QUARTA-FEIRA, 18/02/2026

Em destaque

L

Mundo

A COCAÍNA RETORNA À COLÔMBIA

Crescimento da produção ameaça estabilidade do país e multiplica chegada da droga aos EUA e Europa.

Publicado em 

Em 25 de abril, a polícia espanhola interceptou o maior contrabando de cocaína na história do país ao apreender, no porto de Algeciras, um contêiner que escondia 8,7 toneladas da droga. Com essa operação, o alcaloide confiscado nessa região andaluz durante os primeiros quatro meses de 2018 soma uma quantidade similar à apreendida em todo o ano de 2017. Em outras palavras, Algeciras e sua periferia estão recebendo três vezes mais cocaína este ano do que no anterior. Essa tendência de alta não é exclusiva da Espanha. No final de janeiro, as autoridades britânicas descobriram a bordo de um avião Bombardier Global Express 500 quilos de cocaína, um contrabando de tamanho considerável para o Reino Unido. A crescente facilidade de acesso a essa droga causou alarme também nos Estados Unidos. Em seu último relatório (International Narcotics Controle Strategy Report), o Departamento de Estado assinala que há sinais de que “a disponibilidade e o uso de cocaína estão em ascensão nos Estados Unidos pela primeira vez em quase uma década”.

A causa desta ressurreição da cocaína se encontra na Colômbia, onde houve um vertiginoso aumento da produção. Em 2012 se calculava que a superfície coberta por cultivos de coca no país andino era de 78.000 hectares, capazes de produzir 165 toneladas. Em 2016, o Departamento de Estado americano registrou um grande aumento dessa superfície, que chegou a 188.000 hectares, com uma capacidade de produção de 720 toneladas.

Embora ainda não tenham sido divulgados os dados de 2017, algumas fontes calculam que a superfície de cultivo de coca estaria em torno de 230.000 hectares, o que elevaria a produção de cocaína para 900 toneladas. Se essas previsões forem confirmadas, será uma cifra recorde.

As causas da crise

Há duas perguntas imprescindíveis. Por um lado, como se chegou a esta situação, já que há poucos anos o narcotráfico parecia controlado na Colômbia? Por outro, quais podem ser as consequências deste boom de cocaína? Para responder à primeira questão, é necessário voltar à decisão do Governo de Bogotá de suspender a fumigação aérea dos cultivos de coca em 2015. Até então, essa era a pedra angular da estratégia antinarcóticos colombiana. De fato, tinha demonstrado ser a forma mais barata e eficaz de eliminar as plantações de coca, um enorme esforço que obrigava a erradicar várias vezes um mesmo terreno, já que os cultivadores voltavam a semear uma e outra vez os campos destruídos. Além disso, a fumigação forçava aos cocaleiros a utilizar campos mais pequenos em zonas remotas, o que tornava o negócio mais complexo e menos rentável.

A suspensão da fumigação aérea, uma concessão às FARC, é chave para explicar o ‘boom’ da produção

A decisão do Governo de Juan Manuel Santos de abandonar a fumigação aérea foi justificada por motivos de saúde. Segundo o Governo, o uso de glifosato − o herbicida utilizado para destruir as plantações de coca − podia provocar câncer nas pessoas expostas a este produto. Entretanto, organismos como a Agência Europeia de Substâncias Químicas (ECHA, em inglês), dependente da União Europeia, o Comitê Conjunto sobre Resíduos de Pesticidas da Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização de Agricultura e Alimentos (FAO), estes últimos vinculados à ONU, não encontraram evidências de que haja riscos à saúde que justifiquem sua proibição. Além disso, apesar do cancelamento de seu uso contra os cultivos de coca, o glifosato continua sendo utilizado pelos agricultores colombianos em produtos para consumo humano.

Na verdade, a proibição da aspersão de cultivos teve menos a ver com a saúde pública e mais com as negociações com as FARC. A guerrilha sempre foi contra a fumigação não só porque sua economia dependia do narcotráfico, mas também porque via os cultivadores de coca como uma base social cujo apoio queria conquistar. Em consequência, a nova política antidroga incluída no acordo assinado pelo presidente colombiano, Juan Manuel Santos, e pelo líder das FARC, Rodrigo Timochenko Londoño, em novembro de 2016, previa que os camponeses abandonariam voluntariamente o plantio de coca em troca da entrega de subvenções e transformava a erradicação forçada − aérea ou manual − em um último recurso destinado àqueles que rejeitassem essa oferta. O resultado foi uma estratégia que confiava na distribuição de cenouras e deixava o Estado sem uma vara para dissuadir aqueles que se sentissem tentados a entrar em um negócio de alta rentabilidade.

Grupos criminosos colombianos ocuparam posições nas rotas de saída da droga

Três fatores adicionais se somaram para criar um ambiente propício para a produção de cocaína. Para começar, a suspensão da fumigação não foi compensada com um aumento da erradicação manual (equipes que destroem os cultivos arrancando as plantas). Os hectares de coca eliminados dessa forma somavam 13.445 em 2015, quando se suspendeu a fumigação, e aumentaram somente para 17.642 um ano depois. Foi preciso esperar até o ano passado para que fosse lançada uma ofensiva, cujo resultado o Governo estima em 52.001 hectares erradicados. No entanto, a eficácia desse esforço é duvidosa, já que os cultivadores podem ter voltado a semear parte dos campos destruídos. Por outro lado, a queda dos preços do petróleo no final de 2014 desencadeou uma forte crise econômica e gerou incentivos para que alguns setores da população rural optassem pela coca como meio de subsistência.

Os problemas da estratégia antidroga

Mas o principal problema é que o programa de substituição voluntária de cultivos ilícitos funcionou em parte como um bumerangue que aumentou os incentivos para a plantação de coca. A expectativa de receber subvenções do Governo estimulou camponeses não vinculados à produção de narcóticos a começar a cultivar coca para depois receber ajudas estatais quando sua plantação fosse erradicada. Em consequência, o número de famílias cocaleiras candidatas a receber fundos governamentais disparou. Se inicialmente se esperava que fossem por volta de 55.000, o Estado terminou o ano passado com acordos assinados com 127.000 famílias, e algumas fontes apontam que o total final poderia se aproximar de 200.000. Por enquanto, o custo do programa para os grupos familiares já inscritos está em mais de 1,3 bilhão de euros (5,6 bilhões de reais) e sua eficácia está em dúvida. Embora as comunidades envolvidas relatem ter erradicado 40.000 hectares durante o ano passado, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime só pôde verificar a destruição de 15.000. Por outro lado, não se pode descartar que alguns cultivadores destruam as plantações identificadas pelo Governo só para fazer outras em áreas fora de seu controle.

Nesse contexto, surgiu uma geografia da coca com três centros principais de produção. O triângulo Cauca-Nariño-Putumayo, segundo dados da ONU de 2016, concentra 55% do total dos cultivos do país e exporta a maior parte da cocaína pela costa do Pacífico. Em segundo lugar está o Departamento de Norte de Santander, na fronteira com a Venezuela, que abriga 17% dos cultivos e tem uma produção de cloridrato de cocaína que é exportada principalmente por rotas venezuelanas. O sul da Colômbia, particularmente os Departamentos de Meta, Caquetá e Guaviare, reúne 15% das plantações e a produção é enviada em sua maioria à Venezuela e ao Brasil. Enquanto isso, a costa do Caribe representa uma porta de saída menor, com a droga escondida principalmente nas mercadorias despachadas de seus portos.

A produção passou de 165 toneladas em 2012 para 900 no ano passado, segundo estimativa

Os esforços do Governo colombiano para frear a saída de narcóticos com destino aos EUA e à Europa têm sido insuficientes. As cifras de confisco de droga tiveram um aumento espetacular, mas esse aparente sucesso é, na verdade, uma miragem. Mais narcóticos são confiscados porque muitos mais são produzidos e, no final, o volume de droga exportado é maior. Essa tendência fica clara quando se calcula a quantidade de droga que fica disponível para ser vendida depois de descontar as apreensões.

Assim, em 2008, a droga restante depois dos confiscos realizados pelas autoridades alcançava 59 toneladas (um potencial produtivo de 265 toneladas, menos as 206 apreendidas). O saldo melhorou em 2012, quando foi interceptada mais cocaína do que a Colômbia podia produzir naquele ano (165 toneladas de potencial produtivo, frente a 183 confiscadas), como consequência da apreensão de narcóticos produzidos em anos anteriores ou em outros países. Entretanto, em 2016, a insuficiência da estratégia antidroga ficou evidente: o volume de cocaína disponível disparou para 357,6 toneladas (um potencial de produção de 720 toneladas, menos 362,4 confiscadas).

As organizações crimonosas

As organizações que controlavam o narcotráfico tenderam a se fragmentar. O acordo de paz com as FARC facilitou o desarmamento de uma parte da organização, mas foi acompanhado pelo surgimento de uma série de grupos dissidentes que continuam controlando a produção de drogas. Além disso, a detenção de Zeuxis Hernández (conhecido como Jesús Santrich) um dos negociadores das FARC no processo de paz, acusado de tentar enviar 10 toneladas de cocaína para os EUA, mostrou que uma parcela dos guerrilheiros desmobilizados mantém vínculos com o narcotráfico.


Santos examina contrabando interceptado em novembro REUTERS

Paralelamente, o Governo desfechou golpes importantes na cúpula dos Urabeños, o principal grupo do crime organizado no país, mas não conseguiu impedir que algumas de suas ramificações regionais ganhassem autonomia. Ao mesmo tempo, o grupo guerrilheiro Exército de Libertação Nacional (ELN) fixou como objetivo expandir sua presença em zonas de produção e tráfico. Da mesma forma, organizações criminosas menores, como os Puntilleros e os Pelusos, têm procurado ocupar posições nas rotas de saída da droga.

A pujança da produção de cocaína também atraiu grupos internacionais. A presença na Colômbia de redes criminosas russas e italianas não é nova. No entanto, a forma como os cartéis mexicanos estão penetrando na costa do Pacífico representa uma mudança substancial em relação ao que se via antes. Preocupados com a incapacidade de seus parceiros colombianos de garantir os envios, essas organizações criminosas estão tomando o controle de campos de coca, laboratórios e rotas. A presença mexicana ficou tão notória que, em algumas áreas do Departamento de Nariño, a popularidade dos mariachis mexicanos superou a das canções tradicionais colombianas no último Natal. A multiplicação de atores nacionais e internacionais cria condições para uma guerra multilateral pelo controle do imenso negócio da droga.

A penetração dos cartéis mexicanos na costa do Pacífico representa uma mudança substancial

É inevitável que o crescimento do narcotráfico tenha efeitos políticos. A produção de droga promete se transformar na principal fonte de riqueza de algumas regiões da Colômbia, que contam com uma economia legal raquítica. Uma onda de dinheiro ilícito que, muito provavelmente, inundará de corrupção instituições locais e regionais. Ao mesmo tempo, um setor dos cultivadores de coca aposta na construção de uma organização de alcance nacional com o objetivo de lançar uma campanha de manifestações contra o Governo. Trata-se de uma combinação de dinheiro da droga e política radical não muito diferente daquela que levou ao nascimento do movimento cocaleiro boliviano.

A rápida expansão do narcotráfico representa uma ameaça tanto para a Colômbia quanto para os demais afetados pelos fluxos globais de cocaína, incluindo não só mercados como os EUA e a UE, mas também países de passagem, como o México. Durante os primeiros 15 anos deste século, o Estado colombiano demonstrou sua capacidade para controlar o narcotráfico. O resultado foi não só uma grande redução da violência, como também o aumento da prosperidade e a melhora da imagem internacional do país. A preservação dessas conquistas depende da capacidade de conter o atual boom da cocaína. Para isso, será imprescindível que o Governo que surgir das eleições presidenciais de 27 de maio aposte em uma política antidroga robusta e obtenha o imprescindível apoio internacional. Caso contrário, as esperanças de uma Colômbia estável e moderna podem ficar enterradas sob uma avalanche branca.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Trump autoriza retirada de agentes de imigração de Minnesota

Trump autoriza retirada de agentes de imigração de Minnesota

Czar da fronteira confirma encerramento de operação após protestos em massa e mortes de cidadãos norte-americanos durante ações de deportação em Minneapolis.
L
BNP vence eleições históricas e retoma o poder em Bangladesh

BNP vence eleições históricas e retoma o poder em Bangladesh

Partido Nacionalista garante maioria absoluta no Parlamento e aprova reformas constitucionais em referendo após queda do regime de Sheikh Hasina.
L
Portugal aprova limites para acesso de jovens a redes sociais

Portugal aprova limites para acesso de jovens a redes sociais

O projeto de lei exige autorização dos pais para adolescentes de 13 a 16 anos e estabelece multas pesadas para empresas de tecnologia que descumprirem a norma.
L
Rússia tira WhatsApp do ar e promove app estatal como substituto

Rússia tira WhatsApp do ar e promove app estatal como substituto

Kremlin afirma que bloqueio ocorreu por descumprimento da lei local; opositores veem risco de vigilância no aplicativo oficial.
L
Atiradora de 18 anos mata nove em escola no Canadá

Atiradora de 18 anos mata nove em escola no Canadá

Polícia canadense identifica autora com histórico de problemas de saúde mental; jovem cometeu suicídio após ataque em Tumbler Ridge.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Carnaval 2026: Porto Velho terá desfile de blocos nesta terça-feira

Carnaval 2026: Porto Velho terá desfile de blocos nesta terça-feira

Blocos tradicionais como Kachorras e Porto Maria animam ruas e avenidas da capital, com programação oficial do Carnaval Bera Folia 2026.
L
Baliza deixa de ser obrigatória na CNH em Rondônia

Baliza deixa de ser obrigatória na CNH em Rondônia

Mudança no exame prático da categoria B passa a valer no estado e altera critérios de avaliação para novos condutores.
L

RondônCAP 289: confira os ganhadores do sorteio deste domingo

289ª edição do RondônCAP foi realizada neste domingo, 15 de fevereiro, com prêmios de R$ 2 mil, R$ 3 mil, R$ 5 mil e R$ 110 mil, além dos Giros da Sorte, premiando moradores de várias cidades de Rondônia.
L
Prefeitura reconhece papel dos comunicadores na transparência pública

Prefeitura reconhece papel dos comunicadores na transparência pública

Gestão destaca atuação da equipe da comunicação institucional e homenageia profissionais no Dia do Repórter.
L
Limpeza pós-blocos começa às 6h na capital

Limpeza pós-blocos começa às 6h na capital

Força-tarefa garante varrição, lavagem e desodorização das vias após as festividades.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Emprego em Rondônia: 2.344 vagas pelo Sine

Governo amplia oferta de emprego em Rondônia com 2.344 vagas pelo Sine, incluindo 82 oportunidades em Porto Velho, com destaque para vendedor e jovens aprendizes.
L
TJRO esclarece operações em Machadinho D’Oeste e instauração de procedimento

Rondônia aplica provas para cartórios neste domingo

Candidatos aprovados na primeira fase do concurso extrajudicial realizam os exames escritos e práticos para preenchimento de 26 serventias no estado.
L
Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Publicidade

POLÍTICA

Justiça que tarda é Justiça que falha: o caso Sérgio Cabral é uma vergonha nacional 

Justiça que tarda é Justiça que falha: o caso Sérgio Cabral é uma vergonha nacional 

Ex-governador condenado em 23 processos da Lava Jato ainda não cumpre pena definitiva, evidenciando falhas estruturais do Judiciário brasileiro
L
Lula visita Índia para debater IA e multilateralismo com Narendra Modi

Lula visita Índia para debater IA e multilateralismo com Narendra Modi

Presidente do Brasil participa de cúpula sobre Inteligência Artificial e agenda bilateral entre 18 e 21 de fevereiro em Nova Delhi.
L
Lula celebra desfile no Rio após críticas: “Foi lindo”

Lula celebra desfile no Rio após críticas: “Foi lindo”

Presidente elogia noite na Sapucaí enquanto oposição promete ações judiciais; Planalto afirma que apoio cultural ao Carnaval não configura irregularidade.
L
Gislaine Lebrinha garante R$ 500 mil para saúde

Gislaine Lebrinha garante R$ 500 mil para saúde

Recurso já disponível fortalece atendimentos e amplia estrutura da rede municipal em Guajará-Mirim, assegurando melhorias diretas à população.
L
Pedro Fernandes cobra manutenção urgente na BR-421

Pedro Fernandes cobra manutenção urgente na BR-421

Deputado alerta para risco de acidentes e pede intervenção imediata em trecho estratégico para a mobilidade e economia do Vale do Jamari.
L
Publicidade

POLÍCIA

URGENTE: Homem é atacado a golpes de facão após aceitar trabalho em chácara

URGENTE: Homem é atacado a golpes de facão após aceitar trabalho em chácara

Vítima foi socorrida em estado grave após ser agredida dentro de propriedade rural na zona norte de Porto Velho
16
Homem drogado rouba carro da mãe e destrói casas de familiares na zona leste

Homem drogado rouba carro da mãe e destrói casas de familiares na zona leste

Homem drogado rouba carro da mãe e destrói casas de familiares na zona leste
16
Foragido que rompeu tornozeleira é preso no Val Paraíso

Foragido que rompeu tornozeleira é preso no Val Paraíso

Polícia Militar captura Alex Adriano Daloia Duarte, foragido do regime semiaberto, após denúncia anônima em apartamento no bairro Val Paraíso.
16
Suspeito de troca de tiros que baleou criança é preso em Mirante da Serra

Suspeito de troca de tiros que baleou criança é preso em Mirante da Serra

Polícias Civil e Militar capturam Rogério dos Santos Quimba, acusado de envolvimento em tiroteio na Avenida Brasil, em Ji-Paraná, que deixou criança de 3 anos ferida.
18
Segundo acidente do dia envolve carro e moto no centro de Rolim de Moura

Segundo acidente do dia envolve carro e moto no centro de Rolim de Moura

Colisão entre carro e motocicleta na avenida Norte-Sul deixou motociclista ferido; Corpo de Bombeiros socorreu a vítima para a UPA em Rolim de Moura.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nota de Pesar: Devanildo Pereira Santos

Nota de Pesar: Devanildo Pereira Santos

Tota era a definição de alguém “bem família”. Sua presença era sinônimo de sorrisos, graças ao seu jeito brincalhão que quebrava qualquer gelo e transformava momentos comuns em memórias especiais.
L
Veja dicas para proteger seu celular de golpes virtuais no carnaval

Veja dicas para proteger seu celular de golpes virtuais no carnaval

Smartphones são porta de entrada para fraudes financeiras, mesmo sem furto ou roubo
L
Receita admite acesso indevido a dados de ministros do STF e parentes

Receita admite acesso indevido a dados de ministros do STF e parentes

Fisco reforça controles, abre auditoria e afirma que não tolera desvios de sigilo fiscal
L

Transporte inter-hospitalar em Rondônia: alerta sobre contratos

Decisões do TCE de São Paulo sobre a UNI-SOS no SAMU revelam histórico de irregularidades em contratos milionários, reforçando a necessidade de fiscalização rigorosa na área da saúde pública.
L
Nova perereca no Cerrado: espécie é endêmica

Nova perereca no Cerrado: espécie é endêmica

Nova perereca no Cerrado foi identificada em Minas Gerais e registrada apenas em duas áreas de Paracatu, reforçando alerta sobre degradação ambiental.
L
PF investiga vazamento de dados da Receita de ministros do STF

PF investiga vazamento de dados da Receita de ministros do STF

Polícia Federal cumpre mandados e Receita Federal rastreia acessos suspeitos a informações fiscais de magistrados, parentes e autoridades.
L
Pé-de-Meia Licenciaturas: pré-inscrição começa

Pé-de-Meia Licenciaturas: pré-inscrição começa

Programa Pé-de-Meia Licenciaturas abre pré-inscrição para estudantes com nota mínima no Enem e prevê 12 mil bolsas para cursos presenciais de formação docente.
L
Motociclista se fere em colisão com carro em Rolim de Moura

Motociclista se fere em colisão com carro em Rolim de Moura

Acidente entre carro e motocicleta no bairro São Cristóvão deixou condutora ferida, que foi encaminhada à UPA pelo Corpo de Bombeiros em Rolim de Moura.
12
Morador é flagrado em algazarra com adolescentes pela 18ª vez em Vilhena

Morador é flagrado em algazarra com adolescentes pela 18ª vez em Vilhena

Homem denunciado por perturbação de sossego pela 18ª vez foi encontrado com adolescentes, bebidas e som alto no bairro Aripuanã, em Vilhena.
14
Violência doméstica: homem agride esposa por ventilador em Vilhena

Violência doméstica: homem agride esposa por ventilador em Vilhena

Violência doméstica: homem agride esposa por ventilador em VilhenaUm caso de violência doméstica chocou moradores de Vilhena neste final de semana. Uma mulher de 46 anos foi agredida pelo marido de 55 anos após comprar um ventilador sem a autorização dele. O mesmo homem já havia cometido agressões anteriores contra a companheira. Durante atendimento da ocorrência, a vítima relatou que havia reatado o relacionamento após agressões passadas, mas sofreu novo espancamento, incluindo um soco no rosto que deixou hematoma na testa. Após o episódio, a mulher solicitou novamente uma medida protetiva contra o agressor. A guarnição da Polícia Militar fotografou os ferimentos da vítima e tentou localizar o suspeito, que havia fugido antes da chegada da equipe. O caso segue sob investigação e reforça a necessidade de ações imediatas em situações de violência doméstica, protegendo a vítima e prevenindo novos abusos.
16
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.