Os países da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) divulgaram um comunicado conjunto defendendo o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF). O novo fundo florestal, idealizado pelo Brasil, terá um valor de US$ 125 bilhões e será destinado a preservar biomas florestais. O comunicado foi assinado em uma cúpula em Bogotá, na Colômbia.
A proposta prevê que 20% do total de recursos do fundo será repassado diretamente para comunidades de povos indígenas e tradicionais. O objetivo é reconhecer e valorizar o papel fundamental dessas populações na conservação das florestas. Cada hectare preservado será remunerado no valor de US$ 4.
Lançamento oficial na COP30
O fundo florestal será lançado oficialmente em novembro, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em Belém, no Pará. A criação do TFFF é vista como uma iniciativa complementar a outros acordos multilaterais, como o Acordo de Paris, e busca avançar no cumprimento de compromissos globais de combate às mudanças climáticas e proteção da biodiversidade.
A proposta brasileira já conta com o apoio de nações como Colômbia, Noruega, Reino Unido, França e Emirados Árabes Unidos. O documento da OTCA destaca que o fundo foi desenhado para valorizar a contribuição dos povos indígenas e comunidades locais, adaptando as ações de conservação e desenvolvimento sustentável a cada país.