A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), tem intensificado as ações de poda preventiva de árvores em toda a capital. De janeiro a maio de 2025, já foram realizadas 185 podas de adequação, contemplando tanto solicitações da população quanto demandas de órgãos públicos.
As podas preventivas, também chamadas de podas de adequação, têm como objetivo evitar acidentes, obstrução de calçadas, vias públicas e prejuízos à rede elétrica, ao mesmo tempo, em que promovem o manejo adequado da arborização urbana.
De acordo com o secretário da Sema, Vinícius Miguel, o trabalho é feito com responsabilidade técnica e ambiental. “Nosso compromisso é garantir que o convívio com a arborização urbana seja seguro e harmonioso. A poda adequada evita quedas de galhos, protege a fiação elétrica e ainda contribui com a saúde das árvores”, destacou.
As podas seguem critérios específicos e não podem ser realizadas durante os períodos em que as árvores estejam com frutos ou flores, para garantir o ciclo natural da vegetação e evitar impactos negativos à fauna local.
COMO SOLICITAR
Para a população que deseja solicitar a poda preventiva, o procedimento é simples. O munícipe deve:
Preencher requerimento junto à Sema;
Apresentar cópia do RG e CPF;
Apresentar comprovante de residência em nome do solicitante.
Órgãos públicos devem encaminhar a solicitação por meio de ofício. No caso de condomínios, é necessário também apresentar a ata de reunião dos moradores, demonstrando ciência e concordância da coletividade.
As ações da Prefeitura seguem um cronograma e são executadas com base em critérios técnicos e em atendimento às solicitações recebidas, respeitando os princípios de preservação ambiental e segurança da população.
Fale com a Sema pelo Whatsapp (69) 99942-7097, ou presencialmente na secretaria, localizada na rua General Osório, nº 82 – 3° andar, Centro de Porto Velho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.