DOMINGO, 10/08/2025
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

MPF NO PARÁ INVESTIGA AUMENTO NO DESMATAMENTO E QUEIMADAS NA AMAZÔNIA

Investigações se dão em meio as acusações do presidente Bolsonaro sobre as ONG's "serem as maiores suspeitas de incêndio criminoso"

Publicado em 

MPF NO PARÁ INVESTIGA AUMENTO NO DESMATAMENTO E QUEIMADAS NA AMAZÔNIA - News Rondônia

O Ministério Público Federal no Pará afirmou, nesta quinta-feira (22/08/2019) que “diante dos dados alarmantes recolhidos pelos sistemas de satélite sobre o aumento na devastação em várias porções da floresta amazônica, vem conduzindo investigações em três municípios e na capital paraense, para apurar a diminuição no número de fiscalizações ambientais na região, a ausência da Polícia Militar do estado no apoio às equipes de fiscalização e o anúncio, veiculado em um jornal de Novo Progresso (sudoeste do estado) convocando fazendeiros para promoverem um ‘Dia do Fogo’, na semana passada”.

As investigações se dão em meio à polêmica declaração do presidente Jair Bolsonaro (PSL), que acusou ONGs de “serem as maiores suspeitas de incêndio criminoso”. As entidades rebateram e responsabilizam o governo. As informações foram divulgadas pela Procuradoria da República no Pará.

MPF NO PARÁ INVESTIGA AUMENTO NO DESMATAMENTO E QUEIMADAS NA AMAZÔNIA - News Rondônia

Os procuradores da República em Santarém, Itaituba, Altamira e Belém apuram a relação entre a redução da fiscalização ambiental e o crescimento, registrado em dados oficiais do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), de 50% no desmatamento e de 70% nas queimadas.

Para o MPF, “o enfrentamento do desmatamento ilegal é uma política de Estado, não de governos específicos”, está previsto em inúmeros compromissos nacionais e internacionais do Brasil e é imposto pela Constituição brasileira e pela Política Nacional de Meio Ambiente que diz: “a ação governamental na manutenção do equilíbrio ecológico, considerando o meio ambiente como um patrimônio público a ser necessariamente assegurado e protegido, tendo em vista o uso coletivo”.

O procurador Camões Boaventura destacou “a existência de diversos estudos científicos que correlacionam o desmatamento e as queimadas à perda expressiva da biodiversidade, ao aquecimento global, à desregulação hidrológica dos regimes de chuvas, à insegurança alimentar (sobretudo dos povos da floresta) e à ampliação de doenças de origem ambiental, como as cardiorrespiratórias”. “Em suma, o enfrentamento do desmatamento e das queimadas não é faculdade do Poder Público. É dever!”, diz no documento que deu início ao procedimento de apuração em Santarém.

O procurador afirma que, “apesar dos dados oficiais mostrarem aumento no desmatamento e dos relatos recebidos de povos da floresta confirmarem a emergência de crimes ambientais, o MPF tem recebido cada vez menos autos de infração – documentos que resultam da fiscalização ambiental – lavrados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)”.

De acordo com Boaventura, “mesmo com a crise orçamentária do país está consolidado nas instâncias judiciais nacionais o entendimento de que restrições de cunho orçamentário não podem ser impostas indiscriminadamente a ponto de obstar a concretização das ordens constitucionais relativas aos direitos fundamentais da sociedade, como é o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado (art. 225), o direito à saúde (art. 6º, caput) e o direito à vida (art. 5º, caput), todos de estatura constitucional”, diz.

A procuradoria afirma questionar “o argumento do déficit orçamentário inclusive com as recentes ações e declarações das autoridades governamentais em Brasília que dispensaram os serviços do Inpe, uma entidade pública federal, anunciando a contratação de empresa privada para realizar o sensoriamento remoto de áreas desmatadas”.

“Dispensou-se, ainda, vultosa quantia que seria repassada por outros países ao Brasil a título do Fundo Amazônia para combater o desmatamento”.

Na abertura da investigação, a procuradoria da República em Santarém alerta ainda que “a negligência nos compromissos do Estado brasileiro com o meio ambiente pode resultar em responsabilização civil e constituir atos de improbidade administrativa, passíveis de punições como a perda dos direitos políticos e multas”.

“Em outras palavras, são responsáveis civilmente por danos ambientais qualquer pessoa, física ou jurídica, que tenha agido em desfavor do meio ambiente ou tenha deixado de agir em favor do meio ambiente quando deveria fazê-lo, o que é o caso do poder público”, diz.

“Há de se lembrar, mais uma vez, que a política de enfrentamento ao desmatamento e às queimadas não é faculdade. Não é opção. É obrigação estatal, independentemente da afinidade com a pauta de quem assume instâncias de poder. As repercussões podem ser, ainda, na esfera penal, como, por exemplo, a incidência dos tipos penais de prevaricação, advocacia administrativa (ambos previstos no Código Penal) e art. 684 da Lei 9.605/98 (que dispõe acerca das sanções penais das condutas lesivas ao meio ambiente)”, afirma no documento.

“A investigação em Santarém prevê uma série de medidas: levantamento detalhado dos autos de infração ambiental enviados pelas autoridades do Executivo ao MPF, pedidos de informações às instituições científicas que trabalham com os temas do desmatamento e das queimadas e requerimentos para que o Ministério do Meio Ambiente, o Ibama e o ICMBio enviem dados detalhados sobre as ações de combate ao desmatamento e aos incêndios florestais”, afirma o Ministério Público Federal.

Dia do Fogo

Em Itaituba, o procurador da República Paulo de Tarso Moreira Oliveira investiga a convocação divulgada em jornal de Novo Progresso, no sudoeste do Pará, supostamente feita por fazendeiros, para um “dia do fogo”, em que os produtores rurais incendiariam grandes áreas de floresta para, nas palavras do jornal Folha do Progresso “mostrar vontade de trabalhar ao presidente Bolsonaro”.

“Precisamos mostrar para o presidente que queremos trabalhar e único jeito é derrubando. E para formar e limpar nossas pastagens, é com fogo”, afirmou ao jornal um dos organizadores do “queimadaço”.

“O dia previsto para a dita manifestação era 10 de agosto e dados do Inpe mostraram um incremento significativo nas queimadas nesse e nos dias posteriores, principalmente nos municípios de Novo Progresso e Altamira, ambos cortados pela BR-163 e campeões de desmatamento na região amazônica. De acordo com o Inpe, Novo Progresso teve 124 registros de focos de incêndio no ‘dia do fogo’, um aumento em 300% em relação ao dia anterior. No dia seguinte foram 203 focos. Em Altamira, os satélites detectaram 194 focos de queimada em 10 de agosto e 237 no dia seguinte, um aumento impressionante de 743% nos focos de incêndio”, diz o MPF.

A Procuradoria afirma que, em Itaituba, “questionou o Ibama antes da data prevista para a dita ‘manifestação‘ sobre a necessidade de fiscalização preventiva”. “Em resposta, o escritório da autarquia informou que as ações de fiscalização estavam prejudicadas pela ausência de apoio da Polícia Militar, ‘o que acaba por colocar em risco a segurança das equipes em campo’. O Ibama conseguiu enviar apenas uma viatura para ‘fortalecer a brigada do Prevfogo em Itaituba’, mas o ‘dia do fogo’ efetivou-se assim mesmo”.

“Pode se constatar, diante de tal cenário, grave negligência do Estado na proteção da floresta amazônica, o que abre larga margem para ações desenfreadas por infratores contra o meio ambiente. Tem-se, ainda, notícia de que os focos de incêndio ocorreram, inclusive, no interior de áreas públicas federais, como Unidade de Conservação Flona do Jamanxim, recategorizada por lei que reduziu drasticamente sua área, e, Reserva Biológica Nascentes Serra do Cachimbo, a qual já sofre intensa pressão por grileiros, fazendeiros e mineradores, sendo de extrema relevância a investigação dos possíveis crimes ambientais perpetrados em seus interiores durante a ocorrência das queimadas noticiadas”, diz o procurador Paulo de Tarso no documento inicial da investigação, que requisita informações do Ibama, da Força Nacional, da PM do Pará, do Ministério Público do Pará (MPPA) e da Polícia Civil, que já abriram investigação sobre o “dia do fogo”.

Segundo o MPF, “em Altamira e Belém, o que chama atenção dos procuradores da República é a justamente a precariedade da fiscalização ambiental”. “Em Belém os procuradores Nathalia Mariel e Ricardo Negrini tentam há dez dias agendar uma reunião com a Secretaria de Segurança Pública e o comando da Polícia Militar para tratar da retirada do apoio policial às ações de fiscalização ambiental, que impediu o Ibama de conter o ‘dia do fogo’. As denúncias de que o governo do Pará retirou as tropas que faziam a segurança dos fiscais nas áreas de desmatamento foram divulgadas em jornais locais e nacionais e, se confirmadas, podem estar contribuindo para a precariedade na fiscalização ambiental e o aumento tanto de queimadas quanto de derrubadas florestais”.

“Em Altamira o problema é crônico e está relacionado à instalação da usina de Belo Monte. A procuradora Thais Santi registrou denúncias de invasões de quase todas as terras indígenas na região do médio Xingu, por quadrilhas de grileiros, madeireiros e garimpeiros, para roubo de terras, madeira e minerais preciosos. Enquanto os conflitos se alastravam na esteira da intensa migração promovida pelo governo brasileiro para a região das obras da hidrelétrica, a partir de 2010, a fiscalização ambiental foi ficando cada vez mais reduzida, o que tem se agravado em 2019″, afirma a Procuradoria.

De acordo com os procuradores, as “quadrilhas ficaram livres para agir, apesar de a proteção das terras indígenas ser uma condicionante específica de Belo Monte e, no escritório do Ibama na cidade, restam hoje apenas três servidores, sem verbas ou equipamentos para realizar qualquer trabalho”. “O problema é antigo e, por esse motivo, as investigações em Altamira são anteriores à recente explosão nas taxas de desmatamento e queimadas em toda a Amazônia. A apuração do MPF prevê vistorias e inspeções na região para concluir o trabalho nas próximas semanas”.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Aquecimento global 1,5°C foi a meta do Acordo de Paris

Aquecimento global 1,5°C foi a meta do Acordo de Paris

A meta foi estabelecida para evitar impactos extremos do clima, mas estudos recentes indicam que esse limite já pode ter sido atingido, trazendo riscos para o planeta.
L
Desmatamento na Amazônia sobe, enquanto no Cerrado cai

Desmatamento na Amazônia sobe, enquanto no Cerrado cai

Dados do Deter mostram resultados contrastantes no desmatamento entre os biomas, com queda expressiva no Cerrado e Pantanal no último ano.
L
Governo de RO reforça compromisso ambiental na Conferência de Áreas Contaminadas, em SP

Governo de RO reforça compromisso ambiental na Conferência de Áreas Contaminadas, em SP

Representado pela Sedam, Rondônia apresentou soluções técnicas e sustentáveis para áreas contaminadas, como o uso de geofísica e extratos vegetais.
L
Coleta de resíduos eletroeletrônicos marca participação da Sedam no Arraial Flor do Maracujá

Coleta de resíduos eletroeletrônicos marca participação da Sedam no Arraial Flor do Maracujá

Sedam promove ações ambientais no Arraial Flor do Maracujá, com coleta de resíduos eletroeletrônicos, doação de mudas e educação ambiental em Porto Velho.
L
Prefeitura de Porto Velho intensifica ações contra queimadas e faz aceiros em espaços públicos

Prefeitura de Porto Velho intensifica ações contra queimadas e faz aceiros em espaços públicos

Sema realiza aceiramentos em áreas como Parque das Águas e Espaço Alternativo para prevenir incêndios durante a estiagem.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Super Nova Era oferece 30 vagas durante o Feirão do Emprego e Empreendedorismo em Porto Velho

Evento reunirá mais de mil oportunidades de trabalho e 150 empresas participantes na próxima segunda-feira (11)
L

Atualizações na Rampage 2026 são detalhadas pela Ram

Marca anuncia melhorias em segurança, design e conforto
L

Vereador Osvaldo Ferreira, de Humaitá, visita Jornal News Rondônia para fortalecer laços e discutir esporte e turismo

Visita ao Jornal News Rondônia abre diálogo para criação de espaço dedicado ao município na programação
L

Homem é ferido com gargalo de garrafa em frente a boate na Avenida Calama em Porto Velho

Vítima de 26 anos sofreu golpes no peito e no braço durante briga na madrugada deste domingo (10)
14

Imunização preventiva protege pets de doenças fatais

Especialistas alertam para o impacto da negligência vacinal na mortalidade de cães e gatos
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Porto Velho altera cronograma do Processo Seletivo da Saúde

Ajustes no calendário visam garantir a análise criteriosa e transparente das etapas; confira as novas datas
L

Feirão de Empregos da Prefeitura de Porto Velho terá organização por grupos para garantir segurança e eficiência

Todos os inscritos receberão notificação oficial informando cor da pulseira e horário para comparecimento
L

Feirão do Emprego ultrapassa 10 mil inscritos em Porto Velho e foca nas vagas mais procuradas

1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo, promovido pela Prefeitura, conecta candidatos e empresas e oferece capacitação para diversas áreas.
L
Prefeitura realiza 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo em Porto Velho com mais de mil vagas

Prefeitura realiza 1º Feirão do Emprego e Empreendedorismo em Porto Velho com mais de mil vagas

Evento no Ginásio Cláudio Coutinho, em 11 de agosto, reunirá mais de 150 empresas e oferecerá oportunidades para todos os níveis de escolaridade, incluindo PcDs.
L
ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA ÁREA INTERNA

ESTAMOS CONTRATANDO: SERVENTE DE LIMPEZA PARA VILHENA/RO

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L

POLÍTICA

Juristas avaliam motim da oposição como quebra de decoro e indicam prevaricação parlamentar

Juristas avaliam motim da oposição como quebra de decoro e indicam prevaricação parlamentar

Especialistas apontam que ocupação das mesas da Câmara e Senado excedeu prerrogativas e pode configurar crime de prevaricação.
L
TCU recomenda que Câmara investigue gastos de Eduardo Bolsonaro em viagem aos EUA

TCU recomenda que Câmara investigue gastos de Eduardo Bolsonaro em viagem aos EUA

Tribunal de Contas da União vê indícios de irregularidades e pede apuração sobre uso de recursos públicos por Eduardo Bolsonaro
L
Lula afirma que Bolsonaro tem direito de defesa e critica pedido de anistia

Lula afirma que Bolsonaro tem direito de defesa e critica pedido de anistia

Em Porto Velho, presidente disse que ex-chefe do Executivo está em prisão domiciliar e com presunção de inocência, diferente de sua prisão em 2018.
L
Moraes libera visita de oito familiares a Bolsonaro no Dia dos Pais

Moraes libera visita de oito familiares a Bolsonaro no Dia dos Pais

Ministro do STF autoriza sogros, nora, neta e outros parentes a visitarem o ex-presidente, que cumpre prisão domiciliar desde 4 de agosto.
L
Eyder Brasil realiza pit stop em alusão ao Agosto Lilás em Porto Velho

Eyder Brasil realiza pit stop em alusão ao Agosto Lilás em Porto Velho

Ação aconteceu na esquina das avenidas Rio Madeira e Calama para conscientizar sobre o combate à violência contra a mulher.
L
Publicidade

POLÍCIA

URGENTE: Criança autista de 7 anos morre afogada no Rio Abunã em Porto Velho

Tragédia ocorreu em chácara no distrito de Fortaleza do Abunã; vítima saiu sozinha de casa e foi encontrada já sem vida
18

RESISTIU: Foragido é preso após confronto com policiais do 5° Batalhão em Porto Velho

Homem, considerado um dos maiores ladrões da região, foi capturado após luta corporal na Rua Jaci-Paraná
10

Carro capota após bater em poste no centro de Porto Velho

Acidente ocorreu na Rua Lauro Sodré; apesar do impacto, ninguém ficou ferido
10

Carro é destruído por incêndio no Espaço Alternativo em Porto Velho

Vazamento de combustível teria provocado as chamas na madrugada deste domingo (10)
10
Adolescente é apreendido com moto roubada na zona leste de Porto Velho

Adolescente é apreendido com moto roubada na zona leste de Porto Velho

Jovem de 16 anos foi flagrado pela PM pilotando veículo com restrição de roubo no bairro Parque Amazônia; ele já possui outras passagens por roubo.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

operacao-do-5-bpm-fecha-boca-de-fumo-e-prende-traficante-da-rodinha-na-zona-leste-de-porto-velho

Operação do 5° BPM fecha boca de fumo e prende “traficante da rodinha” na zona Leste de Porto Velho

Polícia Militar apreende drogas, objetos suspeitos e prende cadeirante de 58 anos monitorado por medidas judiciais
10

Sala do Futuro Professor transforma rotina docente em São Paulo e pode inspirar todo o Brasil

Plataforma digital integra frequência, avaliações e diário de classe em sistema único
L

Vira-latas ganham protagonismo no debate sobre adoção e responsabilidade

Data nacional busca conscientizar população sobre a importância da guarda responsável de cães e gatos
L

Grupo criminoso usa até armamento de guerra para enfrentar a PM; um dos bandidos é morto

Polícia Militar reage a invasão armada da LCP em Machadinho do Oeste e encontra arsenal de uso restrito das Forças Armadas após confronto
L

Exposição fotográfica sobre a Festa do Divino será realizada em Vilhena

A exposição reúne 35 imagens que retratam a fé, a cultura e as cores da tradicional Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz.
L

Dia dos Pais 2025: celebração neste domingo (10) destaca tradição, comércio aquecido e novas formas de presentear

No Brasil, o Dia dos Pais é no segundo domingo de agosto — em 2025, dia 10 — e combina origem publicitária com simbolismo religioso; varejo projeta resultado recorde na década
L

Debate sobre compliance, KYC e inclusão ganham força no setor de cassinos

Bárbara Teles destaca no podcast Road to Lisbon como a adaptação do KYC às realidades locais pode tornar o iGaming mais seguro, eficaz e inclusivo.
L

Fiat reforça presença entre sedãs compactos com a linha Cronos 2026

Fiat reforça presença entre sedãs compactos com a linha Cronos 2026
L

City Sedan 2025 segue eficiente e tem amplos recursos de segurança

Sedã compacto da Honda revela desempenho consistente em diferentes cenários
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.