TERÇA-FEIRA, 24/06/2025

FRAUDES AMBIENTAIS NA AMAZÔNIA: 4 SÃO CONDENADOS A PENAS DE 11 A 20 ANOS DE PRISÃO

Denunciados pelo MPF em 2005 na operação Ouro Verde receberam sentença condenatória no último dia 11 de dezembro

Publicado em 

FRAUDES AMBIENTAIS NA AMAZÔNIA: 4 SÃO CONDENADOS A PENAS DE 11 A 20 ANOS DE PRISÃO - News Rondônia

A Justiça Federal condenou quatro acusados de integrar uma quadrilha de desmatadores da floresta amazônica a penas que vão de 11 a 20 anos de prisão em regime fechado. Marcos Antônio Dantas Forte, Rogério Pereira da Silva, Nivaldo de Oliveira Lima e Washington Nascimento e Silva fazem parte de um grupo de 36 pessoas denunciadas em 2005 pelo Ministério Público Federal no Pará por fraudes ambientais descobertas na operação Ouro Verde.

A operação prendeu madeireiros e servidores públicos e desbaratou um esquema de fraude no antigo sistema de controle da extração madeireira, as Autorizações para Transporte de Produtos Florestais (ATPFs), que eram falsificadas e vendidas pela quadrilha, através da corrupção de agentes públicos de vários órgãos de fiscalização nos estados de Pará, Goiás, Maranhão, Rondônia e Mato Grosso.

FRAUDES AMBIENTAIS NA AMAZÔNIA: 4 SÃO CONDENADOS A PENAS DE 11 A 20 ANOS DE PRISÃO - News Rondônia

Marcos Antônio Dantas Forte, condenado a 20 anos de prisão e Nivaldo de Oliveira Lima, condenado a 20 anos e 8 meses de prisão, foram considerados peças-chave do esquema, responsáveis pela compra e venda de ATPFs falsas para “esquentar” caminhões de madeira retirada ilegalmente da floresta. Rogério Pereira da Silva, condenado a 17 anos de prisão, fornecia notas fiscais fraudulentas e tinha um equipamento em casa que falsificava os documentos. Washington Nascimento e Silva, condenado a 11 anos de prisão, avisava fiscais corruptos da chegada de caminhões carregados de madeira que faziam parte do esquema.

Outros seis denunciados pelo MPF, Sebastião Ferreira Silva Júnior, João Kenedy Segurado, Robson Gomes Melo, Edson Carlos Barbosa, Euzias Gama Arrigoni e Divino Vicente de Oliveira, deixaram de ser condenados porque os crimes dos quais eram acusados já estão prescritos – o que extingue a capacidade de punição do judiciário. Ainda cabe recurso da sentença.

O ESQUEMA – O esquema de fraudes dividia-se em núcleos de atuação nos municípios de Tailândia, Jacundá, Tucuruí, Paragominas e Belém (PA); Goiânia e Aparecida de Goiânia (GO); Buriticupu e Itinga (MA); além dos estados de Rondônia e Mato Grosso.

A denúncia do MPF apontava Francisco Alves de Vasconcelos, vulgo Chico Baratão, ex-prefeito de Tailândia, Marcos Antônio Dantas Fortes, Nivaldo de Oliveira Lima e Kácio Kalls Tavares Ferreira como sendo peças-chave da quadrilha e responsáveis pela falsificação e distribuição das ATPFs, além de subornar os servidores públicos federais e estaduais para liberação de madeiras ilegais.

O bando produzia as autorizações falsas na Gráfica Cometa, em Goiânia, de propriedade de Divino Vicente de Oliveira, também réu da denúncia, e conseguia notas fiscais falsas com os servidores da Sefa, para o caso de apreensão da carga. As ATPFs e as notas fiscais eram vendidas juntas por 1,5 mil ou 1,6 mil reais, segundo depoimento de Valdira Alves de Araújo, ré e companheira na época de Marcos Antônio Dantas.

A quadrilha foi denunciada como sendo responsável pela criação de diversas empresas fantasmas para obtenção de ATPFs com o Ibama, além de possuir um vasto arsenal encontrado na residência de ‘Chico Baratão’ como 275 cartuchos intactos de calibre 12, 248 projéteis intactos de calibre 9mm, uma submetralhadora, um rilfe e espingardas.

Processo nº 2005.39.00.009780-6

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Queimadas em 2024 atingem 30 milhões de hectares e marcam segunda maior extensão em 40 anos, revela MapBiomas

Queimadas em 2024 atingem 30 milhões de hectares e marcam segunda maior extensão em 40 anos, revela MapBiomas

Mais da metade das áreas queimadas foram na Amazônia, diz Mapbiomas
L
Cientistas criam bactéria capaz de transformar plástico PET em paracetamol, com alta eficiência e baixo impacto ambiental

Cientistas criam bactéria capaz de transformar plástico PET em paracetamol, com alta eficiência e baixo impacto ambiental

Estudo britânico mostra que lixo plástico pode se tornar medicamento essencial por meio de biotecnologia avançada, abrindo caminho para soluções sustentáveis na indústria farmacêutica.
L

Soluções sustentáveis com protagonismo da Ater Pública são destacas pelo governo de RO

O projeto CarbCafé vai mapear o estoque de carbono na cafeicultura de 15 municípios da região Matas de Rondônia
L

Governo de RO encerra atividades da Semana do Meio Ambiente com exposição interativa em Porto Velho

A exposição ocorre nos dias 27, 28 e 29 de junho, das 14h às 21h, em Porto Velho
L
Parceria entre pesquisadores e comunidades protege mangues na Amazônia

Parceria entre pesquisadores e comunidades protege mangues na Amazônia

Ecossistemas retiram três vezes mais carbono da atmosfera que floresta
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Jovem News | Entrevista Nick Pullig, Mestre Conselheiro da Ordem DeMolay de Rondônia

Nesta segunda, às 17h, o Jovem News conversa com Nick Pullig, Mestre Conselheiro da Ordem DeMolay de Rondônia. Liderança juvenil, valores e protagonismo dos jovens em destaque. Não perca!
L

Rede Sismográfica Brasileira destaca tremor de terra de 3.5 na escala Richter em Rondônia

O epicentro foi localizado nas proximidades de Ouro Preto do Oeste, mas o abalo foi sentido também em Ji-Paraná, Teixeirópolis, Jaru e Vale do Paraíso.
L

Ponto & Contraponto | Entrevista Francisco Luis Nanci Fluminhan – Advogado

Nesta segunda-feira, dia 23, às 16h, o Ponto & Contraponto recebe o advogado e professor universitário Francisco Luis Nanci Fluminhan para uma análise esclarecedora sobre o direito médico.
L

Bolívia: Andrónico Rodrigues repudia a violência política no país e afirma que os bolivianos desejam paz e emprego

Para Andrónico, sem essa estabilidade política, a Bolívia não avançará.
L

Porto-velhenses podem opinar onde creches noturnas devem ser instaladas

Formulário foi disponibilizado para compreender melhor a demanda da população
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

ESTAMOS CONTRATANDO: VAGAS PARA RECEPCIONISTA PCD

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L
SERVENTE DE LIMPEZA

ESTAMOS CONTRATANDO: VAGAS PARA SERVENTE DE LIMPEZA PCD

Envie seu currículo para o email: contatosummusconsultoria@gmail.com
L

Projeto Jovem Aprendiz da Inclusão é aprovado em Porto Velho

De autoria do prefeito Léo Moraes, o projeto garantirá vagas de emprego para jovens neurodivergentes
L
Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

São vagas para delegado, perito, escrivão, agente e papiloscopista
L
Publicidade

POLÍTICA

Márcio Pacele leva reivindicações de alunos da Ponta do Abunã à SEDUC e solicita aplicação do ENEM nos distritos

O vereador garantiu que seguirá acompanhando de perto o andamento da demanda.
L
Lula cria Prêmio Nacional da Educação para reconhecer redes municipais

Lula cria Prêmio Nacional da Educação para reconhecer redes municipais

Objetivo é reconhecer cidades e estados que alcançarem metas
L
Senador anuncia dez peritos do INSS para municípios do interior do estado

JAIME BAGATTOLI: Senador anuncia dez peritos do INSS para municípios do interior do estado

Segundo o senador, os profissionais deverão iniciar os trabalhos a partir do fim de julho.
L

Deputada Dra. Taíssa reforça defesa da criação de novos municípios em Rondônia

Audiência reuniu autoridades federais, estaduais e moradores de distritos rondonienses em um marco pela busca da emancipação.
L

Deputado Alan Queiroz institui capelania escolar voluntária na rede pública de Rondônia

Lei sancionada garante apoio espiritual e emocional a estudantes e educadores, com atuação de voluntários capacitados nas escolas estaduais.
L
Publicidade

POLÍCIA

FALSO 9: Polícia Civil de RO desarticula fraude milionária envolvendo nome de jogador de futebol famoso

FALSO 9: Polícia Civil de RO desarticula fraude milionária envolvendo nome de jogador de futebol famoso

O prejuízo identificado ultrapassa R$ 987 mil, sendo que apenas R$ 135 mil foram recuperados e bloqueados até o momento. Entre os beneficiários, estão pessoas físicas e jurídicas com sede em Porto Velho (RO), Cuiabá (MT) e outras cidades.
10

Motociclista quebra a perna após queda em viaduto na capital

De acordo com testemunhas, o motociclista, que aparentava estar embriagado, teria passado direto na curva, batido na barra de proteção e caído.
14

Ciclista é atropelada por moto na zona leste

A mulher ficou com dores pelo corpo e foi amparada por populares até a chegada do Samu.
10

Jovem morto em confronto com o BPTAR estava com revólver calibre 38 municiado

Segundo as primeiras informações, o indivíduo estava armado quando foi abordado pela guarnição.
18
Criminoso é baleado durante troca de tiros com a PM na zona leste

Criminoso é baleado durante troca de tiros com a PM na zona leste

Segundo as primeiras informações, o indivíduo estaria armado quando foi abordado pela guarnição, no entanto, teria reagido, havendo troca de tiros.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

STF encerra reuniões de conciliação sem consenso sobre Marco Temporal para demarcação de Terras Indígenas

STF encerra reuniões de conciliação sem consenso sobre Marco Temporal para demarcação de Terras Indígenas

Minuta com sugestões será enviada ao Congresso para mudar lei
L
Palmeiras empata com Inter Miami e garante liderança do Grupo A na Copa do Mundo de Clubes

Palmeiras empata com Inter Miami e garante liderança do Grupo A na Copa do Mundo de Clubes

Verdão enfrenta o Botafogo nas oitavas do Mundial de Clubes
L
Caixa inicia pagamento do Bolsa Família e Auxílio Gás para NIS Final 6 nesta terça-feira (24)

Caixa inicia pagamento do Bolsa Família e Auxílio Gás para NIS Final 6 nesta terça-feira (24)

Com adicionais, valor médio do benefício está em R$ 666,01
L
Mega-Sena sorteia R$ 3,5 milhões nesta terça-feira (24)

Mega-Sena sorteia R$ 3,5 milhões nesta terça-feira (24)

Apostas podem ser feitas até as 19h, horário de Brasília
L
Flamengo enfrenta Los Angeles FC para cumprir tabela na Copa do Mundo de Clubes

Flamengo enfrenta Los Angeles FC para cumprir tabela na Copa do Mundo de Clubes

Partida será disputada a partir das 22h desta quarta em Orlando
L
STF realiza audiência de conciliação sobre ressarcimento de descontos irregulares em benefícios do INSS

STF realiza audiência de conciliação sobre ressarcimento de descontos irregulares em benefícios do INSS

Cerca de 4 milhões de ações sobre o tema estão em tramitação no país
L
Brasileira ferida em Vulcão na Indonésia aguarda resgate em cratera

Brasileira ferida em Vulcão na Indonésia aguarda resgate em cratera

Juliana fazia trilha no Monte Rinjani quando caiu na cratera do vulcão
L
Banco do Brasil e MIGA oferecem US$ 700 milhões para MPMEs em energia limpa e comércio exterior

Banco do Brasil e MIGA oferecem US$ 700 milhões para MPMEs em energia limpa e comércio exterior

Recursos têm garantia de agência do Banco Mundial
L
Israel retoma ataques contra Irã após alegação de violação de cessar-fogo

Israel retoma ataques contra Irã após alegação de violação de cessar-fogo

Israel disseram ter identificado mísseis iranianos em seu espaço aéreo
L
Estudo alerta para extinção de mais de 500 espécies de Aves em 100 anos devido a alterações climáticas e perda de habitat

Estudo alerta para extinção de mais de 500 espécies de Aves em 100 anos devido a alterações climáticas e perda de habitat

É o que diz artigo artigo publicado hoje na revista científica Nature
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.