QUARTA-FEIRA, 13/08/2025
Publicidade
SICRED

INVASÕES NO PAÍS SÃO SITUAÇÕES PONTUAIS, AFIRMA NOVO PRESIDENTE DA FUNAI

Segundo Franklimberg, equipes vão atuar em terras indígenas do Pará, Maranhão e Rondônia, onde há situações ligadas a invasões por madeireiros e grileiros

Publicado em 

INVASÕES NO PAÍS SÃO SITUAÇÕES PONTUAIS, AFIRMA NOVO PRESIDENTE DA FUNAI - News Rondônia

Brasília – O novo presidente da Funai, Franklimberg Ribeiro de Freitas, pretende fazer mais mudanças na estrutura do órgão e rever contratos. Em sua primeira entrevista após a posse, afirmou que vai combater a corrupção e “ideologias” que ainda enxerga na instituição. Ao voltar ao cargo que ocupava até abril de 2018, o general afirmou que vai fortalecer as ações de combate a invasões e conflitos. Ele negou, porém, que essa seja uma ameaça generalizada. “São situações pontuais”, disse ao jornal O Estado de S. Paulo.

INVASÕES NO PAÍS SÃO SITUAÇÕES PONTUAIS, AFIRMA NOVO PRESIDENTE DA FUNAI - News Rondônia

Franklimberg colocou militares para cuidar de duas das três diretorias do órgão. Segundo ele, equipes com apoio da Polícia Federal vão atuar em terras indígenas do Pará, Maranhão e Rondônia, onde há situações de conflitos ligados a invasões por madeireiros e grileiros. O presidente da Funai negou esvaziamento do órgão e disse que, a partir de agora, a Funai terá mais tempo e recursos para cuidar de questões sociais e do monitoramento de terras. A seguir, os principais trechos da entrevista:

Existe corrupção na Funai?

Não posso dizer que há atos irregulares, mas existe, sim, uma preocupação grande com o gerenciamento dos poucos recursos que a Funai recebe da União.

Algum dos novos diretores que o sr. já chamou passou antes pela Funai?

Não, nunca. Mas a experiência deles como gestores é muito importante para este processo que estamos iniciando. Haverá uma reestruturação na Funai, inclusive abaixo dos diretores. Vão ocorrer substituições nas coordenações, em cargos de confiança.

Há ocupações políticas em cargos da Funai?

Muitos de nossos jovens que passaram em concursos na Funai foram formados em um período em que o PT estava no governo e trouxeram para a fundação algumas questões ideológicas. É difícil fazer uma identificação pontual, mas vamos implantar um ritmo de trabalho para que as pessoas produzam, independentemente da ideologia. Não vou generalizar, mas é verdade que um segmento da Funai é ideologizado.

A Funai perdeu a demarcação de terras para uma secretaria do Ministério da Agricultura. O licenciamento ambiental também foi para lá. A saúde indígena já está fora do órgão. O que sobrou para a Funai?

A maior parte das demandas que temos é social. O indígena está precisando de apoio social, de monitoramento territorial. É isso que teremos oportunidade de fazer e de concentrar nossos esforços. Vamos cuidar dos índios isolados. Vamos cuidar da educação dos indígenas.

Mas as atribuições da Funai não têm sido desidratadas?

Sim, mas o que está ocorrendo é uma reestruturação para que se dê agilidade a processos que hoje são muito lentos.

O sr. vê hoje uma ofensiva sobre as terras indígenas?

Eu acho que há sim, mas você está generalizando. Temos hoje 14% do território nacional demarcado, mas essas terras são hoje as mais bem preservadas do País. Não estão invadindo tudo, são situações pontuais. Por isso, vamos reforçar a nossa coordenação geral de monitoramento de territórios. Ela é que faz a ligação com a Polícia Federal e as demais polícias, vai fazer a conexão com Ibama e ICMBio sobre essas invasões que ocorrem em algumas reservas.

O arrendamento das terras indígenas tem sido apontado como uma situação de potencial conflito.

O Estatuto do Índio proíbe o arrendamento para terceiros. Por lei, a terra é da União. Mas o que acontece é que, até agora, o Estado vinha fazendo vista grossa para a questão do arrendamento. Temos o exemplo dos Parecis, em Mato Grosso, onde os índios produzem, cuidam de seus equipamentos e de suas terras. Esse é um modelo a ser aplicado em outras terras onde os índios queiram produzir e tenham capacidade para isso.

A Funai vai incentivar esse tipo de atividade agrícola?

Sim, mas com a atividade feita pelo próprio índio. Hoje, temos situações irregulares na Região Sul do País, onde o dinheiro fica apenas com dois ou três indígenas e não chega à comunidade. Temos de acabar com isso, estabelecendo regras e processos de transição, para que o índio seja o único responsável pela terra e sua produção.

Não haverá aluguel de terra indígena para fazendeiro?

Não é isso o que a Funai pensa. O que queremos é que o indígena seja o próprio produtor, e somente naqueles casos em que ele demonstre que esse é o seu objetivo. Para que isso avance, precisamos do apoio do Ministério Público Federal, que estabelece os TACs (termos de ajuste de conduta) com os povos indígenas. Essa proposta só vai decolar se houver apoio da PGR (Procuradoria-Geral da República). Nossa proposta prevê que sejam criadas cooperativas e que não haja supressão de vegetação (desmatamento).

O governo tem falado de liberar mineração em terra indígena. O que o sr. pensa sobre isso?

Qualquer alteração nisso teria de vir apenas pelo Congresso, por meio de PEC (Proposta de Emenda Constitucional). Somente o Congresso é que pode debater esse assunto, é ele que tem de decidir se pode ou não.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Aquecimento global 1,5°C foi a meta do Acordo de Paris

Aquecimento global 1,5°C foi a meta do Acordo de Paris

A meta foi estabelecida para evitar impactos extremos do clima, mas estudos recentes indicam que esse limite já pode ter sido atingido, trazendo riscos para o planeta.
L
Desmatamento na Amazônia sobe, enquanto no Cerrado cai

Desmatamento na Amazônia sobe, enquanto no Cerrado cai

Dados do Deter mostram resultados contrastantes no desmatamento entre os biomas, com queda expressiva no Cerrado e Pantanal no último ano.
L
Governo de RO reforça compromisso ambiental na Conferência de Áreas Contaminadas, em SP

Governo de RO reforça compromisso ambiental na Conferência de Áreas Contaminadas, em SP

Representado pela Sedam, Rondônia apresentou soluções técnicas e sustentáveis para áreas contaminadas, como o uso de geofísica e extratos vegetais.
L
Coleta de resíduos eletroeletrônicos marca participação da Sedam no Arraial Flor do Maracujá

Coleta de resíduos eletroeletrônicos marca participação da Sedam no Arraial Flor do Maracujá

Sedam promove ações ambientais no Arraial Flor do Maracujá, com coleta de resíduos eletroeletrônicos, doação de mudas e educação ambiental em Porto Velho.
L
Prefeitura de Porto Velho intensifica ações contra queimadas e faz aceiros em espaços públicos

Prefeitura de Porto Velho intensifica ações contra queimadas e faz aceiros em espaços públicos

Sema realiza aceiramentos em áreas como Parque das Águas e Espaço Alternativo para prevenir incêndios durante a estiagem.
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Coluna do Simpi: MEI, você está pagando mais impostos do que deveria

O tema, já discutido na última edição da Coluna SIMPI, ganhou reforço com a participação do secretário de Finanças do Estado, Luiz Fernando, que destacou a urgência da mudança.
L

Txai Suruí foi escolhida pelo Secretário-Geral da ONU, António Guterres, a integrar

Txai Surui foi nomeada pelo secretário-geral da ONU, nesta terça-feira, 12, em Nova Iorque, justamente no Dia Internacional da Juventude.
L

Agenda News | Entrevista Cleide Blackman e José Calixto

A edição desta terça-feira, 12 de agosto, às 17h, do Programa Agenda News recebe a escritora Cleide Blackman e o turismólogo José Calixto para falar sobre a conquista do Prêmio Erê Dendê. A obra Do Mar do Caribe à Beira do Madeira: a travessia de uma família de Barbados para o Brasil resgata a história pouco conhecida da migração de afro-barbadianos para Rondônia no século XX.
L

Promoção News Rondônia + Depile-se: ganhe um combo de beleza para transformar seu olhar!

Participe do sorteio e concorra a Brow Lamination, Design de Sobrancelhas e Coloração. Toda semana um tratamento diferente pra você se cuidar!
L
Rosângela Silva pede exoneração da Secretaria de Comunicação do Estado de Rondônia

Rosângela Silva pede exoneração da Secretaria de Estado da Comunicação de Rondônia

Em carta aberta, a gestora comunicou sua exoneração do cargo de secretária, citando “senso de responsabilidade e missão cumprida”, e agradeceu a equipe e a imprensa.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Feirão do Emprego em Porto Velho oferece vagas e valoriza experiência de trabalhadores acima de 50 anos

Feirão do Emprego em Porto Velho oferece vagas e valoriza experiência de trabalhadores acima de 50 anos

Evento reuniu mais de 10 mil inscritos, 150 empresas e 1.000 oportunidades de trabalho, incluindo vagas para idosos, PcDs e jovens.
L
Concurso da CPRM oferece vagas em Rondônia com salários de até R$ 10,5 mil

Concurso da CPRM oferece vagas em Rondônia com salários de até R$ 10,5 mil

A Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) abriu concurso público com vagas para Rondônia e outras regiões do país.
L
Inclusão no trabalho melhora nível de leitura de jovens

Inclusão no trabalho melhora nível de leitura de jovens

Estudo do INAF revela que inserção no mercado de trabalho aprimora habilidades de leitura e escrita entre a juventude brasileira.
L
Feirão do Emprego é sucesso e reúne mais de 10 mil pessoas em Porto Velho

Feirão do Emprego é sucesso e reúne mais de 10 mil pessoas em Porto Velho

Evento promovido pela Prefeitura oferta mais de 1.000 vagas e mobiliza jovens, mulheres, PcD e trabalhadores acima de 50 anos.
L

Super Nova Era oferece 30 vagas durante o Feirão do Emprego e Empreendedorismo em Porto Velho

Evento reunirá mais de mil oportunidades de trabalho e 150 empresas participantes na próxima segunda-feira (11)
L

POLÍTICA

Senado aprova bônus para servidores do INSS e acelerar análise de benefícios

Senado aprova bônus para servidores do INSS e acelerar análise de benefícios

A Medida Provisória, que segue para sanção presidencial, visa reduzir a fila de concessão de pensões e auxílios.
L
Dra. Taíssa solicita reforço no policiamento do distrito do Iata, em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa solicita reforço no policiamento do distrito do Iata, em Guajará-Mirim

Parlamentar encaminha indicação à Sesdec para aumentar a segurança na região estratégica e de difícil acesso
L
Dra. Taíssa destina R$ 200 mil para reforma e ampliação da Fhemeron em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa destina R$ 200 mil para reforma e ampliação da Fhemeron em Guajará-Mirim

Emenda parlamentar garantirá ativação do Banco de Sangue, beneficiando Guajará-Mirim e municípios vizinhos
L
Dra. Taíssa protocola projeto para capacitar pais em primeiros socorros a recém-nascidos em Rondônia

Dra. Taíssa protocola projeto para capacitar pais em primeiros socorros a recém-nascidos em Rondônia

Proposta da deputada prevê treinamentos desde o pré-natal para prevenir acidentes e mortes súbitas infantis
L
Dra. Taíssa solicita e Seas leva Ação Rondônia Cidadã ao distrito de Vista Alegre do Abunã

Dra. Taíssa solicita e Seas leva Ação Rondônia Cidadã ao distrito de Vista Alegre do Abunã

Evento gratuito acontece em 12 de agosto e oferece serviços essenciais para moradores do distrito de Porto Velho
L
Publicidade

POLÍCIA

Passageira de moto é intubada após colisão com caminhão na Imigrantes

Passageira de moto é intubada após colisão com caminhão na Imigrantes

De acordo com testemunhas, os veículos seguiam no mesmo sentido, Guaporé/Rio Madeira, e o acidente aconteceu quando o caminhão foi fazer a conversão a esquerda, e a moto que passava ao lado acabou batendo.
16
Polícia civil captura foragido condenado por roubo em Porto Velho

Polícia Civil captura foragido condenado por roubo em Porto Velho

O mandado de recaptura foi expedido em razão de fuga, com pena remanescente de 9 anos, 2 meses e 10 dias de reclusão, em regime fechado.
14
Acidente na Avenida Calama deixa duas mulheres feridas após moto bater em carro

Acidente na Avenida Calama deixa duas mulheres feridas após moto bater em carro

Colisão ocorreu na tarde desta terça-feira (12) no bairro Embratel, vítimas foram socorridas pelo Samu.
12
PF deflagra operação vernice contra o tráfico de drogas e lavagem de capitais em RO e DF

PF deflagra operação vernice contra o tráfico de drogas e lavagem de capitais em RO e DF

A Operação Vernice cumpriu cinco mandados de busca e apreensão em Guajará-Mirim, Porto Velho e Brasília, visando desarticular grupo criminoso.
10
PRF em Rondônia apreende aproximadamente 16 kg de cocaína em carro batido

PRF em Rondônia apreende aproximadamente 16 kg de cocaína em carro batido

Veículo era transportado em cegonha junto de outros 6 carros e 2 motocicletas
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Sérgio Muniz Neves | Defensor Público e Especialista em Direito à Saúde

A atuação de Sérgio Muniz Neves no direito à saúde mostra como a defesa jurídica pode transformar vidas, garantindo que todos tenham acesso digno aos serviços médicos no Brasil.
L

José Macedo e a Skap-car | Da Paixão pelos Motores ao Sucesso em Porto Velho

A história de José Macedo, fundador da Skap-car, prova que determinação e amor pelo trabalho podem transformar uma oficina modesta em referência no Norte do país.
L

Armas Legais no Campo | Direitos e Segurança para o Produtor

O acesso legal às armas no campo garante proteção à família e ao patrimônio. Entenda regras, documentos e mudanças na legislação de 2023.
L

Adultização infantil no Brasil: Caso Felca reacende debate sobre proteção de crianças nas redes

Denúncias do influenciador Felca revelam a exposição de crianças à sexualização precoce em plataformas digitais, impulsionando projetos de lei e pedido de CPI no Congresso.
L

O mito do inchaço do funcionalismo: o que os números mostram sobre o Brasil

Estudo da CNSP mostra que o Brasil tem proporcionalmente menos servidores públicos que países desenvolvidos e reforça a necessidade de valorização e boa gestão.
L
Conab realiza novo leilão para compra de 41,5 mil toneladas de milho

Conab participa na Colômbia de encontro sobre políticas contra inflação dos alimentos e garantia de acesso

Evento reúne 18 países da América Latina e Caribe para debater estratégias de abastecimento e segurança alimentar.
L
OAB de Rondônia afasta advogado condenado por estupro de vulnerável

Justiça do Trabalho de Porto Velho realiza 1ª Semana do Alvará para agilizar pagamentos

Ação conjunta das 13 varas do Trabalho do Polo Regional busca expedir todos os alvarás pendentes até 15 de agosto de 2025.
L
OAB de Rondônia afasta advogado condenado por estupro de vulnerável

OAB de Rondônia afasta advogado condenado por estupro de vulnerável

Decisão do Conselho Seccional confirma exclusão após condenação definitiva por crime infamante; caso envolveu vítima menor de idade.
L
Grupo Alimentação e bebidas tem nova queda de preços e ajuda a frear inflação em julho, aponta IBGE

Grupo Alimentação e bebidas tem nova queda de preços e ajuda a frear inflação em julho, aponta IBGE

Pelo segundo mês seguido, grupo Alimentação e bebidas registra deflação; batata-inglesa, cebola e arroz lideram reduções.
L

EDITAL DE CONVOCAÇÃO – Assembleias Gerais Extraordinárias: AMOREC

AMOREC – ASSOCIAÇÃO DO MOVIMENTO RONDONIENSE DE ESPORTE E CULTURA
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.