TERÇA-FEIRA, 19/08/2025
Publicidade

Projeto de lei sobre licenciamento ambiental é criticado por fragilizar normas e reduzir responsabilidade por impactos

Texto viola princípios fundamentais, segundo secretário executivo

Por Lucas Pordeus León - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Projeto de lei sobre licenciamento ambiental é criticado por fragilizar normas e reduzir responsabilidade por impactos
Fernando Frazão/Agência Brasil

A possibilidade de autolicenciamento ambiental para obras de médio porte, o fim da responsabilização por impactos ambientais indiretos e a redução da participação social nos processos de licenciamento foram alguns dos retrocessos do Projeto de Lei (PL) 2159/2021 citados, nesta quarta-feira (14), pelo secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente (MMA), João Paulo Capobianco.

“O projeto viola, da forma como está, alguns princípios fundamentais que já foram trazidos pelo Supremo para resolver outras inúmeras questões ocorridas, principalmente, no governo anterior. O Supremo adotou o princípio do não retrocesso como um princípio basilar nas suas decisões e esse projeto de lei, evidentemente, traz um conjunto grande de retrocessos”, disse João Paulo Capobiano.

Para o secretário executivo do MMA, o texto fragiliza os licenciamentos e traz retrocessos ambientais já rejeitados pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O comentário foi feito em Seminário promovido por organizações da sociedade e pesquisadores na Universidade de Brasília (UnB) para discutir o PL, em Brasília (DF).

Em tramitação no Senado, o PL cria novo marco para o licenciamento ambiental no Brasil e deve ser votado nas comissões na próxima semana. O texto é alvo de críticas de ambientalistas, que ainda citam o fim de licenças para atividades agropecuárias como outro retrocesso do texto.

Capobianco destacou que o PL contraria o que foi consolidado pela Constituição no tema da proteção ambiental e citou a criação, pelo projeto, da Licença por Adesão e Compromisso (LAC) que, para o secretário, permite o autolicenciamento com autorizações automáticas.

“[O LAC] passa a ideia de que o empreendedor pode, por conta própria, definir qual é o impacto, se credenciar e se autolicenciar. No fundo, com a falta de quadros, seria quase que uma licença por W.O. É mais ou menos isso que a LAC faz. Mas é uma ilusão porque o dano ambiental permanece, o impacto permanecerá. E esse impacto não poderá ser ignorado”, comentou.

Para o secretário do MMA, o projeto de lei trará insegurança jurídica porque os licenciamentos via LAC serão judicializados. “Temos vários casos em estados que o Supremo já derrubou leis estaduais que estabeleceram LACs, declarando essas legislações inconstitucionais”, acrescentou.

Capobianco disse ainda que é “absolutamente incompreensível” que o projeto inclua a possibilidade de licenças via LAC para empreendimentos de médios portes e impactos. Ele criticou ainda a ausência de regulação para o setor da mineração.

“Vai ficar um vácuo legal. Terá que haver uma outra lei para regulamentar a mineração. Enquanto isso, nós vamos ter um vácuo legal”, disse.

Segundo o secretário, o governo está trabalhando no Senado para “minimizar” os efeitos negativos do texto, mas destacou que o tempo é curto, uma vez que há um indicativo para votação em plenário na próxima semana. “O tempo para se influenciar é curto”, comentou.

Tramitação

O PL tramita de forma simultânea nas comissões de Meio Ambiente (CMA) e de Agricultura (CAR) sob as relatorias dos senadores Confúcio Moura (MDB) e Tereza Cristina (PP-MS), com apoio do presidente da Casa, senador Davi Alcolumbre (União-AP). Nessa terça-feira (13), foi dada vista ao relatório, que deve ser votado na próxima semana, podendo ser levado ao plenário em seguida.

Participação Social

A redução do papel nos processos de licenciamento dos conselhos estaduais, municipais e do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) é “muito grave”, segundo João Paulo Capobianco, porque limita a participação social, aumentando o poder do Estado nos processos licitatórios ambientais.

“Isso é um absurdo porque esses conselhos reúnem os diferentes atores. Eles têm o contraditório. Se transferimos a definição de quais empreendimentos estão sujeitos ao licenciamento, em função do seu grau de impacto, apenas para o órgão executivo, que está sob pressão do empreendedor, que muitas vezes é o próprio Estado, a pressão para fragilizar, ou ser menos rigoroso na definição do grau de impacto, virá com muita força”, argumentou.

Impactos Indiretos

Outro ponto do projeto de lei “absolutamente gravíssimo”, segundo Capobianco, é o que exclui da responsabilidade do empreendimento pelos impactos ambientais indiretos.

“O empreendedor que fará uma obra que irá provocar impactos indiretos conhecidos, demonstrados ao longo da história, não terá nenhuma responsabilidade de adotar medidas ou investir recursos para minimizar esses impactos indiretos. Nós vamos transferir para o Estado, para o poder público, o custo total de se fazer as medidas mitigatórias”, destacou.

Outro lado

Os senadores favoráveis ao projeto de lei que flexibiliza o licenciamento ambiental no Brasil argumentam que, atualmente, existem muitas normais contraditórias que dificultam os empreendimentos, sendo necessária uma legislação nacional para unificar e padronizar o processo de licenciamento no país.

Além disso, os parlamentares reclamam que os licenciamentos atuais são burocráticos, demoram anos, e dificultam o desenvolvimento econômico. A relatora do projeto na Comissão de Agricultura, Tereza Cristina (PP-MS), defendeu que é preciso aprovar logo a matéria.

“Os empreendimentos maiores precisam [da urgência da aprovação do texto]. Precisamos de modernização, agilidade, sem perder a eficiência e sem precarizar nada”, disse.

O senador Zequinha Marinho (Podemos-PA) argumenta que o país não pode se desenvolver com a morosidade nos licenciamentos ambientais.

“Ninguém quer fazer nada de forma irresponsável, mas chega um ponto que a coisa fica inviável. Você não pode fazer uma ferrovia porque não pode fazer a ferrovia. Você não pode fazer uma hidrovia porque não pode. Uma coisa assim é insana”, destacou.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Rondônia lidera ranking nacional com redução histórica nas queimadas

Rondônia lidera ranking nacional com redução histórica nas queimadas

Estado registra queda de 90,92% nos focos de calor em 2025 e se consolida como referência no combate a incêndios florestais no país.
L
Porto Velho registra boa qualidade do ar mesmo durante período de seca

Porto Velho registra boa qualidade do ar mesmo durante período de seca

Dados da plataforma IQAir apontam melhora na qualidade do ar em Porto Velho; ações contra queimadas e participação da população são decisivas.
L
Falta de condenação para grilagem na Amazônia é preocupante

Falta de condenação para grilagem na Amazônia é preocupante

Pesquisa revela que apenas 7% das ações judiciais sobre grilagem de terras na Amazônia resultam em punição, com um terço dos casos prescrevendo por demora.
L
Governo de RO monitora resultados do Projeto Recuperar junto a produtores rurais em Cacoal

Governo de RO monitora resultados do Projeto Recuperar junto a produtores rurais em Cacoal

Equipes da Sedam realizam visitas técnicas para avaliar impactos do Projeto Recuperar e garantir a efetividade das ações ambientais e produtivas.
L

É na COP30 que se revela a hipocrisia: defendem a floresta, mas julgam oneroso hospedar-se na Amazônia

Mesmo com críticas ao preço da estadia em Belém, diante da importância da preservação amazônica, o valor é irrisório. A Amazônia é o espetáculo, e nada compensa o desrespeito humano à floresta.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Horóscopo de hoje, terça-feira (19/03/25) com previsões para cada signo

Horóscopo de hoje, terça-feira (19/03/25) com previsões para cada signo

Previsões para todos os signos destacam oportunidades no amor, trabalho, saúde e sorte nesta terça-feira.
L

Nota de pesar: Antônio Monteiro Filho

Familiares e amigos prestam homenagem a Antônio Monteiro Filho, lembrado pelo carinho, fé e dedicação à família e à vida.
L

Jovem News | Entrevista com Renan Alves e estreia de novo apresentador

O Programa Jovem News desta segunda-feira, dia 18, às 17h, vai receber Renan Alves, atleta de Kickboxing, para uma conversa sobre sua carreira, conquistas e metas no esporte.
L
VÍDEO: Suspeito de colocar bomba falsa em aeroporto diz estar arrependido na chegada a sede Polícia Federal

VÍDEO: Suspeito de colocar bomba falsa em aeroporto diz estar arrependido na chegada a sede da Polícia Federal

Em uma entrevista ao News Rondônia, ele pediu desculpas pelo ocorrido, alegando que “não sabia que isso ia tomar toda essa proporção”.
L
Suspeito de colocar bomba falsa em aeroporto se entrega na Polícia Federal com três advogados

Suspeito de colocar bomba falsa em aeroporto se entrega na Polícia Federal com três advogados

Enzo desativou as redes sociais após os acontecimentos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Como se preparar: maior concurso da história de Porto Velho mobiliza estudantes e gera expectativa

Com salários de até R$ 22 mil, certame deve ter edital publicado ainda em 2025; especialistas orientam como estudar antes da prova.
L
Procura por emprego cai 21% no Brasil

Procura por emprego cai 21% no Brasil

O número de pessoas desempregadas há mais de um ano atinge o menor patamar da série histórica, conforme dados do IBGE.
L
Aprovados no CNU 1 têm resultados homologados

Aprovados no CNU 1 têm resultados homologados

O Concurso Público Nacional Unificado avança com a validação de três carreiras e a autorização de novas nomeações.
L
Desemprego atinge menor nível histórico no Brasil

Desemprego atinge menor nível histórico no Brasil

A taxa de desocupação do país chegou a 5,8% no segundo trimestre de 2025, com queda em 18 das 27 unidades da federação.
L
Porto Velho abre seleção para Formadores Municipais do PRO-LEEI 2025

Porto Velho abre seleção para Formadores Municipais do PRO-LEEI 2025

Edital oferece sete vagas para formadores titulares e cinco para cadastro reserva, com bolsa mensal de R$ 1.200,00, fortalecendo alfabetização infantil.
L

POLÍTICA

Apoio à produção rural: Dra. Taíssa entrega R$ 200 mil em equipamentos agrícolas em Vale do Anari

Apoio à produção rural: Dra. Taíssa entrega R$ 200 mil em equipamentos agrícolas em Vale do Anari

Investimento beneficia cinco associações rurais e a prefeitura, fortalecendo a agricultura familiar e aumentando produtividade no município.
L
Dra. Taíssa protocola projeto de lei para aumentar segurança de mulheres em transportes por aplicativo em Rondônia

Dra. Taíssa protocola projeto de lei para aumentar segurança de mulheres em transportes por aplicativo em Rondônia

Proposta da deputada estadual obriga empresas a consultar ficha criminal de motoristas, visando proteger mulheres, crianças, adolescentes e idosos.
L
Vista Alegre vai ganhar Fórum Digital: vereador Márcio Pacele acompanha presidente do TJ em visita ao terreno

Vista Alegre vai ganhar Fórum Digital: vereador Márcio Pacele acompanha presidente do TJ em visita ao terreno

Obra deve iniciar após sondagem e licitação; Fórum Digital garantirá mais acesso à Justiça e agilidade para moradores de Vista Alegre do Abunã.
L
Deputada Dra. Taíssa cumpre agenda em Machadinho do Oeste com entrevistas, reuniões e celebração religiosa

Deputada Dra. Taíssa cumpre agenda em Machadinho do Oeste com entrevistas, reuniões e celebração religiosa

Parlamentar participou de encontros, entrevistas em rádios locais e missa com a comunidade durante visita a Machadinho do Oeste.
L
Deputada Dra. Taíssa fortalece agricultura com entrega de caminhão para produtores de cacau em Buritis

Deputada Dra. Taíssa fortalece agricultura com entrega de caminhão para produtores de cacau em Buritis

Investimento de R$ 430 mil garante mais estrutura para a Asprucaber e beneficia também cafeicultores da região
L
Publicidade

POLÍCIA

BPTAR e BOPE apreendem drogas, objetos roubados e prendem trio suspeito na zona norte de Porto Velho

BPTAR e BOPE apreendem drogas, objetos roubados e prendem trio suspeito na zona norte de Porto Velho

Operação conjunta das forças policiais resultou na prisão de dois jovens e apreensão de adolescente em casa com drogas e objetos roubados.
10
gravida-de-nove-meses-usa-faca-para-se-defender-de-agressao-e-casal-acaba-preso-em-porto-velho

Grávida de nove meses usa faca para se defender de agressão e casal acaba preso em Porto Velho

Discussão terminou em violência no bairro Floresta; grávida foi levada à maternidade e homem conduzido ao Departamento de Flagrantes.
12
Suspeito de tentativa de assalto à funcionária da Havan é preso em Porto Velho

Suspeito de tentativa de assalto à funcionária da Havan é preso em Porto Velho

Homem foi detido na Avenida Alexandre Guimarães após tentar roubar celular de uma mulher em ponto de ônibus; arma usada era um simulacro.
10
ACOMPANHE: Suspeito de bomba falsa em aeroporto acaba de se entregar na sede da Polícia Federal

Suspeito de bomba falsa em aeroporto acaba de se entregar na sede da Polícia Federal

O incidente, que causou pânico e mobilizou as forças de segurança da cidade, está sendo investigado como atentado contra a segurança de transporte aéreo.
L

Hytalo e marido choram ao deixar cadeia em Carapicuíba e são transferidos para presídio em São Paulo

Casal de influenciadores, investigado por exploração sexual de menores, foi levado ao CDP de Pinheiros e deve ser transferido para a Paraíba
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Macedo e a força do agro familiar | De mecânico a referência na pecuária de Rondônia

José Macedo, fundador da Escapcar e pecuarista, transformou sua trajetória de oficina mecânica em São Paulo em exemplo de sucesso no campo rondoniense.
L
Sílvia Cristina cobra de Hugo Motta votação da PEC 47 da transposição dos servidores

Sílvia Cristina cobra de Hugo Motta votação da PEC 47 da transposição dos servidores

Deputada federal pediu ao presidente da Câmara que coloque em pauta a PEC 47, que beneficia servidores de Rondônia, Roraima e Amapá.
L

CANCELAMENTO DO EDITAL: LIGA DAS ESCOLAS DE SAMBA DE RONDÔNIA – LIESER

CONVOCAÇÃO PARA COMPOSIÇÃO, ELEIÇÃO E POSSE DO CONSELHO DE REPRESENTANTES E DIRETORIA EXECUTIVA DA LIESER
L
Brasileira de escola pública conquista 1º lugar no campeonato mundial de robótica na Coreia do Sul

Brasileira de escola pública conquista 1º lugar no campeonato mundial de robótica na Coreia do Sul

Maria Clara, estudante do IEMA no Maranhão, venceu a Roboworld Cup FIRA 2025 e também conquistou o 2º lugar na competição.
L
Prefeitura de Jaru asfalta dois trechos da Rua Goiás no Setor 07

Prefeitura de Jaru asfalta dois trechos da Rua Goiás no Setor 07

Obra realizada em parceria com o deputado Dr. Luís do Hospital busca melhorar mobilidade urbana no município.
L
Lutador brasileiro de jiu-jitsu impede furto de corrente na Espanha e viraliza nas redes

Lutador brasileiro de jiu-jitsu impede furto de corrente na Espanha e viraliza nas redes

Gabriel Souza Galindo, do Rio de Janeiro, imobilizou o ladrão em Barcelona; vídeo já ultrapassa 3,5 milhões de visualizações.
L
EUA revogam mais de 6 mil vistos de estudantes em meio a novas regras de Trump

EUA revogam mais de 6 mil vistos de estudantes em meio a novas regras de Trump

O governo dos Estados Unidos impôs novas regras para concessão de vistos, resultando na revogação de documentos por infrações e manifestações contra a ofensiva de Israel em Gaza.
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAP-LAI-LAO): Pablo Kaik Andrade Mendes

Licença Prévia, Instalação e Operação
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAP-LAI-LAO): INERIO FINCK

Licença Prévia, Instalação e Operação
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.