SÁBADO, 06/07/2024

BRUMADINHO: CENAS CHOCANTES DE UMA TRAGÉDIA SEM TAMANHO – FOTOS E VÍDEOS

Rompimento de barragem da mineradora Vale ocorreu no início da tarde desta sexta-feira (25/1), por volta de 13h30

Publicado em 

BRUMADINHO: CENAS CHOCANTES DE UMA TRAGÉDIA SEM TAMANHO - FOTOS E VÍDEOS - News Rondônia

Brumadinho, Minas Gerais, 25 de janeiro de 2019. Cerca de 400 trabalhadores da Mina Córrego do Feijão, pertencente à companhia Vale do Rio Doce, foram atingidos pelo rompimento de uma barragem de resíduos. Três anos e dois meses depois do desastre ambiental de Mariana (MG), a história se repetiu. Não como farsa, mas como uma dolorosa realidade a esses funcionários. O triste saldo do dia: 7 pessoas mortas, cinco hospitalizadas e 200 desaparecidas. Números que podem ser atualizados.

O rompimento ocorreu no início da tarde, por volta de 13h30. Os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia, o refeitório – exatamente no horário de almoço – e parte da comunidade da Vila Ferteco.

BRUMADINHO: CENAS CHOCANTES DE UMA TRAGÉDIA SEM TAMANHO - FOTOS E VÍDEOS - News Rondônia

Moradores da região, que residem na parte mais baixa de Brumadinho, tiveram que deixar suas casas, segundo a Defesa Civil. Logo a tragédia tomou as redes sociais. Imagens impressionantes das torrentes de lama ganharam, Twitter, Facebook e Instagram. Incrédulas e assustadas, as pessoas pareciam duvidar do que viam.

E as cenas realmente são dramáticas: animais, carros, plantações e pessoas soterrados pelos resíduos de minérios misturados à lama. O Corpo de Bombeiros logo entrou em ação, junto com a Defesa Civil. Por volta das 21h, as autoridades divulgaram que 182 pessoas haviam sido resgatadas com vida. O Centro Social do Córrego do Feijão foi usado para montar uma operação de atendimento às vítimas, que recebiam, ali, os primeiros cuidados médicos. Quase madrugada, a área de emergência começou a ser transferida para uma faculdade da região.

O Hospital João XXIII recebeu os feridos, conduzidos para lá de helicóptero. Um plano de catástrofe na Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) foi declarado e, com isso, todas as equipes do Hospital João XXIII, localizado a 57km de Brumadinho, estão em alerta para receber as vítimas.

O Hospital Municipal de Brumadinho enviou médicos e enfermeiros para a região onde ocorreu a tragédia. Por isso, os atendimentos cotidianos são direcionados para a capital Belo Horizonte. Até unidades de saúde da rede privada somaram-se à força-tarefa montada para prestar socorro às vítimas.

Rotina interrompida

Em Brumadinho, a rotina foi bruscamente interrompida. Moradores das margens do rio Paraopeba, que atravessa a cidade, deixaram suas casas e todo o comércio local fechou as portas. Já o trânsito na ponte que cruza o rio e das ruas principais foi interditado.

Outros municípios da Grande Belo Horizonte emitiram comunicados de alerta a suas populações. A Prefeitura de São Joaquim de Bicas instruiu moradores que vive às margens do rio Paraopeba a evacuarem a área por medida de segurança. Em Juatuba, limítrofe com Brumadinho, a gestão municipal também emitiu alerta semelhante à comunidade do bairro Francelinos, por onde também passa o rio.

BRUMADINHO: CENAS CHOCANTES DE UMA TRAGÉDIA SEM TAMANHO - FOTOS E VÍDEOS - News Rondônia

O prefeito de Betim, Vittorio Medioli, divulgou um vídeo nas redes sociais e pediu atenção aos riscos de inundação. “Preste atenção para poder evacuar as casas, caso as coisas fiquem muito sérias”, recomendou Medioli no vídeo.

As autoridades estaduais e federais se mobilizaram. O governo de Minas Gerais montou uma força-tarefa para socorrer vítimas, prestar apoio à população e averiguar a extensão da tragédia. Equipes do Executivo de Minas se deslocaram até a cidade. O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Vieira, e a secretária de Impacto Social, Elizabeth Jucá, coordenam os trabalhos no município. Foi montado um gabinete de crise, com o apoio de Belo Horizonte.

Socorro às pessoas

“Todo o aparato do governo de Minas foi enviado para prestar os primeiros socorros às vítimas e o suporte necessário para os moradores da região. Nossa atenção neste momento está direcionada para socorrer as pessoas atingidas”, disse o governador Romeu Zema (Novo), que também irá ao cenário da tragédia.

Em Brasília, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) determinou aos ministros da Defesa, general Fernando Azevedo Silva, e do meio Ambiente, Ricardo Salles, que fossem ao local do acidente, além de enviar tropas militares para dar suporte ao município. Salles partiu de Brasília nessa sexta-feira. Azevedo e Silva irá neste sábado (27).

Dois gabinetes de crise foram criados na capital federal para planejar e coordenar as ações de apoio aos atingidos pelo rompimento da barragem. No final da tarde, em entrevista coletiva, Bolsonaro confirmou que irá visitar a cidade de Brumadinho, acompanhado da primeira-dama Michelle, nesta manhã.

“O momento é de tristeza para todos. Há 200 desaparecidos e esperamos que o pior não tenha acontecido. Determinei que nos colocassem as informações em tempo real para tomarmos as medidas cabíveis para minorar o sofrimento da região e de familiares de possíveis vítimas, bem como a questão ambiental”, disse o presidente da República.

Os comitês de crise do governo federal fazem um prognóstico nada positivo: o desastre em Brumadinho pode ter proporções maiores do que o acidente ocorrido há três anos em Mariana.

Mariana nunca mais?

Opinião que corrobora a do presidente da vale, Fábio Schvartsman, que assumiu a companhia em 2017 com o lema “Mariana nunca mais”. Ele disse que deve haver muitas vítimas no local e que a companhia pretende fazer uma investigação rápida e profunda sobre o episódio.

“Vamos resgatar e atender as pessoas e fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para enfrentar essa situação inimaginável. Ainda não sabemos o número de vítimas. A região é de acesso muito difícil e uma região muito afastada. Tinham muitos funcionários da Vale no momento. Infelizmente, deve ter muitas vítimas“, disse.

Espera-se que, assim como errou com o lema que escolheu, Schvartsman esteja errado também nessa pessimista previsão.

Veja vídeos e a repercussão nas redes sociais:

A Mina Córrego do Feijão, cujo rompimento da barragem provocou mais um acidente da mineradora Vale em Minas Gerais em menos de três anos, faz parte do Complexo de Paraopeba, que possui 13 estruturas utilizadas para disposição de rejeitos, retenção de sedimentos, regulação de vazão e captação de água.

Ao todo, o Complexo de Paraopeba produziu 26,3 milhões de toneladas de minério de ferro em 2017, cerca de 7% da produção da Vale, que no mesmo ano produziu 366,5 milhões de toneladas de minério de ferro, segundo a assessoria da empresa.

Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES
Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Boletim hídrico semanal sobre monitoramento dos rios é divulgado pelo Governo de RO

De acordo com o boletim hídrico, no período de 24 de junho a 1° de julho, o Rio Madeira apresentou nível de 4,2 metros
L
Incêndios podem ter degradado 9% do Pantanal nos últimos cinco anos

Incêndios podem ter degradado 9% do Pantanal nos últimos cinco anos

Levantamento sobre degração de áreas florestais é da rede Mapbiomas
L
Pantanal poderá ter crise hídrica histórica em 2024, aponta estudo

Pantanal poderá ter crise hídrica histórica em 2024, aponta estudo

Bioma está cada vez mais seco, o que o torna mais vulnerável
L

Prefeitura de Porto Velho intensifica combate às queimadas urbanas

Número de denúncias registradas quase dobrou desde 2023 até hoje
L

Força Nacional reforça equipe de combate a incêndios no Pantanal

Fogo já queimou 520 mil hectares no bioma do Mato Grosso do Sul.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Em Nova Mamoré, governador Marcos Rocha reforça compromisso para Rondônia continuar avançando

obra começou em 2023 e a conclusão aconteceu em 1º de julho de 2024.
L

#EntreLevels | Entrevista Vinícius Mavi – Cantor

O programa ENTRE LEVELS apresentará uma entrevista imperdível com o cantor Vinícius Mavi.
L

Decreto de situação de emergência em Rondônia, por causa da estiagem, é publicado no DIOF

No mesmo ato, assinado pelo governador Marcos Rocha (UB), ficou revogado um decreto assinado no ano passado no mesmo intuito.
L

#NortProTeam | Entrevista Magno Araujo – Fisioterapeuta esportivo

Nesta sexta-feira, dia 04, o programa Nort Pro Team traz uma entrevista imperdível com o fisioterapeuta esportivo Magno Araujo.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Resultado final do CNU será divulgado em 21 de novembro

Resultado final do CNU será divulgado em 21 de novembro

Decreto prevê novas regras para evitar novo adiamento do certame
L
Candidatos ao CNU poderão solicitar devolução de taxa de inscrição

Candidatos ao CNU poderão solicitar devolução de taxa de inscrição

Prazo para fazer o pedido será desta sexta-feira a domingo
L
CNU: governo prevê regras em caso de novo adiamento de provas

CNU: governo prevê regras em caso de novo adiamento de provas

Medidas valem apenas para local afetado por evento extremo
L

Vagas de emprego para vendedor de ótica

Conhecimentos: Habilidades com negociação e atendimento ao cliente.
L

OPORTUNIDADE: Governo de RO abre processo seletivo para contratação temporária no Corpo de Bombeiros

As vagas são para as áreas de Arquitetura e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), para atuação em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena
L
Publicidade

POLÍTICA

Vereador Valtinho Canuto preocupado com a estiagem no Município de Porto Velho

A comunidade de pescadores de Porto Velho e de todo o estado pode contar com o apoio das autoridades municipais e estaduais durante este período de crise.
L
População lota plenário da Câmara de Rolim de Moura para Prestigiar Moção de Aplausos a Thiago Moreira e Dyone de Oliveira

População lota plenário da Câmara de Rolim de Moura para Prestigiar Moção de Aplausos a Thiago Moreira e Dyone de Oliveira

A honraria foi proposta pelo vereador Claudinei Fernandes de Souza, popularmente conhecido como Claudinho da Cascalheira.
L
Pré-candidata a prefeita de Nova Brasilândia do Oeste reúne lideranças em grande ato político

Pré-candidata a prefeita de Nova Brasilândia do Oeste reúne lideranças em grande ato político

Deputada federal Sílvia Cristina participou da grande mobilização de pré-candidatura de Maria Rezende.
L
Deputada Sílvia Cristina entrega equipamentos para 30 agroindústrias em Alta Floresta do Oeste

Deputada Sílvia Cristina entrega equipamentos para 30 agroindústrias em Alta Floresta do Oeste

Também foram entregues dois motores, para atender a comunidade indígena Rio Branco.
L
Toco do Sticcero recebe apoio de trabalhadores dos Correios em Porto Velho

Toco do Sticcero recebe apoio de trabalhadores dos Correios em Porto Velho

A confirmação do apoio foi anunciada durante um encontro que contou com a presença de várias lideranças sindicais da região.
L
Publicidade

POLÍCIA

URGENTE: Bandidos são baleados em troca de tiros com BPTAR na zona leste

Durante as buscas, os suspeitos foram localizados e resistiram atirando em direção à viatura.
12

URGENTE: Homem é perseguido e morto a tiro na zona leste

O Samu foi acionado e constatou o óbito.
18
polícia

Bandidos baleados trocam tiros com vigilante durante assalto em embarcação

O roubo foi frustrado com a reação dos vigilantes de plantão que trocaram tiros com o bando, deixando um deles morto.
16
Venezuelano é encontrado morto em banco na rodoviária em Porto Velho

Venezuelano é encontrado morto em banco na rodoviária em Porto Velho

Alguns populares notaram quando o venezuelano começou a passar mal, onde ainda tentaram reanimar a vítima enquanto o Samu foi acionado, no entanto, quando a equipe chegou, fez a constatação do óbito.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Retomada da obra da Rodoviária consolida mais de 90 milhões em obras em Ariquemes

Retomada da obra da Rodoviária consolida mais de 90 milhões em obras em Ariquemes

O novo terminal rodoviário de Ariquemes contará com uma área de embarque e desembarque moderna, espaços para restaurantes, terminal de espera, banheiros, estacionamento, mirante e área administrativa.
L
13ª edição do arraial flor do Mutum começa nesta sexta-feira

13ª edição do arraial flor do Mutum começa nesta sexta-feira

A entrada é gratuita e segue até o domingo (07/07), no espaço da rua Pitomba com a Poraquê.
L
Do campo ao prato: os elos do PAA no combate à fome no Brasil

Do campo ao prato: os elos do PAA no combate à fome no Brasil

Programa federal criado em 2003 foi ingrediente fundamental para tirar o Brasil do Mapa da Fome em 2014. Retomado com prioridade em 2023, já permitiu a doação de 184 mil toneladas de alimentos em 17 meses, produzidos por mais de 81 mil agricultores familiares.
L

Requerimento da Licença Ambiental: B & A PERFUMARIA E COSMETICOS LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA
L
Rondônia: prazo para o responder ao Censo Nacional das Unidades Básicas de Saúde é até 31 de julho

Rondônia: prazo para o responder ao Censo Nacional das Unidades Básicas de Saúde é até 31 de julho

A pesquisa é importante para que o Ministério da Saúde entenda quais as necessidades dos profissionais e usuários das cerca de 50 mil UBS em todo o Brasil
L
TRT-14 promove palestras sobre Prevenção de Acidentes de Trabalho para catadores(as) de materiais recicláveis

TRT-14 promove palestras sobre Prevenção de Acidentes de Trabalho para catadores(as) de materiais recicláveis

Além de orientações importantes para a segurança e saúde dos(as) catadores(as) em Porto Velho, também foram entregues kits de protetores solares e botas.
L
Defesa Civil Nacional apoia prefeituras no cadastro de moradores do RS

Defesa Civil Nacional apoia prefeituras no cadastro de moradores do RS

Força-tarefa vai ajudar famílias a receberem o Auxílio Reconstrução
L

Autorizado o início das obras de mais de R$ 16 milhões em pavimentação asfáltica para Jaru

As obras serão custeadas com recursos destinados pelo deputado federal Lúcio Mosquini, mais contrapartida com recursos próprios da Prefeitura de Jaru.
L
Polícia Federal entrega ao Supremo relatório que indiciou Bolsonaro

Polícia Federal entrega ao Supremo relatório que indiciou Bolsonaro

Ex-presidente é um dos 11 envolvidos no caso das joias sauditas
L
Corte IDH ouve relato de mulher torturada grávida na ditadura

Corte IDH ouve relato de mulher torturada grávida na ditadura

Viúva de Bacuri foi ouvida pela Corte na condição de vítima
L