SÁBADO, 24/01/2026

Em destaque

Faltam biólogos em instituições de resgate animal, diz especialista

Espécies invasoras soltas podem causar desequilíbrio ambiental.

Publicado em 

Por Vitor Abdala

Com o ser humano se movimentando a todos os cantos do planeta e a existência de demanda de animais silvestres para o mercado pet, há sempre o risco de potenciais novos invasores no país. No início de março, por exemplo, bombeiros soltaram, por engano, uma píton ball (Python regius), nativa do continente africano, no Parque Nacional da Tijuca, achando se tratar de uma jiboia (Boa constrictor), nativa do local.


Imagem Pixnio/Wikimedia

No ano passado, uma píton-birmanesa (Python bivittatus), também confundida com uma jiboia, foi solta por policiais militares na natureza, no Distrito Federal. Em janeiro deste ano, em Minas Gerais, uma gata da raça bengal foi equivocadamente introduzida na natureza pois os bombeiros acreditaram se tratar de um filhote de onça-pintada (Panthera onca).

Riscos

O biólogo Henrique Abrahão Charles, que tem um canal no Youtube sobre divulgação científica com mais de 800 mil inscritos, diz que esses incidentes chamam a atenção para os riscos de solturas ocorrerem sem a assistência de especialistas.

“Você não tem profissionais como biólogos dentro das instituições que fazem resgate. A polícia florestal, os bombeiros, a Defesa Civil e as próprias prefeituras são carentes desses profissionais, apesar de as universidades estarem sempre formando bastante. Não há uma cobrança, uma obrigatoriedade da presença desse profissional nessas instituições, apesar de a gente viver no país com a maior biodiversidade do mundo. Fica sempre naquele problema de fazer um treinamento aqui para os bombeiros para as polícias. Não existe como fazer treinamento de identificação. Eu gastei dez anos da minha vida na universidade”.

Em seu canal, Biólogo Henrique, o Biólogo das Cobras, ele conta a história de uma serpente da espécie píton-birmanesa, flagrada em Carbonita (MG) e registrada em vídeo. O animal acabou sendo recapturado dias depois.

“É um animal grande, que equivale quase ao tamanho da sucuri (Eunectes murinus), e lá nos Estados Unidos, onde ela apareceu, ela causa um desequilíbrio ambiental avassalador. Onde aquela cobra passa, por não ter predador natural, ela causa um desequilíbrio, ao ponto de 95% da fauna silvestre deixar de existir onde ela está. Os animais não conseguem competir com esse predador novo que chegou”, afirma.

O fato de a fêmea da píton birmanesa ser capaz, como outros répteis, de fazer partenogênese, ou seja, gerar filhotes por reprodução assexuada (sem um macho) torna a situação ainda mais perigosa.

“Elas são capazes não só de ter filhotes sem a presença do pai, como também conseguem, ao copular com um macho, armazenar espermatozoides por mais de cinco anos. Então ela pode estar fértil e, de vez em quando, ir soltando filhotes [devido ao esperma estocado]”.

Para o pesquisador da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) Jorge Antonio Lourenço Pontes, as solturas precisam seguir alguns protocolos, tanto para evitar a introdução de espécies exóticas quanto para evitar que animais nativos retornem à natureza com doenças contagiosas.

Doutor em Ecologia e Evolução, o pesquisador afirma ser um equívoco soltar animais na natureza sem a devida avaliação. “O certo é: capturou um animal silvestre em lugar indevido? Tem que ter alguém responsável, um técnico competente de um órgão ou instituição de pesquisa para dar um aval: ‘é essa espécie ou não é’. Aí vai ver como está, fazer uma avaliação veterinária. Tem condição de soltura? Fez exame? Porque o bicho pode estar aparentemente sadio e estar carregando uma parasitose ou virose gravíssima”, explica.

Silvia Ziller, fundadora do Instituto Hórus de Desenvolvimento e Conservação Ambiental, que monitora espécies invasoras, diz que é impraticável que bombeiros e policiais ambientais mantenham especialistas em cada especialidade da vida selvagem (ornitologia, herpetologia, ictiologia, mastozoologia etc).

Alternativas

Uma das alternativas, para ela, é criar uma rede de pesquisadores que possam auxiliar na identificação e avaliação desses animais. “[Soltura de forma indevida] é crime ambiental. Solturas de vida silvestre já criaram inúmeros problemas”.

Segundo Ziller, os Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), não são voltados para receber espécies exóticas, mas sim da fauna nativa. No entanto, não existem no país zoológicos ou criadouros suficientes para manter todos esses animais resgatados ou apreendidos.

“Não existe um lugar viável para eles. Eles têm que ser eutanasiados. Isso gera toda uma discussão polêmica. Tem gente que acha que não pode eutanasiar bicho, mas o custo de manutenção disso pra sociedade é altíssimo. E tem que cuidar pra não privilegiar a manutenção da fauna exótica em detrimento da conservação da fauna nativa”.

Segundo o biólogo Henrique, seria importante regulamentar o mercado de animais silvestres nativos, em vez apenas proibir. Isso poderia reduzir o tráfico ilegal dessas espécies e reduziria a demanda por animais exóticos. “[Essas espécies] se fugirem não causariam tanto transtorno, apesar de também causarem transtorno”.

Em relação aos animais exóticos, seria importante identificar aqueles que tenham potencial de invasão grande e proibir seu comércio e criação, como aconteceu com o lagostim-vermelho (Procambarus clarkii) e a tigre-d’água americana (Trachemys scripta).

“Essa píton [que fugiu em Minas Gerais] não deveria estar sendo criada aqui como animal legalizado. Para se entender o animal com potencial invasor, deveriam se criar comitês, capitaneados pelo Ibama e profissionais da área, tanto criadores quanto pesquisadores, para decidir o que pode e o que não pode”, afirma o biólogo.

Biólogo Henrique alerta que os criadores de animais exóticos devem ter muito cuidado para evitar sua fuga ou soltura indevida. “Considerando que esse animais estão cada vez mais frequentemente soltos na natureza, você pode acabar tendo um desastre ambiental de dimensão inimaginável. Não tem nem como prever o que pode acontecer de negativo para nossa fauna silvestre.”

Para ele, seria importante também que os criadores de espécies silvestres fossem inspecionados periodicamente por biólogos ou zootecnistas para identificar possíveis problemas nas instalações e avaliar o bem-estar dos animais.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura de Porto Velho resgata cães abandonados após denúncia

Prefeitura de Porto Velho resgata cães abandonados após denúncia

Ação da Sema reforça o combate ao abandono e a proteção aos animais; resgate ocorreu no bairro Igarapé após denúncia anônima
L
Resgates de animais crescem em 2026 e acendem alerta sobre abandono em Porto Velho

Resgates de animais crescem em 2026 e acendem alerta sobre abandono em Porto Velho

Janeiro já concentra mais da metade dos atendimentos realizados no semestre anterior; abandono e maus-tratos são crimes com pena de até cinco anos de reclusão
L
Exposição geológica com apoio da Fiocruz é novidade no Parque Natural de Porto Velho

Exposição geológica com apoio da Fiocruz é novidade no Parque Natural de Porto Velho

Museu reúne rochas e amplia opções de lazer e educação ambiental na capital
L
Presença de animais silvestres em Porto Velho indica preservação, mas exige cautela

Presença de animais silvestres em Porto Velho indica preservação, mas exige cautela

Registro de onça-parda no Parque Circuito destaca funcionalidade de corredor ecológico; órgãos ambientais orientam moradores sobre como agir ao avistar espécies na área urbana.
L
Ecoparque Porto Velho fecha 2025 com impacto ambiental e social positivo

Ecoparque Porto Velho fecha 2025 com impacto ambiental e social positivo

Com média de 15 mil toneladas de resíduos recebidas por mês, unidade atende Porto Velho, Candeias do Jamari e Nova Mamoré.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Momento Agro: Pâmela Carreiro fala sobre Direito Imobiliário no campo

O Momento Agro deste sábado, dia 24, às 11h, recebe a advogada imobiliária Pâmela Carreiro para uma entrevista especial sobre regularização de imóveis, segurança jurídica e os desafios do setor imobiliário ligado ao agro.
L
Influenciadora que viaja por capitais de Celta chega a Porto Velho

Influenciadora que viaja por capitais de Celta chega a Porto Velho

Ana Clara Uchôa e sua cadela Ísis visitam a capital rondoniense a bordo de um Celta como parte da nova temporada da jornada que pretende cruzar o continente até o Peru.
L
Cantora de Rondônia viraliza em apresentação na praia do Rio de Janeiro

VÍDEO: Cantora de Rondônia viraliza em apresentação na praia do Rio de Janeiro

Milena Santana surpreendeu o público e alcançou mais de 200 mil visualizações após interpretar um sucesso de Bruno Mars durante uma apresentação improvisada no litoral carioca.
L

Supermercado MB se consolida como opção prática e econômica no bairro Castanheira

Localizado na Rua Pau Ferro, o estabelecimento oferece variedade de produtos, ofertas diárias e atendimento voltado à comodidade dos clientes
L

Sintonia 360: Abnner Assunção revela trajetória entre o Direito, o empreendedorismo e a dança

O bate-papo também aborda o impacto da exposição em um reality show, os aprendizados deixados pela experiência e os novos projetos que estão sendo desenvolvidos.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Resultado e espelho da discursiva do CNU 2025 saem nesta sexta

Candidatos podem conferir as notas preliminares a partir das 18 horas e terão dois dias na próxima semana para entrar com recursos contra a correção da banca.
L
Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

Defensoria Pública da União cobra cumprimento de cotas raciais em concursos federais

O órgão enviou recomendação a ministérios para extinguir a divisão de vagas por especialidades, prática que reduz a reserva legal de 20% destinada a candidatos negros.
L
Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Prefeitura divulga resultado preliminar do Processo Seletivo Simplificado da Educação

Candidatos já podem conferir a classificação e o cronograma das próximas etapas
L
Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Sema divulga convocação de aprovados em processo seletivo para voluntários

Entrega de documentos ocorre de 26 a 30 de janeiro, em Porto Velho.
L
Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Termina hoje prazo de recurso para cotas no concurso unificado

Candidatos do CNU2 podem contestar o resultado da heteroidentificação e da perícia médica até o fim desta segunda-feira por meio da página oficial do certame.
L
Publicidade

POLÍTICA

ACORDA BRASIL: Bagattoli se une a Nikolas Ferreira em caminhada pela liberdade e justiça

ACORDA BRASIL: Bagattoli se une a Nikolas Ferreira em caminhada pela liberdade e justiça

Bagattoli encontrou Nikolas, e a multidão que o acompanha, no município de Luziânia (GO) e deve concluir o ato na capital federal. Ao todo, o ato deve acumular 240 quilômetros desde o ponto de partida que foi no município de Paracatu, em Minas Gerais.
L
Espanha nega convite para participar de Conselho da Paz de Donald Trump

Espanha nega convite para participar de Conselho da Paz de Donald Trump

Primeiro-ministro Pedro Sánchez afirma que decisão é coerente com o compromisso do país com o multilateralismo e o sistema das Nações Unidas
L
"Trump quer criar nova ONU", diz Lula sobre Conselho de Paz

“Trump quer criar nova ONU”, diz Lula sobre Conselho de Paz

Presidente critica proposta americana durante encerramento do 14º Encontro Nacional do MST em Salvador; alerta sobre enfraquecimento do multilateralismo
L
Igualdade de Direitos e o Debate sobre Cotas Raciais em Santa Catarina

Igualdade de Direitos e o Debate sobre Cotas Raciais em Santa Catarina

Sem escolas públicas fortes, cotas raciais perpetuam desigualdades em vez de garantir justiça social.
L
Alex Redano indica complementação de diárias para servidores estaduais em missões integradas

Alex Redano indica complementação de diárias para servidores estaduais em missões integradas

Indicação busca evitar prejuízos financeiros a servidores civis e militares em ações conjuntas com União e municípios
L
Publicidade

POLÍCIA

Membro de facção do Acre é preso em condomínio na zona leste

Membro de facção do Acre é preso em condomínio na zona leste

Policiais militares capturaram neste sábado um foragido da Justiça acriana conhecido como Trem do Comando durante uma abordagem realizada no residencial Orgulho do Madeira.
12
Funcionário da Upa Leste é preso por denúncia de importunação

Funcionário da Upa Leste é preso por denúncia de importunação

Um motorista de ambulância de 45 anos foi detido pela Polícia Militar na manhã deste sábado após ser acusado por uma colega de trabalho de praticar ato libidinoso no alojamento da unidade.
10
Policiais militares prendem homem após assalto a adolescentes

Policiais militares prendem homem após assalto a adolescentes

O suspeito foi localizado no bairro São João Batista com uma bicicleta roubada e um simulacro de arma de fogo após abordar um casal de jovens na zona sul de Porto Velho na sexta-feira.
16
Suspeitos de torturar vítimas a mando de influenciadora são presos em Porto Velho

Suspeitos de torturar vítimas a mando de influenciadora são presos em Porto Velho

Três pessoas foram presas nesta sexta-feira (23); investigação aponta ligação com facção criminosa e crimes de tortura ordenados por influenciadora digital.
18
Diretor escolar é preso em Rolim de Moura após condenação definitiva a 23 anos

Diretor escolar é preso em Rolim de Moura após condenação definitiva a 23 anos

Mandado foi cumprido na sexta-feira (23); condenado cumprirá pena em regime fechado por crimes de favorecimento e exploração sexual de vulnerável.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Porto Velho: 111 anos com avanços e investimentos do governo de Rondônia

Porto Velho: 111 anos com avanços e investimentos do governo de Rondônia

Capital rondoniense completa 111 anos de instalação com obras em infraestrutura, lazer, saneamento, saúde, educação e desenvolvimento econômico
L
Porto Velho celebra 111 anos com avanços em infraestrutura e desenvolvimento

Porto Velho celebra 111 anos com avanços em infraestrutura e desenvolvimento

Capital de Rondônia completa 111 anos de instalação com investimentos do governo estadual em mobilidade, saúde, educação e qualidade de vida
L
Comitê de Mudanças Climáticas define ações para 2026

Comitê de Mudanças Climáticas define ações para 2026

Primeira reunião do comitê debateu a atualização do plano de ação e a realização do 1º Fórum Municipal de Mudanças Climáticas, previsto para março.
L
Porto Velho celebra 111 anos com Bike Tour histórico e turístico

Porto Velho celebra 111 anos com Bike Tour histórico e turístico

Passeio ciclístico reuniu mais de 100 participantes e percorreu pontos históricos da capital rondoniense neste sábado (24), abrindo a programação de aniversário da cidade.
L
Entidades de Rondônia alertam para impactos da concessão da BR-364

Entidades de Rondônia alertam para impactos da concessão da BR-364

O Crea-RO e representantes do setor produtivo enviaram uma carta à bancada federal manifestando preocupação com os reflexos econômicos do modelo de pedágio na rodovia federal.
L
Dunlop reforça presença no agronegócio com soluções de alta resistência

Dunlop reforça presença no agronegócio com soluções de alta resistência

Pneus SP926 e SP571 apresentam ganhos de rendimento e ampliam vida útil da carcaça.
L
Aston Martin apresenta o Valhalla ao mercado brasileiro

Aston Martin apresenta o Valhalla ao mercado brasileiro

Modelo híbrido de produção limitada inicia entregas globais e chega ao Brasil.
L
Ganhador é anunciado em sorteio do News Rondônia e Garnizé

Ganhador é anunciado em sorteio do News Rondônia e Garnizé

Álvaro Lima de Souza foi o selecionado desta semana na parceria que premia seguidores do portal todos os sábados com peças que valorizam a identidade e a cultura regional.
L
Carro atinge motoneta na BR-364 em Vilhena e mata homem

Carro atinge motoneta na BR-364 em Vilhena e mata homem

Colisão ocorreu no trecho urbano da rodovia, próximo à saída para Cuiabá; vítima retornava do trabalho em um posto de combustíveis.
18
Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferida em RO

Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferida em RO

Acidente ocorreu no cruzamento da avenida Aracaju com a rua Jamari e mobilizou Bombeiros e Polícia Militar.
12
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.