TERÇA-FEIRA, 04/11/2025

Em destaque

Rondônia promove VI Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente com foco em justiça climática

A iniciativa visa capacitar a juventude na identificação de situações de injustiça climática e na construção de alternativas sustentáveis

Por Elaine Santos / Secom / Gov - RO - 010

Publicado em 

Foto: Pura Morena

Ogoverno de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em colaboração com o Ministério da Educação (MEC), o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), reforça o convite à todas as escolas com turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental a participarem da VI Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CEIJMA). O objetivo é fomentar o diálogo e a ação diante dos desafios socioambientais contemporâneos, com foco na justiça climática e no protagonismo estudantil.

Continua após a publicidade

Com o tema “Vamos Transformar Rondônia com Educação e Justiça Climática”, a VI CEIJMA propõe um processo pedagógico, formativo e participativo de Educação Ambiental, que visa engajar estudantes de 11 a 14 anos, profissionais da educação e comunidades escolares. A Conferência busca promover reflexões e ações transformadoras nas escolas e em seus territórios. A iniciativa visa capacitar a juventude na identificação de situações de injustiça climática e na construção de alternativas sustentáveis, éticas e inclusivas, alinhadas aos princípios da equidade e da participação democrática.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a participação dos estudantes na temática do meio ambiente fortalece a educação ambiental e capacita a juventude a ser agente de mudança e construir um futuro mais sustentável. “Com esse conjunto de ações, Rondônia reafirma seu compromisso com a educação ambiental, a participação infantojuvenil e a construção de soluções sustentáveis a partir do protagonismo estudantil, das escolas e comunidades locais”, evidenciou.

Segundo a gerente de Temas Contemporâneos Transversais (GTCT/CMDE/DGE) e coordenadora da Conferência em Rondônia, Pura Moreno Domingues, as conferências escolares na rede pública estão em andamento, com prazo final até 30 de junho. O registro das escolas no formulário eletrônico do site da CNIJMA poderá ser feito até 5 de julho. “A programação é ampla e vasta e começou ainda em setembro de 2024. Quando os estudantes são envolvidos ativamente em questões ambientais, eles desenvolvem uma consciência crítica e responsável em relação ao meio ambiente. Essa participação vai além da teoria em sala de aula, permitindo que eles compreendam os problemas ambientais de forma concreta e, mais importante, sintam-se parte da solução, transformando-os em cidadãos mais conscientes e engajados com o bem-estar de suas comunidades”, disse.

EIXOS TEMÁTICOS

A Conferência é desenvolvida a partir de três eixos fundamentais:

  • Territórios Saudáveis: foca na promoção da saúde e bem-estar, com acesso equitativo a recursos básicos como água, ar puro, saneamento e energia limpa.
  • Territórios que Protegem: aborda a prevenção de riscos e desastres ambientais, destacando a resiliência, a defesa civil e os saberes tradicionais.
  • Territórios de Paz e Sustentabilidade: promove a inclusão, o respeito às diversidades e o combate a todas as formas de preconceito, além da construção de ambientes escolares mais acolhedores e conscientes.

PRINCÍPIOS

  • Jovem educa jovem: o processo educacional parte das experiências da juventude, com os mais velhos auxiliando os mais novos.
  • Jovem escolhe jovem: a representação democrática é feita pela escolha dos próprios estudantes.
  • Uma geração aprende com a outra: o diálogo intergeracional é fundamental para o acúmulo de conhecimentos, acolhendo noções de inclusão, diversidade e equidade.

A coordenadora da Conferência em Rondônia observou que a participação estudantil em ações ambientais não se restringe aos muros da escola. “Ao aplicar o conhecimento e a consciência ambiental adquiridos em suas comunidades, os estudantes geram um impacto positivo direto. Exemplos incluem a implementação de hortas escolares que podem servir como modelos para hortas comunitárias, campanhas de reciclagem, mutirões de limpeza, reflorestamento, monitoramento de nascente de rios, conscientização sobre o uso da água e energia, e a defesa da biodiversidade local. Essas ações, muitas vezes simples, podem catalisar grandes transformações ao demonstrar que a mudança é possível e que cada um tem um papel fundamental”, explicou.

PROCESSO CONFERENCIAL

O processo da Conferência se desdobra em diversas etapas:

  • Conferência na Escola: até 30 de junho (registro até 5 de julho), é a principal etapa de mobilização e escolha de propostas.
  • Conferências Municipais/Regionais (opcionais): aprofundamento das ações entre escolas de uma mesma localidade.
  • Conferência Estadual: será realizada nos dias 7 e 8 de agosto, em Porto Velho, com a escolha dos representantes de Rondônia.
  • Conferência Nacional: acontecerá de 6 a 11 de outubro, com vivências formativas e apresentação dos projetos de todo o Brasil.
  • Pós-Conferência: retomada local das ações com fortalecimento das Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola (Com-Vida).

MOBILIZAÇÃO EM RONDÔNIA  

Desde 2024, Rondônia tem realizado uma série de ações para garantir a ampla participação das escolas:

  • Setembro/Outubro de 2024: mobilização em Brasília, com os Coordenadores Estaduais para a VI Conferência Nacional.
  • Novembro de 2024: reunião online com Fernanda Farias – ponto focal SECADI/MEC e todos os Superintendentes Regionais de Educação para mobilização.
  • Março de 2025: formação e publicação da Portaria da Comissão Organizadora Estadual (COE) e parceria da FURG (1 prof. pesquisador e 2 jovens tutores) que auxiliam as escolas.
  • Abril de 2025: reunião Deliberativa da COE para alinhamento das ações; Roda de Conversa online para a grande mobilização; Mobilização e formação in loco em 13 Superintendências Regionais de Educação e reunião online com 5 Superintendências. Após as orientações, as escolas iniciaram os debates internos, seguindo o Regulamento Estadual/Nacional e adaptando o tema para “Vamos Transformar Rondônia com Educação e Justiça Climática”.
  • Maio de 2025: reunião online com a Coordenadora Nacional Viviane/MEC/SECADI sobre a VI CNIJMA.
  • Junho de 2025: mobilização da coordenação/COE para o engajamento das conferências nas escolas, orientação para cadastro dos projetos na plataforma da conferência/MEC.

A secretária de Estado da Educação, Ana Lúcia Pacini, destacou que engajar os jovens na temática ambiental e capacitá-los a agir garante que as próximas gerações estarão mais preparadas para enfrentar os desafios socioambientais. Eles não apenas herdam um planeta com questões ambientais complexas, mas também a responsabilidade e as ferramentas para construir um futuro mais equitativo e sustentável. “O princípio de “Jovem educa jovem” exemplifica como essa troca de conhecimento e experiência entre diferentes idades e gerações é vital para a continuidade das ações e para um aprendizado contínuo. As 18 superintendências regionais de educação tem a missão de arregimentar as escolas, que por sua vez, estão engajadas motivando os estudantes de 11 a 14 anos a apresentarem seus projetos.”

Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Com apoio da Jirau Energia, “Escola Azul” chega a Rondônia e inspira estudantes sobre a importância dos oceanos

Com apoio da Jirau Energia, “Escola Azul” chega a Rondônia e inspira estudantes sobre a importância dos oceanos

Projeto promove conscientização sobre a preservação de rios, mares e manguezais em escolas do entorno da Usina Jirau.
L
Elaboração dos Planos de Manejo das Resex de Machadinho d’Oeste e Vale do Anari fortalece gestão ambiental em Rondônia

Elaboração dos Planos de Manejo das Resex de Machadinho d’Oeste e Vale do Anari fortalece gestão ambiental em Rondônia

Governo de Rondônia promove oficinas participativas para definir diretrizes dos Planos de Manejo das Resex, reforçando a conservação ambiental e o uso sustentável dos recursos naturais.
L
Prefeitura convida população a diálogo sobre planejamento urbano e mudanças climáticas

Prefeitura convida população a diálogo sobre planejamento urbano e mudanças climáticas

Evento preparatório antecede a 2ª Conferência Municipal de Acompanhamento do Plano Diretor Participativo.
L
Geólogos flagram fragmentação de placas tectônicas nas Américas

Geólogos flagram fragmentação de placas tectônicas nas Américas

Pesquisa norte-americana identifica padrões inéditos de movimentação ao longo da costa oeste da América do Norte.
L
Governo lança primeiras Cotas de Reserva Ambiental do Brasil

Governo lança primeiras Cotas de Reserva Ambiental do Brasil

Iniciativa permite compensação da Reserva Legal e pagamentos por serviços ambientais, movimentando até R$ 12,75 bilhões por ano.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Sine Municipal de Porto Velho apoia cursos gratuitos em parceria com Cataliza e Cargill

Sine Municipal de Porto Velho apoia cursos gratuitos em parceria com Cataliza e Cargill

Iniciativa integra o programa Comunidades Prósperas e amplia ações de qualificação e primeiro emprego
L
Lula sanciona lei que dá mais liberdade ao governo para gastar em 2025

Lula sanciona lei que dá mais liberdade ao governo para gastar em 2025

Nova regra fiscal permite déficit de até R$ 30,9 bilhões e evita bloqueio de recursos que poderia afetar o funcionamento da máquina pública
L
Ministério da Saúde intensifica mobilização nacional contra a dengue

Ministério da Saúde intensifica mobilização nacional contra a dengue

O Ministério da Saúde realizará um Dia D contra a dengue no próximo sábado (8). A iniciativa integra a nova campanha para conscientizar a população e gestores a conterem a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
L

Ponto & Contraponto: Operação policial no Rio de Janeiro com o advogado Jacson Silva

Durante a entrevista, o especialista vai abordar os erros e acertos das forças de segurança, a legitimidade das ações estatais e os impactos sociais e jurídicos de operações desse tipo.
L
Vitória Cursos intensifica preparação para o ENEM com foco em redação

Vitória Cursos intensifica preparação para o ENEM com foco em redação

Instituição oferece métodos diferenciados e compartilha dicas práticas para candidatos se destacarem na prova.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso do TCU tem 20 vagas e inscrições vão até 3 de dezembro

Concurso do TCU tem 20 vagas e inscrições vão até 3 de dezembro

O Tribunal de Contas da União (TCU) oferece 20 vagas imediatas para auditor federal de controle externo, cargo de nível superior em qualquer área. A remuneração inicial é de R$ 26,1 mil para 40 horas semanais.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar de contratação temporária de voluntários para a Sema

Prefeitura divulga resultado preliminar de contratação temporária de voluntários para a Sema

Selecionados atuarão em diversas funções, incluindo agente de campo, auxiliar de serviços gerais e agente operacional.
L
Sine Municipal Praça CEU oferece serviços gratuitos em Porto Velho

Sine Municipal Praça CEU oferece serviços gratuitos em Porto Velho

Atendimento auxilia trabalhadores em busca de recolocação e capacitação profissional.
L
Governo de Rondônia abre processo seletivo para diretores escolares e chefes pedagógicos da rede estadual

Governo de Rondônia abre processo seletivo para diretores escolares e chefes pedagógicos da rede estadual

Edital nº 7/2025 da Seduc oferece 26 vagas em 24 escolas de Rondônia; inscrições são gratuitas e ocorrem de 3 a 12 de novembro.
L

Vaga de emprego para Auxiliar Administrativo em Porto Velho, Salário R$ 3.000,00

A Nova364 está contratando Auxiliar Administrativo com perfil organizado, boa comunicação e domínio em Excel para apoiar a área de operações.
L

POLÍTICA

Presidente da CBPA nega que entidade seja fantasma em depoimento na CPMI

Presidente da CBPA nega que entidade seja fantasma em depoimento na CPMI

Abraão Lincoln Ferreira da Cruz, presidente da Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA), está sendo investigado por desvios estimados em R$ 221,8 milhões. Durante a oitiva, ele usou o direito ao silêncio.
L
Presidente do TRT-14 destaca parceria com MPT durante posse da nova gestão em RO

Presidente do TRT-14 destaca parceria com MPT durante posse da nova gestão em RO

Cerimônia em Porto Velho marca nomeação do procurador-chefe Lucas Barbosa Brum e reforça atuação conjunta em defesa dos direitos sociais.
L
Governo autoriza Forças Armadas na segurança da COP30 em Belém

Governo autoriza Forças Armadas na segurança da COP30 em Belém

Um decreto federal autorizou a atuação das Forças Armadas nas ações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) para a 30ª Conferência da ONU sobre Mudança do Clima. O evento será realizado na capital paraense de 10 a 21 de novembro.
L
Fachin defende aceleração do Tribunal do Júri em crimes contra a vida

Fachin defende aceleração do Tribunal do Júri em crimes contra a vida

O ministro Edson Fachin afirmou que o Judiciário busca agilizar as sessões do Júri Popular em todo o país para dar uma resposta mais rápida à sociedade. A declaração foi feita na abertura do Mês Nacional do Júri, no Recife.
L
Presidente Lula e MinC lamentam a morte do compositor Lô Borges

Presidente Lula e MinC lamentam a morte do compositor Lô Borges

O músico Lô Borges, um dos fundadores do Clube da Esquina, faleceu no domingo aos 73 anos em Belo Horizonte. Lula destacou que “gerações de músicos foram influenciados pela sua obra”.
L
Publicidade

POLÍCIA

PRF em Rondônia dá cumprimento a 4 mandados de prisão durante o fim de semana

PRF em Rondônia dá cumprimento a 4 mandados de prisão durante o fim de semana

As abordagens ocorreram em Vilhena, Cacoal e Ariquemes
10

Líder do Comando Vermelho do Ceará, “Wendel Mac” é preso no Sertão de Pernambuco

Wendel M. V.(27), conhecido como “Wendel Mac” e apontado como um dos líderes do Comando Vermelho (CV) em Fortaleza (CE), foi capturado na zona rural de Exu, Pernambuco, em uma operação conjunta.
14

Nenhum dos 115 mortos em megaoperação do Rio constava na decisão judicial que decretou as prisões

A análise da decisão que autorizou a Operação Contenção revela que os 115 suspeitos mortos não eram os 58 réus com prisão preventiva decretada, que incluíam líderes de alta hierarquia do Comando Vermelho (CV) como “Doca”.
18
Temporal em Porto Velho destrói forro de posto de combustível

Temporal em Porto Velho destrói forro de posto de combustível

Com a força do vento, parte do forro da estrutura do posto foi destruída, assustando clientes e funcionários que estavam no local. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.
10
MPRO denuncia três investigados na operação “Ouro de Areia”

MPRO denuncia três investigados na operação “Ouro de Areia”

Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado acusa envolvidos por peculato e estelionato em esquema de “funcionários fantasmas” na Assembleia Legislativa.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nota de pesar: Carlos Alberto Paraguassu Chaves

Nota de pesar: Carlos Alberto Paraguassu Chaves

Homem de inteligência brilhante e espírito fraterno, dedicou sua vida à construção do conhecimento, ao serviço comunitário e à elevação humana por meio da educação e dos valores maçônicos.
L

Mais segurança na rodovia: Nova 364 entrega novas viaturas à PRF de Rondônia

Ação simboliza o fortalecimento da integração entre o poder público e a iniciativa privada na gestão da segurança viária
L

Recebimento da Dispensa de Licenciamento Ambiental: D & M SILVA LTDA

Dispensa de Licenciamento – Nº 016.02284.007/2025-SUL
L

Recebimento da Licença Ambiental: Petranorte Comercio e Serviço Eireli

Licença Ambiental Simplificada – LAS – Nº 016.00485.002/2025-SUL
L

Recebimento da Licença Ambiental: Raimunda Dias da Silva – ME,

Licença Ambiental Simplificada – LAS – Nº 016.00457.002/2025-SUL
L
Conab divulga 3º Levantamento da Safra de Cana-de-Açúcar 2025/26

Conab divulga 3º Levantamento da Safra de Cana-de-Açúcar 2025/26

Produção, produtividade e área plantada serão apresentados em transmissão online nesta terça-feira, 4 de novembro.
L
Governador Cláudio Castro defende no STF operação que deixou 120 mortos no Rio

Governador Cláudio Castro defende no STF operação que deixou 120 mortos no Rio

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, enviou uma manifestação ao Supremo Tribunal Federal em defesa da Operação Contenção. Ele alegou que a intervenção policial foi um “exercício legítimo” diante de organizações criminosas e barricadas.
L
Pé-de-Meia: estudantes podem consultar situação no portal do MEC

Pé-de-Meia: estudantes podem consultar situação no portal do MEC

Beneficiários acompanham frequência, pagamentos e pendências em qualquer dispositivo usando a conta Gov.br.
L

Requerimento da Autorização Ambiental: J.L. TAVARES – ME

Autorização Ambiental Simplificada – AAS
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.