SEXTA-FEIRA, 04/07/2025

Rondônia fortalece ações preventivas e se prepara melhor para enfrentar incêndios florestais em 2025

O governo de Rondônia está trabalhando continuamente, em uma ação integrada, para proteger vidas e o meio ambiente dos desafios climáticos da temporada de estiagem 2025.

Por Vanessa Moura |Secom|Gov-RO - 010

Publicado em 

Rondônia fortalece ações preventivas e se prepara melhor para enfrentar incêndios florestais em 2025
Fotos: Daiane Mendonça, Frank Néry, Mateus Gonçalves e Arquivo CBMRO

Um alvo: aprimorar a capacidade operacional de combater possíveis incêndios florestais em 2025. Para alcançar esse objetivo, o governo de Rondônia constrói panorama mais seguro e preparado para o período de seca, buscando aperfeiçoar a experiência de 2024, quando o estado e boa parte do Brasil enfrentaram um dos cenários mais difíceis de controle das chamas, acentuado pelas mudanças climáticas, com um verão crítico.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, explicou que a gestão estadual se debruçou em alinhamentos para melhorar os recursos e estratégias para o enfrentamento de possíveis incêndios florestais, a exemplo da criação do Comitê Permanente de Gestão para Adaptação e Enfrentamento às Mudanças Climáticas, ações preventivas e preparação para melhores práticas. ‘‘O governo de Rondônia antecipou diversas medidas para o enfrentamento do período de estiagem esse ano, a fim de intensificar e aperfeiçoar o desempenho do estado frente aos desafios deste período.’’

Segundo o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO) e coordenador estadual da Defesa Civil, coronel BM Nivaldo de Azevedo Ferreira, ‘‘foram intensificados os treinamentos para os combatentes, a fim de alcançar um combate de alto padrão, com atuação terrestre e aérea, para vencer os desafios de atuar no bioma amazônico, o qual o estado pertence’’.

Rondônia fortalece ações preventivas e se prepara melhor para enfrentar incêndios florestais em 2025 - News Rondônia
Governo de Rondônia se debruça em alinhamentos para melhorar  recursos e estratégias para  2025

Em junho, foi deflagrada a fase operacional da “Verde Rondônia”, com demonstração da capacidade combativa do estado.

LINHA DO TEMPO DA PREPARAÇÃO PARA A ESTIAGEM

2024

  • Outubro – O governo de Rondônia criou o Comitê Permanente de Gestão para Adaptação e Enfrentamento às Mudanças Climáticas, um marco na governança ambiental estadual, onde há o aperfeiçoamento constante das práticas ambientais.
  • Outubro – Planejamento da “Operação Verde Rondônia”, com cronograma contemplando a fase de preventiva e combativa.
  • Novembro – Visita técnica da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC-RO) ao Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD) em Brasília, com o objetivo de discutir a destinação de recursos federais para o enfrentamento da estiagem e dos incêndios florestais.
  • Novembro – Apresentação do Plano de Operações da Temporada de Incêndios Florestais (POTIF) 2025  à Coordenação Geral de Fronteiras e Amazônia, do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

2025

Rondônia fortalece ações preventivas e se prepara melhor para enfrentar incêndios florestais em 2025 - News Rondônia
Operação Verde Rondônia com combate direto a incêndios ilegais e queimadas não autorizadas
  • Janeiro – Primeira reunião de 2025 do Comitê Gestor para Adaptação e Enfrentamento às Mudanças Climáticas, com alinhamento de demandas e metas para o ano.
  • Fevereiro – Nivelamento de instrutores formadores de brigadistas. Participaram do nivelamento militares, oficiais e praças com formação em combate a incêndios florestais, provenientes de unidades operacionais do Corpo de Bombeiros de Rondônia.
  • Fevereiro – Troca de informações entre Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia e Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM) sobre as previsões climáticas para a Amazônia.
  • Fevereiro – Participação da equipe do governo de Rondônia no Seminário sobre Política Fiscal Verde, promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com apresentação de metodologias inovadoras que estão sendo desenvolvidas para integrar o meio ambiente à gestão fiscal pública.
  • De fevereiro a maio – Instrutores do CBMRO formaram, através do Curso Básico de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, 929 civis de 51 municípios, gratuitamente, para estarem aptos a atuarem em incêndios florestais, caso, em um cenário futuro, sejam abertas contratação de brigadistas.
  • Março – Estágio de Geoprocessamento Aplicado aos Incêndios Florestais (EGEO) para o monitoramento e gestão de incêndios, essencial para analisar áreas afetadas e planejar ações de combate, resultando em 47 formandos, entre militares e civis. Houve visita a Coordenadoria de Geociências da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Cogeo), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental de Rondônia (Sedam).
  • De março a maio – Início da fase preventiva da “Operação Verde Rondônia”, que resultou em 7.677 ações educativas, atingindo mais de 52 mil pessoas em comunidades urbanas, rurais e indígenas.
  • Março – Inauguração do novo Centro de Ensino do Corpo de Bombeiros de Rondônia, com entrega de viaturas e equipamentos essenciais para o aprimoramento das operações de combate a incêndios.
    Rondônia fortalece ações preventivas e se prepara melhor para enfrentar incêndios florestais em 2025 - News Rondônia
    Curso de Combate a Incêndios Florestais na Amazônia (CCIFA), com a capacitação de 36 bombeiros
  • Março – Reunião entre Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC-RO) e a Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (Soph), fortalecendo o compromisso em trabalhar de forma integrada para garantir a sustentabilidade dos recursos hídricos e a adaptação das comunidades às novas realidades climáticas.
  • Abril –  Realização da 1ª Reunião Ordinária de 2025 do Comitê Estadual de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (CEPCIF), onde foram discutidos temas como o planejamento das operações, capacitações conjuntas, campanhas educativas e o reforço da atuação integrada entre as forças envolvidas.
  • Maio – Alinhamento das estratégias de prevenção e combate às queimadas e incêndios florestais para o exercício de 2025 no Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), com integração entre os órgãos de fiscalização, controle ambiental e segurança pública.
  • Maio – Corpo de Bombeiros de Rondônia e Força Nacional de Segurança Pública alinham ações para o Plano de Operações da Temporada de Incêndios Florestais – POTIF/RO 2025. A Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP/MJ) anunciou apoio financeiro de mais de R$ 5 milhões. Além do envio de 5 viaturas, 20 agentes especializados, e equipamentos como sopradores, mochilas costais de combate a incêndio e drones de monitoramento.
  • Maio –  Publicação do Plano Estratégico de Prevenção e Adaptação aos Efeitos Adversos da Mudança do Clima e aos Eventos Climáticos Extremos (https://www.cbm.ro.gov.br/?p=4656)
  • Maio –  Realização de reunião estratégica entre CBMRO e representantes de diversas instituições públicas e ambientais sobre prevenção e combate a incêndios florestais em comunidades indígenas, com sinalização para formação de brigadas indígenas.
    Rondônia fortalece ações preventivas e se prepara melhor para enfrentar incêndios florestais em 2025 - News Rondônia
    Estágio de Geoprocessamento Aplicado aos Incêndios Florestais – EGEO
  • Maio – Divulgação da Portaria nº 494 de criação, pelo Corpo de Bombeiros de Rondônia, do Curso de Perícia em Incêndios Florestais – (CPIF), com o objetivo de capacitar os bombeiros militares para conduzirem investigações periciais precisas sobre as origens e as causas dos incêndios florestais.
  • Maio – Apresentação dos planos estaduais de enfrentamento das queimadas e do desmatamento ilegal ao Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO)
  • De maio a junho – Curso de Combate a Incêndios Florestais na Amazônia (CCIFA), com a capacitação de 36 bombeiros, com realização de atividades de embarque e desembarque tático, montagem de zonas de pouso em áreas restritas, transporte de materiais e simulações reais de combate a incêndios com o Bambi Bucket, equipamento capaz de despejar grandes volumes de água sobre focos de incêndio em áreas de difícil acesso.
  • De junho a novembro – Fase operacional da “Operação Verde Rondônia”, esta etapa concentra esforços no combate direto a incêndios ilegais e queimadas não autorizadas durante o período crítico da seca. Conta com a atuação de 259 militares em campo, monitoramento aéreo e terrestre, uso de tecnologia de ponta, 15 bases descentralizadas e 17 integradas.

Além da execução contínua do projeto Rondônia Mais Verde, que amplia a capacidade de resposta do CBMRO, e é considerada uma das inovadoras ações de combate aos incêndios florestais no Brasil, com aquisição de melhores equipamentos, tecnologias e capacitações. O  governo de Rondônia está trabalhando continuamente, em uma ação integrada, para proteger vidas e o meio ambiente dos desafios climáticos da temporada de estiagem 2025.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Marina Silva é alvo de novos ataques de parlamentares em audiência na Câmara dos Deputados

Marina Silva é alvo de novos ataques de parlamentares em audiência na Câmara dos Deputados

Ataques foram em audiência com ruralistas na Câmara dos Deputados
L
Marina Silva destaca recuperação do protagonismo ambiental do Brasil e resultados positivos na redução do desmatamento

Marina Silva destaca recuperação do protagonismo ambiental do Brasil e resultados positivos na redução do desmatamento

Em 2 anos, desmatamento caiu 46% na Amazônia e 32% no país, afirmou
L

Comitê de Mudanças Climáticas fortalece ações estratégicas com aproximação do período mais seco do ano em Rondônia

Desde que foi criado, em outubro de 2024, o Comitê de Mudanças Climáticas se debruça continuamente em reuniões estratégicas
L
MPRO lança campanha de prevenção às queimadas em Rondônia

MPRO lança campanha de prevenção às queimadas em Rondônia

Ação educativa busca evitar repetição de incêndios no verão amazônico de 2025
L

Prefeitura de Porto Velho emite alerta sobre crescimento das queimadas no período de estiagem

Queimada urbana é considerada crime ambiental, sujeita à multa
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Ram anuncia novas versões esportivas da 2500 para 2026

Novas versões Warlock e Black Express chegam ao mercado com produção mexicana e preço competitivo
L

TRATON Financial Services inicia operações no país em julho

Companhia inicia operação com foco em crédito direto ao consumidor e suporte às concessionárias
L

Prefeitura de Porto Velho informa que o novo sistema de recarga por pix on-line já está operando

Vários pontos de atendimento presencial são disponibilizados para os que têm dificuldade de acessar a internet ou usar o aplicativo.
L

Giro News | Entrevista Leone Augusto Bezerra Leitão, coordenador do Office BIM do SENAI Rondônia

Nesta quinta-feira, dia 03 de julho, às 16h, o programa Giro News recebe o arquiteto Leone Augusto Bezerra Leitão, coordenador do Office BIM do SENAI Rondônia. Ele vai falar sobre os destaques do 1º Fórum BIM Rondônia – Inovação, Tecnologia e Futuro na Arquitetura e Urbanismo, realizado nos dias 27 e 28 em Porto Velho, com foco em soluções digitais para cidades inteligentes.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso Nacional Unificado: simplificada isenção de taxa e alteradas opções de pagamento

Concurso Nacional Unificado: simplificada isenção de taxa e alteradas opções de pagamento

MGI publica retificações no edital do certame. Confira outras mudança
L

Inscrições para o Projeto Voluntariar da Segurança Pública seguem até o dia 22 de julho

O processo seletivo oferece 260 vagas para cadastro de reserva e está com inscrições abertas até 22 de julho
L

Feirão do Emprego e Empreendedorismo acontecerá no dia 11 de agosto, no Ginásio Cláudio Coutinho

A ação estava prevista para acontecer no dia 7 deste mês, mas para melhor atender à população será realizada em agosto
L
Inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado 2025 começam nesta quarta-feira (02)

Inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado 2025 começam nesta quarta-feira (02)

Prazo é válido também para quem quer isenção da taxa de inscrição
L
Rondônia abre mais de 880 novos postos formais de trabalho em maio

Rondônia abre mais de 880 novos postos formais de trabalho em maio

Nos cinco primeiros meses de 2025, Brasil já supera a criação de um milhão de novas vagas. Só em Rondônia, são 6,4 mil no ano.
L

POLÍTICA

Projeto defendido por deputada Cláudia de Jesus destina R$ 865 mil para diagnóstico de comunidades indígenas

Levantamento inédito vai mapear as condições de vida dos povos indígenas de Rondônia.
L

Presidente da Comissão de Saúde da Alero realiza visita institucional ao Laboratório Central (Lespro)

Luís do Hospital conheceu o Instituto, referência na formação continuada de servidores da saúde, em Porto Velho.
L

Deputado Coronel Chrisóstomo celebra aprovação de projeto que endurece regras para progressão de pena em crimes hediondos

Atualmente, detentos condenados por crimes hediondos precisam cumprir ao menos 40% da pena para solicitar a progressão de regime. Com a mudança, esse percentual passa a ser de 80%.
L
Câmara aprova aumento de pena para homicídio contra agentes de segurança

Câmara aprova aumento de pena para homicídio contra agentes de segurança

Medida diz respeito a crimes contra agentes de segurança pública
L
Lula critica prevalência de interesses econômicos no Congresso e defende ação judicial por decreto do IOF

Lula critica prevalência de interesses econômicos no Congresso e defende ação judicial por decreto do IOF

“Interesses de poucos prevalecem no Congresso”, afirmou presidente
L
Publicidade

POLÍCIA

Jovem de 17 anos foi socorrido com ferimentos nas costas após pedir ajuda em via pública

Adolescente sofre tentativa de homicídio a facadas na zona sul de Porto Velho

Jovem de 17 anos foi socorrido com ferimentos nas costas após pedir ajuda em via pública
12
PRF apreende drogas em táxi, em Porto Velho

PRF apreende drogas em táxi, em Porto Velho

Pacotes estavam escondidos no porta-malas do carro
10
Polícia Civil cumpre mandados contra suspeitos de integrarem facção criminosa em Rondônia

Polícia Civil cumpre mandados contra suspeitos de integrarem facção criminosa em Rondônia

Quase 40 policiais foram mobilizados para a ação, que tem como alvos indivíduos suspeitos de integrarem uma organização criminosa voltada ao tráfico de drogas na região.
14
Mulher é presa tentando entrar com droga em presídio na capital

Mulher é presa tentando entrar com droga em presídio na capital

De acordo com a Polícia Penal, a mulher entrava para visita, quando na revista pelo body scan foi visto um volume introduzido no ânus da suspeita.
12
Homem é preso por tráfico de drogas no Bairro Nova Porto Velho

Homem é preso por tráfico de drogas no Bairro Nova Porto Velho

Durante a busca pessoal, foi encontrada uma pedra de substância semelhante a crack em suas vestes.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Reservatórios residenciais garantem segurança no abastecimento durante verão amazônico

Garantir abastecimento em casa é uma responsabilidade compartilhada.
L
Prefeitura de Jaru realiza patrolamento na Linha 612

Prefeitura de Jaru realiza patrolamento na Linha 612

Serviços de melhoria na Linha 612 avançam e integram plano da Prefeitura para recuperar estradas rurais antes do período chuvoso.
L
Educação: programa Busca Ativa Escolar promove mais uma rodada de ações no sábado, 05

Educação: programa Busca Ativa Escolar promove mais uma rodada de ações no sábado, 05

O programa Busca Ativa Escolar realizará mais uma ação no próximo sábado, 05, a partir das 8h, nos centros de saúde Carlos Chagas, Setor 05, e Rute de Souza, Setor 07.
L
Evento Cidadania Empresarial incentiva formalização de empreendedores em Rondônia

Evento Cidadania Empresarial incentiva formalização de empreendedores em Rondônia

Com participação do Sebrae em Rondônia, iniciativa oferece suporte gratuito para empreendedores se regularizarem.
L
Petrobras busca aumentar escoamento de gás natural para reduzir custos à indústria

Petrobras busca aumentar escoamento de gás natural para reduzir custos à indústria

Anúncio foi feito pela presidente da estatal
L
Mesatenista Hugo Calderano é impedido de disputar torneio nos EUA por ter visitado Cuba

Mesatenista Hugo Calderano é impedido de disputar torneio nos EUA por ter visitado Cuba

Obstáculo para dispensa automática teria sido ida do atleta a Cuba
L
Gilmar Mendes convoca audiência pública no STF para debater a pejotização e relações de trabalho

Gilmar Mendes convoca audiência pública no STF para debater a pejotização e relações de trabalho

Gilmar Mendes é o relator do processo que trata da pejotização no STF
L
Proposta de reforma administrativa da Prefeitura é entregue ao Ministério Público

Proposta de reforma administrativa da Prefeitura é entregue ao Ministério Público

O novo modelo de gestão começa a ser implantado na próxima segunda-feira (7).
L

Requerimento da Licença Ambiental (LP -LI – LO): LUCIANA POSSER RAMOS

Licença Prévia (LP), Licença de Instalação (LI) e Licença de Operação (LO)
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.