SEXTA-FEIRA, 18/04/2025

L

Mundo

'MEU PAI MANDOU MATAR MEU MARIDO'

Pranay Perumalla e Amrutha Varshini estavam juntos desde os tempos de escola. O indiano de 24 anos foi morto neste mês quando estava com a mulher - grávida - por causa da casta a que pertencia.

Publicado em 

'MEU PAI MANDOU MATAR MEU MARIDO' - News Rondônia

No dia 14 de setembro, Pranay Perumalla foi assassinado na frente da mulher, Amrutha, em um suposto crime de honra. O pai da jovem foi preso por planejar o ataque.

Ela e Pranay namoravam desde os tempos de escola, em Miriyalaguda, uma cidadezinha no sul do Estado de Telangana, no sul da Índia.

'MEU PAI MANDOU MATAR MEU MARIDO' - News Rondônia

"A gente sempre se gostou. Conversávamos muito por telefone e nos apaixonamos", diz ela, sorrindo.

Amrutha, de 21 anos, é de uma família rica, de casta alta, enquanto Pranay, que tinha 24 anos, era da casta "dalit" (antigamente chamados de "intocáveis"). Em abril de 2016, eles se casaram, apesar da oposição de seus pais. Grávida de cinco meses, ela se vê em uma situação inimaginável.

"Meu pai mandou matar meu marido porque ele não era da nossa casta."

Determinadas por nascimento e por hereditariedade, as castas – apesar das leis que proíbem as práticas discriminatórias – na prática dividem a sociedade indiana.

Os "dalits", por sua vez, estão na base da pirâmide social, a quem são delegados serviços "degradantes" na cultura hindu, como manuseio de cadáveres e limpeza de banheiros e de esgotos.

Não há dados sobre o assunto, mas um estudo diz que centenas de pessoas são mortas todos os anos na Índia em supostos crimes de honra – por se apaixonarem ou casarem com pessoas de quem suas famílias não gostam. Muitas famílias ainda preferem casamentos arranjados dentro da sua própria casta e religião.

A polícia prendeu o pai de Amrutha, Maruti Rao, e seis outras pessoas, incluindo o irmão dele e três supostos assassinos de aluguel. O superintendente da polícia AV Ranganath disse a repórteres que Rao teria combinado com seu irmão e dois outros homens de matar Pranay, e que esses homens teriam-no ajudado a contratar os assassinos por 10 milhões de rupias (cerca de R$ 500 mil).

Ele disse ainda que o ataque, que aconteceu do lado de fora de um hospital, havia sido a quarta tentativa de matá-lo, e que Rao confessara o crime, afirmando que sua motivação havia sido o fato de que Pranay era "dalit" e de que sua família não era rica.

'MEU PAI MANDOU MATAR MEU MARIDO' - News Rondônia

Rao e outros acusados não se pronunciaram sobre o caso. A BBC procurou a defesa dele, que disse que não comentaria, e visitou a casa de Rao, mas a encontrou vazia. Nenhum membro da família deu declaração.

O assassinato

No dia do assassinato, Amrutha acordou tarde. Estava com dor nas costas e decidiu ir ao hospital. Pranay e sua sogra foram com ela.

Quando saíram do hospital, ela lembra de fazer uma pergunta a ele, que estava um pouco atrás. Quando ele não respondeu, ela olhou para trás e viu ele jogado no chão.

Imagens de câmeras de segurança exibidas na televisão mostram um homem seguindo a família enquanto eles saíam do hospital. Primeiro ele ataca Pranay com o que parece ser um machado. Quando Pranay caiu, ele o golpeou novamente.

Amrutha diz que sua sogra empurrou o homem e correu para dentro do hospital para buscar ajuda.

"Quando liguei para o meu pai para questioná-lo, ele disse: 'O que quer que eu faça, leve-o para o hospital?'", diz ela.

Quando era criança, conta ela, sua mãe a desencorajava até mesmo de ficar amiga de crianças de outras castas. Seus pais eram contra a relação com Pranay desde o momento em que descobriram. Mas isso não a impediu.

"A gente tinha que fugir para se ver. Eu não ligava para a casta dele ou para quanto dinheiro ele tinha. O que importava era que a gente se amava."

Em abril de 2016, diz ela, seus pais a trancaram em casa. "Não tinha como falar com o Pranay, mas o que me manteve motivada foi meu amor por ele", conta ela. Um dia ela conseguiu fugir.

Eles se casaram em janeiro de 2018 e foram morar com os pais de Pranay, que aceitavam o casamento.

Amrutha diz que eles planejavam se mudar para o Canadá quando ela descobriu que estava grávida. Decidiram esperar até o bebê nascer.

Ela disse aos seus pais que estava grávida na esperança de que isso os amolecesse. Mas, para seu choque, seu pai pediu para ela fazer um aborto. Ele repetiu isso toda vez que se falaram.

"A gente vivia com medo, mas não imaginava que meu pai seria tão cruel", diz ela.

Ninguém de sua família ligou para ela desde que Pranay morreu, nem mesmo sua mãe, que ligava sempre.

"Eu achava que ela me ligava por preocupação", diz ela. Mas agora não consegue evitar pensar que sua mãe contava ao pai sobre as conversas, talvez sem saber de suas intenções.

Os pais de Pranay estão recebendo bastante apoio.

Vários grupos de direitos dos "dalit" e grupos de direitos das mulheres visitaram a casa deles para dar apoio. Na varanda há uma foto dele sorrindo que está cercada de flores e velas. Enquanto Amrutha fala à jornalista Deepthi Bathini, do serviço em telugu (uma das línguas oficiais da Índia) da BBC, ela escuta gritos de "viva Pranay!" do lado de fora.

'MEU PAI MANDOU MATAR MEU MARIDO' - News Rondônia

A mãe do rapaz, Hemalatha, desaba ao ouvir as homenagens. Amrutha, que também chora, a consola.

"Eu culpo a minha família toda. Nunca mais voltarei a vê-los. Os pais do Pranay são meus pais agora", diz ela.

Ela abriu uma página no Facebook chamada Justice for Pranay, que recebeu mais de 112 mil seguidores em poucos dias. Várias outras páginas com o mesmo nome surgiram, todas demonstrando revolta e clamando por justiça.

Ela tem estado muito ativa no Facebook, postando fotos de protestos e dela com Pranay. Em uma delas, estão bem jovens, e a legenda diz: "Nascidos para ficar juntos para sempre."

Ela também compartilhou uma foto de um policial acompanhando seu pai. O texto acima diz: "não soltem meu pai."

O clamor por justiça de Amrutha chamou a atenção de Kausalya, outra mulher de casta alta cujo marido foi morto por se casar com ela. Ela já testemunhou contra seus pais e continua a fazer campanha contra crimes de honra.

"A morte de Pranay me fez lembrar do meu Shankar," disse à BBC. "O amor que ela sente por ele vai dar força a ela. Ela disse que vai protestar contra o sistema de castas e conseguir justiça pelo que aconteceu com ele. Estaremos com ela."

Amrutha diz que Pranay sempre falava que a casta não devia impedir o amor deles.

"Nós dois decidimos lutar por nosso amor. Agora vou lutar pela justiça. Agor só temo pelo meu bebê e por meus sogros", diz Amrutha.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

França reconhece impacto negativo de dívida imposta ao Haiti em 1825 e cria comissão para reavaliar passado comum

França reconhece impacto negativo de dívida imposta ao Haiti em 1825 e cria comissão para reavaliar passado comum

Macron cria comissão sobre o tema, mas não indica reparação financeira
L
Colômbia declara emergência sanitária por febre amarela após registros de 74 casos e 34 óbitos

Colômbia declara emergência sanitária por febre amarela após registros de 74 casos e 34 óbitos

Há 74 casos confirmados e 34 mortos, diz ministro da Saúde
L
Telescópio James Webb identifica possíveis bioassinaturas na atmosfera do exoplaneta K2‑18 b

Telescópio James Webb identifica possíveis bioassinaturas na atmosfera do exoplaneta K2‑18 b

Eles detectaram impressões digitais químicas de gases
L
Califórnia processa Trump por tarifas comerciais impostas sem aval do Congresso

Califórnia processa Trump por tarifas comerciais impostas sem aval do Congresso

Procurador disse que Congresso não autorizou tarifas
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Sexta-feira da Paixão: significado, origem e por que é uma data tão importante para os cristãos

Entenda o significado da Sexta-feira da Paixão, suas origens históricas e religiosas, rituais tradicionais e por que essa data comove milhões de fiéis em todo o mundo.
L

Tela de mamas com Dr. Marcelo Almeida: tecnologia exclusiva que revoluciona a cirurgia plástica no Norte

Inovação chega a Rondônia com promessa de mais firmeza, durabilidade e resultados naturais nas cirurgias mamárias
L

Poeta Elizeu Braga: presença em bate-papo com estudantes de Letras Espanhol, Inglês e Português da Unir

Em evento que marcou a reinauguração do clube de contos “Escrevivências”, Elizeu Braga compartilhou suas vivências, poesias e o processo criativo que o conecta às raízes do Baixo Madeira.
L

Agenda News: DigiEx leva imersão transformadora em marketing digital para Rondônia; confira as cidades do evento

Evento promete 10 horas de aprendizado com Mateus Ribeiro e Carla Rodrigues, explorando estratégias para escalar negócios e monetizar conhecimentos.
L

Crise nos supermercados: falta de funcionários trava o setor

Funções como operador de caixa, açougueiro e repositor estão entre as mais difíceis de preencher, afetando o atendimento e o funcionamento das lojas
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sine de Porto Velho oferece oportunidades em diversos setores com quase 100 vagas

As vagas são para diversos níveis de escolaridade
L
Aprovados no Concurso Nacional Unificado começam a ser convocados em maio, anuncia governo

Aprovados no Concurso Nacional Unificado começam a ser convocados em maio, anuncia governo

Ministério publicará portaria única autorizando órgãos a convocarem
L
Fiocruz abre 152 vagas para estágio

Fiocruz oferece 152 oportunidades de estágio em todo o país

A maioria para o Rio de Janeiro, mas tem vagas para outros Estados
L

Encontro de lideranças do Jiu-Jitsu reúne mestres e atletas em evento no CT Tubarão

Realizado na sexta-feira (04), evento celebrou união das academias, debateu temas importantes e apresentou programa inédito de patrocínio a atletas da Região Norte
L
Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Estão disponibilizadas vagas para estágios, técnicos e operadores, com prazo de inscrição até o dia 17 de abril.
L
Publicidade

POLÍTICA

Ieda Chaves vota favoravelmente às conclusões da CPI das Reservas Ambientais em Rondônia

Parlamentar elogiou a atuação da Comissão e defendeu a manutenção dos produtores em suas terras.
L
Relatório final da CPI das Reservas é apresentado por Pedro Fernandes e aprovado pelo plenário

Relatório final da CPI das Reservas é apresentado por Pedro Fernandes e aprovado pelo plenário

Investigação conduzida por quase dois anos conclui que decretos que criaram 11 unidades de conservação são nulos e sem embasamento técnico
L
Visto de Duda Salabert é emitido no gênero masculino, contrariando documentos brasileiros

Visto de Duda Salabert é emitido no gênero masculino, contrariando documentos brasileiros

Parlamentar tem todos os documentos brasileiros com gênero feminino
L
José Guedes se desliga do PSDB após décadas de militância e fundação do partido em Rondônia

José Guedes se desliga do PSDB após décadas de militância e fundação do partido em Rondônia

Ex-prefeito de Porto Velho e ex-deputado federal constituinte, José Guedes anunciou oficialmente sua saída do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), legenda da qual foi um dos fundadores em nível nacional, estadual e municipal.
L
Silvia Cristina comemora resultado de pesquisa ao Senado, mas reforça foco no trabalho atual

Silvia Cristina comemora resultado de pesquisa ao Senado, mas reforça foco no trabalho atual

O levantamento, realizado entre 09 e 13 de abril com 1.640 eleitores em 35 municípios de Rondônia, a posiciona com 17,4% das intenções de voto para o Senado.
L
Publicidade

POLÍCIA

Criança é atropelada por moto em frente à casa da avó

Com várias escoriações pelo corpo, a criança foi socorrida pelo Samu e levada para a UPA Leste.
12

Operação conjunta resulta em apreensão de armas e quatro presos

O flagrante aconteceu em uma fazenda na Linha Verde, distrito de Triunfo, município de Candeias do Jamari, nesta quinta-feira (17).
10
Batida entre carro e moto deixa mulher em estado grave na capital

Batida entre carro e moto deixa mulher em estado grave na capital

De acordo com testemunhas, a mulher que estava de moto teria avançado a preferencial quando foi atropelada pelo carro que seguia na Rui Barbosa.
16
Mulher é presa suspeita de envenenar família com ovo de Páscoa; criança de 7 anos morreu

Mulher é presa suspeita de envenenar família com ovo de Páscoa; criança de 7 anos morreu

O caso resultou na morte de uma criança de 7 anos e deixou duas pessoas em estado grave.
14
Acidentes em rodovias federais causaram mais de 6 mil mortes e 84 mil feridos em 2024, aponta PRF

Acidentes em rodovias federais causaram mais de 6 mil mortes e 84 mil feridos em 2024, aponta PRF

PRF diz que 84,5 mil se feriram em mais de 73 mil sinistros
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pesquisa que tem crédito coloca Cassol como nome viável ao governo e os dois Marcos à frente para o senado

PERGUNTINHA: Agora que o ministro Alexandre de Moraes liberou o acusado de ter mandado matar a vereadora Marielle Franco e seu motorista, já que está claro que os bolsonaristas nada tiveram a ver com o crime, você continua ouvindo frases e palavras de ordem vindas de esquerdistas, tais como “Quem Matou Marielle?” ou “Marielle Presente!” ?
L
Proporção de brasileiros em ruas com rampas para cadeirantes cresce quatro vezes em 12 anos, aponta Censo 2022

Proporção de brasileiros em ruas com rampas para cadeirantes cresce quatro vezes em 12 anos, aponta Censo 2022

Apenas 15% da população mora em rua com item de acessibilidade
L
Mais de 110 milhões de brasileiros vivem em ruas arborizadas, revela censo 2022 do IBGE

Mais de 110 milhões de brasileiros vivem em ruas arborizadas, revela censo 2022 do IBGE

Saiba quais são as cidades do Brasil onde o percentual é maior
L
TikTok lança sistema de verificação de fatos com notas da comunidade nos EUA para combater desinformação

TikTok lança sistema de verificação de fatos com notas da comunidade nos EUA para combater desinformação

São as chamadas notas de rodapé, um recurso de segurança
L
Infraero prevê 115 mil passageiros e 996 voos em aeroportos durante feriado prolongado da Semana Santa e Tiradentes

Infraero prevê 115 mil passageiros e 996 voos em aeroportos durante feriado prolongado da Semana Santa e Tiradentes

No Aeroporto Santos Dumont são esperados 101,7 mil passageiros
L
Brasil registra mais de 1 milhão de casos prováveis de dengue em 2025, com 668 mortes confirmadas

Brasil registra mais de 1 milhão de casos prováveis de dengue em 2025, com 668 mortes confirmadas

País contabiliza ainda 668 mortes confirmadas pela doença
L
Roland Garros fará homenagem a Rafael Nadal na abertura do torneio de 2025

Roland Garros fará homenagem a Rafael Nadal na abertura do torneio de 2025

Tenista espanhol é o recordista no saibro francês com 14 títulos
L

CEACLIN: confiança que se constrói com qualidade

Referência em Porto Velho, o laboratório aposta em auditorias constantes para garantir segurança nos exames e fortalecer a relação com pacientes e parceiros.
L

Governador Marcos Rocha e Luana Rocha anunciam auxílio emergêncial para famílias atingidas por enchentes em Rondônia

Marcos Rocha informou ainda que já encaminhou à Assembleia Legislativa o projeto de lei que prevê o orçamento para o auxílio e conta com o apoio dos deputados estaduais para aprovação.  
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.