Com a chegada da estiagem e o aumento do risco de incêndios, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), intensificou as ações contra queimadas em áreas públicas da capital.
Uma das principais estratégias é a execução de aceiros, que consiste na limpeza de vegetação rasteira, galhos e folhas secas, criando faixas de proteção que dificultam o avanço do fogo. Entre os locais que recebem a ação estão o Parque das Águas, entre a Avenida Sete de Setembro e a José Vieira Caúla, a Avenida Santos Dumont e o Espaço Alternativo.
De acordo com o secretário da Sema, Vinicius Raduan Miguel, além do aceiro, a irrigação dos espaços é feita para reforçar a segurança. “Essas medidas demonstram o compromisso da Prefeitura com a preservação ambiental, prevenção de desastres e valorização de áreas verdes”, destacou.
A Prefeitura lembra que a participação da população é fundamental. A orientação é não realizar queimadas, não descartar lixo em locais inadequados e evitar qualquer ação que possa gerar incêndios em áreas verdes.
Denúncias
Para denunciar queimadas, a população pode entrar em contato com a Sema pelo WhatsApp (69) 98423-4092 ou presencialmente na Rua General Osório, nº 81, Centro, das 8h às 14h.