QUARTA-FEIRA, 17/12/2025

Em destaque

Após cinco anos de aumento, desmatamento no Cerrado tem queda

Dados do Inpe mostram redução de 25,7% no período 2023/2024

Por PEDRO RAFAEL VILELA - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Após cinco anos de aumento, desmatamento no Cerrado tem queda
THOMAS BAUER/INSTITUTO SOCIEDADE POPULAÇÃO E NATUREZA

A taxa oficial de desmatamento do Cerrado, o segundo maior bioma do país, registrou redução pela primeira vez nos últimos cinco anos, informou o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), nesta quarta-feira (6). De acordo com os dados, a supressão da vegetação nativa foi de 8.174 quilômetros quadrados (km²), no período entre agosto de 2023 e julho de 2024.

O levantamento do Inpe é feito por meio do Projeto de Monitoramento do Desmatamento no Cerrado por Satélite (Prodes Cerrado), em que a detecção alcança precisão de 10 metros sobre corte raso e desmatamento por degradação progressiva, como incêndios. O monitoramento do Prodes é feito no intervalo de agosto de um ano até julho do ano seguinte, entre as estações mais secas do bioma. O resultado reverte um aumento do desmatamento no Cerrado registrado por cinco anos consecutivos, desde o período 2018/2019.

Cerca de 76% desse desmatamento segue concentrado em quatro estados: Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, estados que formam o acrônimo Matopiba, principal fronteira agropecuária do Cerrado na atualidade. Nesses estados, no entanto, o Prodes registrou queda significativa de desmatamento, na comparação 2023/2024 com o período imediatamente anterior. Na Bahia, por exemplo, a redução foi de 63,3%, seguida por 15,1% no Maranhão, 10,1% no Piauí e 9,6% no Tocantins.

A redução do desmatamento no Cerrado possibilitou, segundo o governo federal, que um volume de 41,8 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2), gás que mais contribui para o aquecimento global, deixasse de ser emitido na atmosfera.

“O dado que acabamos de ver aqui, de queda do desmatamento no Cerrado, que para muitos seria impossível, começa a ganhar fôlego cada vez mais, inclusive com a participação do setor privado”, celebrou a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, durante anúncio dos resultados à imprensa, em evento no Palácio do Planalto.

Já para entidades da sociedade civil, o patamar do desmatamento ainda está muito elevado.

“Apesar da tendência de redução confirmada pelo Prodes, os números da destruição ainda permanecem em patamares elevados quando comparamos com a série histórica. Em grande parte, o desmatamento no Cerrado ocorre em propriedades privadas, o que evidencia a necessidade urgente de um maior engajamento do setor produtivo. A pressão econômica sobre este bioma, principalmente pela expansão das atividades relacionadas às commodities, aliado a uma legislação ambiental ainda frágil e pouco efetiva, torna a situação ainda mais crítica”, advertiu Daniel Silva, especialista em conservação do WWF-Brasil.

Pacto com estados

No evento desta quarta, a ministra do Meio Ambiente também assinou um pacto entre o governo federal e os governos estaduais do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. O objetivo é reforçar a ação conjunta na prevenção e combate ao desmatamento e incêndios na região, em uma articulação que vem sendo construída desde março.

Segundo o MMA, a parceria “busca aumentar a atuação coletiva para identificar e aplicar sanções ao desmatamento ilegal em imóveis rurais da região, além de aprimorar as regras e processos para garantir transparência, compartilhamento de informações e formulação de estratégia para a conservação da água e dos ativos florestais de vegetação nativa nos diferentes ecossistemas do Cerrado no Matopiba”.

O governo federal também atribui a queda medida pelo Prodes à intensificação das ações de fiscalização no Cerrado e também na Amazônia Legal. De janeiro de 2023 a outubro de 2024, a média de multas aplicadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) por desmatamento e queimadas ilegais foi 98% maior que a registrada de janeiro de 2019 a dezembro de 2022. No Cerrado, o aumento foi de 20% ao ano.

Amazônia

Além da queda no Cerrado, a redução do desmatamento também foi verificada na Amazônia Legal, no período de agosto de 2023 a julho de 2024, de acordo com o Prodes. A queda atingiu 30,6% em relação ao ano anterior (2022/2023).

Com o resultado, o desmatamento foi ao menor valor percentual em 15 anos, segundo o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). Em termos de área desmatada, o valor medido agora na Amazônia é o menor desde 2013.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Projeto ambiental do governo de RO garante soltura de 228 mil filhotes de tartaruga-da-Amazônia no Parque Estadual Corumbiara

Projeto ambiental do governo de RO garante soltura de 228 mil filhotes de tartaruga-da-Amazônia no Parque Estadual Corumbiara

A soltura assistida é considerada fundamental para aumentar a taxa de sobrevivência da tartaruga-da-Amazônia
L
Homenagem reconhece atuação do MPRO na defesa ambiental durante a Operação Aruanã

Homenagem reconhece atuação do MPRO na defesa ambiental durante a Operação Aruanã

Meio ambiente foi protegido por ação integrada e técnica das instituições.
L
Tecnologia de ponta fortalece ações para monitoramento ambiental

Tecnologia de ponta fortalece ações para monitoramento ambiental

Monitoramento ambiental ganha reforço com drone de última geração para fiscalização da capital e dos distritos
L
Brasil lidera número de povos isolados, mas há lacunas na proteção

Brasil lidera número de povos isolados, mas há lacunas na proteção

Funai registra 115 povos indígenas isolados, porém apenas 29 têm existência oficialmente confirmada pelo Estado.
L
Acordo de Paris completa 10 anos com metas insuficientes e alerta da ONU

Acordo de Paris completa 10 anos com metas insuficientes e alerta da ONU

Principal tratado climático, o Acordo de Paris completa 10 anos nesta sexta-feira (12), e a ONU cobra ação imediata dos países para manter o limite de aquecimento em 1,5 ºC e acelerar a transição para economias de baixo carbono.
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Zezé Di Camargo: quando o dinheiro público canta alto e a hipocrisia desafina

Cantor critica o governo federal em discursos públicos, mas acumula quase R$ 20 milhões em cachês pagos por prefeituras em 2025, levantando debate sobre coerência política, discurso moral e uso de dinheiro público.
L
Horóscopo de Terça-Feira, 16/12/2025: diálogos ganham força e decisões pedem equilíbrio

Horóscopo de Quarta-Feira, 17/12/2025: ajustes finos e foco nas relações

O horóscopo de 17 de dezembro de 2025 indica um dia propício para reorganizar prioridades, fortalecer diálogos e tomar decisões conscientes no trabalho e na vida afetiva
L

Coluna do Simpi – Receita determina e chega a vez dos autônomos que vendem no CPF

Com a padronização dos documentos fiscais e o avanço da Reforma Tributária, autônomos que atuam no CPF devem enfrentar mais exigências, organização financeira e cobrança por emissão de nota fiscal a partir de 2026.
L

Leitura Finalizada: Quando as coisas não saem como você espera é uma leitura que acolhe

Com sabedoria budista e linguagem simples, Haemin Sunim oferece conselhos para dias difíceis e inspira equilíbrio emocional no cotidiano.
L
STF encerra julgamento da trama golpista com 29 condenados à prisão

STF encerra julgamento da trama golpista com 29 condenados à prisão

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal finaliza o julgamento do Núcleo 2, elevando o total de condenados pela trama golpista para 29 réus; apenas dois foram absolvidos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

Candidatos do CNU 2 já podem acessar cadernos das provas discursivas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informa que os cadernos de provas do Concurso Público Nacional Unificado já estão disponíveis no site da FGV; resultados preliminares saem em janeiro.
L
Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Prefeitura de Jaru abre inscrições para processo seletivo temporário; prazo vai até sexta (12)

Seleção oferece vagas em diversas áreas da administração municipal.
L
Publicidade

POLÍTICA

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Rondônia registra avanços em saúde, educação, agronegócio e política em 2025

OPINIÃO DE PRIMEIRA – Rondônia registra avanços em saúde, educação, agronegócio e política em 2025

Investimentos públicos e parcerias fortalecem serviços essenciais e promovem desenvolvimento no estado.
L
Alero aprova projeto de lei que autoriza crédito para pagamento de benefício a servidores do TCE-RO

Alero aprova projeto de lei que autoriza crédito para pagamento de benefício a servidores do TCE-RO

Recursos do superávit financeiro de 2024 serão destinados ao pagamento do benefício especial a membros e servidores.
L
Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Deputada Cláudia de Jesus participa de agenda histórica da saúde em Porto Velho

Governo Lula lança Centro de Clima e Saúde e avança com políticas voltadas à Amazônia.
L
Audiência pública debate crise do leite em Rondônia em Ariquemes

Audiência pública debate crise do leite em Rondônia em Ariquemes

Crise do leite em Rondônia é debatida em Ariquemes com defesa de políticas públicas e preço justo aos produtores
L
Dra Taíssa visita Alto Paraíso e elogia decoração natalina

Dra Taíssa visita Alto Paraíso e elogia decoração natalina

Dra Taíssa destaca iluminação de Natal em Alto Paraíso e reforça apoio ao município com investimentos na saúde
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Homem é agredido por conhecidos após tentar bater na esposa

Homem é agredido por conhecidos após tentar bater na esposa

O caso de lesão corporal ocorreu no bairro Conceição após o suspeito tentar atacar a companheira durante uma confraternização em sua residência.
16
Motorista foge após atropelar casal de jovens na zona leste

Motorista foge após atropelar casal de jovens na zona leste

O atropelamento ocorreu no bairro Lagoa e as vítimas de 17 e 18 anos foram socorridas em estado grave após o condutor de um carro fugir sem prestar auxílio.
16
Criminosos invadem casa e roubam 10 mil reais na zona leste

Criminosos invadem casa e roubam 10 mil reais na zona leste

A investigação sobre o roubo no bairro Cascalheira aponta que apenas pessoas próximas sabiam da existência da quantia em dinheiro guardada na residência.
14
Operação Império da Lei prende sete pessoas em Nova Mamoré

Operação Império da Lei prende sete pessoas em Nova Mamoré

A segunda fase da Operação Império da Lei resultou na captura de integrantes de uma facção criminosa e na recuperação de uma arma da polícia mato-grossense.
12
Polícia Civil de Rondônia bloqueia 26 milhões em operação nacional

Polícia Civil de Rondônia bloqueia 26 milhões em operação nacional

A terceira fase da Operação Renorcrim resultou em 86 prisões preventivas no estado e na descapitalização de organizações criminosas que atuam na região.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental e Alteração da Razão Social: T. L. L. COELHO LTDA,

LICENÇA AMBIENTAL POR DECLARAÇÃO Nº 385 SOL/DLA – ALTERAÇÃO DA RAZÃO SOCIAL
L
Beneficiários com NIS final 6 recebem Auxílio Gás nesta quarta

Beneficiários com NIS final 6 recebem Auxílio Gás nesta quarta

O pagamento de dezembro contempla cerca de 4,4 milhões de famílias brasileiras com o valor de 110 reais para a compra do botijão de 13 kg.
L
Flamengo e PSG disputam título da Copa Intercontinental no Catar

Flamengo e PSG disputam título da Copa Intercontinental no Catar

O confronto entre o campeão da Libertadores e o vencedor da Liga dos Campeões ocorre nesta quarta-feira e marca a tentativa do rubro-negro de reconquistar o mundo.
L
Com estrutura fortalecida, Polícia Civil consolida avanços operacionais e amplia resultados em 2025

Com estrutura fortalecida, Polícia Civil consolida avanços operacionais e amplia resultados em 2025

Polícia Civil de Rondônia investe em tecnologia, capacitação e novos servidores para reforçar segurança pública.
L
Governo de RO entrega novo escritório local da Emater-RO em Itapuã do Oeste revitalizado e modernizado

Governo de RO entrega novo escritório local da Emater-RO em Itapuã do Oeste revitalizado e modernizado

Estrutura reformada e modernizada amplia serviços de assistência técnica e extensão rural para agricultores familiares.
L
Tênis anuncia nova política de calor a partir de 2026

Tênis anuncia nova política de calor a partir de 2026

Regra da ATP Tour, baseada no índice WBGT, prevê intervalos de 10 minutos para resfriamento e suspensão de jogos para proteger a saúde dos atletas sob altas temperaturas.
L
Igreja determina que padre Júlio Lancellotti suspenda transmissão de missas online

Igreja determina que padre Júlio Lancellotti suspenda transmissão de missas online

Sacerdote católico atende determinação da Arquidiocese de São Paulo para interromper as transmissões via internet; padre Júlio Lancellotti nega boato de transferência da paróquia.
L
Atiradores de Bondi se inspiraram no Estado Islâmico, diz polícia australiana

Atiradores de Bondi se inspiraram no Estado Islâmico, diz polícia australiana

Ataque terrorista contra comunidade judaica em Sydney, que deixou 16 mortos, teve inspiração no Estado Islâmico, afirma PF Australiana; dupla visitou as Filipinas antes do crime.
L
Economia brasileira recua 0,3% em outubro sob efeito do juro alto

Economia brasileira recua 0,3% em outubro sob efeito do juro alto

O Monitor do PIB da FGV aponta o segundo mês consecutivo de queda na atividade econômica, impulsionado pelo patamar elevado da taxa Selic, atualmente em 15% ao ano, freando o consumo e investimentos.
L
Saiba mais sobre 1º lançamento comercial de foguete no Brasil

Saiba mais sobre 1º lançamento comercial de foguete no Brasil

O veículo sul-coreano Hanbit-Nano tem lançamento previsto para esta quarta-feira (17), às 15h45, a partir do Centro de Lançamento de Alcântara, marcando a entrada do país no mercado espacial global.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.