QUARTA-FEIRA, 13/08/2025
Publicidade
SICRED

BRUMADINHO: CENAS CHOCANTES DE UMA TRAGÉDIA SEM TAMANHO – FOTOS E VÍDEOS

Rompimento de barragem da mineradora Vale ocorreu no início da tarde desta sexta-feira (25/1), por volta de 13h30

Publicado em 

BRUMADINHO: CENAS CHOCANTES DE UMA TRAGÉDIA SEM TAMANHO - FOTOS E VÍDEOS - News Rondônia

Brumadinho, Minas Gerais, 25 de janeiro de 2019. Cerca de 400 trabalhadores da Mina Córrego do Feijão, pertencente à companhia Vale do Rio Doce, foram atingidos pelo rompimento de uma barragem de resíduos. Três anos e dois meses depois do desastre ambiental de Mariana (MG), a história se repetiu. Não como farsa, mas como uma dolorosa realidade a esses funcionários. O triste saldo do dia: 7 pessoas mortas, cinco hospitalizadas e 200 desaparecidas. Números que podem ser atualizados.

O rompimento ocorreu no início da tarde, por volta de 13h30. Os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia, o refeitório – exatamente no horário de almoço – e parte da comunidade da Vila Ferteco.

BRUMADINHO: CENAS CHOCANTES DE UMA TRAGÉDIA SEM TAMANHO - FOTOS E VÍDEOS - News Rondônia

Moradores da região, que residem na parte mais baixa de Brumadinho, tiveram que deixar suas casas, segundo a Defesa Civil. Logo a tragédia tomou as redes sociais. Imagens impressionantes das torrentes de lama ganharam, Twitter, Facebook e Instagram. Incrédulas e assustadas, as pessoas pareciam duvidar do que viam.

E as cenas realmente são dramáticas: animais, carros, plantações e pessoas soterrados pelos resíduos de minérios misturados à lama. O Corpo de Bombeiros logo entrou em ação, junto com a Defesa Civil. Por volta das 21h, as autoridades divulgaram que 182 pessoas haviam sido resgatadas com vida. O Centro Social do Córrego do Feijão foi usado para montar uma operação de atendimento às vítimas, que recebiam, ali, os primeiros cuidados médicos. Quase madrugada, a área de emergência começou a ser transferida para uma faculdade da região.

O Hospital João XXIII recebeu os feridos, conduzidos para lá de helicóptero. Um plano de catástrofe na Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) foi declarado e, com isso, todas as equipes do Hospital João XXIII, localizado a 57km de Brumadinho, estão em alerta para receber as vítimas.

O Hospital Municipal de Brumadinho enviou médicos e enfermeiros para a região onde ocorreu a tragédia. Por isso, os atendimentos cotidianos são direcionados para a capital Belo Horizonte. Até unidades de saúde da rede privada somaram-se à força-tarefa montada para prestar socorro às vítimas.

Rotina interrompida

Em Brumadinho, a rotina foi bruscamente interrompida. Moradores das margens do rio Paraopeba, que atravessa a cidade, deixaram suas casas e todo o comércio local fechou as portas. Já o trânsito na ponte que cruza o rio e das ruas principais foi interditado.

Outros municípios da Grande Belo Horizonte emitiram comunicados de alerta a suas populações. A Prefeitura de São Joaquim de Bicas instruiu moradores que vive às margens do rio Paraopeba a evacuarem a área por medida de segurança. Em Juatuba, limítrofe com Brumadinho, a gestão municipal também emitiu alerta semelhante à comunidade do bairro Francelinos, por onde também passa o rio.

BRUMADINHO: CENAS CHOCANTES DE UMA TRAGÉDIA SEM TAMANHO - FOTOS E VÍDEOS - News Rondônia

O prefeito de Betim, Vittorio Medioli, divulgou um vídeo nas redes sociais e pediu atenção aos riscos de inundação. “Preste atenção para poder evacuar as casas, caso as coisas fiquem muito sérias”, recomendou Medioli no vídeo.

As autoridades estaduais e federais se mobilizaram. O governo de Minas Gerais montou uma força-tarefa para socorrer vítimas, prestar apoio à população e averiguar a extensão da tragédia. Equipes do Executivo de Minas se deslocaram até a cidade. O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Vieira, e a secretária de Impacto Social, Elizabeth Jucá, coordenam os trabalhos no município. Foi montado um gabinete de crise, com o apoio de Belo Horizonte.

Socorro às pessoas

“Todo o aparato do governo de Minas foi enviado para prestar os primeiros socorros às vítimas e o suporte necessário para os moradores da região. Nossa atenção neste momento está direcionada para socorrer as pessoas atingidas”, disse o governador Romeu Zema (Novo), que também irá ao cenário da tragédia.

Em Brasília, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) determinou aos ministros da Defesa, general Fernando Azevedo Silva, e do meio Ambiente, Ricardo Salles, que fossem ao local do acidente, além de enviar tropas militares para dar suporte ao município. Salles partiu de Brasília nessa sexta-feira. Azevedo e Silva irá neste sábado (27).

Dois gabinetes de crise foram criados na capital federal para planejar e coordenar as ações de apoio aos atingidos pelo rompimento da barragem. No final da tarde, em entrevista coletiva, Bolsonaro confirmou que irá visitar a cidade de Brumadinho, acompanhado da primeira-dama Michelle, nesta manhã.

“O momento é de tristeza para todos. Há 200 desaparecidos e esperamos que o pior não tenha acontecido. Determinei que nos colocassem as informações em tempo real para tomarmos as medidas cabíveis para minorar o sofrimento da região e de familiares de possíveis vítimas, bem como a questão ambiental”, disse o presidente da República.

Os comitês de crise do governo federal fazem um prognóstico nada positivo: o desastre em Brumadinho pode ter proporções maiores do que o acidente ocorrido há três anos em Mariana.

Mariana nunca mais?

Opinião que corrobora a do presidente da vale, Fábio Schvartsman, que assumiu a companhia em 2017 com o lema “Mariana nunca mais”. Ele disse que deve haver muitas vítimas no local e que a companhia pretende fazer uma investigação rápida e profunda sobre o episódio.

“Vamos resgatar e atender as pessoas e fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para enfrentar essa situação inimaginável. Ainda não sabemos o número de vítimas. A região é de acesso muito difícil e uma região muito afastada. Tinham muitos funcionários da Vale no momento. Infelizmente, deve ter muitas vítimas“, disse.

Espera-se que, assim como errou com o lema que escolheu, Schvartsman esteja errado também nessa pessimista previsão.

Veja vídeos e a repercussão nas redes sociais:

A Mina Córrego do Feijão, cujo rompimento da barragem provocou mais um acidente da mineradora Vale em Minas Gerais em menos de três anos, faz parte do Complexo de Paraopeba, que possui 13 estruturas utilizadas para disposição de rejeitos, retenção de sedimentos, regulação de vazão e captação de água.

Ao todo, o Complexo de Paraopeba produziu 26,3 milhões de toneladas de minério de ferro em 2017, cerca de 7% da produção da Vale, que no mesmo ano produziu 366,5 milhões de toneladas de minério de ferro, segundo a assessoria da empresa.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Perda de áreas naturais no Brasil em 40 anos atinge 111,7 milhões de hectares

Perda de áreas naturais no Brasil em 40 anos atinge 111,7 milhões de hectares

O levantamento do MapBioma revela a perda de áreas naturais no Brasil equivalente a mais de 13% do território nacional desde 1985.
L
Fundo Amazônia anuncia novos investimentos após 17 anos

Fundo Amazônia anuncia novos investimentos após 17 anos

Anúncio em Manaus destina R$ 210 milhões a programas de combate ao desmatamento e apoio a comunidades tradicionais.
L
Aquecimento global 1,5°C foi a meta do Acordo de Paris

Aquecimento global 1,5°C foi a meta do Acordo de Paris

A meta foi estabelecida para evitar impactos extremos do clima, mas estudos recentes indicam que esse limite já pode ter sido atingido, trazendo riscos para o planeta.
L
Desmatamento na Amazônia sobe, enquanto no Cerrado cai

Desmatamento na Amazônia sobe, enquanto no Cerrado cai

Dados do Deter mostram resultados contrastantes no desmatamento entre os biomas, com queda expressiva no Cerrado e Pantanal no último ano.
L
Governo de RO reforça compromisso ambiental na Conferência de Áreas Contaminadas, em SP

Governo de RO reforça compromisso ambiental na Conferência de Áreas Contaminadas, em SP

Representado pela Sedam, Rondônia apresentou soluções técnicas e sustentáveis para áreas contaminadas, como o uso de geofísica e extratos vegetais.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Giro News | Entrevista com Maurício Fávaro, piloto do SAER da Polícia Civil

Nesta quarta-feira (13), às 16h, o Giro News recebe Maurício Fávaro, piloto de aeronaves do Serviço Aeropolicial (SAER) da Polícia Civil. Na entrevista, ele contará sua trajetória profissional e fará um balanço histórico das atividades do SAER, criado para atender demandas estratégicas de segurança, transporte e resgate no estado.
L

Fonte de Vida | Entrevista com Marta Alves Severino

Mais de três décadas salvando vidas, entre UTIs e resgates aéreos, marcam a trajetória da médica intensivista Marta Alves Severino.
L

Nota de Falecimento – Maria das Dores Oliveira

Familiares e amigos se despedem de Maria das Dores Oliveira, aos 80 anos, em cerimônia na Funerária Dom Bosco, em Porto Velho, nesta quarta-feira.
L
Lula assina MP contra tarifaço dos EUA e pressiona o Congresso por votação

Lula assina MP contra tarifaço dos EUA e pressiona o Congresso por votação

O presidente Lula assinou a medida provisória que cria uma linha de crédito de R$ 30 bilhões para socorrer o setor produtivo e pediu celeridade aos parlamentares.
L
STF elege Edson Fachin para a presidência e Moraes para a vice

STF elege Edson Fachin para a presidência e Moraes para a vice

Os ministros Edson Fachin e Alexandre de Moraes foram escolhidos para assumir a liderança da Corte, com a posse agendada para 29 de setembro de 2025.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Feirão do Emprego em Porto Velho oferece vagas e valoriza experiência de trabalhadores acima de 50 anos

Feirão do Emprego em Porto Velho oferece vagas e valoriza experiência de trabalhadores acima de 50 anos

Evento reuniu mais de 10 mil inscritos, 150 empresas e 1.000 oportunidades de trabalho, incluindo vagas para idosos, PcDs e jovens.
L
Concurso da CPRM oferece vagas em Rondônia com salários de até R$ 10,5 mil

Concurso da CPRM oferece vagas em Rondônia com salários de até R$ 10,5 mil

A Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) abriu concurso público com vagas para Rondônia e outras regiões do país.
L
Inclusão no trabalho melhora nível de leitura de jovens

Inclusão no trabalho melhora nível de leitura de jovens

Estudo do INAF revela que inserção no mercado de trabalho aprimora habilidades de leitura e escrita entre a juventude brasileira.
L
Feirão do Emprego é sucesso e reúne mais de 10 mil pessoas em Porto Velho

Feirão do Emprego é sucesso e reúne mais de 10 mil pessoas em Porto Velho

Evento promovido pela Prefeitura oferta mais de 1.000 vagas e mobiliza jovens, mulheres, PcD e trabalhadores acima de 50 anos.
L

Super Nova Era oferece 30 vagas durante o Feirão do Emprego e Empreendedorismo em Porto Velho

Evento reunirá mais de mil oportunidades de trabalho e 150 empresas participantes na próxima segunda-feira (11)
L

POLÍTICA

Plano Brasil Soberano prevê R$ 39,5 bilhões em apoio a empresas afetadas

Plano Brasil Soberano prevê R$ 39,5 bilhões em apoio a empresas afetadas

O governo federal anunciou a Medida Provisória Plano Brasil Soberano para socorrer empresas, com eixos de atuação que incluem crédito, incentivos fiscais e proteção ao trabalhador.
L
Deputado Alex Redano solicita substituição urgente de ponte na RO-133, em Ji-Paraná, para garantir segurança de moradores e produtores

Deputado Alex Redano solicita substituição urgente de ponte na RO-133, em Ji-Paraná, para garantir segurança de moradores e produtores

Ponte de madeira no km 07 apresenta desgaste e risco; obra atenderá mais de 300 famílias, transporte escolar e escoamento agrícola.
L
Coronel Chrisóstomo destina mais de R$ 9,6 milhões para compra de ambulâncias em 25 municípios de Rondônia

Coronel Chrisóstomo destina mais de R$ 9,6 milhões para compra de ambulâncias em 25 municípios de Rondônia

Veículos reforçam atendimento em hospitais, UBS, UPAs, SAMU e Exército, beneficiando transporte de pacientes e remoções de urgência.
L
Eyder Brasil propõe instalação de câmeras em salas de aula da rede estadual de Rondônia

Eyder Brasil propõe instalação de câmeras em salas de aula da rede estadual de Rondônia

Projeto de lei de Eyder Brasil prevê videomonitoramento sem áudio para reforçar segurança de alunos e profissionais da educação nas escolas públicas estaduais.
L

Ieda Chaves destina R$ 1,3 milhão para fortalecer saúde e educação em Corumbiara

Recursos incluem transporte, consultas oftalmológicas, óculos e sala sensorial para ampliar acesso da população a serviços essenciais.
L
Publicidade

POLÍCIA

Mulher quebra o braço após batida entre motos na zona leste

Mulher quebra o braço após batida entre motos na zona leste

De acordo com testemunhas, a mulher pilotava a moto Honda Pop pela Jaqueline Ferry, quando houve a colisão com a Honda Biz conduzida pelo homem que invadiu a preferencial.
16
PF deflagra operação contra abuso sexual infantojuvenil em Ariquemes

PF deflagra operação contra abuso sexual infantojuvenil em Ariquemes

Ação cumpriu mandados de busca e apreensão no município de Ariquemes
10
Homem invade curso profissionalizante e agride ex-companheira no bairro Tiradentes

Homem invade curso profissionalizante e agride ex-companheira no bairro Tiradentes

Suspeito de 31 anos foi preso em flagrante após ser contido por funcionário da escola
10
Dos mais de 1,4 mil presos do 8 de Janeiro, 141 continuam na cadeia e 44 estão em prisão domiciliar

Dos mais de 1,4 mil presos do 8 de Janeiro, 141 continuam na cadeia e 44 estão em prisão domiciliar

Em 8 de janeiro de 2023, 1.406 pessoas foram presas em flagrante. Após as audiências de custódia, o ministro Alexandre de Moraes, relator dos processos, manteve 942 pessoas em prisão preventiva.
L
Colisão deixa duas pessoas feridas em cruzamento em Ji-Paraná

Colisão deixa duas pessoas feridas em cruzamento em Ji-Paraná

O acidente de trânsito em Ji-Paraná ocorreu após uma caminhonete invadir a via preferencial, atingindo a motocicleta com duas pessoas a bordo.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Exportação de carne bovina atinge recorde em julho antes de tarifaço dos EUA

Exportação de carne bovina atinge recorde em julho antes de tarifaço dos EUA

Antes das sanções dos EUA, exportação de carne bovina brasileira bateu recorde de 313 mil toneladas em um mês, impulsionada pela demanda chinesa.
L
RASTREABILIDADE RONDONIA FAPERON

MAPA define cronograma para rastreabilidade individual obrigatória 

O programa é o passo fundamental para o controle sanitário e logístico da pecuária brasileira, com impacto significativo em toda a cadeia da carne, dos produtores aos frigoríficos, distribuidores nacionais e exportadores.
L
Luiz Marinho diz que Brasil não deve se desesperar com tarifas dos EUA

Luiz Marinho diz que Brasil não deve se desesperar com tarifas dos EUA

O ministro Luiz Marinho participou de uma live com centrais sindicais e discutiu a busca por novos mercados e a manutenção de empregos no país.
L
Prefeitura de Jaru conclui patrolamento da Linha 628 e inicia serviços na Linha 621

Prefeitura de Jaru conclui patrolamento da Linha 628 e inicia serviços na Linha 621

Ação integra plano de manutenção de 1.500 km de estradas vicinais e garante mais segurança e agilidade no tráfego rural.
L
MPRO apresenta ações de combate às queimadas e crimes ambientais em seminário preparatório para a COP 30

MPRO apresenta ações de combate às queimadas e crimes ambientais em seminário preparatório para a COP 30

Força-tarefa reduziu em mais de 95% os focos de incêndio em áreas críticas de Rondônia e servirá de modelo para outros estados da Amazônia Legal.
L
Lula assina Plano Brasil Soberano para amparar exportadores contra tarifas dos EUA

Lula assina Plano Brasil Soberano para amparar exportadores contra tarifas dos EUA

O presidente Lula anunciou a Medida Provisória com um pacote de R$ 30 bilhões em crédito e defendeu a busca por novos mercados para o país.
L
Lula anuncia ajuda a exportadores e defende soberania brasileira

Lula anuncia ajuda a exportadores e defende soberania brasileira

O presidente Lula criticou a interferência estrangeira e defendeu a busca por novos mercados para mitigar os efeitos das tarifas dos EUA.
L
Sebrae/RO e Semtel impulsionam turismo fluvial em Porto Velho

Sebrae/RO e Semtel impulsionam turismo fluvial em Porto Velho

Capacitação prepara condutores e estrutura novo roteiro turístico no Rio Madeira, unindo tradição, cultura ribeirinha e economia.
L
TRT-14 participa da Semana Nacional dos Precedentes Trabalhistas

TRT-14 participa da Semana Nacional dos Precedentes Trabalhistas

Evento nacional busca padronizar decisões e fortalecer a segurança jurídica na Justiça do Trabalho.
L

Chegou o Mutirão Agro Dívida Zero Sicredi; Aproveite a oportunidade para ter o nome limpo

Até 31 de dezembro, associados do agro têm a chance de renegociar dívidas, limpar o nome e voltar a ter crédito com o apoio da sua cooperativa.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.