QUARTA-FEIRA, 17/12/2025

Em destaque

Empresários da Amazônia buscam protagonismo na COP30

Encontro deve ser realizado entre 10 e 21 de novembro em Belém

Por FABÍOLA SINIMBÚ - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Empresários da Amazônia buscam protagonismo na COP30
FERNANDO FRAZÃO/AGÊNCIA BRASIL

A menos de um ano da realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), entre 10 e 21 de novembro, a cidade de Belém passa por uma transformação na sua infraestrutura e oferta de serviços. Assim como suas vias, prédios e praças, micro e pequenos empreendedores também se preparam para receber os visitantes e oferecer o melhor da já tradicional hospitalidade amazônica.

Novas tecnologias na moda, produção de biojoias associada ao reaproveitamento, inovação em artigos de decoração com matéria-prima da Amazônia são alguns dos produtos que serão apresentados aos visitantes que chegarão ao estado do Pará para a conferência global do clima.

O governo brasileiro espera receber cerca de 100 mil visitantes ao longo das duas semanas de conferência, entre chefes de Estado, participantes e turistas que pretendem visitar a cidade no mesmo período. Em 2024, Baku, no Azerbaijão, recebeu 54.148 participantes presenciais entre delegações, observadores, convidados e equipe de suporte inscritos na COP29.

Atualmente, Belém possui 18 mil leitos em hotéis e deve alcançar 22 mil nos próximos meses com a inauguração de novas unidades já em construção. O secretário extraordinário para a COP30, Valter Correia, declarou em entrevista à Voz do Brasil, programa produzido e veiculado pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) no final de 2024, que, além das iniciativas do empresariado paraense, o governo federal garantirá a construção de 500 apartamentos modulares no padrão cinco estrelas, além da disponibilização de dois navios utilizados em cruzeiros internacionais com capacidade de acomodar até 5 mil pessoas.

O número de unidades de hospedagem em residências e locais para temporada nos aplicativos mais utilizados no país também crescem a cada dia. São espaços que já eram usados para hospedagem de visitantes em festividades como o Círio de Nazaré, quando a cidade reúne milhares de turistas do próprio estado e de outras cidades brasileiras, principalmente. Em 2023 foram 80,5 mil turistas, segundo dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese-PA).

Capacitação

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), por exemplo, firmou parceria com um dos aplicativos para capacitação dos proprietários desses espaços e, apenas em 2024, o número de anfitriões na plataforma subiu de 700 para 3,5 mil, informou a instituição. “As expectativas são as melhores possíveis, não só para novembro, mas também para antes e depois do evento. Para você ter uma ideia, o turismo no nosso estado já aumentou desde o anúncio de que a conferência seria aqui”, afirma Rubens Magno, diretor-superintendente do Sebrae no Pará.

Uma dessas empresárias é Betty Saldarriaga, que é proprietária de um spa com hospedagem pós-cirurgia plástica. Ela possui unidades tipo suítes duplas, com duas camas de solteiro, que resolveu disponibilizar também para o turismo, inicialmente durante o Círio de Nazaré.

“Eles (os turistas) ficam muito satisfeitos com o nosso atendimento. Porque como eu já trabalho com hospedagem para cirurgia plástica, tenho um atendimento privilegiado, um atendimento muito humanizado. Então, a gente já sabe como receber as pessoas”, explica.

Segundo Betty, a capacitação recebida pelo Sebrae foi fundamental para diversificar a oferta de seu negócio, partindo também para a hospedagem de turismo por meio de uma plataforma. O modelo de negócio era desconhecido pela empresária. “Quando eu fui atender uma paciente, ela me passou o endereço, eu fui até ela. E quando eu cheguei lá, ela me disse que o apartamento não era dela, que ela não estava muito confortável, porque o apartamento não estava oferecendo muitas condições para ela. Aí me explicou e me mandou o nome da plataforma e eu procurei o Sebrae para entender melhor”, lembra.

Após a capacitação, Betty passou a disponibilizar as unidades com agenda de atendimento livre nas ocasiões em que a cidade de Belém tem aumento na demanda por hospedagem turística, como a COP30. “Todo mundo está falando aqui em Belém sobre isso. Inclusive eu estou indicando pessoas que têm suas casas, esses apartamentos, algum imóvel, para aproveitarem a oportunidade e receberam essas pessoas. Eu acho que vai ter bastante gente que vai ajudar bastante como no Círio”, diz.

De acordo com Magno, somente em 2024, o Sebrae realizou 18 mil atendimentos de empresas, dos setores de hospitalidade, alimentos e bebidas, mobilidade e economia criativa, interessadas em se preparar para a COP30. “As empresas nos procuram em busca de orientações em assuntos como gestão financeira, precificação, estoque e atendimento, mirando o aumento de demanda que já chegou a seus negócios com a visibilidade trazida pela conferência da ONU”, diz.

Inovação

Uma dessas empresas é da design Nilma Arraes, que produz biojoias e objetos autorais com responsabilidade ambiental. A empresária, que já passou por várias capacitações e também atua como consultora do Sebrae, vem inovando no reaproveitamento de materiais descartados de forma abundante na região. “O foco do meu produto, desde sempre, ele tem tudo a ver com a COP, porque eu trabalho a sustentabilidade e o social também, além de eu trabalhar o meio ambiente. O meu trabalho é focado em não usar material que vai destruir e sim em reaproveitar aquilo que iria para o lixo”, explica.

Partindo dessa ideia, Nilma desenvolveu uma matéria-prima chamada Maria, uma abreviação para mistura de açaí com resina e insumos da Amazônia, com a qual produz biojoias e outros acessórios. Para a COP30, lançou a linha de luminárias, chamada Luz de Rios, elaboradas a partir do reaproveitamento de escamas do peixe pirapema, muito presente na costa paraense e consumida na culinária regional.

A estilista Val Valadares foi além e fez uma parceria com outra empresa paraense, responsável por iniciar um novo ciclo da borracha na Amazônia, e juntas lançaram uma coleção de moda feita de látex. “Nós estamos estudando transformar a nossa borracha numa espécie de couro paraense inédito na moda. Fazendo peças exclusivas, já não vão ser peças em quantidade, mas exclusivas para artistas, para quem gosta de usar alguma coisa diferente. Então, eu estou agora aperfeiçoando essa possibilidade de forrar com acabamento 100% sustentável, para eu não precisar usar nenhum produto que não seja sustentável.”, diz.

A empresa parceira trabalha com 1.570 famílias de seringalistas, na Ilha do Marajó, a partir de tecnologias sociais que profissionalizam, comercializa biojoias de látex produzidas por mulheres de seringueiros e fornecem matéria prima para indústria de calçados. “Todo seringueiro cadastrado nesse processo, ele põe uma etiqueta lá no Marajó, quando ele pesa o produto. Ela vem com o nome dele direitinho, chega aqui na fábrica, a gente pesa, confere a qualidade da borracha e deposita o dinheiro”, explica Francisco Samonek, coordenador do projeto que estruturou a marca.

Segundo Francisco, a capacitação oferecida pelo Sebrae permitiu que a marca se estruturasse com registro, inserção no mercado, divulgação e precificação, por exemplo. Também foi o ponto de conexão entre as duas marcas. “Estamos trabalhando para capacitar os pequenos negócios locais para que quem venha ao Pará tenha acesso às belezas e riquezas da floresta pelas mãos de quem vive dela.”, reforça Rubens Magno.

Protagonismo

Os empresários também esperam o protagonismo na COP30. A estilista Val Valadares conta que, além de elevar o padrão da costura na Amazônia, sonha abrir um ateliê escola, para multiplicar receita de uma marca que iniciou na comunidade Quilombola Jacundaí, no município de Moju, e que já alcançou as passarelas da Semana de Moda em Milão. “A minha expectativa é que eu consiga mostrar o meu talento, o conhecimento que adquiri nesses anos todos de trabalho. Que eu possa divulgar e contribuir para a moda, não só na COP30, mas para que o nosso estado tenha uma outra cara, que não seja conhecido só pela culinária, mas também que tenha a sua participação na moda”.

Nilma também tem projetos de expandir os negócios e envolver ainda mais gente na cadeia produtiva de suas criações. “Eu movimento seis pessoas que trabalham como ourives, além de comprar as escamas de um fornecedor de pescados, mas já trabalhei com outros profissionais que me ajudaram em momentos diferentes”, diz.

O protagonismo de quem produz e protege a Amazônia, também é o reconhecimento aguardado por Francisco. “A nossa expectativa maior é fazer nossa apresentação no mercado internacional. A gente está apostando muito na COP com uma grande oportunidade de a gente ser visto”, conclui.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Projeto ambiental do governo de RO garante soltura de 228 mil filhotes de tartaruga-da-Amazônia no Parque Estadual Corumbiara

Projeto ambiental do governo de RO garante soltura de 228 mil filhotes de tartaruga-da-Amazônia no Parque Estadual Corumbiara

A soltura assistida é considerada fundamental para aumentar a taxa de sobrevivência da tartaruga-da-Amazônia
L
Homenagem reconhece atuação do MPRO na defesa ambiental durante a Operação Aruanã

Homenagem reconhece atuação do MPRO na defesa ambiental durante a Operação Aruanã

Meio ambiente foi protegido por ação integrada e técnica das instituições.
L
Tecnologia de ponta fortalece ações para monitoramento ambiental

Tecnologia de ponta fortalece ações para monitoramento ambiental

Monitoramento ambiental ganha reforço com drone de última geração para fiscalização da capital e dos distritos
L
Brasil lidera número de povos isolados, mas há lacunas na proteção

Brasil lidera número de povos isolados, mas há lacunas na proteção

Funai registra 115 povos indígenas isolados, porém apenas 29 têm existência oficialmente confirmada pelo Estado.
L
Acordo de Paris completa 10 anos com metas insuficientes e alerta da ONU

Acordo de Paris completa 10 anos com metas insuficientes e alerta da ONU

Principal tratado climático, o Acordo de Paris completa 10 anos nesta sexta-feira (12), e a ONU cobra ação imediata dos países para manter o limite de aquecimento em 1,5 ºC e acelerar a transição para economias de baixo carbono.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Leitura Finalizada: Quando as coisas não saem como você espera é uma leitura que acolhe

Com sabedoria budista e linguagem simples, Haemin Sunim oferece conselhos para dias difíceis e inspira equilíbrio emocional no cotidiano.
L
STF encerra julgamento da trama golpista com 29 condenados à prisão

STF encerra julgamento da trama golpista com 29 condenados à prisão

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal finaliza o julgamento do Núcleo 2, elevando o total de condenados pela trama golpista para 29 réus; apenas dois foram absolvidos.
L
Réus do Núcleo 2 da trama golpista recebem penas entre 8 e 26 anos

Réus do Núcleo 2 da trama golpista recebem penas entre 8 e 26 anos

Primeira Turma do STF condena cinco réus por unanimidade; general Mário Fernandes recebe a maior pena (26 anos e 6 meses); condenados devem pagar R$ 30 milhões em indenização solidária e ficam inelegíveis.
L
Trama golpista: STF condena cinco réus por unanimidade e absolve um

Trama golpista: STF condena cinco réus por unanimidade e absolve um

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) vota por 4 a 0 para condenar Filipe Martins, Silvinei Vasques e outros três do Núcleo 2 da trama golpista; julgamento continua para definir as penas.
L
STF forma maioria para condenar cinco réus da trama golpista

STF forma maioria para condenar cinco réus da trama golpista

Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal tem 3 votos a 0 pela condenação de Filipe Martins, Silvinei Vasques e outros três envolvidos no Núcleo 2 da trama golpista.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
Publicidade

POLÍTICA

Dra Taíssa apresenta projeto que cria política para descarte e reciclagem de baterias de veículos elétricos

Dra Taíssa apresenta projeto que cria política para descarte e reciclagem de baterias de veículos elétricos

Entre os principais pontos do projeto está a definição de que a logística reversa e os custos do processo serão de responsabilidade integral de fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes.
L
Dra Taíssa apresenta projeto para credenciar farmácias no fornecimento de remédios do SUS em Rondônia

Dra Taíssa apresenta projeto para credenciar farmácias no fornecimento de remédios do SUS em Rondônia

O projeto prevê que o credenciamento da rede privada seja utilizado exclusivamente em situações de indisponibilidade temporária ou interrupção de estoque de medicamentos na rede estadual.
L
Alex Redano indica distribuição de mudas de café e calcário para Primavera de Rondônia

Alex Redano indica distribuição de mudas de café e calcário para Primavera de Rondônia

O deputado apoio à cafeicultura em Primavera de Rondônia com mudas de café e calcário para produtores rurais.
L
Prefeitura de Jaru decreta ponto facultativo nos dias 24 e 26 de dezembro

Prefeitura de Jaru decreta ponto facultativo nos dias 24 e 26 de dezembro

Prefeitura anuncia suspensão de atividades em repartições públicas, mas serviços essenciais seguem normalmente.
L
Prêmio Brasil Fome reconhece políticas públicas que transformam combate à fome em resultados

Prêmio Brasil Fome reconhece políticas públicas que transformam combate à fome em resultados

Premiação nacional destaca boas práticas responsáveis por avanços históricos na segurança alimentar nesta quarta-feira.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Motociclista quebra braço e perna em grave acidente na Rio de Janeiro

Motociclista quebra braço e perna em grave acidente na Rio de Janeiro

A vítima recebeu atendimento de uma equipe do Samu.
14
Homem que coagia meninas a se automutilarem no Discord é preso

Homem que coagia meninas a se automutilarem no Discord é preso

Luiz F. S. seduzia e ameaçava crianças de 12 anos em fóruns na internet e usava vítimas para zombar de policiais
16
Polícia Militar prende dupla com cocaína em boca de fumo na Zona Leste

Polícia Militar prende dupla com cocaína em boca de fumo na Zona Leste

Ação da Guarnição Reforço 02, comandada pelo Sargento Machado, resultou na prisão de dois homens e na apreensão de porções grandes de cocaína e máquina de cartão no bairro Teixeirão.
10
PF apreende armas e mira tráfico de drogas em Rondônia

PF apreende armas e mira tráfico de drogas em Rondônia

Operação Fim de Linha cumpre mandados em Alta Floresta d’Oeste/RO e visa desarticular grupo criminoso responsável pelo recebimento e distribuição de drogas na fronteira.
12
Menores são apreendidos com roupas de Moda Ativa na Zona Leste

Menores são apreendidos com roupas de Moda Ativa na Zona Leste

Força Tática do 5º BPM recupera cerca de 30 peças de vestuário após apreensão de dois adolescentes no bairro Planalto, na madrugada de domingo.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Último paredão do Rondônia Reality Show está formado

Com apenas cinco participantes na casa, o público decide no último paredão quem deixa a disputa antes da grande final, marcada para sexta-feira no Mercado Cultural.
L

Daniel Moraes é eliminado do paredão do Rondônia Reality Show

Com 21.869 votos, o equivalente a 73,74% da votação, Daniel Moraes é eliminado e a casa passa a contar com apenas cinco participantes.
L
Projeto Jirau Itinerante encerra ciclo com edições em Nova Mutum Paraná e Jaci-Paraná

Projeto Jirau Itinerante encerra ciclo com edições em Nova Mutum Paraná e Jaci-Paraná

Iniciativa percorreu seis escolas de Rondônia e promoveu educação sobre energia sustentável e tecnologia interativa.
L
Conab inicia entrega de 1,3 mil maquinários para fortalecer agricultura familiar

Conab inicia entrega de 1,3 mil maquinários para fortalecer agricultura familiar

Investimento de R$ 13 milhões beneficia 8 mil famílias em todo o país e promove modernização da produção agrícola.
L
Marina Silva lamenta crime “bárbaro” contra colaborador do Ibama no Pará

Marina Silva lamenta crime “bárbaro” contra colaborador do Ibama no Pará

Vaqueiro Marcos Antônio Pereira da Cruz foi assassinado em emboscada durante operação de desintrusão da Terra Indígena Apyterewa; ministra cobra investigação rigorosa.
L

Governo aprova novo Plano Clima e define metas até 2035

Plano Clima orienta ações para cumprir Acordo de Paris e reduzir emissões.
L
Abraji: uso do Judiciário para coibir liberdade de imprensa cresce 20%

Abraji: uso do Judiciário para coibir liberdade de imprensa cresce 20%

Monitor de Assédio Judicial da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo aponta alta de 19,87% nos casos contra jornalistas desde março de 2024; STF reconheceu a prática como ameaça democrática.
L
Brasil supera desafios do relevo e eleva água mais de 200 metros no sertão nordestino

Brasil supera desafios do relevo e eleva água mais de 200 metros no sertão nordestino

Projeto de Integração do Rio São Francisco garante água a 12 milhões de pessoas e impulsiona desenvolvimento regional.
L
Codefat aprova calendário do abono salarial de 2026

Codefat aprova calendário do abono salarial de 2026

Pagamentos do PIS/Pasep referentes ao ano-base 2024 ocorrerão entre 15 de fevereiro e 15 de agosto de 2026; critérios para acesso ao benefício passam a ser mais rígidos.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.