O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, cumpre esta semana uma importante agenda institucional em Nova York (EUA), voltada ao fortalecimento do diálogo global sobre desenvolvimento sustentável, conservação da Amazônia e inclusão socioeconômica. As atividades reforçam o compromisso da FIERO com a promoção de uma economia verde e a valorização dos ativos ambientais e humanos da região amazônica.
Nesta quinta-feira (30), Thomé participou do evento Global Citizen Now, que reuniu lideranças dos setores público e privado, artistas, filantropos e ativistas em uma série de diálogos sobre equidade, sustentabilidade e soluções de impacto imediato e duradouro para os desafios globais.
Durante o evento, o presidente da FIERO integrou o painel “Desenvolvimento e natureza podem coexistir?”, ao lado da liderança indígena Taily Terena, cientista social e antropóloga, com mediação da cineasta e CEO da Untamed Planet, Malaika Vaz.
“Foi uma honra participar desse diálogo essencial sobre como é possível conciliar o desenvolvimento sustentável com a inclusão das comunidades indígenas, ribeirinhas e demais populações tradicionais da Amazônia. Com liderança, inovação e responsabilidade, podemos moldar um futuro em que desenvolvimento e conservação caminham juntos”, destacou Thomé.
Thomé também ressaltou que a participação no evento foi uma oportunidade estratégica para apresentar iniciativas promovidas pelo Instituto Amazônia+21 e pela Facility de Investimentos Sustentáveis, que buscam ampliar o apoio a negócios sustentáveis e mobilizar recursos de financiamento verde para a região.
Ao longo da programação, o presidente da FIERO manteve encontros com importantes lideranças, como André Corrêa do Lago, presidente designado da COP30; Sonia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas; Rodrigo Medeiros, diretor da Re:wild no Brasil; e Simon Emmanuel Kervin, secretário executivo da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC).
A agenda internacional incluiu ainda reuniões com representantes da Brazil Foundation e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com o objetivo de alinhar estratégias de cooperação internacional voltadas à promoção de projetos sustentáveis na Amazônia, com foco em impacto social, inclusão produtiva e conservação ambiental.
A FIERO segue comprometida com a construção de um novo modelo de desenvolvimento para a Amazônia, que alia crescimento econômico, justiça social e proteção ambiental demonstrando que é possível, sim, conciliar progresso e conservação da floresta.