QUINTA-FEIRA, 15/05/2025

L

Mundo

MANDELA 100 ANOS: MUNDO RELEMBRA UM DOS MAIORES LÍDERES DO SÉCULO 20

O primeiro presidente negro da África do Sul, que teve papel determinante no fim do sistema de segregação racial conhecido como “apartheid”

Publicado em 

MANDELA 100 ANOS: MUNDO RELEMBRA UM DOS MAIORES LÍDERES DO SÉCULO 20 - News Rondônia

O mundo celebra hoje (18) o centenário de Nelson Mandela, um dos maiores líderes do século 20.

O primeiro presidente negro da África do Sul, que teve papel determinante no fim do sistema de segregação racial conhecido como “apartheid”, completaria 100 anos nesta quarta-feira (18). O homem, também chamado de Madiba, que nasceu livre para correr pelos campos ao redor da cabana onde morava e que passou 27 anos atrás das grades por seu engajamento na luta contra o racismo deixou lições para a humanidade.

MANDELA 100 ANOS: MUNDO RELEMBRA UM DOS MAIORES LÍDERES DO SÉCULO 20 - News Rondônia

Várias homenagens especiais serão realizadas no mundo inteiro em memória ao centenário. Uma extensa programação foi preparada e inclui exposições, debates, iniciativas de incentivo à educação, ao voluntariado, publicação de livros, lançamento de filmes, músicas e concertos em tributo ao líder que dedicou sua vida à luta pela liberdade e abriu caminho para a consolidação da democracia no continente africano.

Por sua contribuição à luta antirracista, o 18 de julho foi transformado pelas Nações Unidas (ONU) no Mandela´s Day, o Dia Internacional Nelson Mandela – pela liberdade, justiça e democracia, uma forma de lembrar a dedicação e seus serviços à humanidade, com forte atuação também no enfrentamento ao vírus HIV e na mediação de conflitos.

Em entrevista exclusiva à Agência Brasil, o jornalista português António Mateus, que durante 10 anos trabalhou como correspondente da Agência Lusa em Moçambique e na África do Sul, destaca que teve o privilégio de conhecer Mandela e "beber na fonte" ensinamentos como a dedicação à tolerância, o fascínio pelo diferente e a capacidade de não julgar os outros.

"A noção de que a liderança deve ser feita de forma transparente e a serviço do povo; o fascínio pelos mais novos e a noção de que as crianças são o patrimônio que a humanidade constrói e que serão o repositório da nossa própria existência; o carinho pelo mais velhos e sua sabedoria acumulada, o respeito pela diversidade de culturas, religiões, raças, gêneros. É quase um caleidoscópio de referências", afirmou Mateus.

MANDELA 100 ANOS: MUNDO RELEMBRA UM DOS MAIORES LÍDERES DO SÉCULO 20 - News Rondônia

António Mateus lembra que conviveu com Mandela desde a sua libertação, em 1990, até a saída da vida pública, nos anos 2000. "Tive um imenso privilégio. Aliás, todos nós, os jornalistas que convivemos com ele. Foram dez anos absolutamente extraordinários. Ele mudava a vida das pessoas que conviviam com ele".

Segundo o jornalista, Mandela dizia que a vida é como um tijolo. “Podemos usar para atirar na cabeça do outro, para fazer um muro ou para fazer uma ponte". Para Mandela, a solução passava pela construção de pontes.

Mateus acredita que as lições de Mandela permanecem atuais. "Temos de inverter a marcha de tanta coisa negativa para a qual o mundo está se encaminhando. Desde o Brasil, Portugal, Europa, Oriente Médio. Mandela deixou referências que são atuais em todos os países e continentes, de que é urgente acordarmos e começar a mudança em nós próprios. A viagem começa mesmo em nós".

António Mateus é autor dos livros Mandela, a construção de um homem e Mandela – O Rebelde Exemplar, ambos publicados em Portugal.

MANDELA 100 ANOS: MUNDO RELEMBRA UM DOS MAIORES LÍDERES DO SÉCULO 20 - News Rondônia

Agência Brasil: Como o senhor acha que Mandela encararia o atual cenário político mundial?

António Mateus: Eu fiz essa pergunta ao presidente da Fundação Mandela, Sello Hatang, que esteve com ele até seus últimos momentos de lucidez. E ele me disse que, nos últimos dias, quando via os noticiários, Mandela sentia uma profunda tristeza e cansaço. Porque ele deu tanto de si para ver um mundo melhor, que ele ficava desconsolado. Por outro lado, via com muito positivismo as pessoas no contexto mundial que estão envolvidas a apontar os erros desses mesmos líderes. Posturas como as de Donald Trump, em todos os níveis, são uma vergonha ao lado da memória de Nelson Mandela. São vergonha para a humanidade inteira.

Agência Brasil: Como foi vivenciar o momento da libertação de Mandela?

Mateus: Quando Mandela foi libertado, o país quase caiu em guerra. Eu via coisas pavorosas. Existia um nível de barbaridade imensa. Mandela dizia que faz parte dos iluminados compartilhar a luz com os outros e que a nossa missão é também construir pontes para os que estão perdidos. Não é uma abordagem evangelizadora, é mais humanizante, pois ele dizia que os adversários dele, os promotores do apartheid, eram pessoas que tinham perdido a noção do humanismo. E que eles precisavam de ser ajudados nesse caminho. Essa abordagem do Mandela era absolutamente extraordinária, pois não estamos habituados a assumir para nós a responsabilidade de mostrar aos outros quando eles estão no caminho errado. Normalmente nós gritamos aos outros que eles estão no caminho errado. Mostrar dá muito mais trabalho. Ele sempre foi persistente nessa abordagem construtiva, mesmo com os maiores opositores. Mandela dizia: com eles [os opositores] é que nós temos que construir pontes.

Agência Brasil: O que a Europa tem a aprender com Mandela?

Mateus: Nós, na Europa, não olhamos para os imigrantes que vem pra cá. Os imigrantes são uma riqueza em termos humanos, são pessoas que sabem fazer outras coisas, que vêm determinadas a trabalhar e fazer com que suas vidas saiam do zero. Isso é uma benção para nós todos, deveria ser. Tantos brasileiros que vieram para Portugal, tantos negócios, tantas lojas que abriram aqui. Depois, foram embora de volta. E agora estão a voltar! E essa mobilidade da população em escala mundial é uma riqueza para nós todos. O Mandela dizia: “abracem os mais frágeis, pois somos tão fortes quando os mais frágeis estão ao nosso lado".

Agência Brasil: Como era conviver com Mandela?

Mateus: Ele era extramente cavalheiro. Nunca sentava numa sala se houvesse uma senhora em pé, mesmo nas coletivas de imprensa. Ele ficava em pé até os seguranças arranjarem cadeiras para todas as mulheres da sala. E não passava nunca na frente de uma mulher. Tinha uma noção muito clara de que os valores de atenção aos outros eram o bilhete de identidade, de apresentação dele como ser humano. Ele, ao elevar a dignidade das pessoas com que lidava no dia a dia, criava um ambiente mais propício para as pessoas buscarem o melhor de si mesmas nas relações com os outros.

Agência Brasil: Algo o irritava?

Mateus: Ele dava o melhor de si o tempo inteiro, mas não era hipócrita. Se ele não gostava de alguma coisa, dizia logo que não gostava. Mas dizia de forma cortês, construtiva. Lidava mal com o atraso das pessoas. Afirmava que o tempo era o bem mais precioso de uma pessoa. “Tempo é vida", ele dizia. Não tolerava atrasos.

Publicidade
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Trump propõe controle dos EUA sobre Gaza; Hamas rejeita e acusa tentativa de anexação do território

Trump propõe controle dos EUA sobre Gaza; Hamas rejeita e acusa tentativa de anexação do território

Hamas rebate e diz que região não está à venda
L
Rússia lança 110 drones contra a Ucrânia em véspera de negociações na Turquia; 62 são abatidos

Rússia lança 110 drones contra a Ucrânia em véspera de negociações na Turquia; 62 são abatidos

Ataque ocorreu na véspera de rodada de negociação entre os dois países
L
China isenta cidadãos de Brasil e outros países sul-americanos de visto a partir de 1º de junho

China isenta cidadãos de Brasil e outros países sul-americanos de visto a partir de 1º de junho

Acordo entrará em vigor em 1º de junho e terá validade de um ano
L
Zelensky aguarda definição de representante russo em negociações de paz na Turquia antes de decidir próximos passos da Ucrânia

Zelensky aguarda definição de representante russo em negociações de paz na Turquia antes de decidir próximos passos da Ucrânia

Turquia organiza mesa de negociação para esta quinta-feira (15)
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

TJ-RJ afasta Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF e nomeia Fernando Sarney como interventor

Decisão judicial anula acordo suspeito e abre caminho para novas eleições na entidade máxima do futebol brasileiro
L

Governador convoca conferência para discutir saúde do trabalhador como direito humano

As etapas municipal, regional e macrorregional já foram concluídas no último dia 15 de abril.
L
Divulgado o resultado da lista de espera do Fies 2025; convocação vai até 22 de maio

Divulgado o resultado da lista de espera do Fies 2025; convocação vai até 22 de maio

Candidatos podem ser convocados até o dia 22 de maio
L

Rondônia lidera apoio à inovação e desbanca gigantes no ranking nacional

O resultado é reflexo de políticas públicas focadas em desenvolvimento regional, educação empreendedora e articulação com o setor produtivo.
L
PF deflagra operação contra roubo de dados de beneficiários do INSS

FRAUDE DO INSS: como saber se fui vítima? Quando vou receber? Veja perguntas e respostas

O presidente do órgão, Gilberto Waller Júnior, esclareceu dúvidas sobre o procedimento em entrevista nesta quinta-feira (15).
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prazo para se inscrever no processo seletivo da saúde de Porto Velho termina nesta sexta-feira (16)

O processo visa atender às necessidades emergenciais da saúde, oferecendo mais de 600 vagas imediatas e cadastros reserva
L

Sine Municipal de Porto Velho disponibiliza mais de 100 oportunidades de trabalho

Candidatos interessados devem comparecer a uma das unidades do Sine
L

Prefeitura destaca gratuidade nas inscrições do processo seletivo da saúde

O candidato deve realizar a inscrição exclusivamente pela internet até o dia 16 de maio
L

Semed chama aprovados em seleção de voluntariado para assinatura do termo de compromisso

Os candidatos deverão se apresentar até o dia 21 de junho munidos dos documentos listados na convocação
L
Prefeitura de Cacaulândia abre seleção com 86 vagas e salários de até R$ 3,7 mil

Prefeitura de Cacaulândia abre seleção com 86 vagas e salários de até R$ 3,7 mil

A seleção ocorrerá por meio de análise de títulos, e alguns cargos também exigirão prova prática, conforme previsto no edital.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Dra. Taíssa solicita ação do IPHAN após erosão comprometer trilhos da EFMM

Parlamentar solicita informações sobre medidas de proteção e planos emergenciais para preservar patrimônio histórico afetado em Guajará-Mirim
L

Deputada Dra. Taíssa propõe Projeto de Lei que institui transporte aeromédico para pacientes graves em Rondônia

Projeto representa compromisso com a vida e dignidade dos pacientes
L

Deputada Cláudia de Jesus destina recursos para centro de ensino em Ji-Paraná

Com mais de R$ 240 mil, a prefeitura irá fazer climatização, reforma e ampliação do Centro Municipal de Ensino Infantil Felipe Anselmo Abreu de Souza.
L
Cristiane Lopes entrega veículo para reforçar Assistência Social em Presidente Médici

Cristiane Lopes entrega veículo para reforçar Assistência Social em Presidente Médici

Nova conquista vai ampliar atendimentos e levar mais dignidade às famílias em situação de vulnerabilidade
L
JAIME BAGATTOLI: Senador cobra e Ibama sinaliza rever embargos ambientais na Amazônia

JAIME BAGATTOLI: Senador cobra e Ibama sinaliza rever embargos ambientais na Amazônia

Bagattoli citou as notificações a famílias rurais em Rondônia e Ibama sinalizou dilatação do prazo para recurso
L
Publicidade

POLÍCIA

Motociclista quebra o braço em grave acidente na frente da Polícia Federal

Motociclista quebra o braço em grave acidente na frente da Polícia Federal

Testemunhas contaram que o condutor do carro teria avançado a prefere pela Rua do Cabo, quando o motociclista que ia sentido aeroporto bateu forte na lateral do veículo e quebrou o braço.
16
Governo suspende descontos automáticos de associações na folha do INSS e garante devolução de valores

Polícia investiga expansão suspeita de descontos da Conafer em benefícios do INSS durante pandemia

Nesse intervalo de quatro meses, foram registrados descontos em 73.108 benefícios previdenciários, o que equivale a cerca de 610 novos filiados por dia.
L
PF encontra novas provas de plano golpista no fim do governo Bolsonaro a partir de celular de agente infiltrado

PF encontra novas provas de plano golpista no fim do governo Bolsonaro a partir de celular de agente infiltrado

Conclusões foram obtidas após análise de celular de policial federal
L
OLHOS FECHADOS: PF reprime garimpo ilegal em terra indígena de Rondônia

OLHOS FECHADOS: PF reprime garimpo ilegal em terra indígena de Rondônia

Laudo pericial apontou que a área atingida pelas ações de desmatamento e da prática de garimpo, apenas entre junho/2022 e outubro/2024, somou 27,29 hectares, estimando o valor do dano ambiental superior a R$ 11 milhões
12
EM FAMÍLIA: PF combate ao tráfico de drogas e lavagem de dinheiro

EM FAMÍLIA: PF combate ao tráfico de drogas e lavagem de dinheiro

A investigação teve início após a prisão em flagrante de duas pessoas em Porto Velho/RO em razão do transporte de cerca de 70kg de cocaína
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Após prejuízo de R$ 2,6 bilhões, Correios anunciam plano de corte de custos e trabalhadores pedem comitê de crise

Após prejuízo de R$ 2,6 bilhões, Correios anunciam plano de corte de custos e trabalhadores pedem comitê de crise

Estatal divulgou um relatório mostrando prejuízo de R$ 2,6 bi em 2024
L
Prefeitura de Jaru realiza manutenção de ruas pavimentadas no bairro Jardim dos Estados

Prefeitura de Jaru realiza manutenção de ruas pavimentadas no bairro Jardim dos Estados

Nesta quinta-feira (16), as equipes trabalharam nas ruas Ayrton Senna e Olavo Pires, onde executaram reparos para a conservação do pavimento asfáltico.
L
Alexandre de Moraes será relator de ação da Câmara que contesta limite imposto pelo STF à suspensão do processo contra Ramagem

Alexandre de Moraes será relator de ação da Câmara que contesta limite imposto pelo STF à suspensão do processo contra Ramagem

Primeira Turma restringiu alcance da suspensão da ação contra deputado
L
SUS inicia aplicação do Zolgensma, um dos remédios mais caros do mundo, para tratar AME tipo 1

SUS inicia aplicação do Zolgensma, um dos remédios mais caros do mundo, para tratar AME tipo 1

Dos 2,8 milhões de brasileiros nascidos em 2023, 287 tinham a doença
L
Dados nacionais apontam para 13.500 acidentes fatais com motos

Dados nacionais apontam para 13.500 acidentes fatais com motos

Em Rondônia, números também assustam.
L
Pesquisa analisa DNA do brasileiro e descobre que país tem a maior diversidade genética do mundo

Pesquisa analisa DNA do brasileiro e descobre que país tem a maior diversidade genética do mundo

O trabalho identificou 8,7 milhões de variações genéticas inéditas, resultado de séculos de miscigenação entre indígenas, africanos e europeus.
L
Homem desmaia após perder mala com R$ 15 mil

Homem desmaia após perder mala com R$ 15 mil

A responsável por encontrar a mala foi Maria do Carmo Carissimi, de 53 anos. Ao notar o objeto cair na rua, ela decidiu recolhê-lo e procurar o dono.
L
Produção de bicicletas cresce 21,6% em abril e setor elétrico lidera alta, segundo Abraciclo

Produção de bicicletas cresce 21,6% em abril e setor elétrico lidera alta, segundo Abraciclo

Maior crescimento foi no setor de modelos elétricos, diz Abraciclo
L
Agente da PF disse que se preparava para prender Moraes

Agente da PF disse que se preparava para prender Moraes

Investigação encontrou novas provas de tentativa de golpe
L
Haddad anuncia envio de medidas pontuais para cumprir meta fiscal e nega alta no Bolsa Família

Haddad anuncia envio de medidas pontuais para cumprir meta fiscal e nega alta no Bolsa Família

Ministro diz que vai sugerir medidas pontuais para cumprir meta fiscal
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.