QUARTA-FEIRA, 25/06/2025

Efetivo no Parque Estadual Guajará-Mirim reforça ampliação de combate às chamas

Governo de Rondônia enviou tropas auxiliares das forças de segurança do estado ao local.

Por Rômulo Azevedo / Secom/Gov-RO - 25

Publicado em 

Efetivo no Parque Estadual Guajará-Mirim reforça ampliação de combate às chamas - News Rondônia
Foto - Frank Nery

Para estabelecer uma estratégia de reforço das equipes que estão atuando no Parque Estadual Guajará-Mirim, notadamente, entre os distritos de Jacinópolis e Nova Dimensão, região onde há a concentração de mais focos de incêndios, o governo de Rondônia enviou tropas auxiliares das forças de segurança da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) ao local.

As forças de segurança do estado reforçaram a ação no local onde já havia bombeiros e brigadistas do PrevFogo, mas diante do volume dos incêndios registrados na região, se fez necessário o envio de mais agentes do governo para aumentar o número de equipes.

O secretário-adjunto da Sesdec, Helio Gomes, reuniu-se com o comandante da Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), coronel Regis Braguin; o Delegado de Polícia Civil, Paulo Kakionis; o superintendente da Polícia Técnico-Científica (Politec), Domingos Sávio; e o subcomandante do Corpo de Bombeiros do Estado de Rondônia (CBMRO), Andrey Ribeiro. O grupo de representantes da segurança fez uma atualização do quadro atual do Parque com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), e diante da gravidade da situação definiram uma estratégia de reforço das atividades de combate às queimadas na região.

A operação mobiliza cerca de 300 profissionais da Polícia Militar, Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO), Politec, Corpo de Bombeiros Militar, Sedam, Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), além do apoio de órgãos como o Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), Exército Brasileiro, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Polícia Federal.

ENVIO DE EFETIVOS 

A PMRO confirmou o envio de mais efetivos à região para colaborar com o que for necessário. Os policiais também levam ao Parque Guajará-Mirim, drones para o policiamento. A ideia é sobrevoar a região em busca das pessoas que estão praticando o crime.

Policiais Civis também estão escalados para a região do parque, e são encarregados de promover a investigação na busca por autores desta prática, bem como identificação de pessoas que colaboram com a atividade criminosa. Na esteira da identificação e punição de pessoas, também está a Politec, que estará em campo para realizar perícias nas regiões onde os focos de incêndio começaram.

Os agentes do governo de Rondônia estão em todas as regiões do estado atuando diretamente no trabalho de prevenção e combate aos incêndios criminosos.

A estratégia de reforço foi definida durante uma reunião promovida pelo governo de Rondônia com as forças de segurança  do estado, no dia 28 de agosto, em Porto Velho.

OBSTÁCULOS

Uma das grandes dificuldades das equipes do governo em campo, é a irresponsabilidade dos criminosos. Apagar focos de incêndio é mais demorado que atear o fogo. Agentes do estado perceberam que os incendiários estão utilizando motocicletas para deslocamento dentro do parque, passando o dia ateando fogo em diversos pontos, enquanto as equipes continuam trabalhando para apagar.

OPERAÇÃO VERDE RONDÔNIA

O governo de Rondônia mantém efetivos do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, bem como agentes da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental e Polícia Civil em diversos pontos do estado, atuando no combate aos incêndios criminosos, no policiamento ostensivo e investigações, a fim de identificar e prender as pessoas que estão cometendo esse tipo de crime que tem prejudicado o bem-estar e a saúde da população.

A “Operação Verde Rondônia 2024”, que está em curso desde o começo do mês de junho, quando começaram os primeiros focos de queimadas em Rondônia, já realizou o atendimento de mais de 3.400 mil focos de incêndios em vegetação e mais de 12 mil ações preventivas, além de realizarem a captura de 283 animais ameaçados pelo fogo.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

FIERO reúne lideranças empresariais e políticas para diálogo

O setor madeireiro rondoniense argumenta que a atual IN é inviável, pois atualmente no estado, menos de 10% dos CARs foram validados desde a implementação do Código Florestal em 2012.
L
Queimadas em 2024 atingem 30 milhões de hectares e marcam segunda maior extensão em 40 anos, revela MapBiomas

Queimadas em 2024 atingem 30 milhões de hectares e marcam segunda maior extensão em 40 anos, revela MapBiomas

Mais da metade das áreas queimadas foram na Amazônia, diz Mapbiomas
L
Cientistas criam bactéria capaz de transformar plástico PET em paracetamol, com alta eficiência e baixo impacto ambiental

Cientistas criam bactéria capaz de transformar plástico PET em paracetamol, com alta eficiência e baixo impacto ambiental

Estudo britânico mostra que lixo plástico pode se tornar medicamento essencial por meio de biotecnologia avançada, abrindo caminho para soluções sustentáveis na indústria farmacêutica.
L

Soluções sustentáveis com protagonismo da Ater Pública são destacas pelo governo de RO

O projeto CarbCafé vai mapear o estoque de carbono na cafeicultura de 15 municípios da região Matas de Rondônia
L

Governo de RO encerra atividades da Semana do Meio Ambiente com exposição interativa em Porto Velho

A exposição ocorre nos dias 27, 28 e 29 de junho, das 14h às 21h, em Porto Velho
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

A urgente necessidade de um sistema de iluminação inteligente em semáforos e passadeiras em Porto Velho tornou realidade em Serra ES

A urgente necessidade de um sistema de iluminação inteligente em semáforos e passadeiras em Porto Velho tornou realidade em Serra ES

Em PVH, sobretudo na zona sul, para a maioria dos motoristas é difícil respeitar a sinalização. Há faixas, mas muitos ignoram.
L

Agenda News | Entrevista DJ Leudson

Nesta terça-feira, dia 24, às 17h, o Agenda News recebe DJ Leudson, que vai comandar as pickups da tão aguardada festa ELETROHITS 2000, marcada para sábado, 28 de junho, no Grego Original.
L
Governo Federal lança programa para hospitais privados abaterem dívidas com atendimento ao SUS

Governo Federal lança programa para hospitais privados abaterem dívidas com atendimento ao SUS

Programa concede crédito tributário para reduzir filas na saúde
L

Morre brasileira que caiu num despenhadeiro na Indonésia

A morte da Juliana Marins no Monte Rinjani, na Indonésia, não foi apenas um acidente. Foi abandono.
L

Jovem News | Entrevista Natália Aguiar

Nesta terça-feira, dia 24, às 16h, o Jovem News apresenta uma edição especial com Natália Aguiar, estudante de Direito da UNIR, assessora parlamentar, conselheira estadual de Defesa dos Direitos da Mulher e presidente da Atlética Perversa. Em uma conversa inspiradora, Natália compartilha sua trajetória desde o início na administração pública aos 18 anos até se tornar uma das vozes mais jovens e atuantes da política rondoniense.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

ESTAMOS CONTRATANDO: VAGAS PARA RECEPCIONISTA PCD

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
SERVENTE DE LIMPEZA

ESTAMOS CONTRATANDO: VAGAS PARA SERVENTE DE LIMPEZA PCD

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L

Projeto Jovem Aprendiz da Inclusão é aprovado em Porto Velho

De autoria do prefeito Léo Moraes, o projeto garantirá vagas de emprego para jovens neurodivergentes
L
Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

São vagas para delegado, perito, escrivão, agente e papiloscopista
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Cláudia de Jesus apresenta propostas de bem-estar para o Assentamento Flor do Amazonas II

Indicações visam garantir infraestrutura básica para infância e saúde.
L

Dra. Taíssa fiscaliza avanço das obras no Hospital Regional de Guajará-Mirim

Unidade receberá leitos de UTI, hemodiálise e sala de tomografia; investimento é considerado um marco para a saúde da região.
L

Pedro Fernandes solicita instalação de redutores no trevo mais crítico de Ariquemes

Ponto crítico de acidentes pode finalmente receber medidas de segurança após pedido do parlamentar ao Dnit.
L
STF mantém decisão que resultou na perda de mandato de sete deputados por "sobras eleitorais"

O STF desrespeita princípios constitucionais

Decisão do STF de conceder segurança vitalícia a ex-ministros afronta princípios constitucionais e evidencia privilégios no Judiciário
L

Deputado Pedro Fernandes cobra recapeamento urgente das rodovias estaduais no Vale do Jamari

Região estratégica para a economia rondoniense enfrenta desgaste viário que ameaça a segurança e o escoamento da produção
L
Publicidade

POLÍCIA

Idoso morre em grave acidente na Avenida Imigrantes, em Porto Velho

As demais vítimas foram socorridas e encaminhadas para unidades de saúde.
18
“Menor perigo do PCC” é preso em condomínio após roubo na zona sul

“Menor perigo do PCC” é preso em condomínio após roubo na zona sul

De acordo com informações apuradas inicialmente, o criminoso e um comparsa fizeram um assalto em uma loja de assistência técnica na Rua Geraldo Siqueira, depois fugiram de moto levando seis celulares e um notebook de clientes e funcionários.
12
HARENA: PF deflagra operação para combater a extração ilegal de recursos minerais em Rondônia

HARENA: PF deflagra operação para combater a extração ilegal de recursos minerais em Rondônia

As investigações tiveram início a partir de fiscalização realizada pela Agência Nacional de Mineração (ANM)
10
Panela de pressão explode e atinge funcionária de escola na capital

Panela de pressão explode e atinge funcionária de escola na capital

De acordo com as primeiras informações, a servidora foi atingida no rosto quando uma panela de pressão explodiu, no entanto, estava consciente com queimaduras.
14
Homem morto a tiros é encontrado em carro furtado

Homem morto a tiros é encontrado em carro furtado

Testemunhas informaram que William estava na região desde a madrugada em um veículo com um pneu furado.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Obras de pavimentação da RO-TransRondônia avançam para fase final no Trevo da Pedra

Obras de pavimentação da RO-TransRondônia avançam para fase final no Trevo da Pedra

A rodovia é um importante eixo de mobilidade para o Cone Sul, facilitando o transporte de cargas e de passageiros.
L

Prefeitura de Jaru intensifica ações de combate às queimadas; proprietários de mais de 500 imóveis foram notificados para realizarem aceiros e limpeza de terrenos

A Prefeitura de Jaru, por meio da Secretaria Municipal de Agronegócio e Meio Ambiente – Semeagro, segue colocando em prática as ações definidas no Plano Municipal de Prevenção e Combate às Queimadas.
L
MEC inicia pagamento da quarta parcela do Pé-de-Meia para estudantes do ensino médio

MEC inicia pagamento da quarta parcela do Pé-de-Meia para estudantes do ensino médio

Para receber, aluno precisa comprovar frequência de 80% nas aulas
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAP-LAI-LAO): CAMOR COMERCIO DE ALIMENTOS LTDA

LICENCA AMBIENTAL PREVIA, INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO
L

Sebrae em Rondônia reinaugura Ponto de Atendimento em Guajará-Mirim nesta sexta 27

Parceria com a Associação Comercial local se fortalece e o comércio local será beneficiado
L

Campanha de vacinação contra a Influenza em Jaru segue até 30 de agosto; imunização é principal ferramenta contra doenças respiratórias

A Secretaria Municipal de Saúde de Jaru Semusa continua com a campanha de imunização contra o vírus da Influenza até o dia 30 de agosto
L
Tesouro Direto destinará R$ 4,5 milhões para startups de impacto social em educação e finanças inclusivas

Tesouro Direto destinará R$ 4,5 milhões para startups de impacto social em educação e finanças inclusivas

Terão prioridade negócios voltados para educação e inclusão financeira
L

Boas práticas de Rondônia inspiram outros estados da região Norte

Sebrae em Rondônia apresenta modelo de desenvolvimento de ecossistemas de inovação durante evento no Amazonas
L
Bayern perde para o Benfica e enfrentará o Flamengo nas oitavas da Copa do Mundo de Clubes

Bayern perde para o Benfica e enfrentará o Flamengo nas oitavas da Copa do Mundo de Clubes

O gol da vitória portuguesa foi marcado por Schjelderup ainda no primeiro tempo. Na etapa final, mesmo com a entrada de titulares como Kimmich, Olise e Harry Kane pelo técnico Kompany, o Bayern não conseguiu reverter o placar.
L
Santos e Neymar selam acordo de renovação contratual até o fim de 2025

Santos e Neymar selam acordo de renovação contratual até o fim de 2025

Os termos financeiros do acordo seguem o modelo atual, mantendo a remuneração mensal de mais de R$ 4,5 milhões.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.