QUARTA-FEIRA, 16/04/2025

Atividades econômicas ilegais ampliaram desmatamento na Mata Atlântica

Estudo revisou imagens feitas a partir do espaço

Por GUILHERME JERONYMO - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Atividades econômicas ilegais ampliaram desmatamento na Mata Atlântica
FERNANDO FRAZÃO/AGÊNCIA BRASIL

O uso do solo para a pecuária, a silvicultura para carvão e as plantações de soja foram as atividades econômicas que mais contribuíram para a devastação da Mata Atlântica durante a década passada e custaram ao bioma o equivalente a 200 mil campos de futebol de 2010 a 2020. A maioria das ocorrências se deu em pequenas áreas de grandes propriedades privadas e com indícios de ilegalidade.

Pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), da Universidade de São Paulo e da organização não governamental (ONG) SOS Mata Atlântica realizaram uma revisão de dados a partir de imagens captadas por satélites das regiões de incidência de Mata Atlântica no país, entre os anos de 2010 e 2020. Os dados consolidados indicam a derrubada de mais de 186 mil hectares de florestas maduras em 14 mil locais distintos, da costa do Nordeste até o Sul do país.

O estudo foi publicado nesta sexta-feira (14) na revista Nature Sustainability sob o título Padrões alarmantes de perda de florestas maduras na Mata Atlântica brasileira (tradução livre) e analisou padrões espaciais e temporais do desmatamento, considerando distribuição geográfica, tamanho, perfil fundiário e uso da terra após o desmatamento.

O estado da Bahia foi onde ocorreu a maior parte da perda, principalmente na região limítrofe com Minas Gerais, formando o maior ponto crítico para o aumento de pontos de desmatamento no período retratado, com metade dos registros, justamente em uma região na qual o plantio de eucalipto para a produção de carvão visando o uso em termelétricas é uma atividade importante. Propriedades mineiras também tiveram registros de atividades que desrespeitaram florestas maduras. Outro destaque negativo está nas perdas no Paraná e em Santa Catarina, o outro ponto crítico identificado.

Além do impacto no aquecimento global, pois a derrubada emite grande quantidade de gases ligados ao efeito estufa, a mata no chão impacta na quantidade e qualidade das águas que abastecem as cidades, e estamos falando da região que concentra a maior parte da população do país. Há uma série de serviços ambientais, ou seja, ganhos com a floresta de pé, cuja falta posterior impacta a sociedade como um todo, mas é mais acentuada em relação aos mais pobres, mais afetados pela alta do preço dos alimentos, pelas enchentes e pela crise climática.

O estudo destaca ainda a insuficiência de áreas protegidas para conter o avanço do desmatamento. Em nota, a coautora do estudo Silvana Amaral, pesquisadora do INPE, reforça que o desmatamento dentro de terras indígenas e quilombolas, bem como em áreas protegidas, embora menor em volume, ainda apresenta taxas preocupantes. “Isso evidencia a necessidade de maior suporte a essas comunidades e uma governança ambiental mais efetiva”, completa. Os autores sugerem que, além de intensificar a aplicação da Lei da Mata Atlântica, é fundamental investir na restauração de ecossistemas degradados e na ampliação de áreas protegidas, combinando esforços de conservação e desenvolvimento sustentável.

O estudo começa de um período quatro anos após a Lei da Mata Atlântica, de 2006. Segundo Luís Fernando Guedes Pinto, diretor executivo da Fundação SOS Mata Atlântica, isso já deveria ser um elemento suficiente para dar base aos governos, em suas diferentes esferas, para coibir esse tipo de atividade, em grandes ou pequenas propriedades. “Isso atravessou vários governos. Cruzando com outras literaturas, há indícios de que quase todo esse desmatamento foi ilegal e poderia ter sido combatido pelo estado, o que não foi”, explica o pesquisador. Segundo ele, “é imprescindível fortalecer os mecanismos de fiscalização e criar incentivos econômicos para que a conservação seja viável, especialmente nas propriedades privadas, pois precisamos ter outros mecanismos além daqueles que se baseiam em comando e punição”. Na publicação são citados ainda alguns projetos pioneiros nessa direção, nenhum deles porém com escala suficiente para reverter os aumentos.

Educação do povo e trabalho junto ao Legislativo

Como parte relevante dos impactos vem de pequenas propriedades, o fator educacional é importante. Há pouco esforço sistemático para conscientizar a população da importância da preservação por meio de conteúdos educativos, segundo Guedes Pinto, e a postura de vereadores e deputados que propõe a flexibilização das proteções piora o quadro, pois reforça a sensação de impunidade.

Isso se soma à postura de políticos do executivo. Do Ibama às secretarias municipais, há dezenas de exemplos de estruturas públicas que tiveram impactos nos últimos anos, atrapalhando a continuidade de ações de fiscalização e interrompendo esforços importantes de políticas de estado. “No governo Bolsonaro houve aumento das taxas. No começo do governo Lula houve queda acentuada. Isso tem relação com uma postura de governo, que gera uma sensação de impunidade, enfraquecendo órgãos como o Ibama, responsáveis pela fiscalização. No governo atual, com as suas limitações e contradições, há uma postura de enfrentar a mudança do clima, de zerar o desmatamento, de retomar a fiscalização. Isso muda o ambiente institucional e resulta. Independente do governo, porém, isso tem de ser respeitado e tem de se tornar uma política de Estado.”, pondera o porta-voz da SOS Mata Atlântica.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Amazônia: queimadas têm queda de 72%

País responde por 70% da redução no número de focos nos primeiros três meses de 2025
L
Área queimada no Brasil cai 70% no 1º trimestre de 2025, mas Cerrado e Mata Atlântica registram aumento

Área queimada no Brasil cai 70% no 1º trimestre de 2025, mas Cerrado e Mata Atlântica registram aumento

Do total das áreas queimadas, 78% são de vegetação nativa
L

Meio Ambiente divulga balanço das ações realizadas nos três primeiros meses da gestão atual

Um dos destaques foi o zeramento da lista de espera de licenças ambientais pendentes
L
Plataforma de inteligência artificial Ciera será lançada para otimizar a restauração de vegetação nativa no Brasil

Plataforma de inteligência artificial Ciera será lançada para otimizar a restauração de vegetação nativa no Brasil

Ferramenta inova na interpretação automática de dados e informações
L

Nível do Rio Madeira supera em mais de 1,5 metro a média esperada para o ano

Neste sábado (12) o Madeira registrou a marca de 16,75 metros
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Renault Kardian Evolution MT é mais que uma versão de entrada

Modelo atende quem valoriza o envolvimento com a condução e procura uma experiência direta ao volante
L

Flávio Dutka no Agenda News: A arte como essência e resistência

O artista plástico e visual compartilhou sua trajetória, inspirações e o papel transformador da arte em entrevista com Renata Camurça, marcada por reflexões e descontração.
L

#emcimadahora | Entrevista Pascoal Cahulla – Empreendedor

Nesta quarta-feira, dia 16, às 17h, o programa Em Cima da Hora recebe Pascoal Cahulla, diretor da Urbano Norte.
L
Governo de Rondônia entrega sistema de abastecimento de água que beneficia 100% das casas em União Bandeirantes

Governo de Rondônia entrega sistema de abastecimento de água que beneficia 100% das casas em União Bandeirantes

O evento foi realizado na Rua Dionízio, nº 1776, e reuniu autoridades, representantes da comunidade e moradores locais, que agora passam a contar com água tratada em 100% das residências.
L
Carlos Magno assume a Casa Civil como Secretário Adjunto e marca novo estilo de articulação política no Governo de Rondônia

Carlos Magno assume a Casa Civil como Secretário Adjunto e marca novo estilo de articulação política no Governo de Rondônia

A nomeação não apenas reforça o elo do Executivo com o setor produtivo, mas também sinaliza uma mudança no estilo de articulação política adotado pelo governo.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sine de Porto Velho oferece oportunidades em diversos setores com quase 100 vagas

As vagas são para diversos níveis de escolaridade
L
Aprovados no Concurso Nacional Unificado começam a ser convocados em maio, anuncia governo

Aprovados no Concurso Nacional Unificado começam a ser convocados em maio, anuncia governo

Ministério publicará portaria única autorizando órgãos a convocarem
L
Fiocruz abre 152 vagas para estágio

Fiocruz oferece 152 oportunidades de estágio em todo o país

A maioria para o Rio de Janeiro, mas tem vagas para outros Estados
L

Encontro de lideranças do Jiu-Jitsu reúne mestres e atletas em evento no CT Tubarão

Realizado na sexta-feira (04), evento celebrou união das academias, debateu temas importantes e apresentou programa inédito de patrocínio a atletas da Região Norte
L
Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Estão disponibilizadas vagas para estágios, técnicos e operadores, com prazo de inscrição até o dia 17 de abril.
L
Publicidade

POLÍTICA

RISCO NO CAMPO: Jaime Bagattoli solicita à Abin relatórios sobre a atuação do MST e da PNRA

País assistiu, nos últimos tempos, o aumento de invasões de terras rurais
L

Jaime Bagattoli pede à Abin relatórios sobre ações do MST e da PNRA

País assistiu, nos últimos tempos, o aumento de invasões de terras rurais
L
Sílvia Cristina participa da entrega de certificados de cursos do Cidadania Plena em Buritis

Sílvia Cristina participa da entrega de certificados de cursos do Cidadania Plena em Buritis

Programa do Ifro tem a parceria da deputada, que assegura o recurso para levar a qualificação aos municípios
L
Pedro Fernandes cobra solução urgente para crise no Hospital João Paulo II e defende novo modelo de gestão na saúde

Pedro Fernandes cobra solução urgente para crise no Hospital João Paulo II e defende novo modelo de gestão na saúde

Parlamentar relembra experiência pessoal no hospital e pede apoio à busca por alternativas que valorizem servidores e melhorem o atendimento
L
Deputado Eyder Brasil propõe projeto de proteção a jornalistas em situações de risco em Rondônia

Deputado Eyder Brasil propõe projeto de proteção a jornalistas em situações de risco em Rondônia

Proposta visa garantir segurança e liberdade de atuação para profissionais da imprensa em coberturas de alto risco
L
Publicidade

POLÍCIA

Motorista de caminhão boiadeiro é preso transportando mais de 5 kg de folha de coca em RO

O flagrante aconteceu no distrito de Nova Mamoré, em Porto Velho.
10
Mãe e filha ficam feridas em acidente com capotamento na zona leste

Mãe e filha ficam feridas em acidente com capotamento na zona leste

Segundo informações de testemunhas, um carro modelo Pajero conduzido por um idoso teria avançado a preferencial pela Higienópolis, e batido no Uno que acabou capotando.
12
Casal em moto avança preferencial e bate em viatura da PM no Cristal da Calama

Casal em moto avança preferencial e bate em viatura da PM no Cristal da Calama

Segundo testemunhas, o casal na moto teria avançado a preferencial e batido em cheio na viatura.
14
PRF em Rondônia apreende 87 kg de maconha em Guajará-Mirim

PRF em Rondônia apreende 87 kg de maconha em Guajará-Mirim

Dois homens foram presos em flagrante
10
Polícia Civil de RO cumpre mandados em Operação contra tortura

Polícia Civil de RO cumpre mandados em Operação contra tortura

Foram cumpridos três mandados, incluindo dois de prisão preventiva e um de busca e apreensão contra suspeitos.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

TCE aponta desafios e melhorias na gestão das vacinas em Rondônia

TCE aponta desafios e melhorias na gestão das vacinas em Rondônia

O relatório técnico do TCE-RO, cujo resumo está disponível ao público no link abaixo, apontou uma série de deficiências que comprometem a eficácia do programa no estado.
L
Haddad defende reforma do Imposto de Renda como medida de justiça social e combate à desigualdade

Haddad defende reforma do Imposto de Renda como medida de justiça social e combate à desigualdade

Ministro participou da edição do Sem Censura desta quarta-feira
L
Nadine Heredia desembarca no Brasil após concessão de asilo diplomático pelo governo brasileiro

Nadine Heredia desembarca no Brasil após concessão de asilo diplomático pelo governo brasileiro

Nadine Heredia veio com o filho; Ollanta Humala cumprirá sentença
L
Vereadores, secretário e equipe técnica da Sema realizam visita ao Ecoparque em Porto Velho

Vereadores, secretário e equipe técnica da Sema realizam visita ao Ecoparque em Porto Velho

Visita técnica esclarece rumores sobre irregularidades e reforça o compromisso do Ecoparque com a transparência e a sustentabilidade
L
Energisa alerta sobre os cuidados com a energia elétrica em áreas rurais

Energisa alerta sobre os cuidados com a energia elétrica em áreas rurais

Com intuito de primar pela segurança dos trabalhadores rurais, a Energisa compartilha algumas orientações importantes de segurança com a rede elétrica
L
Anvisa torna obrigatória a retenção de receita médica na venda de canetas emagrecedoras como Ozempic, Saxenda e Wegovy

Anvisa torna obrigatória a retenção de receita médica na venda de canetas emagrecedoras como Ozempic, Saxenda e Wegovy

Para agência, retenção é necessária para aumentar o controle do uso
L
Modelagem de troféus para quadrilhas juninas de Porto Velho, acontecerá nos dias 17, 19, 21 e 24 de abril, pelo YouTube

Modelagem de troféus para quadrilhas juninas de Porto Velho, acontecerá nos dias 17, 19, 21 e 24 de abril, pelo YouTube

Serão quatro dias de oficina: dia 17 (quinta-feira), dia 19 (sábado), dia 21 (segunda-feira) e dia 24 (quinta-feira), sempre às 19h30min. A oficina contará com acessibilidade em Língua Brasileira de Sinais (Libras).
L
Embaixada dos EUA emite visto com gênero masculino para Erika Hilton e alega política de reconhecimento apenas de sexos binários

Embaixada dos EUA emite visto com gênero masculino para Erika Hilton e alega política de reconhecimento apenas de sexos binários

Visto de entrada de deputada trans foi emitido com o gênero masculino
L
Gilmar Mendes suspende todos os processos sobre pejotização até decisão final do STF

Gilmar Mendes suspende todos os processos sobre pejotização até decisão final do STF

No entanto, medida levará segurança jurídica para o setor
L
FACER solicita apoio da Assembleia Legislativa para a regulamentação da Lei de Liberdade Econômica em Rondônia

FACER solicita apoio da Assembleia Legislativa para a regulamentação da Lei de Liberdade Econômica em Rondônia

Como representante legítima do setor empresarial rondoniense, a FACER tem acompanhado os obstáculos enfrentados por pequenos empreendedores diante da burocracia ainda vigente.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.