Para celebrar o Dia da Amazônia, comemorado nesta sexta-feira (5), movimentos sociais e organizações civis promovem uma série de eventos em pelo menos oito estados brasileiros. Com o tema “Celebrar a Amazônia e os biomas é soberania”, a programação visa aumentar a conscientização sobre a emergência climática e intensificar a mobilização para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada em Belém.
O tema central dos eventos ressalta a soberania como a proteção dos povos, da terra e da vida. Os organizadores destacam que a COP30, sediada na maior capital da Amazônia, é uma oportunidade para evidenciar a importância dos povos originários e das comunidades tradicionais, que são fundamentais para a preservação do bioma.
Atividades para todos os públicos
A programação variada inclui aulas públicas, feiras gastronômicas e eventos culturais. Em Belém (PA), a Organização Seja Democracia e o Cursinho Popular Ágora farão uma aula aberta sobre como megaeventos como a COP30 podem intensificar vulnerabilidades nas periferias. Na comunidade da Vila da Barca, um festival gastronômico premiará pratos de mulheres formadas por um projeto de culinária periférica.
Além da capital paraense, outros municípios também participam. Em Ananindeua (PA), a Associação Cultural Na Cuia lançará a campanha #ClimaDeVerdade. Já em Manaus (AM), o Festival Grito Rua reunirá DJs e batalhas de rima. A mobilização se estende a outras capitais, como São Paulo (SP) e Porto Velho (RO), onde atos em defesa da Amazônia estão previstos.
Segundo Deuza Brabo, integrante do Coletivo Reocupa, as atividades pretendem mostrar a multiplicidade da Amazônia Legal. “Existem inúmeras Amazônias dentro da Amazônia. A maioria das atividades ocorre em locais públicos para aproximar as comunidades”, afirmou.