SEGUNDA-FEIRA, 12/05/2025

Aumento nas emissões de carbono pode reduzir em 12% volume de chuvas nos 9 países da Amazônia, diz estudo

Impacto pode ser maior nos chamados 'rios voadores' que o desmatamento total do bioma. Simulações foram feitas em supercomputador do Inpe. Resultado traz alerta para o combate às mudanças climáticas.

Publicado em 

Aumento nas emissões de carbono pode reduzir em 12% volume de chuvas nos 9 países da Amazônia, diz estudo - News Rondônia

A elevação dos níveis de gás carbônico (CO2) na atmosfera mundial pode causar uma queda anual de 12% no volume de chuvas nos 9 países que compõem o bioma amazônico nas próximas décadas, se o aumento não for urgentemente controlado.

É o que apontou um estudo internacional publicado na revista "Biogeosciences" por pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Técnica de Munique e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

De acordo com os cientistas, uma alta de 50% nos níveis de gás carbônico (CO2) pode ter um efeito na diminuição das chuvas similar ou até mesmo maior ao da substituição de 100% da mata por pastagens, o que equivaleria ao desmatamento total, e diminuiria a precipitação em valores muito acima da variação natural de 5% entre um ano e outro.

Os resultados chamam a atenção para a necessidade de medidas globais e regionais urgentes para conter as emissões de CO2, causadas, sobretudo, pela atividade industrial, transportes e geração de energias não limpas, por exemplo.

Além disso, com a diminuição da transpiração das árvores, por causa excesso do CO2, a temperatura média pode ter um aumento de até dois graus, uma vez que há menos gotículas de água para amenizar o calor.

Aumento nas emissões de carbono pode reduzir em 12% volume de chuvas nos 9 países da Amazônia, diz estudo - News Rondônia

Esse fator pode iniciar uma cascata de fenômenos que resultam na inibição da formação da chamada convecção profunda (nuvens de chuva muito altas e carregadas de vapor d’água), com efeito contrário: a estiagem.

As simulações foram feitas no supercomputador do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Inpe, em Cachoeira Paulista, SP. Nos dois cenários projetados, a redução das chuvas seria causada por uma queda de aproximadamente 20% na transpiração das folhas. As razões para essa diminuição, porém, são diferentes em cada uma das situações.

Como as folhas das árvores possuem em sua superfície aberturas microscópicas, chamadas de estômatos, que captam o CO2 para a fotossíntese, esse processo fica prejudicado com o excesso de gás carbônico. É como se, com o excesso de alimento, a planta ficasse em um desequilíbrio que, ao invés de ajudar, só atrapalha. Os estômatos se abrem e captam a quantidade necessária do gás, ao mesmo tempo em que emitem vapor d’água. No cenário com mais dióxido de carbono no ar, as folhas ficam menos tempo com os estômatos abertos. Com isso, emitem menos vapor e diminuem a formação de nuvens e, portanto, de chuvas.

“Como o CO2 é um insumo básico da fotossíntese, quando ele aumenta na atmosfera há um impacto na fisiologia das plantas, o que pode ter um efeito cascata sobre a transferência de umidade das árvores para a atmosfera [transpiração], formação de chuvas na região, biomassa da floresta e uma série de outros processos”, explica David Montenegro Lapola, professor do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp, que liderou o estudo.

Agora, os pesquisadores querem testar outros modelos computacionais para comparar os resultados simulados. Novos experimentos vão ser feitos pelo projeto AmazonFACE ("Free-Air Carbon Dioxide Enrichment", na sigla em inglês). Instalado ao norte de Manaus, ele vai aumentar a concentração de gás carbônico em pequenas parcelas de floresta, a fim de verificar as reais mudanças fisiológicas e atmosféricas causadas pelo aumento do dióxido de carbono. “O objetivo é tentar projetar possíveis alterações e, se antecipar, ao cenário climático previsto para este século”, explica o pesquisador da Unicamp.

Créditos de carbono

A pesquisa traz ainda o alerta de que, mesmo que o Brasil encontre parceiros em números suficientes para a compra e venda do chamado “mercado de carbono”, a floresta amazônica poderia simplesmente não dar conta de reter o CO2, por causa do impacto em termos de mudanças climáticas, que já começou a chegar. Tema bastante discutido nos últimos dias, o “carbono brasileiro” foi colocado como essencial para a política ambiental pelo presidente Jair Bolsonaro durante o discurso desta quinta-feira (22), na Cúpula de Líderes sobre o Clima, organizada pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, a compra e venda do gás – um dos maiores vilões do efeito estufa – mas este assunto desperta debates entre os cientistas.

“Não vai adiantar nada se nós não pararmos a emissão do carbono e o desmatamento, porque não existe atmosfera brasileira, a atmosfera é de todos os países, substâncias que são lançadas em países distantes rapidamente chegam aqui e também impactam as nossas florestas, então, se nós apostarmos em crédito de carbono, mas não tentarmos barrar as mudanças climáticas, não haverá crédito de carbono para vender, porque a floresta vai parar de absorver carbono na atmosfera”, destaca Lapola.

Alerta para São Paulo

De acordo com especialistas, o desmatamento da Amazônia tem impacto direto em outras regiões e biomas do país. Provocando, inclusive, a escassez de chuva no sudeste por causa do impacto nos chamados “rios voadores”, que deslocam a humidade em correntes de ar, situação que reacende o sinal de alerta no estado de São Paulo, na medida em que os níveis dos mananciais começam a cair.

Na região metropolitana da capital paulista, os dois principais reservatórios estão com o nível de armazenamento mais baixo do que em 2013, ano em que começou uma das maiores crises hídricas de São Paulo. O Sistema Cantareira, o maior do estado e o mais importante para a grande São Paulo, está com 51% da capacidade de armazenamento. Em 2013, estava com 63% nesse mesmo período. Já o Alto Tietê, segundo maior do estado, opera com 59,3%, e em 2013 estava com 67,2%.

Atualmente, o volume armazenado nos 7 sistemas de mananciais de São Paulo é de 1.141,97 hm³ (milhões de metros cúbicos), abaixo de 2013 – quando eram 1268,24 hm³. Isso, já contando o novo sistema São Lourenço, que não existia em 2013 e foi inaugurado em 2018. De acordo com dados do Inmet, neste mês de abril choveu 49,4 milímetros, o que representa cerca de 40% dos 82,1 mm da média histórica para o mês. Contudo, no Sistema Cantareira, choveu apenas 8,5mm, ou seja, 10% do esperado para o mês, de um total de 83,1 mm.

Por tudo isso, alguns especialistas estão preocupados com uma possível crise em 2022. “É muito importante que a população perceba que a mudança climática decorrente do desmatamento da Amazônia não é uma aposta para o futuro, não é algo que pode acontecer, isso já está acontecendo, ressalta Pedro Cortês, geólogo, especialista em recursos hídricos e professor do Instituto de Energia e Ambiente da USP.

Aumento nas emissões de carbono pode reduzir em 12% volume de chuvas nos 9 países da Amazônia, diz estudo - News Rondônia

De acordo com o pesquisador, está chovendo menos no Sistema Cantareira nos últimos 10 anos porque as chuvas que o abastecem dependem da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCA), e dos “rios voadores” que vem da Amazônia e irrigam com chuvas as regiões Sudeste e Sul do Brasil. Essas chuvas têm origem na Amazônia como um todo, incluindo a parte internacional do bioma que tem sofrido fortemente impactos ambientais. Com isso, o Sistema Cantareira, segundo ele, tem apresentado déficit nos gráficos. Uma possível saída, seria, para ela, que as autoridades competentes trabalhassem mais ativamente prognósticos climáticos que indicassem redução de chuvas inclusive no verão. Além disso, também seria prediso estimular a população a economizar água por meio de campanhas mais incisivas, adotando novamente a política de bônus, por exemplo, para quem economizasse água.

“Ao longo dos últimos 10 anos nós pagamos mais caro pela conta da energia elétrica que é gerada nas termelétricas ao invés das hidrelétricas, e isso repercute também no abastecimento na região metropolitana de São Paulo e em outras regiões. Ou seja, nós já temos o prejuízo que é monetizável em relação ao desmatamento da Amazônia, então, seria necessário interromper esse processo e não só isso iniciar um processo de recuperação das áreas degradadas para evitar que esse feito se intensifique”, conclui Cortês.

Resposta da Sabesp

A Sabesp informa que não há risco de desabastecimento neste momento na Região Metropolitana, mas reforça a necessidade do uso consciente da água em qualquer época. Composto por sete mananciais (Cantareira, Alto Tietê, Guarapiranga, Cotia, Rio Grande, Rio Claro e São Lourenço), o sistema é integrado, permitindo transferências rotineiras entre regiões e dando mais segurança ao abastecimento. Isso é possível porque obras vêm sendo realizadas desde a crise hídrica, com destaque para a Interligação Jaguari-Atibainha (que traz água da bacia do Rio Paraíba do Sul para o Cantareira) e o novo Sistema São Lourenço. Além das obras e ações, campanhas sobre o uso consciente são veiculadas ao longo do ano. Nesta quarta (21/4), o Sistema Integrado opera com 58,7% da capacidade, nível similar, por exemplo, aos 63,5% de 2018, quando não houve problemas. A projeção da Sabesp aponta níveis satisfatórios para passar pela estiagem (maio a setembro), mas, mais uma vez, a Companhia reforça a necessidade de uso consciente.

Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura amplia canais de comunicação com a população para demandas ambientais

Técnicos da Sema respondem aos questionamentos e prestam orientações aos munícipes
L
Bioeconomia impulsiona desenvolvimento sustentável na Amazônia e atrai investimentos públicos e privados

Bioeconomia impulsiona desenvolvimento sustentável na Amazônia e atrai investimentos públicos e privados

No Pará, modelo de produção pode atingir 4,5% do PIB estadual até 2030
L
Conferência Nacional do Meio Ambiente define 10 propostas prioritárias para políticas públicas

Conferência Nacional do Meio Ambiente define 10 propostas prioritárias para políticas públicas

Mais de 2 mil sugestões foram debatidas na 5ª Conferência Nacional
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Carlo Ancelotti é o novo treinador da Seleção Brasileira, segundo Fabrizio Romano

Carlo Ancelotti é o novo treinador da Seleção Brasileira

Ancelotti começará oficialmente no cargo no fim de maio, com estreia prevista para a próxima rodada das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo.
L

Cine Araújo no Porto Velho Shopping: Ação, Emoção e Mistério nas Telonas!

Prepare-se para uma semana cinematográfica repleta de adrenalina, nostalgia e suspense no melhor cinema da cidade
L

Promoção imperdível: News Rondônia e Cine Araújo levam você para o cinema!

Participe do sorteio e concorra a ingressos para curtir o melhor do cinema em Porto Velho
L

Resultado no ar! RondônCAP Especial das Mães já aconteceu

Mais de meio milhão em prêmios, solidariedade e muitos ganhadores marcaram essa edição!
L

Dia das Mães: História, significado e curiosidades

Uma celebração mundial de amor, gratidão e história, que vai além dos presentes e revela o papel essencial das mães na construção da sociedade.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso da Conab oferece 403 vagas com salários de até R$ 8 mil

Inscrições seguem abertas até 15 de maio e despertam grande interesse entre concurseiros de todo o país
L

Semed publica homologação dos recursos do Edital 02 do processo seletivo de voluntários

Serviços serão prestados de forma voluntária, ou seja, sem vínculo empregatício
L

Semed informa mudança no cronograma do processo seletivo de voluntários

Errata que altera o cronograma do edital foi publicada no Diário Oficial no dia 02 de maio
L
Aprovados no Concurso Unificado têm 30 dias para tomar posse no Ministério da Gestão

Aprovados no Concurso Unificado têm 30 dias para tomar posse no Ministério da Gestão

Plataforma SouGov.Br traz nova função para agilizar ingresso
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Cláudia de Jesus destina emenda para fortalecer a agricultura familiar em Alto Alegre dos Parecis

Deputada Cláudia de Jesus destina emenda para fortalecer a agricultura familiar em Alto Alegre dos Parecis

Com investimento de R$ 100 mil foi realizada aquisição de equipamentos agrícolas.
L
Ieda Chaves é informada sobre retomada do programa Tchau Poeira no bairro Três Marias

Ieda Chaves é informada sobre retomada do programa Tchau Poeira no bairro Três Marias

Direção do DER-RO confirma reinício das obras até o dia 15 de maio, na zona Leste, de Porto Velho.
L

Deputado Eyder Brasil sugere criação de linha de crédito específica para jornalistas com DRT em Rondônia

Proposta busca apoiar profissionais da comunicação com condições facilitadas para investir em equipamentos e estrutura de trabalho.
L
Senador Jaime Bagattoli chama população para audiências públicas sobre a privatização da BR-364 em Ji-Paraná e Vilhena

Senador Jaime Bagattoli chama população para audiências públicas sobre a privatização da BR-364 em Ji-Paraná e Vilhena

Já está definida a data para as duas primeiras diligências que discutirão a concessão da BR-364 no Estado de Rondônia. Os encontros, marcados para o próximo dia 19 de maio, ocorrerão nos municípios de Ji-Paraná e Vilhena.
L
Prazo para regularização de título eleitoral termina na próxima segunda-feira (19); cinco milhões de eleitores ainda têm pendências

Prazo para regularização de título eleitoral termina na próxima segunda-feira (19); cinco milhões de eleitores ainda têm pendências

Desde março, mais de 111 mil eleitores regularizaram a situação
L
Publicidade

POLÍCIA

PRF apreende 28kg de cocaína em Vilhena

PRF apreende 28kg de cocaína em Vilhena

Droga era transportada na estrutura do veículo
10
Moto fica engatada em carro durante acidente com dois feridos na capital

Moto fica engatada em carro durante acidente com dois feridos na capital

Segundo testemunhas, a jovem de 20 anos e o amigo de 22, seguiam de moto pela Renato Pires, quando fizeram a conversão na Avenida Amazonas, e foram atingido na traseira pelo carro que estava na preferencial.
14
Jovem é esfaqueado durante briga em vila de apartamentos na capital

Jovem é esfaqueado durante briga em vila de apartamentos na capital

Informações apuradas pelo site dão conta que durante uma confusão com outro homem, o jovem foi atacado com golpe de faca nas costas, depois o suspeito fugiu.
16
Dois foragidos da Justiça são capturados pela PATAMO

Dois foragidos da Justiça são capturados pela PATAMO

O suspeito também havia rompido a tornozeleira eletrônica, desrespeitando medidas judiciais.
14
Muro de residência é destruído em possível colisão durante a madrugada

Muro de residência é destruído em possível colisão durante a madrugada

O imóvel, localizado na zona urbana da cidade, é alugado. Segundo relato da moradora, ao acordar, ela percebeu que a estrutura havia sido derrubada e os destroços estavam espalhados pelo quintal da frente.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: Auto Posto Catarinense – LTDA

Licença de Operação Nº 050/2025
L

Mutirão da Justiça leva atendimento ao Centro Pop para pessoas em situação de rua

Ação possibilita acesso à Justiça de simples e efetivo
L
Prefeitura promove celebração especial para o Dia das Mães com música, sorteios e serviços de beleza

Prefeitura promove celebração especial para o Dia das Mães com música, sorteios e serviços de beleza

Evento reuniu milhares de pessoas que tiveram acesso a vários atendimentos gratuitos.
L
Atividades do Dia do Amar&Laço promovem conscientização sobre segurança no trânsito no Palácio Rio Madeira nesta terça-feira

Atividades do Dia do Amar&Laço promovem conscientização sobre segurança no trânsito no Palácio Rio Madeira nesta terça-feira

Atividades do “Dia do Amar&Laço”, promovidas pelo Detran-RO, serão realizadas no Palácio Rio Madeira.
L
Hospital Regional de São Francisco do Guaporé será reformado e ampliado com investimento de R$ 3,1 milhões

Hospital Regional de São Francisco do Guaporé será reformado e ampliado com investimento de R$ 3,1 milhões

O projeto visa modernizar a infraestrutura da unidade e melhorar o atendimento à população.
L
FIERO e SEBRAE-RO fortalecem parceria para desenvolver ações conjuntas ainda em 2025

FIERO e SEBRAE-RO fortalecem parceria para desenvolver ações conjuntas ainda em 2025

FIERO e SEBRAE-RO fortalecem parceria para desenvolver ações conjuntas ainda em 2025.
L

Requerimento de Analise de Projeto – PRADA: VALDINEI TEIXEIRA DE SOUZA

Projeto de Recuperação de Área Degradada ou Alterada – PRADA
L
População de Rondônia pode receber medicamentos gratuitos pelo programa “Remédio Aqui em Casa”; saiba como participar

População de Rondônia pode receber medicamentos gratuitos pelo programa “Remédio Aqui em Casa”; saiba como participar

O Remédio Aqui em Casa fornece medicamentos gratuitos na residência do paciente.
L
Governo de Rondônia impulsiona o turismo com mapas ilustrativos de municípios e atividades econômicas

Governo de Rondônia impulsiona o turismo com mapas ilustrativos de municípios e atividades econômicas

Dividido em etapas, o projeto de mapas ilustrados já se encontra na 4ª fase.
L
Centro Pop é palco de mutirão da Justiça para atendimento a pessoas em situação de rua

Centro Pop é palco de mutirão da Justiça para atendimento a pessoas em situação de rua

Ação possibilita acesso à Justiça de simples e efetivo.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.