QUARTA-FEIRA, 30/07/2025

Rondônia fortalece ações preventivas e se prepara melhor para enfrentar incêndios florestais em 2025

O governo de Rondônia está trabalhando continuamente, em uma ação integrada, para proteger vidas e o meio ambiente dos desafios climáticos da temporada de estiagem 2025.

Por Vanessa Moura |Secom|Gov-RO - 010

Publicado em 

Rondônia fortalece ações preventivas e se prepara melhor para enfrentar incêndios florestais em 2025
Fotos: Daiane Mendonça, Frank Néry, Mateus Gonçalves e Arquivo CBMRO

Um alvo: aprimorar a capacidade operacional de combater possíveis incêndios florestais em 2025. Para alcançar esse objetivo, o governo de Rondônia constrói panorama mais seguro e preparado para o período de seca, buscando aperfeiçoar a experiência de 2024, quando o estado e boa parte do Brasil enfrentaram um dos cenários mais difíceis de controle das chamas, acentuado pelas mudanças climáticas, com um verão crítico.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, explicou que a gestão estadual se debruçou em alinhamentos para melhorar os recursos e estratégias para o enfrentamento de possíveis incêndios florestais, a exemplo da criação do Comitê Permanente de Gestão para Adaptação e Enfrentamento às Mudanças Climáticas, ações preventivas e preparação para melhores práticas. ‘‘O governo de Rondônia antecipou diversas medidas para o enfrentamento do período de estiagem esse ano, a fim de intensificar e aperfeiçoar o desempenho do estado frente aos desafios deste período.’’

Segundo o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO) e coordenador estadual da Defesa Civil, coronel BM Nivaldo de Azevedo Ferreira, ‘‘foram intensificados os treinamentos para os combatentes, a fim de alcançar um combate de alto padrão, com atuação terrestre e aérea, para vencer os desafios de atuar no bioma amazônico, o qual o estado pertence’’.

Rondônia fortalece ações preventivas e se prepara melhor para enfrentar incêndios florestais em 2025 - News Rondônia
Governo de Rondônia se debruça em alinhamentos para melhorar  recursos e estratégias para  2025

Em junho, foi deflagrada a fase operacional da “Verde Rondônia”, com demonstração da capacidade combativa do estado.

LINHA DO TEMPO DA PREPARAÇÃO PARA A ESTIAGEM

2024

  • Outubro – O governo de Rondônia criou o Comitê Permanente de Gestão para Adaptação e Enfrentamento às Mudanças Climáticas, um marco na governança ambiental estadual, onde há o aperfeiçoamento constante das práticas ambientais.
  • Outubro – Planejamento da “Operação Verde Rondônia”, com cronograma contemplando a fase de preventiva e combativa.
  • Novembro – Visita técnica da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC-RO) ao Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD) em Brasília, com o objetivo de discutir a destinação de recursos federais para o enfrentamento da estiagem e dos incêndios florestais.
  • Novembro – Apresentação do Plano de Operações da Temporada de Incêndios Florestais (POTIF) 2025  à Coordenação Geral de Fronteiras e Amazônia, do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

2025

Rondônia fortalece ações preventivas e se prepara melhor para enfrentar incêndios florestais em 2025 - News Rondônia
Operação Verde Rondônia com combate direto a incêndios ilegais e queimadas não autorizadas
  • Janeiro – Primeira reunião de 2025 do Comitê Gestor para Adaptação e Enfrentamento às Mudanças Climáticas, com alinhamento de demandas e metas para o ano.
  • Fevereiro – Nivelamento de instrutores formadores de brigadistas. Participaram do nivelamento militares, oficiais e praças com formação em combate a incêndios florestais, provenientes de unidades operacionais do Corpo de Bombeiros de Rondônia.
  • Fevereiro – Troca de informações entre Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia e Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM) sobre as previsões climáticas para a Amazônia.
  • Fevereiro – Participação da equipe do governo de Rondônia no Seminário sobre Política Fiscal Verde, promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com apresentação de metodologias inovadoras que estão sendo desenvolvidas para integrar o meio ambiente à gestão fiscal pública.
  • De fevereiro a maio – Instrutores do CBMRO formaram, através do Curso Básico de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, 929 civis de 51 municípios, gratuitamente, para estarem aptos a atuarem em incêndios florestais, caso, em um cenário futuro, sejam abertas contratação de brigadistas.
  • Março – Estágio de Geoprocessamento Aplicado aos Incêndios Florestais (EGEO) para o monitoramento e gestão de incêndios, essencial para analisar áreas afetadas e planejar ações de combate, resultando em 47 formandos, entre militares e civis. Houve visita a Coordenadoria de Geociências da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Cogeo), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental de Rondônia (Sedam).
  • De março a maio – Início da fase preventiva da “Operação Verde Rondônia”, que resultou em 7.677 ações educativas, atingindo mais de 52 mil pessoas em comunidades urbanas, rurais e indígenas.
  • Março – Inauguração do novo Centro de Ensino do Corpo de Bombeiros de Rondônia, com entrega de viaturas e equipamentos essenciais para o aprimoramento das operações de combate a incêndios.
    Rondônia fortalece ações preventivas e se prepara melhor para enfrentar incêndios florestais em 2025 - News Rondônia
    Curso de Combate a Incêndios Florestais na Amazônia (CCIFA), com a capacitação de 36 bombeiros
  • Março – Reunião entre Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC-RO) e a Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (Soph), fortalecendo o compromisso em trabalhar de forma integrada para garantir a sustentabilidade dos recursos hídricos e a adaptação das comunidades às novas realidades climáticas.
  • Abril –  Realização da 1ª Reunião Ordinária de 2025 do Comitê Estadual de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (CEPCIF), onde foram discutidos temas como o planejamento das operações, capacitações conjuntas, campanhas educativas e o reforço da atuação integrada entre as forças envolvidas.
  • Maio – Alinhamento das estratégias de prevenção e combate às queimadas e incêndios florestais para o exercício de 2025 no Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), com integração entre os órgãos de fiscalização, controle ambiental e segurança pública.
  • Maio – Corpo de Bombeiros de Rondônia e Força Nacional de Segurança Pública alinham ações para o Plano de Operações da Temporada de Incêndios Florestais – POTIF/RO 2025. A Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP/MJ) anunciou apoio financeiro de mais de R$ 5 milhões. Além do envio de 5 viaturas, 20 agentes especializados, e equipamentos como sopradores, mochilas costais de combate a incêndio e drones de monitoramento.
  • Maio –  Publicação do Plano Estratégico de Prevenção e Adaptação aos Efeitos Adversos da Mudança do Clima e aos Eventos Climáticos Extremos (https://www.cbm.ro.gov.br/?p=4656)
  • Maio –  Realização de reunião estratégica entre CBMRO e representantes de diversas instituições públicas e ambientais sobre prevenção e combate a incêndios florestais em comunidades indígenas, com sinalização para formação de brigadas indígenas.
    Rondônia fortalece ações preventivas e se prepara melhor para enfrentar incêndios florestais em 2025 - News Rondônia
    Estágio de Geoprocessamento Aplicado aos Incêndios Florestais – EGEO
  • Maio – Divulgação da Portaria nº 494 de criação, pelo Corpo de Bombeiros de Rondônia, do Curso de Perícia em Incêndios Florestais – (CPIF), com o objetivo de capacitar os bombeiros militares para conduzirem investigações periciais precisas sobre as origens e as causas dos incêndios florestais.
  • Maio – Apresentação dos planos estaduais de enfrentamento das queimadas e do desmatamento ilegal ao Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO)
  • De maio a junho – Curso de Combate a Incêndios Florestais na Amazônia (CCIFA), com a capacitação de 36 bombeiros, com realização de atividades de embarque e desembarque tático, montagem de zonas de pouso em áreas restritas, transporte de materiais e simulações reais de combate a incêndios com o Bambi Bucket, equipamento capaz de despejar grandes volumes de água sobre focos de incêndio em áreas de difícil acesso.
  • De junho a novembro – Fase operacional da “Operação Verde Rondônia”, esta etapa concentra esforços no combate direto a incêndios ilegais e queimadas não autorizadas durante o período crítico da seca. Conta com a atuação de 259 militares em campo, monitoramento aéreo e terrestre, uso de tecnologia de ponta, 15 bases descentralizadas e 17 integradas.

Além da execução contínua do projeto Rondônia Mais Verde, que amplia a capacidade de resposta do CBMRO, e é considerada uma das inovadoras ações de combate aos incêndios florestais no Brasil, com aquisição de melhores equipamentos, tecnologias e capacitações. O  governo de Rondônia está trabalhando continuamente, em uma ação integrada, para proteger vidas e o meio ambiente dos desafios climáticos da temporada de estiagem 2025.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo de Rondônia reforça combate às queimadas com educação ambiental e alcança quase 10 mil pessoas

Governo de Rondônia reforça combate às queimadas com educação ambiental e alcança quase 10 mil pessoas

Ações da Sedam incluem escolas, comunidades e Unidades de Conservação; foco é prevenir queimadas e envolver população na preservação.
L
Brasil tem 2ª maior reserva de terras raras do mundo, mas ainda engatinha na exploração

Brasil tem 2ª maior reserva de terras raras do mundo, mas ainda engatinha na exploração

Reservas brasileiras chamam atenção de Trump em meio a tarifaço dos EUA. País tem riqueza estratégica no subsolo, mas ainda exporta matéria-prima bruta e vê China dominar o mercado global.
L
Marina Silva defende mudanças "estruturais" em PL do licenciamento ambiental

Marina Silva defende mudanças “estruturais” em PL do licenciamento ambiental

Ministra alerta para a “demolição” da legislação brasileira se o projeto for sancionado, destacando riscos econômicos e ambientais.
L

Prefeitura de Porto Velho intensifica ação contra queimadas no bairro Castanheiras

Trabalho de abertura de aceiros no bairro Castanheiras visa prevenir queimadas e proteger a comunidade durante o período de estiagem em Porto Velho.
L
Prefeitura de Porto Velho e Estado firmam parceria para doar mudas frutíferas à aldeia Sakurabiat

Prefeitura de Porto Velho e Estado firmam parceria para doar mudas frutíferas à aldeia Sakurabiat

Parceria garante doação de 1.129 mudas frutíferas para etnia Sakurabiat, fortalecendo manejo tradicional da terra
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Youtuber com mais de 2 milhões de inscritos visita Porto Velho e explora culinária rondoniense

Famoso por seu canal de gastronomia, Gabriel Bruno visita a capital rondoniense e se aventura por pratos e locais icônicos da cidade.
L

Porto Velho recebe 1º Impostômetro da Região Norte em evento histórico da ACEP

Ferramenta de transparência fiscal será lançada nesta quinta-feira, 31 de julho, promovendo cidadania, responsabilidade política e liberdade econômica
L
Confira a lista dos produtos brasileiros que não serão taxados pelos EUA

Confira a lista dos produtos brasileiros que não serão taxados pelos EUA

Suco de laranja, combustíveis, minérios e aeronaves estão entre os itens isentos da tarifa de 50% imposta pelos EUA.
L

Fonte de Vida | Entrevista Marcos Beloti Leal e Michele Vieira Rodrigues

O programa Fonte de Vida desta quarta-feira, 30 de julho, às 16h, recebe Marcos Beloti Leal, físico e tecnólogo de informação, e Michele Vieira Rodrigues, assistente social. Uma conversa especial sobre ciência, tecnologia e atuação social.
L
Tarifaço de Trump isenta aviões, minérios e suco de Laranja, mas taxa carnes e café

Tarifaço de Trump isenta aviões, minérios e suco de Laranja, mas taxa carnes e café

A Ordem Executiva eleva impostos de importação para 50%, com exceções para alguns produtos brasileiros, mas não para outros.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

TJRO Abre Edital para Vaga de Desembargadora em Rondônia

TJRO Abre Edital para Vaga de Desembargadora em Rondônia

Presidente Raduan Miguel Filho assina edital para preenchimento de cargo de desembargadora, priorizando juízas de 3ª entrância para vaga decorrente da aposentadoria de Sansão Saldanha.
L
Isenção no VII Concurso de Cartórios do TJRO: Prazo Aberto até 22 de Agosto

Isenção no VII Concurso de Cartórios do TJRO: Prazo Aberto até 22 de Agosto

Saiba como doadores de sangue, mesários e hipossuficientes podem solicitar a isenção da taxa de inscrição do VII Concurso de Cartórios de Rondônia.
L
CNU 2025 registra mais de 760 mil inscrições em todo o Brasil

CNU 2025 registra mais de 760 mil inscrições em todo o Brasil

Mulheres representam 60% dos candidatos no Concurso Público Nacional Unificado.
L
Desemprego: IBGE vai ajustar dados passados com base no Censo 2022

Desemprego: IBGE vai ajustar dados passados com base no Censo 2022

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) terá amostra reponderada, refletindo o perfil populacional mais recente do país.
L

Feirão do Emprego da Prefeitura de Porto Velho oferece mais de mil vagas com entrevista imediata

Primeiro Feirão do Emprego de Porto Velho reúne mais de 150 empresas e orienta interessados sobre documentação e requisitos para participar.
L

POLÍTICA

Dra. Taíssa Sousa entrega calçados ortopédicos e destaca parceria com Hospital Santa Marcelina

A deputada Dra. Taíssa Sousa realizou entrega domiciliar de calçados ortopédicos por meio da Ação Mobilidade, em parceria com o Hospital Santa Marcelina.
L

Cláudia de Jesus entrega R$ 300 mil em medicamentos para Mirante da Serra após pedido de Ezequiel Goedert

A deputada Cláudia de Jesus destinou R$ 300 mil em medicamentos para Mirante da Serra, fortalecendo o SUS e ampliando o acesso à saúde básica.
L

Dra. Taíssa Sousa comemora início do asfaltamento da RO-420 em Jacinópolis, distrito de Nova Mamoré

Emenda de R$ 2 milhões da deputada Dra. Taíssa Sousa garante início da pavimentação da RO-420, com apoio do governador Marcos Rocha.
L

PEDIDO ATENDIDO: Pedro Geovar garante revitalização da quadra 4 de Janeiro no Flodoaldo Pontes Pinto

A solicitação de Pedro Geovar assegura limpeza, iluminação e novos equipamentos para a quadra de esportes do bairro Flodoaldo Pontes Pinto.
L

ZONA SUL: Pedido de providência de Pedro Geovar garante manutenção da Rua Percy Holder em Porto Velho

A solicitação do vereador Pedro Geovar resultou em serviços da Semob para melhorar a mobilidade e a segurança no bairro Cidade do Lobo.
L
Publicidade

POLÍCIA

Adolescente é apreendido com drogas, dinheiro e pé de maconha na zona Sul de Porto Velho

Adolescente é apreendido com drogas, dinheiro e pé de maconha na zona Sul de Porto Velho

Menor foi flagrado pelo BPTAR com 60 porções de maconha, simulacro de pistola e material para embalar entorpecentes em casa no bairro Cidade Nova.
10
Confeiteiro morre afogado durante pescaria no Rio das Garças em Porto Velho

Confeiteiro morre afogado durante pescaria no Rio das Garças em Porto Velho

Tentou atravessar o Rio das Garças para ajudar uma mulher, mas desapareceu na água e foi encontrado sem vida.
18
Casal é preso após roubo de celular em Candeias do Jamari

Casal é preso após roubo de celular em Candeias do Jamari

Ação rápida da polícia resultou na interceptação e rendição dos suspeitos no bairro do Satélite.
14
Apenado sofre segunda tentativa de homicídio após esfaquear rival há duas semanas atrás

Apenado sofre segunda tentativa de homicídio após esfaquear rival há duas semanas atrás

Hoje o mesmo suspeito seria o autor de duas facadas que atingiram Roberto, que está monitorado pelo tentativa de homicídio, e foi socorrido ao Hospital.
12
PRF em Rondônia apreende 64 kg de maconha na capital

PRF em Rondônia apreende 64 kg de maconha na capital

Entorpecentes foram encontrados com casal que viajava com destino a Amazonas
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura de Porto Velho amplia atendimentos e investe R$ 37 milhões para modernizar a saúde na gestão Léo Moraes

A gestão Léo Moraes amplia atendimentos, reativa exames, inaugura unidades e moderniza serviços para garantir saúde pública de qualidade em Porto Velho.
L

Prefeitura de Porto Velho entrega Praça dos Taxistas revitalizada no bairro Flodoaldo Pontes Pinto

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Emdur, restaurou a Praça dos Taxistas, garantindo mais iluminação, limpeza e conforto para os moradores.
L

Governo de RO amplia Ala Cardiovascular do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro em Porto Velho

A reforma da Ala Cardiovascular do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro amplia acesso, melhora estrutura e qualifica o atendimento especializado em Rondônia.
L
Vilhena: Homem preso em flagrante por furto de energia elétrica

Vilhena: Homem preso em flagrante por furto de energia elétrica

Ação da Energisa em Rondônia flagra desvio de energia em residência de Vilhena, ressaltando os perigos e impactos do furto de energia na qualidade do fornecimento e nas tarifas dos consumidores.
L
Caminhões e picapes movimentam nova fase da Foton no País

Caminhões e picapes movimentam nova fase da Foton no País

Com rede ampliada e novos produtos, fabricante projeta crescimento contínuo até o fim do ano.
L
Boletim Logístico da Conab revela queda nos preços de frete em diversas regiões

Operação de compra de milho em grãos pela Conab visa abastecer estoques públicos

A medida prevê a compra de 50 mil toneladas do cereal que será utilizado para recompor os estoques do Programa de Venda em Balcão (ProVB)
L
Hospital de Amor Amazônia lança mutirão de rastreamento contra o Câncer de Pulmão

Hospital de Amor Amazônia lança mutirão de rastreamento contra o Câncer de Pulmão

Iniciativa em Porto Velho visa à detecção precoce da doença, oferecendo tomografias gratuitas para grupos de risco de 5 a 28 de agosto.
L
Entenda a Lei Magnitsky aplicada pelos EUA contra Alexandre de Moraes

Entenda a Lei Magnitsky aplicada pelos EUA contra Alexandre de Moraes

Legislação de 2012 permite aos Estados Unidos punir unilateralmente supostos violadores de direitos humanos e corruptos no exterior.
L
500 novos Peritos Médicos Federais vão acelerar análise de benefícios do INSS no Brasil

500 novos Peritos Médicos Federais vão acelerar análise de benefícios do INSS no Brasil

Nomeações priorizam as regiões Norte e Nordeste, as que têm maior tempo de espera, com o objetivo de aumentar a capacidade operacional em até 46%.
L
Deputada Ieda Chaves cobra implementação de cadastro estadual de Pedófilos em Rondônia

Deputada Ieda Chaves cobra implementação de cadastro estadual de Pedófilos em Rondônia

Parlamentar busca informações sobre o funcionamento efetivo da ferramenta de combate a crimes sexuais infantojuvenis, em meio a dados alarmantes de violência.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.