SEXTA-FEIRA, 05/12/2025
Publicidade

Em destaque

Artigo aponta necessidade de medidas urgentes para preservar Amazônia

Se nada for feito, 2050 pode marcar o início do colapso da floresta.

Por Alana Gandra – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Artigo aponta necessidade de medidas urgentes para preservar Amazônia
REUTERS/Bruno Kelly
Artigo científico liderado por pesquisadores brasileiros aponta que se não forem tomadas medidas urgentes, o ano de 2050 pode marcar o início de uma redução substancial na cobertura de floresta na região amazônica.

“A gente encontra aí mais ou menos 50% de possibilidades. Significa [redução de] uma quantidade substancial de floresta, o que influencia na quantidade de água, na quantidade de carbono que a floresta é capaz de manter e reciclar água”, diz a cientista Marina Hirota, professora do departamento de física da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e uma das coordenadoras do estudo.

“Não é um colapso total, mas acaba sendo um colapso parcial, vamos dizer.”

O artigo é capa da revista científica Nature, publicada nesta quarta-feira (14). Ele  reúne 24 pesquisadores de todo o mundo, dos quais 14 são brasileiros. A pesquisa é financiada pelo Instituto Serrapilheira.

Capa da Revista Nature em Fevereiro de 2024. Foto: Reprodução/Nature
Reprodução/Nature

Segundo Marina, dentre as medidas que podem ser tomadas para afastar a ameaça de colapso parcial da floresta, é o combate ao desmatamento: “essa seria uma ação importante e já está sendo feita”.

Segundo a cientista, outra medida é a restauração ecológica a partir de meios eficientes, o que depende de diferentes modelos de governança dentro do Brasil e de outros países amazônicos. “Como fazer isso, acho que ainda é uma pergunta em andamento.”

Mudanças climáticas

Um terceiro ponto importante citado pela cientista diz respeito a estratégias de mitigação das mudanças climáticas e depende de uma governança mundial.

”O clima da Amazônia é muito dirigido pelo que acontece na temperatura global do planeta, assim como em qualquer parte do mundo. A temperatura global aumentando vai ter impacto em cascata no clima regional da Amazônia. E as previsões, e o que a gente já vê acontecendo, são de redução gradual da quantidade de chuvas, aumento da duração e da intensidade das secas, aumento de eventos extremos de seca, de chuva, intercalados”.

O artigo começou a ser escrito em 2020, a partir do relatório de um conjunto de cientistas no Painel Científico da Amazônia. A pesquisa atual derivou de um capítulo desse relatório e aponta a região Sudeste da Amazônia com o maior número de mudanças.

Marina Hirota chama a atenção também para o número de pessoas que vivem na Amazônia e que tiram seu sustento da floresta amazônica. Essas mudanças podem reduzir e afetar a condição de vida e de sobrevivência dessas comunidades.

“Tudo isso já está acontecendo agora. Eu acho que a gente pode aprender com coisas que não cuidou quando nos avisaram no começo”. Segundo ela, o mundo vem sendo alertado desde os anos 1990 sobre os riscos que as mudanças climáticas trazem e que resultaram em 2023 sendo o ano mais quente da história do planeta, segundo dados da Organização Meteorológica Mundial (OMM).

Além do aumento das temperaturas, das secas extremas e do desmatamento, os incêndios e queimadas também são fator de estresse na Amazônia. Por tudo isso, a cientista destaca o senso de urgência que o artigo traz.

“Essa é a urgência que eu acho importante e que o artigo coloca como um sinal amarelo forte para a gente tomar certas atitudes e buscar melhorias significativas para manter a floresta de pé e o mais viva possível, não só em termos de árvores e animais, mas também dos povos que vivem na floresta e na Amazônia há milhares de anos”.

Limites

Os pesquisadores estimam limites críticos que, se forem atingidos, poderiam causar um colapso de partes ou de toda a floresta. Eles são o aumento na temperatura média global acima de 1,5 graus Celsius (ºC), volume de chuvas abaixo de 1,8 mil milímetros (mm), duração da estação seca superior a cinco meses e desmatamento superior a 10% da cobertura original da floresta, somada à falta de restauração de pelo menos 5% do bioma.

Na avaliação de Bernardo Flores, outro coordenador da pesquisa da UFSC “estamos nos aproximando de todos os limiares. No ritmo em que estamos, todos serão alcançados neste século. E a interação entre todos eles pode fazer com que aconteça (o colapso) antes do esperado”.

Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

62% da exploração madeireira no Amazonas é ilegal, aponta Imazon

62% da exploração madeireira no Amazonas é ilegal, aponta Imazon

O estudo do instituto de pesquisa mapeou que 42 mil dos 68 mil hectares de exploração madeireira no Amazonas não tinham autorização ambiental, um aumento de 9% na área ilegal em comparação com o levantamento anterior.
L
Porto Velho amplia instalação de ecobueiros para reduzir alagamentos e melhorar drenagem

Porto Velho amplia instalação de ecobueiros para reduzir alagamentos e melhorar drenagem

Porto Velho amplia instalação de ecobueiros para reduzir alagamentos e melhorar drenagem
L
MPRO participa do encerramento do "Projeto Gotas de Esperança" em Porto Velho

MPRO participa do encerramento do “Projeto Gotas de Esperança” em Porto Velho

Iniciativa fortalece o acesso à água potável e saneamento em comunidades do Baixo Madeira, com a participação ativa do MPRO
L
Ecoporé realiza segundo mutirão de plantio da campanha Folião Vira Árvore no IFRO Calama

Ecoporé realiza segundo mutirão de plantio da campanha Folião Vira Árvore no IFRO Calama

Iniciativa plantará cerca de 2 mil mudas para regeneração urbana e fortalecimento da biodiversidade
L
Rondônia avança na preservação ambiental e gestão de recursos hídricos com resultados expressivos em 2025

Rondônia avança na preservação ambiental e gestão de recursos hídricos com resultados expressivos em 2025

Preservação ambiental impulsiona ações da Sedam em 2025 com redução do desmatamento, tecnologias de monitoramento e avanços na gestão da água
L
Publicidade"
eco
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

STF condena por unanimidade cinco PMs do DF a 16 anos de prisão pelo 8/1

STF condena por unanimidade cinco PMs do DF a 16 anos de prisão pelo 8/1

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal condenou ex-integrantes da cúpula da Polícia Militar do Distrito Federal, por omissão dolosa na contenção dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, mas as penas não serão executadas de forma imediata.
L
Resultados do Enamed e Revalida 2025/2 serão divulgados na próxima sexta-feira

Resultados do Enamed e Revalida 2025/2 serão divulgados na próxima sexta-feira

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira retificou o cronograma e a divulgação dos resultados do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica e da primeira etapa do Revalida será em 12 de dezembro.
L
Governo de RO orienta sobre a Chamada Escolar e etapas da matrícula para 2026

Governo de RO orienta sobre a Chamada Escolar e etapas da matrícula para 2026

A Chamada Escolar 2026 organiza o fluxo de matrículas e orienta famílias sobre prazos e etapas para ingresso na Rede Estadual de Ensino
L

TJRO absolve Carlinhos Camurça por ausência de provas do fato criminoso

Decisão da 1ª Câmara Criminal reconhece que o processo não apresentou elementos que confirmassem o crime nos termos descritos na denúncia
L
Conselhão entrega ao presidente Lula plano com metas de desenvolvimento

Conselhão entrega ao presidente Lula plano com metas de desenvolvimento

A 6ª Reunião Plenária do CDESS, realizada em Brasília, reuniu representantes do governo, empresariado e sociedade civil para formalizar a entrega do documento “Pilares de um Projeto de Nação”, com propostas estratégicas de longo prazo.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

IBGE abre inscrições para processo seletivo com 9.590 vagas

Processo seletivo do IBGE oferece vagas temporárias em todo o país.
L
Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Prefeitura de Porto Velho abre 30 vagas para o programa Jovem Aprendiz

Parceria com a Energisa amplia oportunidades para jovens ingressarem no mercado de trabalho.
L
Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

Últimos dias para inscrições em Concurso da Caixa para Nível Superior

O prazo para se candidatar às 184 vagas de nível superior da Caixa Econômica Federal encerra na próxima segunda-feira, 8 de dezembro de 2025.
L
CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

CNU 2025: locais da prova discursiva estão disponíveis

Cartão de Confirmação de Inscrição da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado foi liberado para 42.499 candidatos habilitados para a prova de 7 de dezembro.
L
Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Locais de prova discursiva do CNU 2025 serão divulgados nesta segunda

Os 42.499 candidatos classificados para a segunda fase do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2025) poderão acessar o cartão de confirmação a partir das 16h, horário de Brasília.
L
Publicidade

POLÍTICA

Desenvolvimento sustentável é reforçado por Lula na 6ª Plenária do Conselhão

Desenvolvimento sustentável é reforçado por Lula na 6ª Plenária do Conselhão

Desenvolvimento sustentável guia o discurso de Lula e a apresentação de propostas estratégicas até 2035.
L
CCJ Cidadã garante prêmio nacional da Unale à Assembleia Legislativa de Rondônia

CCJ Cidadã garante prêmio nacional da Unale à Assembleia Legislativa de Rondônia

A CCJ Cidadã foi eleita a melhor iniciativa de Atendimento ao Cidadão na 28ª Conferência da Unale, reforçando o protagonismo da Assembleia Legislativa de Rondônia no cenário nacional.
L
Cláudia de Jesus cobra implementação da lei que divulga lista de condenados por violência contra a mulher em Rondônia

Cláudia de Jesus cobra implementação da lei que divulga lista de condenados por violência contra a mulher em Rondônia

Deputada solicita transparência e informações sobre cumprimento da Lei 5.910/2024, que obriga a publicação dos nomes de agressores.
L
Cristiane Lopes acompanha obras do Complexo Deroche Pequeno Franco em Porto Velho

Cristiane Lopes acompanha obras do Complexo Deroche Pequeno Franco em Porto Velho

Parlamentar destinou R$ 500 mil para revitalização do espaço, que ganhará novas áreas de esporte, lazer e convivência
L
Ieda Chaves sugere criação de Superintendência Estadual de Bem-Estar Animal em Rondônia

Ieda Chaves sugere criação de Superintendência Estadual de Bem-Estar Animal em Rondônia

Parlamentar propõe estudo para estruturar políticas de proteção, fiscalização e apoio à causa animal
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

PF deflagra Operação Yankee 2 em Rondônia para reprimir migração ilegal aos EUA

PF deflagra Operação Yankee 2 em Rondônia para reprimir migração ilegal aos EUA

A Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão no estado, investigando um esquema estruturado que promovia a migração ilegal de brasileiros para os Estados Unidos, com possíveis delitos conexos como lavagem de capitais.
10
Polícia Civil prende traficante com 150 kg de drogas da Bolívia em RO

Polícia Civil prende traficante com 150 kg de drogas da Bolívia em RO

A Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos prendeu Erivaldo F., 49, na madrugada desta sexta-feira, após flagrá-lo com grande quantidade de cocaína e crack em Jaci-Paraná, Porto Velho.
10
Garota de programa denuncia agressão de cliente após tapa nas nádegas sem consentimento

Garota de programa denuncia agressão de cliente após tapa nas nádegas sem consentimento

Uma mulher de 26 anos acionou a Polícia Militar nesta quinta-feira, em Porto Velho, após ser agredida por um cliente dentro de um apartamento na zona leste da capital de Rondônia.
16
Travesti é encontrada ferida e ensanguentada no centro de Porto Velho

Travesti é encontrada ferida e ensanguentada no centro de Porto Velho

A vítima, de 45 anos, foi localizada no cruzamento das Avenidas 7 de Setembro e Rogério Weber, com diversas lesões e em visível estado de embriaguez, sendo encaminhada ao Hospital João Paulo II.
16
Motoboy foi morto após ser ameaçado por membro do PCC em Porto Velho

Motoboy foi morto após ser ameaçado por membro do PCC em Porto Velho

João Pedro Costa da Silva, 28, foi executado na noite de quinta-feira na zona leste; a Polícia Civil investiga a ligação do crime com ameaças feitas por uma mulher membro da facção.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: PIZZARIA ITÁLIA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA – LAS
L
Governo reajusta preço mínimo da uva na safra 2026 para R$ 1,80 por quilo

Governo reajusta preço mínimo da uva na safra 2026 para R$ 1,80 por quilo

Reajuste acompanha alta nos custos de produção e passa a valer em janeiro de 2026.
L
Startup Connect discute o papel do pesquisador empreendedor no desenvolvimento econômico

Startup Connect discute o papel do pesquisador empreendedor no desenvolvimento econômico

Pesquisador empreendedor ganha destaque ao mostrar como a ciência pode impulsionar negócios e inovação regional.
L
TRT-14 avança no cumprimento das recomendações da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho

TRT-14 avança no cumprimento das recomendações da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho

TRT-14 reforça a palavra-chave ao apresentar resultados e planejar novas ações até a próxima correição.
L
Resultado do sorteio: Cine Araújo presenteia internauta

Resultado do sorteio: Cine Araújo presenteia internauta

Mais uma participante foi premiada com dois ingressos na promoção do News Rondônia e Cine Araújo. Emoção garantida na telona!
L
Yago e Mayter Luter: coquetelaria com alma amazônica

Yago e Mayter Luter: coquetelaria com alma amazônica

No Agenda News, os irmãos da I.S Bartender’s falam sobre drinks autorais, insumos regionais e o impacto da coquetelaria na cena cultural de Porto Velho.
L
Governo de RO realizou 7.394 atendimentos em saúde para comunidades ribeirinhas e aldeias indígenas em 2025

Governo de RO realizou 7.394 atendimentos em saúde para comunidades ribeirinhas e aldeias indígenas em 2025

Os atendimentos em saúde 2025 reforçam o compromisso do governo de Rondônia com comunidades ribeirinhas, aldeias indígenas e regiões de difícil acesso
L
Nota A no ISP 2025 destaca avanço da previdência pública em Rondônia

Nota A no ISP 2025 destaca avanço da previdência pública em Rondônia

A Nota reforça a gestão eficiente e transparente do Iperon, reconhecida pelo Ministério da Previdência
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.