Para despertar a consciência ambiental e refletir a respeito do que estamos fazendo para preservar a água, bem precioso para a humanidade, uma programação de atividades acontece com a atuação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), integrantes do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama), por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental, seguindo as diretrizes do Ministério do Meio Ambiente, buscando fortalecer também os municípios para que atuem com o trabalho de conscientização.
A coordenadoria de educação ambiental segue uma linha transversal de trabalho junto às demais coordenadorias da Sedam, como a Coordenação de Recursos Hídricos, atuando na educação ambiental com mobilização social e sensibilização de sua importância, junto aos comitês de bacias hidrográficas. Para falar sobre a importância da água é necessário abordar o que está ligado diretamente ao tema, como o lixo que influencia a qualidade e torna a água imprópria para consumo. Além do cuidado com a poluição, como o despejo de influentes de indústrias e atividades econômicas que podem prejudicar a bacia hidrográfica.
Atitudes consideradas normais podem surtir um grande efeito negativo, como uma sacola jogada na rua, que pode cair em um rio e resultar na morte de um peixe que comeu o plástico. Pequenas mudanças geram grandes resultados, como jogar o lixo no local correto. Rondônia é rica em água, com rios, igarapés e abundância de chuva, assim como em florestas, por isso, a Sedam alerta também sobre a importância de conservação das áreas florestais, que influenciam na retirada de água do solo, enviando para a atmosfera e contribuindo com o ciclo hidrológico, para que a água do subsolo exista e os rios não sequem, como no período da seca no Estado.
Para conscientizar a sociedade rondoniense sobre determinadas atitudes que podem provocar as mudanças climáticas, a programação se estende durante o mês, começando com a conferência de tema “Água – Fonte de Vida”, no último dia 12, com a participação de acadêmicos e a sociedade geral em ciclo de palestras, entre elas: O uso dos recursos naturais e suas influências sob o clima; A extração dos recursos naturais e o clima; As cheias do Rio Madeira; e As unidades de conservação e sua importância para preservação dos recursos hídricos. Nos demais dias, a abordagem para conscientização continuou com o seminário “Diálogo sobre a política nacional de resíduos sólidos” e Circuito de palestras em escolas estaduais e municipais.
Os servidores envolvidos nos órgãos ligados ao Sisnama estão sendo capacitados para atuar com ferramentas estratégicas para maior envolvimento e entendimento da sociedade à causa, com treinamento para atuar em campanhas contra o Aedes aegypti e oficina de confecção de bonecos de fantoches.
Na Semana da Água, onde o dia celebrado é 22 de março, a programação deve se estender à aldeia indígena, com a etnia Karitiana, para conscientização por meio de palestra e abordagem sobre a saúde indígena, visita de jovens estudantes ao Batalhão da Polícia Ambiental para palestras em salas temáticas e passeios em trilhas ecológicas nas Áreas de Preservação Permanente (APP) para reconhecer a importância das árvores na preservação das águas, limpeza do Canal dos Tanques com plantio de mudas envolvendo a comunidade local, oficina e mutirão de combate ao Aedes aegypti com a comunidade, Simpósio de Sustentabilidade Ambiental no transporte aquaviário sensibilizando proprietários, responsáveis e tripulação de embarcações fluviais sobre a importância do meio ambiente, e o fechamento com o ato simbólico de desligamento de luzes por uma hora estimulando a redução do consumo de energia e conservação dos recursos naturais.
PROGRAMAÇÃO
16/03 – Sábado – 8h às 12h
Treinamento das lideranças e as formas de atuação da campanha de mobilização contra o Aedes aegypti
Público: alunos, professores e colaboradores de instituições parceiras.
Local: Rua João Goulart, 666, Bairro mato Grosso
19/03 – Terça-feira – 8h às 12h
Visita à Aldeia Karitiana
19/03 – Terça-feira – 14h às 18h
Palestra “O que é APP (Área de Preservação Permanente) e sua importância para os recursos hidrícos”
Local: EEEFM Murilo Braga
22/03 – Sexta-feira – 8h às 12h
Limpeza de Canal seguido de plantio de mudas
Público: alunos, professores, órgãos públicos, voluntários.
Local: Canal dos Tanques entre as ruas Rafael Vaz e Silva e Salgado Filho
23/03 – Sábado – 14h às 18h
Oficina de combate ao Aedes aegypti
Público: calouros e veteranos do Centro Universitário São Lucas
Local: Auditório Campus II – São Lucas
30/03 – Sábado – 20:30 às 21:30
Desligamento das luzes por uma hora
Público: aberto a todos
Local: Sede da Prefeitura de Porto Velho, Sema, Palácio Rio Madeira, Escola Murilo Braga, Porto Velho Shopping e Centro Universitário São Lucas