SÁBADO, 23/08/2025
Publicidade
Publicidade

Rondônia fortalece ações preventivas e se prepara melhor para enfrentar incêndios florestais em 2025

O governo de Rondônia está trabalhando continuamente, em uma ação integrada, para proteger vidas e o meio ambiente dos desafios climáticos da temporada de estiagem 2025.

Por Vanessa Moura |Secom|Gov-RO - 010

Publicado em 

Rondônia fortalece ações preventivas e se prepara melhor para enfrentar incêndios florestais em 2025
Fotos: Daiane Mendonça, Frank Néry, Mateus Gonçalves e Arquivo CBMRO

Um alvo: aprimorar a capacidade operacional de combater possíveis incêndios florestais em 2025. Para alcançar esse objetivo, o governo de Rondônia constrói panorama mais seguro e preparado para o período de seca, buscando aperfeiçoar a experiência de 2024, quando o estado e boa parte do Brasil enfrentaram um dos cenários mais difíceis de controle das chamas, acentuado pelas mudanças climáticas, com um verão crítico.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, explicou que a gestão estadual se debruçou em alinhamentos para melhorar os recursos e estratégias para o enfrentamento de possíveis incêndios florestais, a exemplo da criação do Comitê Permanente de Gestão para Adaptação e Enfrentamento às Mudanças Climáticas, ações preventivas e preparação para melhores práticas. ‘‘O governo de Rondônia antecipou diversas medidas para o enfrentamento do período de estiagem esse ano, a fim de intensificar e aperfeiçoar o desempenho do estado frente aos desafios deste período.’’

Segundo o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO) e coordenador estadual da Defesa Civil, coronel BM Nivaldo de Azevedo Ferreira, ‘‘foram intensificados os treinamentos para os combatentes, a fim de alcançar um combate de alto padrão, com atuação terrestre e aérea, para vencer os desafios de atuar no bioma amazônico, o qual o estado pertence’’.

Rondônia fortalece ações preventivas e se prepara melhor para enfrentar incêndios florestais em 2025 - News Rondônia
Governo de Rondônia se debruça em alinhamentos para melhorar  recursos e estratégias para  2025

Em junho, foi deflagrada a fase operacional da “Verde Rondônia”, com demonstração da capacidade combativa do estado.

LINHA DO TEMPO DA PREPARAÇÃO PARA A ESTIAGEM

2024

  • Outubro – O governo de Rondônia criou o Comitê Permanente de Gestão para Adaptação e Enfrentamento às Mudanças Climáticas, um marco na governança ambiental estadual, onde há o aperfeiçoamento constante das práticas ambientais.
  • Outubro – Planejamento da “Operação Verde Rondônia”, com cronograma contemplando a fase de preventiva e combativa.
  • Novembro – Visita técnica da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC-RO) ao Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD) em Brasília, com o objetivo de discutir a destinação de recursos federais para o enfrentamento da estiagem e dos incêndios florestais.
  • Novembro – Apresentação do Plano de Operações da Temporada de Incêndios Florestais (POTIF) 2025  à Coordenação Geral de Fronteiras e Amazônia, do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

2025

Rondônia fortalece ações preventivas e se prepara melhor para enfrentar incêndios florestais em 2025 - News Rondônia
Operação Verde Rondônia com combate direto a incêndios ilegais e queimadas não autorizadas
  • Janeiro – Primeira reunião de 2025 do Comitê Gestor para Adaptação e Enfrentamento às Mudanças Climáticas, com alinhamento de demandas e metas para o ano.
  • Fevereiro – Nivelamento de instrutores formadores de brigadistas. Participaram do nivelamento militares, oficiais e praças com formação em combate a incêndios florestais, provenientes de unidades operacionais do Corpo de Bombeiros de Rondônia.
  • Fevereiro – Troca de informações entre Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia e Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM) sobre as previsões climáticas para a Amazônia.
  • Fevereiro – Participação da equipe do governo de Rondônia no Seminário sobre Política Fiscal Verde, promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com apresentação de metodologias inovadoras que estão sendo desenvolvidas para integrar o meio ambiente à gestão fiscal pública.
  • De fevereiro a maio – Instrutores do CBMRO formaram, através do Curso Básico de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, 929 civis de 51 municípios, gratuitamente, para estarem aptos a atuarem em incêndios florestais, caso, em um cenário futuro, sejam abertas contratação de brigadistas.
  • Março – Estágio de Geoprocessamento Aplicado aos Incêndios Florestais (EGEO) para o monitoramento e gestão de incêndios, essencial para analisar áreas afetadas e planejar ações de combate, resultando em 47 formandos, entre militares e civis. Houve visita a Coordenadoria de Geociências da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Cogeo), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental de Rondônia (Sedam).
  • De março a maio – Início da fase preventiva da “Operação Verde Rondônia”, que resultou em 7.677 ações educativas, atingindo mais de 52 mil pessoas em comunidades urbanas, rurais e indígenas.
  • Março – Inauguração do novo Centro de Ensino do Corpo de Bombeiros de Rondônia, com entrega de viaturas e equipamentos essenciais para o aprimoramento das operações de combate a incêndios.
    Rondônia fortalece ações preventivas e se prepara melhor para enfrentar incêndios florestais em 2025 - News Rondônia
    Curso de Combate a Incêndios Florestais na Amazônia (CCIFA), com a capacitação de 36 bombeiros
  • Março – Reunião entre Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC-RO) e a Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (Soph), fortalecendo o compromisso em trabalhar de forma integrada para garantir a sustentabilidade dos recursos hídricos e a adaptação das comunidades às novas realidades climáticas.
  • Abril –  Realização da 1ª Reunião Ordinária de 2025 do Comitê Estadual de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (CEPCIF), onde foram discutidos temas como o planejamento das operações, capacitações conjuntas, campanhas educativas e o reforço da atuação integrada entre as forças envolvidas.
  • Maio – Alinhamento das estratégias de prevenção e combate às queimadas e incêndios florestais para o exercício de 2025 no Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), com integração entre os órgãos de fiscalização, controle ambiental e segurança pública.
  • Maio – Corpo de Bombeiros de Rondônia e Força Nacional de Segurança Pública alinham ações para o Plano de Operações da Temporada de Incêndios Florestais – POTIF/RO 2025. A Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP/MJ) anunciou apoio financeiro de mais de R$ 5 milhões. Além do envio de 5 viaturas, 20 agentes especializados, e equipamentos como sopradores, mochilas costais de combate a incêndio e drones de monitoramento.
  • Maio –  Publicação do Plano Estratégico de Prevenção e Adaptação aos Efeitos Adversos da Mudança do Clima e aos Eventos Climáticos Extremos (https://www.cbm.ro.gov.br/?p=4656)
  • Maio –  Realização de reunião estratégica entre CBMRO e representantes de diversas instituições públicas e ambientais sobre prevenção e combate a incêndios florestais em comunidades indígenas, com sinalização para formação de brigadas indígenas.
    Rondônia fortalece ações preventivas e se prepara melhor para enfrentar incêndios florestais em 2025 - News Rondônia
    Estágio de Geoprocessamento Aplicado aos Incêndios Florestais – EGEO
  • Maio – Divulgação da Portaria nº 494 de criação, pelo Corpo de Bombeiros de Rondônia, do Curso de Perícia em Incêndios Florestais – (CPIF), com o objetivo de capacitar os bombeiros militares para conduzirem investigações periciais precisas sobre as origens e as causas dos incêndios florestais.
  • Maio – Apresentação dos planos estaduais de enfrentamento das queimadas e do desmatamento ilegal ao Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO)
  • De maio a junho – Curso de Combate a Incêndios Florestais na Amazônia (CCIFA), com a capacitação de 36 bombeiros, com realização de atividades de embarque e desembarque tático, montagem de zonas de pouso em áreas restritas, transporte de materiais e simulações reais de combate a incêndios com o Bambi Bucket, equipamento capaz de despejar grandes volumes de água sobre focos de incêndio em áreas de difícil acesso.
  • De junho a novembro – Fase operacional da “Operação Verde Rondônia”, esta etapa concentra esforços no combate direto a incêndios ilegais e queimadas não autorizadas durante o período crítico da seca. Conta com a atuação de 259 militares em campo, monitoramento aéreo e terrestre, uso de tecnologia de ponta, 15 bases descentralizadas e 17 integradas.

Além da execução contínua do projeto Rondônia Mais Verde, que amplia a capacidade de resposta do CBMRO, e é considerada uma das inovadoras ações de combate aos incêndios florestais no Brasil, com aquisição de melhores equipamentos, tecnologias e capacitações. O  governo de Rondônia está trabalhando continuamente, em uma ação integrada, para proteger vidas e o meio ambiente dos desafios climáticos da temporada de estiagem 2025.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Novo estudo revela vulnerabilidades e conflitos nas fronteiras da Amazônia

Novo estudo revela vulnerabilidades e conflitos nas fronteiras da Amazônia

Um mapeamento inédito, o relatório “Amazônia em Disputa”, aponta os principais desafios e as dinâmicas de violência, crimes e fragilidade institucional que afetam a região de fronteira entre Brasil, Colômbia, Venezuela, Equador e Peru.
L
Alunos da Escola Municipal Nações Unidas conhecem Parque Natural em Porto Velho

Alunos da Escola Municipal Nações Unidas conhecem Parque Natural em Porto Velho

Visita proporciona atividades de Educação Ambiental e imersão na fauna e flora da Amazônia
L
Com planejamento e educação ambiental, Rondônia reduz em 83% os incêndios florestais em 2025

Com planejamento e educação ambiental, Rondônia reduz em 83% os incêndios florestais em 2025

Dados da Sedam apontam queda expressiva nos focos de calor entre janeiro e agosto, resultado de ações integradas e uso de tecnologia de satélite.
L
Onda de calor tem impacto crescente em trabalhadores

Onda de calor tem impacto crescente em trabalhadores

Relatório da OMS e OMM revela que produtividade cai a cada grau acima de 20ºC
L
Liberação de licenças ambientais para óleo e gás lidera no Ibama

Liberação de licenças ambientais para óleo e gás lidera no Ibama

O setor de óleo e gás tem o maior número de licenças ambientais emitidas pelo Ibama nos últimos anos, conforme revelado na Navalshore 2025.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Com apoio do deputado Cássio Gois, curso de Libras forma mais de 150 pessoas em Espigão do Oeste

Com apoio do deputado Cássio Gois, curso de Libras forma mais de 150 pessoas em Espigão do Oeste

A ação, promovida pela Escola do Legislativo de Rondônia, com apoio do deputado Cássio Gois e de vereadores, reforça a importância da comunicação acessível para todos.
L

Marcos Rocha e Luana Rocha entregam EPIs a catadores em Pimenta Bueno pelo projeto Rondônia Recicla

Ação da Seas já distribuiu 106 kits de proteção em Rondônia e prevê entrega de 2 mil até 2025, com investimento de R$ 775 mil
L

Estrada dos Periquitos volta a ser iluminada após pedido do vereador Márcio Pacele

Reposição da iluminação pública realizada pela EMDUR devolve segurança e tranquilidade aos moradores da região
L

Momento Agro | Entrevista Cleucione Alves de Souza

Você já fez a sua declaração do ITR? No nosso programa, Dione Berto entrevista Cleucione Alves de Souza, especialista em gestão tributária, que vai explicar prazos, documentos e cuidados essenciais para não cair na malha fina. Fique ligado e não perca essa oportunidade de esclarecer todas as suas dúvidas sobre o Imposto Territorial Rural!
L

IV Encontro do Movimento da Juventude Indígena de Rondônia debateu o tema: “A resposta somos nós”

Entre as temáticas abordadas, também se discutiu o que levar como proposta para a COP 30.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Mercado de trabalho brasileiro atinge 102,3 milhões de empregados

Mercado de trabalho brasileiro atinge 102,3 milhões de empregados

O desemprego no Brasil caiu para 5,8% no segundo trimestre, o menor índice da série histórica, com 1,3 milhão de pessoas recuperando seus empregos.
L
Por que jovens pedem mais demissão? Geração Z busca propósito e crescimento

Por que jovens pedem mais demissão? Geração Z busca propósito e crescimento

O conceito de sucesso profissional mudou. Jovens de 18 a 24 anos permanecem, em média, um ano no mesmo emprego, priorizando flexibilidade e alinhamento com valores pessoais.
L
Prefeitura de Jaru convoca mais 23 aprovados em concurso público

Prefeitura de Jaru convoca mais 23 aprovados em concurso público

Os profissionais convocados irão preencher os cargos de auxiliar de farmácia, técnico em saúde bucal, técnico em enfermagem, técnico em informática, supervisor escolar, enfermeiro e médico, todos com carga horária de 40 horas semanais.
L
Rondônia oferece 422 vagas de emprego em 14 municípios, com destaque para Ji-Paraná, Porto Velho e Chupinguaia

Rondônia oferece 422 vagas de emprego em 14 municípios, com destaque para Ji-Paraná, Porto Velho e Chupinguaia

Auxiliar de produção, vendedor e operador de caixa estão entre as funções mais procuradas; governo reforça política de empregabilidade no estado
L
maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Como se preparar: maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Com salários de até R$ 22 mil, certame deve ter edital publicado ainda em 2025; especialistas orientam como estudar antes da prova.
L

POLÍTICA

Jaime Bagattoli entrega maquinários e investe em saúde no município de Ministro Andreazza

Jaime Bagattoli entrega maquinários e investe em saúde no município de Ministro Andreazza

Senador destinou três máquinas à Prefeitura e mais de R$ 800 mil para manutenção de UBS e compra de equipamentos de saúde.
L
Jair Bolsonaro pede a revogação da prisão domiciliar ao STF

Jair Bolsonaro pede a revogação da prisão domiciliar ao STF

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro negou que ele pretenda fugir do país e solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que revogue a prisão domiciliar imposta.
L
Aprovado PL da Adultização que aumenta a responsabilidade das big techs

Aprovado PL da Adultização que aumenta a responsabilidade das big techs

O secretário de Políticas Digitais da Presidência, João Brant, celebrou a aprovação do PL da Adultização na Câmara, destacando o avanço na proteção de crianças e adolescentes no ambiente digital.
L
Dra. Taíssa propõe distribuição gratuita de medidores contínuos de glicose para pacientes com diabetes tipo 1

Dra. Taíssa propõe distribuição gratuita de medidores contínuos de glicose para pacientes com diabetes tipo 1

Projeto prioriza crianças, adolescentes, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade social
L
Presidente Lula exige mais financiamento para combate às mudanças climáticas

Presidente Lula exige mais financiamento para combate às mudanças climáticas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante um evento na Colômbia, cobrou dos países ricos um financiamento mais robusto para as ações climáticas, criticando a falta de comprometimento em acordos da ONU.
L
Publicidade

POLÍCIA

Acidente com capotamento deixa mãe e filha feridas no centro

Acidente com capotamento deixa mãe e filha feridas no centro

Colisão entre Jeep e HB20 no cruzamento das ruas Joaquim Nabuco e Dom Pedro II resultou em ferimentos leves nas vítimas.
12
Exame de perícia leva à prisão de marido acusado de feminicídio em RO

Exame de perícia leva à prisão de marido acusado de feminicídio em RO

O trabalho conjunto da Polícia Científica e de um médico legista foi crucial para prender o principal suspeito de ter assassinado Rosineide Saraiva Lourenço, de 33 anos, em Santa Luzia D’Oeste, em Rondônia.
12
Homem é preso em RO por matar esposa e ocultar corpo em lago

Homem é preso em RO por matar esposa e ocultar corpo em lago

A Polícia Civil de Candeias do Jamari, Rondônia, prendeu um homem que confessou ter assassinado a esposa, Ana Cleia Vieira, de 29 anos, e jogado o corpo no lago da residência do casal.
14
Grave acidente de moto deixa adolescente com fraturas em Rolim de Moura

Grave acidente de moto deixa adolescente com fraturas em Rolim de Moura

Uma colisão entre uma motocicleta e um carro deixou uma jovem de 17 anos gravemente ferida no bairro Industrial, em Rolim de Moura.
16
Segundo acidente do dia deixa motociclista ferido em Rolim de Moura

Segundo acidente do dia deixa motociclista ferido em Rolim de Moura

Uma colisão entre uma motoneta e um carro deixou uma pessoa ferida no centro de Rolim de Moura. O acidente é o segundo do tipo registrado na cidade neste sábado.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Grave acidente na BR-222 causa a morte de cinco jovens no Pará

Grave acidente na BR-222 causa a morte de cinco jovens no Pará

Uma colisão entre um carro de passeio e uma carreta resultou na morte de cinco jovens na BR-222. O acidente ocorreu entre as cidades de Rondon do Pará e Dom Eliseu.
18
Advogada de 21 anos morre durante exame com contraste em Santa Catarina

Advogada de 21 anos morre durante exame com contraste em Santa Catarina

A jovem Letícia Paul veio a óbito no Hospital Regional de Rio do Sul durante uma tomografia. A família da advogada, que sofria de infecção urinária e pedra nos rins, suspeita de uma reação alérgica ao contraste.
18
Jovem de 18 anos é encontrada morta em Alta Floresta D’Oeste

Jovem de 18 anos é encontrada morta em Alta Floresta D’Oeste

A jovem Kauany Almeida Braga, de 18 anos, foi encontrada sem vida dentro de sua casa em Alta Floresta D’Oeste. A Polícia Civil investiga a causa da morte, embora as circunstâncias sugiram causas naturais.
18
Menina abusada pelo tio-avô produz provas e leva caso à Justiça, em Vilhena

Menina abusada pelo tio-avô produz provas e leva caso à Justiça, em Vilhena

Uma criança de 9 anos revelou na escola que vinha sendo abusada pelo tio-avô, um idoso de aparência respeitável. A mãe, para comprovar o crime, instalou câmeras que filmaram as agressões, e agora o caso tramita na Justiça de Vilhena.
16
Jovem indígena é preso no Mato Grosso por assassinar e decapitar idoso

Jovem indígena é preso no Mato Grosso por assassinar e decapitar idoso

Um indígena de 23 anos foi detido em flagrante pela Polícia Civil de Rondonópolis, Mato Grosso. Ele é suspeito de ter matado e decapitado um homem de sua etnia, de 51 anos, em uma aldeia.
12

Sabor de Rondônia: Galinha Picante e artesanato regional brilham no 9º Salão do Turismo

Prato típico e peças artesanais destacam a identidade cultural e gastronômica rondoniense em São Paulo
L
Assaltantes de banco que foram presos em Vilhena cometeram o crime para pagar dívidas com agiotas

Assaltantes de banco que foram presos em Vilhena cometeram o crime para pagar dívidas com agiotas

A Polícia Civil de Mato Grosso revelou que o grupo de assaltantes de banco, presos em Vilhena, cometeu o crime para quitar dívidas. O assalto resultou no roubo de cerca de R$ 500 mil.
14
Homem é preso em flagrante furtando fios de cobre da prefeitura em Vilhena

Homem é preso em flagrante furtando fios de cobre da prefeitura em Vilhena

Um homem de 34 anos foi detido após uma denúncia e confessou ter furtado cerca de 15 kg de fios de cobre do almoxarifado da prefeitura de Vilhena, onde foi pego queimando o material para vender.
10
Homem sobrevive após ser baleado na nuca, em Vilhena

Homem sobrevive após ser baleado na nuca, em Vilhena

Uma tentativa de homicídio em Vilhena, Rondônia, deixou um homem, conhecido como “Bozo”, gravemente ferido, com perfurações na nuca e na mão. A vítima não soube informar a identidade do agressor.
16
Capotamento na zona sul de Porto Velho deixa idoso ferido

Capotamento na zona sul de Porto Velho deixa idoso ferido

Um acidente de trânsito envolvendo dois veículos resultou no capotamento de um carro e deixou um idoso ferido, na zona sul de Porto Velho.
12
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.