QUARTA-FEIRA, 01/05/2024

Amazônia: incêndio em área de floresta madura cresceu 152% em 2023

Estudo foi publicado pela revista científica Global Change Biology

Por Agência Brasil - 20

Publicado em 

Amazônia: incêndio em área de floresta madura cresceu 152% em 2023
Jader Souza/AL Roraima
Mesmo com a redução do desmatamento na Amazônia em 2023, o bioma vem enfrentando outro desafio: os incêndios em áreas de vegetação nativa ainda não afetadas pelo desmatamento. Estudo publicado na revista científica Global Change Biology alerta que os incêndios em áreas das chamadas “florestas maduras” cresceram 152% no ano passado em comparação a 2022, enquanto houve uma queda de 16% no total de focos no bioma e redução de 22% no desmatamento.

Ao destrinchar as imagens de satélite, os pesquisadores detectaram que os focos em áreas florestais subiram de 13.477 para 34.012 no período. A principal causa são as secas na Amazônia, cada vez mais frequentes e intensas. Além dos eventos prolongados registrados em 2010 e 2015-2016, que deixam a floresta mais inflamável e provocam a fragmentação da vegetação, o bioma passa por uma nova estiagem no biênio 2023-2024, o que agravou ainda mais a situação.

Tanto que o Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), aponta que o total de focos de calor no primeiro trimestre de 2024 em toda a Amazônia foi o maior dos últimos oito anos – os 7.861 registros entre janeiro e março, representando mais de 50% das notificações no país (o Cerrado vem em seguida, com 25%). O mais alto número até então havia sido no primeiro trimestre de 2016 – 8.240 para o total do bioma.

“É importante entender onde os incêndios estão ocorrendo porque cada uma dessas áreas afetadas demanda uma resposta diferente. Quando analisamos os dados, vimos que as florestas maduras queimaram mais do que nos anos anteriores. Isso é particularmente preocupante não só pela perda de vegetação e desmatamento na sequência, mas também pela emissão do carbono estocado”, afirma o especialista em sensoriamento remoto e autor correspondente do artigo Guilherme Augusto Verola Mataveli, da Divisão de Observação da Terra e Geoinformática do Inpe. Ele está atualmente no Tyndall Centre for Climate Change Research, no Reino Unido, onde desenvolve parte de seu pós-doutorado sobre emissão de gases de efeito estufa por queimadas com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

No ano passado, alguns pesquisadores do grupo publicaram outro trabalho já mostrando o aumento de incêndios em uma fronteira emergente de desmatamento no sudoeste do Amazonas, na região de Boca do Acre, entre 2003 e 2019.

“Além da gravidade dos incêndios em áreas de florestas maduras atingirem, por exemplo, árvores mais antigas, com maior potencial de estoque de carbono, contribuindo para o aumento do impacto das mudanças climáticas, há o prejuízo para as populações locais. Manaus é um desses casos, que foi a segunda cidade com a pior qualidade do ar no mundo em outubro do ano passado”, completa Mataveli.

Outros Estados registraram situação semelhante, incluindo o Pará, onde a contagem de focos de calor em florestas maduras em 2023 foi de 13.804 – contra 4.217 em 2022.

Roraima

Neste ano, uma das piores situações está em Roraima, que concentra mais da metade dos registros do bioma. Com a quinta maior população indígena do país – 97.320 pessoas –, o Estado viu 14 dos seus 15 municípios decretarem emergência em março por causa do fogo. A fumaça levou à suspensão de aulas e a seca severa tem afetado comunidades indígenas, deixando-as sem acesso a alimentos e expostas a doenças respiratórias, entre outros impactos.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama/Prevfogo) diz que tem atuado, desde novembro do ano passado, em conjunto com outras instituições nas ações de prevenção e no combate aos incêndios, atualmente concentrados em diferentes regiões de Roraima. Segundo o órgão, desde janeiro, são mais de 300 combatentes, além de quatro aeronaves que dão apoio ao trabalho.

“As mudanças climáticas são apontadas como um fator crítico para o aumento de episódios de incêndios, tendo o El Niño como fator agregador de risco devido à sua relação com a estiagem prolongada na região. Ressaltamos a importância da atuação dos órgãos ambientais estaduais e municipais no combate aos incêndios, em colaboração com os entes federais. Essa parceria é fundamental para permitir uma ação mais estratégica e eficaz na prevenção e no combate aos incêndios florestais”, informa o Ibama/PrevFogo em resposta à Agência FAPESP.

Resiliência

A mortalidade de árvores induzida pelo fogo em áreas de floresta excede frequentemente 50% da biomassa acima do solo, ou seja, os incêndios têm potencial para reduzir significativamente os estoques de carbono principalmente no longo prazo.

Neste ano, esse efeito já foi sentido. Em fevereiro, as emissões por queimadas no Brasil bateram recorde, atingindo o mais alto índice em 20 anos – 4,1 megatoneladas (cada megatonelada equivale a 1 milhão de toneladas) de carbono, alavancadas por Roraima, segundo o observatório climático e atmosférico europeu Copernicus.

Além disso, a resiliência da floresta fica comprometida, afetando, entre outros, sua capacidade de criar um microclima úmido abaixo do dossel das árvores para conter e reciclar a umidade dentro do ecossistema.

Outro ponto destacado pelos pesquisadores é que a crescente inflamabilidade da floresta torna-se um desafio para os agricultores tradicionais – eles normalmente usam o fogo controlado como forma de manejo de áreas de subsistência. Isso demanda incentivo a cadeias de produção para que sejam livres dessa prática.

Líder do grupo e coautor do artigo, o pesquisador Luiz Aragão ressalta que, “à medida que o tempo passa sem soluções efetivas para o problema do fogo na região amazônica, o bioma se torna mais vulnerável, com impactos ambientais, sociais e econômicos”. Ele explica que, mesmo reduzindo as taxas de desmatamento, a área impactada por esse processo continua crescendo.

“Já havíamos previsto isso em 2010 em uma publicação de nosso grupo no periódico Science. Tanto as áreas já desmatadas quanto aquelas em processo de remoção da floresta constituem fonte ativas de ignição do fogo pelo homem. Como o desmatamento fragmenta a paisagem, criando mais bordas entre as florestas e as áreas abertas, as florestas maduras ficam mais permeáveis ao fogo. Somando as secas extremas, como a atual, à configuração da paisagem fragmentada, o uso contínuo do fogo na região e a presença de áreas florestais mais degradadas, por incêndios passados, extração ilegal de madeira e efeito de borda, espera-se uma floresta cada vez mais inflamável. Medidas urgentes são necessárias para mitigar os incêndios e manter a Amazônia como o maior bem do país para alcançar o desenvolvimento nacional sustentável”, avalia Aragão.

O grupo sugere ainda o aumento de operações de comando e controle e a expansão de brigadas de incêndio, além do desenvolvimento constante de sistemas de monitoramento. “Com o uso de inteligência artificial, podemos tentar desenvolver sistemas que, além de mostrar onde ocorreram os incêndios, façam uma predição dos locais com mais propensão de ocorrer e assim ter áreas mais específicas como foco de prevenção”, complementa Mataveli.

O artigo Deforestation falls but rise of wildfires continues degrading Brazilian Amazon forests pode ser lido na internet.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Segunda edição do Projeto “Vem pro Parque” promove conscientização ambiental em Guajará-Mirim

A iniciativa envolveu a comunidade local em atividades educativas, no entorno da Unidade de Conservação
L
Prorrogada adesão a programa de combate ao desmatamento na Amazônia

Prorrogada adesão a programa de combate ao desmatamento na Amazônia

Prazo acabará no dia 31 de maio próximo
L
Calendário define áreas em emergência ambiental por incêndio florestal

Calendário define áreas em emergência ambiental por incêndio florestal

Medida está publicada no Diário Oficial da União de hoje
L
Município realiza plantio de novas mudas ao longo da avenida Lauro Sodré

Município realiza plantio de novas mudas ao longo da avenida Lauro Sodré

Própria para a área, a espécie que está sendo plantada é o ipê-mirim
L
Moradores do campo ainda são mais afetados por insegurança alimentar

Moradores do campo ainda são mais afetados por insegurança alimentar

Números foram divulgados nesta quarta-feira pelo IBGE
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Coluna do Simpi: Saiba como e onde buscar seu empréstimo no programa “ACREDITA”

Consiste em um programa que tem como objetivos no curtíssimo prazo, conceder empréstimos e permitir a renegociação de dívidas, e que está organizado em quatro eixos norteadores que incluem medidas específicas para serem colocadas em prática.
L
Representante do interior de Nova Mamoré competirá em Concurso Nacional de Beleza Infantil

Representante do interior de Nova Mamoré competirá em Concurso Nacional de Beleza Infantil

Lucas Tiago, um garoto de 10 anos, que frequenta o 4° ano em uma escola rural a 138 quilômetros da cidade de Nova Mamoré, está prestes a representar Rondônia em uma competição nacional de beleza infantil.
L
Governador Marcos Rocha anuncia ampliação e modernização do Estádio Aluízio Ferreira

Governador Marcos Rocha anuncia ampliação e modernização do Estádio Aluízio Ferreira

A reforma abrangerá uma área total de mais de 26 mil metros quadrados, proporcionando uma infraestrutura moderna e confortável para os torcedores e atletas. O estádio terá uma capacidade para 11 mil pessoas.
L

Programa Agenda News entrevista: Christina Pontes

Durante a conversa, que acontece na semana do Dia Internacional da Dança, Christina discutirá suas inspirações e o processo criativo de suas coreografias, além de seu impacto no cenário da dança em Rondônia.
L
PRF inicia campanha Maio Amarelo, com ações educativas de trânsito

PRF inicia campanha Maio Amarelo, com ações educativas de trânsito

Edição deste ano dará atenção especial a motociclistas
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Novos postos de trabalho são divulgados pelo Sine Municipal de Porto Velho

Novos postos de trabalho são divulgados pelo Sine Municipal de Porto Velho

São 56 novas oportunidades de emprego esperando os candidatos
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Provas do Concurso Unificado serão aplicadas em mais de 75 mil salas

Provas do Concurso Unificado serão aplicadas em mais de 75 mil salas

É o maior certame da história do país, diz governo federal
L
Concurso selecionará profissionais de TI para contrato temporário

Concurso selecionará profissionais de TI para contrato temporário

Servidores atuarão em transformação digital do governo federal
L

Prefeitura prorroga prazo de inscrição para processo seletivo de diretores e vice-diretores escolares

Interessados podem procurar a Secretaria Municipal de Educação até o dia 15 de maio
L
Publicidade

POLÍTICA

COM UNANIMIDADE: Senado aprova projeto, de relatoria de Jaime Bagattoli, que moderniza a indústria nacional

COM UNANIMIDADE: Senado aprova projeto, de relatoria de Jaime Bagattoli, que moderniza a indústria nacional

Relator da proposta, Jaime definiu a aprovação como uma grande conquista para o setor
L
Deputado Alan Queiroz destina emenda parlamentar para pavimentar vias de Nova Mamoré

Deputado Alan Queiroz destina emenda parlamentar para pavimentar vias de Nova Mamoré

Solicitação visa garantir a aquisição de pavimentos intertravados, contribuindo para melhorar a infraestrutura do município.
L

Abertura do Motocross em Cacoal é um sucesso com o apoio do deputado Cássio Gois: pilotos locais se destacam na competição

Com entrada gratuita ou mediante a doação de um quilo de alimento não perecível, o Campeonato Estadual de Motocross em Cacoal proporcionou momentos de muita adrenalina e emoção para o público presente.
L
Fernando Máximo destina quase 500 mil para a saúde de Rolim de Moura

Fernando Máximo destina quase 500 mil para a saúde de Rolim de Moura

O recurso é fruto de emenda parlamentar federal que deve ser direcionado para as ações de saúde pública na região da Zona da Mata rondoniense.
L
Dra. Taíssa solicita retomada do Complexo Esportivo João Saldanha em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa solicita retomada do Complexo Esportivo João Saldanha em Guajará-Mirim

Obra se encontra abandonada e se tornou um ponto focal para atividades ilícitas.
L
Publicidade

POLÍCIA

URGENTE: Quadrilha promove tiroteio e deixa cinco baleados no Morar Melhor

URGENTE: Sobe para 10 o número de pessoas baleadas em ataque no Morar Melhor

Cerca de 15 bandidos armados teriam saído do matagal e feito vários disparos em direção a frequentadores de uma conveniência
12
PF reprime crime de moeda falsa em Rondônia

PF reprime crime de moeda falsa em Rondônia

Um homem foi preso em flagrante ao receber dez cédulas falsas de R$ 100.
10
Motociclista fica ferido em acidente com carro no centro

Motociclista fica ferido em acidente com carro no centro

De acordo com testemunhas, o motociclista transitava pela José de Alencar sentido Abunã, quando o motorista de um carro modelo Tracker invadiu a preferencial e causou o acidente.
12
Gol avança preferencial e causa grave acidente com motociclista

Gol avança preferencial e causa grave acidente com motociclista

Informações obtidas pelo site dão conta que o motociclista seguia pela Elias Gorayeb, quando o Gol que transitava pela Paulo Leal avançou a preferencial e causou a batida que derrubou a vítima no asfalto.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Em Assembleia Geral, delegados da Sicoob Credisul aprovam distribuição das sobras de 2024

Em Assembleia Geral, delegados da Sicoob Credisul aprovam distribuição das sobras de 2024 

Com o intuito de manter os cooperados informados sobre as atividades da cooperativa, compartilhar resultados e sugerir a destinação das sobras.
L
Após ACP do Ministério Público, Polícia Civil volta a ativar o serviço de registro de ocorrência em unidade de segurança pública

Após ACP do Ministério Público, Polícia Civil volta a ativar o serviço de registro de ocorrência em unidade de segurança pública

Em audiência conciliatória realizada na 2ª Vara da Fazenda Pública, no último dia 23, ficou acordado que, inicialmente, seria retomado o registro de ocorrências.
L
Sindafisco parabeniza os novos auditores fiscais do Estado

Sindafisco parabeniza os novos auditores fiscais do Estado

O presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais de Tributos de Rondônia – SINDAFISCO, Mauro Roberto da Silva, acompanhado do vice, Marcelo Boris.
L
Vai fazer o Concurso Unificado? Veja dicas para a última semana

Vai fazer o Concurso Unificado? Veja dicas para a última semana

Processo seletivo será realizado no próximo domingo, dia 5 de maio
L
Hoje é Dia: 30 anos sem Ayrton Senna e outros fatos da semana

Hoje é Dia: 30 anos sem Ayrton Senna e outros fatos da semana

28/04 a 05/05: confira as principais datas e fatos da semana
L
Após ACP do Ministério Público, Polícia Civil volta a ativar o serviço de registro de ocorrência em suas unidades

Após ACP do Ministério Público, Polícia Civil volta a ativar o serviço de registro de ocorrência em suas unidades

A Promotora de Justiça da Curadoria da Segurança Pública, Alba da Silva lima, em suas alegações, ponderou que mesmo não havendo transporte direto.
L
Cerca de 30 ucranianos morrem ao tentar fugir da convocação militar

Cerca de 30 ucranianos morrem ao tentar fugir da convocação militar

Pela lei marcial, homens de 18 a 60 anos não podem deixar o país
L
FIERO se coloca à disposição para capacitar mão de obra para a usina de etanol

FIERO se coloca à disposição para capacitar mão de obra para a usina de etanol

Segundo Pablo Otero, diretor global de novos negócios do GBE, o grupo tem planos de continuar os investimentos em Rondônia após essa primeira fase de instalação.
L
Gabigol consegue efeito suspensivo no CAS e pode voltar a jogar

Gabigol consegue efeito suspensivo no CAS e pode voltar a jogar

Ele fora punido a 2 anos de afastamento por fraude em exame antidoping
L
Termina hoje prazo para que condutores façam teste toxicológico

Termina hoje prazo para que condutores façam teste toxicológico

Novo site permite que categorias C, D e E consultem validade do exame
L