento.

Amrutha diz que eles planejavam se mudar para o Canadá quando ela descobriu que estava grávida. Decidiram esperar até o bebê nascer.

Ela disse aos seus pais que estava grávida na esperança de que isso os amolecesse. Mas, para seu choque, seu pai pediu para ela fazer um aborto. Ele repetiu isso toda vez que se falaram.

"A gente vivia com medo, mas não imaginava que meu pai seria tão cruel", diz ela.

Ninguém de sua família ligou para ela desde que Pranay morreu, nem mesmo sua mãe, que ligava sempre.

"Eu achava que ela me ligava por preocupação", diz ela. Mas agora não consegue evitar pensar que sua mãe contava ao pai sobre as conversas, talvez sem saber de suas intenções.

Os pais de Pranay estão recebendo bastante apoio.

Vários grupos de direitos dos "dalit" e grupos de direitos das mulheres visitaram a casa deles para dar apoio. Na varanda há uma foto dele sorrindo que está cercada de flores e velas. Enquanto Amrutha fala à jornalista Deepthi Bathini, do serviço em telugu (uma das línguas oficiais da Índia) da BBC, ela escuta gritos de "viva Pranay!" do lado de fora.

'MEU PAI MANDOU MATAR MEU MARIDO' - News Rondônia

A mãe do rapaz, Hemalatha, desaba ao ouvir as homenagens. Amrutha, que também chora, a consola.

"Eu culpo a minha família toda. Nunca mais voltarei a vê-los. Os pais do Pranay são meus pais agora", diz ela.

Ela abriu uma página no Facebook chamada Justice for Pranay, que recebeu mais de 112 mil seguidores em poucos dias. Várias outras páginas com o mesmo nome surgiram, todas demonstrando revolta e clamando por justiça.

Ela tem estado muito ativa no Facebook, postando fotos de protestos e dela com Pranay. Em uma delas, estão bem jovens, e a legenda diz: "Nascidos para ficar juntos para sempre."

Ela também compartilhou uma foto de um policial acompanhando seu pai. O texto acima diz: "não soltem meu pai."

O clamor por justiça de Amrutha chamou a atenção de Kausalya, outra mulher de casta alta cujo marido foi morto por se casar com ela. Ela já testemunhou contra seus pais e continua a fazer campanha contra crimes de honra.

"A morte de Pranay me fez lembrar do meu Shankar," disse à BBC. "O amor que ela sente por ele vai dar força a ela. Ela disse que vai protestar contra o sistema de castas e conseguir justiça pelo que aconteceu com ele. Estaremos com ela."

Amrutha diz que Pranay sempre falava que a casta não devia impedir o amor deles.

"Nós dois decidimos lutar por nosso amor. Agora vou lutar pela justiça. Agor só temo pelo meu bebê e por meus sogros", diz Amrutha.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Trump e Rússia trocam ameaças com submarinos nucleares

Trump e Rússia trocam ameaças com submarinos nucleares

Em meio a uma escalada de provocações entre Trump e Rússia, o presidente dos EUA ordena o posicionamento de submarinos nucleares após declarações do ex-presidente Dmitry Medvedev.
L
China acusa EUA de ciberataques contra empresas de defesa

China acusa EUA de ciberataques contra empresas de defesa

Documento chinês divulgado nesta sexta-feira detalha operações de ciberataques dos Estados Unidos contra instituições e empresas de tecnologia na área da defesa.
L
Zelensky restabelece poder de agências anticorrupção após protestos

Zelensky restabelece poder de agências anticorrupção após protestos

Presidente ucraniano volta atrás em decisão controversa e garante independência de órgãos anticorrupção, sob pressão da sociedade civil e da União Europeia.
L
Austrália descobre inseto inusitado que entra para a lista do maior do País

Austrália descobre inseto inusitado que entra para a lista do maior do País

Nova espécie de inseto-pau, com 40 cm e peso de uma bola de golfe, é encontrada em floresta remota e pode ser o mais pesado já registrado na Austrália.
L
EUA registram "Mega Relâmpago" de 829 Km de extensão

EUA registram “Mega Relâmpago” de 829 Km de extensão

Fenômeno ocorrido em 2017 foi oficialmente reconhecido pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) como a maior extensão já registrada para um raio.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Falecimento de Jorge Mateus Filho aos 83 anos em Porto Velho

Família e amigos se despedem de Jorge Mateus Filho, que deixa legado de amor, integridade e paixão pela família e pelo Fluminense
L

Amazônia, Gente e Justiça | Entrevista Antônio Lemos Régis

O programa Amazônia, Gente e Justiça desta sexta-feira (01), às 18h, recebe Antônio Lemos Régis. Doutorando em Educação pela UFOPA e Professor Adjunto da UNIR, Antônio é especialista em Engenharia de Requisitos de Software e atua em projetos de tecnologia e meio ambiente. Uma conversa sobre educação, tecnologia e sustentabilidade na Amazônia.
L

Povoado Nerd | Entrevista Junior DuZ Cariocas e DJ GEO!

Nesta sexta-feira (01), às 17h, o programa Povoado Nerd recebe Junior DuZ Cariocas e DJ GEO para falar sobre o grande evento de aniversário que promete agitar a cidade.
L
Projeto Retrô agita o Agenda News e esquenta para a festa Retrô Gold com clássicos dos anos 70, 80 e 90

Projeto Retrô agita o Agenda News e esquenta para a festa Retrô Gold com clássicos dos anos 70, 80 e 90

Em entrevista animada com Renata Camurça, Zeno Germano e Gianne Priscila revelam detalhes da festa flashback e agenda de shows que celebra a nostalgia.
L

Fonte de Vida | Entrevista José de Melo Silva e Ana Paula Baldez Santos

Nesta sexta-feira (01), às 16h, o Programa Fonte de Vida recebe José de Melo Silva, que dedicou 39 anos aos Correios, trazendo histórias e experiências únicas, e Ana Paula Baldez Santos, assistente social, mestre em Desenvolvimento Regional pela UNIR e doutora em Psicologia. Uma conversa inspiradora sobre trajetória profissional, desenvolvimento social e perspectivas para a região.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025 registra mais de 250 mil inscrições em cotas

CNU 2025 registra mais de 250 mil inscrições em cotas

A segunda edição do CNU 2025 teve mais de 250 mil inscrições em cotas para pessoas negras, indígenas, quilombolas e com deficiência, aplicando a nova Lei de Cotas.
L
IBGE: taxa de desemprego cai para 5,8%, a menor já registrada

IBGE: taxa de desemprego cai para 5,8%, a menor já registrada

O Brasil atinge novo recorde de emprego com carteira assinada e o maior salário do trabalhador, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua.
L
Nível de emprego resiste a juros altos, dizem Especialistas

Nível de emprego resiste a juros altos, dizem Especialistas

Economia aquecida mantém mercado de trabalho forte, com a menor taxa de desocupação já registrada, apesar da alta da Selic.
L

Vaga para Enfermeiro(a) do Trabalho – Ji-Paraná/RO

Oportunidade para profissional de enfermagem atuar na saúde ocupacional, com salário de R$ 4.550, benefícios completos e contratação pela Consultoria Mariana Goedert.
L
Energisa abre vagas de estágio em Porto Velho com inscrições até 8 de agosto

Energisa abre vagas de estágio em Porto Velho com inscrições até 8 de agosto

Em Porto Velho, a Energisa oferece oportunidades de estágio para estudantes de diversas áreas do ensino superior, como Engenharias, Direito e Comunicação, com inscrições abertas até 8 de agosto.
L

POLÍTICA

Deputada Dra. Taíssa Sousa comemora 40 anos do Clube Amigos do Basquete em Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa Sousa comemora 40 anos do Clube Amigos do Basquete em Guajará-Mirim

Parlamentar destaca importância do esporte para a juventude e reafirma apoio a projetos sociais no município.
L
Deputada Dra. Taíssa prestigia passagem de comando da Marinha em Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa prestigia passagem de comando da Marinha em Guajará-Mirim

Nova gestão da Agência Fluvial reforça ações de segurança na fronteira; parlamentar destaca apoio às Forças Armadas em Rondônia.
L

Justiça Eleitoral rejeita acusação de fraude à cota de gênero contra o Avante em Candeias do Jamari

Decisão confirma lisura das candidaturas e mantém mandatos dos vereadores eleitos
L

Vereadora Amanda Areval é eleita delegada estadual para representar Vilhena na Conferência Estadual da Mulher

Evento promovido pelo Conselho Municipal da Mulher debateu propostas para políticas públicas voltadas às mulheres
L

Jaru ganha prêmio “Solo Seguro” do CNJ por boas práticas em regularização fundiária urbana

Município é reconhecido nacionalmente com o projeto “Morada Legal – Setor 08 (Jardim Bela Vista)”
L
Publicidade

POLÍCIA

Acidente grave deixa motociclista ferido na Rua Brasília com Rua Bolívia, em Porto Velho

Acidente grave deixa motociclista ferido na Rua Brasília com Rua Bolívia, em Porto Velho

Colisão entre carro e motocicleta ocorreu no bairro Nossa Senhora das Graças; vítima foi encaminhada para a Policlínica Ana Adelaide
12
PF prende três foragidos da Justiça em Rondônia

PF prende três foragidos da Justiça em Rondônia

Um dos indivíduos havia sido condenado há mais de 20 anos de prisão
10
LETUM: Polícia Civil deflagra operação para cumprimento de mandados relacionados a tentativa de homicídio em Ariquemes

LETUM: Polícia Civil deflagra operação para cumprimento de mandados relacionados a tentativa de homicídio em Ariquemes

A ação contou com o apoio da Delegacia Regional de Ariquemes, da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) e da 1ª Delegacia de Polícia Civil de Ariquemes.
14
Adolescentes são apreendidos com simulacro de pistola em Porto Velho

Adolescentes são apreendidos com simulacro de pistola em Porto Velho

A Polícia Militar abordou dois adolescentes com simulacro de arma, sendo que um deles é suspeito de fazer um gesto de facção criminosa em frente ao Comando-Geral da PM.
12
Homem é preso por tráfico de drogas em Porto Velho

Homem é preso por tráfico de drogas em Porto Velho

Em ação da DENARC, um subtenente da reserva preso por tráfico de 80 quilos de cocaína teve sua prisão preventiva cumprida após apreensão do entorpecente em junho de 2024.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo de Rondônia recebe destaque internacional em ranking da LGPD no Brasil

Governo de Rondônia recebe destaque internacional em ranking da LGPD no Brasil

Estado figura entre as três melhores instituições do país em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados; evento de premiação aconteceu em Londres.
L
Prefeitura de Porto Velho investiga suspeita de fraude no IPAM e adota medidas para garantir transparência

Empresas tentam criar cortina de fumaça, para esconder responsabilidades do passado e desviar o foco sobre o IPAM

E, mais grave, empresas que não são sequer credenciadas ao IPAM, estão publicando comunicados e ameaças de suspensão de atendimento que, na prática, não têm respaldo jurídico ou contratual.
L

MPRO lança “Agosto Lilás” e apresenta Mapa da Violência Doméstica em Rondônia

Ferramenta inédita oferece dados em tempo real e fortalece políticas públicas de proteção às mulheres
L
Conab publica novo aviso de frete para remoção de milho destinado a pequenos criadores

Conab divulga monitoramento agrícola e aponta boas condições para milho segunda safra

Dados indicam avanço positivo nas regiões produtoras, com destaque para milho e trigo
L
Pedreiro cai do telhado de loja e fica gravemente ferido em Porto Velho

Pedreiro cai do telhado de loja e fica gravemente ferido em Porto Velho

As primeiras informações dão conta que o rapaz trabalhava como pedreiro em uma obra, quando acabou caindo do telhado do estacionamento comercial.
16
Polícia Civil apreende arma de fogo durante cumprimento de mandado de busca na zona rural de Ministro Andreazza

Polícia Civil apreende arma de fogo durante cumprimento de mandado de busca na zona rural de Ministro Andreazza

A apreensão representa medida cautelar importante para garantir a integridade física e psicológica da vítima, bem como o regular andamento do inquérito policial.
12

Musas Evolution: Prefeitura de Jaru apoia projeto de saúde e atividade física da Linha 634

Iniciativa recebe acompanhamento de profissionais para promover bem-estar e qualidade de vida às participantes
L
Polícia Civil apreende motocicleta roubada e prende condutor em flagrante em Nova Mutum

Polícia Civil apreende motocicleta roubada e prende condutor em flagrante em Nova Mutum

Através da verificação do número do chassi, foi constatado que o veículo era produto de crime e utilizava placa de outro veículo. Diante da materialidade, o condutor foi preso em flagrante e apresentado à autoridade policial.
14
STF condena réu que sentou na cadeira do ministro Alexandre de Moraes

STF condena réu que sentou na cadeira do ministro Alexandre de Moraes

A Primeira Turma do STF formou maioria de votos para a condenação de Fábio Alexandre de Oliveira por participação nos atos golpistas de 8 de janeiro.
L

Requerimento da Licença Ambiental (LI): Aredes & Feitosa Ltda

Licença de Instalação (LI)
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.