QUINTA-FEIRA, 01/01/2026

Em destaque

Governo de RO reforça ações contra queimadas e em defesa do meio ambiente na Bacia do Rio Araras

De acordo com o coordenador Substituto da Ceam, Leandro de Oliveira Almeida, a abordagem é focada no diálogo direto com a comunidade e no incentivo à adoção de práticas sustentáveis no dia a dia.

Por Adenilson Florentino |Secom|Gov-RO - 010

Publicado em 

Governo de RO reforça ações contra queimadas e em defesa do meio ambiente na Bacia do Rio Araras
Fotos: Lívia Balbino

Com o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de preservar e recuperar as nascentes e as Áreas de Preservação Permanente (APPs) dos cursos d’água da Bacia do Rio Araras, o governo de Rondônia está realizando de 13 à 15 de maio, ações estratégicas de orientação e conscientização ambiental junto à moradores do município de Cerejeiras. Entre as iniciativas organizadas pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), destacam-se campanhas educativas sobre o uso racional da água e a importância da conservação ambiental. As ações visam informar moradores da zona urbana e rural sobre os impactos negativos do desmatamento e o papel de cada cidadão na proteção dos recursos naturais.

Nesta semana, técnicos da Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam) estão realizando uma série de ações educativas. Na terça-feira (13), foi realizada uma palestra na EEEFM Colina Verde, com a participação de alunos do 5º ao 3º ano do ensino médio, reforçando o compromisso da comunidade estudantil com o meio ambiente. Já nesta quarta-feira (14), estão sendo realizadas, mesa de debate sobre desmatamento e roda de conversa com os alunos da EMEIEF Regina Sperfeld Sebold, visitas educativas aos moradores das linhas km 01 e 02, visita à uma emissora de rádio, com foco em educomunicação. Encerrando a semana, na quinta-feira (15), será promovido um pit stop na região central da cidade, com distribuição de materiais informativos e orientações sobre prevenção de queimadas e uso consciente da água.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou a importância da preservação ambiental e da participação ativa da população nas ações sustentáveis. “Estamos reafirmando o comprometimento com a proteção dos recursos naturais e com a conscientização da sociedade. Preservar as nascentes e combater as queimadas são medidas fundamentais para assegurar qualidade de vida, segurança hídrica e equilíbrio ambiental para as futuras gerações.”

Na terça-feira, 13, foi realizada uma palestra na EEEFM Colina Verde

PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS

De acordo com o coordenador Substituto da Ceam, Leandro de Oliveira Almeida, a abordagem é focada no diálogo direto com a comunidade e no incentivo à adoção de práticas sustentáveis no dia a dia. “As nascentes, além de essenciais para o abastecimento hídrico, são áreas de grande importância ecológica e legalmente protegidas. A degradação dessas áreas compromete diretamente a biodiversidade e a disponibilidade de água, tornando indispensável o trabalho contínuo de preservação e educação ambiental”, enfatizou.

A Diretora Executiva da Sedam, Ana Gabriela Rover Freitas da Cunha, destacou que para este ano, também estão sendo intensificadas as ações coordenadas de prevenção e combate às queimadas e incêndios florestais. “A estratégia integra atividades educativas, preventivas e operacionais, alinhadas às políticas públicas ambientais vigentes. O objetivo é reforçar a consciência coletiva sobre os riscos do fogo descontrolado, que afeta diretamente a saúde da população, o meio ambiente e o equilíbrio climático local.”, destacou.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Porto Velho reforça fiscalização sobre uso de fogos de artifício no Réveillon

Prefeitura orienta população sobre proibição de artefatos com estampido para proteger autistas, idosos e animais
L
Coluna Espaço Aberto - Máquinas e Metas: a Contradição do Discurso Ambiental com a Prática Orçamentária na Amazônia

Coluna Espaço Aberto – Máquinas e Metas: a Contradição do Discurso Ambiental com a Prática Orçamentária na Amazônia

Rondônia recebe parte majoritária de maquinário pesado; discurso de proteção ambiental contrasta com prática orçamentária.
L
SEMA apresenta balanço de 2025 com avanços na proteção animal e redução de queimadas

SEMA apresenta balanço de 2025 com avanços na proteção animal e redução de queimadas

Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) destaca redução histórica de 85% nos focos de incêndio e a inauguração da clínica veterinária pública em Porto Velho.
L
Brasil retoma protagonismo ambiental e lidera debates globais

Brasil retoma protagonismo ambiental e lidera debates globais

Triênio 2023-2025 marcou redução do desmatamento, proteção a povos indígenas e avanço da bioeconomia.
L
Rio Acre sobe lentamente e pode atingir 15,40 m em Rio Branco

Rio Acre sobe lentamente e pode atingir 15,40 m em Rio Branco

Monitoramento do SGB alerta sobre risco de inundação e fornece boletins em tempo real.
L
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

News Rondônia 15 anos, Mauro Brisa e Fabiano Coutinho celebram ciclos, evolução e compromisso

Na comemoração dos 15 anos do News Rondônia e News TV, Mauro Brisa e Fabiano Coutinho destacam evolução, confiança do público, inovação e renovam o compromisso com a informação responsável para 2026.
L

News Rondônia 15 anos, Waldiney Filhão celebra jornalismo sério e compromisso com Rondônia

Na comemoração dos 15 anos do News Rondônia, Waldiney Filhão, presidente do Sinditaxi, parabeniza o portal pela trajetória de jornalismo sério, responsável e comprometido com a população de Rondônia, reconhecendo o trabalho dos diretores e de toda a equipe.
L

News Rondônia 15 anos, Dione Berto celebra jornada e anuncia novidades no Momento Agro

Na comemoração dos 15 anos do News Rondônia, o apresentador Dione Berto, do Momento Agro, celebra a trajetória do portal, destaca a verdade como marca do jornalismo e anuncia novidades para 2026.
L

News Rondônia 15 anos, Mariana Goedert celebra credibilidade, inovação e respeito à informação

Na comemoração dos 15 anos do News Rondônia, Mariana Goedert, apresentadora do Conexão RH, celebra a trajetória do portal, destaca o compromisso com a informação responsável, reconhece a coragem de inovar e agradece pela confiança e parceria no projeto.
L

News Rondônia 15 anos, Wanglézio Braga celebra parceria e orgulho de representar o Acre

Na comemoração dos 15 anos do News Rondônia, o jornalista Wanglézio Braga, correspondente no Acre, celebra a trajetória do portal, destaca a parceria construída ao longo dos anos e reforça a importância do veículo na cobertura da Amazônia, política, economia e meio ambiente.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Publicidade

POLÍTICA

Bolsonaro deve ter alta nesta quinta e retornar à cela na PF

Bolsonaro deve ter alta nesta quinta e retornar à cela na PF

Ex-presidente está internado há uma semana após cirurgias e médicos avaliam retorno à custódia em Brasília.
L
Ieda Chaves garante pacote de leis para a saúde, a causa animal e a defesa das mulheres

Ieda Chaves garante pacote de leis para a saúde, a causa animal e a defesa das mulheres

A Assembleia Legislativa aprovou Projetos de Lei Ordinária que seguem para sanção do governo.
L
Moraes nega visita de sogro a Bolsonaro durante internação

Moraes nega visita de sogro a Bolsonaro durante internação

Ministro do STF cita segurança e disciplina ao indeferir pedido da defesa do ex-presidente.
L

Retrospectiva 2025: Eyder Brasil retoma mandato com ações sociais, leis aprovadas e investimentos em Rondônia

Retorno ao Legislativo foi marcado por iniciativas sociais, projetos de lei e presença ativa junto à população
L
Cristiane Lopes fortalece atuação no Congresso com projetos estratégicos para Rondônia

Cristiane Lopes fortalece atuação no Congresso com projetos estratégicos para Rondônia

Deputada federal encerra 2025 com foco em cabotagem aérea, defesa das famílias atípicas e transparência parlamentar
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Homem é atacado a golpes de facão por Venezuelano na zona leste

Homem é atacado a golpes de facão por Venezuelano na zona leste

O suspeito não foi encontrado.
16
BPCHOQUE recupera veículo roubado e prende foragido

BPCHOQUE recupera veículo roubado e prende foragido

Suspeito usou falsa pane seca em motocicleta para atrair vítima e roubar caminhonete Toyota Hilux na BR-364
10
Suspeito de roubo é localizado e preso com drogas na capital

Suspeito de roubo é localizado e preso com drogas na capital

Jovem de 24 anos é detido após denúncia de vítima no Espaço Alternativo.
14
Vídeo flagra acidente que fere mãe e filha em Porto Velho

Vídeo flagra acidente que fere mãe e filha em Porto Velho

Mãe e filha ficam feridas após colisão causada por avanço de preferencial.
16
Traficante é preso após roubar usuário e ter boca de fumo descoberta

Traficante é preso após roubar usuário e ter boca de fumo descoberta

Traficante de 24 anos é detido após roubo e flagrante de drogas.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bahia confirma sete casos de intoxicação por metanol

Bahia confirma sete casos de intoxicação por metanol

Perícia detecta substância em bebidas e no sangue das vítimas no interior do estado
L
Lotéricas lotadas no dia do sorteio da Mega da Virada

Lotéricas lotadas no dia do sorteio da Mega da Virada

Apostadores enfrentam filas em busca do prêmio histórico de R$ 1 bilhão, com apostas abertas até as 20h desta quarta-feira
L

News Rondônia 15 anos, Marcelo Régis celebra trajetória e orgulho em fazer parte

Na comemoração dos 15 anos do News Rondônia, Marcelo Régis, do In Foco Podcast, celebra a trajetória do portal, destaca sua importância para Rondônia e reforça o orgulho em fazer parte dessa história de informação e credibilidade.
L
Mega da Virada sai nesta noite; apostas vão até 20h

Mega da Virada sai nesta noite; apostas vão até 20h

Sorteio acontece às 22h e prêmio estimado é de R$ 1 bilhão, o maior da história.
L
China impõe restrições à importação de carne bovina a partir de 2026

China impõe restrições à importação de carne bovina a partir de 2026

Medida prevê tarifa adicional e busca proteger setor pecuário doméstico.
L
Tradição e fé impulsionam procura por ervas no fim de ano

Tradição e fé impulsionam procura por ervas no fim de ano

Banhos energéticos e rituais ganham força, enquanto especialistas alertam para cuidados e riscos de intoxicação.
L
Queima de fogos pode provocar crises sensoriais em autistas, alertam especialistas

Queima de fogos pode provocar crises sensoriais em autistas, alertam especialistas

Ruídos intensos e prolongados afetam também crianças pequenas e idosos durante as festas de fim de ano.
L

Funcultural investe quase R$ 4 milhões e bate recorde de ações em Porto Velho

Gestão de Antônio Ferreira fecha 2025 com 280 dias de programação e execução integral da Política Nacional Aldir Blanc
L
Mudanças no trânsito garantem segurança durante o Réveillon em Porto Velho

Mudanças no trânsito garantem segurança durante o Réveillon em Porto Velho

Semtran detalha interdições na Avenida Farquar e define pontos para aplicativos durante o Viradão do Béra neste dia 31
L

News Rondônia 15 anos, cineasta Fabiano Barros celebra jornalismo de qualidade e apoio à cultura

Na comemoração dos 15 anos do News Rondônia, o cineasta Fabiano Barros parabeniza o portal pela trajetória de credibilidade e agradece pelo espaço dedicado à divulgação da cultura de Rondônia para o Brasil e o mundo.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.