Com o objetivo de sensibilizar os estudantes sobre a preservação ambiental, o uso sustentável da água e a recomposição da vegetação nativa, o governo de Rondônia realizou, na sexta-feira (17), uma visita técnica às nascentes em recuperação no Parque dos Tanques, em Porto Velho.
Atividades práticas e educativas
Os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Mariana participaram de trilhas interpretativas, plantio simbólico de espécies nativas, rodas de conversa sobre boas práticas ambientais, registros fotográficos e momentos de confraternização.
“Quando envolvemos os jovens na preservação das nascentes, estamos formando uma geração mais consciente e comprometida com o desenvolvimento sustentável de Rondônia”, destacou o governador Marcos Rocha.
Materiais educativos foram distribuídos para reforçar os conteúdos apresentados e estimular o aprendizado prático e vivencial dos estudantes.
Parceria e engajamento institucional
A ação contou com a participação de diversas instituições: Sedam, Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), Procuradoria Ambiental do Estado, Defensoria Pública de Rondônia (DPE-RO) e uma empresa do setor de refrigerantes.
- A Procuradoria Ambiental realizou palestra sobre legislação e instrumentos jurídicos de proteção ambiental.
- A Defensoria Pública apresentou o Programa de Sustentabilidade, incentivando a cidadania ambiental.
Segundo Deigna Laís Oliviak, titular da Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam) da Sedam, “atividades como esta despertam nos estudantes o senso de responsabilidade ambiental e cidadania”.
Projeto Recuperar e sustentabilidade
O coordenador de floresta plantada da Sedam, Ari Valdir Lebkuchen Júnior, explicou que as orientações mostraram na prática como a recuperação e monitoramento das nascentes garantem água e sustentabilidade dos ecossistemas locais.
Para o secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, o Projeto Recuperar tem papel estratégico: “Ver os estudantes engajados reforça o papel da gestão estadual em unir conhecimento técnico e conscientização social para proteger nossos recursos naturais”.