SEXTA-FEIRA, 11/04/2025

Amazônia tem o maior número de queimadas e incêndios em 17 anos

Pará é o estado que lidera em número de focos de calor

Por Rafael Cardoso - 35

Publicado em 

Amazônia tem o maior número de queimadas e incêndios em 17 anos - News Rondônia
Foto - Agência Santarém

“Já vi situações extremas, mas eu nunca tinha visto nada tão forte quanto agora”.Amazônia tem o maior número de queimadas e incêndios em 17 anos - News RondôniaAmazônia tem o maior número de queimadas e incêndios em 17 anos - News Rondônia

A frase de Francisco Wataru Sakaguchi, agricultor de Tomé-Açu, no nordeste da Amazônia paraense, dá o tom do que representaram as queimadas e incêndios florestais este ano. Sakaguchi tinha agendado uma palestra em Manaus no início de dezembro, mas teve que cancelá-la de última hora para impedir que o fogo chegasse na propriedade dele. Os esforços deram resultado, mas outros vizinhos não tiveram a mesma sorte.

“A minha situação está resolvida, fiquei mais protegido. Mas muita gente perdeu tudo. A gente presencia o desespero das pessoas, perguntando o que vai ser da vida delas dali para frente. E tudo o que a gente pode fazer é dar um apoio moral”, disse o agricultor, em vídeo enviado para a TEDxAmazônia.

Dados do Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que em 2024  a Amazônia teve o maior número de focos de calor dos últimos 17 anos. Até o início de dezembro foram 137.538, o que inclui queimadas, controladas ou não, e incêndios florestais. O período só não foi pior do que em 2007, quando foram registrados 186.480 focos.

Em relação a 2023, houve aumento de 43%. Em todo o ano passado, foram 98.646 focos. Em 2024, a maior parte dos registros ocorreu entre julho e novembro, com números acima da média histórica. Só em setembro foram 41.463 focos. A média para o mês é de 32.245.

A Amazônia é o bioma mais impactado, com 50,6% de todos os focos do país. Logo na sequência, vem Cerrado (29,6% / 80.408 focos), Mata Atlântica (7,7% / 21.051), Caatinga (6,5% / 17.736), Pantanal (5,3% / 14.489) e Pampa (0,2% / 419). E não se trata apenas de ter o maior número de focos, mas da capacidade de reagir ao fogo.

“A Floresta Amazônica é do tipo ombrófila, por ser muito úmida. Ela tem vários estratos que impedem a passagem do vento e é mais sombreada. Caso o fogo ocorra e se propague nela, o impacto é muito maior. Porque ela não tem adaptações de resistência ao fogo. A casca é mais fina, as folhas são mais membranosas. Diferentemente do Cerrado, que é uma vegetação dependente do fogo e evolui em dependência dele. A vegetação tem casca mais grossa, as gemas são protegidas”, explica o engenheiro Alexandre Tetto, coordenador do Laboratório de Incêndios Florestais (Firelab) e do Laboratório de Unidades de Conservação (Lucs) no Setor de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O Pará, que tem como bioma predominante a Amazônia, é o estado que lidera em número de focos de calor: 54.561. Os municípios mais impactados são os de São Félix do Xingu (7.353), Altamira (5.992) e Novo Progresso (4.787).

Nas últimas semanas, o céu paraense foi coberto por uma fumaça densa, oriunda das queimadas e incêndios florestais. A maior parte está relacionada ao desmatamento ilegal da Amazônia. A qualidade do ar ficou comprometida em diversas cidades. Santarém ganhou destaque pelos números altos de concentração de poluentes e teve decretada situação de emergência ambiental.

Segundo o Ministério Público Federal (MPF), no dia 24 de novembro, a poluição do ar no município foi 42,8 vezes superior à diretriz anual de qualidade do ar da Organização Mundial de Saúde (OMS). A Secretaria Municipal de Saúde disse que, entre os meses de setembro e novembro de 2024, Santarém registrou 6.272 atendimentos relacionados a sintomas respiratórios.

Brigadistas

Daniel Gutierrez, faz parte da brigada voluntária de Alter do Chão, um dos distritos administrativos de Santarém. O grupo existe desde 2018 e tem lidado cada vez mais com episódios de fogo na região e arredores. Na semana passada, um esquadrão precisou ser enviado à Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns para ajudar a combater três incêndios. O grupo se juntou às equipes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e às outras brigadas de locais próximos.

“A gente que vive aqui, sentiu que aumentaram muito as queimadas. E, agora, parece que estacionou uma nuvem. A fumaça que a gente sentiu nos últimos meses, eu nunca tinha visto antes, em dez anos morando aqui. As pessoas que são daqui e vivem há muito mais tempo do que eu, também nunca tinham visto. Esse ano foi muito pior”, relata Gutierrez.

O brigadista destaca que é preciso melhorar as investigações sobre os focos de incêndios e queimadas, porque eles são majoritariamente provocados pela ação humana.

“A vegetação fica seca e mais propensa a pegar fogo. Mas alguém provoca, não tem fogo natural. Fogo natural na Amazônia é de raio. Só que quando tem raio, tem chuva. Pode acontecer um fogo com raio? Pode. Eu só vi uma vez aqui em Alter do Chão, em um dia que não choveu. Mas é uma exceção da exceção”, diz o brigadista.

Focos de calor

O engenheiro florestal Alexandre Tetto explica que as condições climáticas em 2024 foram favoráveis para a propagação do fogo, seja ele natural, legal ou criminoso.

“Picos de focos de calor ocorrem em função de duas coisas. Maior disponibilidade material combustível, quer dizer, você tem mais vegetação para queimar. E condições meteorológicas: temperaturas mais altas, umidade relativa do ar mais baixa, velocidade do vento maior, e estiagem, tempo maior sem precipitação. Tudo isso acaba possibilitando a maior ocorrência e propagação dos incêndios”, diz o especialista.

O fogo pode ser usado de forma controlada e autorizada em determinadas condições meteorológicas. Quando o índice de incêndio está baixo ou médio, a queima controlada pode ser feita com mais segurança.

“A queima controlada e autorizada tem uma série de funções e objetivos no campo, desde melhoria do habitat para fauna, manejo de vegetação, abertura de área para agricultura de subsistência. Inclusive para a FAO [Food and Agriculture Organization, das Nações Unidas], a queima controlada é vista como uma forma de reduzir a pobreza, por possibilitar ao pequeno agricultor abrir uma área com baixo custo, de uma forma relativamente segura”, explica Alexandre.

Tempo de extremos

Em Tomé-Açu, onde vive o agricultor Francisco Sakaguchi, a chegada da chuva esta semana ajudou a impedir que o fogo se propagasse e causasse danos ainda maiores. Mas os acontecimentos climáticos extremos e inéditos deste ano não deixam boas perspectivas para o futuro.

“Nunca vi o meu lago secar. Tem umas áreas de brejo, alagadas, que tem muito açaí. Nunca vi o açaizeiro, que eu sempre andei quando criança e andava dentro do igapó, morrendo pela seca. E esse anos, eu estou vendo isso”, relata Francisco. “Nós aqui da comunidade sempre tivemos preocupação de medir índice pluviométrico, umidade relativa do ar. A gente usa isso como ferramenta da nossa agricultura. E eu nunca vi na minha vida, a umidade relativa do ar ser abaixo de 50% aqui na nossa região. E esse ano teve dias que marcaram 42%. Foram cento e cinquenta dias sem chuvas”.

Notas

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) do Pará disse que o combate às queimadas em Santarém e outras regiões do estado foi intensificado. Desde o fim de novembro, as operações receberam um reforço de “40 novos bombeiros, totalizando 120 profissionais na linha de frente, distribuídos em cinco frentes de trabalho. Além disso, oito novas viaturas e abafadores de incêndio foram incorporados às três já em operação, com o suporte adicional de dois helicópteros no combate aéreo. O monitoramento é realizado em tempo real via satélite, garantindo uma resposta ágil e coordenada aos focos de calor”.

A nota diz ainda que “somente 30% do território do Pará está sob jurisdição estadual. Os outros 70% são federais, o que demanda uma coordenação de esforços com a União. Neste sentido, o estado solicitou em setembro deste ano o apoio do governo federal com recursos para reforçar o combate às queimadas no estado. Além disso, a gestão estadual faz parte do Centro Integrado Multiagências de Coordenação Operacional Nacional (CIMAN), coordenado pelo governo federal, que reúne representantes dos estados e de órgãos federais como Ministério do Meio Ambiente, IBAMA, ICMBio, FUNAI, CENSIPAM e INCRA, para discutir linhas de trabalho e atuações em conjunto para o combate às queimadas”.

Em nota, o Ministério do Meio Ambiente disse que “em 2024, desde o início das ações de combate aos incêndios na Amazônia, o governo federal mobilizou mais de 1.700 profissionais, disponibilizou 11 aeronaves, mais de 20 embarcações e mais de 300 viaturas, além de combater 578 incêndios de grandes proporções. É importante ressaltar que a resposta foi iniciada em 1º de janeiro de 2023, com a criação da Comissão Interministerial Permanente de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas. Atualmente, 500 profissionais atuam no combate aos incêndios no Pará e no Maranhão”.

A pasta também disse que em junho, o governo federal assinou “um pacto com governadores para combater o desmatamento e os incêndios no Pantanal e na Amazônia”. Em julho, foi sancionado o Projeto de Lei n° 1.818/2022, que institui a Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo. O Comitê Nacional de Manejo Integrado do Fogo, previsto pela política, foi instalado pelo governo federal em 9 de outubro e já realizou duas reuniões”. Além disso, assinou, em setembro, uma medida provisória “que autoriza crédito de R$ 514 milhões para o combate aos incêndios na Amazônia, incluindo R$ 114 milhões para o MMA. Uma terceira MP, assinada em novembro, flexibiliza a transferência de recursos do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA) para estados e municípios em regiões com emergência ambiental, priorizando a agilidade no combate aos incêndios”.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo de RO assina termo de doação e contrato para análise do CAR pelo projeto Regulariza Rural

Governo de RO assina termo de doação e contrato para análise do CAR pelo projeto Regulariza Rural

O Secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, enfatiza que, a união de esforços é essencial em um momento como este.
L

Nova regulamentação de licenciamento marca progresso na preservação ambiental em Porto Velho

Iniciativa histórica da Sema marca novo capítulo na gestão pública ambiental
L
Relatório alerta para risco de extinção em massa se aquecimento global atingir 3 °C

Relatório alerta para risco de extinção em massa se aquecimento global atingir 3 °C

Rio de Janeiro sedia evento global sobre clima e saúde
L

Defesa Civil Municipal embarca em uma das maiores ações humanitárias da história

Embarcação Deus é Amor irá percorrer todos os distritos do baixo Madeira
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

#EmCimaDaHora | Entrevista Deputado federal Coronel Chrisóstomo

O programa Em Cima da Hora desta sexta-feira, dia 11, às 16h, recebe o deputado federal Coronel Chrisóstomo para uma conversa ao vivo sobre sua atuação parlamentar, projetos em andamento e temas relevantes para Rondônia e o Brasil. Não perca essa entrevista exclusiva com um dos representantes do estado na Câmara Federal!
L

#TalkNews | Entrevista Maicon Brito

Nesta sexta-feira, dia 11, às 15h, o programa Talk News entrevista Maicon Brito, o Maicon Bumblebee, animador e criador de trajes realistas de personagens como Bumblebee, Homem de Ferro e Batman.
L

Programação especial da Páscoa no Parque tem início neste sábado (12) em Porto Velho

Abertura oficial acontece às 18h, com o sorteio de 100 bicicletas e muitas outras atrações
L

Na CNN, Marcos Rocha se posiciona contra PEC da Segurança e defende autonomia dos estados

Com uma trajetória consolidada nas forças de segurança, Rocha destacou sua posição com base na vivência pessoal e na gestão pública.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Estão disponibilizadas vagas para estágios, técnicos e operadores, com prazo de inscrição até o dia 17 de abril.
L
Concurso TJRO: Novas convocações para avaliação biopsicossocial e heteroidentificação

Concurso para servidores: Comissão comunica sobre etapas presenciais de heteroidentificação para candidatos negros e indígenas; Confira datas e locais

Candidatos devem chegar com 30 minutos de antecedência ao horário indicado. A ausência ou atraso implicará eliminação nesta fase. A entrevista será individual e poderá ser gravada para fins de registro institucional.
L
Redução da jornada de trabalho: 65% dos brasileiros apoiam a mudança

Redução da jornada de trabalho: 65% dos brasileiros apoiam a mudança

Entrevistados citam melhoria na qualidade de vida e na produtividade
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
Publicidade

POLÍTICA

Sofia Andrade completa 100 dias de mandato com mais de 300 solicitações protocoladas

Sofia Andrade completa 100 dias de mandato com mais de 300 solicitações protocoladas

Esses pedidos surgiram principalmente após visitas de fiscalização realizadas nos bairros.
L

Alero inicia campanha solidária para arrecadar água mineral para comunidades ribeirinhas do Baixo Madeira

A cheia do Rio Madeira já afeta mais de 2.700 famílias em Porto Velho.
L

Eyder Brasil passa a compor Frente Parlamentar de apoio ao cooperativismo em Rondônia

Deputado passa a compor grupo da Assembleia Legislativa que irá atuar em sete eixos estratégicos para fortalecer o sistema cooperativo no estado
L

Dra. Taíssa cobra envio de medicamentos para Nova Mamoré

Deputada solicita ação urgente da Secretaria de Saúde diante da falta de insumos nas unidades do município.
L

Deputada Taíssa garante ação emergencial na BR-425

Após alagamentos, DNIT atende solicitação e realiza melhorias no trecho do km 30.
L
Publicidade

POLÍCIA

PRF prende homem que responde por associação criminosa, em Porto Velho

PRF prende homem que responde por associação criminosa, em Porto Velho

O mandado de prisão preventiva estava em aberto desde 2021
10
Carro avança cruzamento e atropela motociclista na zona leste

Carro avança cruzamento e atropela motociclista na zona leste

Testemunhas disseram que o carro seguia pela Rua Cascalheira, e o motorista invadiu a preferencial, atropelando a motociclista que havia saído do trabalho para almoçar.
14
PRF prende suspeito de aplicar golpes milionários em produtores rurais, em Pimenta Bueno

PRF prende suspeito de aplicar golpes milionários em produtores rurais, em Pimenta Bueno

O homem é suspeito de causar prejuízo de R$ 3 milhões
12
Homem é atacado com enxadadas na cabeça na zona leste

Homem é atacado com enxadadas na cabeça na zona leste

Segundo as primeiras informações, o sujeito estaria perturbando frequentadores de um estabelecimento comercial, quando foi atacado com golpes de enxada na cabeça, depois o suspeito fugiu.
16
PRF apreende cocaína em ônibus intermunicipal em Pimenta Bueno

PRF apreende cocaína em ônibus intermunicipal em Pimenta Bueno

Passageiro transportava a droga em bagagem de mão
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Maioria do STF mantém condenações por incêndio na boate Kiss

Maioria do STF mantém condenações por incêndio na boate Kiss

Tragédia foi em 2013 e matou 242 pessoas no Rio Grande do Sul
L
Haddad diz que país tem “colchão de proteção” contra turbulências

Haddad diz que país tem “colchão de proteção” contra turbulências

Reservas cambiais, supersafra e saldo comercial são as garantias
L
Prefeitura de Porto Velho mantém Portal da Transparência com informações atualizadas

Prefeitura de Porto Velho mantém portal da transparência com informações atualizadas

A transparência é obrigatória por lei e é uma das principais vertentes da atual gestão do prefeito Léo Moraes
L
Operação de socorro aos ribeirinhos segue com o apoio de novas embarcações

Novas embarcações reforçam ajuda a ribeirinhos em operação de socorro

Uma logística foi montada após a desistência do barco Deus é Amor
L

Xêro Doce Confeitaria apresenta o cardápio exclusivo de Páscoa 2025 no Agenda News

Magno Felipe compartilha a trajetória da confeitaria e destaca os sabores que prometem encantar Porto Velho nesta Páscoa especial.
L
Moraes concede prisão domiciliar ao deputado Chiquinho Brazão

Moraes concede prisão domiciliar ao deputado Chiquinho Brazão

Parlamentar é réu na ação sobre a morte de Marielle Franco, no Rio
L
IFRO de Colorado do Oeste abre seleção de bolsistas para atuação em educação inclusiva

IFRO de Colorado do Oeste abre seleção de bolsistas para atuação em educação inclusiva

A inscrição é on-line e gratuita, estando aberta até 13 de abril.
L
Bob's chega à Rodoviária de Porto Velho com quiosque de milk shakes e sorvetes

Bob’s chega à Rodoviária de Porto Velho com quiosque de milk shakes e sorvetes

Rede inaugura nova unidade no Piso 1 do terminal, com funcionamento diário, das 11h à meia-noite
L

Recebimento da Licença Ambiental: ORIGINAL PRIME COMERCIO DE BEBIDAS LTDA

Licença Ambiental Nº 483 SOL/DLA
L

MPRO atua em condenação de réu em 31 anos por feminicídio em Nova Mamoré

A vítima deixou dois filhos, que serão amparados por familiares.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.