DOMINGO, 29/06/2025
Publicidade

GEÓLOGO VITAL WANDERLEY TRABALHA NO DER DEPOIS DE AVENTURAS AMAZÔNICAS E DE LOCALIZAR MINÉRIO ESTRATÉGICO EM RIO CRESPO

De 2015 a 2019, por dois mandatos, presidiu a Associação Profissional dos Geólogos de Rondônia.

Publicado em 

GEÓLOGO VITAL WANDERLEY TRABALHA NO DER DEPOIS DE AVENTURAS AMAZÔNICAS E DE LOCALIZAR MINÉRIO ESTRATÉGICO EM RIO CRESPO - News Rondônia

Geólogo sofre. Entre 1967 e 1968, ao fazer mapeamento mineral em Xambioá (TO), Vital José Ribeiro Wanderley e seus colegas geólogos foram confundidos com guerrilheiros e tiveram que provar o que faziam ali, para não serem capturados.

GEÓLOGO VITAL WANDERLEY TRABALHA NO DER DEPOIS DE AVENTURAS AMAZÔNICAS E DE LOCALIZAR MINÉRIO ESTRATÉGICO EM RIO CRESPO - News Rondônia

Desde 1967, Xambioá foi palco da guerrilha do Araguaia, que durou até 1974. Soldados do Exército Brasileiro caçavam guerrilheiros ligados ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB). O grupo de geólogos despertou a atenção, no meio da floresta.

Vital, hoje com 72 anos, ingressou no Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos de Rondônia (DER) em 2014, depois de longo périplo nas iniciativas oficial e privada.

De 2015 a 2019, por dois mandatos, presidiu a Associação Profissional dos Geólogos de Rondônia.

Nascido em Barra do Corda (MA), dali saiu menino. Morou também em Ipixina e estudou em Bacabal e Coroatá.

Sua esposa, a professora Maria Joemi, foi introdutora do curso de Libras em Porto Velho, ao qual até hoje se dedica. O casal tem oito filhos e na família de nove irmãos de Vital há também outro geólogo.

“Do Maranhão eu fui para o Ceará, sonhava ser piloto de avião, mas o exame de vistas em Fortaleza constatou miopia”, conta. No entanto, Vital prestou concurso para a Força Aérea Brasileira (FAB), e ficou entre os 14 aprovados num grupo de 140 candidatos.

Vital recebeu diversas ligações internacionais ao descobrir e mapear uma mina de volframita no município rondoniense de Rio Crespo. É uma riqueza quase ignorada no estado, porém, vendida ou contrabandeada para a Bolívia, de onde chega aos Estados Unidos.

GEÓLOGO VITAL WANDERLEY TRABALHA NO DER DEPOIS DE AVENTURAS AMAZÔNICAS E DE LOCALIZAR MINÉRIO ESTRATÉGICO EM RIO CRESPO - News Rondônia

Pedra de volframita

Ainda em Rondônia, estudou pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) o granito ornamental, muito aceito em construções particulares e do governo. “Observe esse azulado na pedra, é o quartzo, e ele tem alto valor”, diz apontando o piso do 4º andar do DER, no Edifício Jamari (Complexo Rio Madeira). “A volframita serve para fabricar satélites”, diz orgulhoso.

Explicação geológica: trata-se do minério de tungstato de ferro e manganês com fórmula química (Fe, Mn)WO4. Pode ser considerado uma mistura variável (entre 20 e 80%), isomorfa, de dois minerais: tungstato de ferro (FeWO4) e tungstato de manganês (MnWO4).

Quando a variedade do ferro é dominante (mais de 80%) o mineral é denominado ferberita e, quando a variedade manganês é dominante (também acima de 80%) é denominada hubnerita.

A volframita é um mineral com estrutura cristalina monoclínica, cor variando entre cinza, marrom (castanho) e preto, translúcido a opaco, brilho submetálico a resinoso, massa específica entre 7,0 e 7,5, e com dureza entre 5,0 e 5,5.

PIROLUSITA

Retornando a São Luís, pagou com recursos próprios o curso científico do Colégio Marista, chegando ao 3º ano.

Já conhecia a pirolusita* encontrada na Serra do Navio (AP), quando se interessou pelo curso de geologia e foi um dos 15 aprovados no vestibular da Universidade Federal do Pará, em Belém. Com estágio na Petrobras, recebeu proposta para trabalhar na estatal, mas preferiu a CPRM.

Com uma passagem recebida de prêmio, Vital foi até a serra, conheceu o geólogo Adroaldo Oton Zenker e passou a estudar minérios na prática. Foi quando se apaixonou pela pirolusita.

Em 1971 ele ingressou na antiga CPRM, hoje Serviço Geológico do Brasil, onde trabalho durante oito anos.

No final daquela década, passou a trabalhar no Projeto RadamBrasil**, em Goiânia, onde chefiou a equipe de dez geólogos responsáveis pelos levantamentos e estudos das plantas Goiás e Goiânia.

O MAIOR DIAMANTE DO MUNDO

Fazendo pesquisa e prospecção no município de Juína (noroeste de Mato Grosso), o geólogo presenciou em 1980 a descoberta daquele que foi considerado o maior diamante do mundo. “Nunca se soube exatamente o peso desse diamante pertencente ao garimpeiro Negão da anta”, lembra.

Vital era gerente adjunto de mineração na Sopeme, subsidiária da Deebers, um conglomerado de empresas e indústrias de mineração de diamantes a céu aberto que também se dedica, no subsolo em larga escala de aluvião, no mar profundo ou em encostas. Tem minas em Botswana, Namíbia, África do Sul e Canadá.

Segundo o Portal do Geólogo, em 1990, a despeito do crescente movimento que impulsionava o desenvolvimento do município, o panorama mineral “era apenas mais um exemplo dentre tantos no Brasil”.

“Branco e com nada menos do que 3.703 quilates, o Didi (nome provisório dado à pedra) foi encontrado num garimpo a 25 quilômetros do centro da cidade.

Por que Didi? Negão da anta era parecido com o comediante Renato Aragão, assim a pedra foi inicialmente batizada.

“O garimpeiro fez muito segredo, procurou um avaliador de gemas, e esse profissional constatou que a pedra tinha lapidação natural, podendo receber pouquíssimas interferências para realçar seu brilho”, conta o portal.

“O jovem prefeito Hermes Bergamim comprou o diamante, que foi levado de camionete para Cuiabá, e de avião, foi para o Rio de Janeiro, onde o negociaram com um comprador de Bruxelas (Bélgica)”, conta Vital.

Em novembro de 2018, Bergamim morreu soterrado no garimpo Terra Roxa, naquele município.

O que mais se apurou é que a pedra possuía 300 quilates a mais que o Cullinan, antigo recordista, encontrado em 1905 em uma mina de Gauteng, África do Sul.

NA QUEDA DO AVIÃO, TODOS SOBREVIVERAM

GEÓLOGO VITAL WANDERLEY TRABALHA NO DER DEPOIS DE AVENTURAS AMAZÔNICAS E DE LOCALIZAR MINÉRIO ESTRATÉGICO EM RIO CRESPO - News Rondônia

Com a esposa, professora Mari Joemi

Ainda a serviço da Sopeme, teve que ir a Cuiabá, para receber a família procedente de Belém. Com hora marcada no táxi aéreo, saiu ainda de madrugada, com cinco passageiros, um dos quais pedia ao piloto para sobrevoar Tangará da Serra, consumindo mais combustível.

O susto foi grande quando o avião se aproximava do interior de Várzea Grande (onde fica o aeroporto internacional).

“Vocês me perdoem, mas nós todos vamos morrer” – disse-lhes angustiado o piloto, virando-se para eles, mais angustiados ainda.

Era um avião com asa alta, que felizmente foi planando, batendo a asa nas copas das árvores e, por último, caindo na beira de um lago.

“Saímos todos machucados, eu com a testa bem ferida, e quando olhamos a ferragem retorcida percebemos o milagre: todos sobreviveram”, lembra Vital.

“Não se sabe de onde, apareceu uma faca e com ela consegui cortar o cinto de segurança que estava preso, e rimos muito porque até aqueles que temiam jacarés, criaram coragem para ir embora a pé”, recorda.

Vital dormia em Várzea Grande, encontrou-se com a família e dali seguiu viagem para o encontro anual da Deebers em Brasília, na qual se apreciam projetos do conglomerado em todo o País.

FOME NO PARU

No rio Paru, Vital e três geólogos passaram fome na floresta. Estavam isolados e ninguém sabia exatamente a sua localização.

Esse rio nasce na Serra do Tumucumaque, na fronteira com o Suriname, banha o estado do Pará, cruza em toda a sua extensão o município de Almeirim, até desaguar na margem esquerda do rio Amazonas.

A equipe fazia para a CPRM o mapeamento geológico da região norte do Pará, a comida acabou, e durante mais de três dias só se bebia água. “Eu armei a rede, me deitei sem forças, e pra pegar água no rio usava uma lata de sardinha”.

Por sorte, um avião sobrevoou a área onde os geólogos trabalhavam e Vital conseguiu se comunicar com o piloto pelo aparelho radiotransmissor. “Aí, ele começou a jogar alimentos embrulhados e ensacados, e a gente ia buscar mais ou menos no rumo onde eles caíam”.

Outras aventuras: subir o rio Marupi, no Oiapoque e trabalhar na Transamazônica (BR-230), para pesquisas minerais. “Aprendemos muito na floresta”.

AMAZÔNIA PERUANA E BOM FUTURO

De 1987, ao deixar a Deebers, Vital trabalhou por conta própria até 1992, na pesquisa de ouro de aluvião em Puerto Maldonado (sudeste do Peru). “Fiz consultoria para empresas de lá e participei da introdução de tecnologias colombianas, entre as quais, balsas”.

Maldonado fica na floresta amazônica, a 55 quilômetros a oeste da fronteira boliviana, na confluência dos rios Tambopata e Madre de Dios , o último dos quais une o rio Madeira como afluente do Amazonas . É a capital da região de Madre de Dios.

Nos anos 1990, quando ele assessorava uma cooperativa de produtores de cassiterita em Bom Futuro (Ariquemes, a 200 quilômetros de Porto Velho), chegava à região o repórter Marcos Losenkan, da TV Globo.

GEÓLOGO VITAL WANDERLEY TRABALHA NO DER DEPOIS DE AVENTURAS AMAZÔNICAS E DE LOCALIZAR MINÉRIO ESTRATÉGICO EM RIO CRESPO - News Rondônia

Garimpo de diamante do Roosevelt, em Rondônia

O cenário foi risível, conta o geólogo: “Eu chegava ao escritório sujo de barro, o repórter me dizia que procurava o geólogo Vital, e eu me apresentei, mas demorou alguns minutos para ele acreditar em mim; iniciada a conversa, sugeri que ele conversasse com o presidente da cooperativa e com os garimpeiros”.

Vital foi o responsável pela planta da vila daquele que se tornou o maior garimpo a céu aberto do mundo, visitado por comitivas de deputados senadores e de governadores.

O DIAMANTE E RONDÔNIA

Quando participou de um congresso de povos indígenas com mineradores em Manaus (AM), Vital procurou no café da manhã o geólogo da Funai e se surpreendeu quando ele dissera não haver garimpeiros na região do Roosevelt, em Rondônia.

“Ele estava enganado, eu questionei: como é que morrem garimpeiros lá dentro?”.

Relatou ao colega de trabalho um pouco da situação, lamentando: “Enquanto ocorrem os ilícitos, alguns indígenas ganham dinheiro, outros vivem na miséria”.

No final do encontro, ambos concluíram: é preciso a regulamentação da política mineral, o que também implica modificações na própria Constituição Federal a respeito da exploração do subsolo.

* Pirolusita é um mineral composto basicamente de dióxido de manganês. É tetragonal, geralmente colunar, maciço ou granular, preto a cinza-escuro, de brilho metálico, opaco, que suja os dedos quando manuseado.

** O Projeto Radam (Projeto Radar da Amazônia, após 1975, Projeto RadamBrasil, operado entre 1970 e 1985 no âmbito do Ministério das Minas e Energia, foi dedicado à cobertura de diversas regiões do território brasileiro (especialmente a Amazônia) por imagens aéreas de radar, captadas por avião. O uso do radar permitiu colher imagens da superfície, sob a densa cobertura de nuvens e florestas. Com base na interpretação dessas imagens foi realizado um amplo estudo integrado do meio físico e biótico das regiões abrangidas pelo projeto, que inclui textos analíticos e mapas temáticos sobre geologia, geomorfologia, pedologia, vegetação, uso potencial da terra e capacidade de uso dos recursos naturais renováveis, que até hoje é utilizado como referência nas propostas de zoneamento ecológico da Amazônia brasileira [Wikipedia]

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Sempog integra Comitê Técnico-Científico de Mudanças Climáticas

Grupo técnico deve elaborar plano que orienta ações de enfrentamento aos impactos do clima em Porto Velho
L

Prefeitura de Porto Velho reforça fiscalização e ações educativas para prevenir queimadas no período de estiagem

Com aumento de 220% nas denúncias, Sema intensifica operações e reforça a importância da educação ambiental
L

Rondônia promove VI Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente com foco em justiça climática

A iniciativa visa capacitar a juventude na identificação de situações de injustiça climática e na construção de alternativas sustentáveis
L

Final de Semana Sustentável tem início nesta sexta-feira com programação voltada a educação ambiental

Serão realizados atendimentos ao público com serviços oferecidos pela Sedam, distribuição gratuita de mudas e materiais informativos
L
I Encontro “Rondônia Contra os Incêndios” destaca ações de prevenção e combate a incêndios florestais

I Encontro “Rondônia Contra os Incêndios” destaca ações de prevenção e combate a incêndios florestais

Durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de apresentar projetos, ações e programas voltados à prevenção e combate às queimadas, promovendo a troca de experiências e boas práticas.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

© Vitor Silva/Botafogo/Direitos Reservados

Palmeiras supera Botafogo na prorrogação e avança na Copa do Mundo de Clubes da Fifa

Paulinho marca o gol da vitória e garante vaga do Verdão nas quartas de final em partida disputada na Filadélfia
L

JAC aposta em picape sem firulas para desafiar as líderes do mercado

Nova versão da Hunter amplia atuação da marca no segmento de veículos utilitários no Brasil
L

Massa de ar polar continental na Argentina provocará a queda de temperaturas em Rondônia

Massa de ar polar avança sobre o Brasil a partir do dia 29, derrubando as temperaturas em Rondônia, Acre, Amazonas e diversas regiões do país.
L
Copa Brasil de Tênis de Mesa reúne atletas de 13 estados em Porto Velho

Copa Brasil de Tênis de Mesa reúne atletas de 13 estados em Porto Velho

A realização da Copa Brasil em Rondônia marca um novo capítulo para a modalidade no estado.
L

Momento Agro | Entrevista Evandro Freitas e Paulo Reis

Neste sábado (28), às 11h, recebemos Evandro Freitas (Catema – Gestão Ambiental) e Paulo Reis (NWWOOD Engenharia, Soluções e Projetos) para um debate fundamental sobre autuações ambientais e embargos (IBAMA, ICMBio, SEDAM, entre outros).
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Taxa de desemprego no Brasil atinge 6,2% em maio, o menor índice para o período desde 2012

Taxa de desemprego no Brasil atinge 6,2% em maio, o menor índice para o período desde 2012

Número de trabalhadores com carteira atinge recorde, diz IBGE
L
Luz Energy Engenharia abre vagas para trabalho na Usina Hidrelétrica Santo Antônio, em Porto Velho

Luz Energy Engenharia abre vagas para trabalho na Usina Hidrelétrica Santo Antônio, em Porto Velho

As vagas são de Mecânico de Manutenção Especializado, Inspetor END N2-1 e Supervisor.
L
Convocação para peritos médicos federais: aprovados já podem escolher local de trabalho

Convocação para peritos médicos federais: aprovados já podem escolher local de trabalho

Prazo para ordenar cidades onde querem trabalhar se encerra domingo
L
Concurso Nacional Unificado 2: Ministério da Gestão divulga divisão de cargos por blocos temáticos

Concurso Nacional Unificado 2: Ministério da Gestão divulga divisão de cargos por blocos temáticos

Edital do concurso será publicado na próxima semana
L
Indústria Brasileira cria 910,9 mil vagas de emprego entre 2019 e 2023, aponta IBGE

Indústria Brasileira cria 910,9 mil vagas de emprego entre 2019 e 2023, aponta IBGE

Setor alimentício é o ramo industrial que mais contratou
L
Publicidade

POLÍTICA

Alexandre de Moraes determina perícia médica em Daniel Silveira para avaliar urgência cirúrgica

Decisão responde a pedido da defesa e visa verificar necessidade de procedimento no joelho do ex-parlamentar
L

Lebrinha destina R$ 150 mil para fortalecer serviços de fisioterapia em Costa Marques

Recursos contemplam o município e o distrito de São Domingos, a pedido do vereador Paulinho da Saúde.
L

Deputada Lebrinha entrega pulverizador agrícola para produtores de Nova Brasilândia

Equipamento reforça a agricultura familiar na Linha 05, em parceria com associação local.
L

Deputada Lebrinha e deputado Lebrão anunciam R$ 10 milhões em maquinários, beneficiando 8 municípios de Rondônia

Equipamentos vão reforçar infraestrutura, apoiar a agricultura e garantir melhorias no interior.
L

Eyder Brasil direciona mais de R$ 450 mil para unidades escolares de Porto Velho e Ariquemes

Recursos de emenda parlamentar serão usados para a compra de uniformes, novos equipamentos e para custear o transporte escolar em três importantes instituições de ensino.
L
Publicidade

POLÍCIA

Mulher é encontrada morta com marcas na cabeça na zona Leste

A equipe médica do Samu constatou o óbito, verificando que a vítima já estava morta há pelo menos seis horas.
18

Jovem é presa levando droga nas partes íntimas em presídio da capital

A suspeita foi levada à Policlínica Ana Adelaide e, em seguida, à Maternidade Municipal.
10

Colisão entre motos deixa adolescente morto e dois feridos na zona Leste

Quando os policiais chegaram ao local, não encontraram vestígios do acidente, pois os veículos já haviam sido retirados.
18

“Vou matar todos nesta casa”, disse personal trainer após esposa PM descobrir traição

Logo depois, sentou-se em uma cadeira e apontou a arma para a própria cabeça.
14

CAPOTAMENTO: Acidente deixa motorista em estado grave na Jorge Teixeira

A condutora em estado grave precisou ser socorrida às pressas por uma equipe de resgate
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Encerramento da Semana de Políticas sobre Drogas reúne população e lideranças em Porto Velho

Encerramento da Semana de Políticas sobre Drogas reúne população e lideranças em Porto Velho

A programação em Porto Velho marcou o encerramento das atividades na Capital, reunindo representantes de diversos segmentos da sociedade.
L

Porto Velho encara o Goianésia em duelo decisivo pela Série D

Time rondoniense joga em casa neste sábado (28), às 16h, e precisa da vitória para seguir sonhando com a classificação
L
Governo de RO divulga fase final da reforma do Cemetron e projeta ampliação da assistência

Governo de RO divulga fase final da reforma do Cemetron e projeta ampliação da assistência

A reorganização também permitirá dobrar a capacidade da enfermaria, que passará de 15 para 20 leitos.
L
Mais de 80 alunos do Programa Vencer em Guajará-Mirim e Vilhena são contemplados com kits profissionais após formatura

Mais de 80 alunos do Programa Vencer em Guajará-Mirim e Vilhena são contemplados com kits profissionais após formatura

A secretária da Seas, Luana Rocha, esteve presente nas entregas e comemorou junto aos alunos a realização dessa etapa do Vencer.
L
Colégio Tiradentes celebra 35 anos com projeto voltado à leitura e à cidadania

Colégio Tiradentes celebra 35 anos com projeto voltado à leitura e à cidadania

A realização do projeto é apenas uma das muitas ações programadas ao longo do ano letivo.
L

Guia para iniciantes em apostas e cassino online: como criar conta e começar a jogar

Neste guia completo, vamos explicar passo a passo como criar uma conta e dar os primeiros passos para jogar em um site de apostas ou cassino online no Brasil, como o bodog brasil.
L
IFCN defende que grandes empresas de tecnologia ajam contra as fake news

IFCN defende que grandes empresas de tecnologia ajam contra as fake news

Evento no Rio reuniu profissionais que combatem desinformação
L
Governo regulamenta cotas raciais em concursos públicos

Governo regulamenta cotas raciais em concursos públicos

Reserva de 30% será dividida entre negros, indígenas e quilombolas
L
Governo de RO promove seminário sobre combate à violência contra crianças e adolescentes

Governo de RO promove seminário sobre combate à violência contra crianças e adolescentes

Seminário fez parte das ações do Pacto Criança Protegida, assinado em março de 2024.
L
Obras do Instituto Estadual de Educação Carmela Dutra são entregues pelo Governo de RO em Porto Velho

Obras do Instituto Estadual de Educação Carmela Dutra são entregues pelo Governo de RO em Porto Velho

A solenidade contou com a presença da comunidade escolar, gestores e servidores.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.