QUINTA-FEIRA, 01/01/2026

Em destaque

REDUÇÃO DE EMISSÕES DE GASES E ESTRATÉGIAS PARA UTILIZAÇÃO DE ATIVOS AMBIENTAIS SÃO TEMAS DO SEMINÁRIO REDD+ EM RONDÔNIA

Durante três dias, o seminário representado pelo setor produtivo, instituições governamentais e não governamentais e sociedade civil, debatem uma plataforma sustentável para o Estado de Rondônia.

Publicado em 

Autoridades de órgãos ambientais de todo o país estiveram presentes na abertura do Seminário “Oportunidades REDD+ Rondônia para Amazônia”, nesta quarta-feira (23), em Porto Velho. Com foco na discussão das políticas para desenvolvimento sustentável na Amazônia, redução de emissão de gases e conservação dos recursos naturais e promoção da igualdade social e desenvolvimento econômico para a população estadual, durante três dias, o seminário representado pelo setor produtivo, instituições governamentais e não governamentais e sociedade civil, debatem uma plataforma sustentável para o Estado de Rondônia.

REDD+ (Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal) foi criado no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, para recompensar financeiramente países em desenvolvimento por seus resultados de redução de emissão de gases de efeito estufa, provenientes do desmatamento e degradação florestal, considerando o papel da conservação de estoques de carbono florestal, manejo sustentável de florestas e aumento de estoques de carbono florestal.

Entre os objetivos estratégicos estão o apoio à regulamentação e implementação de políticas públicas, instrumentos estruturantes para redução do desmatamento e a proporção da proteção e uso sustentável das florestas de Rondônia, mobilização e fortalecimento de capacidades de agentes da sociedade civil para atuação nas temáticas relacionadas à redução do desmatamento e emissão de gases do efeito estufa.

Rondônia é um Estado pioneiro na concessão de floresta estadual para o crédito de carbono, como a Reserva Rio Preto Jacundá, e as unidades do Parque Estadual de Guajará-Mirim e Rio Cautário, com projetos em licitação, conforme afirmou Elias Rezende, secretário de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam).

“É mostrar para o Brasil e o mundo que é possível fazermos o desenvolvimento socioeconômico de um Estado sem afetar a Política de Proteção Ambiental”, disse Rezende.

“Desenvolver a economia das florestas, criando riqueza para as pessoas que vivem aqui”, foi o que disse o presidente da Fiero (Federação das Indústrias do Estado de Rondônia), Marcelo Thomé, a respeito do REDD+, que permite ao Brasil a elegibilidade quanto ao recebimento de pagamentos por resultados de diversas fontes internacionais, em particular do Fundo Verde para o Clima (GCF).

O Instituto BVRio (Bolsa de Valores Ambientais) é parceiro do Governo do Estado, responsável por montar a estratégia pra redução de emissões de gases de efeito estufa decorrentes de desmatamento e degradação florestal. No seminário, foi representado pelo engenheiro florestal, Beto Mesquita, que em sua palestra ressaltou a importância de agregar valor e reconhecimento às florestas em pé.

“Essa é a melhor proteção que se dá, mostrando que as florestas são também um vetor e não um problema para o desenvolvimento. Compartilhou também experiências relacionadas a esse tipo de estratégia e apresentou quais tipos de investimentos podem ser atraídos para Rondônia, combinando proteção das florestas, equilíbrio do clima e desenvolvimento da geração de oportunidades de trabalho e renda, bem como inovação. “Temos construído a lógica de pensar no desafio de inovar na Bioeconomia, se baseando nos recursos naturais e ativos ambientais que o Estado tem”.

Karen Tanaka, representante do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (Cebds), também foi uma das principais palestrantes do seminário e apresentou o trabalho que as grandes empresas nacionais estão realizando sobre manejo florestal, mercado de carbono e caminhos que levam ao desenvolvimento sustentável. “Sempre procuramos tentar criar pontes de interlocução com o setor privado, público, ONGS (Organizações Não Governamentais) e sociedade civil, com uma maneira de trabalharmos de fato a implantação do mercado de carbono no país. O REDD+ é um dos mecanismos mais eficazes favoráveis ao Brasil, dada a nossa riqueza, biodiversidade, até a localização da cidade de Porto Velho, uma cidade desse porte dentro da Amazônia”, acrescentou.

A Associação Brasileira do Agronegócio e Coalizão Brasil Clima Florestas e Culturas também esteve presente, representadas por Luiz Cornacchioni, que falou sobre o novo ciclo de expansão do Agronegócio no país. “Vamos ter que fazer ajustes, como a sustentabilidade. Com um olhar diferente, buscando a produção e conservação de maneira mais harmônica. Colocando o Código Florestal pra andar, transformando em uma vantagem competitiva pra gente”.

A ONG Ação Ecológica Guaporé (Ecoporé) assistiu ao evento, representada por Marcelo Lucian, e reforçou o trabalho realizado pelas organizações a fim de fortalecer a construção de políticas públicas a todos os setores. “Ficamos felizes que esse processo está andando, esperamos que tenhamos à frente muitas realizações conquistadas pelo Estado para o nosso povo”, a ONG é um dos parceiros que tomam posse nesta quarta-feira (23), como membro do Fórum Estadual de Mudanças Climáticas, ao final do dia.

A programação contou com a participação de Mauren Lazaretti, presidente do Fórum de Secretários do Meio Ambiente da Amazônia e secretária de Meio Ambiente do Mato Grosso. “É uma oportunidade de mostrar ao Brasil e ao Mundo a realidade da Amazônia, as dificuldades, mas também o empreendedorismo das pessoas que vivem na Amazônia. Nosso objetivo é manter a floresta em pé, mas garantir que a população que vive na Amazônia consiga sobreviver e o REDD+ é um importante instrumento para que isso aconteça”.

A iniciativa de Rondônia na Lei n° 4437 de 17 de dezembro de 2018, sobre as Mudanças de Clima no Estado visa criar melhores condições para que o setor privado e investidores internacionais possam investir, fazendo com que os recursos naturais se transformem em ativos ambientais que geram receitas para a população local.

Carlos Aragon, secretário da Força Tarefa de Governadores para o Clima e Florestas, ministrou sobre a iniciativa que se discute no âmbito global em relação às questões e desafios associados ao desenvolvimento. Um dos temas discutidos com prioridade na Amazônia, tem sido como apresentar essa riqueza da biodiversidade e transformá-la em um ativo que gere benefícios para a sociedade amazônica. Como retribuir o esforço dos governos estaduais na conservação, como retribuir às comunidades que habitam em determinadas áreas”.

Estavam presentes no primeiro dia do seminário, representantes da Fecomércio (Federação do Comércio), Censipam (Centro gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia), Faperon (Federação da Agricultura e Pecuária), Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Jucer (Junta Comercial), Defesa Civil do Estado, Assembleia Legislativa, produtores locais, Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), indígenas, secretários de meio ambiente de outros estados e representantes das secretarias estaduais de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), Educação (Seduc) e Turismo (Setur) de Rondônia. O seminário acontece até sexta-feira (25), no auditório do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), em Porto Velho.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Porto Velho reforça fiscalização sobre uso de fogos de artifício no Réveillon

Prefeitura orienta população sobre proibição de artefatos com estampido para proteger autistas, idosos e animais
L
Coluna Espaço Aberto - Máquinas e Metas: a Contradição do Discurso Ambiental com a Prática Orçamentária na Amazônia

Coluna Espaço Aberto – Máquinas e Metas: a Contradição do Discurso Ambiental com a Prática Orçamentária na Amazônia

Rondônia recebe parte majoritária de maquinário pesado; discurso de proteção ambiental contrasta com prática orçamentária.
L
SEMA apresenta balanço de 2025 com avanços na proteção animal e redução de queimadas

SEMA apresenta balanço de 2025 com avanços na proteção animal e redução de queimadas

Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) destaca redução histórica de 85% nos focos de incêndio e a inauguração da clínica veterinária pública em Porto Velho.
L
Brasil retoma protagonismo ambiental e lidera debates globais

Brasil retoma protagonismo ambiental e lidera debates globais

Triênio 2023-2025 marcou redução do desmatamento, proteção a povos indígenas e avanço da bioeconomia.
L
Rio Acre sobe lentamente e pode atingir 15,40 m em Rio Branco

Rio Acre sobe lentamente e pode atingir 15,40 m em Rio Branco

Monitoramento do SGB alerta sobre risco de inundação e fornece boletins em tempo real.
L
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

News Rondônia 15 anos, Waldiney Filhão celebra jornalismo sério e compromisso com Rondônia

Na comemoração dos 15 anos do News Rondônia, Waldiney Filhão, presidente do Sinditaxi, parabeniza o portal pela trajetória de jornalismo sério, responsável e comprometido com a população de Rondônia, reconhecendo o trabalho dos diretores e de toda a equipe.
L

News Rondônia 15 anos, Dione Berto celebra jornada e anuncia novidades no Momento Agro

Na comemoração dos 15 anos do News Rondônia, o apresentador Dione Berto, do Momento Agro, celebra a trajetória do portal, destaca a verdade como marca do jornalismo e anuncia novidades para 2026.
L

News Rondônia 15 anos, Mariana Goedert celebra credibilidade, inovação e respeito à informação

Na comemoração dos 15 anos do News Rondônia, Mariana Goedert, apresentadora do Conexão RH, celebra a trajetória do portal, destaca o compromisso com a informação responsável, reconhece a coragem de inovar e agradece pela confiança e parceria no projeto.
L

News Rondônia 15 anos, Wanglézio Braga celebra parceria e orgulho de representar o Acre

Na comemoração dos 15 anos do News Rondônia, o jornalista Wanglézio Braga, correspondente no Acre, celebra a trajetória do portal, destaca a parceria construída ao longo dos anos e reforça a importância do veículo na cobertura da Amazônia, política, economia e meio ambiente.
L

News Rondônia 15 anos, cineasta Fabiano Barros celebra jornalismo de qualidade e apoio à cultura

Na comemoração dos 15 anos do News Rondônia, o cineasta Fabiano Barros parabeniza o portal pela trajetória de credibilidade e agradece pelo espaço dedicado à divulgação da cultura de Rondônia para o Brasil e o mundo.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Publicidade

POLÍTICA

Retrospectiva 2025: Eyder Brasil retoma mandato com ações sociais, leis aprovadas e investimentos em Rondônia

Retorno ao Legislativo foi marcado por iniciativas sociais, projetos de lei e presença ativa junto à população
L
Cristiane Lopes fortalece atuação no Congresso com projetos estratégicos para Rondônia

Cristiane Lopes fortalece atuação no Congresso com projetos estratégicos para Rondônia

Deputada federal encerra 2025 com foco em cabotagem aérea, defesa das famílias atípicas e transparência parlamentar
L
Moraes cobra explicações de Filipe Martins por uso de redes sociais

Moraes cobra explicações de Filipe Martins por uso de redes sociais

Ministro questiona uso do LinkedIn em prisão domiciliar.
L

Cássio Gois destaca ano de trabalho, resultados e compromisso com Rondônia

Deputado estadual faz balanço das ações realizadas e reforça que 2025 foi marcado por investimentos em saúde, educação, infraestrutura, esporte, assistência social e agricultura, garantindo melhorias diretas à população em várias regiões do estado.
L
A corrupção política nas prefeituras maranhenses

A corrupção política nas prefeituras maranhenses

Corrupção política afeta prefeituras maranhenses e compromete serviços essenciais.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

BPCHOQUE recupera veículo roubado e prende foragido

BPCHOQUE recupera veículo roubado e prende foragido

Suspeito usou falsa pane seca em motocicleta para atrair vítima e roubar caminhonete Toyota Hilux na BR-364
10
Suspeito de roubo é localizado e preso com drogas na capital

Suspeito de roubo é localizado e preso com drogas na capital

Jovem de 24 anos é detido após denúncia de vítima no Espaço Alternativo.
14
Vídeo flagra acidente que fere mãe e filha em Porto Velho

Vídeo flagra acidente que fere mãe e filha em Porto Velho

Mãe e filha ficam feridas após colisão causada por avanço de preferencial.
16
Traficante é preso após roubar usuário e ter boca de fumo descoberta

Traficante é preso após roubar usuário e ter boca de fumo descoberta

Traficante de 24 anos é detido após roubo e flagrante de drogas.
16
Adolescente é apreendido com arma após perseguição em córrego

Adolescente é apreendido com arma após perseguição em córrego

Adolescente é flagrado com arma durante fuga em condomínio.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mega da Virada sai nesta noite; apostas vão até 20h

Mega da Virada sai nesta noite; apostas vão até 20h

Sorteio acontece às 22h e prêmio estimado é de R$ 1 bilhão, o maior da história.
L
China impõe restrições à importação de carne bovina a partir de 2026

China impõe restrições à importação de carne bovina a partir de 2026

Medida prevê tarifa adicional e busca proteger setor pecuário doméstico.
L
Tradição e fé impulsionam procura por ervas no fim de ano

Tradição e fé impulsionam procura por ervas no fim de ano

Banhos energéticos e rituais ganham força, enquanto especialistas alertam para cuidados e riscos de intoxicação.
L
Queima de fogos pode provocar crises sensoriais em autistas, alertam especialistas

Queima de fogos pode provocar crises sensoriais em autistas, alertam especialistas

Ruídos intensos e prolongados afetam também crianças pequenas e idosos durante as festas de fim de ano.
L

Funcultural investe quase R$ 4 milhões e bate recorde de ações em Porto Velho

Gestão de Antônio Ferreira fecha 2025 com 280 dias de programação e execução integral da Política Nacional Aldir Blanc
L
Mudanças no trânsito garantem segurança durante o Réveillon em Porto Velho

Mudanças no trânsito garantem segurança durante o Réveillon em Porto Velho

Semtran detalha interdições na Avenida Farquar e define pontos para aplicativos durante o Viradão do Béra neste dia 31
L
Parcerias Público-Privadas avançam com novos projetos estratégicos em Porto Velho

Parcerias Público-Privadas avançam com novos projetos estratégicos em Porto Velho

Conselho Gestor analisa propostas de investimentos privados em saúde, educação, lazer e gestão de resíduos para a capital
L
Um dos momentos mais marcantes de 2025: o maior bolo já visto em Porto Velho

Um dos momentos mais marcantes de 2025: o maior bolo já visto em Porto Velho

Capital celebrou 111 anos com bolo gigante de doce de leite servido para 30 mil pessoas no Prédio do Relógio
L

News Rondônia 15 anos, delegado Sandro Moura celebra seriedade e sucesso do portal

Na comemoração dos 15 anos do News Rondônia, o delegado Sandro Moura, apresentador do programa Ponto e Contraponto, parabeniza o portal pela trajetória de credibilidade, responsabilidade e contribuição para a sociedade rondoniense.
L

News Rondônia 15 anos, Yalle Dantas celebra competência, inspiração e liderança

Na comemoração dos 15 anos do News Rondônia, a jornalista Yalle Dantas parabeniza o portal, destaca a competência da equipe e reconhece a liderança de Fabiano Coutinho e Mauro Brisa na construção dessa história.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.