QUARTA-FEIRA, 07/01/2026
Publicidade

Em destaque

Ministra reforça participação da sociedade no Plano Clima

Plenária desta quinta-feira foi sobre a Mata Atlântica

Por Elaine Patricia Cruz – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Ministra reforça participação da sociedade no Plano Clima
Valter Campanato/Agência Brasil

A Mata Atlântica, o terceiro maior bioma do país e o mais devastado, foi tema de discussão nesta quinta-feira (15), no ciclo de oito plenárias do Plano Clima Participativo, promovido pelo governo federal para coletar propostas da sociedade civil na construção da política climática para o país.

Cada uma dessas plenárias presenciais busca trabalhar um bioma diferente. A que ocorreu nesta quinta-feira, em São Paulo, já é a quinta reunião. Já ocorreu uma mesa de abertura, em Brasília, no dia 30 de julho; no dia 1º de agosto, sobre o Sistema Costeiro-Marinho, em Recife; sobre a Caatinga no dia 2 de agosto, em Teresina, e o Pantanal, nesta quarta-feira (14), em Campo Grande (MS). Ainda serão realizadas plenárias sobre o Pampa, em Porto Alegre; sobre a Amazônia, em local a definir; e sobre o Cerrado, em Imperatriz(MA).

A elaboração do Plano Clima é conduzida pelo Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima (CIM), integrado por representantes de 22 ministérios, pela Rede Clima e pelo Fórum Brasileiro de Mudança do Clima, e tem dois pilares principais: a redução das emissões de gases de efeito estufa e a adaptação de cidades e ambientes naturais às mudanças do clima.

Ao participar do painel desta quinta-feira, em São Paulo, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, reforçou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defende que o plano seja construído junto com a sociedade civil. “O presidente Lula nos delegou que o plano clima não seja feito para as pessoas, mas com as pessoas”, revelou.

“A participação nas plenárias é oportunidade para fazer o convite e estimular a inserção da agenda dos direitos humanos e meio ambiente nessa unidade existencial”, completou o ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida.

Segundo o ministro Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência da República, o objetivo do governo é construir um plano que reúna não só as contribuições da comunidade científica como também da população. “Nosso desafio é que a gente possa ter um plano que possa ser capaz de mediar as questões de gestão científica e os anseios e desejos da sociedade. O povo sabe onde estão suas dores e necessidades. E é por isso que estamos rodando o Brasil”.

Propostas

Diversas propostas relacionadas à Mata Atlântica foram apresentadas na plenária. Entre elas, uma que propõe a taxação de bilionários para financiar projetos relacionados à mudanças climáticas. Também foram apresentadas propostas que preveem a urgente transformação dos sistemas alimentares, o pagamento de bônus a catadores de materiais recicláveis e o fortalecimento da agricultura familiar.

A Central Única dos Trabalhadores (CUT), por exemplo, propôs a criação de uma política de incentivo à coleta seletiva de materiais e de um programa de restauração de biomas baseado no conhecimento dos povos indígenas e das populações tradicionais.

A organização ambiental Greenpeace apresentou duas propostas: o apoio e o financiamento de soluções climáticas por meio dos saberes tradicionais e o apoio psicológico para vítimas de tragédias climáticas.

“O Gilberto Gil [cantor e compositor] dizia que o povo sabe o que quer, mas também quer o que não sabe. E aquilo que o povo quer, e não sabe o que quer, sabe quem é que tem que fazer? São os governos e as empresas. Temos que pagar o preço. E esse preço às vezes é diminuir a margem de lucro. Às vezes é submeter a taxação dos super ricos e isso vira um fundo de mais de 500 bilhões de dólares para combater a pobreza e enfrentar a mudança climática. Nós transformamos a natureza em dinheiro e agora temos que transformar dinheiro em restauração e preservação da natureza se quisermos continuar vivendo e, inclusive, ganhando dinheiro, senão não vai ter para ninguém”, disse a ministra Marina Silva, em resposta aos encaminhamentos apresentados.

O público aproveitou a plenária para protestar. “Mudar o sistema para não mudar o clima”, gritavam os manifestantes durante a plenária.

Houve também protestos contra a construção de uma escola de formação e de graduação de sargentos do Exército dentro da Área de Preservação Ambiental Aldeia/Beberibe e faixas defendendo a demarcação de territórios indígenas e a agricultura familiar.

Participação social

Durante as plenárias presenciais, movimentos sociais, ambientalistas e a sociedade civil podem enviar propostas e tirar dúvidas sobre a política climática que vai nortear as políticas públicas até 2035.

“No caso do Plano Clima, nós estamos trabalhando em dois trilhos: um é a participação popular e o outro é técnico institucional. Vamos ter um plano com metas para todos os setores da economia, agricultura, energia, transporte, indústria de mitigação e adaptação. Na parte de adaptação, são cerca de oito propostas. E na parte de mitigação, 16 propostas, envolvendo diferentes frentes em que deveremos estar adaptados. Para além de adaptados, nós temos que estar preparados”, explicou Marina Silva.

As propostas que estão sendo encaminhadas pela sociedade civil serão votadas e poderão ser incluídas na primeira versão do documento, que será apresentado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 29), no Azerbaijão, em novembro.

Depois, já consolidada, a Política Nacional sobre Mudança do Clima será apresentada na COP30, que acontece no Brasil, em Belém (PA), em novembro de 2025.

A COP no Brasil, defende a ministra Marina Silva, será a COP das COPs. “O Brasil quer fazer isso para liderar pelo exemplo. Nós precisamos chegar na COP30, em 2025, com todos os países que são signatários da Convenção do Clima com metas de redução suficientemente robustas para não ultrapassar 1,5°C de temperatura. O Brasil já está conseguindo alguns resultados na agenda do desmatamento, mas estamos só no começo, no primeiro ano. Também conseguimos, no primeiro ano de governo, uma redução de 50% das emissões”, disse.

Plataforma

Além das contribuições que estão sendo colhidas nas plenárias presenciais, a população também pode participar por meio da plataforma Brasil Participativo. Nessa plataforma, qualquer pessoa com CPF pode apresentar três propostas e votar em até dez propostas de outros participantes, inclusive das plenárias. As dez propostas mais votadas de cada um dos 18 temas definidos pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima poderão ou não ser incorporadas ao texto após análise do governo federal.

“Estamos fazendo a participação social da construção do Plano Clima em duas dimensões: nas plenárias presenciais e na dimensão da participação digital, para amplificar a participação da sociedade civil organizada. Então, temos as plenárias presenciais nos biomas brasileiros e a participação na plataforma do Brasil Participativo”, explicou o ministro Márcio Macêdo.

Até o momento, informou o governo, cerca de 9,7 mil participantes já interagiram com o processo do Plano Clima no site do Brasil Participativo.

Até o dia 13 de agosto foram apresentadas mais de 700 propostas, mobilizando cerca de 18 mil votos e 1 mil comentários. “Nós já temos, neste momento, mais de 126 milhões de acessos, 10 mil participantes registrados que estão lá participando. São 731 propostas já construídas e colocadas na plataforma do Brasil Participativo, e tem uma média de mais de 6 minutos de permanência das pessoas. Isso significa dizer que a sociedade está interessada no tema e está participando na construção. Nossa ideia é que a gente possa, ao final desse processo, ter um plano clima para o Brasil apresentar na COP29 e na COP30, e que possa desenhar o caminho do Brasil para mitigação, adaptação e convivência com esse fenômeno que são as mudanças climáticas”, disse Márcio Macêdo.

A sociedade poderá participar da construção desse plano até o dia 26 de agosto.

Mata Atlântica

Bioma com a maior extensão de costa no país, a Mata Atlântica ocupa área de 1.107.419 km², o equivalente a 13% do território nacional. Cerca de 70% da população brasileira vive hoje em áreas desse bioma, que está presente em 17 estados.

A Mata Atlântica, que detém a segunda maior biodiversidade das Américas, atrás apenas da Amazônia, compreende uma rede de bacias hidrográficas formadas por grandes rios, como Tietê, São Francisco, Paraná, Doce, Paranapanema e Paraíba do Sul. Essas bacias são fundamentais para o abastecimento humano e para o desenvolvimento de uma série de atividades econômicas, como a indústria e a agropecuária. É o único bioma que dispõe de uma lei específica de proteção, a Lei da Mata Atlântica.

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam que 71,6% da vegetação nativa da Mata Atlântica já foram desmatados.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Organizações manifestam preocupação com vazamento de fluido na Foz do Amazonas

Organizações manifestam preocupação com vazamento de fluido na Foz do Amazonas

Entidades indígenas e ambientalistas alertam para riscos da exploração de petróleo na região e questionam licença concedida à Petrobras.
L
Governo de RO intensifica fiscalização ambiental e apreende mais de 18 mil metros de malhadeiras no defeso

Governo de RO intensifica fiscalização ambiental e apreende mais de 18 mil metros de malhadeiras no defeso

Operação Iara, coordenada pela Sedam com apoio da PMRO, já apreendeu 222 malhadeiras em rios estratégicos de Rondônia desde o início do período de defeso.
L
Governança climática e avanços estruturais colocam Rondônia em destaque na agenda ambiental entre 2019 e 2025

Governança climática e avanços estruturais colocam Rondônia em destaque na agenda ambiental entre 2019 e 2025

Período foi marcado por modernização tecnológica, fortalecimento da governança climática e ampliação das ações de fiscalização ambiental no estado.
L
Prefeitura inicia obra de revitalização do Parque Circuito

Prefeitura inicia obra de revitalização do Parque Circuito

Reforma do Parque Circuito começa em 2026, será executada pela Emdur e manterá o espaço aberto ao público durante os serviços.
L
Petrobras confirma vazamento de fluido de perfuração a 175 km da costa do Amapá

Petrobras confirma vazamento de fluido de perfuração a 175 km da costa do Amapá

Companhia informa que perda foi contida, fluido é biodegradável e não houve impactos ao meio ambiente ou à população.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Primeiro imóvel em Rondônia: o que avaliar antes de comprar

Comprar o primeiro imóvel exige planejamento financeiro, análise da localização e atenção à documentação. Veja o que considerar em Rondônia.
L
Calendário de licenciamento anual de veículos 2026 é divulgado pelo Detran-RO

Calendário de licenciamento anual de veículos 2026 é divulgado pelo Detran-RO

Proprietários devem observar o último dígito da placa para evitar multas e irregularidades
L
Prefeitura alerta população de Porto Velho para riscos do “inverno amazônico”

Prefeitura alerta população de Porto Velho para riscos do “inverno amazônico”

Zona de Convergência do Atlântico Sul pode provocar chuvas intensas, alagamentos e ventanias na capital
L
Desconto social na conta de luz beneficia milhões de famílias

Desconto social na conta de luz beneficia milhões de famílias

Novo abatimento médio de 11,8% na tarifa de energia já está em vigor para inscritos no CadÚnico e amplia a inclusão energética no Brasil.
L
Anvisa determina recolhimento de chá de camomila Água da Serra

Anvisa determina recolhimento de chá de camomila Água da Serra

Agência identificou larvas e fragmentos de insetos em lote do produto e proibiu fabricação, venda e consumo após comunicação de irregularidades pela empresa.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de inscritos no Processo Seletivo Simplificado 2025

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de inscritos no Processo Seletivo Simplificado 2025

A relação nominal dos candidatos inscritos encontra-se disponível conforme disposto no edital
L
AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Publicidade

POLÍTICA

Moraes autoriza Bolsonaro a realizar exames após queda na prisão

Moraes autoriza Bolsonaro a realizar exames após queda na prisão

Ex-presidente fará tomografia e ressonância magnética do crânio por determinação do STF.
L
OEA: reunião sobre Venezuela escancara divisão política nas Américas

OEA: reunião sobre Venezuela escancara divisão política nas Américas

Conselho Permanente se divide entre apoio e críticas à ação militar dos EUA na Venezuela, expondo polarização diplomática no continente.
L
Cláudia de Jesus: deputada pede mais vagas na Polícia Civil

Cláudia de Jesus: deputada pede mais vagas na Polícia Civil

Requerimento cobra ampliação imediata de vagas e convocação da 2ª turma da Acadepol para enfrentar déficit histórico e reforçar a segurança em Rondônia.
L
Dra. Taíssa Sousa: Seringueiras recebe R$ 100 mil para saúde

Dra. Taíssa Sousa: Seringueiras recebe R$ 100 mil para saúde

Recurso destinado pela deputada Dra. Taíssa Sousa fortalece a saúde municipal em Seringueiras, garantindo renovação de materiais e melhor estrutura de atendimento à população.
L
Dra. Taíssa Sousa: UBS de Querência do Norte recebe equipamentos

Dra. Taíssa Sousa: UBS de Querência do Norte recebe equipamentos

Emenda da deputada Dra. Taíssa Sousa destina R$ 70 mil para novos equipamentos hospitalares na UBS do distrito, ampliando acesso à saúde e atendimento local.
L
Publicidade

POLÍCIA

Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferido em Ji-Paraná

Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferido em Ji-Paraná

Acidente ocorreu em cruzamento; vítima foi socorrida e encaminhada a unidade de saúde.
12
Atropelamento em garagem deixa passageira ferida em Ji-Paraná

Atropelamento em garagem deixa passageira ferida em Ji-Paraná

Mulher foi atingida ao tentar pegar cachorro; vítima foi socorrida pelo SAMU.
14
Acidente em cruzamento deixa motociclista ferido em Ji-Paraná

Acidente em cruzamento deixa motociclista ferido em Ji-Paraná

Subtítulo: Colisão ocorreu durante manobra de ultrapassagem; vítima foi socorrida pelo SAMU.
14
Acidente envolvendo XRE 300 deixa motociclista ferido no bairro Três Marias

Acidente envolvendo XRE 300 deixa motociclista ferido no bairro Três Marias

Colisão ocorreu quando veículo saia de oficina; vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros.
14
Filho é preso após ameaçar e xingar própria mãe na zona leste de Porto Velho

Filho é preso após ameaçar e xingar própria mãe na zona leste de Porto Velho

Homem de 46 anos descumpriu medida protetiva e foi detido pela Polícia Militar.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Edital de Convocação AGO-ELETIVA: FEDERAÇÃO DE PETECA DO ESTADO DE RONDÔNIA

Escola Padre Mario Castagna – Av. Campos Sales nº 395 – bairro Areal – Porto Velho/RO
L
Ministério da Justiça estabelece normas para uso de informações criminais no país

Ministério da Justiça estabelece normas para uso de informações criminais no país

Sistema Nacional de Informações Criminais será única fonte para emissão de certidões criminais; protocolo padroniza reconhecimento de pessoas em investigações.
L
EcoPVH reforça compromisso com Porto Velho em 2026 com operação contínua de limpeza urbana

EcoPVH reforça compromisso com Porto Velho em 2026 com operação contínua de limpeza urbana

Empresa amplia cobertura e ajusta rotas para manter regularidade do serviço em bairros urbanos e distritos ribeirinhos.
L
I FESTEC celebra 20 anos da Temática Editora com premiações e homenagens em Rondônia

I FESTEC celebra 20 anos da Temática Editora com premiações e homenagens em Rondônia

Festival literário em Porto Velho destaca a literatura amazônica e reconhece autores, ilustradores e instituições culturais.
L
Bombardeio dos EUA destruiu centro de pesquisas do IVIC na Venezuela

Bombardeio dos EUA destruiu centro de pesquisas do IVIC na Venezuela

Instalações científicas, incluindo o Centro de Matemática, foram afetadas por ataques durante operação militar dos EUA.
L
Calderano e Bruna Takahashi estreiam temporada 2026 no WTT Champions Doha

Calderano e Bruna Takahashi estreiam temporada 2026 no WTT Champions Doha

Brasileiros enfrentam adversários do top 10 mundial nesta quinta-feira no Catar; partidas terão transmissão ao vivo.
L

Hospitais inteligentes do SUS: Lula anuncia rede nacional

Com investimento de R$ 4,8 bilhões, governo cria rede de hospitais e UTIs inteligentes no SUS, com uso de inteligência artificial, telemedicina e foco no acesso da população mais vulnerável.
L

Requerimento da Licença Ambiental: WENIS PESSOA ALVES

LICENÇA AMBIENTAL  PRÉVIA E A LICENÇA AMBIENTAL DE INSTALAÇÃO (LAPP)
L
Inscrições da 1ª Corrida da Polícia Penal geram doações de alimentos a instituições sociais

Inscrições da 1ª Corrida da Polícia Penal geram doações de alimentos a instituições sociais

Valores arrecadados com inscrições foram convertidos em cestas básicas para instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade.
L
Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferido no bairro Cidade Alta

Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferido no bairro Cidade Alta

Acidente ocorreu na Avenida 25 de Agosto; vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros.
12
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.