SEXTA-FEIRA, 24/10/2025

Em destaque

Brasil deve recuperar 25 milhões de hectares de vegetação nativa

Meta deve ser cumprida até 2030

Por Fabíola Sinimbú - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Brasil deve recuperar 25 milhões de hectares de vegetação nativa
Symbiosis/ Divulgação
Neste 15 de abril – Dia Nacional de Conservação do Solo – o Brasil tem pouco a celebrar, já que não avançou no compromisso assumido internacionalmente de recuperar 12 milhões de hectares de vegetação nativa. Dados da plataforma do Observatório da Restauração e do Reflorestamento apontam que o país possui hoje pouco mais de 79 mil hectares da sua cobertura vegetal original recuperada. Isso significa que menos de 1% da meta foi atingida.

Somado a isso, nos últimos anos o desmatamento e a degradação avançaram sobre os biomas brasileiros. De acordo com levantamento da MapBiomas, entre os anos de 2019 e 2022, o Brasil perdeu 9,6 milhões de hectares de vegetação nativa.

Segundo a diretora do Departamento de Florestas do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Fabíola Zerbini, esse cenário fez com que desde janeiro de 2023 o governo iniciasse uma revisão das metas e políticas públicas para o setor, não apenas para que o Brasil possa cumprir com os acordos firmados para conter os avanços da crise climática, mas principalmente para que as propriedades rurais privadas e o próprio Estado fiquem regulares em relação à legislação ambiental.

“O horizonte de passivo do Código Florestal – somando área privada e pública – está em torno de 25 milhões de hectares de vegetação nativa que precisa ser recuperada. A gente entende que desses 25 [milhões], aproximadamente nove podem ser compensados, ou seja, o produtor decide que vai proteger uma área que está conservada, e a gente vai recuperar algo em torno de 14 milhões, que é a meta atualizada, mas lembrando que a oficial é pelo menos 12 milhões de hectares,” disse Fabíola.

Histórico

Há um entendimento global de que para a crise climática não avançar é necessário reduzir a emissão dos gases de efeito estufa e também capturar o que já foi lançado na atmosfera. Uma das principais estratégias globais para que isso ocorra é a recomposição da cobertura verde do planeta por meio da recuperação das vegetações nativas.

Um estudo coordenado pelo Instituto Internacional para Sustentabilidade, que reuniu pesquisadores de 12 países e foi publicado na revista científica Nature em 2020, revelou que a recomposição de apenas 15% de vegetações nativas do planeta seria capaz de sequestrar 14% de todas as emissões de gás carbônico lançadas na atmosfera desde a revolução industrial.

A capacidade de contribuição dessa estratégia para diminuir os impactos da crise climática se mostrou tão eficaz que a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu os dez anos seguintes à pesquisa como a Década para a Restauração de Ecossistemas.

No Brasil, antes mesmo disso, uma legislação ambiental robusta não apenas protege os biomas por meio de cotas de preservação, como também determina quando é obrigatório compensar áreas impactadas pela ação humana, ou seja, reflorestar áreas degradadas ou desmatadas além dos limites. Os chamados passivos ambientais podem ser gerados por propriedades privadas, quando os limites de conservação não são respeitados, ou em áreas públicas atingidas por queimadas ou ocupadas por atividades ilegais.

As cotas são previstas no Código Florestal, criado em 2012. Em 2015 e 2016, o Brasil aderiu a três acordos globais: o Acordo de Paris, o Desafio de Bonn e a Iniciativa 20×20, nos quais assumiu o compromisso de recompor 12 milhões de hectares de sua cobertura verde. Ainda em 2017, o país criou a Política Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa (Planaveg).

Segundo Fabíola, o MMA tem se dedicado a entender qual o desafio que o país tem até 2030, prazo limite para cumprimento das metas. “Estamos trabalhando primeiro para atualizar os custos da restauração para os dias de hoje e fazer uma precificação por tipo de território: se são áreas privadas, áreas públicas, modelos de restauração e localizar cada situação nos biomas”, explica.

Estratégias

De acordo com a diretora, entre as estratégias possíveis para que cada bioma receba de volta a parcela mínima necessária para a sua manutenção, é preciso entender fatores como as condições atuais da área desmatada ou degradada, se há possibilidade de regeneração natural, se há pessoas que dependem da área para subsistência e também se ainda é possível reestabelecer os serviços ecossistêmicos como eram antes.

Neste sentido, há três caminhos possíveis: a regeneração natural, que pode ser assistida ou não; o plantio em área total, que é a solução mais indicada para Unidades de Conservação, mas também a de maior custo; e os sistemas agroflorestais, que consideram a necessidade de subsistência da população que vive na área em questão. Nesse último caso, podem ser adotados modelos como a silvicultura de espécies nativas, o sistema agroflorestal (SAF) e sistema integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF).

Regeneração

Para Fabíola, uma boa notícia é que um estudo em conjunto com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) conseguiu mapear quase 30 milhões de hectares de vegetação secundária no território brasileiro. “Se protegida, a gente pode aplicar a modalidade de regeneração natural, que é de baixo custo, e só aí se consegue garantir grande parte dessa meta”, preconiza.

Outra estratégia do governo é tornar a recuperação de vegetação nativa um modelo de negócio para o país. Um exemplo é o trabalho desenvolvido pela empresa de madeira sustentável em que Alan Batista é diretor financeiro, no sul da Bahia. Segundo o executivo, a região foi escolhida em 2008 para dar início ao negócio, exatamente por fazer parte do bioma Mata Atlântica, que é o mais desmatado no Brasil. “Aqui que começou a degradação no país, então aqui que a gente queria começar a restauração desse bioma”, observa.

Com a aquisição de três áreas desmatadas pela pecuária extensiva, com baixo potencial agrícola, a empresa desenvolveu um negócio vantajoso para o meio ambiente e também rentável, a partir do investimento na recuperação da vegetação nativa para manejo florestal. Com a floresta replantada, o lucro veio pela venda de madeira de reflorestamento e também do comércio de tecnologia e sementes e mudas melhoradas geneticamente.

A silvicultura para o manejo ocorre em uma área 800 hectares, dentro das propriedades que somam 1,4 mil hectares. Segundo Alan, o restante tem áreas de conservação, que, em parte, resultam de restauração somada às áreas adquiridas para serem mantidas livres de ação humana. “A empresa deixa livre de caça, de pesca, cuida para que não haja incêndio, com brigada treinada e manutenção de infraestrutura para prevenção de incêndio”, diz.

A pesquisa “Reflorestamento com espécies nativas: estudo de casos, viabilidade econômica e benefícios ambientais”, publicada em 2021 pelo World Resources Institute (WRI) Brasil, analisou 40 arranjos produtivos envolvendo reflorestamento, restauração ou conservação de 30 diferentes organizações. A partir do estudo, concluiu-se que a taxa de retorno de investimentos para esse modelo de negócio fica entre 9,5% e 28,4%, a depender do arranjo.

De acordo com o especialista do instituto de pesquisa. Miguel Calmon, além dos serviços ecossistêmicos como a própria captação do gás carbônico da atmosfera, as florestas recuperadas também auxiliam na produção alimentar. “Já se abe que esse modelo de negócio baseado no plantio de árvores também aumenta a resiliência do sistema produtivo às mudanças climáticas. Cada ano que passa, nós temos mais eventos extremos como seca, altas temperaturas e enxurradas e já sabemos que sistemas com árvores são mais resilientes a esses eventos extremos, ou seja, é um modelo ganha-ganha.”

Fomento

De acordo com Fabíola Zerbini, além de rever o cenário da recuperação florestal no Brasil, o MMA tem articulado formas para fomentar a regularização ambiental.

“Temos articulado com parceiros, em especial o BNDES, linhas de financiamento e linhas de crédito, como o Restaura Amazônia, que é dinheiro do Fundo Amazônia, que vai direcionar R$ 450 milhões para projetos de recuperação da vegetação nativa na Amazônia. Para além disso, a gente também combinou com o Fundo Clima mais R$ 550 milhões”, explica.

Para a diretora, iniciativas de fomento e a atualização da Política Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa, prevista para ser lançada em junho, combinadas com as políticas públicas, serão capazes de destravar a agenda ambiental.

“A ideia é combinar a articulação com estados, municípios e produtores para a regularização ambiental, como editais e financiamentos, além de programas vinculados a melhores condições de taxas para produtores regulares, somados à estruturação do poder público para a validação dessa documentação” finaliza.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Setores público e privado pedem pacto para Código Florestal

Setores público e privado pedem pacto para Código Florestal

A legislação, em vigor desde 2012, foi defendida por 30 instituições em Brasília como essencial para conciliar agropecuária e sustentabilidade.
L
The Economist elogia estratégias do Brasil para salvar florestas

The Economist elogia estratégias do Brasil para salvar florestas

Editorial defende que o modelo de punição e incentivo na Amazônia, liderado por Lula e Marina Silva, deve ser copiado globalmente.
L
Porto Velho inaugura clínica de bem-estar animal com atendimentos gratuitos

Porto Velho inaugura clínica de bem-estar animal com atendimentos gratuitos

Nova unidade atenderá pets de famílias carentes, protetores e animais de rua na capital rondoniense.
L
Floresta Amazônica na crise climática com perda de carbono iminente

Floresta Amazônica na crise climática com perda de carbono iminente

Preservação da Amazônia é vital para conter o aquecimento global, diz Mireya Bravo Frey, após estudo apontar risco na captura de carbono de quase 3 bilhões de toneladas.
L
MPRO promove seminário sobre Economia Sustentável e Crédito de Carbono em Porto Velho

MPRO promove seminário sobre Economia Sustentável e Crédito de Carbono em Porto Velho

Evento debate soluções ambientais que geram valor social e econômico e reúne especialistas e autoridades.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Prefeitura de Porto Velho decreta ponto facultativo na segunda-feira

Prefeitura de Porto Velho decreta ponto facultativo na segunda-feira

Medida em homenagem ao Dia do Servidor Público mantém serviços essenciais funcionando e expediente volta na quarta-feira.
L
STF forma maioria para manter nomeação de parentes em cargos políticos

STF forma maioria para manter nomeação de parentes em cargos políticos

Placar de 6 a 1 valida o entendimento de que a restrição de nepotismo não se aplica a cargos de natureza estritamente política.
L

Agenda News: Diga adeus aos pneuzinhos com massagem modeladora da Depile-se

A massagem modeladora combate gordura localizada, melhora o contorno corporal e deixa você se sentindo incrível!
L
Caixa criará fundo imobiliário com imóveis dos Correios

Caixa criará fundo imobiliário com imóveis dos Correios

O fundo visa gerar novas receitas para a estatal e complementará o empréstimo de R$ 20 bilhões.
L
Anvisa proíbe lote falso de chá e suplementos inseguros

Anvisa proíbe lote falso de chá e suplementos inseguros

Medida cautelar foi tomada após denúncia de falsificação e inclusão de ingrediente sem eficácia comprovada em outros produtos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PCD PARA PORTO VELHO

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PCD PARA PORTO VELHO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L

Vaga de emprego para Consultor de Vendas, Salário R$ 1.600,00

Bella PVH Shopping abre vaga para Consultor de Vendas da marca Colcci em Porto Velho
L

Vaga de emprego para Forneiro de Padaria, Salário R$ 1.518,00

Panificadora Goiana abre vaga para forneiro em Porto Velho
L

Vaga de emprego para Motorista Entregador, Salário R$ 1.598,00

Ello Eventos abre vaga para Motorista Entregador em Porto Velho
L

Vaga de emprego para Líder Operacional, Salário R$ 3.000,00

D&A Transportes contrata Líder Operacional em Porto Velho
L

POLÍTICA

Recursos do petróleo bancarão transição energética, diz Lula

Recursos do petróleo bancarão transição energética, diz Lula

Presidente afirmou na Indonésia que lucro com combustíveis fósseis ajudará a Petrobras a se tornar uma empresa de energia.
L
Ex-procurador do INSS usa HC para ficar em silêncio na CPMI

Ex-procurador do INSS usa HC para ficar em silêncio na CPMI

Virgílio Oliveira Filho, funcionário da AGU, não respondeu ao relator sobre evolução patrimonial; ele nega ser indiciado no esquema de R$ 6,3 bilhões.
L
STF começa julgar omissão do Congresso em criar imposto sobre grandes fortunas

STF começa julgar omissão do Congresso em criar imposto sobre grandes fortunas

Ação protocolada pelo PSOL em 2019 cobra que a União cumpra a Constituição e aprove lei complementar para instituir a tributação.
L
Câmara pede ao Ibama fiscalização de crimes ambientais da CSN

Câmara pede ao Ibama fiscalização de crimes ambientais da CSN

Comissão vê omissão do Instituto Estadual do Meio Ambiente e quer atuação federal devido à contaminação de rio e riscos à saúde em Volta Redonda.
L
STF vai julgar licença-maternidade para homem em união homoafetiva

STF vai julgar licença-maternidade para homem em união homoafetiva

Supremo Tribunal Federal reconheceu a repercussão geral da questão após recurso de servidor que teve licença negada após a adoção de uma criança.
L
Publicidade
MARQUISE

POLÍCIA

PM recupera caminhonete roubada e apreende dois menores em RO

PM recupera caminhonete roubada e apreende dois menores em RO

Ação rápida da Radiopatrulha do 10º BPM resultou na recuperação do veículo e na detenção dos infratores, que tentaram fugir após avistarem a viatura.
12
PM impede possível feminicídio e prende agressor

PM impede possível feminicídio e prende agressor

Polícia arrombou a porta de uma residência após denúncia e encontrou a vítima sendo mantida sob ameaça com um facão no pescoço.
16
Jovem de Rolim de Moura morre após grave acidente de trânsito

Jovem de Rolim de Moura morre após grave acidente de trânsito

Lucas Carvalho, de 27 anos, teve morte cerebral confirmada em Cacoal após colidir a motocicleta que conduzia na traseira de uma carreta em Rolim de Moura.
18
Incêndio atinge residência no bairro Olímpico em Rolim de Moura

Incêndio atinge residência no bairro Olímpico em Rolim de Moura

Casa de madeira foi consumida rapidamente pelo fogo na Avenida Salvador; Corpo de Bombeiros foi acionado e não há registro de vítimas.
10
Suposto policial é vítima de golpe do barco e ameaça motoboy com arma

Suposto policial é vítima de golpe do barco e ameaça motoboy com arma

Homem transferiu R$ 6.500 por embarcação anunciada no Facebook e, ao ser enganado, apontou a arma para o motoboy que entregava o item, levando-o como “garantia”.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Manoel Veríssimo lança “Legendário: O Homem que Subiu a Montanha” na Livraria Leitura Porto Velho

A obra do autor rondoniense Manoel Veríssimo Ferreira Neto chega às prateleiras da Livraria Leitura no Porto Velho Shopping, destacando uma história inspiradora de superação e conquista.
L
Fiat Argo Drive 2024 Econômico e Confortável na Zé Veículos

Fiat Argo Drive 2024 Econômico e Confortável na Zé Veículos

Praticidade e estilo para o seu dia a dia.
L
Foragido que matou vilhenense em garimpo é preso em operação conjunta

Foragido que matou vilhenense em garimpo é preso em operação conjunta

Rodrigo Abreu de Souza, faccionado de alta periculosidade, foi detido em Colniza (MT) após troca de informações entre as Polícias Civis de Mato Grosso e Rondônia.
12
Homem é preso após arrombar casa da ex e fazer ameaças

Homem é preso após arrombar casa da ex e fazer ameaças

Inconformado com o fim do relacionamento, acusado de 27 anos invadiu a residência da vítima, que acionou a Polícia Militar por violência doméstica.
14
PM é acionada após homem urinar com pênis exposto em muro de residência

PM é acionada após homem urinar com pênis exposto em muro de residência

Caso foi registrado como importunação ofensiva ao pudor; o responsável pela obra alegou que não é obrigado a fornecer instalações sanitárias.
16
Polícia Civil prende quatro do PCC por assassinato brutal

Polícia Civil prende quatro do PCC por assassinato brutal

Operação “Nullo Effugio” cumpriu mandados em Vilhena, Cacoal e Porto Velho, desarticulando envolvidos em execução ligada à “guerra de facções”.
10
Acidente deixa duas mulheres feridas em Porto Velho

Acidente deixa duas mulheres feridas em Porto Velho

Colisão entre moto e bicicleta elétrica ocorreu no cruzamento da Avenida Calama com a Rua Nova Canaã, no Bairro Planalto.
14
PM apreende 7,3 kg de maconha em porto clandestino de Guajará-Mirim

PM apreende 7,3 kg de maconha em porto clandestino de Guajará-Mirim

Polícia Militar prendeu cidadão boliviano durante a Operação Protetor das Divisas e Fronteiras; prejuízo ao crime é estimado em R$ 37 mil.
12
Volkswagen Nivus Highline 2022 Pronto para Dirigir

Volkswagen Nivus Highline 2022 Pronto para Dirigir na Zé Veículos

Estilo, conforto e tecnologia em um só carro.
L
Governo de Rondônia cria auxílio-deslocamento e reajusta auxílio-alimentação da Educação

Governo de Rondônia cria auxílio-deslocamento e reajusta auxílio-alimentação da Educação

Medidas beneficiam servidores da Seduc e reforçam valorização do funcionalismo público estadual.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.