A Zona Azul, principal área de negociação da COP30, abriu cedo nesta sexta-feira (21) para garantir a retomada dos trabalhos após o incêndio registrado na tarde de quinta-feira (20). A partir das 9h, algumas salas voltaram a receber sessões oficiais.
A área dos pavilhões dos países, atingida pelo fogo, permanece isolada e não terá atividades até o fim da conferência. A medida foi adotada por segurança e para evitar novos transtornos.
O presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago, informou que a interrupção causada pelo incêndio deve impactar o cronograma final das tratativas climáticas. Em entrevista à TV Brasil, ele destacou que é comum que as conferências se estendam além da previsão inicial, especialmente diante da complexidade das negociações multilaterais.
A conferência estava prevista para terminar nesta sexta-feira, mas ainda não há nova data para encerramento.
“Vamos ver até quando dura. As COPs, em geral, duram mais do que o previsto. Estávamos querendo adiantar, mas vamos ver como fazer”, afirmou Corrêa do Lago.
Segundo ele, o fundamental é garantir um resultado consistente que contribua para acelerar a ação climática e manter esforços globais para limitar o aquecimento do planeta a 1,5°C.





































