TERÇA-FEIRA, 11/11/2025

Em destaque

GOVERNADOR DE RONDÔNIA ENALTECE INTEGRAÇÃO E VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA PREVÊ A PRORROGAÇÃO DA OPERAÇÃO VERDE BRASIL 2

A operação é destinada a combater o desmatamento e prevenir as queimadas na região

Publicado em 

O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, acenou com a possibilidade de que seja prorrogada a Operação Verde Brasil 2, deixando claro que levará a proposta para a reunião do Conselho de Governo na terça-feira (9), quando apresentará ao presidente da República, Jair Bolsonaro, os resultados obtidos até o momento nas ações implementadas. A informação de solicitar a prorrogação foi anunciada pelo próprio vice-presidente durante coletiva de imprensa realizada na noite de domingo (7), na 17ª Brigada de Infantaria de Selva, em Porto Velho, com a presença do governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha.

A Operação Verde Brasil 2 é coordenada pela vice-presidência da República, em apoio aos órgãos de controle ambiental e de segurança pública. A missão deflagrada pelo governo federal, em 11 de maio deste ano, visa ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais na Amazônia Legal.

Durante a estada do vice-presidente da República na Capital rondoniense, foram amplamente debatidos os resultados e desafios da atuação do Conselho Nacional da Amazônia Legal – presidido pelo próprio general Mourão –  quanto à Operação Verde Brasil 2, destinada a combater o desmatamento e prevenir as queimadas na região.

Vice-presidente da República, general Mourão, ao lado do governador Marcos Rocha, detalha sobre a Operação Verde Brasil 2

O vice-presidente da República acompanhou de perto as atividades da Operação Verde Brasil 2 na área de atuação do Comando Conjunto Príncipe da Beira (CCj PB) nos estados do Acre, Rondônia e Sul do Amazonas. Na oportunidade, foram apresentados os detalhes das atividades em andamento da operação, sendo destacada a integração entre as Instituições Federais e Órgãos de Segurança Pública e Fiscalização (OSPF).

Dentre as várias perguntas feitas pela imprensa, uma delas trouxe à tona a integração entre o governo do Estado e o Governo Federal para união de esforços com intuito de compor as medidas desenvolvidas na Operação Verde Brasil 2. O vice-presidente da República argumentou que tem sido confirmado o máximo de apoio que vem sendo dado pelos governadores, a exemplo de Rondônia que tem empregado as forças policiais, Corpo de Bombeiros, órgãos de fiscalização, ou seja, auxiliando efetivamente e trabalhando lado a lado.

Durante a explanação, o general Mourão dividiu a resposta com o governador Marcos Rocha que, de imediato, salientou e reforçou a integração, fazendo valer a missão do Conselho que é a de coordenar e integrar as ações governamentais relacionadas à Amazônia Legal. “O governo de Rondônia está unido. Em todas as ações temos reportado ao governo federal, e isso tem dado facilidade para que seja feito o planejamento adequado. Importante é estarmos unidos e combatendo as queimadas ilegais. Todos os órgãos do Estado estão disponíveis ao governo federal para trabalho em conjunto e que possam atuar em defesa da sociedade”, destacou o governador, aproveitando para enaltece as várias ações do governo do Estado que contam com grande apoio do Exército Brasileiro, bem como de outros órgãos, citando como exemplo o drive-thru realizado no sábado para a realização de testes rápidos da Covid-19.

É a segunda vez somente este ano que o vice-presidente general Mourão vem a Porto Velho. No início de maio, o vice-presidente, que naquele momento estava em exercício na presidência,  esteve reunido com o governador Marcos Rocha e demais secretários de Estado, ocasião em que foi detalhado o planejamento elaborado pelo governo estadual, definindo propostas para a Amazônia rondoniense, com ênfase na defesa de importantes pilares que vão desde a conservação, proteção e desenvolvimento ambiental, ao ordenamento e regularização fundiária, bem como prevenção e combate aos incêndios florestais.

PLANEJAMENTO

Ao tecer comentário durante a coletiva de imprensa sobre o planejamento para regiões afetadas, o general Mourão lembrou que no dia 23 de março, o Conselho Nacional da Amazônia Legal fez uma reunião, ocasião em que foram apresentadas as bases para o planejamento estratégico que está sendo realizado dentro das quatro Comissões (Integradora; Proteção; Preservação; e Desenvolvimento).

Ao mesmo tempo, conforme o vice-presidente, sete ações prioritárias foram decididas, entre elas a questão do combate imediato ao desmatamento, garimpo ilegal e as queimadas. “Obviamente, brevemente estaremos entrando na estação das queimadas e o nosso planejamento prevê essas operações até o final desse período de governo do presidente Jair Bolsonaro, ou seja, até 2022, porque na situação atual que estamos, onde ainda não temos uma regularização fundiária e ainda temos a carência do zoneamento econômico e ecológico, temos carência dos órgãos de fiscalização por falta de pessoal, é necessário que operações integradas dessa natureza sejam levadas em efeito para que possamos coibir as ilegalidades”, enfatizou o vice-presidente da República.

A Operação Verde Brasil 2 tem apoio de agentes de fiscalização da Sedam, Batalhão da Polícia Ambiental (BPA), Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), Defesa Civil, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Forças Armadas (Exército Brasileiro, Aeronáutica, Polícia Federal).

Antes da coletiva de imprensa, o vice-presidente da República esteve reunido juntamente com o ministro da Defesa, general Fernando Azevedo; com o comandante Militar da Amazônia, general Theophilo Gaspar de Oliveira; com o comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva (17ª Bda Inf Sl), general Luciano Batista de Lima; com o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha; com o governador do Acre, Gladson Cameli; bem como outras autoridades civis e militares.

Paulo Ricardo Leal e Comunicação Social / 17ª Bda Inf Sl
Fotos: Frank Néry e Rosinaldo Machado

Publicidade
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Rondônia apresenta diagnóstico socioeconômico e ambiental de comunidades indígenas na COP30

Rondônia apresenta diagnóstico socioeconômico e ambiental de comunidades indígenas na COP30

Levantamento da Superintendência Estadual do Indígena reúne dados sobre nove territórios e mais de 1.200 indígenas para orientar políticas públicas sustentáveis.
L
Prefeitura de Porto Velho orienta população sobre cuidados em períodos de fortes chuvas

Prefeitura de Porto Velho orienta população sobre cuidados em períodos de fortes chuvas

Defesa Civil alerta para riscos de alagamentos e tempestades e divulga canais de emergência para atendimento imediato.
L
Conab lança projeto Armazéns Solares durante a COP 30 em Belém

Conab lança projeto Armazéns Solares durante a COP 30 em Belém

Iniciativa marca o início da transição energética nas unidades armazenadoras da estatal e reforça compromisso com a sustentabilidade.
L
DPU abre consulta pública sobre protocolo de ação em crises ambientais

DPU abre consulta pública sobre protocolo de ação em crises ambientais

A Defensoria Pública da União (DPU) lançou o Protocolo de Atuação em Desastres e Emergências Socioambientais durante a COP30, em Belém, abrindo consulta para consolidar diretrizes nacionais de prevenção, resposta e reparação em contextos de crise climática e humanitária.
L
MPRO apresenta estratégias de proteção ambiental em congresso internacional na Argentina

MPRO apresenta estratégias de proteção ambiental em congresso internacional na Argentina

Promotores Pablo Viscardi e Valéria Canestrini representaram Rondônia no evento que reuniu Ministérios Públicos da América Latina.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Prefeitura de Porto Velho e Senai abrem inscrições para cursos gratuitos de Aprendizagem Industrial 2026

Prefeitura de Porto Velho e Senai abrem inscrições para cursos gratuitos de Aprendizagem Industrial 2026

Com oportunidades em áreas presenciais e a distância, cursos do Senai e Prefeitura de Porto Velho ampliam acesso à qualificação técnica e profissional
L
Alexandre de Moraes abre julgamento de militares e policial federal acusados de monitorá-lo em trama golpista

Alexandre de Moraes abre julgamento de militares e policial federal acusados de monitorá-lo em trama golpista

Nove militares do Exército e um policial federal são acusados de monitorar ministros e o presidente eleito em 2022.
L
Governo estende para 2026 prazo de pedido de ressarcimento do INSS

Governo estende para 2026 prazo de pedido de ressarcimento do INSS

O governo federal decidiu prorrogar até 14 de fevereiro de 2026 o prazo final para que aposentados e pensionistas possam solicitar a devolução de valores descontados indevidamente dos benefícios do INSS, referente a fraudes reveladas pela Operação Sem Desconto.
L

Conexão RH: Entrevista com Ariane Lopes, Personal Chef

A entrevista promete revelar os bastidores de como empreender pode ir além do lucro, gerando conexões humanas e significado em cada entrega. Um episódio imperdível para quem busca inspiração e propósito no que faz.
L
STF inicia julgamento de dez réus do Núcleo 3 da trama golpista

STF inicia julgamento de dez réus do Núcleo 3 da trama golpista

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) começa a julgar nesta terça-feira, às 9h, o Núcleo 3 da investigação sobre a trama golpista, que inclui nove militares do Exército, conhecidos como “kids-pretos”, e um policial federal.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Reaberto prazo para manifestação de interesse na lista de espera do CNU 1

Reaberto prazo para manifestação de interesse na lista de espera do CNU 1

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) reabriu o prazo para os aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 1) manifestarem interesse em permanecer na lista de espera, com encerramento na quinta-feira (13).
L
Giovana Antonelli e Primo Pobre marcam presença no Mutirão Acredita + Caravana Delas

Giovana Antonelli e Primo Pobre marcam presença no Mutirão Acredita + Caravana Delas

Evento em Porto Velho reuniu palestras, atendimentos e produtos de crédito para fortalecer microempreendedores e empreendedorismo feminino.
L
Energisa Rondônia abre novas vagas de emprego e estágio

Energisa Rondônia abre novas vagas de emprego e estágio

Oportunidades estão disponíveis em municípios como Porto Velho, Ji-Paraná e Alta Floresta. Inscrições seguem até 13 de novembro.
L

Vaga de emprego para Agente Funerário, Salário fixo + premiações variáveis

Oportunidade para profissionais com ensino médio completo, habilitação B e disponibilidade de horário.
L

CAIXA lança concurso público com 184 vagas de nível superior; salários chegam a R$ 14,9 mil

O edital para cargos da carreira profissional da CAIXA será publicado nesta sexta-feira (7), data de início das inscrições, com provas previstas para 1º de fevereiro de 2026.
L

POLÍTICA

Emenda de Cláudia de Jesus reforça estrutura da saúde em Mirante da Serra

Emenda de Cláudia de Jesus reforça estrutura da saúde em Mirante da Serra

Deputada destina R$ 60 mil para compra de equipamentos hospitalares que vão melhorar o atendimento na Unidade Mista de Saúde.
L
Dra. Taíssa destina R$ 500 mil ao Duelo na Fronteira 2025 e reforça apoio à cultura de Guajará-Mirim

Dra. Taíssa destina R$ 500 mil ao Duelo na Fronteira 2025 e reforça apoio à cultura de Guajará-Mirim

Emenda parlamentar garante valorização dos bois-bumbás Flor do Campo e Malhadinho e fortalece a identidade cultural da fronteira.
L
PL Antifacção: Relator recua e permite operações da PF sem aval de governadores

PL Antifacção: Relator recua e permite operações da PF sem aval de governadores

Após críticas do Governo e da PF, deputado Guilherme Derrite alterou o texto para endurecer o combate financeiro ao crime organizado e criar nova figura penal.
L
Crise do lixo em Porto Velho: vereadora Sofia Andrade cobra rompimento de contrato e denuncia “serviço porco”

Crise do lixo em Porto Velho: vereadora Sofia Andrade cobra rompimento de contrato e denuncia “serviço porco”

Parlamentar do PL critica falhas na coleta e limpeza urbana e exige da Prefeitura de Porto Velho medidas imediatas para encerrar contrato com empresa responsável.
L
Ieda Chaves leva “Coração em Ação” com cuidados e esperança para mais de 2 mil pessoas em Itapuã

Ieda Chaves leva “Coração em Ação” com cuidados e esperança para mais de 2 mil pessoas em Itapuã

Projeto idealizado pela deputada estadual mobilizou 150 voluntários e ofereceu atendimentos gratuitos em saúde, cidadania, beleza e bem-estar.
L
Publicidade

POLÍCIA

PRF em Rondônia prende homem por porte ilegal de arma de fogo

PRF em Rondônia prende homem por porte ilegal de arma de fogo

Após tentativa de fuga, o indivíduo foi alcançado no perímetro urbano em Ji-Paraná
10
PF deflagra Operação Lamaçal e investiga desvio de verbas públicas em 9 cidades gaúchas após enchentes

PF deflagra Operação Lamaçal e investiga desvio de verbas públicas em 9 cidades gaúchas após enchentes

A Polícia Federal cumpre 35 mandados e bloqueia R$ 4,5 milhões para apurar fraudes em contratos emergenciais na prefeitura de Lajeado (RS).
L
Motociclista fica ferido após colisão com carro na Avenida Brasil em RO

Motociclista fica ferido após colisão com carro na Avenida Brasil em RO

Um motociclista ficou ferido na tarde desta segunda-feira (10) em Ji-Paraná após a Honda CG 125 Fan que ele conduzia colidir com um Chevrolet Onix no cruzamento da Rua Paulo Freire com a Avenida Brasil.
12
Câmeras flagram furto de celular e uso de cartão por aproximação em RO

Câmeras flagram furto de celular e uso de cartão por aproximação em RO

Um furto de celular modelo Redmi 60 foi registrado na tarde desta segunda-feira (10) na Rua João Batista, Setor 07, em Jaru. O criminoso, flagrado por câmeras de segurança, levou também o cartão de um banco digital e o utilizou para realizar compras por aproximação.
10
Corpo de menino de 7 anos é encontrado no Rio Ubirajara após desaparecimento em RO

Corpo de menino de 7 anos é encontrado no Rio Ubirajara após desaparecimento em RO

O corpo de Breno Correia, um menino de apenas 7 anos, foi encontrado nas águas do Rio Ubirajara, na zona rural de Jaru, na manhã desta segunda-feira (10). A criança estava desaparecida desde a tarde de domingo (9), quando brincava no rio.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura de Porto Velho apoia ação solidária da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Canutama

Prefeitura de Porto Velho apoia ação solidária da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Canutama

Iniciativa reuniu voluntários e instituições parceiras para levar serviços sociais, de saúde e cidadania à comunidade da Escola Aldenora Amorim, na BR-319, em Canutama (AM).
L
Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais seguem abertas até quinta-feira (13) em Porto Velho

Inscrições para cursos profissionalizantes presenciais seguem abertas até quinta-feira (13) em Porto Velho

Iniciativa do Governo de Rondônia, por meio do Idep, amplia oportunidades de qualificação gratuita em diversas áreas, fortalecendo a empregabilidade no estado.
L
Conexão Tech.RO segue com programação sobre inovação e transformação digital nesta terça-feira (11)

Conexão Tech.RO segue com programação sobre inovação e transformação digital nesta terça-feira (11)

Evento promovido pelo Governo de Rondônia aborda temas como segurança cibernética, inteligência artificial e soluções inovadoras, com palestras e oficinas gratuitas em Porto Velho.
L
Servidores da Seduc representam gerações que fizeram o Joer crescer em Rondônia

Servidores da Seduc representam gerações que fizeram o Joer crescer em Rondônia

Durante a Fase Estadual Infantil em Cacoal, servidores que participaram desde os primórdios do Joer destacam a importância do esporte escolar em Rondônia.
L
II FROMIMPE impulsiona desenvolvimento econômico em Rondônia

II FROMIMPE impulsiona desenvolvimento econômico em Rondônia

Fórum estadual cria comitês regionais para fortalecer políticas públicas voltadas às micro e pequenas empresas.
L
Decreto restabelece prazo para pagamento do ICMS em Rondônia

Decreto restabelece prazo para pagamento do ICMS em Rondônia

Empresas com parcelamentos tributários regulares voltam a ter 45 dias para quitar o imposto.
L
Programa Cidadania Empresarial impulsiona empreendedorismo com atendimentos gratuitos em Vilhena

Programa Cidadania Empresarial impulsiona empreendedorismo com atendimentos gratuitos em Vilhena

Iniciativa do governo de Rondônia ofereceu serviços, palestras e orientação técnica, fortalecendo a formalização e o crescimento de pequenos negócios.
L
Prefeitura de Porto Velho realiza substituição de manilhas na avenida Rio de Janeiro

Prefeitura de Porto Velho realiza substituição de manilhas na avenida Rio de Janeiro

Ação da Seinfra busca melhorar o escoamento das águas pluviais e prevenir alagamentos na zona Leste da capital.
L
PGR acusa núcleo da trama golpista de ter intenções "homicidas" contra Moraes e Lula

PGR acusa núcleo da trama golpista de ter intenções “homicidas” contra Moraes e Lula

O procurador-geral Paulo Gonet destacou a disposição brutal e mensagens que falavam em “matar” adversários durante a sustentação oral do julgamento do Núcleo 3.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.