DOMINGO, 15/03/2026

Em destaque

Empresários da Amazônia buscam protagonismo na COP30

Encontro deve ser realizado entre 10 e 21 de novembro em Belém

Por FABÍOLA SINIMBÚ - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Empresários da Amazônia buscam protagonismo na COP30
FERNANDO FRAZÃO/AGÊNCIA BRASIL

A menos de um ano da realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), entre 10 e 21 de novembro, a cidade de Belém passa por uma transformação na sua infraestrutura e oferta de serviços. Assim como suas vias, prédios e praças, micro e pequenos empreendedores também se preparam para receber os visitantes e oferecer o melhor da já tradicional hospitalidade amazônica.

Novas tecnologias na moda, produção de biojoias associada ao reaproveitamento, inovação em artigos de decoração com matéria-prima da Amazônia são alguns dos produtos que serão apresentados aos visitantes que chegarão ao estado do Pará para a conferência global do clima.

O governo brasileiro espera receber cerca de 100 mil visitantes ao longo das duas semanas de conferência, entre chefes de Estado, participantes e turistas que pretendem visitar a cidade no mesmo período. Em 2024, Baku, no Azerbaijão, recebeu 54.148 participantes presenciais entre delegações, observadores, convidados e equipe de suporte inscritos na COP29.

Atualmente, Belém possui 18 mil leitos em hotéis e deve alcançar 22 mil nos próximos meses com a inauguração de novas unidades já em construção. O secretário extraordinário para a COP30, Valter Correia, declarou em entrevista à Voz do Brasil, programa produzido e veiculado pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) no final de 2024, que, além das iniciativas do empresariado paraense, o governo federal garantirá a construção de 500 apartamentos modulares no padrão cinco estrelas, além da disponibilização de dois navios utilizados em cruzeiros internacionais com capacidade de acomodar até 5 mil pessoas.

O número de unidades de hospedagem em residências e locais para temporada nos aplicativos mais utilizados no país também crescem a cada dia. São espaços que já eram usados para hospedagem de visitantes em festividades como o Círio de Nazaré, quando a cidade reúne milhares de turistas do próprio estado e de outras cidades brasileiras, principalmente. Em 2023 foram 80,5 mil turistas, segundo dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese-PA).

Capacitação

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), por exemplo, firmou parceria com um dos aplicativos para capacitação dos proprietários desses espaços e, apenas em 2024, o número de anfitriões na plataforma subiu de 700 para 3,5 mil, informou a instituição. “As expectativas são as melhores possíveis, não só para novembro, mas também para antes e depois do evento. Para você ter uma ideia, o turismo no nosso estado já aumentou desde o anúncio de que a conferência seria aqui”, afirma Rubens Magno, diretor-superintendente do Sebrae no Pará.

Uma dessas empresárias é Betty Saldarriaga, que é proprietária de um spa com hospedagem pós-cirurgia plástica. Ela possui unidades tipo suítes duplas, com duas camas de solteiro, que resolveu disponibilizar também para o turismo, inicialmente durante o Círio de Nazaré.

“Eles (os turistas) ficam muito satisfeitos com o nosso atendimento. Porque como eu já trabalho com hospedagem para cirurgia plástica, tenho um atendimento privilegiado, um atendimento muito humanizado. Então, a gente já sabe como receber as pessoas”, explica.

Segundo Betty, a capacitação recebida pelo Sebrae foi fundamental para diversificar a oferta de seu negócio, partindo também para a hospedagem de turismo por meio de uma plataforma. O modelo de negócio era desconhecido pela empresária. “Quando eu fui atender uma paciente, ela me passou o endereço, eu fui até ela. E quando eu cheguei lá, ela me disse que o apartamento não era dela, que ela não estava muito confortável, porque o apartamento não estava oferecendo muitas condições para ela. Aí me explicou e me mandou o nome da plataforma e eu procurei o Sebrae para entender melhor”, lembra.

Após a capacitação, Betty passou a disponibilizar as unidades com agenda de atendimento livre nas ocasiões em que a cidade de Belém tem aumento na demanda por hospedagem turística, como a COP30. “Todo mundo está falando aqui em Belém sobre isso. Inclusive eu estou indicando pessoas que têm suas casas, esses apartamentos, algum imóvel, para aproveitarem a oportunidade e receberam essas pessoas. Eu acho que vai ter bastante gente que vai ajudar bastante como no Círio”, diz.

De acordo com Magno, somente em 2024, o Sebrae realizou 18 mil atendimentos de empresas, dos setores de hospitalidade, alimentos e bebidas, mobilidade e economia criativa, interessadas em se preparar para a COP30. “As empresas nos procuram em busca de orientações em assuntos como gestão financeira, precificação, estoque e atendimento, mirando o aumento de demanda que já chegou a seus negócios com a visibilidade trazida pela conferência da ONU”, diz.

Inovação

Uma dessas empresas é da design Nilma Arraes, que produz biojoias e objetos autorais com responsabilidade ambiental. A empresária, que já passou por várias capacitações e também atua como consultora do Sebrae, vem inovando no reaproveitamento de materiais descartados de forma abundante na região. “O foco do meu produto, desde sempre, ele tem tudo a ver com a COP, porque eu trabalho a sustentabilidade e o social também, além de eu trabalhar o meio ambiente. O meu trabalho é focado em não usar material que vai destruir e sim em reaproveitar aquilo que iria para o lixo”, explica.

Partindo dessa ideia, Nilma desenvolveu uma matéria-prima chamada Maria, uma abreviação para mistura de açaí com resina e insumos da Amazônia, com a qual produz biojoias e outros acessórios. Para a COP30, lançou a linha de luminárias, chamada Luz de Rios, elaboradas a partir do reaproveitamento de escamas do peixe pirapema, muito presente na costa paraense e consumida na culinária regional.

A estilista Val Valadares foi além e fez uma parceria com outra empresa paraense, responsável por iniciar um novo ciclo da borracha na Amazônia, e juntas lançaram uma coleção de moda feita de látex. “Nós estamos estudando transformar a nossa borracha numa espécie de couro paraense inédito na moda. Fazendo peças exclusivas, já não vão ser peças em quantidade, mas exclusivas para artistas, para quem gosta de usar alguma coisa diferente. Então, eu estou agora aperfeiçoando essa possibilidade de forrar com acabamento 100% sustentável, para eu não precisar usar nenhum produto que não seja sustentável.”, diz.

A empresa parceira trabalha com 1.570 famílias de seringalistas, na Ilha do Marajó, a partir de tecnologias sociais que profissionalizam, comercializa biojoias de látex produzidas por mulheres de seringueiros e fornecem matéria prima para indústria de calçados. “Todo seringueiro cadastrado nesse processo, ele põe uma etiqueta lá no Marajó, quando ele pesa o produto. Ela vem com o nome dele direitinho, chega aqui na fábrica, a gente pesa, confere a qualidade da borracha e deposita o dinheiro”, explica Francisco Samonek, coordenador do projeto que estruturou a marca.

Segundo Francisco, a capacitação oferecida pelo Sebrae permitiu que a marca se estruturasse com registro, inserção no mercado, divulgação e precificação, por exemplo. Também foi o ponto de conexão entre as duas marcas. “Estamos trabalhando para capacitar os pequenos negócios locais para que quem venha ao Pará tenha acesso às belezas e riquezas da floresta pelas mãos de quem vive dela.”, reforça Rubens Magno.

Protagonismo

Os empresários também esperam o protagonismo na COP30. A estilista Val Valadares conta que, além de elevar o padrão da costura na Amazônia, sonha abrir um ateliê escola, para multiplicar receita de uma marca que iniciou na comunidade Quilombola Jacundaí, no município de Moju, e que já alcançou as passarelas da Semana de Moda em Milão. “A minha expectativa é que eu consiga mostrar o meu talento, o conhecimento que adquiri nesses anos todos de trabalho. Que eu possa divulgar e contribuir para a moda, não só na COP30, mas para que o nosso estado tenha uma outra cara, que não seja conhecido só pela culinária, mas também que tenha a sua participação na moda”.

Nilma também tem projetos de expandir os negócios e envolver ainda mais gente na cadeia produtiva de suas criações. “Eu movimento seis pessoas que trabalham como ourives, além de comprar as escamas de um fornecedor de pescados, mas já trabalhei com outros profissionais que me ajudaram em momentos diferentes”, diz.

O protagonismo de quem produz e protege a Amazônia, também é o reconhecimento aguardado por Francisco. “A nossa expectativa maior é fazer nossa apresentação no mercado internacional. A gente está apostando muito na COP com uma grande oportunidade de a gente ser visto”, conclui.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Porto Velho amplia participação em debates ambientais nacionais

Porto Velho amplia participação em debates ambientais nacionais

Representação do município em agenda realizada em Brasília reforça orientação ao produtor rural e fortalecimento das políticas ambientais.
L
Fundo Amazônia: restauração avança em Rondônia

Fundo Amazônia: restauração avança em Rondônia

Projeto apoiado pelo Fundo Amazônia vai recuperar 330 hectares de floresta em unidades de conservação de Rondônia, gerando renda e fortalecendo ações de preservação.
L
Água segura: SGB conclui estudos em aldeias indígenas

Água segura: SGB conclui estudos em aldeias indígenas

Relatórios hidrogeológicos entregues em Porto Velho indicam áreas para perfuração de poços e ajudam a garantir abastecimento de água sustentável em aldeias da Amazônia.
L
Ações ambientais em Rondônia terão cooperação de Organização Internacional

Ações ambientais em Rondônia terão cooperação de Organização Internacional

Governo de Rondônia e OIM alinham parceria estratégica para fortalecer a resposta a emergências ambientais e o apoio a populações em mobilidade humana
L
Prevenção às queimadas em Itapuã do Oeste é foco de ações do Governo de RO

Prevenção às queimadas em Itapuã do Oeste é foco de ações do Governo de RO

Sedam intensifica atividades de educação ambiental e conscientização sobre o uso do fogo em escolas e áreas rurais do município
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Nota de Pesar: Rozilda Pereira dos Reis Santos

Nota de Pesar: Rozilda Pereira dos Reis Santos

Rozilda era uma profissional dedicada, atuando como cabeleireira, uma carreira que amava e na qual se destacava. Seu talento para cortar cabelos encantou muitos, e sua presença será eternamente lembrada por todos que tiveram o privilégio de conhecê-la.
L
Saúde aumenta em 15% repasses para hemodiálise no SUS

Saúde aumenta em 15% repasses para hemodiálise no SUS

Medida integra programa Agora Tem Especialistas e busca reduzir tempo de espera por tratamento renal.
L

Sintonia 360 : Lena Assis fala sobre políticas públicas e defesa das mulheres

O público está convidado a acompanhar esse bate-papo especial no Sintonia 360, que trará informações, experiências e propostas que fortalecem a luta pelos direitos das mulheres.
L
Horóscopo de sexta-feira (13): cautela e decisões conscientes

Horóscopo de sábado (14): dia de descanso e equilíbrio

Previsões do horóscopo para 14 de março de 2026 indicam um dia favorável ao descanso, reflexões e conversas sinceras.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Assessor em Economia tem resultado definido em processo seletivo da ARDPV

Seleção da Agência Reguladora de Porto Velho visa o fortalecimento técnico para a regulação e o desenvolvimento dos serviços municipais.
L
CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

CNU: Candidatos têm até as 23h59 de hoje para confirmar interesse em vagas imediatas

Aproximadamente 102 convocados devem realizar o procedimento no site da FGV para seguir no certame; ausência de manifestação resulta em eliminação.
L
Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Brasil registra menor taxa de desemprego da história em janeiro

Índice de desocupação recua para 5,4% e atinge nível recorde desde o início da série histórica em 2012; rendimento médio do trabalhador também alcança patamar inédito.
L
Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Decisão publicada no Diário Oficial estende o prazo do “Enem dos Concursos” por mais 12 meses, garantindo fôlego para novas nomeações.
L
Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR oferece 47 vagas para professor efetivo em diferentes áreas e campi de Rondônia; seleção prevê provas escrita, didática e análise de títulos.
L
Publicidade

POLÍTICA

Vereadores aprovam reajuste do piso dos professores em Itapuã do Oeste

Vereadores aprovam reajuste do piso dos professores em Itapuã do Oeste

Atualização salarial segue piso nacional do magistério autorizado pelo governo federal.
L
MPF pede condenação de Ratinho e SBT por falas contra Erika Hilton

MPF pede condenação de Ratinho e SBT por falas contra Erika Hilton

Ação pede R$ 10 milhões em danos morais coletivos após declarações consideradas transfóbicas feitas durante programa de TV.
L
Dra. Taíssa celebra Dia das Mulheres com idosas de Guajará-Mirim em momento de valorização

Dra. Taíssa celebra Dia das Mulheres com idosas de Guajará-Mirim em momento de valorização

Deputada destaca sabedoria e trajetórias de vida durante homenagem na Associação dos Idosos do município
L
Cristiane Lopes destina R$ 800 mil para novo Centro de Diagnóstico da ASSDACO em Cacoal

Cristiane Lopes destina R$ 800 mil para novo Centro de Diagnóstico da ASSDACO em Cacoal

Deputada federal visita obras da associação e garante recursos para compra de equipamentos oncológicos no interior de Rondônia
L

Flávio Bolsonaro pede oração por Jair Bolsonaro após internação

Senador relata preocupação com o estado de saúde do ex-presidente, diz que encontrou o pai abatido e convoca apoiadores para jejum e oração pela recuperação.
L
Publicidade

POLÍCIA

BPTAR prende suspeito de 21 anos por tráfico de drogas no Residencial Orgulho do Madeira

BPTAR prende suspeito de 21 anos por tráfico de drogas no Residencial Orgulho do Madeira

Ação coordenada pelas operações Máximus e OPEDS resultou na apreensão de mais de 1 kg de maconha, cocaína e um simulacro de pistola.
10
Apenado monitorado é preso com poste furtado após denúncia de violência doméstica

Apenado monitorado é preso com poste furtado após denúncia de violência doméstica

Suspeito, que já responde por tráfico, foi localizado após briga de casal e alegou ter comprado o material de iluminação por valor muito abaixo do mercado.
14
"Kanon do CV", foragido da Operação Audácia, é preso em ação da PM na zona leste

“Kanon do CV”, foragido da Operação Audácia, é preso em ação da PM na zona leste

Criminoso de alta periculosidade era alvo de investigação do Ministério Público contra ataques a prédios públicos em Rondônia.
12
BPTAR prende traficante que vendia cocaína misturada com cafeína em condomínio

BPTAR prende traficante que vendia cocaína misturada com cafeína em condomínio

Ação no Residencial Orgulho do Madeira flagra apenado com mais de 1kg de maconha e substâncias para refino de entorpecentes.
10
Mãe, filho e nora são detidos após flagrante de tráfico no centro de Porto Velho

Mãe, filho e nora são detidos após flagrante de tráfico no centro de Porto Velho

Ação do 1º Batalhão no bairro Cai N’água resulta na captura de mãe foragida, nora monitorada e adolescente com porções de crack
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pós-NRF reúne empresários para debater tendências do varejo em Porto Velho

Pós-NRF reúne empresários para debater tendências do varejo em Porto Velho

Evento realizado no shopping da capital de Rondônia apresentou insights globais sobre inovação, inteligência artificial e experiência do consumidor no setor varejista.
L
Cinema brasileiro vive momento de prestígio internacional

Cinema brasileiro vive momento de prestígio internacional

Apesar do reconhecimento em festivais e premiações, especialistas apontam desafio para ampliar público nas salas.
L
Privatização da BR Distribuidora pode prejudicar consumidor em momentos de crise

Privatização da BR Distribuidora pode prejudicar consumidor em momentos de crise

Especialistas apontam que venda da empresa reduziu capacidade de intervenção do Estado no mercado de combustíveis.
L
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 75 milhões neste sábado

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 75 milhões neste sábado

Apostas podem ser feitas até as 20h em lotéricas ou pela internet.
L
Economia pode crescer até 1% no primeiro trimestre, diz Haddad

Economia pode crescer até 1% no primeiro trimestre, diz Haddad

Ministro da Fazenda afirma que deixará o cargo na próxima semana para se dedicar a projetos políticos.
L
Troca de advogado de Vorcaro indica possível delação premiada

Troca de advogado de Vorcaro indica possível delação premiada

Mudança na defesa ocorre após STF manter prisão do banqueiro investigado por fraudes no Banco Master.
L

Requerimento de Outorga: LUIZ MARIA CALENTE

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS.
L
Dólar fecha a R$ 5,32 com tensão no Irã e bolsa recua 0,91%

Dólar fecha a R$ 5,32 com tensão no Irã e bolsa recua 0,91%

Escalada do conflito no Oriente Médio aumenta aversão ao risco e pressiona mercados financeiros.
L
Reajuste do diesel expõe limitações do mercado de combustíveis no Brasil, diz FUP

Reajuste do diesel expõe limitações do mercado de combustíveis no Brasil, diz FUP

Entidade defende Petrobras mais integrada e critica privatizações no setor de refino e distribuição.
L