QUINTA-FEIRA, 05/02/2026
Publicidade

Em destaque

ECONOMIA VERDE – Inventário florestal da Resex do Rio Cautário revela espécies nobres de árvores e plantas medicinais

Ele revelará, em equações matemáticas, o volume de carbono existente nas árvores.

Publicado em 

A Secretaria Estadual do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) solicitou a realização do inventário de árvores, cipós, arbustos e flores da Reserva Extrativista do Rio Cautário. Ele revelará, em equações matemáticas, o volume de carbono existente nas árvores.

Duas décadas depois dos primeiros estudos a respeito das ocupações de espaços na floresta rondoniense que veio ser essa Resex, a floresta em pé dá lugar ao maior projeto de crédito de carbono em área extrativista no País.

A Resex tem partes nos municípios de Costa Marques e Guajará-Mirim, ambos na fronteira brasileira com a Bolívia. É uma rica fonte para extrativistas e para a Universidade Federal de Rondônia (Unir) pesquisar árvores e plantas medicinais.

O serviço de medição e identificação de espécies durou 30 dias, foi concluído duas semanas atrás, e vai contemplar 95 famílias de sete comunidades: Águas Claras, Canindé, Ilha/Jatobá, Lago Verde, Laranjal, Ouro Fino, e Vitória Régia.

A equipe do inventário, em laboratório de manejo florestal envolveu 18 pessoas – pesquisadores e acadêmicos de diversas áreas alunos de pós-graduação na Unir e técnicos de nível médio. Eles trabalharam em parcelas de 70 x 70 metros, usando trenas e fitas diométricas, e para caminhar dentro da floresta também usaram imagens de satélite.

O secretário estadual do Desenvolvimento Ambiental, Marcílio Lopes enfatizou “o sentimento de conservação” dos moradores das sete comunidades. “Alguns deles acompanharam a equipe floresta adentro, constatando a imensa riqueza disponível para a sua autossustentabilidade”.

Com o inventário, a Sedam demonstra que mudanças climáticas globais, fotossíntese e estudo da biomassa florestal estão fortemente ligados. E o elo que conecta esses temas é o carbono, atualmente um dos assuntos mais debatidos no meio científico e ambiental, pois o mundo inteiro está preocupado com as emissões e estoques.

“O inventário em parcelas mede tudo o que tem aqui dentro, e a gente obtém resultados que nos dão ideia da estrutura da floresta, dos solos, do volume de madeira caída e de carbono florestal”, explicou o coordenador da equipe, engenheiro florestal Francisco Higuchi.

A equipe mediu com fita métrica árvores acima de 10 cm de diâmetro, a 1,30 m da base. Aquelas com troncos diferentes foram medidas mais acima ainda. Ao mesmo tempo, colocou plaquinhas de alumínio indicando a medição.

O extrativista Felipe Lopes, um dos 18 membros da equipe, disse que o trabalho de um mês apresentou resultado positivo e previu: “Dentro de dois anos, nós moradores estaremos capacitados para saber exatamente como fazer as próximas medições”.

A equipe levou 50 minutos para abrir cada parcela, e 1h30 na medição interna, informou Higuchi, que trabalha pela segunda vez em Rondônia e atua há 15 anos com inventários florestais no Acre, Amazonas e Roraima.

“A floresta é heterogênea, daí a necessidade e a importância da abertura de trilhas”, disse o coordenador.

“O privilégio dessas 95 famílias, aproximadamente mil pessoas, de morarem na região significa dizer que conhecem cada palmo desse chão”, lembrou o coordenador de Unidades de Conservação, Fábio França. Dessa maneira, ele considera que esse trabalho no âmbito do maior projeto de crédito de carbono em reservas extrativistas no País “trabalhará com dados precisos e imprescindíveis à Sedam”.

O engenheiro florestal Higuchi explicou cada serviço validado pela equipe: “Os responsáveis pela dendrologia estudaram a caracterização morfológica, a semi-botânica, flores e frutos das árvores, constatando que nem toda espécie floresce no mesmo período do ano”.

Já a turma encarregada de observar árvores caídas também fez sua medição total, o que servirá para o inventário determinar a altura dominante do sítio. “E eles fizeram também a cubagem das árvores, dimensionando o volume do tronco, resultando a avaliação do volume de árvores em pé e no cálculo da biomassa de carbono”, explicou o coordenador da equipe.

A Resex tem angelim, castanheira, copaíba, cerejeira, breuzinho, cipós diversos, mulateiro, sangue de dragão, e seringueira nativa. À beira das estradas internas ainda existem árvores de mogno (Swietenia macrophylla). “Essa riqueza em cerejeira e mogno é importante, ela não existe, por exemplo, no Amazonas”, observou.

A floresta do Cautário é ombrófila densa. Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), ela é também conhecida por floresta pluvial tropical (Floresta Amazônica e Floresta Atlântica), cuja formação está condicionada à ocorrência de temperaturas elevadas, em média 25ºC, e altas precipitações bem distribuídas durante o ano; no período de estiagem essas chuvas variam de zero a 60 dias.

Originário da Amazônia, o mogno já começou a desaparecer também no Estado de Rondônia, levado por madeireiros, na maioria das vezes, clandestinamente. Comum também nos estados de Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins, ele também ainda é encontrado em florestas no Peru e no México.

Cresce rápido, podendo alcançar quatro metros aos dois anos de idade. A largura do tronco varia entre 50 e 80 cm de diâmetro. Floresce entre os meses de novembro e janeiro; seus frutos amadurecem no mês de setembro e se prolongam até meados de novembro. A árvore é ornamental quando usada na arborização de parques e jardins.

Já o breuzinho, segundo estudos, existe em dezenas de espécies de árvores da família Burseraceas. Elas produzem qualidades diferentes de breuzinho ou breu, entretanto, somente uma espécie que produz a resina conhecida por breu branco, é a mais aromática e com maior quantidade de propriedades medicinais que as outras. O Departamento de Química da Unir começou a pesquisá-lo no início dos anos 2000, com apoio da Universidade Federal do Ceará.

Por sua vez, o mulateiro sofreu grande devastação em terras de mineradoras no interior de Porto Velho e da região onde surgiu o município de Itapuã do Oeste, a cem quilômetros da Capital. Tratores e máquinas usados na lavra da cassiterita (minério de estanho) destruíram milhares dessas árvores. O mulateiro, retilíneo, ramificado apenas na ponta, e esguio, de 30-40 cm de diâmetro, tem casca fina e quando industrializada serve para regeneração de pele de pessoas vítimas de queimaduras de terceiro grau.

Quando nova, a árvore é esverdeada, tornando-se marrom até mesmo castanho-escura. Descama anualmente em longas tiras, deixando exposta a camada interna avermelhada. O aspecto liso do tronco dá a impressão de ter sido envernizado.

Predominam ali os latossolos vermelho distroférricos (latossolo roxo distrófico) e excepcionalmente os latossolos vermelho eutroférricos (latossolo roxo eutrófico), originados de granitos e gnaisses, além de arenitos com derrames vulcânicos de vários períodos geológicos.

“Já esperávamos encontrar a Resex do Rio Cautário assim; o terreno aqui é plano, sem aclives e declives, facilitando o nosso trabalho”, considerou Higuchi.

O inventário ensinou jovens extrativistas a lidar melhor com a Resex. Henrique Masceno, 28, nascido em Ji-Paraná, um dos moradores da Comunidade Águas Claras, usou o GPS. “Separo a castanha dos ouriços e seco no barracão”, explicou. Esse trabalho dura 40 dias e é feito por ele entre janeiro e fevereiro de cada ano. Outros demoram mais tempo, ele revelou.

Acompanhando o último dia de trabalho para o inventário, o engenheiro florestal Miguel Milano, de uma empresa parceira da Sedam no projeto de crédito de carbono, elogiou “quem conserva e nunca saiu da região”.

Ele sugeriu: “O lucro do látex e da castanha pode sim ficar na comunidade, evitando que pare nas mãos de atravessadores; a copaíba também, e assim poderemos firmar compromissos com outros ativos”.

Faz parte dos planos de Milano promover também investimentos em estudos de crianças da reserva, para que adquiram consciência em relação à autossustentabilidade. Lembrou o engenheiro que o extrativismo da castanha e da seringueira é praticado em várias gerações pelas famílias da Resex, cujos saberes são transmitidos de pai para filho.

A coleta da seringa, basicamente masculina, assim aconteceu longos anos por conta dos “mais velhos”, por causa da paralisação das atividades dos seringais velhos, em função da baixa atratividade econômica. Situação que tende agora a melhorar, graças aos investimentos do governo estadual.

O rio Cautário é o principal curso d’água da Resex e tem grande protagonismo no cotidiano das comunidades extrativistas. Praticamente tudo está relacionado ao rio e a adaptação aos ciclos estacionais das cheias e vazantes é parte da realidade das populações ribeirinhas.

Além das planícies, esse sistema fluvial é também composto por diques marginais de pequeno desnível, lagoas marginais, baías, paranás, furos, barras de canal e pontal, geralmente formadas por sedimentos arenosos e ilhas ocupadas por florestas e formações pioneiras. No geral, esse rio possui um desnível topográfico de mais de 60 metros em sua passagem pela área de estudo, variando desde os 200 e poucos metros, ao atravessar a Serra dos Uopianes, até aproximadamente os 135 metros, em sua foz no rio Guaporé.

Nesse intervalo espacial, o Cautário apresenta diferentes padrões de escoamento, desníveis topográficos mais acentuados ou mais amenos e diferentes densidades de drenagem, velocidade das águas e ambientes de sedimentação. [Dados do ICMBio no Plano de Manejo da Resex].

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Fundo Amazônia lança chamada pública de R$ 80 milhões para produção sustentável

Fundo Amazônia lança chamada pública de R$ 80 milhões para produção sustentável

Recursos vão apoiar povos indígenas, comunidades tradicionais e agricultores familiares, superando gargalos de logística, beneficiamento, armazenamento e acesso a mercados.
L
Sema regulamenta publicação de licenças ambientais em Porto Velho

Sema regulamenta publicação de licenças ambientais em Porto Velho

Normas definem prazos, critérios de transparência e validade dos processos de licenciamento ambiental no município, com exigência de aviso público em até dez dias úteis.
L
Fundo Amazônia investe R$ 80 milhões em produção agrícola comunitária

Fundo Amazônia investe R$ 80 milhões em produção agrícola comunitária

Edital vai apoiar povos indígenas, comunidades tradicionais e agricultores familiares na Amazônia Legal, promovendo sustentabilidade e segurança alimentar.
L
Fundo Amazônia destina R$ 80 milhões para fortalecer produção sustentável na região

Fundo Amazônia destina R$ 80 milhões para fortalecer produção sustentável na região

Iniciativa lançada por Conab e BNDES vai apoiar comunidades indígenas, tradicionais e agricultores familiares, ampliando infraestrutura e acesso a mercados na Amazônia Legal.
L
Porto Velho cria novas regras para manejo de árvores urbanas

Porto Velho cria novas regras para manejo de árvores urbanas

Normativa da Sema define critérios técnicos para poda, retirada e transplante, com foco na proteção da fauna local e na preservação ambiental da capital.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

News Rondônia e o Cine Araújo se uniram para turbinar suas sextas-feiras com uma promoção que é puro cinema!

Parceria entre News Rondônia e Cine Araújo vai sortear toda sexta-feira um par de ingressos para internautas curtirem os principais filmes em cartaz com acompanhante.
L
UNIR abre concurso com 47 vagas para professores efetivos em diversas áreas

UNIR abre concurso com 47 vagas para professores efetivos em diversas áreas

Seleção oferece oportunidades em sete campi de Rondônia, com salários que podem chegar a R$ 14,4 mil e inscrições abertas entre 13 de fevereiro e 5 de março.
L
Diretora de escola canta Pinduca para anunciar aprovação de ex-aluna em vestibular federal, no Pará

Diretora de escola canta Pinduca para anunciar aprovação de ex-aluna em vestibular federal, no Pará

“Alô papai, alô mamãe”: força de vontade transforma dificuldades em superação.
L
Governo do Brasil cria 12 novos laboratórios de informática em Rondônia: inclusão digital chega a quatro municípios

Governo do Brasil cria 12 novos laboratórios de informática em Rondônia: inclusão digital chega a quatro municípios

Programa Computadores para a Inclusão doou 112 computadores recondicionados no estado, ampliando o acesso ao letramento digital e capacitando pessoas de baixa renda para o mercado de trabalho.
L
Bombeiros localizam jovem desaparecido em Cacaulândia após cinco dias de buscas

Bombeiros localizam jovem desaparecido em Cacaulândia após cinco dias de buscas

Marcelo Gonçalves Pinto, de 22 anos, foi encontrado em área de pastagem após operação do CBMRO que utilizou drones e cães farejadores na RO-140.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Governo de Rondônia oferta 2.377 vagas no Sine-RO nesta semana

Ação coordenada pela Sedec inclui 75 oportunidades para jovens aprendizes e amplia o acesso da população ao mercado de trabalho em diversos municípios do estado.
L
Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Estágio na Prefeitura de Porto Velho revela talentos e abre portas

Programa mantém 264 estagiários ativos, oferece bolsas e forma jovens para o serviço público, com ex-estagiários ocupando hoje cargos estratégicos na gestão municipal.
L
Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Desemprego cai para 5,1% e atinge menor nível da história

Brasil encerra o ano de 2025 com recorde de trabalhadores com carteira assinada e aumento na renda média mensal, segundo dados da Pnad Contínua divulgados pelo IBGE.
L
Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

Brasil cria mais de 1,2 milhão de empregos formais em 2025

O saldo positivo de vagas com carteira assinada no país teve uma queda de 23,73% na comparação com o ano anterior, influenciado por juros e economia lenta.
L
Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

Câmara dos Deputados abre concurso com salário de R$ 21 mil

O novo edital oferece vagas para o cargo de policial legislativo com inscrições a partir desta semana e provas marcadas para todas as capitais.
L
Publicidade

POLÍTICA

Dra. Taíssa destina R$ 350 mil para reforma da Irmandade do Divino

Dra. Taíssa destina R$ 350 mil para reforma da Irmandade do Divino

Recurso parlamentar já foi empenhado e será aplicado na melhoria do galpão e do primeiro bloco da sede, fortalecendo projetos sociais e tradições religiosas.
L
Dra. Taíssa cobra melhorias no 193 e pressiona por regularização de números de emergência

Dra. Taíssa cobra melhorias no 193 e pressiona por regularização de números de emergência

Parlamentar aponta falhas graves no sistema de chamadas em Guajará-Mirim e exige descentralização do atendimento para evitar riscos à vida da população.
L

Alexandre de Moraes diz que norma do CNJ não proíbe juízes de opinar sobre política em conversas privadas

Durante julgamento, ministro explicou que a regra impede a atuação político-partidária pública, mas não retira dos magistrados o direito de manter opiniões e diálogos políticos no âmbito pessoal.
L
Governo amplia incentivo fiscal para fortalecer a indústria química

Governo amplia incentivo fiscal para fortalecer a indústria química

Plano anunciado por Geraldo Alckmin eleva recursos do regime especial para R$ 3 bilhões e busca conter fechamento de fábricas, preservar empregos e ampliar a competitividade do setor.
L
Moraes defende recebimento de juízes por palestras e ações

Moraes defende recebimento de juízes por palestras e ações

O ministro afirmou que a lei permite que magistrados sejam acionistas de empresas e recebam por aulas, desde que não atuem na administração direta.
L
Publicidade

POLÍCIA

Vítima de execução na BR-319 é identificado

Vítima de execução na BR-319 é identificado

Deilson da Silva foi encontrado morto ao lado de sua motocicleta no KM 33
18
Criança fica ferida em grave acidente entre motos na zona norte

Criança fica ferida em grave acidente entre motos na zona norte

Acidente ocorreu no cruzamento das ruas Lauro Sodré e Martinica, no bairro Costa e Silva
12
Motociclista fica em estado grave após colidir contra proteção de viaduto

Motociclista fica em estado grave após colidir contra proteção de viaduto

Condutor perdeu o controle na descida do viaduto da BR-364 com Avenida Rio de Janeiro e foi socorrido ao Hospital João Paulo II.
16
Homem é encontrado morto em vala na BR-364 em Porto Velho

Homem é encontrado morto em vala na BR-364 em Porto Velho

Equipes da perícia e rabecão foram acionadas ao local para os trabalhos de praxes.
18
Homem é encontrado morto em vila de apartamentos na zona leste de Porto Velho

Homem é encontrado morto em vila de apartamentos na zona leste de Porto Velho

Polícia Militar confirmou a ocorrência na Avenida José Vieira Caúla, no bairro Teixeirão; perícia apontou overdose como causa provável da morte.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Quando a educação forma defensores da história de Rondônia

Reencontro com o ex-aluno Daniel Pitt Bull destaca a importância da educação, da memória rondoniense e da valorização da história como base para uma atuação pública mais consciente e responsável.
L
Avenida Imigrantes recebe obras de drenagem para eliminar alagamentos históricos

Avenida Imigrantes recebe obras de drenagem para eliminar alagamentos históricos

Intervenção da Seinfra no cruzamento com a Décima Avenida corrige erosões e manilhas danificadas que comprometiam a segurança de motoristas em Porto Velho.
L
Carnaval terá proibição de paredões de som por decreto municipal

Carnaval terá proibição de paredões de som por decreto municipal

Medida visa garantir a segurança dos foliões e o cumprimento dos horários dos blocos durante os desfiles de 2026.
L
Carreta do Hospital de Amor abre inscrições para exames gratuitos em Jaru

Carreta do Hospital de Amor abre inscrições para exames gratuitos em Jaru

Atendimentos começam na próxima segunda-feira (09) e incluem mamografia, preventivo, avaliação bucal e triagem de pele, com serviços programados para março.
L
3º Encontro Anual do Senac Rondônia reforça planejamento estratégico e integração para 2026

3º Encontro Anual do Senac Rondônia reforça planejamento estratégico e integração para 2026

Evento reuniu colaboradores de todo o estado para apresentar resultados de 2025 e alinhar diretrizes institucionais com foco em inovação, integridade e excelência na gestão.
L
Resultados de janeiro de 2026 reforçam atuação estratégica da PMRO

Resultados de janeiro de 2026 reforçam atuação estratégica da PMRO

Os resultados operacionais de janeiro de 2026 confirmam a atuação estratégica da Polícia Militar de Rondônia (PMRO) no combate à criminalidade em todo o Estado, com destaque para Porto Velho.
L

Requerimento de Renovação da Outorga e Licença de Operação do Poço Tubular-SED SÃO DOMINGOS: ENERGISA RONDÔNIA – DISTRIBUIDORA DE ENERGIA S.A.

LICENÇA DE OPERAÇÃO E OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS DO POÇO TUBULAR PROFUNDO DA SED SÃO DOMINGOS
L

Requerimento da Outorga e Licença Ambiental: ASSOCIACAO DOS PRODUTORES RURAIS CORUMBIARA VIDA NOVA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS – LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L
Curto-circuito em ar-condicionado atinge escola municipal de Porto Velho

Curto-circuito em ar-condicionado atinge escola municipal de Porto Velho

Secretaria Municipal de Educação (Semed) confirma que falha na Unidade Marise e Castiel ocorreu fora do horário letivo e não causou danos estruturais ao prédio.
L
A advocacia como os pulmões da sociedade democrática: o papel essencial na defesa da Constituição

A advocacia como os pulmões da sociedade democrática: o papel essencial na defesa da Constituição

Artigo de Ives Gandra destaca a advocacia como instrumento indispensável para a preservação do Estado Democrático de Direito e o respeito à independência entre os Poderes.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.