As últimas semanas de fevereiro têm sido marcadas por chuvas mais esparsas em Rondônia, mas a previsão indica um novo cenário de instabilidade entre os dias 18 e 24, com acumulados que podem atingir ou superar 50 milímetros em diversas regiões do estado.
Nesta quarta-feira (18), as precipitações se concentram principalmente a partir da região norte do município de Porto Velho, incluindo a capital, avançando pelo noroeste e alcançando a região da Ponta do Abunã, além de áreas do nordeste rondoniense.
O mapa meteorológico aponta divisão entre chuvas de nível 2, consideradas mais intensas nessas localidades, enquanto o restante do estado permanece sob chuvas de nível 1, com menor intensidade, abrangendo municípios até as proximidades de Vilhena.

Logo mais, um sistema convectivo que se desloca do sul do Amazonas em direção à capital rondoniense poderá reforçar as instabilidades, com previsão de pancadas mais intensas e possibilidade de descargas elétricas ao longo do período. Sistema convectivo avança do sul do Amazonas e reforça risco de temporais em Porto Velho. Instabilidade pode provocar descargas elétricas ainda nesta quarta-feira, com previsão de tempo chuvoso no fim de semana em grande parte de Rondônia e alerta de perigo para acumulados e ventos intensos
A tendência é de intensificação na sexta-feira (20), quando tempestades mais significativas devem voltar a se concentrar sobre áreas de Porto Velho. De acordo com os modelos meteorológicos, serão chuvas mais concentradas, com possibilidade de pancadas fortes em curto período de tempo.
O final de semana deve manter o padrão de tempo instável, com variação entre períodos nublados e episódios de chuva ao longo do dia. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), que monitoram as condições atmosféricas na região.?







































