SÁBADO, 11/10/2025

L

Mundo

O CONDENADO À MORTE QUE PEDIU PARA ACELERAR A APLICAÇÃO DE SUA SENTENÇA NOS EUA

Condenado à morte pede a autoridades que realizem seu desejo: acelerar a aplicação de sua sentença. Depois de muitos entraves, nesta quarta-feira (11) ele terá mais uma chance de morrer

Publicado em 

“Já passou muito tempo, meritíssima. Estou pronto”, foi a resposta de Scott Dozier quando a juíza Jennifer Togliatti anunciou a data em que seria executado na prisão estadual de Ely, em Nevada, nos Estados Unidos.

Dozier, que em 2002 foi condenado à morte por homicídio, manteve-se calmo e, em alguns momentos, até um pouco animado durante a audiência no final de julho de 2017, conforme relatado pela imprensa local.

Levou quase um ano para que as autoridades concordassem em cumprir seu desejo: acelerar a aplicação de sua sentença de morte.

Mas esses planos foram frustrados. A execução, originalmente prevista para 16 de outubro de 2017, foi adiada para 14 de novembro e, em seguida, suspensa por tempo indeterminado.

Paradoxalmente, esses adiamentos não atenderam aos pedidos de Dozier que, em 2016, anunciou que não apresentaria mais recursos em seu caso – ele só o faria se eles estivessem relacionados a uma disputa legal e médica sobre o método de sua execução. Nesta quarta, 11 de julho, Dozier terá uma nova chance de morrer.

Crime em Vegas

O cheiro ruim de uma mala encontrada em abril de 2002 em um depósito de lixo a vários quilômetros do centro de Las Vegas era o início do processo judicial contra Dozier.

Dentro do pacote estava o corpo mutilado e sem cabeça de Jeremiah Miller, um homem de 22 anos.

Durante o julgamento, os advogados de Dozier apresentaram a vítima como um traficante de drogas que estava tentando entrar no negócio da metanfetamina.

Os investigadores concluíram que Dozier ofereceu-se para ajudar Miller a obter os ingredientes para preparar a droga, mas, em vez disso, o matou para roubar US$ 12.000.

A cabeça da vítima nunca foi encontrada, embora um informante tenha dito à polícia que Dozier poderia tê-la colocado em um balde de cimento.

Após sua prisão, também Dozier foi indiciado pela morte de Jasen Greene, um homem de 26 anos cujo corpo foi encontrado desmembrado e enterrado no deserto do Arizona. Por essa razão, ele foi enviado para Phoenix, onde foi julgado e sentenciado a 22 anos de prisão.

Embora houvesse vários testemunhos contra ele, Dozier sempre negou ter sido responsável por essa segunda morte.

Em seu relato, ele diz que atendeu ao pedido de um amigo e hospedou Greene no trailer que usava para preparar metanfetamina. Um dia, quando chegou ao veículo, diz, Greene estava morto. Ele conta que decidiu enterrá-lo para impedir que a polícia descobrisse seu laboratório clandestino.

“Gostei da ideia de viver fora da lei”, disse Dozier em uma entrevista publicada em janeiro passado na revista Mother Jones.

“Eu não estou buscando clemência. (O Estado de) Nevada me disse ‘pare de se comportar assim ou vamos matá-lo se continuar'”, acrescentou.

Em 31 de outubro de 2016, Dozier escreveu uma carta à juíza Togliatti pedindo que sua sentença de morte fosse logo levada adiante.

A decisão faz de Dozier um “voluntário”, como são chamados nos EUA os condenados à morte que renunciam a continuar lutando para preservar suas vidas.

Não há muitos deles. Desde que o país restabeleceu a pena de morte nos anos 1970, apenas 144 condenados se tornaram “voluntários”.

No mesmo período, foram realizadas 1.477 execuções, segundo dados do Centro de Informação sobre a Pena de Morte (DPIC), organização não-governamental dedicada à pesquisa e à análise da pena de morte.

Mas o que o levou a pedir para morrer?

Meredith Rountree, pesquisadora da Faculdade de Direito da Universidade Northwestern, nos EUA, publicou em 2014 um trabalho focado em casos de “voluntários” condenados à morte no Texas para tentar investigar as razões deles.

Segundo a especialista, existem diferentes interpretações sobre o que acontece com essas pessoas. Alguns apontam para problemas de saúde mental ou para o impacto da rotina no corredor da morte, em que os presos geralmente vivem confinados e com muito pouco contato social.

Outros, pelo contrário, consideram que é uma decisão racional baseada na defesa da autonomia pessoal. Nesses casos, solicitar a execução seria um sinal de que o detento exerceria controle sobre seu destino final, reivindicando sua autonomia.

Segundo Rountree, “voluntários” compartilham algumas características com aqueles que tentam cometer suicídio na prisão. E Dozier é um deles.

Enquanto estava na prisão, ele tentou tirar a própria vida com uma overdose de antidepressivos. A tentativa o deixou em coma por duas semanas e o fez perder 30 kg. Após esse episódio, ele disse que não tentaria mais o suicídio.

Na prisão, ao contrário de outros condenados, Dozier conta com o apoio constante de seus irmãos. Pelo menos por um tempo, eles conseguiram dissuadi-lo de se tornar um voluntário.

O condenado também manteve contato com sua ex-mulher, Angela Drake, com quem tem um filho. Agora, ele também é avô.

À revista Mother Jones, ele disse que o preocupa que a neta só o conheça como um prisioneiro, bem como a possibilidade de que, permanecendo vivo, ele acabará se tornando um fardo emocional para toda a família.

“Estou cansado de ser o peão dos outros, eles (as autoridades) gastaram milhões de dólares para me condenar à morte e depois milhões de dólares não me matando. Isso não faz sentido”, disse, sobre os adiamentos de sua execução.

Scott Dozier

Apesar de seu desejo de ser executado, há um elemento que ainda lança dúvida sobre a possibilidade de isso acontecer: a controvérsia sobre a mistura de drogas que as autoridades planejam usar em uma injeção letal.

O Departamento de Execução Penal de Nevada anunciou no início de julho que aplicará um coquetel que nunca foi testado, que mistura midazolam (um sedativo), fentanil (um opióide) e cisatracúrio (um agente paralisante neuromuscular).

Uma mistura semelhante foi alvo de contestação judicial no final do ano passado – razão pela qual a execução de Dozier foi adiada.

No centro da disputa estava o uso do cisatracúrio, uma droga que poderia causar uma sensação de afogamento em Dozier, mas sem ele estar ciente do que estaria acontecendo com ele.

Um anestesista compareceu ao tribunal e disse que o uso da substância poderia causar “sofrimento e dor cruel”, levando o prisioneiro a ter “uma experiência horrível”.

A União Americana pelas Liberdades Civis também questionou a aplicação do midazolam, usado anteriormente em execuções problemáticas que ocorreram em pelo menos sete estados do país, nas quais os presos demoraram a morrer e apresentaram sinais visíveis de sofrimento.

Dozier não parece se preocupar com essa discussão e segue disposto a correr o risco de uma morte desse tipo.

“Não há nada que tenha acontecido no ano passado, incluindo as discussões sobre drogas, sua eficácia… o fato de que aquelas (drogas) que foram usadas em outros Estados levaram a execuções problemáticas, longas e talvez dolorosas, nada disso te dissuadiu de me pedir para assinar este pedido (de execução)?”, questionou a juíza Togliatti a ele em julho do ano passado antes de dar sinal verde para sua morte.

“Francamente, meretíssima, todas aquelas pessoas acabaram mortas e esse é o meu objetivo aqui”, respondeu Dozier.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
MARQUISE
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Forte terremoto de magnitude 7,4 atinge as Filipinas

Forte terremoto de magnitude 7,4 atinge as Filipinas

Danos estruturais e pelo menos duas mortes foram confirmados após o terremoto próximo à costa sul; autoridades alertam para tremores secundários.
L
Acordo de cessar-fogo entre Israel e Hamas é aprovado

Acordo de cessar-fogo entre Israel e Hamas é aprovado

Libertação de reféns israelenses será em 72 horas após o início da trégua; negociação é resultado da iniciativa de paz do presidente dos EUA, Donald Trump.
L
Papa Leão XIV defende agências de notícias como antídoto contra informação lixo

Papa Leão XIV defende agências de notícias como antídoto contra informação lixo

O líder da Igreja Católica desafiou diretores de agências a criarem uma barreira contra a mentira e a pós-verdade, priorizando a ética e o rigor em um ambiente afetado pela concorrência desleal e clickbait.
L
Líder do Hamas afirma que guerra em Gaza está encerrada

Líder do Hamas afirma que guerra em Gaza está encerrada

Khalil Al-Hayya diz ter recebido garantias dos EUA e mediadores; acordo prevê cessar-fogo permanente, retirada de Israel, libertação de reféns e prisioneiros palestinos.
L
Trump anuncia que reféns em Gaza serão libertados na próxima semana

Trump anuncia que reféns em Gaza serão libertados na próxima semana

Presidente dos EUA espera cerimônia de assinatura do acordo no Egito; Hamas afirma ter garantias de fim permanente da guerra e libertação de 20 reféns vivos.
L
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de pesar: Ramon da Silva Cunha Vargas

Homenagem a Ramon da Silva Cunha Vargas, 44, eletricista dedicado e homem de fé, lembrado pelo amor à família, ao futebol e à pescaria, com despedida em Porto Velho e cortejo ao Recanto da Paz.
L

Agenda News recebe Bruno Ferreira, do Buba Burgers

Bruno Ferreira participa do Agenda News e fala sobre a inauguração da loja física do Buba Burgers, hamburgueria que está conquistando Porto Velho.
L

Telona garantida: promoção leva fãs ao cinema com ingressos gratuitos

Na última sexta-feira (10), quem comemorou foi Maria Jéssica Barbosa da Frota, identificada pelo final do telefone 7208.
L

Promoção Cine Araújo: Sexta-feira com cheirinho de pipoca e emoção na telona? Temos!

Sexta-feira com cheirinho de pipoca e muita diversão! News Rondônia e Cine Araújo vão sortear pares de ingressos toda semana para você viver momentos incríveis no cinema.
L

MOMENTO AGRO: Gleidson Schubert e a revolução da genética Jersey em Rondônia

A trajetória de Gleidson Schubert revela como tecnologia, genética e gestão eficiente estão transformando a pecuária leiteira em Rondônia com foco na raça Jersey e sustentabilidade.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de emprego para Assistente Administrativo em Home Office, Salário R$ 1.512,00

A oportunidade é para atuação em tempo integral e trabalho remoto. A função envolve atendimento ao cliente, rotinas administrativas e acompanhamento de processos internos.
L

Vaga de emprego para Operador de Rolo Compactador em Porto Velho, Salário R$ 5.225,00

A oportunidade é para atuação em tempo integral com 4 vagas disponíveis. A empresa oferece benefícios como cesta básica, alimentação, plano de saúde, auxílio transporte e seguro de vida.
L

Vaga de emprego para Operador de Fresadora em Porto Velho, Salário R$ 5.225,00

Com 4 vagas disponíveis, a oportunidade é para atuação em tempo integral. A empresa oferece benefícios atrativos, incluindo cesta básica, alimentação, plano de saúde, auxílio transporte e seguro de vida.
L

Vaga de emprego para Operador de Empilhadeira em Porto Velho, Salário R$ 2.795,45

A oportunidade é para atuação em tempo integral com 4 vagas disponíveis. A empresa oferece benefícios como cesta básica, alimentação na obra, plano de saúde, vale transporte e seguro de vida.
L
CNU 2025 define acertos mínimos para a 2ª fase do concurso

CNU 2025 define acertos mínimos para a 2ª fase do concurso

Nota ponderada é crucial para a classificação dos candidatos de nível superior; entenda quantos acertos são necessários para avançar à prova discursiva.
L

POLÍTICA

Dr. Gilber no Giro News: bastidores da política, desafios de gestão e planos para 2026

Em conversa franca, o vereador Dr. Gilber fala de prevenção às chuvas, transporte público, regularização fundiária, apoio ao esporte e relação com o prefeito Léo Moraes, defendendo gestão técnica e diálogo.
L

Vereador Dr. Gilber e secretário da Seinfra percorrem Porto Velho para diagnosticar obras emergenciais antes do início do período chuvoso

Em ação conjunta, Dr. Gilber e Thiago Catanhede vistoriaram bairros da capital para identificar pontos críticos e garantir intervenções preventivas, evitando alagamentos e transtornos à população.
L

Vereador Dr. Gilber visita linha C-10 na BR-319 e se compromete a cobrar melhorias na estrada junto à Prefeitura

Durante visita técnica à linha C-10, Dr. Gilber ouviu moradores, constatou a situação precária da via e garantiu que levará as demandas à Prefeitura para viabilizar ações emergenciais de recuperação.
L
Fux pede vista e suspende julgamento de recurso de Moro no STF

Fux pede vista e suspende julgamento de recurso de Moro no STF

Ministro solicitou mais tempo para analisar recurso que tenta derrubar decisão que tornou Moro réu por calúnia contra Gilmar Mendes.
L
Sílvia Cristina reúne mulheres que venceram o câncer em podcast especial

Sílvia Cristina reúne mulheres que venceram o câncer em podcast especial

Deputada conduziu o Podcast A Vida é Rosa, que destacou histórias de superação e conscientização sobre o câncer de mama durante o Outubro Rosa.
L
Publicidade

POLÍCIA

Acidente de moto deixa dois homens, uma mulher e uma criança feridos na Cidade do Lobo

Acidente de moto deixa dois homens, uma mulher e uma criança feridos na Cidade do Lobo

Colisão entre duas motocicletas na Rua Emílio Feitosa provocou ferimentos em quatro pessoas, incluindo uma criança de 5 anos, na tarde deste sábado (11).
14
Carro invade loja de instrumentos e motorista foge no Centro de Porto Velho

Motorista invade loja com carro e causa destruição após dívida de R$250 mil em Porto Velho

Após a ação, o suspeito fugiu com o apoio de comparsas em outro veículo.
10
Polícia Penal flagra mulher com 43 porções de drogas no Presídio 603

Polícia Penal flagra mulher com 43 porções de drogas no Presídio 603

Ação ocorreu na manhã deste sábado (11), em Porto Velho, e resultou na prisão de duas mulheres que tentavam levar entorpecentes para dentro da unidade prisional.
10
Briga termina em tentativa de homicídio na feira livre de Porto Velho

Briga termina em tentativa de homicídio na feira livre de Porto Velho

Homem foi esfaqueado na barriga após discussão na feira livre localizada no cruzamento da Rua Jaci-Paraná com Buenos Aires, na capital.
14
Mulher tenta entrar com drogas escondidas em partes íntimas no Presídio 603

Mulher tenta entrar com drogas escondidas em partes íntimas no Presídio 603

Uma mulher de 27 anos foi presa em flagrante pela Polícia Penal ao ser detectada pelo Bodyscan tentando levar drogas escondidas nas partes íntimas para o esposo no Presídio Jorge T., em Porto Velho.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Abertura dos Jogos Intermunicipais de Rondônia 2025 emociona público em Ji-Paraná

Abertura dos Jogos Intermunicipais de Rondônia 2025 emociona público em Ji-Paraná

Cerimônia no Ginásio Gerivaldão celebrou tradição, esportistas e lançou o mascote oficial Tambajir na noite de sexta-feira (10).
L
Rondônia recebe reconhecimento nacional pela gestão pública de turismo

Rondônia recebe reconhecimento nacional pela gestão pública de turismo

Estado conquistou o 3º lugar no Prêmio Mérito & Talento, da ABBTUR, em evento realizado no Rio de Janeiro, destacando-se pelas ações estratégicas e investimentos no setor.
L

ABRACADABRA: A palavra mágica da cura e proteção

Mais do que uma palavra mágica de contos infantis, Abracadabra carrega séculos de tradição esotérica. Das ordens herméticas à Magia do Caos, seu uso ritualístico envolve vibração, intenção e poder transformador.
L

Requerimento de Outorga: INSTITUTO DE PREV DOS SERV PUBLICOS DO EST DE RONDONIA

OUTORGA DE DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L

22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: IFRO destaca cultura oceânica e inovação em Porto Velho

Com o tema “Planeta Água: cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”, o câmpus Porto Velho Zona Norte do IFRO promove oficinas, palestras e experiências imersivas que conectam ciência e sociedade.
L
Governo de RO reforça cuidados com a saúde no Dia Nacional de Prevenção da Obesidade

Governo de RO reforça cuidados com a saúde no Dia Nacional de Prevenção da Obesidade

Roda de conversa na Policlínica Oswaldo Cruz marcou o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, reunindo pacientes e profissionais do Programa da Obesidade, referência no estado.
L

Como acompanhar a cotação do Bitcoin no Brasil e entender suas variações

A seguir, vamos explicar mais detalhes sobre o assunto, além de dar algumas dicas para você acompanhar essas mudanças. Com isso, é possível ficar sempre bem informado e pronto para atuar nesse cenário dinâmico. Vamos lá?
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.