QUINTA-FEIRA, 19/03/2026

Em destaque

Atividades econômicas ilegais ampliaram desmatamento na Mata Atlântica

Estudo revisou imagens feitas a partir do espaço

Por GUILHERME JERONYMO - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Atividades econômicas ilegais ampliaram desmatamento na Mata Atlântica
FERNANDO FRAZÃO/AGÊNCIA BRASIL

O uso do solo para a pecuária, a silvicultura para carvão e as plantações de soja foram as atividades econômicas que mais contribuíram para a devastação da Mata Atlântica durante a década passada e custaram ao bioma o equivalente a 200 mil campos de futebol de 2010 a 2020. A maioria das ocorrências se deu em pequenas áreas de grandes propriedades privadas e com indícios de ilegalidade.

Pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), da Universidade de São Paulo e da organização não governamental (ONG) SOS Mata Atlântica realizaram uma revisão de dados a partir de imagens captadas por satélites das regiões de incidência de Mata Atlântica no país, entre os anos de 2010 e 2020. Os dados consolidados indicam a derrubada de mais de 186 mil hectares de florestas maduras em 14 mil locais distintos, da costa do Nordeste até o Sul do país.

O estudo foi publicado nesta sexta-feira (14) na revista Nature Sustainability sob o título Padrões alarmantes de perda de florestas maduras na Mata Atlântica brasileira (tradução livre) e analisou padrões espaciais e temporais do desmatamento, considerando distribuição geográfica, tamanho, perfil fundiário e uso da terra após o desmatamento.

O estado da Bahia foi onde ocorreu a maior parte da perda, principalmente na região limítrofe com Minas Gerais, formando o maior ponto crítico para o aumento de pontos de desmatamento no período retratado, com metade dos registros, justamente em uma região na qual o plantio de eucalipto para a produção de carvão visando o uso em termelétricas é uma atividade importante. Propriedades mineiras também tiveram registros de atividades que desrespeitaram florestas maduras. Outro destaque negativo está nas perdas no Paraná e em Santa Catarina, o outro ponto crítico identificado.

Além do impacto no aquecimento global, pois a derrubada emite grande quantidade de gases ligados ao efeito estufa, a mata no chão impacta na quantidade e qualidade das águas que abastecem as cidades, e estamos falando da região que concentra a maior parte da população do país. Há uma série de serviços ambientais, ou seja, ganhos com a floresta de pé, cuja falta posterior impacta a sociedade como um todo, mas é mais acentuada em relação aos mais pobres, mais afetados pela alta do preço dos alimentos, pelas enchentes e pela crise climática.

O estudo destaca ainda a insuficiência de áreas protegidas para conter o avanço do desmatamento. Em nota, a coautora do estudo Silvana Amaral, pesquisadora do INPE, reforça que o desmatamento dentro de terras indígenas e quilombolas, bem como em áreas protegidas, embora menor em volume, ainda apresenta taxas preocupantes. “Isso evidencia a necessidade de maior suporte a essas comunidades e uma governança ambiental mais efetiva”, completa. Os autores sugerem que, além de intensificar a aplicação da Lei da Mata Atlântica, é fundamental investir na restauração de ecossistemas degradados e na ampliação de áreas protegidas, combinando esforços de conservação e desenvolvimento sustentável.

O estudo começa de um período quatro anos após a Lei da Mata Atlântica, de 2006. Segundo Luís Fernando Guedes Pinto, diretor executivo da Fundação SOS Mata Atlântica, isso já deveria ser um elemento suficiente para dar base aos governos, em suas diferentes esferas, para coibir esse tipo de atividade, em grandes ou pequenas propriedades. “Isso atravessou vários governos. Cruzando com outras literaturas, há indícios de que quase todo esse desmatamento foi ilegal e poderia ter sido combatido pelo estado, o que não foi”, explica o pesquisador. Segundo ele, “é imprescindível fortalecer os mecanismos de fiscalização e criar incentivos econômicos para que a conservação seja viável, especialmente nas propriedades privadas, pois precisamos ter outros mecanismos além daqueles que se baseiam em comando e punição”. Na publicação são citados ainda alguns projetos pioneiros nessa direção, nenhum deles porém com escala suficiente para reverter os aumentos.

Educação do povo e trabalho junto ao Legislativo

Como parte relevante dos impactos vem de pequenas propriedades, o fator educacional é importante. Há pouco esforço sistemático para conscientizar a população da importância da preservação por meio de conteúdos educativos, segundo Guedes Pinto, e a postura de vereadores e deputados que propõe a flexibilização das proteções piora o quadro, pois reforça a sensação de impunidade.

Isso se soma à postura de políticos do executivo. Do Ibama às secretarias municipais, há dezenas de exemplos de estruturas públicas que tiveram impactos nos últimos anos, atrapalhando a continuidade de ações de fiscalização e interrompendo esforços importantes de políticas de estado. “No governo Bolsonaro houve aumento das taxas. No começo do governo Lula houve queda acentuada. Isso tem relação com uma postura de governo, que gera uma sensação de impunidade, enfraquecendo órgãos como o Ibama, responsáveis pela fiscalização. No governo atual, com as suas limitações e contradições, há uma postura de enfrentar a mudança do clima, de zerar o desmatamento, de retomar a fiscalização. Isso muda o ambiente institucional e resulta. Independente do governo, porém, isso tem de ser respeitado e tem de se tornar uma política de Estado.”, pondera o porta-voz da SOS Mata Atlântica.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Escritório de Governança é inaugurado em Porto Velho para fortalecer gestão ambiental

Escritório de Governança é inaugurado em Porto Velho para fortalecer gestão ambiental

Prefeitura e Ministério do Meio Ambiente instalam centro de inteligência no Prédio do Relógio para monitorar desmatamento e eventos climáticos
L
Governo inicia projeto Vem Pro Parque com ações em Campo Novo de Rondônia

Governo inicia projeto Vem Pro Parque com ações em Campo Novo de Rondônia

Estudantes recebem atividades focadas em conscientização ambiental e preservação.
L
Emissões de gases estufa no Brasil caem 16,7%, mas meta para 2025 segue em risco

Emissões de gases estufa no Brasil caem 16,7%, mas meta para 2025 segue em risco

Relatório do Observatório do Clima destaca redução histórica puxada pelo controle do desmatamento, mas alerta para a dependência excessiva de ações na Amazônia.
L
Semana da Água em Porto Velho promove ações de educação ambiental e sustentabilidade

Semana da Água em Porto Velho promove ações de educação ambiental e sustentabilidade

Governo e Sedam iniciam atividades com foco na gestão sustentável e conscientização da população na capital.
L
Governo lança Plano Clima com meta de reduzir emissões em até 67% até 2035

Governo lança Plano Clima com meta de reduzir emissões em até 67% até 2035

Estratégia nacional busca neutralidade de carbono até 2050 e conta com R$ 33 bilhões em recursos do Fundo Clima para este ano.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Governo define novos membros de câmaras setoriais da carne, mel, peixe e cacau de Rondônia

Novas diretorias das câmaras setoriais da carne, mel, piscicultura e cacau reforçam a governança do agro em Rondônia e ampliam a articulação entre governo e setor produtivo.
L

Justiça eleitoral e voto consciente em foco no Única Talks

Juízes do TJRO, Dr. Arlen Souza e Dr. Sérgio Willian debateram fake news, ficha limpa, urnas eletrônicas e os desafios das eleições.
L
Governo Federal endurece fiscalização para conter reajustes abusivos nos combustíveis

Governo Federal endurece fiscalização para conter reajustes abusivos nos combustíveis

Ministro de Minas e Energia afirma que “não haverá trégua” contra crimes à economia popular; Polícia Federal e ANP intensificam vistorias em postos e distribuidoras.
L
Petrobras suspende leilão de combustíveis para reavaliar estoques diante de crise global

Petrobras suspende leilão de combustíveis para reavaliar estoques diante de crise global

Presidente da estatal afirma que medida visa garantir o abastecimento interno; instabilidade no Oriente Médio e desvio de navios cargueiros elevam cautela da companhia.
L

Fonte de Vida: Galdiana dos Santos e Aline Leon debatem direitos das mulheres

Especialistas trazem reflexões sobre violência, justiça e empoderamento feminino em um programa marcado por experiências reais e conhecimento jurídico
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

Ministra Esther Dweck apresenta balanço da segunda edição do “Enem dos Concursos”, destacando que 40% dos aprovados pertencem a grupos de cotas reservadas.
L
CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

A fase é eliminatória para o cargo de analista técnico de justiça e defesa, exigindo o preenchimento de ficha de informações pessoais até o dia 24 de março.
L
Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

O Governo de Rondônia disponibiliza 2.377 vagas formais em diversas cidades do estado, reforçando oportunidades no mercado de trabalho e o fortalecimento da economia local.
L
CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

Candidatos já podem consultar notas e posições na página da FGV; convocações para nomeações e cursos de formação começam nesta segunda-feira.
L
Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Seleção da Agência Reguladora de Porto Velho visa o fortalecimento técnico para a regulação e o desenvolvimento dos serviços municipais.
L
Publicidade

POLÍTICA

Pacto Legislativo reúne vereadores e servidores municipais na Alero

Pacto Legislativo reúne vereadores e servidores municipais na Alero

Evento da Ucaver qualifica parlamentares de Rondônia entre os dias 24 e 27 de março com palestras de Randerson Cirqueira e especialistas
L
Gilmar Mendes afirma que ECA Digital encerra "desordem normativa" na proteção de jovens

Gilmar Mendes afirma que ECA Digital encerra “desordem normativa” na proteção de jovens

Ministro do STF destaca que novas regras trazem segurança jurídica e previsibilidade para usuários e plataformas; discurso ocorreu após assinatura de decretos presidenciais.
L
Governo Federal cria centro na Polícia Federal para combater crimes digitais contra crianças

Governo Federal cria centro na Polícia Federal para combater crimes digitais contra crianças

Decreto assinado pelo presidente Lula institui núcleo para centralizar denúncias e agilizar remoção de conteúdos ilícitos; regulamentação do ECA Digital endurece regras para plataformas e influenciadores mirins.
L
Sílvia Cristina garante R$ 1 milhão para produtores em RO

Sílvia Cristina garante R$ 1 milhão para produtores em RO

Emenda da deputada vai financiar máquinas e fortalecer produção rural no distrito de Palmeiras, em Nova Mamoré.
L
CPI do Crime aprova investigação sobre beneficiários do Banco Master e convoca ex-noiva de banqueiro

CPI do Crime aprova investigação sobre beneficiários do Banco Master e convoca ex-noiva de banqueiro

Comissão busca identificar donos reais de fundos de investimento; requerimentos de quebra de sigilo de Paulo Guedes e convocação de Valdemar da Costa Neto são rejeitados.
L
Publicidade

POLÍCIA

Subtenente e cb da Marinha são presos negociando pistola com membros de facção

Subtenente e cb da Marinha são presos negociando pistola com membros de facção

Os outros três suspeitos envolvidos na transação estavam em um segundo veículo no momento da abordagem.
14
Carro de aplicativo faz retorno e causa grave acidente com casal em moto na Rio Madeira

Carro de aplicativo faz retorno e causa grave acidente com casal em moto na Rio Madeira

Com o impacto da colisão, o piloto e a passageira da moto foram arremessados ao solo.
16
Ação rápida da PM resulta na prisão de dupla por furto na zona Sul

Ação rápida da PM resulta na prisão de dupla por furto na zona Sul

Policiais do 9º Batalhão prendem suspeitos e recuperam objetos furtados no Loteamento Tropical após denúncia
12
Briga entre irmãos por causa de herança termina em agressões a pauladas

Briga entre irmãos por causa de herança termina em agressões a pauladas

De acordo com as primeiras informações, a briga teria iniciado por conta da disputa pela casa, deixada de herança.
16
Ladrão é espancado após ser flagrado fazendo furto em residência no Embratel

Ladrão é espancado após ser flagrado fazendo furto em residência no Embratel

Suspeito invadiu imóvel na Rua Panamá e causou danos à estrutura elétrica e hidráulica; Polícia Militar precisou usar spray de pimenta para conter o indivíduo em Porto Velho.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pais que querem filhos fortes, mas não deixam os filhos enfrentarem nada | Parents who want strong children but do not let their children face anything

Caso de violência extrema envolvendo criança reacende debate sobre limites, educação emocional e o papel da família na formação de jovens mais conscientes e equilibrados. | Case of extreme violence involving a child reignites the debate on boundaries, emotional education, and the role of the family in raising more aware and balanced young people.
L

Recebimento da Licença Ambiental: CBAA – ASFALTOS LTDA

Licença Operação Nº 008.000063/2026-35/COLMAM/SEDAM
L
Bolsa Família: Prefeitura convoca beneficiários para saque imediato de recursos

Bolsa Família: Prefeitura convoca beneficiários para saque imediato de recursos

Semias alerta que mais de 800 famílias de Porto Velho possuem valores do Bolsa Família disponíveis e podem perder o benefício caso o saque não ocorra em 180 dias
L

Como identificar produtos duráveis e fazer investimentos seguros na estruturação da cozinha

Com renda pressionada e aumento no consumo de energia, escolher eletrodomésticos duráveis e eficientes se torna essencial para evitar gastos contínuos e decisões por impulso.
L

Brasil ajusta regras do mutualismo em 2026, e debate sobre perda total ganha urgência

Aumento dos custos de reparo e novas regras para proteção veicular reforçam a importância de entender quando há perda total e como reduzir prejuízos no trânsito.
L
Autonomia feminina e combate à violência são pautas de ação conjunta em Porto Velho

Autonomia feminina e combate à violência são pautas de ação conjunta em Porto Velho

Evento promovido pelo MPT e MPRO discute independência financeira como ferramenta para romper ciclos de violência contra a mulher na capital
L

Principais áreas de conhecimento médico para um futuro doutor se especializar

Ampliação de bolsas de residência e desigualdade na distribuição de especialistas reforçam a importância de escolhas estratégicas na formação médica, alinhadas às demandas do SUS.
L

7 modelos de calça jeans que estão dominando as tendências atuais

Modelagens como reta, wide leg, mom e flare seguem em alta por unir conforto, estilo e praticidade, permitindo combinações versáteis para diferentes ocasiões do dia a dia.
L