SEGUNDA-FEIRA, 13/10/2025

Aumento nas emissões de carbono pode reduzir em 12% volume de chuvas nos 9 países da Amazônia, diz estudo

Impacto pode ser maior nos chamados 'rios voadores' que o desmatamento total do bioma. Simulações foram feitas em supercomputador do Inpe. Resultado traz alerta para o combate às mudanças climáticas.

Publicado em 

A elevação dos níveis de gás carbônico (CO2) na atmosfera mundial pode causar uma queda anual de 12% no volume de chuvas nos 9 países que compõem o bioma amazônico nas próximas décadas, se o aumento não for urgentemente controlado.

É o que apontou um estudo internacional publicado na revista "Biogeosciences" por pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Técnica de Munique e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

De acordo com os cientistas, uma alta de 50% nos níveis de gás carbônico (CO2) pode ter um efeito na diminuição das chuvas similar ou até mesmo maior ao da substituição de 100% da mata por pastagens, o que equivaleria ao desmatamento total, e diminuiria a precipitação em valores muito acima da variação natural de 5% entre um ano e outro.

Os resultados chamam a atenção para a necessidade de medidas globais e regionais urgentes para conter as emissões de CO2, causadas, sobretudo, pela atividade industrial, transportes e geração de energias não limpas, por exemplo.

Além disso, com a diminuição da transpiração das árvores, por causa excesso do CO2, a temperatura média pode ter um aumento de até dois graus, uma vez que há menos gotículas de água para amenizar o calor.

Esse fator pode iniciar uma cascata de fenômenos que resultam na inibição da formação da chamada convecção profunda (nuvens de chuva muito altas e carregadas de vapor d’água), com efeito contrário: a estiagem.

As simulações foram feitas no supercomputador do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Inpe, em Cachoeira Paulista, SP. Nos dois cenários projetados, a redução das chuvas seria causada por uma queda de aproximadamente 20% na transpiração das folhas. As razões para essa diminuição, porém, são diferentes em cada uma das situações.

Como as folhas das árvores possuem em sua superfície aberturas microscópicas, chamadas de estômatos, que captam o CO2 para a fotossíntese, esse processo fica prejudicado com o excesso de gás carbônico. É como se, com o excesso de alimento, a planta ficasse em um desequilíbrio que, ao invés de ajudar, só atrapalha. Os estômatos se abrem e captam a quantidade necessária do gás, ao mesmo tempo em que emitem vapor d’água. No cenário com mais dióxido de carbono no ar, as folhas ficam menos tempo com os estômatos abertos. Com isso, emitem menos vapor e diminuem a formação de nuvens e, portanto, de chuvas.

“Como o CO2 é um insumo básico da fotossíntese, quando ele aumenta na atmosfera há um impacto na fisiologia das plantas, o que pode ter um efeito cascata sobre a transferência de umidade das árvores para a atmosfera [transpiração], formação de chuvas na região, biomassa da floresta e uma série de outros processos”, explica David Montenegro Lapola, professor do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp, que liderou o estudo.

Agora, os pesquisadores querem testar outros modelos computacionais para comparar os resultados simulados. Novos experimentos vão ser feitos pelo projeto AmazonFACE ("Free-Air Carbon Dioxide Enrichment", na sigla em inglês). Instalado ao norte de Manaus, ele vai aumentar a concentração de gás carbônico em pequenas parcelas de floresta, a fim de verificar as reais mudanças fisiológicas e atmosféricas causadas pelo aumento do dióxido de carbono. “O objetivo é tentar projetar possíveis alterações e, se antecipar, ao cenário climático previsto para este século”, explica o pesquisador da Unicamp.

Créditos de carbono

A pesquisa traz ainda o alerta de que, mesmo que o Brasil encontre parceiros em números suficientes para a compra e venda do chamado “mercado de carbono”, a floresta amazônica poderia simplesmente não dar conta de reter o CO2, por causa do impacto em termos de mudanças climáticas, que já começou a chegar. Tema bastante discutido nos últimos dias, o “carbono brasileiro” foi colocado como essencial para a política ambiental pelo presidente Jair Bolsonaro durante o discurso desta quinta-feira (22), na Cúpula de Líderes sobre o Clima, organizada pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, a compra e venda do gás – um dos maiores vilões do efeito estufa – mas este assunto desperta debates entre os cientistas.

“Não vai adiantar nada se nós não pararmos a emissão do carbono e o desmatamento, porque não existe atmosfera brasileira, a atmosfera é de todos os países, substâncias que são lançadas em países distantes rapidamente chegam aqui e também impactam as nossas florestas, então, se nós apostarmos em crédito de carbono, mas não tentarmos barrar as mudanças climáticas, não haverá crédito de carbono para vender, porque a floresta vai parar de absorver carbono na atmosfera”, destaca Lapola.

Alerta para São Paulo

De acordo com especialistas, o desmatamento da Amazônia tem impacto direto em outras regiões e biomas do país. Provocando, inclusive, a escassez de chuva no sudeste por causa do impacto nos chamados “rios voadores”, que deslocam a humidade em correntes de ar, situação que reacende o sinal de alerta no estado de São Paulo, na medida em que os níveis dos mananciais começam a cair.

Na região metropolitana da capital paulista, os dois principais reservatórios estão com o nível de armazenamento mais baixo do que em 2013, ano em que começou uma das maiores crises hídricas de São Paulo. O Sistema Cantareira, o maior do estado e o mais importante para a grande São Paulo, está com 51% da capacidade de armazenamento. Em 2013, estava com 63% nesse mesmo período. Já o Alto Tietê, segundo maior do estado, opera com 59,3%, e em 2013 estava com 67,2%.

Atualmente, o volume armazenado nos 7 sistemas de mananciais de São Paulo é de 1.141,97 hm³ (milhões de metros cúbicos), abaixo de 2013 – quando eram 1268,24 hm³. Isso, já contando o novo sistema São Lourenço, que não existia em 2013 e foi inaugurado em 2018. De acordo com dados do Inmet, neste mês de abril choveu 49,4 milímetros, o que representa cerca de 40% dos 82,1 mm da média histórica para o mês. Contudo, no Sistema Cantareira, choveu apenas 8,5mm, ou seja, 10% do esperado para o mês, de um total de 83,1 mm.

Por tudo isso, alguns especialistas estão preocupados com uma possível crise em 2022. “É muito importante que a população perceba que a mudança climática decorrente do desmatamento da Amazônia não é uma aposta para o futuro, não é algo que pode acontecer, isso já está acontecendo, ressalta Pedro Cortês, geólogo, especialista em recursos hídricos e professor do Instituto de Energia e Ambiente da USP.

De acordo com o pesquisador, está chovendo menos no Sistema Cantareira nos últimos 10 anos porque as chuvas que o abastecem dependem da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCA), e dos “rios voadores” que vem da Amazônia e irrigam com chuvas as regiões Sudeste e Sul do Brasil. Essas chuvas têm origem na Amazônia como um todo, incluindo a parte internacional do bioma que tem sofrido fortemente impactos ambientais. Com isso, o Sistema Cantareira, segundo ele, tem apresentado déficit nos gráficos. Uma possível saída, seria, para ela, que as autoridades competentes trabalhassem mais ativamente prognósticos climáticos que indicassem redução de chuvas inclusive no verão. Além disso, também seria prediso estimular a população a economizar água por meio de campanhas mais incisivas, adotando novamente a política de bônus, por exemplo, para quem economizasse água.

“Ao longo dos últimos 10 anos nós pagamos mais caro pela conta da energia elétrica que é gerada nas termelétricas ao invés das hidrelétricas, e isso repercute também no abastecimento na região metropolitana de São Paulo e em outras regiões. Ou seja, nós já temos o prejuízo que é monetizável em relação ao desmatamento da Amazônia, então, seria necessário interromper esse processo e não só isso iniciar um processo de recuperação das áreas degradadas para evitar que esse feito se intensifique”, conclui Cortês.

Resposta da Sabesp

A Sabesp informa que não há risco de desabastecimento neste momento na Região Metropolitana, mas reforça a necessidade do uso consciente da água em qualquer época. Composto por sete mananciais (Cantareira, Alto Tietê, Guarapiranga, Cotia, Rio Grande, Rio Claro e São Lourenço), o sistema é integrado, permitindo transferências rotineiras entre regiões e dando mais segurança ao abastecimento. Isso é possível porque obras vêm sendo realizadas desde a crise hídrica, com destaque para a Interligação Jaguari-Atibainha (que traz água da bacia do Rio Paraíba do Sul para o Cantareira) e o novo Sistema São Lourenço. Além das obras e ações, campanhas sobre o uso consciente são veiculadas ao longo do ano. Nesta quarta (21/4), o Sistema Integrado opera com 58,7% da capacidade, nível similar, por exemplo, aos 63,5% de 2018, quando não houve problemas. A projeção da Sabesp aponta níveis satisfatórios para passar pela estiagem (maio a setembro), mas, mais uma vez, a Companhia reforça a necessidade de uso consciente.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
MARQUISE
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo de RO fortalece manejo do pirarucu e garante renda para comunidades tradicionais

Governo de RO fortalece manejo do pirarucu e garante renda para comunidades tradicionais

Ações na Resex Rio Cautário unem conservação ambiental e desenvolvimento socioeconômico.
L
Cidade sustentável depende de inclusão social, afirma urbanista

Cidade sustentável depende de inclusão social, afirma urbanista

Carlos Moreno alerta que morar longe de serviços essenciais é sinônimo de exclusão.
L
Jovens refletem sobre justiça climática na 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil

Jovens refletem sobre justiça climática na 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil

Participantes levam para suas comunidades propostas de educação ambiental e sustentabilidade.
L
Restauração ambiental pode ser rentável, diz secretário do MMA

Restauração ambiental pode ser rentável, diz secretário do MMA

BNDES vai disponibilizar R$ 24,9 milhões para florestas comerciais.
L
Terra Indígena Munduruku volta a liderar ranking de desmatamento na Amazônia

Terra Indígena Munduruku volta a liderar ranking de desmatamento na Amazônia

Após queda nas ocorrências no início do ano, território no Pará voltou a registrar maior pressão do desmatamento entre abril e junho de 2025, segundo o Imazon.
L
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Brasileiros temem extremos climáticos e pesquisa liga frio e calor à mortalidade infantil

Brasileiros temem extremos climáticos e pesquisa liga frio e calor à mortalidade infantil

Mais de 80% da população demonstra preocupação com os efeitos das mudanças climáticas em crianças, enquanto estudos confirmam aumento do risco de morte em bebês e crianças devido a temperaturas extremas.
L
Anvisa proíbe venda de produtos de cannabis e cogumelos sem registro

Anvisa proíbe venda de produtos de cannabis e cogumelos sem registro

As empresas Hemp Vegan, Cannafy e De Volta às Raízes foram alvo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária por comercializarem itens sem registro ou autorização.
L

COLUNA DO CARLOS CALDEIRA: Entre rachadinhas e celulares bloqueados: o teatro político da Câmara de Porto Velho

A operação Face Oculta reacende velhos enredos da política rondoniense, expondo práticas recorrentes como rachadinhas, afastamentos temporários e reações previsíveis no jogo de poder da Câmara Municipal.
L

Nota de pesar: Nilva Emília Comerlatto

Familiares e amigos se despedem de Nilva Emília Comerlatto, lembrada por sua fé, amor à natureza e dedicação à família. A cerimônia será realizada na Funerária Dom Bosco, em Porto Velho.
L

Sorteio do RondônCAP Especial do Dia das Crianças já aconteceu e premiou muitos participantes

Com R$ 400 mil em prêmios e Dupla Chance de Ganhar, a edição especial distribuiu valores incríveis, incluindo R$ 350 mil no 4º prêmio e dezenas de Giros da Sorte.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de emprego para Assistente Administrativo em Home Office, Salário R$ 1.512,00

A oportunidade é para atuação em tempo integral e trabalho remoto. A função envolve atendimento ao cliente, rotinas administrativas e acompanhamento de processos internos.
L

Vaga de emprego para Operador de Rolo Compactador em Porto Velho, Salário R$ 5.225,00

A oportunidade é para atuação em tempo integral com 4 vagas disponíveis. A empresa oferece benefícios como cesta básica, alimentação, plano de saúde, auxílio transporte e seguro de vida.
L

Vaga de emprego para Operador de Fresadora em Porto Velho, Salário R$ 5.225,00

Com 4 vagas disponíveis, a oportunidade é para atuação em tempo integral. A empresa oferece benefícios atrativos, incluindo cesta básica, alimentação, plano de saúde, auxílio transporte e seguro de vida.
L

Vaga de emprego para Operador de Empilhadeira em Porto Velho, Salário R$ 2.795,45

A oportunidade é para atuação em tempo integral com 4 vagas disponíveis. A empresa oferece benefícios como cesta básica, alimentação na obra, plano de saúde, vale transporte e seguro de vida.
L
CNU 2025 define acertos mínimos para a 2ª fase do concurso

CNU 2025 define acertos mínimos para a 2ª fase do concurso

Nota ponderada é crucial para a classificação dos candidatos de nível superior; entenda quantos acertos são necessários para avançar à prova discursiva.
L

POLÍTICA

Amanda Areval assegura criação de Departamento Indígena em Vilhena com apoio do prefeito Flori

Amanda Areval assegura criação de Departamento Indígena em Vilhena com apoio do prefeito Flori

Nova coordenação municipal atenderá povos originários de toda a região, com servidores indígenas à frente da entidade.
L
Deputado Cássio Gois destaca importância da advocacia e da justiça em sessão solene da ALE-RO em Cacoal

Deputado Cássio Gois destaca importância da advocacia e da justiça em sessão solene da ALE-RO em Cacoal

Evento marcou o Dia do Advogado e da Justiça e homenageou profissionais e autoridades que contribuem para uma Rondônia mais justa
L
STF — Com a aposentadoria do ministro Barroso, a vaga deveria ser preenchida, de preferência, por uma mulher da carreira da magistratura

STF — Com a aposentadoria do ministro Barroso, a vaga deveria ser preenchida, de preferência, por uma mulher da carreira da magistratura

O STF passa por um momento de turbulência em que sua credibilidade é contestada. E não é somente o STF, a política nacional precisa também ser pacificada.
L
Câmara de Vereadores aprova e comemora descaradamente Lei inconstitucional

Câmara de Vereadores aprova e comemora descaradamente Lei inconstitucional

Confira as notícias do dia, por Cícero Moura.
L
Lula encontra papa no Vaticano e convida pontífice para a COP30 em Belém

Lula encontra papa no Vaticano e convida pontífice para a COP30 em Belém

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu pela primeira vez com o papa Leão XIV e discutiu desigualdade, combate à fome e a importância de realizar a Conferência do Clima na Amazônia.
L
Publicidade

POLÍCIA

Acidente fatal com moto em Espigão do Oeste mata jovem de 21 anos

Acidente fatal com moto em Espigão do Oeste mata jovem de 21 anos

Abimael Alexandre colidiu sua motocicleta contra um reboque estacionado na Rua Suruí, no bairro Caixa D’Água, e morreu no local na madrugada de sábado.
18
Motociclista sofre traumatismo craniano após acidente com carro na contramão

Motociclista sofre traumatismo craniano após acidente com carro na contramão

Otávio F. foi transferido para Cacoal em estado grave após colisão em Rolim de Moura, onde a dinâmica do acidente foi esclarecida por imagens.
16
Homem que confessou homicídio é executado a facadas dentro de casa

Homem que confessou homicídio é executado a facadas dentro de casa

Anderson F. S., suspeito de matar Sérgio Rodrigues Barbosa, teve a casa invadida no bairro São Cristóvão e foi brutalmente assassinado na noite de domingo.
18
Agressor com ciúmes usa canivete após briga em bar na zona rural

Agressor com ciúmes usa canivete após briga em bar na zona rural

Homem de 39 anos atacou a esposa com tapas e ameaçou outro cliente que o chamou de “corno” durante confusão em bar na Linha 135.
16
Homem embriagado agride ex-mulher e a própria irmã e é preso

Homem embriagado agride ex-mulher e a própria irmã e é preso

O jovem de 21 anos atacou as duas mulheres após uma discussão e fugiu da residência, mas foi localizado e conduzido à Unisp pela Polícia Militar.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Motorista embriagado é preso dormindo dentro do veículo parado em semáforo

Motorista embriagado é preso dormindo dentro do veículo parado em semáforo

Quando a guarnição chegou, encontrou o condutor completamente bêbado dormindo sob o volante, e depois de muito esforço conseguiu acordar o indivíduo, que se recusou a fazer o teste do bafômetro.
14
Homem relata atropelamento, injeção e bebida forçada após ser socorrido em hospital

Homem relata atropelamento, injeção e bebida forçada após ser socorrido em hospital

A vítima, um homem de 38 anos, alegou ter sido forçado a beber cachaça e receber uma injeção nas nádegas antes de ser atropelado intencionalmente por uma picape.
12
Motorista bate em poste e abandona caminhonete após acidente

Motorista bate em poste e abandona caminhonete após acidente

O veículo Fiat Strada foi encontrado danificado na manhã de domingo, em frente ao Parque de Exposições, levantando suspeitas de embriaguez ao volante e omissão de socorro.
10
Empresário com surto e faca ameaça pessoas no centro

Empresário com surto e faca ameaça pessoas no centro

Homem de 49 anos arremessou objetos e proferiu frases desconexas contra pedestres na Avenida Major Amarante, sendo contido pela Polícia Militar.
16
Homem desrespeita medida protetiva e ameaça ex-mulher de morte

Homem desrespeita medida protetiva e ameaça ex-mulher de morte

O incidente de violência doméstica aconteceu no bairro Embratel, onde o agressor foi detido após gritar ameaças como “vou te matar” e “não é para você arrumar outro homem”.
14
Ataque de cachorro deixa adolescente ferido e dono vai à Justiça

Ataque de cachorro deixa adolescente ferido e dono vai à Justiça

O jovem de 15 anos sofreu ferimentos na perna após ser mordido por um cão que escapou do quintal do vizinho; o responsável pelo animal assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência.
12
Venezuelano desaparecido é encontrado em Rondônia e pede extradição

Venezuelano desaparecido é encontrado em Rondônia e pede extradição

Jesus David Cataldy Lunar, de 20 anos, saiu de Cuiabá pegando caronas e procurou a Polícia Federal em Ji-Paraná para ser enviado de volta à Venezuela.
10
Beatriz Kfouri vence concurso internacional de redação com carta sobre o oceano

Beatriz Kfouri vence concurso internacional de redação com carta sobre o oceano

Estudante sergipana é premiada pelos Correios no 54º Concurso Internacional de Redação de Cartas, destacando a preservação ambiental.
L
Nova 364 e Aprosoja alinham plano para expansão do agronegócio e antecipação do Expresso Porto em Rondônia

Nova 364 e Aprosoja alinham plano para expansão do agronegócio e antecipação do Expresso Porto em Rondônia

Encontro discutiu investimentos em infraestrutura e medidas para aliviar o tráfego de caminhões em Porto Velho.
L
Libertação dos últimos reféns e cúpula de líderes em busca da paz em Gaza

Libertação dos últimos reféns e cúpula de líderes em busca da paz em Gaza

O Hamas entregou 20 reféns a Israel sob acordo de cessar-fogo mediado pelos EUA, enquanto Donald Trump proclama o fim da guerra e lideranças globais se reúnem no Egito para discutir o futuro.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.