O que para muitos pode ser apenas uma ideia ou plano distante, para outros já é realidade. Cada vez mais falada e discutida, a sustentabilidade pode — e deve — ser aplicada em todos os aspectos, inclusive nas empresas. Tanto isso é importante que a legislação tem ficado mais rigorosa, como é o caso da Política Nacional de Resíduos Sólidos, aprovada em 2010.
Diversas empresas já estão adotando atitudes pensando no meio ambiente. Ferramentas como o software VG Resíduos foi desenvolvido para o otimizar os processos no gerenciamento de resíduos sólidos de empresas de qualquer porte, além de permitir a troca de informações entre empresas e o mercado de resíduos (compre e venda de resíduos). Isso mostra que a tecnologia está cada vez mais voltada para a sustentabilidade. Agora confira algumas histórias de sucesso e se inspire!
Apple
A Apple não é apenas a marca mais deseja em eletroeletrônicos do mundo. Além de contar com uma fantástica tecnologia, a empresa também se destaca por pensar no amanhã. De acordo com o próprio site da multinacional, 100% da energia das suas instalações são renováveis. Ela também conta com a Daisy, um robô que ajuda a desmontar os materiais para que sejam descartados corretamente.
Em 2017, vinte e duas instalações da empresa ganharam o selo Zero Waste, por causa da preocupação com o desperdício. Para se ter uma ideia, as películas do iPhone são recicladas para serem usadas em outra fase da produção.
Outra empresa do ramo tecnológico que tem promovido ações sustentáveis é o Google. Ela está à frente do desenvolvimento de uma série de produtos voltados para a preservação ambiental, como é o caso de uma plataforma em parceria com a ONU, para mapear os impactos da atividade humana.
No dia a dia, o Google também tem, sempre que possível, operado de maneira mais limpa e econômica. A multinacional tem uma série de acordos firmados com usinas eólicas para abastecer os data centers. Ou seja, grande parte das instalações da empresa tem energia renovável e não fóssil.
Ambev
Atenta às demandas sociais e ambientais, a Ambev sempre estabelece metas sustentáveis para cumprir. Este ano, a cervejaria se propôs a mudar ou melhorar quatro aspectos da produção até 2025.
A empresa prometeu usar até 100% de eletricidade renovável, diminuir em 25% as emissões de carbono e melhorar a qualidade da água das comunidades com as quais se relaciona. Além disso, a cervejaria irá contar até lá com agricultores parceiros que visam o plantio sustentável e produzir cervejas em embalagens retornáveis ou feitas de material reciclado.
Natura
Já faz algum tempo que a Natura se destaca no mercado por se preocupar com o meio ambiente. A empresa fabrica cosméticos com materiais em harmonia com a natureza e ainda apoia causas socioambientais.
De acordo com a Revista Forbes, a Natura é uma das companhias mais sustentáveis do mundo, ocupando a 14º posição do ranking. Esse índice leva em consideração a produção de lixo, o consumo de energia e a emissão de carbono.
General Motors
Diante da demanda e exigência do público, os fabricantes de veículos também estão desenvolvendo estratégias e medidas para diminuir os impactos causados pela produção. Nesse sentido, a General Motors pretende entregar 20 carros elétricos até 2023.
Além disso, a montadora está fazendo melhorias nos automóveis tradicionais, para aumentar a eficiência dos motores e a aerodinâmica. Somadas, essas e outras mudanças podem diminuir significativamente o consumo de combustível — e emissão de carbono.