QUINTA-FEIRA, 29/01/2026

Em destaque

Ministra reforça participação da sociedade no Plano Clima

Plenária desta quinta-feira foi sobre a Mata Atlântica

Por Elaine Patricia Cruz – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Ministra reforça participação da sociedade no Plano Clima
Valter Campanato/Agência Brasil

A Mata Atlântica, o terceiro maior bioma do país e o mais devastado, foi tema de discussão nesta quinta-feira (15), no ciclo de oito plenárias do Plano Clima Participativo, promovido pelo governo federal para coletar propostas da sociedade civil na construção da política climática para o país.

Cada uma dessas plenárias presenciais busca trabalhar um bioma diferente. A que ocorreu nesta quinta-feira, em São Paulo, já é a quinta reunião. Já ocorreu uma mesa de abertura, em Brasília, no dia 30 de julho; no dia 1º de agosto, sobre o Sistema Costeiro-Marinho, em Recife; sobre a Caatinga no dia 2 de agosto, em Teresina, e o Pantanal, nesta quarta-feira (14), em Campo Grande (MS). Ainda serão realizadas plenárias sobre o Pampa, em Porto Alegre; sobre a Amazônia, em local a definir; e sobre o Cerrado, em Imperatriz(MA).

A elaboração do Plano Clima é conduzida pelo Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima (CIM), integrado por representantes de 22 ministérios, pela Rede Clima e pelo Fórum Brasileiro de Mudança do Clima, e tem dois pilares principais: a redução das emissões de gases de efeito estufa e a adaptação de cidades e ambientes naturais às mudanças do clima.

Ao participar do painel desta quinta-feira, em São Paulo, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, reforçou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defende que o plano seja construído junto com a sociedade civil. “O presidente Lula nos delegou que o plano clima não seja feito para as pessoas, mas com as pessoas”, revelou.

“A participação nas plenárias é oportunidade para fazer o convite e estimular a inserção da agenda dos direitos humanos e meio ambiente nessa unidade existencial”, completou o ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida.

Segundo o ministro Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência da República, o objetivo do governo é construir um plano que reúna não só as contribuições da comunidade científica como também da população. “Nosso desafio é que a gente possa ter um plano que possa ser capaz de mediar as questões de gestão científica e os anseios e desejos da sociedade. O povo sabe onde estão suas dores e necessidades. E é por isso que estamos rodando o Brasil”.

Propostas

Diversas propostas relacionadas à Mata Atlântica foram apresentadas na plenária. Entre elas, uma que propõe a taxação de bilionários para financiar projetos relacionados à mudanças climáticas. Também foram apresentadas propostas que preveem a urgente transformação dos sistemas alimentares, o pagamento de bônus a catadores de materiais recicláveis e o fortalecimento da agricultura familiar.

A Central Única dos Trabalhadores (CUT), por exemplo, propôs a criação de uma política de incentivo à coleta seletiva de materiais e de um programa de restauração de biomas baseado no conhecimento dos povos indígenas e das populações tradicionais.

A organização ambiental Greenpeace apresentou duas propostas: o apoio e o financiamento de soluções climáticas por meio dos saberes tradicionais e o apoio psicológico para vítimas de tragédias climáticas.

“O Gilberto Gil [cantor e compositor] dizia que o povo sabe o que quer, mas também quer o que não sabe. E aquilo que o povo quer, e não sabe o que quer, sabe quem é que tem que fazer? São os governos e as empresas. Temos que pagar o preço. E esse preço às vezes é diminuir a margem de lucro. Às vezes é submeter a taxação dos super ricos e isso vira um fundo de mais de 500 bilhões de dólares para combater a pobreza e enfrentar a mudança climática. Nós transformamos a natureza em dinheiro e agora temos que transformar dinheiro em restauração e preservação da natureza se quisermos continuar vivendo e, inclusive, ganhando dinheiro, senão não vai ter para ninguém”, disse a ministra Marina Silva, em resposta aos encaminhamentos apresentados.

O público aproveitou a plenária para protestar. “Mudar o sistema para não mudar o clima”, gritavam os manifestantes durante a plenária.

Houve também protestos contra a construção de uma escola de formação e de graduação de sargentos do Exército dentro da Área de Preservação Ambiental Aldeia/Beberibe e faixas defendendo a demarcação de territórios indígenas e a agricultura familiar.

Participação social

Durante as plenárias presenciais, movimentos sociais, ambientalistas e a sociedade civil podem enviar propostas e tirar dúvidas sobre a política climática que vai nortear as políticas públicas até 2035.

“No caso do Plano Clima, nós estamos trabalhando em dois trilhos: um é a participação popular e o outro é técnico institucional. Vamos ter um plano com metas para todos os setores da economia, agricultura, energia, transporte, indústria de mitigação e adaptação. Na parte de adaptação, são cerca de oito propostas. E na parte de mitigação, 16 propostas, envolvendo diferentes frentes em que deveremos estar adaptados. Para além de adaptados, nós temos que estar preparados”, explicou Marina Silva.

As propostas que estão sendo encaminhadas pela sociedade civil serão votadas e poderão ser incluídas na primeira versão do documento, que será apresentado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 29), no Azerbaijão, em novembro.

Depois, já consolidada, a Política Nacional sobre Mudança do Clima será apresentada na COP30, que acontece no Brasil, em Belém (PA), em novembro de 2025.

A COP no Brasil, defende a ministra Marina Silva, será a COP das COPs. “O Brasil quer fazer isso para liderar pelo exemplo. Nós precisamos chegar na COP30, em 2025, com todos os países que são signatários da Convenção do Clima com metas de redução suficientemente robustas para não ultrapassar 1,5°C de temperatura. O Brasil já está conseguindo alguns resultados na agenda do desmatamento, mas estamos só no começo, no primeiro ano. Também conseguimos, no primeiro ano de governo, uma redução de 50% das emissões”, disse.

Plataforma

Além das contribuições que estão sendo colhidas nas plenárias presenciais, a população também pode participar por meio da plataforma Brasil Participativo. Nessa plataforma, qualquer pessoa com CPF pode apresentar três propostas e votar em até dez propostas de outros participantes, inclusive das plenárias. As dez propostas mais votadas de cada um dos 18 temas definidos pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima poderão ou não ser incorporadas ao texto após análise do governo federal.

“Estamos fazendo a participação social da construção do Plano Clima em duas dimensões: nas plenárias presenciais e na dimensão da participação digital, para amplificar a participação da sociedade civil organizada. Então, temos as plenárias presenciais nos biomas brasileiros e a participação na plataforma do Brasil Participativo”, explicou o ministro Márcio Macêdo.

Até o momento, informou o governo, cerca de 9,7 mil participantes já interagiram com o processo do Plano Clima no site do Brasil Participativo.

Até o dia 13 de agosto foram apresentadas mais de 700 propostas, mobilizando cerca de 18 mil votos e 1 mil comentários. “Nós já temos, neste momento, mais de 126 milhões de acessos, 10 mil participantes registrados que estão lá participando. São 731 propostas já construídas e colocadas na plataforma do Brasil Participativo, e tem uma média de mais de 6 minutos de permanência das pessoas. Isso significa dizer que a sociedade está interessada no tema e está participando na construção. Nossa ideia é que a gente possa, ao final desse processo, ter um plano clima para o Brasil apresentar na COP29 e na COP30, e que possa desenhar o caminho do Brasil para mitigação, adaptação e convivência com esse fenômeno que são as mudanças climáticas”, disse Márcio Macêdo.

A sociedade poderá participar da construção desse plano até o dia 26 de agosto.

Mata Atlântica

Bioma com a maior extensão de costa no país, a Mata Atlântica ocupa área de 1.107.419 km², o equivalente a 13% do território nacional. Cerca de 70% da população brasileira vive hoje em áreas desse bioma, que está presente em 17 estados.

A Mata Atlântica, que detém a segunda maior biodiversidade das Américas, atrás apenas da Amazônia, compreende uma rede de bacias hidrográficas formadas por grandes rios, como Tietê, São Francisco, Paraná, Doce, Paranapanema e Paraíba do Sul. Essas bacias são fundamentais para o abastecimento humano e para o desenvolvimento de uma série de atividades econômicas, como a indústria e a agropecuária. É o único bioma que dispõe de uma lei específica de proteção, a Lei da Mata Atlântica.

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam que 71,6% da vegetação nativa da Mata Atlântica já foram desmatados.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Porto Velho estabelece normas para proteger aves e ninhos durante o manejo da arborização

Porto Velho estabelece normas para proteger aves e ninhos durante o manejo da arborização

Secretaria Municipal de Meio Ambiente define critérios técnicos para poda e supressão; novas normas para proteger aves proíbem ações em períodos críticos
L
Parceria com povo Karitiana garante sementes para reflorestamento

Parceria com povo Karitiana garante sementes para reflorestamento

Material será utilizado na recuperação de áreas degradadas e na arborização urbana; iniciativa reforça valorização do conhecimento tradicional indígena
L
Plano de Prevenção às Queimadas alcança todas as regiões de Porto Velho

Plano de Prevenção às Queimadas alcança todas as regiões de Porto Velho

Primeira etapa do Plano Multinível mobiliza órgãos estaduais com ações educativas e preventivas em todas as zonas da capital
L
Prefeitura de Porto Velho resgata cães abandonados após denúncia

Prefeitura de Porto Velho resgata cães abandonados após denúncia

Ação da Sema reforça o combate ao abandono e a proteção aos animais; resgate ocorreu no bairro Igarapé após denúncia anônima
L
Resgates de animais crescem em 2026 e acendem alerta sobre abandono em Porto Velho

Resgates de animais crescem em 2026 e acendem alerta sobre abandono em Porto Velho

Janeiro já concentra mais da metade dos atendimentos realizados no semestre anterior; abandono e maus-tratos são crimes com pena de até cinco anos de reclusão
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Times de Rondônia conhecem rivais na Copa do Brasil 2026

Times de Rondônia conhecem rivais na Copa do Brasil 2026

Ji-Paraná, Guaporé e Porto Velho descobrem seus caminhos após sorteio da CBF que definiu mandos de campo e chaveamento das fases iniciais do torneio.
L
Alerta: Rondônia surge entre os estados com maior incidência de câncer de pele no Brasil

Alerta: Rondônia surge entre os estados com maior incidência de câncer de pele no Brasil

Rondônia aparece hoje entre os estados com maior incidência da doença, segundo dados recentes da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), rompendo um padrão histórico de concentração nos grandes centros do país.
L
Rondônia ganha espaço e se consolida entre os maiores produtores de guaraná do Norte

Rondônia ganha espaço e se consolida entre os maiores produtores de guaraná do Norte

O levantamento mostra que quatro municípios rondonienses figuram entre os 20 maiores do Norte, reforçando a diversificação geográfica da cultura na Amazônia.
L

Porto Velho fica em último lugar no saneamento entre capitais do Norte, aponta ranking

Porto Velho aparece na 26ª colocação entre as capitais brasileiras, ocupando a última posição regional e evidenciando os desafios estruturais enfrentados por Rondônia na oferta de serviços essenciais como abastecimento de água, esgotamento sanitário e infraestrutura urbana.
L
Fim do La Niña acende alerta para seca e calor em Rondônia

Fim do La Niña acende alerta para seca e calor em Rondônia

O fenômeno climático La Niña chegou ao fim e, segundo especialistas da MetSul Meteorologia, falta apenas um anúncio oficial da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) para a confirmação formal.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Auxiliar de Linha de Produção: vagas lideram em RO

Função concentra o maior número entre mais de 2 mil vagas abertas pelo governo de Rondônia via Sine, com oportunidades em vários municípios e foco no fortalecimento do emprego.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU termina nesta terça-feira

Candidatos devem enviar os recursos através do site da Fundação Getulio Vargas; o resultado definitivo da segunda fase do concurso será divulgado em 18 de fevereiro.
L
Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

Prazo para contestar nota da prova discursiva do CNU 2 começa nesta segunda

O período de revisão das notas preliminares da segunda edição do Concurso Nacional Unificado segue até terça-feira, permitindo que candidatos questionem a correção feita pela FGV.
L
Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Candidatos podem conferir as notas preliminares a partir das 18 horas e terão dois dias na próxima semana para entrar com recursos contra a correção da banca.
L
Publicidade

POLÍTICA

Compromisso Social: Deputada Gislaine Lebrinha anuncia investimento para a APAE de Alvorada D’Oeste

Recurso de R$ 100 mil será destinado ao fortalecimento das atividades da instituição.
L
Deputado Alex Redano indica expansão de lavanderias industriais em presídios de Porto Velho

Deputado Alex Redano indica expansão de lavanderias industriais em presídios de Porto Velho

Parlamentar sugere que modelo de sucesso do Projeto “Mãos Limpas” seja adotado em todas as unidades da capital
L
Alero reúne chefes de gabinete para alinhar execução de emendas parlamentares em 2026

Alero reúne chefes de gabinete para alinhar execução de emendas parlamentares em 2026

Encontro no plenário discute integração do sistema SEI e novas regras para termos de fomento; gestão de emendas parlamentares em Rondônia busca mais transparência e agilidade
L
Deputado Alex Redano propõe lavanderia industrial para unidades prisionais de Ariquemes

Deputado Alex Redano propõe lavanderia industrial para unidades prisionais de Ariquemes

Indicação visa melhorar condições sanitárias e promover saúde pública no sistema penal
L
Casa da Mulher Brasileira avança em Porto Velho após aprovação técnica da Caixa

Casa da Mulher Brasileira avança em Porto Velho após aprovação técnica da Caixa

Projeto articulado pela deputada Cláudia de Jesus entra em fase de licitação
L
Publicidade

POLÍCIA

Identificado ciclista assassinado no bairro JK em Porto Velho

Identificado ciclista assassinado no bairro JK em Porto Velho

Radson A. P., de 33 anos, foi morto com um tiro na boca após ser atacado em frente a uma escola estadual; o crime está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios.
18
Manifestantes bloqueiam BR 364 por causa de tarifas de pedágio

Manifestantes bloqueiam BR 364 por causa de tarifas de pedágio

Manifestantes fecham o quilômetro 563 da rodovia federal para protestar contra as tarifas do novo pedágio e os planos de desocupação de terras na região.
L
PF investiga campanha contra o Banco Central nas redes sociais

PF investiga campanha contra o Banco Central nas redes sociais

A Polícia Federal apura se influenciadores foram contratados para atacar o Banco Central após a liquidação do banco Master, com rombo estimado em bilhões.
L
Investimentos e tecnologia fortalecem o combate ao crime em Rondônia entre 2019 e 2025

Investimentos e tecnologia fortalecem o combate ao crime em Rondônia entre 2019 e 2025

Governo estadual investe mais de R$ 237 milhões em segurança pública
L
Governo de Rondônia intensifica policiamento em pontos estratégicos durante o Carnaval 2026

Governo de Rondônia intensifica policiamento em pontos estratégicos durante o Carnaval 2026

Efetivo da Polícia Militar atuará em locais de grande circulação em todo o estado; reforço no policiamento em Rondônia visa garantir segurança de foliões
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Agenda News: Encontro de carros clássicos agita Porto Velho em fevereiro

Agenda News: Encontro de carros clássicos agita Porto Velho em fevereiro

Auto Clube RO realiza 1º Encontro Semestral 2026 no Posto Trevo 3 com foco na cultura automotiva e no público apaixonado por clássicos.
L

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga: M. Z. S. SERRARIA LTDA

LICENÇA PRÉVIA, LICENÇA DE INSTALAÇÃO, LICENÇA DE OPERAÇÃO E OUTORGA
L
Ouro atinge recorde histórico e supera marca de US$ 5 mil

Ouro atinge recorde histórico e supera marca de US$ 5 mil

Turbulências geopolíticas e a política econômica de Donald Trump impulsionam a busca pelo metal como reserva de valor em meio à desconfiança global.
L

Requerimento da Licença Ambiental: SPEED COMERCIO LTDA

LICENÇA AMBIENTAL PREVIA E INSTALAÇÃO
L
Tesouro prevê dívida pública de até R$ 10,3 trilhões em 2026

Tesouro prevê dívida pública de até R$ 10,3 trilhões em 2026

Plano Anual de Financiamento indica novo teto para o endividamento federal, com estratégia voltada para títulos atrelados à Selic em ano de juros elevados.
L
Do espírito da CF de 1988 ao sigilo de Estado: o fim da transparência como regra

Do espírito da CF de 1988 ao sigilo de Estado: o fim da transparência como regra

Jurista Ives Gandra Martins critica o uso excessivo de sigilo pelos Três Poderes e aponta distanciamento dos princípios fundamentais da Constituição Federal de 1988.
L
Estudantes de Porto Velho receberão novo uniforme escolar a partir de fevereiro

Estudantes de Porto Velho receberão novo uniforme escolar a partir de fevereiro

Prefeitura substitui modelo antigo por peças na cor verde após dez anos
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.