QUARTA-FEIRA, 03/12/2025
Publicidade

Em destaque

Empresários da Amazônia buscam protagonismo na COP30

Encontro deve ser realizado entre 10 e 21 de novembro em Belém

Por FABÍOLA SINIMBÚ - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Empresários da Amazônia buscam protagonismo na COP30
FERNANDO FRAZÃO/AGÊNCIA BRASIL

A menos de um ano da realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), entre 10 e 21 de novembro, a cidade de Belém passa por uma transformação na sua infraestrutura e oferta de serviços. Assim como suas vias, prédios e praças, micro e pequenos empreendedores também se preparam para receber os visitantes e oferecer o melhor da já tradicional hospitalidade amazônica.

Novas tecnologias na moda, produção de biojoias associada ao reaproveitamento, inovação em artigos de decoração com matéria-prima da Amazônia são alguns dos produtos que serão apresentados aos visitantes que chegarão ao estado do Pará para a conferência global do clima.

O governo brasileiro espera receber cerca de 100 mil visitantes ao longo das duas semanas de conferência, entre chefes de Estado, participantes e turistas que pretendem visitar a cidade no mesmo período. Em 2024, Baku, no Azerbaijão, recebeu 54.148 participantes presenciais entre delegações, observadores, convidados e equipe de suporte inscritos na COP29.

Atualmente, Belém possui 18 mil leitos em hotéis e deve alcançar 22 mil nos próximos meses com a inauguração de novas unidades já em construção. O secretário extraordinário para a COP30, Valter Correia, declarou em entrevista à Voz do Brasil, programa produzido e veiculado pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) no final de 2024, que, além das iniciativas do empresariado paraense, o governo federal garantirá a construção de 500 apartamentos modulares no padrão cinco estrelas, além da disponibilização de dois navios utilizados em cruzeiros internacionais com capacidade de acomodar até 5 mil pessoas.

O número de unidades de hospedagem em residências e locais para temporada nos aplicativos mais utilizados no país também crescem a cada dia. São espaços que já eram usados para hospedagem de visitantes em festividades como o Círio de Nazaré, quando a cidade reúne milhares de turistas do próprio estado e de outras cidades brasileiras, principalmente. Em 2023 foram 80,5 mil turistas, segundo dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese-PA).

Capacitação

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), por exemplo, firmou parceria com um dos aplicativos para capacitação dos proprietários desses espaços e, apenas em 2024, o número de anfitriões na plataforma subiu de 700 para 3,5 mil, informou a instituição. “As expectativas são as melhores possíveis, não só para novembro, mas também para antes e depois do evento. Para você ter uma ideia, o turismo no nosso estado já aumentou desde o anúncio de que a conferência seria aqui”, afirma Rubens Magno, diretor-superintendente do Sebrae no Pará.

Uma dessas empresárias é Betty Saldarriaga, que é proprietária de um spa com hospedagem pós-cirurgia plástica. Ela possui unidades tipo suítes duplas, com duas camas de solteiro, que resolveu disponibilizar também para o turismo, inicialmente durante o Círio de Nazaré.

“Eles (os turistas) ficam muito satisfeitos com o nosso atendimento. Porque como eu já trabalho com hospedagem para cirurgia plástica, tenho um atendimento privilegiado, um atendimento muito humanizado. Então, a gente já sabe como receber as pessoas”, explica.

Segundo Betty, a capacitação recebida pelo Sebrae foi fundamental para diversificar a oferta de seu negócio, partindo também para a hospedagem de turismo por meio de uma plataforma. O modelo de negócio era desconhecido pela empresária. “Quando eu fui atender uma paciente, ela me passou o endereço, eu fui até ela. E quando eu cheguei lá, ela me disse que o apartamento não era dela, que ela não estava muito confortável, porque o apartamento não estava oferecendo muitas condições para ela. Aí me explicou e me mandou o nome da plataforma e eu procurei o Sebrae para entender melhor”, lembra.

Após a capacitação, Betty passou a disponibilizar as unidades com agenda de atendimento livre nas ocasiões em que a cidade de Belém tem aumento na demanda por hospedagem turística, como a COP30. “Todo mundo está falando aqui em Belém sobre isso. Inclusive eu estou indicando pessoas que têm suas casas, esses apartamentos, algum imóvel, para aproveitarem a oportunidade e receberam essas pessoas. Eu acho que vai ter bastante gente que vai ajudar bastante como no Círio”, diz.

De acordo com Magno, somente em 2024, o Sebrae realizou 18 mil atendimentos de empresas, dos setores de hospitalidade, alimentos e bebidas, mobilidade e economia criativa, interessadas em se preparar para a COP30. “As empresas nos procuram em busca de orientações em assuntos como gestão financeira, precificação, estoque e atendimento, mirando o aumento de demanda que já chegou a seus negócios com a visibilidade trazida pela conferência da ONU”, diz.

Inovação

Uma dessas empresas é da design Nilma Arraes, que produz biojoias e objetos autorais com responsabilidade ambiental. A empresária, que já passou por várias capacitações e também atua como consultora do Sebrae, vem inovando no reaproveitamento de materiais descartados de forma abundante na região. “O foco do meu produto, desde sempre, ele tem tudo a ver com a COP, porque eu trabalho a sustentabilidade e o social também, além de eu trabalhar o meio ambiente. O meu trabalho é focado em não usar material que vai destruir e sim em reaproveitar aquilo que iria para o lixo”, explica.

Partindo dessa ideia, Nilma desenvolveu uma matéria-prima chamada Maria, uma abreviação para mistura de açaí com resina e insumos da Amazônia, com a qual produz biojoias e outros acessórios. Para a COP30, lançou a linha de luminárias, chamada Luz de Rios, elaboradas a partir do reaproveitamento de escamas do peixe pirapema, muito presente na costa paraense e consumida na culinária regional.

A estilista Val Valadares foi além e fez uma parceria com outra empresa paraense, responsável por iniciar um novo ciclo da borracha na Amazônia, e juntas lançaram uma coleção de moda feita de látex. “Nós estamos estudando transformar a nossa borracha numa espécie de couro paraense inédito na moda. Fazendo peças exclusivas, já não vão ser peças em quantidade, mas exclusivas para artistas, para quem gosta de usar alguma coisa diferente. Então, eu estou agora aperfeiçoando essa possibilidade de forrar com acabamento 100% sustentável, para eu não precisar usar nenhum produto que não seja sustentável.”, diz.

A empresa parceira trabalha com 1.570 famílias de seringalistas, na Ilha do Marajó, a partir de tecnologias sociais que profissionalizam, comercializa biojoias de látex produzidas por mulheres de seringueiros e fornecem matéria prima para indústria de calçados. “Todo seringueiro cadastrado nesse processo, ele põe uma etiqueta lá no Marajó, quando ele pesa o produto. Ela vem com o nome dele direitinho, chega aqui na fábrica, a gente pesa, confere a qualidade da borracha e deposita o dinheiro”, explica Francisco Samonek, coordenador do projeto que estruturou a marca.

Segundo Francisco, a capacitação oferecida pelo Sebrae permitiu que a marca se estruturasse com registro, inserção no mercado, divulgação e precificação, por exemplo. Também foi o ponto de conexão entre as duas marcas. “Estamos trabalhando para capacitar os pequenos negócios locais para que quem venha ao Pará tenha acesso às belezas e riquezas da floresta pelas mãos de quem vive dela.”, reforça Rubens Magno.

Protagonismo

Os empresários também esperam o protagonismo na COP30. A estilista Val Valadares conta que, além de elevar o padrão da costura na Amazônia, sonha abrir um ateliê escola, para multiplicar receita de uma marca que iniciou na comunidade Quilombola Jacundaí, no município de Moju, e que já alcançou as passarelas da Semana de Moda em Milão. “A minha expectativa é que eu consiga mostrar o meu talento, o conhecimento que adquiri nesses anos todos de trabalho. Que eu possa divulgar e contribuir para a moda, não só na COP30, mas para que o nosso estado tenha uma outra cara, que não seja conhecido só pela culinária, mas também que tenha a sua participação na moda”.

Nilma também tem projetos de expandir os negócios e envolver ainda mais gente na cadeia produtiva de suas criações. “Eu movimento seis pessoas que trabalham como ourives, além de comprar as escamas de um fornecedor de pescados, mas já trabalhei com outros profissionais que me ajudaram em momentos diferentes”, diz.

O protagonismo de quem produz e protege a Amazônia, também é o reconhecimento aguardado por Francisco. “A nossa expectativa maior é fazer nossa apresentação no mercado internacional. A gente está apostando muito na COP com uma grande oportunidade de a gente ser visto”, conclui.

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Estratégias educativas e reforço no combate marcam encerramento da Operação Verde Rondônia

Estratégias educativas e reforço no combate marcam encerramento da Operação Verde Rondônia

Estado registra maior redução de queimadas do país em 2025, segundo o Inpe.
L
Ecoporé firma cooperação com Porto Velho para ampliar bioeconomia

Ecoporé firma cooperação com Porto Velho para ampliar bioeconomia

Bioeconomia ganha novo impulso com ações conjuntas voltadas a produtos amazônicos.
L
Prefeitura destaca ação dos Caiaqueiros que recolheram resíduos no rio Madeira

Prefeitura destaca ação dos Caiaqueiros que recolheram resíduos no rio Madeira

Rio Madeira é foco de ação ambiental realizada por Caiaqueiros que recolheram resíduos durante o evento promovido pela Prefeitura de Porto Velho.
L
MPRO destaca ações ambientais após a COP 30 e reforça compromissos climáticos

MPRO destaca ações ambientais após a COP 30 e reforça compromissos climáticos

COP 30 evidencia urgência climática e fortalece atuação ambiental do MPRO.
L
Como proteger a casa contra insetos no período chuvoso

Como proteger a casa contra insetos no período chuvoso

Período chuvoso eleva a circulação de insetos e animais peçonhentos nas residências.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Saiba como vai funcionar o Free Flow na BR-364

A Nova 364, com o objetivo de afastar dúvidas da população sobre o funcionamento do Free Flow, responde aos principais questionamentos ventilados na imprensa e nas redes sociais.
L
HIV em Porto Velho registra queda nos casos e Semusa reforça ações de prevenção

HIV em Porto Velho registra queda nos casos e Semusa reforça ações de prevenção

HIV apresenta redução e Semusa intensifica estratégias de testagem, diagnóstico precoce e orientação no Dezembro Vermelho
L
STF suspende leis municipais que autorizaram funcionamento de bets

STF suspende leis municipais que autorizaram funcionamento de bets

O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal, concedeu liminar para suspender leis de 13 cidades que regulavam apostas esportivas, com o entendimento de que a competência para legislar sobre loterias e bets é federal.
L
Inep divulga gabaritos preliminares do Enade 2025

Inep divulga gabaritos preliminares do Enade 2025

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira disponibilizou as respostas das questões objetivas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, que avaliou 27 áreas de bacharelado e cursos superiores de tecnologia.
L
Câmara aprova em comissão o projeto que cria o Fundo Nacional da Igualdade Racial e inclui capítulo na Constituição

Câmara aprova em comissão o projeto que cria o Fundo Nacional da Igualdade Racial e inclui capítulo na Constituição

O parecer do relator Orlando Silva, favorável à PEC 27/24, segue para votação em plenário e prevê aporte inicial da União de R$ 20 bilhões para financiar projetos culturais, sociais e econômicos destinados à população negra, além de instituir o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir).
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Parceria com a Energisa amplia oportunidades para jovens ingressarem no mercado de trabalho.
L
Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

O prazo para se candidatar às 184 vagas de nível superior da Caixa Econômica Federal encerra na próxima segunda-feira, 8 de dezembro de 2025.
L
CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

Cartão de Confirmação de Inscrição da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado foi liberado para 42.499 candidatos habilitados para a prova de 7 de dezembro.
L
Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Os 42.499 candidatos classificados para a segunda fase do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2025) poderão acessar o cartão de confirmação a partir das 16h, horário de Brasília.
L
Entregadores protestam contra modelo +Entregas do iFood

Entregadores protestam contra modelo +Entregas do iFood

Trabalhadores reclamam de queda na remuneração e perda de autonomia.
L
Publicidade

POLÍTICA

Lula celebra queda da pobreza e liga resultado à menor inflação e maiores salários

Lula celebra queda da pobreza e liga resultado à menor inflação e maiores salários

Em visita a polo automotivo no Ceará, o presidente comemorou os números da economia, destacando o crescimento do salário mínimo, a baixa histórica do desemprego e o aumento da circulação de dinheiro entre os trabalhadores.
L
Anderson Torres e Ramagem são demitidos da PF após condenação do STF por trama golpista

Anderson Torres e Ramagem são demitidos da PF após condenação do STF por trama golpista

O ministro Ricardo Lewandowski assinou as portarias de demissão dos delegados de carreira da Polícia Federal, cumprindo a decisão do Supremo Tribunal Federal que decretou a perda do cargo público por envolvimento na tentativa de golpe após as eleições de 2022.
L
Governo lança plano conjunto contra fraudes bancárias digitais em parceria com a Febraban

Governo lança plano conjunto contra fraudes bancárias digitais em parceria com a Febraban

O Plano de Ação Conjunto visa coordenar a resposta do Estado e do setor privado aos crimes digitais, que colocam o Brasil como o segundo país no mundo em tentativas de golpes, e inclui o lançamento do site “Sofri um Golpe. E agora?”.
L
CCJ da Câmara aprova o fim da Lei de Alienação Parental

CCJ da Câmara aprova o fim da Lei de Alienação Parental

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou a revogação da Lei nº 12.318/2010 por 37 votos a 28; o texto segue direto para análise do Senado se não houver recurso na Casa, com o argumento central de que a legislação tem sido usada para proteger abusadores.
L
Ministro Fachin destaca no STF a gravidade da violência contra a mulher

Ministro Fachin destaca no STF a gravidade da violência contra a mulher

O presidente da Corte, Edson Fachin, manifestou preocupação com os “estarrecedores” casos recentes, citando o feminicídio da professora Catarina Karsten e renovando o compromisso do Judiciário com a defesa feminina.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Ação Integrada da FICCO e Força Tática do 1º BPM prende quatro envolvidos por tráfico de drogas em Porto Velho

Ação Integrada da FICCO e Força Tática do 1º BPM prende quatro envolvidos por tráfico de drogas em Porto Velho

A operação conjunta prendeu quatro indivíduos, incluindo dois irmãos e um adolescente, no bairro São João Bosco, após flagrarem a comercialização de entorpecentes e apreenderem drogas e rádios comunicadores.
14
Acidente entre caminhonete e moto resulta em arrastamento de veículo na Avenida 7 de Setembro

VÍDEO: Acidente entre carro e moto resulta em arrastamento de veículo na Avenida 7 de Setembro

Uma caminhonete Blazer atingiu e arrastou uma motocicleta na Rua Uruguai, no bairro Nova Porto Velho, mas o motociclista pulou a tempo e não se feriu gravemente.
14
Carro invade preferencial e causa grave acidente com motociclista na Amazonas

Carro invade preferencial e causa grave acidente com motociclista na Amazonas

O piloto sofreu lesão na mão e recebeu atendimento de uma equipe do Samu.
12
Homem é morto a tiros após discussão por bebida em Rondônia

Homem é morto a tiros após discussão por bebida em Rondônia

Diones Pires de Souza, de 40 anos, foi vítima de homicídio na comunidade Laranjal, Reserva Rio Cautário; o suspeito, de 32 anos, fugiu para a mata.
18
Segundo acidente de trânsito na rua Rio Madeira envolve bicicleta elétrica e moto em RO

Segundo acidente de trânsito na rua Rio Madeira envolve bicicleta elétrica e moto em RO

A colisão ocorreu no cruzamento com a Avenida Vitória, quando a condutora da bicicleta elétrica realizou uma conversão, e ambos os envolvidos sofreram escoriações.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura realiza encontro Amazônico de regência de bandas e fanfarras

Prefeitura realiza encontro Amazônico de regência de bandas e fanfarras

Encontro destaca a importância das bandas e fanfarras, reúne músicos e estudantes e terá encerramento no Parque da Cidade
L

A infância que estamos perdendo para telas | The Childhood We Are Losing to Screens

Um relato sensível expõe como o consumo excessivo de telas e de conteúdos de YouTubers está substituindo desenhos, brincadeiras e a imaginação na rotina das crianças. | A sensitive account reveals how excessive screen time and YouTuber content are replacing cartoons, playtime and imagination in children’s daily lives.
L
Indígenas na Amazônia e Centro-Oeste recebem 8,3 mil filtros para acesso à água potável

Indígenas na Amazônia e Centro-Oeste recebem 8,3 mil filtros para acesso à água potável

A iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com as ONGs Água é Vida e Instituto Alok, vai beneficiar mais de 33 mil indígenas em 23 Distritos Sanitários, distribuindo filtros com nanotecnologia que removem agentes causadores de doenças de veiculação hídrica.
L
Tesouro Nacional reprova empréstimo de R$ 20 bilhões aos Correios por taxa de juros excessiva

Tesouro Nacional reprova empréstimo de R$ 20 bilhões aos Correios por taxa de juros excessiva

O Tesouro não concederá garantia da União para o empréstimo de R$ 20 bilhões coordenado por cinco bancos, devido aos juros pedidos de 136% do CDI, acima do limite permitido, forçando a estatal a renegociar ou aguardar um aporte direto.
L
Cobertura vacinal contra a gripe segue baixa em Porto Velho

Cobertura vacinal contra a gripe segue baixa em Porto Velho

As doses continuam disponíveis em todas as unidades básicas do município para os grupos definidos pelo Ministério da Saúde.
L
Prefeitura de Jaru convoca aprovados em concurso público para áreas da Saúde

Prefeitura de Jaru convoca aprovados em concurso público para áreas da Saúde

O edital de convocação dos aprovados no Concurso Público nº 001/2023 foi publicado, chamando candidatos para os cargos de médico, enfermeiro e técnico em enfermagem, todos com jornada de 40 horas semanais.
L
Trabalho avança na revisão técnica sobre a Zona de Urbanização Específica Portuária

Trabalho avança na revisão técnica sobre a Zona de Urbanização Específica Portuária

Zona de Urbanização Específica Portuária ganha novas diretrizes com trabalho integrado entre Semdec, PGM e Semec, que alinham aspectos jurídicos, econômicos e urbanísticos da área portuária de Porto Velho
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental: RENOVI PNEUS LTDA

Licença de Operação nº 037/2025/SEMMA/PMV
L
Bajaj do Brasil alcança 40 mil motos emplacadas em três anos

Bajaj do Brasil alcança 40 mil motos emplacadas em três anos

Marca registra avanço de 175% nas vendas entre janeiro e novembro de 2025.
L
Jirau Energia compartilha estratégias de Responsabilidade Social em Congresso na Amazônia

Jirau Energia compartilha estratégias de Responsabilidade Social em Congresso na Amazônia

A empresa detalhou no CONATS 2025 as diretrizes de seus Projetos Incentivados, incluindo seleção, monitoramento e impacto social, e ofereceu ao público uma experiência imersiva em realidade virtual sobre o funcionamento da Usina Hidrelétrica Jirau.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.