TERÇA-FEIRA, 01/07/2025

Projeto de lei sobre licenciamento ambiental é criticado por fragilizar normas e reduzir responsabilidade por impactos

Texto viola princípios fundamentais, segundo secretário executivo

Por Lucas Pordeus León - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Projeto de lei sobre licenciamento ambiental é criticado por fragilizar normas e reduzir responsabilidade por impactos
Fernando Frazão/Agência Brasil

A possibilidade de autolicenciamento ambiental para obras de médio porte, o fim da responsabilização por impactos ambientais indiretos e a redução da participação social nos processos de licenciamento foram alguns dos retrocessos do Projeto de Lei (PL) 2159/2021 citados, nesta quarta-feira (14), pelo secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente (MMA), João Paulo Capobianco.

“O projeto viola, da forma como está, alguns princípios fundamentais que já foram trazidos pelo Supremo para resolver outras inúmeras questões ocorridas, principalmente, no governo anterior. O Supremo adotou o princípio do não retrocesso como um princípio basilar nas suas decisões e esse projeto de lei, evidentemente, traz um conjunto grande de retrocessos”, disse João Paulo Capobiano.

Para o secretário executivo do MMA, o texto fragiliza os licenciamentos e traz retrocessos ambientais já rejeitados pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O comentário foi feito em Seminário promovido por organizações da sociedade e pesquisadores na Universidade de Brasília (UnB) para discutir o PL, em Brasília (DF).

Em tramitação no Senado, o PL cria novo marco para o licenciamento ambiental no Brasil e deve ser votado nas comissões na próxima semana. O texto é alvo de críticas de ambientalistas, que ainda citam o fim de licenças para atividades agropecuárias como outro retrocesso do texto.

Capobianco destacou que o PL contraria o que foi consolidado pela Constituição no tema da proteção ambiental e citou a criação, pelo projeto, da Licença por Adesão e Compromisso (LAC) que, para o secretário, permite o autolicenciamento com autorizações automáticas.

“[O LAC] passa a ideia de que o empreendedor pode, por conta própria, definir qual é o impacto, se credenciar e se autolicenciar. No fundo, com a falta de quadros, seria quase que uma licença por W.O. É mais ou menos isso que a LAC faz. Mas é uma ilusão porque o dano ambiental permanece, o impacto permanecerá. E esse impacto não poderá ser ignorado”, comentou.

Para o secretário do MMA, o projeto de lei trará insegurança jurídica porque os licenciamentos via LAC serão judicializados. “Temos vários casos em estados que o Supremo já derrubou leis estaduais que estabeleceram LACs, declarando essas legislações inconstitucionais”, acrescentou.

Capobianco disse ainda que é “absolutamente incompreensível” que o projeto inclua a possibilidade de licenças via LAC para empreendimentos de médios portes e impactos. Ele criticou ainda a ausência de regulação para o setor da mineração.

“Vai ficar um vácuo legal. Terá que haver uma outra lei para regulamentar a mineração. Enquanto isso, nós vamos ter um vácuo legal”, disse.

Segundo o secretário, o governo está trabalhando no Senado para “minimizar” os efeitos negativos do texto, mas destacou que o tempo é curto, uma vez que há um indicativo para votação em plenário na próxima semana. “O tempo para se influenciar é curto”, comentou.

Tramitação

O PL tramita de forma simultânea nas comissões de Meio Ambiente (CMA) e de Agricultura (CAR) sob as relatorias dos senadores Confúcio Moura (MDB) e Tereza Cristina (PP-MS), com apoio do presidente da Casa, senador Davi Alcolumbre (União-AP). Nessa terça-feira (13), foi dada vista ao relatório, que deve ser votado na próxima semana, podendo ser levado ao plenário em seguida.

Participação Social

A redução do papel nos processos de licenciamento dos conselhos estaduais, municipais e do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) é “muito grave”, segundo João Paulo Capobianco, porque limita a participação social, aumentando o poder do Estado nos processos licitatórios ambientais.

“Isso é um absurdo porque esses conselhos reúnem os diferentes atores. Eles têm o contraditório. Se transferimos a definição de quais empreendimentos estão sujeitos ao licenciamento, em função do seu grau de impacto, apenas para o órgão executivo, que está sob pressão do empreendedor, que muitas vezes é o próprio Estado, a pressão para fragilizar, ou ser menos rigoroso na definição do grau de impacto, virá com muita força”, argumentou.

Impactos Indiretos

Outro ponto do projeto de lei “absolutamente gravíssimo”, segundo Capobianco, é o que exclui da responsabilidade do empreendimento pelos impactos ambientais indiretos.

“O empreendedor que fará uma obra que irá provocar impactos indiretos conhecidos, demonstrados ao longo da história, não terá nenhuma responsabilidade de adotar medidas ou investir recursos para minimizar esses impactos indiretos. Nós vamos transferir para o Estado, para o poder público, o custo total de se fazer as medidas mitigatórias”, destacou.

Outro lado

Os senadores favoráveis ao projeto de lei que flexibiliza o licenciamento ambiental no Brasil argumentam que, atualmente, existem muitas normais contraditórias que dificultam os empreendimentos, sendo necessária uma legislação nacional para unificar e padronizar o processo de licenciamento no país.

Além disso, os parlamentares reclamam que os licenciamentos atuais são burocráticos, demoram anos, e dificultam o desenvolvimento econômico. A relatora do projeto na Comissão de Agricultura, Tereza Cristina (PP-MS), defendeu que é preciso aprovar logo a matéria.

“Os empreendimentos maiores precisam [da urgência da aprovação do texto]. Precisamos de modernização, agilidade, sem perder a eficiência e sem precarizar nada”, disse.

O senador Zequinha Marinho (Podemos-PA) argumenta que o país não pode se desenvolver com a morosidade nos licenciamentos ambientais.

“Ninguém quer fazer nada de forma irresponsável, mas chega um ponto que a coisa fica inviável. Você não pode fazer uma ferrovia porque não pode fazer a ferrovia. Você não pode fazer uma hidrovia porque não pode. Uma coisa assim é insana”, destacou.

Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Comitê de Mudanças Climáticas fortalece ações estratégicas com aproximação do período mais seco do ano em Rondônia

Desde que foi criado, em outubro de 2024, o Comitê de Mudanças Climáticas se debruça continuamente em reuniões estratégicas
L
MPRO lança campanha de prevenção às queimadas em Rondônia

MPRO lança campanha de prevenção às queimadas em Rondônia

Ação educativa busca evitar repetição de incêndios no verão amazônico de 2025
L

Prefeitura de Porto Velho emite alerta sobre crescimento das queimadas no período de estiagem

Queimada urbana é considerada crime ambiental, sujeita à multa
L

Sempog integra Comitê Técnico-Científico de Mudanças Climáticas

Grupo técnico deve elaborar plano que orienta ações de enfrentamento aos impactos do clima em Porto Velho
L

Prefeitura de Porto Velho reforça fiscalização e ações educativas para prevenir queimadas no período de estiagem

Com aumento de 220% nas denúncias, Sema intensifica operações e reforça a importância da educação ambiental
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Rondônia abre mais de 880 novos postos formais de trabalho em maio

Rondônia abre mais de 880 novos postos formais de trabalho em maio

Nos cinco primeiros meses de 2025, Brasil já supera a criação de um milhão de novas vagas. Só em Rondônia, são 6,4 mil no ano.
L

Feirão de Emprego e Empreendedorismo vai reunir mais de 100 empresas no Cláudio Coutinho, capital

Evento contará com centenas de entrevistas e contratações num único dia
L

Comunidade News | Entrevista Coordenador Regional da Campanha Estadual de Políticas sobre Drogas

Nesta terça-feira, dia 1º, às 15h, o programa Comunidade News recebe Dabson Bueno, assessor do governador Marcos Rocha e responsável pela REGIONAL, além de coordenador regional da Campanha Estadual de Políticas sobre Drogas. A entrevista vai abordar as ações do governo de Rondônia voltadas à prevenção, combate e reinserção social de dependentes químicos, bem como a importância da mobilização comunitária nesse contexto.
L

Agenda News: Espetaria Porto do Espeto conquista paladares com jantinhas completas

Selecionamos quatro opções irresistíveis para quem ama um bom espetinho, caprichado e cheio de sabor.
L
Segunda edição do CPNU avança nas ações afirmativas, com inscrições a partir desta quarta-feira (2)

Segunda edição do CPNU avança nas ações afirmativas, com inscrições a partir desta quarta-feira (2)

Certame ofertará 3.652 vagas para 32 órgãos federais e terá equiparação do percentual de mulheres que passam para a segunda fase.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho divulga resultado preliminar de seleção para serviços veterinários

Organização foi avaliada conforme os critérios estabelecidos no edital do chamamento
L
Concurso Nacional Unificado terá número igual de homens e mulheres convocados para a segunda fase

Concurso Nacional Unificado terá número igual de homens e mulheres convocados para a segunda fase

Equiparação levou em conta resultados do concurso de 2024
L

Minalinda: vaga para Auxiliar de Serviços Gerais

Vaga disponível para profissionais responsáveis e dedicados à limpeza e conservação de ambientes
L

POLÍTICA

NOTA À IMPRENSA - Deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL-RO)

NOTA À IMPRENSA – Deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL-RO)

Deputado critica aumento do IOF por decreto e acusa governo de afrontar o Congresso ao acionar o STF para reverter decisão legislativa.
L

Cláudia de Jesus defende fiscalização ambiental com justiça social em Rondônia

Deputada votou a favor de recursos para o combate a crimes ambientais e reforçou a proteção aos agricultores.
L

Deputada Cláudia de Jesus apoia ação do governo para mapear terras indígenas

Proposta é realizar levantamento dos territórios para elaborar políticas públicas.
L
Projeto da deputada Sílvia Cristina, Olhar de Amor fecha junho com 748 cirurgias de cataratas realizadas

Projeto da deputada Sílvia Cristina, Olhar de Amor fecha junho com 748 cirurgias de cataratas realizadas

Parceria com a fundação Pio XII tem garantido visão nova a quem esperava há anos pela cirurgia.
L
Eyder Brasil busca soluções junto ao Governo de Rondônia para falta de remédios essenciais a pessoas com deficiência

Eyder Brasil busca soluções junto ao Governo de Rondônia para falta de remédios essenciais a pessoas com deficiência

Deputado leva ao conhecimento do executivo a ausência de medicamentos como Risperidona e Canabidiol.
L
Publicidade

POLÍCIA

Namorada de adolescente que matou pais e irmão é apreendida por incentivo ao crime e por planejar assassinar a própria mãe

Namorada de adolescente que matou pais e irmão é apreendida por incentivo ao crime e por planejar assassinar a própria mãe

A apreensão ocorreu após a análise de comunicações entre a adolescente e o suspeito, que se conheceram em jogos online há seis anos.
10
Queda de avião de instrução mata aluno e instrutor

Queda de avião de instrução mata aluno e instrutor

As vítimas foram identificadas como o aluno Felipe Coiado, de 24 anos, e o instrutor de voo Abner Oliveira, de 39 anos.
18
Polícia Civil de RO realiza cumprimento de mandado de prisão de investigado por estupro de vulnerável em Cujubim

Polícia Civil de RO realiza cumprimento de mandado de prisão de investigado por estupro de vulnerável em Cujubim

A ação foi coordenada por policiais civis da unidade local e integra os esforços permanentes da instituição no combate à violência sexual e à impunidade.
16
Polícia Civil de RO cumpre mandado de prisão por estupro de vulnerável em Ariquemes

Polícia Civil de RO cumpre mandado de prisão por estupro de vulnerável em Ariquemes

O crime de estupro de vulnerável está previsto no artigo 217-A do Código Penal Brasileiro, sendo considerado um dos mais graves contra a dignidade sexual, sobretudo por atingir pessoas em condição especial de proteção.
16
Equipe do sgt Machado prende acusado de matar a esposa em Porto Velho

Equipe do sgt Machado prende acusado de matar a esposa em Porto Velho

O foragido teria cumprido parte da pena, mas depois conseguiu escapar do sistema penitenciário. O criminoso contou que matou a companheira depois de descobrir uma traição, e que teria contraído o vírus HVI passado por ela.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sistema FAPERON/SENAR lança programa “Saúde no Campo” durante Dia de Campo da Cacauicultura em Buritis

O evento foi realizado na propriedade Sonho Meu, do produtor Valdir Silva, e reuniu mais de 300 produtores rurais.
L
Governo Federal lança Plano Safra 2025/2026 com R$ 516,2 bilhões para impulsionar o agronegócio brasileiro

Governo Federal lança Plano Safra 2025/2026 com R$ 516,2 bilhões para impulsionar o agronegócio brasileiro

Com o slogan “Força para o Brasil crescer”, a nova edição amplia o crédito, incentiva a sustentabilidade e garante apoio ao médio e grande produtor rural.
L
5ª Semana da Diversidade do TRT-14 chega ao fim com momentos de reflexão e ação

5ª Semana da Diversidade do TRT-14 chega ao fim com momentos de reflexão e ação

Debates sobre a inclusão social da população trans e o combate à discriminação encerram com a entrega de serviços e oportunidades à comunidade.
L

Sebrae em Rondônia e FAVO mobilizam jovens em Vilhena para criar soluções contra o bullying nas escolas

Bootcamp promoveu experiências imersivas e colaborativas para engajar jovens na construção de um ambiente escolar mais seguro e acolhedor.
L
Moraes veta depoimentos de filhos de Bolsonaro como testemunhas em ação penal da trama golpista

Moraes veta depoimentos de filhos de Bolsonaro como testemunhas em ação penal da trama golpista

Investigações são conexas e ambos são filhos de um dos investigados
L
Meu Pai Tem Nome

Campanha “Meu Pai Tem Nome” promove reconhecimento de paternidade com cidadania e afeto em Rondônia

Os interessados em participar da campanha devem realizar a inscrição no período de 01 de julho a 08 de agosto.
L

Rodadas desta terça-feira no campo do Esperança da Comunidade são adiadas

As competições de futebol de várzea foram adiadas para quinta-feira (3), no Campo do 13
L
Senado dos EUA aprova megapacote de Trump que estende cortes de impostos, aumenta verba anti-imigração e reduz programas sociais

Senado dos EUA aprova megapacote de Trump que estende cortes de impostos, aumenta verba anti-imigração e reduz programas sociais

O projeto, além de estender os cortes de impostos de 2017 do primeiro mandato de Trump, também prevê redução de outros tributos, aumento de recursos para o controle da imigração e cortes em programas sociais.
L
WhatsApp encerra suporte a sistemas operacionais mais antigos; veja como verificar a compatibilidade do seu celular

WhatsApp encerra suporte a sistemas operacionais mais antigos; veja como verificar a compatibilidade do seu celular

A Meta, empresa proprietária do aplicativo, prioriza versões mais recentes dos sistemas e com maior número de usuários para garantir que o aplicativo funcione com as atualizações de segurança e funcionalidades necessárias.
L

Requerimento de Licença Ambiental (LAPP, LP, LI, LO): LUCENA & VASCONCELOS CLINICA ODONTOLOGIA LTDA

Licença Ambiental de Pequeno Porte, Licença Ambiental Prévia, Instalação e Operação.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.