TERÇA-FEIRA, 17/06/2025
Publicidade

TERMO DE COOPERAÇÃO VAI IMPULSIONAR O TURISMO E PRESERVAÇÃO AMBIENTAL EM RONDÔNIA

O projeto do Governo de Rondônia é promover o desenvolvimento sustentável de todas suas Unidades de Conservação com um projeto de governança dirigido, com foco na preservação

Publicado em 

TERMO DE COOPERAÇÃO VAI IMPULSIONAR O TURISMO E PRESERVAÇÃO AMBIENTAL EM RONDÔNIA - News Rondônia

Envolvida num importante projeto de governança pública para a gerência de seus parques e unidade de conservação, a Superintendência Estadual de Turismo (Setur) está ampliando suas ações e renovando esforços para o desenvolvimento dessas estruturas turísticas, com uma exploração racional e sustentável dos recursos, conforme disse nessa quarta-feira (6) Gilvan José Pereira Júnior, titular da Superintendência rondoniense.

TERMO DE COOPERAÇÃO VAI IMPULSIONAR O TURISMO E PRESERVAÇÃO AMBIENTAL EM RONDÔNIA - News Rondônia

O projeto do Governo de Rondônia é promover o desenvolvimento sustentável de todas suas Unidades de Conservação com um projeto de governança dirigido, com foco na preservação

Segundo ele, o modelo dessas ações segue a orientação do Termo de Cooperação firmado entre o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Fundação Getúlio Vargas (FGV), por meio do qual está guiando a elaboração e execução dos projetos de sua alçada, visando a realização de uma gestão austera e de resultado, conjugando preservação ambiental e desenvolvimento sustentável, como modelo fundamental dentro de uma visão de governança pública moderna para temas tão essências à vida.

O projeto da Setur tem a orientação do TCE, que tem dados apurados em suas auditorias para o setor turístico e de preservação e, ainda, da FGV, que apresenta uma estratégia completa para este novo modelo de gestão, com meios inovadores e recursos tecnológicos, que facilitam o planejamento e dirigem as ações para elaboração de projetos para todas as áreas.

A sugestão desse modelo, com o incentivo à formalização do Termo, foi proposta pelo conselheiro Bendito Antonio Alves, do TCE, que fez uma apresentação às autoridades do Estado presentes ao ato, entre elas, o secretário-chefe da Casa Civil, Júnior Gonçalves, e o governador Marcos Rocha, onde demonstrou o conjunto dos recursos naturais e a potencialidade turística e econômica do Estado de Rondônia, a depender de uma gestão dirigida que leve em consideração um modelo de governança que mire desenvolvimento com sustentabilidade.

RECURSOS E UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

Nesta reunião o conselheiro apresentou o resultado de um trabalho completo de auditoria realizado pelo Tribunal, demonstrando ponto a ponto cada segmento que compõe o conjunto desses recursos. Ele citou as 40 Unidades de Conservação do Estado (UC), das quais, excetuando as sete que integram o grupo de Unidades de Proteção Integral, restam nada menos de 33 UC que se enquadram no grupo de Unidades de Uso Sustentável – 10 Florestas, 21 Reservas Extrativistas e duas Áreas de Proteção Ambiental.

Segundo ele, toda essa riqueza (bruta) exige a presença do Estado, não só como fiscal, mas como gerente de preservação e de desenvolvimento, a depender da elaboração e execução de projetos que gerem recursos para investimentos em seu próprio desenvolvimento, capazes de gerar divisas suficientes para o Estado garantir seu custeio e realizar as melhorias de suas estruturas para atrair visitantes e desenvolver seu potencial turístico, dentro desse projeto de governança sustentável.

Presente à reunião, o superintendente de Turismo de Rondônia (Setur), Gilvan José Pereira Júnior revelou-se entusiasmado com a formalização do Termo de Cooperação, destacando os benefícios que ele reserva para o Estado, que passa utilizar toda estrutura e recursos tecnológicos da FGV, de forma gratuita, sem custo para o Estado, a menos que seja firmado algum contrato, conforme prevê o §1º da Cláusula Primeira, relativa ao Objeto do Termo.

FLORESTAS DE RENDIMENTO SUSTENTADO, RESERVAS EXTRATIVISTAS E PARQUES

Importa destacar, por oportuno, que além dessa riqueza que as UC representam, Rondônia ainda conta com nada menos de 20 Florestas Estaduais de Rendimento Sustentado, sendo seis em Cujubim, e as outras espalhadas pela região do Vale do Jamari e Município de Porto Velho, que tem sete unidades de florestas à espera de investimentos em projetos de desenvolvimento que levem em consideração aspectos de uso sustentável de suas riquezas, conservando e preservando seus biomas – fauna, flora, recursos naturais e minerais – como condição essencial.

Da mesma forma o projeto de uso dos benefícios previstos no Termo de Cooperação terá um olhar especial dirigido às 23 Reservas Extrativistas do Estado – Rio Cautário, Rio Pacaás Novos, Pedras Negras e Curralinho, no Vale do Guaporé -, e as 16 com predomínio no Município de Machadinho do Oeste, e outras no Município de Porto Velho, que segundo informações da Setur integram o conjunto de áreas com destinação de políticas públicas dirigidas.

Por fim, a uma parada no caminho dos Parques Estaduais de Serra dos Reis, Corumbiara e Guajará Mirim, todos no Vale do Guaporé, região riquíssima em recursos naturais e minerais e de rara beleza, que precisa ser explorada de forma sustentável com projetos de ecoturismo, visitação e preservação, com a presença do Estado, de modo a evitar as especulações e invasões por grileiros.

Além de todo esse conjunto de beleza e riqueza natural pronto para ser explorado racionalmente, no âmbito de um projeto do governança dirigida, que tenha foco no binômio desenvolvimento e preservação, há que se falar também das Áreas de Proteção Ambiental (APA) – Rio Madeira e Rio Pardo -, nos municípios de Porto Velho e Buritis, e ainda, das Estações Ecológicas de três Irmãos e Samuel, ambas no Município de Porto Velho, que também merecem e estão a exigir medidas de caráter gerencial que incentivem sua promoção e cuidado, tudo nos termos de uma governança pública de resultado que tenha foco especial na preservação ambiental, conforme explicou Gilvan Júnior, superintendente de Turismo de Rondônia.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Região Norte: Pará e Amazonas entre os nove estados com maior incidência de crimes ambientais

Cálculo pode ser ainda maior, uma vez que o levantamento não considera os crimes contra as populações tradicionais, como indígenas, ribeirinhos e quilombolas.
L

Ação conjunta entre Prefeitura e Usina Jirau incentiva preservação e sustentabilidade

Atividade foi viabilizada por meio de um convênio de compensação social
L
Ações de educação ambiental destacam a importância da preservação dos recursos naturais em Alta Floresta D’Oeste

Ações de educação ambiental destacam a importância da preservação dos recursos naturais em Alta Floresta D’Oeste

A entrega das mudas, por exemplo, representa uma grande oportunidade de chamarmos a atenção também para a consciência e responsabilidade nas pessoas
L
Governo de RO avança na regularização de propriedades rurais em Cacoal

Governo de RO avança na regularização de propriedades rurais em Cacoal

O Programa de Regularização Ambiental (PRA) promove um conjunto de ações e iniciativas visando a adequação e promoção da regularização ambiental de imóveis rurais.
L

Prefeitura de Porto Velho lança chamamento público para ações de combate a incêndios no verão amazônico

Será selecionada uma organização da sociedade civil para celebração do termo de cooperação
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News | Entrevista Amanda Assis e Bárbara Assis – Soluna Med SPA

Nesta terça-feira, dia 17, às 17h, o Agenda News recebe Amanda Assis e Bárbara Assis, irmãs e fundadoras do Soluna Med SPA, o primeiro SPA natural de Rondônia. Licenciado pela Ayvu Terapias, o espaço une medicina, estética e terapias integrativas para promover equilíbrio entre corpo e mente.
L

Mamoplastia sem silicone: conheça as técnicas modernas para reduzir e remodelar os seios naturalmente

Cada vez mais mulheres buscam alternativas ao implante de silicone. Dr. Marcelo Almeida explica como é possível alcançar um colo bonito e firme com técnicas avançadas e sem próteses.
L

Peugeot 208 2025 se renova com versão GT e motor turbo eficiente

Linha é composta por quatro versões e aposta em identidade visual e pacote completo de recursos
L

Giro News | Entrevista André Coelho, presidente – SINJUR

O Giro News desta terça-feira, 17 de junho, às 16h, recebe André Coelho, presidente do SINJUR (Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário de Rondônia), e Rafael Campanha, diretor de Comunicação da entidade.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Projeto Jovem Aprendiz da Inclusão é aprovado em Porto Velho

De autoria do prefeito Léo Moraes, o projeto garantirá vagas de emprego para jovens neurodivergentes
L
Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

São vagas para delegado, perito, escrivão, agente e papiloscopista
L
Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas abertas em Porto Velho, Guajará, Montenegro, Alto Paraíso, São Miguel, Jaci, Jaru, Ariquemes e Cacoal.
L
Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
L
Publicidade

POLÍTICA

afirma Coronel Chrisóstomo após votação que derrubou o aumento do IOF

“Compromisso com o bolso do brasileiro” afirma Coronel Chrisóstomo após votação que derrubou o aumento do IOF

Deputado participou da votação de forma remota, direto de Vilhena, onde cumpria agenda com lideranças locais e recebeu pedidos para ações sociais.
L
Deputada Sílvia Cristina participa da entrega de R$ 100 mil à Apae de Jaru

Deputada Sílvia Cristina participa da entrega de R$ 100 mil à Apae de Jaru

Parlamentar é madrinha das Apaes em Rondônia e encaminha recursos todos os anos para as entidades.
L

Ieda Chaves confirma R$ 800 mil para a obra do Centro de Convivência do Idoso em Itapuã do Oeste

Recursos serão liberados através de emenda parlamentar e a obra será de responsabilidade da Administração Municipal.
L

Eyder Brasil defende poder de decisão popular em audiência sobre emancipação de distritos

Durante audiência pública, o parlamentar cobrou agilidade e criticou “amarrações políticas” que impedem o desenvolvimento de localidades como as da Ponta do Abunã.
L

Deputada Dra. Taíssa prestigia festa cultural Café com Milho em Espigão do Oeste

Parlamentar participou da 3ª Festa do Café com Milho, da 13ª PomerFest e das comemorações pelos 44 anos de Espigão do Oeste.
L
Publicidade

POLÍCIA

Mãe e filha ficam feridas após colisão entre carro e moto no centro

O Corpo de Bombeiros foi acionado e realizou o socorro das vítimas, que foram encaminhadas à UPA para atendimento médico
16

Briga entre caminhoneiro e travesti após suposto calote viraliza em grupos de WhatsApp em Rondônia

Durante a briga, o caminhoneiro, visivelmente em desvantagem, foi agredido com socos e chutes
16

Adolescente sem CNH causa acidente; mãe e futuro sogro são responsabilizados

Além da mãe do menor, o futuro sogro também deverá responder criminalmente pela retirada do veículo da cena do acidente, prejudicando o trabalho da perícia
14

Vulgo “Polaco” é agredido com tijoladas na cabeça em matagal na zona leste

A PM foi chamada para fazer o registro.
12
Polícia prende suspeito de participar da morte de médica da Marinha

Polícia prende suspeito de participar da morte de médica da Marinha

Traficante Emerson Silveira é integrante da facção Comando Vermelho.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento de Outorga e Licença Ambiental (LP, LI, LO): CLAIDES LAZARETTI MASUTTI

OUTORGA e LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO.
L

Flu domina Borussia, mas fica no 0 a 0 na estreia do Mundial de Clubes

Cariocas voltam a campo no sábado contra sul-coreanos do Ulsan HD.
L
Do mar do Caribe à beira do Madeira

“Do mar do Caribe à beira do Madeira: a travessia de uma família de Barbados para o Brasil” concorre ao prêmio nacional de afroliteratura

O livro é de autoria da bibliotecária, escritora e pesquisadora Cledenice Blackman, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) – Campus Porto Velho Calama.
L
Servidor do IFRO é selecionado para programa internacional de combate ao racismo no Peru

Servidor do IFRO é selecionado para programa internacional de combate ao racismo no Peru

A edição de 2025, que ocorrerá entre os dias 24 de agosto e 7 de setembro.
L

TAPIRI CINEMA DA FLORESTA: Documentários “O Sagrado do Divino” e “Como Matar um Rio” na programação desta semana

Os documentários, que dão visibilidade a riqueza cultural rondoniense, serão exibidos nos dias 19 e 20 de junho. A entrada é gratuita e com acessibilidade em Libras.
L
MPRO organiza reunião para discutir poluição sonora em Porto Velho

Acolhendo manifestação do MP, TJ mantém medidas cautelares contra magistrado aposentado, investigado nas Operações Partialis e Intocável

As restrições judiciais que se buscava reformar incluem o uso de tornozeleira eletrônica, proibição de viajar para o exterior.
L

Em nota, Azul anuncia suspensão de voo entre Porto Velho e Rio Branco

A linha, que começou a operar em outubro do ano passado, vai ser descontinuada por questões de “ajuste de mercado”, segundo a empresa.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.