QUINTA-FEIRA, 22/01/2026

Em destaque

Rondônia fortalece ações preventivas e se prepara melhor para enfrentar incêndios florestais em 2025

O governo de Rondônia está trabalhando continuamente, em uma ação integrada, para proteger vidas e o meio ambiente dos desafios climáticos da temporada de estiagem 2025.

Por Vanessa Moura |Secom|Gov-RO - 010

Publicado em 

Rondônia fortalece ações preventivas e se prepara melhor para enfrentar incêndios florestais em 2025
Fotos: Daiane Mendonça, Frank Néry, Mateus Gonçalves e Arquivo CBMRO

Um alvo: aprimorar a capacidade operacional de combater possíveis incêndios florestais em 2025. Para alcançar esse objetivo, o governo de Rondônia constrói panorama mais seguro e preparado para o período de seca, buscando aperfeiçoar a experiência de 2024, quando o estado e boa parte do Brasil enfrentaram um dos cenários mais difíceis de controle das chamas, acentuado pelas mudanças climáticas, com um verão crítico.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, explicou que a gestão estadual se debruçou em alinhamentos para melhorar os recursos e estratégias para o enfrentamento de possíveis incêndios florestais, a exemplo da criação do Comitê Permanente de Gestão para Adaptação e Enfrentamento às Mudanças Climáticas, ações preventivas e preparação para melhores práticas. ‘‘O governo de Rondônia antecipou diversas medidas para o enfrentamento do período de estiagem esse ano, a fim de intensificar e aperfeiçoar o desempenho do estado frente aos desafios deste período.’’

Segundo o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO) e coordenador estadual da Defesa Civil, coronel BM Nivaldo de Azevedo Ferreira, ‘‘foram intensificados os treinamentos para os combatentes, a fim de alcançar um combate de alto padrão, com atuação terrestre e aérea, para vencer os desafios de atuar no bioma amazônico, o qual o estado pertence’’.

Governo de Rondônia se debruça em alinhamentos para melhorar  recursos e estratégias para  2025

Em junho, foi deflagrada a fase operacional da “Verde Rondônia”, com demonstração da capacidade combativa do estado.

LINHA DO TEMPO DA PREPARAÇÃO PARA A ESTIAGEM

2024

  • Outubro – O governo de Rondônia criou o Comitê Permanente de Gestão para Adaptação e Enfrentamento às Mudanças Climáticas, um marco na governança ambiental estadual, onde há o aperfeiçoamento constante das práticas ambientais.
  • Outubro – Planejamento da “Operação Verde Rondônia”, com cronograma contemplando a fase de preventiva e combativa.
  • Novembro – Visita técnica da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC-RO) ao Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD) em Brasília, com o objetivo de discutir a destinação de recursos federais para o enfrentamento da estiagem e dos incêndios florestais.
  • Novembro – Apresentação do Plano de Operações da Temporada de Incêndios Florestais (POTIF) 2025  à Coordenação Geral de Fronteiras e Amazônia, do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

2025

Operação Verde Rondônia com combate direto a incêndios ilegais e queimadas não autorizadas
  • Janeiro – Primeira reunião de 2025 do Comitê Gestor para Adaptação e Enfrentamento às Mudanças Climáticas, com alinhamento de demandas e metas para o ano.
  • Fevereiro – Nivelamento de instrutores formadores de brigadistas. Participaram do nivelamento militares, oficiais e praças com formação em combate a incêndios florestais, provenientes de unidades operacionais do Corpo de Bombeiros de Rondônia.
  • Fevereiro – Troca de informações entre Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia e Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM) sobre as previsões climáticas para a Amazônia.
  • Fevereiro – Participação da equipe do governo de Rondônia no Seminário sobre Política Fiscal Verde, promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com apresentação de metodologias inovadoras que estão sendo desenvolvidas para integrar o meio ambiente à gestão fiscal pública.
  • De fevereiro a maio – Instrutores do CBMRO formaram, através do Curso Básico de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, 929 civis de 51 municípios, gratuitamente, para estarem aptos a atuarem em incêndios florestais, caso, em um cenário futuro, sejam abertas contratação de brigadistas.
  • Março – Estágio de Geoprocessamento Aplicado aos Incêndios Florestais (EGEO) para o monitoramento e gestão de incêndios, essencial para analisar áreas afetadas e planejar ações de combate, resultando em 47 formandos, entre militares e civis. Houve visita a Coordenadoria de Geociências da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Cogeo), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental de Rondônia (Sedam).
  • De março a maio – Início da fase preventiva da “Operação Verde Rondônia”, que resultou em 7.677 ações educativas, atingindo mais de 52 mil pessoas em comunidades urbanas, rurais e indígenas.
  • Março – Inauguração do novo Centro de Ensino do Corpo de Bombeiros de Rondônia, com entrega de viaturas e equipamentos essenciais para o aprimoramento das operações de combate a incêndios.
    Curso de Combate a Incêndios Florestais na Amazônia (CCIFA), com a capacitação de 36 bombeiros
  • Março – Reunião entre Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC-RO) e a Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (Soph), fortalecendo o compromisso em trabalhar de forma integrada para garantir a sustentabilidade dos recursos hídricos e a adaptação das comunidades às novas realidades climáticas.
  • Abril –  Realização da 1ª Reunião Ordinária de 2025 do Comitê Estadual de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (CEPCIF), onde foram discutidos temas como o planejamento das operações, capacitações conjuntas, campanhas educativas e o reforço da atuação integrada entre as forças envolvidas.
  • Maio – Alinhamento das estratégias de prevenção e combate às queimadas e incêndios florestais para o exercício de 2025 no Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), com integração entre os órgãos de fiscalização, controle ambiental e segurança pública.
  • Maio – Corpo de Bombeiros de Rondônia e Força Nacional de Segurança Pública alinham ações para o Plano de Operações da Temporada de Incêndios Florestais – POTIF/RO 2025. A Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP/MJ) anunciou apoio financeiro de mais de R$ 5 milhões. Além do envio de 5 viaturas, 20 agentes especializados, e equipamentos como sopradores, mochilas costais de combate a incêndio e drones de monitoramento.
  • Maio –  Publicação do Plano Estratégico de Prevenção e Adaptação aos Efeitos Adversos da Mudança do Clima e aos Eventos Climáticos Extremos (https://www.cbm.ro.gov.br/?p=4656)
  • Maio –  Realização de reunião estratégica entre CBMRO e representantes de diversas instituições públicas e ambientais sobre prevenção e combate a incêndios florestais em comunidades indígenas, com sinalização para formação de brigadas indígenas.
    Estágio de Geoprocessamento Aplicado aos Incêndios Florestais – EGEO
  • Maio – Divulgação da Portaria nº 494 de criação, pelo Corpo de Bombeiros de Rondônia, do Curso de Perícia em Incêndios Florestais – (CPIF), com o objetivo de capacitar os bombeiros militares para conduzirem investigações periciais precisas sobre as origens e as causas dos incêndios florestais.
  • Maio – Apresentação dos planos estaduais de enfrentamento das queimadas e do desmatamento ilegal ao Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO)
  • De maio a junho – Curso de Combate a Incêndios Florestais na Amazônia (CCIFA), com a capacitação de 36 bombeiros, com realização de atividades de embarque e desembarque tático, montagem de zonas de pouso em áreas restritas, transporte de materiais e simulações reais de combate a incêndios com o Bambi Bucket, equipamento capaz de despejar grandes volumes de água sobre focos de incêndio em áreas de difícil acesso.
  • De junho a novembro – Fase operacional da “Operação Verde Rondônia”, esta etapa concentra esforços no combate direto a incêndios ilegais e queimadas não autorizadas durante o período crítico da seca. Conta com a atuação de 259 militares em campo, monitoramento aéreo e terrestre, uso de tecnologia de ponta, 15 bases descentralizadas e 17 integradas.

Além da execução contínua do projeto Rondônia Mais Verde, que amplia a capacidade de resposta do CBMRO, e é considerada uma das inovadoras ações de combate aos incêndios florestais no Brasil, com aquisição de melhores equipamentos, tecnologias e capacitações. O  governo de Rondônia está trabalhando continuamente, em uma ação integrada, para proteger vidas e o meio ambiente dos desafios climáticos da temporada de estiagem 2025.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Presença de animais silvestres em Porto Velho indica preservação, mas exige cautela

Presença de animais silvestres em Porto Velho indica preservação, mas exige cautela

Registro de onça-parda no Parque Circuito destaca funcionalidade de corredor ecológico; órgãos ambientais orientam moradores sobre como agir ao avistar espécies na área urbana.
L
Ecoparque Porto Velho fecha 2025 com impacto ambiental e social positivo

Ecoparque Porto Velho fecha 2025 com impacto ambiental e social positivo

Com média de 15 mil toneladas de resíduos recebidas por mês, unidade atende Porto Velho, Candeias do Jamari e Nova Mamoré.
L
Ação de conscientização ambiental marca início da campanha contra queimadas em Porto Velho

Ação de conscientização ambiental marca início da campanha contra queimadas em Porto Velho

Governo de Rondônia distribui mudas de plantas e materiais educativos na Avenida Farquar para sensibilizar população sobre prevenção às queimadas durante período crítico de estiagem.
L
Rio Acre inicia processo de descida mas permanece acima da cota de inundação

Rio Acre inicia processo de descida mas permanece acima da cota de inundação

Boletim do Serviço Geológico do Brasil indica que o nível do rio em Rio Branco atingiu 14,41 metros, superando o limite de transbordo estabelecido em 13,50 metros.
L
Prefeitura amplia arborização no Ecoparque Jacques DeMolay, em Porto Velho

Prefeitura amplia arborização no Ecoparque Jacques DeMolay, em Porto Velho

Projeto busca recuperar áreas que ficaram décadas sem cobertura florestal, com plantio de mudas amazônicas e melhorias estruturais para deixar o espaço mais seguro e acolhedor.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Governo federal oficializa reajuste do piso do magistério para 5,1 mil reais

Governo federal oficializa reajuste do piso do magistério para 5,1 mil reais

Medida assinada pelo presidente Lula garante aumento de 5,4% e assegura ganho real acima da inflação para professores.
L
Azul retoma voos: Conexões diretas de Cuiabá para Rondônia

Azul retoma voos: Conexões diretas de Cuiabá para Rondônia

A companhia aérea anuncia rotas para Vilhena, Ji-Paraná e Cacoal a partir de abril, com aumento de frequência e impacto positivo no desenvolvimento regional.
L
CFM planeja impedir 13 mil estudantes de medicina recém-formados de obterem registro profissional após avaliação do Enamed

CFM planeja impedir 13 mil estudantes de medicina recém-formados de obterem registro profissional após avaliação do Enamed

O conselho avalia uma resolução para impedir que 13 mil recém-formados com notas insatisfatórias obtenham o registro profissional, afetando diretamente estudantes de Porto Velho e Vilhena.
L
Prouni 2026 oferece mais de 590 mil bolsas em instituições privadas

Prouni 2026 oferece mais de 590 mil bolsas em instituições privadas

O Ministério da Educação anunciou a maior oferta da história do programa, com inscrições abertas entre os dias 26 e 29 de janeiro para candidatos sem diploma superior.
L
Resultado preliminar do processo seletivo Edital nº 51/SEMAD/SEMED/2025

Prefeitura de Porto Velho esclarece erro em resultado preliminar de processo seletivo

Sistema exibiu lista completa de inscritos com pontuação zerada devido a equívoco material na publicação do edital.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Candidatos já podem conferir a classificação e o cronograma das próximas etapas
L
Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Entrega de documentos ocorre de 26 a 30 de janeiro, em Porto Velho.
L
Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Candidatos do CNU2 podem contestar o resultado da heteroidentificação e da perícia médica até o fim desta segunda-feira por meio da página oficial do certame.
L
Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Prazo para recursos sobre cotas e vagas reservadas no CNU 2 abre hoje

Candidatos negros, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência têm até a próxima segunda-feira para contestar os resultados preliminares da autodeclaração.
L
Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Gratuito e acessível, Sine se consolida como ferramenta eficaz na geração de emprego

Serviço do Sine em Porto Velho oferece cadastro gratuito, atendimento presencial e digital, ampliando o acesso a vagas de emprego e estágio na capital.
L
Publicidade

POLÍTICA

Trump confunde Groenlândia com Islândia em discurso

Trump confunde Groenlândia com Islândia em discurso

O presidente dos EUA cometeu gafe ao trocar os nomes das ilhas durante fala no Fórum Econômico Mundial, em Davos, repetindo o erro pelo menos quatro vezes.
L
Bolsa Família: MDS desmente restrição de saque

Bolsa Família: MDS desmente restrição de saque

O Ministério do Desenvolvimento Social alerta que mensagens falsas sobre bloqueio de benefícios circulam nas redes e orienta beneficiários a verificarem informações apenas em canais oficiais.
L
Lula e Erdogan conversam sobre crise em Gaza e conferência climática

Lula e Erdogan conversam sobre crise em Gaza e conferência climática

Os presidentes do Brasil e da Turquia discutiram a reconstrução do enclave palestino e a cooperação para a próxima conferência da ONU sobre mudanças climáticas durante chamada telefônica.
L
Orçamento de Rondônia para 2026 é aprovado na Comissão de Finanças da Alero

Orçamento de Rondônia para 2026 é aprovado na Comissão de Finanças da Alero

Projeto segue para votação em plenário após aval da comissão técnica.
L
Edevaldo Neves destaca ações por Ariquemes em entrevista na rádio

Edevaldo Neves destaca ações por Ariquemes em entrevista na rádio

Deputado estadual reforçou compromisso com a população, defesa de políticas públicas eficientes e a importância do diálogo com a comunidade durante participação na Rádio Verde Amazônia.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Federal prende em Porto Velho condenado por homicídio no Maranhão

Polícia Federal prende em Porto Velho condenado por homicídio no Maranhão

Homem estava foragido e deve cumprir pena de 14 anos de reclusão determinada pela Justiça maranhense.
12
Carreta pega fogo na BR-364 e causa interdição total da pista em Jaru

Carreta pega fogo na BR-364 e causa interdição total da pista em Jaru

Veículo em chamas gera bloqueio completo da rodovia e mobiliza equipes da concessionária para conter riscos no local.
14
Carreta carregada com tambaqui tomba na BR-319 e carga bloqueia a pista

Carreta carregada com tambaqui tomba na BR-319 e carga bloqueia a pista

Acidente ocorreu em trecho de terra próximo à comunidade de Igapó-Açu no trajeto entre Porto Velho e Manaus.
10
PRF apreende veículos adulterados na BR-364 em menos de 6 horas

PRF apreende veículos adulterados na BR-364 em menos de 6 horas

Fiscalizações em Porto Velho e Ariquemes resultaram na prisão de três condutores e na apreensão de motocicletas e veículos de carga com sinais identificadores adulterados.
14
Carro avança preferencial e causa acidente com mãe e filha em moto

Carro avança preferencial e causa acidente com mãe e filha em moto

A colisão ocorreu no cruzamento da avenida Alexandre Guimarães com a rua Abnatal Bentes de Lima, no bairro Agenor de Carvalho, em Porto Velho, na tarde desta quarta-feira.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Banco Central decreta liquidação do Will Bank e suspende operações da instituição

Banco Central decreta liquidação do Will Bank e suspende operações da instituição

Medida ocorre após insolvência e falhas em pagamentos, afetando correntistas que dependem da cobertura do Fundo Garantidor de Créditos.
L
Estados Unidos suspendem emissão de novos vistos de imigração para brasileiros

Estados Unidos suspendem emissão de novos vistos de imigração para brasileiros

Medida afeta 75 países e visa restringir a entrada de estrangeiros que possam depender de benefícios sociais norte-americanos.
L
Turismo no Brasil: 37% mais visitantes estrangeiros em 2025

Turismo no Brasil: 37% mais visitantes estrangeiros em 2025

O país registrou o maior crescimento nas chegadas internacionais, segundo relatório da ONU Turismo, consolidando sua posição como destino global de destaque.
L
Residência na Ebserh: 94% dos alunos indicam a formação

Residência na Ebserh: 94% dos alunos indicam a formação

Pesquisa de Satisfação do Ensino revela que a imensa maioria de residentes e professores recomenda os hospitais universitários da rede federal no Brasil.
L
IT: Bem-Vindos a Derry: Temporada 2 em produção pela HBO

IT: Bem-Vindos a Derry: Temporada 2 em produção pela HBO

A série de terror baseada em Stephen King ganha sequência confirmada, com Andy Muschietti à frente do projeto que explorará o passado sombrio de Derry em 1935.
L

Banco da Amazônia leva pauta da Amazônia ao Fórum Econômico Mundial, em Davos

Instituição participa da 56ª edição do Fórum Econômico Mundial, entre 19 e 23 de janeiro, com agenda focada em desenvolvimento sustentável e cooperação internacional.
L

Banco da Amazônia apoia primeira delegação feminina latino-americana em Davos

Delegação formada só por mulheres participou de debates paralelos ao Fórum Econômico Mundial, com apoio do Banco da Amazônia e liderança da Plataforma Mulheres Inspiradoras.
L
Registro médico: CFM tenta barrar 13 mil alunos reprovados

Registro médico: CFM tenta barrar 13 mil alunos reprovados

O Conselho Federal de Medicina estuda impedir o registro profissional de estudantes com baixo desempenho no Enamed, incluindo alunos de Rondônia, para proteger a saúde pública.
L
Anvisa proíbe canetas emagrecedoras Synedica e TG

Anvisa proíbe canetas emagrecedoras Synedica e TG

Agência determina apreensão de produtos irregulares anunciados no Instagram e alerta para riscos à saúde dos consumidores.
L
MEI: Prazo para voltar ao Simples Nacional termina em janeiro

MEI: Prazo para voltar ao Simples Nacional termina em janeiro

Microempreendedores excluídos devem regularizar dívidas e solicitar o reenquadramento até dia 31 para garantir a atuação formal em 2026.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.