SEXTA-FEIRA, 26/12/2025

Em destaque

Ministra reforça participação da sociedade no Plano Clima

Plenária desta quinta-feira foi sobre a Mata Atlântica

Por Elaine Patricia Cruz – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Ministra reforça participação da sociedade no Plano Clima
Valter Campanato/Agência Brasil

A Mata Atlântica, o terceiro maior bioma do país e o mais devastado, foi tema de discussão nesta quinta-feira (15), no ciclo de oito plenárias do Plano Clima Participativo, promovido pelo governo federal para coletar propostas da sociedade civil na construção da política climática para o país.

Cada uma dessas plenárias presenciais busca trabalhar um bioma diferente. A que ocorreu nesta quinta-feira, em São Paulo, já é a quinta reunião. Já ocorreu uma mesa de abertura, em Brasília, no dia 30 de julho; no dia 1º de agosto, sobre o Sistema Costeiro-Marinho, em Recife; sobre a Caatinga no dia 2 de agosto, em Teresina, e o Pantanal, nesta quarta-feira (14), em Campo Grande (MS). Ainda serão realizadas plenárias sobre o Pampa, em Porto Alegre; sobre a Amazônia, em local a definir; e sobre o Cerrado, em Imperatriz(MA).

A elaboração do Plano Clima é conduzida pelo Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima (CIM), integrado por representantes de 22 ministérios, pela Rede Clima e pelo Fórum Brasileiro de Mudança do Clima, e tem dois pilares principais: a redução das emissões de gases de efeito estufa e a adaptação de cidades e ambientes naturais às mudanças do clima.

Ao participar do painel desta quinta-feira, em São Paulo, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, reforçou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defende que o plano seja construído junto com a sociedade civil. “O presidente Lula nos delegou que o plano clima não seja feito para as pessoas, mas com as pessoas”, revelou.

“A participação nas plenárias é oportunidade para fazer o convite e estimular a inserção da agenda dos direitos humanos e meio ambiente nessa unidade existencial”, completou o ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida.

Segundo o ministro Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência da República, o objetivo do governo é construir um plano que reúna não só as contribuições da comunidade científica como também da população. “Nosso desafio é que a gente possa ter um plano que possa ser capaz de mediar as questões de gestão científica e os anseios e desejos da sociedade. O povo sabe onde estão suas dores e necessidades. E é por isso que estamos rodando o Brasil”.

Propostas

Diversas propostas relacionadas à Mata Atlântica foram apresentadas na plenária. Entre elas, uma que propõe a taxação de bilionários para financiar projetos relacionados à mudanças climáticas. Também foram apresentadas propostas que preveem a urgente transformação dos sistemas alimentares, o pagamento de bônus a catadores de materiais recicláveis e o fortalecimento da agricultura familiar.

A Central Única dos Trabalhadores (CUT), por exemplo, propôs a criação de uma política de incentivo à coleta seletiva de materiais e de um programa de restauração de biomas baseado no conhecimento dos povos indígenas e das populações tradicionais.

A organização ambiental Greenpeace apresentou duas propostas: o apoio e o financiamento de soluções climáticas por meio dos saberes tradicionais e o apoio psicológico para vítimas de tragédias climáticas.

“O Gilberto Gil [cantor e compositor] dizia que o povo sabe o que quer, mas também quer o que não sabe. E aquilo que o povo quer, e não sabe o que quer, sabe quem é que tem que fazer? São os governos e as empresas. Temos que pagar o preço. E esse preço às vezes é diminuir a margem de lucro. Às vezes é submeter a taxação dos super ricos e isso vira um fundo de mais de 500 bilhões de dólares para combater a pobreza e enfrentar a mudança climática. Nós transformamos a natureza em dinheiro e agora temos que transformar dinheiro em restauração e preservação da natureza se quisermos continuar vivendo e, inclusive, ganhando dinheiro, senão não vai ter para ninguém”, disse a ministra Marina Silva, em resposta aos encaminhamentos apresentados.

O público aproveitou a plenária para protestar. “Mudar o sistema para não mudar o clima”, gritavam os manifestantes durante a plenária.

Houve também protestos contra a construção de uma escola de formação e de graduação de sargentos do Exército dentro da Área de Preservação Ambiental Aldeia/Beberibe e faixas defendendo a demarcação de territórios indígenas e a agricultura familiar.

Participação social

Durante as plenárias presenciais, movimentos sociais, ambientalistas e a sociedade civil podem enviar propostas e tirar dúvidas sobre a política climática que vai nortear as políticas públicas até 2035.

“No caso do Plano Clima, nós estamos trabalhando em dois trilhos: um é a participação popular e o outro é técnico institucional. Vamos ter um plano com metas para todos os setores da economia, agricultura, energia, transporte, indústria de mitigação e adaptação. Na parte de adaptação, são cerca de oito propostas. E na parte de mitigação, 16 propostas, envolvendo diferentes frentes em que deveremos estar adaptados. Para além de adaptados, nós temos que estar preparados”, explicou Marina Silva.

As propostas que estão sendo encaminhadas pela sociedade civil serão votadas e poderão ser incluídas na primeira versão do documento, que será apresentado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 29), no Azerbaijão, em novembro.

Depois, já consolidada, a Política Nacional sobre Mudança do Clima será apresentada na COP30, que acontece no Brasil, em Belém (PA), em novembro de 2025.

A COP no Brasil, defende a ministra Marina Silva, será a COP das COPs. “O Brasil quer fazer isso para liderar pelo exemplo. Nós precisamos chegar na COP30, em 2025, com todos os países que são signatários da Convenção do Clima com metas de redução suficientemente robustas para não ultrapassar 1,5°C de temperatura. O Brasil já está conseguindo alguns resultados na agenda do desmatamento, mas estamos só no começo, no primeiro ano. Também conseguimos, no primeiro ano de governo, uma redução de 50% das emissões”, disse.

Plataforma

Além das contribuições que estão sendo colhidas nas plenárias presenciais, a população também pode participar por meio da plataforma Brasil Participativo. Nessa plataforma, qualquer pessoa com CPF pode apresentar três propostas e votar em até dez propostas de outros participantes, inclusive das plenárias. As dez propostas mais votadas de cada um dos 18 temas definidos pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima poderão ou não ser incorporadas ao texto após análise do governo federal.

“Estamos fazendo a participação social da construção do Plano Clima em duas dimensões: nas plenárias presenciais e na dimensão da participação digital, para amplificar a participação da sociedade civil organizada. Então, temos as plenárias presenciais nos biomas brasileiros e a participação na plataforma do Brasil Participativo”, explicou o ministro Márcio Macêdo.

Até o momento, informou o governo, cerca de 9,7 mil participantes já interagiram com o processo do Plano Clima no site do Brasil Participativo.

Até o dia 13 de agosto foram apresentadas mais de 700 propostas, mobilizando cerca de 18 mil votos e 1 mil comentários. “Nós já temos, neste momento, mais de 126 milhões de acessos, 10 mil participantes registrados que estão lá participando. São 731 propostas já construídas e colocadas na plataforma do Brasil Participativo, e tem uma média de mais de 6 minutos de permanência das pessoas. Isso significa dizer que a sociedade está interessada no tema e está participando na construção. Nossa ideia é que a gente possa, ao final desse processo, ter um plano clima para o Brasil apresentar na COP29 e na COP30, e que possa desenhar o caminho do Brasil para mitigação, adaptação e convivência com esse fenômeno que são as mudanças climáticas”, disse Márcio Macêdo.

A sociedade poderá participar da construção desse plano até o dia 26 de agosto.

Mata Atlântica

Bioma com a maior extensão de costa no país, a Mata Atlântica ocupa área de 1.107.419 km², o equivalente a 13% do território nacional. Cerca de 70% da população brasileira vive hoje em áreas desse bioma, que está presente em 17 estados.

A Mata Atlântica, que detém a segunda maior biodiversidade das Américas, atrás apenas da Amazônia, compreende uma rede de bacias hidrográficas formadas por grandes rios, como Tietê, São Francisco, Paraná, Doce, Paranapanema e Paraíba do Sul. Essas bacias são fundamentais para o abastecimento humano e para o desenvolvimento de uma série de atividades econômicas, como a indústria e a agropecuária. É o único bioma que dispõe de uma lei específica de proteção, a Lei da Mata Atlântica.

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam que 71,6% da vegetação nativa da Mata Atlântica já foram desmatados.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Brasil terá Natal com ondas de calor e chuvas em várias regiões

Brasil terá Natal com ondas de calor e chuvas em várias regiões

Temperatura elevada deve predominar em Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
L
Energisa doa mudas nativas para ações ambientais da Sedam

Energisa doa mudas nativas para ações ambientais da Sedam

Preservação ambiental é reforçada com espécies amazônicas.
L
Plantio ambiental inspira Carnaval de carbono neutro em Porto Velho

Plantio ambiental inspira Carnaval de carbono neutro em Porto Velho

Ação une educação, folia e preservação ambiental.
L
Prazo do Sociobio Mais para extrativistas termina sábado

Prazo do Sociobio Mais para extrativistas termina sábado

Sociobio Mais permite solicitar subvenção por vendas abaixo do preço mínimo.
L
Resiliência climática conecta Amazônia e Paraná em evento

Resiliência climática conecta Amazônia e Paraná em evento

Resiliência climática reúne pesquisadores de Rondônia e povos tradicionais em debates científicos e comunitários no Paraná.
L
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Lula quer expulsão de servidor que agrediu mulher e criança no DF

Lula quer expulsão de servidor que agrediu mulher e criança no DF

Servidor público: Lula cobra expulsão após agressão no DF.
L
Site da Caixa é o único oficial para apostas online da Mega da Virada

Site da Caixa é o único oficial para apostas online da Mega da Virada

Mega da Virada: apostas só no site oficial da Caixa.
L
Inscrições do Sisu 2026 começam em 19 de janeiro

Inscrições do Sisu 2026 começam em 19 de janeiro

Sisu 2026: vagas abertas em 274,8 mil oportunidades.
L
Moraes autoriza visitas de filhos a Bolsonaro durante internação

Moraes autoriza visitas de filhos a Bolsonaro durante internação

Visitas autorizadas enquanto Bolsonaro se prepara para cirurgia.
L
12 filmes nostálgicos para maratonar no fim de ano

12 filmes nostálgicos para maratonar no fim de ano

Filmes nostálgicos marcam memórias afetivas de gerações.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Publicidade

POLÍTICA

Bolsonaro é submetido à cirurgia para tratar hérnia bilateral

Bolsonaro é submetido à cirurgia para tratar hérnia bilateral

Servidor público: Bolsonaro passa por cirurgia de hérnia bilateral.
L
Toffoli mantém acareação no caso Banco Master

Toffoli mantém acareação no caso Banco Master

Banco Master: audiência segue marcada para terça-feira (30).
L

Dr. Santana denuncia colapso na coleta de lixo em Porto Velho

Vereador afirma que, mesmo após medidas anunciadas pela Prefeitura, bairros seguem com acúmulo de resíduos, mau cheiro e risco à saúde pública por falta de coleta regular.
L

Prefeito se entrega à polícia e crise política expõe escândalo milionário em Turilândia

Após dois dias foragido, o prefeito Paulo Curió se apresenta à polícia em São Luís e se junta a outros investigados por um suposto esquema de desvio de R$ 56 milhões em Turilândia.
L
Hospital confirma cirurgia de Bolsonaro nesta quinta-feira

Hospital confirma cirurgia de Bolsonaro nesta quinta-feira

Procedimento para retirada de hérnia terá duração estimada de quatro horas e será realizado em Brasília
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Homem é espancado após cobrar dívida de R$50 em boca de fumo

Homem é espancado após cobrar dívida de R$50 em boca de fumo

Vítima é agredida ao cobrar dívida de R$50 em Porto Velho.
14
Mulher atropelada por ex na Marginal Tietê morre na véspera de Natal

Mulher atropelada por ex na Marginal Tietê morre na véspera de Natal

Tainara Souza Santos não resistiu após semanas de internação por tentativa de feminicídio.
18
Homem desaparece após suspeita de salto de ponte

Homem desaparece após suspeita de salto de ponte

Suspeita de salto mobiliza buscas no Rio Branco.
14
Homem desaparecido é encontrado desorientado em Alta Floresta

Homem desaparecido é encontrado desorientado em Alta Floresta

Buscas mobilizaram equipes após suspeita de salto no Rio Branco.
14
Sargento salva funcionário após parada cardíaca no Fórum

Sargento salva funcionário após parada cardíaca no Fórum

Heroísmo em Rolim de Moura evidencia importância da pronta resposta.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Juros do crédito sobem para famílias em novembro

Juros do crédito sobem para famílias em novembro

Juros do crédito atingem taxas mais altas para famílias.
L
Expectativa externa não deve guiar metas para 2026

Expectativa externa não deve guiar metas para 2026

Expectativa externa é alerta para metas pessoais em 2026.
L
Direitos do consumidor garantem trocas após o Natal

Direitos do consumidor garantem trocas após o Natal

Direitos do consumidor orientam trocas durante período pós-Natal.
L

Requerimento da Licença Ambiental: K ALMEIDA LTDA (CASA RURAL)

Licença Prévia (LI), Licença de Instalação (LI) e Licença de Operação (LO)
L
Campeã de ginástica Isabelle Marciniak morre aos 18 anos

Campeã de ginástica Isabelle Marciniak morre aos 18 anos

Isabelle Marciniak: campeã brasileira de ginástica morre aos 18 anos.
L
Carol Santiago mira Los Angeles após testes bem-sucedidos

Carol Santiago mira Los Angeles após testes bem-sucedidos

Maior campeã paralímpica do Brasil foca velocidade e resistência.
L
Pescadores têm até 31 de dezembro para comprovar atividade

Pescadores têm até 31 de dezembro para comprovar atividade

Comprovação garante acesso ao seguro-defeso.
L

Novo dispositivo transforma umidade do ar em água potável em minutos

Tecnologia do MIT usa ondas ultrassônicas para acelerar a produção de água potável a partir da umidade do ar.
L

Hipertermia: Entenda como o calor extremo afeta o organismo e os riscos do “cozimento interno”

Com as altas temperaturas, o corpo humano pode sofrer um colapso nos mecanismos de resfriamento, levando à hipertermia.
L
Stranger Things 5 encerra Volume 2 com reviravoltas decisivas

Stranger Things 5 encerra Volume 2 com reviravoltas decisivas

Stranger Things 5 prepara batalha final contra Vecna.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.