SEXTA-FEIRA, 06/03/2026

Em destaque

Efetivo no Parque Estadual Guajará-Mirim reforça ampliação de combate às chamas

Governo de Rondônia enviou tropas auxiliares das forças de segurança do estado ao local.

Por Rômulo Azevedo / Secom/Gov-RO - 25

Publicado em 

Foto - Frank Nery

Para estabelecer uma estratégia de reforço das equipes que estão atuando no Parque Estadual Guajará-Mirim, notadamente, entre os distritos de Jacinópolis e Nova Dimensão, região onde há a concentração de mais focos de incêndios, o governo de Rondônia enviou tropas auxiliares das forças de segurança da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) ao local.

As forças de segurança do estado reforçaram a ação no local onde já havia bombeiros e brigadistas do PrevFogo, mas diante do volume dos incêndios registrados na região, se fez necessário o envio de mais agentes do governo para aumentar o número de equipes.

O secretário-adjunto da Sesdec, Helio Gomes, reuniu-se com o comandante da Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), coronel Regis Braguin; o Delegado de Polícia Civil, Paulo Kakionis; o superintendente da Polícia Técnico-Científica (Politec), Domingos Sávio; e o subcomandante do Corpo de Bombeiros do Estado de Rondônia (CBMRO), Andrey Ribeiro. O grupo de representantes da segurança fez uma atualização do quadro atual do Parque com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), e diante da gravidade da situação definiram uma estratégia de reforço das atividades de combate às queimadas na região.

A operação mobiliza cerca de 300 profissionais da Polícia Militar, Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO), Politec, Corpo de Bombeiros Militar, Sedam, Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), além do apoio de órgãos como o Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), Exército Brasileiro, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Polícia Federal.

ENVIO DE EFETIVOS 

A PMRO confirmou o envio de mais efetivos à região para colaborar com o que for necessário. Os policiais também levam ao Parque Guajará-Mirim, drones para o policiamento. A ideia é sobrevoar a região em busca das pessoas que estão praticando o crime.

Policiais Civis também estão escalados para a região do parque, e são encarregados de promover a investigação na busca por autores desta prática, bem como identificação de pessoas que colaboram com a atividade criminosa. Na esteira da identificação e punição de pessoas, também está a Politec, que estará em campo para realizar perícias nas regiões onde os focos de incêndio começaram.

Os agentes do governo de Rondônia estão em todas as regiões do estado atuando diretamente no trabalho de prevenção e combate aos incêndios criminosos.

A estratégia de reforço foi definida durante uma reunião promovida pelo governo de Rondônia com as forças de segurança  do estado, no dia 28 de agosto, em Porto Velho.

OBSTÁCULOS

Uma das grandes dificuldades das equipes do governo em campo, é a irresponsabilidade dos criminosos. Apagar focos de incêndio é mais demorado que atear o fogo. Agentes do estado perceberam que os incendiários estão utilizando motocicletas para deslocamento dentro do parque, passando o dia ateando fogo em diversos pontos, enquanto as equipes continuam trabalhando para apagar.

OPERAÇÃO VERDE RONDÔNIA

O governo de Rondônia mantém efetivos do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, bem como agentes da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental e Polícia Civil em diversos pontos do estado, atuando no combate aos incêndios criminosos, no policiamento ostensivo e investigações, a fim de identificar e prender as pessoas que estão cometendo esse tipo de crime que tem prejudicado o bem-estar e a saúde da população.

A “Operação Verde Rondônia 2024”, que está em curso desde o começo do mês de junho, quando começaram os primeiros focos de queimadas em Rondônia, já realizou o atendimento de mais de 3.400 mil focos de incêndios em vegetação e mais de 12 mil ações preventivas, além de realizarem a captura de 283 animais ameaçados pelo fogo.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura monitora qualidade da água no Parque Natural e Viveiro Municipal

Prefeitura monitora qualidade da água no Parque Natural e Viveiro Municipal

Análises técnicas realizadas por determinação do prefeito buscam garantir segurança hoteleira e avaliar reativação de poço com foco na qualidade da água.
L
Formiga transforma CO₂ em armadura mineral no próprio corpo

Formiga transforma CO₂ em armadura mineral no próprio corpo

Espécie agricultora da América Latina converte dióxido de carbono acumulado no ninho em dolomita, mineral raro que pode inspirar novas tecnologias de captura de carbono.
L
Observatório do Clima lança agenda contra "Pacote da Destruição" no Congresso

Observatório do Clima lança agenda contra “Pacote da Destruição” no Congresso

Documento mapeia 50 projetos de lei e PECs que ameaçam direitos socioambientais; levantamento aponta que 75% das propostas negativas tiveram movimentação em 2025.
L
Governo lança Plano Nacional de Enfrentamento a Incêndios Florestais para 2026

Governo lança Plano Nacional de Enfrentamento a Incêndios Florestais para 2026

Ministério do Meio Ambiente anuncia mobilização de 4,6 mil brigadistas e infraestrutura tecnológica para monitoramento em tempo real; foco é a prevenção antecipada.
L
Governo define 31 eixos prioritários para reduzir o uso de agrotóxicos no Brasil

Governo define 31 eixos prioritários para reduzir o uso de agrotóxicos no Brasil

Publicação no Diário Oficial detalha responsabilidades de ministérios e órgãos como Fiocruz e Anvisa para o biênio 2026-2027; foco está em alternativas biológicas e medidas fiscais.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Horóscopo de quarta-feira (11/02): ajustes e equilíbrio nas decisões

Horóscopo de sexta-feira, 06/03/2026: dia favorece decisões práticas e organização

Sexta-feira pede foco nas responsabilidades, diálogos claros e planejamento
L

Falaê Podcast: Delegado Camargo

Confira!
L

Agenda News: Paulo Lucas conta os 25 anos da Papeletra em Porto Velho

A trajetória da empresa demonstra que a papelaria deixou de ser apenas funcional. Hoje, ela representa criatividade, organização e até colecionismo, transformando objetos simples em parte do cotidiano e da identidade de quem os utiliza.
L

Comunidade News: Maria Inês Oliveira e Carlos Henrique falam das Eleições do CRESS-RO

A entrevista promete trazer reflexões importantes sobre o futuro do Serviço Social em Rondônia, além de esclarecer dúvidas sobre o processo eleitoral do conselho.
L
Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR: inscrições para 47 vagas encerram hoje

Concurso UNIR oferece 47 vagas para professor efetivo em diferentes áreas e campi de Rondônia; seleção prevê provas escrita, didática e análise de títulos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Governo prorroga validade do CNU; aprovados podem ser convocados até 2027

Decisão publicada no Diário Oficial estende o prazo do “Enem dos Concursos” por mais 12 meses, garantindo fôlego para novas nomeações.
L
CNU 2025: 247 aprovados confirmam interesse em vagas na 2ª convocação

CNU 2025: 247 aprovados confirmam interesse em vagas na 2ª convocação

Ministério da Gestão anuncia terceira e última chamada para esta sexta-feira; prazo de confirmação para novos convocados abre no sábado.
L
Concurso da Câmara: locais de prova já estão disponíveis para consulta

Concurso da Câmara: locais de prova já estão disponíveis para consulta

Candidatos devem acessar o site do Cebraspe para verificar onde realizarão o exame neste domingo (8); remunerações chegam a R$ 30,8 mil.
L
Brasil abre 112,3 mil vagas de trabalho com carteira assinada em janeiro

Brasil abre 112,3 mil vagas de trabalho com carteira assinada em janeiro

Indústria lidera geração de empregos no início de 2026 com quase 55 mil novos postos; setor de serviços e construção civil também apresentam saldo positivo.
L
Candidatos do CNU têm até hoje para confirmar interesse em vagas

Candidatos do CNU têm até hoje para confirmar interesse em vagas

Procedimento obrigatório deve ser realizado pelo site da banca FGV; convocação faz parte da segunda rodada de preenchimento do concurso unificado.
L
Publicidade

POLÍTICA

Alckmin deixará Ministério da Indústria em abril para disputar eleições de 2026

Alckmin deixará Ministério da Indústria em abril para disputar eleições de 2026

Vice-presidente deixará a pasta para cumprir prazo eleitoral, mas permanece no cargo de vice.
L
PEC da Transposição: proposta avança na Câmara

Jaime Bagattoli: PEC da Transposição avança na Câmara

Proposta desarquivada pelo senador sobre servidores do ex-território de Rondônia inicia tramitação na Câmara após aprovação unânime no Senado.
L
Prefeito de Macapá renuncia após afastamento pelo STF por suspeita de desvios

Prefeito de Macapá renuncia após afastamento pelo STF por suspeita de desvios

Dr. Furlan é alvo da Operação Paroxismo, que investiga fraude de R$ 70 milhões em obras de hospital; presidente da Câmara assume o cargo.
L
PGR defende validade de norma do CFM que proíbe assistolia fetal em abortos legais

PGR defende validade de norma do CFM que proíbe assistolia fetal em abortos legais

Parecer de Paulo Gonet enviado ao STF sustenta que conselho tem autonomia para vetar técnica em gestações com mais de cinco meses.
L
PEC da Segurança Pública avança: integração contra crime

PEC da Segurança Pública avança: integração contra crime

PEC da Segurança Pública aprovada na Câmara amplia integração entre União, estados e municípios, fortalece atuação policial e reforça financiamento do setor.
L
Publicidade

POLÍCIA

Carro com dois idosos caiu em córrego após falha no freio durante descida

Carro com dois idosos caiu em córrego após falha no freio durante descida

Acidente ocorreu na Rua Lisboa, no bairro Novo Horizonte
14

Alana Anísio Rosa sobrevive a ataque brutal em São Gonçalo e revela detalhes de tentativa de feminicídio

Jovem de 20 anos acorda do coma após ser esfaqueada mais de 30 vezes dentro de casa no Rio de Janeiro; suspeito do crime está preso preventivamente.
10
Denarc intercepta haxixe enviado pelos Correios durante operação em RO

Denarc intercepta haxixe enviado pelos Correios durante operação em RO

Droga foi encontrada em encomenda despachada para o Maranhão durante ação da Operação Protetor das Fronteiras
10
Motorista foge após provocar capotamento

Motorista foge após provocar capotamento

Acidente ocorreu no cruzamento da Avenida Amazonas com a Rua Manoel Laurentino
14
PRF em Rondônia apreende quase 20 kg de entorpecentes na capital

PRF em Rondônia apreende quase 20 kg de entorpecentes na capital

Duas mulheres foram presas.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo entrega Núcleo de Assistência a servidores do sistema prisional

Governo entrega Núcleo de Assistência a servidores do sistema prisional

Espaço implantado em Porto Velho oferece atendimento físico, mental e social a servidores da Sejus, com investimento de R$ 128 mil do governo estadual.
L
Conflito no Oriente Médio pode elevar exportações de petróleo, mas ameaça setor de carnes

Conflito no Oriente Médio pode elevar exportações de petróleo, mas ameaça setor de carnes

Diretor do MDIC avalia que alta no preço do combustível favorece saldo comercial, enquanto vendas de proteína animal podem sofrer impacto temporário.
L
Sindicato dos servidores do BC defende solidez da instituição após operação no caso Banco Master

Sindicato dos servidores do BC defende solidez da instituição após operação no caso Banco Master

Nota do Sinal reforça confiança na ética do corpo funcional e pede punição rigorosa caso irregularidades de servidores sejam comprovadas.
L
Bancos antecipam R$ 32,5 bilhões ao FGC para cobrir rombo do Banco Master

Bancos antecipam R$ 32,5 bilhões ao FGC para cobrir rombo do Banco Master

Aporte extra equivale a 60 meses de contribuições e visa garantir a solidez do fundo após o desembolso bilionário para indenizar credores.
L
Mulheres são as principais aliadas na ascensão feminina ao topo das empresas

Mulheres são as principais aliadas na ascensão feminina ao topo das empresas

Pesquisa inédita revela que 41% das líderes contaram com apoio preferencial de outras mulheres para crescer; autocuidado e saúde mental são as maiores renúncias.
L
SUS inicia uso de novo tratamento em dose única contra malária infantil

SUS inicia uso de novo tratamento em dose única contra malária infantil

Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer a tafenoquina pediátrica; medida beneficia crianças na Amazônia e reduz tempo de terapia.
L
Marcelo Thomé: economia formal é chave na Amazônia

Marcelo Thomé: economia formal é chave na Amazônia

Presidente da FIERO defende que ampliar negócios formais e gerar empregos é caminho para combater ilícitos ambientais e fortalecer o desenvolvimento sustentável na Amazônia.
L
Fortnite no Android: Epic e Google encerram disputa

Fortnite no Android: Epic e Google encerram disputa

Acordo entre Epic Games e Google permite pagamentos fora da Play Store e marca o retorno de Fortnite ao Android, ampliando a presença do jogo em celulares.
L
Segurança é o maior entrave para mulheres que viajam sozinhas no Brasil, aponta pesquisa

Segurança é o maior entrave para mulheres que viajam sozinhas no Brasil, aponta pesquisa

Levantamento do Ministério do Turismo e Unesco revela que 62% das brasileiras já desistiram de roteiros solo por medo; governo lança guia com orientações de segurança e inclusão.
L
Resident Evil: remake do primeiro jogo pode voltar

Resident Evil: remake do primeiro jogo pode voltar

Insider afirma que a Capcom iniciou a produção de um novo remake do clássico Resident Evil, lançado originalmente em 1996, mas projeto ainda estaria em fase inicial.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.