A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), conseguiu reduzir em 85% os focos de queimadas urbanas em 2025 na comparação com 2024. O resultado reflete o esforço integrado da gestão municipal, Corpo de Bombeiros, governo estadual, federal e órgãos de controle.
De janeiro a outubro de 2025, foram registradas 359 denúncias via Ouvidoria da Sema (Disk Denúncias). As fiscalizações resultaram em 32 autos de infração, somando 2.331 Unidades Padrão Fiscal Municipal (UPFM), equivalentes a R$ 241.654,77 em multas aplicadas.
Segundo o secretário Vinícius Miguel, as equipes atuaram em plantão contínuo, inclusive aos finais de semana e feriados, com apoio do Corpo de Bombeiros. A Sema ainda conta com uma Brigada Municipal de Incêndio, drones para monitoramento aéreo, dispositivos GPS e automação do sistema de denúncias, garantindo respostas rápidas e precisas.
“Essas medidas refletiram na mitigação dos impactos ambientais, promovendo melhoria na qualidade de vida da população e preservação dos recursos naturais”, destacou o secretário.
Distribuição das denúncias por mês:
- Janeiro – 6
- Fevereiro – 5
- Março – 10
- Abril – 12
- Maio – 17
- Junho – 26
- Julho – 142
- Agosto – 98
- Setembro – 40
- Outubro – 3
Bairros com maior número de denúncias:
- Nova Esperança – 18
- Lagoinha – 16
- Três Marias/Novo Horizonte – 14 cada
- Socialista – 12
- Esperança da Comunidade, Igarapé, Lagoa, Nacional, Nova Porto Velho e Flodoaldo Pontes Pinto – 10 cada
O secretário ressaltou que o trabalho preventivo e de fiscalização é essencial para evitar reincidência, garantindo segurança ambiental e eficiência na resposta a práticas ilegais que ameaçam o meio ambiente.