SÁBADO, 21/03/2026

Em destaque

Após cinco anos de aumento, desmatamento no Cerrado tem queda

Dados do Inpe mostram redução de 25,7% no período 2023/2024

Por PEDRO RAFAEL VILELA - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Após cinco anos de aumento, desmatamento no Cerrado tem queda
THOMAS BAUER/INSTITUTO SOCIEDADE POPULAÇÃO E NATUREZA

A taxa oficial de desmatamento do Cerrado, o segundo maior bioma do país, registrou redução pela primeira vez nos últimos cinco anos, informou o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), nesta quarta-feira (6). De acordo com os dados, a supressão da vegetação nativa foi de 8.174 quilômetros quadrados (km²), no período entre agosto de 2023 e julho de 2024.

O levantamento do Inpe é feito por meio do Projeto de Monitoramento do Desmatamento no Cerrado por Satélite (Prodes Cerrado), em que a detecção alcança precisão de 10 metros sobre corte raso e desmatamento por degradação progressiva, como incêndios. O monitoramento do Prodes é feito no intervalo de agosto de um ano até julho do ano seguinte, entre as estações mais secas do bioma. O resultado reverte um aumento do desmatamento no Cerrado registrado por cinco anos consecutivos, desde o período 2018/2019.

Cerca de 76% desse desmatamento segue concentrado em quatro estados: Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, estados que formam o acrônimo Matopiba, principal fronteira agropecuária do Cerrado na atualidade. Nesses estados, no entanto, o Prodes registrou queda significativa de desmatamento, na comparação 2023/2024 com o período imediatamente anterior. Na Bahia, por exemplo, a redução foi de 63,3%, seguida por 15,1% no Maranhão, 10,1% no Piauí e 9,6% no Tocantins.

A redução do desmatamento no Cerrado possibilitou, segundo o governo federal, que um volume de 41,8 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2), gás que mais contribui para o aquecimento global, deixasse de ser emitido na atmosfera.

“O dado que acabamos de ver aqui, de queda do desmatamento no Cerrado, que para muitos seria impossível, começa a ganhar fôlego cada vez mais, inclusive com a participação do setor privado”, celebrou a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, durante anúncio dos resultados à imprensa, em evento no Palácio do Planalto.

Já para entidades da sociedade civil, o patamar do desmatamento ainda está muito elevado.

“Apesar da tendência de redução confirmada pelo Prodes, os números da destruição ainda permanecem em patamares elevados quando comparamos com a série histórica. Em grande parte, o desmatamento no Cerrado ocorre em propriedades privadas, o que evidencia a necessidade urgente de um maior engajamento do setor produtivo. A pressão econômica sobre este bioma, principalmente pela expansão das atividades relacionadas às commodities, aliado a uma legislação ambiental ainda frágil e pouco efetiva, torna a situação ainda mais crítica”, advertiu Daniel Silva, especialista em conservação do WWF-Brasil.

Pacto com estados

No evento desta quarta, a ministra do Meio Ambiente também assinou um pacto entre o governo federal e os governos estaduais do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. O objetivo é reforçar a ação conjunta na prevenção e combate ao desmatamento e incêndios na região, em uma articulação que vem sendo construída desde março.

Segundo o MMA, a parceria “busca aumentar a atuação coletiva para identificar e aplicar sanções ao desmatamento ilegal em imóveis rurais da região, além de aprimorar as regras e processos para garantir transparência, compartilhamento de informações e formulação de estratégia para a conservação da água e dos ativos florestais de vegetação nativa nos diferentes ecossistemas do Cerrado no Matopiba”.

O governo federal também atribui a queda medida pelo Prodes à intensificação das ações de fiscalização no Cerrado e também na Amazônia Legal. De janeiro de 2023 a outubro de 2024, a média de multas aplicadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) por desmatamento e queimadas ilegais foi 98% maior que a registrada de janeiro de 2019 a dezembro de 2022. No Cerrado, o aumento foi de 20% ao ano.

Amazônia

Além da queda no Cerrado, a redução do desmatamento também foi verificada na Amazônia Legal, no período de agosto de 2023 a julho de 2024, de acordo com o Prodes. A queda atingiu 30,6% em relação ao ano anterior (2022/2023).

Com o resultado, o desmatamento foi ao menor valor percentual em 15 anos, segundo o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). Em termos de área desmatada, o valor medido agora na Amazônia é o menor desde 2013.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Microflorestas urbanas transformam áreas degradadas em Porto Velho

Microflorestas urbanas transformam áreas degradadas em Porto Velho

O objetivo é dar função social aos vazios urbanos com plantação de árvores frutíferas
L
Entidades criticam urgência de projeto que altera Lei de Crimes Ambientais

Entidades criticam urgência de projeto que altera Lei de Crimes Ambientais

Proposta dificultaria embargos imediatos contra desmatamento ilegal ao exigir notificação prévia de infratores; ambientalistas e setor privado alertam para perda de efetividade na fiscalização.
L
Qualidade dos rios da Mata Atlântica estagna em nível precário, aponta SOS Mata Atlântica

Qualidade dos rios da Mata Atlântica estagna em nível precário, aponta SOS Mata Atlântica

Novo relatório indica que apenas 3% dos pontos analisados possuem água de boa qualidade; falta de saneamento básico e degradação florestal são os principais entraves.
L
Peixes contaminados por metais tóxicos ameaçam saúde de ribeirinhos na Amazônia

Peixes contaminados por metais tóxicos ameaçam saúde de ribeirinhos na Amazônia

Estudo da UFOPA revela níveis de mercúrio até 30 vezes acima do limite em espécies no Pará; 25% das amostras apresentam risco considerável de câncer.
L
Zona Leste de Porto Velho comemora fim dos alagamentos

Zona Leste de Porto Velho comemora fim dos alagamentos

Obras de drenagem e infraestrutura transformam bairros da zona Leste, garantindo segurança, mobilidade e mais qualidade de vida para os moradores.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 8 milhões neste sábado

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 8 milhões neste sábado

Apostas para o concurso 2.987 podem ser realizadas até as 20h; sorteio ocorre em São Paulo com transmissão ao vivo pelas redes sociais.
L
Síndrome de Down: inclusão é destaque nas escolas de PVH

Síndrome de Down: inclusão é destaque nas escolas de PVH

Ação com meias coloridas mobiliza alunos e reforça respeito à diversidade, com 36 estudantes atendidos na rede municipal de ensino.
L
Ensino a distância supera o presencial e matrículas batem recorde no Brasil

Ensino a distância supera o presencial e matrículas batem recorde no Brasil

Pela primeira vez na história, mais da metade dos universitários brasileiros estuda na modalidade EAD; levantamento do Semesp aponta 10,2 milhões de alunos, mas alerta para alta evasão.
L
Horóscopo de sexta-feira (13): cautela e decisões conscientes

Horóscopo de sábado (21): descanso e equilíbrio emocional

Previsões do horóscopo para 21 de março de 2026 indicam um dia de tranquilidade, conversas sinceras e cuidado com a vida pessoal.
L

Ismael Lobato, o Kaike, desponta como promessa das artes marciais em Rondônia após título no Titan Fights

Jovem de 18 anos acumula conquistas no karatê, kickboxing e jiu-jitsu, e mira carreira no MMA profissional com sonho de chegar ao UFC
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Correios: inscrições para Jovem Aprendiz 2026 abertas

Programa oferece 548 vagas em todo o país com foco em capacitação e inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade social.
L
CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

CNU 2025 consolida maior diversidade étnica e de gênero no serviço público federal

Ministra Esther Dweck apresenta balanço da segunda edição do “Enem dos Concursos”, destacando que 40% dos aprovados pertencem a grupos de cotas reservadas.
L
CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

CNU convoca 712 candidatos para etapa de investigação social

A fase é eliminatória para o cargo de analista técnico de justiça e defesa, exigindo o preenchimento de ficha de informações pessoais até o dia 24 de março.
L
Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

Mais de 2,3 mil vagas abertas em Rondônia: confira sua cidade

O Governo de Rondônia disponibiliza 2.377 vagas formais em diversas cidades do estado, reforçando oportunidades no mercado de trabalho e o fortalecimento da economia local.
L
CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

CNU divulga resultado final com classificações e lista de espera

Candidatos já podem consultar notas e posições na página da FGV; convocações para nomeações e cursos de formação começam nesta segunda-feira.
L
Publicidade

POLÍTICA

“É banditismo”, diz Boulos sobre aumento do diesel e ameaça prender donos de postos

“É banditismo”, diz Boulos sobre aumento do diesel e ameaça prender donos de postos

Ministro da Secretaria-Geral acusa distribuidoras de crime contra a economia popular; operações da Polícia Federal já fiscalizaram 400 postos em 48 horas.
L
Lula destaca importância de terras raras do Brasil para América do Sul

Lula destaca importância de terras raras do Brasil para América do Sul

Em evento na UFABC, presidente afirma que terras raras devem servir ao desenvolvimento da América Latina e não apenas à exportação; cerimônia marcou entrega de título post mortem ao líder uruguaio.
L
Lula critica membros do Conselho de Segurança da ONU por conflito no Irã

Lula critica membros do Conselho de Segurança da ONU por conflito no Irã

Em discurso no ABC Paulista, presidente questiona gastos bilionários em armamentos e defende reforma da governança global; petista também confirmou chapa para reeleição em 2026.
L

Sílvia Cristina afirma que filiação de João do Cerna fortalece ainda mais o Progressistas

Ele atua no acolhimento de dependentes químicos e do alcoolismo, em Rolim de Moura, e é pré-candidato a estadual
L
Dra. Taíssa fiscaliza obras do Estádio João Saldanha em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa fiscaliza obras do Estádio João Saldanha em Guajará-Mirim

A iniciativa representa um grande avanço para Guajará-Mirim, garantindo mais estrutura para o esporte e o lazer da comunidade.
L
Publicidade

POLÍCIA

Caminhoneiro é assaltado em posto de combustíveis na BR-364

Caminhoneiro é assaltado em posto de combustíveis na BR-364

Bandidos armados com faca abordam motorista em Porto Velho; criminosos fugiram levando documentos e as chaves do veículo durante a noite de sexta-feira.
10
Ação integrada entre MPRO e forças de segurança visa recapturar réus de facção criminosa em Rondônia

Ação integrada entre MPRO e forças de segurança visa recapturar réus de facção criminosa em Rondônia

O objetivo principal da operação é cumprir 26 (vinte e seis) mandados de prisão preventiva deferidos pela 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, nas cidades de Porto Velho Candeias do Jamari, Guajará-Mirim e Ouro Preto do Oeste em Rondônia; Rio Branco no Acre e Catanduvas no Paraná.
14
Mulher é presa por tráfico e uso de documento falso na zona leste

Mulher é presa por tráfico e uso de documento falso na zona leste

Flagrante ocorreu em residência no bairro Flamboyant durante a madrugada deste sábado; polícia encontrou entorpecentes e RG adulterado no local.
12
Mulher é presa por tráfico de drogas no bairro Flamboyant

Mulher é presa por tráfico de drogas no bairro Flamboyant

Polícia Militar desarticula ponto de venda de entorpecentes na zona Leste de Porto Velho após denúncia de foragido armado
10

Justiça do Trabalho determina adiamento de eleição sindical da Polícia Civil em Rondônia

Decisão garante acesso parcial a lista de eleitores e busca equilíbrio entre chapas concorrentes
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Programa Pão Nosso atinge 100 mil cafés da manhã gratuitos em Porto Velho em três meses

Programa Pão Nosso atinge 100 mil cafés da manhã gratuitos em Porto Velho em três meses

Iniciativa do Governo de Rondônia garante alimentação diária a pessoas em situação de vulnerabilidade e reforça políticas de segurança alimentar
L
Frentes de trabalho avançam na recuperação de bueiros e reforçam segurança em Porto Velho

Frentes de trabalho avançam na recuperação de bueiros e reforçam segurança em Porto Velho

Quase uma tonelada de cimento é utilizada nas obras, que eliminam riscos de acidentes e melhoram a qualidade de vida da população
L
Família pede ajuda para traslado de corpo de morador de Nova Califórnia após morte por câncer

Família pede ajuda para traslado de corpo de morador de Nova Califórnia após morte por câncer

Familiares pedem a colaboração de quem puder contribuir com qualquer quantia. As doações podem ser feitas via Pix.
L
Leilão de reserva contrata 501 MW em térmicas para garantir o setor elétrico

Leilão de reserva contrata 501 MW em térmicas para garantir o setor elétrico

Certame focado em momentos de alta demanda registra economia de R$ 1,83 bilhão; usinas movidas a diesel, biodiesel e óleo combustível reforçarão o sistema nacional.
L
Impasse na OMC ameaça governança global e empurra países para acordos bilaterais

Impasse na OMC ameaça governança global e empurra países para acordos bilaterais

Fracasso em reunião ministerial em Camarões pode fragmentar o comércio mundial; tensões entre EUA e Irã e tarifas de Donald Trump paralisam órgão em Genebra.
L
Fifa dobra investimento e destina R$ 4,2 bilhões para a Copa Feminina no Brasil

Fifa dobra investimento e destina R$ 4,2 bilhões para a Copa Feminina no Brasil

Entidade máxima do futebol detalha aporte recorde para a edição de 2027; competição será realizada em oito sedes brasileiras entre os meses de junho e julho.
L
Lionel Messi atinge marca histórica de 900 gols em jogo da Concacaf

Lionel Messi atinge marca histórica de 900 gols em jogo da Concacaf

Astro argentino alcança feito 21 anos após sua estreia profissional e se torna o segundo jogador da era moderna a entrar no seleto grupo liderado por Cristiano Ronaldo.
L
Edevaldo Neves debate valorização e pautas prioritárias com policiais penais em Ji-Paraná

Edevaldo Neves debate valorização e pautas prioritárias com policiais penais em Ji-Paraná

Deputado reúne-se com categoria e presidência do Singeperon para alinhar demandas de segurança pública e melhorias no sistema penitenciário
L
Semusa promove "Dia B" da Saúde Bucal em escolas da rede municipal

Semusa promove “Dia B” da Saúde Bucal em escolas da rede municipal

Ação leva orientação, prevenção e atendimento odontológico a estudantes da rede municipal, incentivando hábitos saudáveis desde a infância
L
Curso de tratorista para mulheres fortalece a autonomia no campo em Porto Velho

Curso de tratorista para mulheres fortalece a autonomia no campo em Porto Velho

Prefeitura em parceria com Senar e Sindicato Rural, capacita agricultoras em operação e manutenção de maquinário agrícola
L