QUARTA-FEIRA, 31/12/2025

Em destaque

COM CERTEZA DE IMPUNIDADE, GRILEIROS INTENSIFICAM INVASÃO NA TERRA INDÍGENA URU- EU-WAU-WAU

Sistema de monitoramento do ISA detectou 42 polígonos de desmatamento na TI Uru-Eu-Wau-Wau, em Rondônia, entre setembro e outubro de 2018

Publicado em 

Na Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau, em Rondônia, o desmatamento avança, colocando em risco o modo de vida de três povos indígenas contatados e de ao menos quatro registros de povos indígenas em situação de isolamento voluntário confirmados pela Fundação Nacional do Índio (Funai).

Uma análise do Instituto Socioambiental (ISA) identificou, apenas entre setembro e outubro, um total de 42 polígonos de desmatamento, representando 692,34 hectares de corte raso de floresta. O Sistema de Indicação por Radar de Desmatamento – (Sirad) permite identificar áreas de mudança na cobertura florestal o mais rápido possível. Veja aqui o boletim. A ferramenta utiliza imagens do satélite Sentinel-1, que rastreia o corte e degradação na Amazônia a cada 12 dias, e que consegue “enxergar através das nuvens”. Isso ocorre porque o satélite utiliza sinais de radar, que batem na terra e retornam com as informações. Outros satélites, como o Landsat, utilizam imagens ópticas e, por isso, em época de chuva, não conseguem identificar o corte da vegetação. Os desmatadores sabem disso, e atuam neste período para evitar a fiscalização.

A presença de povos em isolamento voluntário na área – com pouco ou nenhum contato com outros povos indígenas e não indígenas – é uma preocupação adicional. A boa notícia é que esses grupos se encontram nas partes mais centrais da TI, distantes dos principais focos de invasão ao norte da terra.

Já os grupos contatados têm sofrido com as invasões. A TI abriga, além do povo Jupau (Uru-Eu-Wau-Wau), os Amondawa falantes de línguas kagwahiva, da família Tupi-guarani, e os Oro Win, da família linguística Txapakura. Os povos kagwahiva do oeste foram contatados oficialmente ao longo dos anos 1980.

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) já havia detectado altas taxas de desmatamento na TI. Em 2017, foi uma das mais desmatadas, com um crescimento de aproximadamente 16% em relação a 2016. O desmatamento continuou a crescer em 2018, quando os dados oficiais relativos ao Prodes indicam a TI como a oitava mais devastada, com 937,15 hectares desmatados até julho de 2018, um aumento de 41% em relação a 2017. Além disso, o entorno da TI já perdeu mais de 70% de cobertura florestal, considerando um raio de 20 km.

Os dados identificados pelo Sirad reforçam uma tendência observada em outras terras indígenas monitoradas pelo ISA: as mudanças no cenário político tiveram um impacto direto no aumento do desmatamento na Amazônia. “A tendência é de crescimento do desmatamento, por causa de todo esse processo político, onde os invasores e os grileiros estão se se sentindo empoderados pelo novo governo”, afirma Ivaneide Bandeira, da ONG Kanindé, que atua em Rondônia. “A certeza da impunidade faz com que aumente a pressão na área”, explica.

O principal problema da Uru-Eu-Wau-Wau, segundo ela, é a invasão por grileiros, que efetuam o corte raso na floresta. Mas madeireiros e garimpeiros ilegais também atuam no território. As invasões começaram há 30 anos, quando o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) deu títulos de propriedade dentro da Terra Indígena. O problema permanece sem solução definitiva, para piorar, existem áreas declaradas como imóveis privados no Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SICAR). Os cadastros, feitos de forma autodeclarada, ainda não foram validados pelo Estado, mas são indícios da ação de grilagem na TI. Cerca de 40% do total desmatado incide em áreas com Cadastro Ambiental Rural (CAR). Ao todo, são ao menos 18 mil hectares bloqueados por ocupantes ilegais.

A situação se agrava porque, segundo Bandeira, políticos locais fazem o discurso de que o governo dará as terras invadidas para os seus invasores. “Eles (os invasores) começam roubando madeira. A partir daí, vai para a grilagem e em seguida, eles atuam para se manter dentro do território.

“Todas as eleições tem pressão só que nessa foi muito maior por conta do discurso dos candidatos”, afirma Ivaneide.

Bandeira relata que os povos indígenas da área tentam se proteger como podem. “Mas os invasores tem arma de fogo, enquanto os indígenas se defendem com arco e flecha”, diz Ivaneide. Mesmo assim, os indígenas tentam expulsar os invasores e denunciar à Funai. Ainda, a Frente de Proteção Etnoambiental Uru-Eu-Wau-Wau, criada para monitorar os povos isolados dessa área, sofre com a falta de recursos.”Os indígenas estão ameaçados, assustados, e se sentem abandonados também porque a Funai tá sem recursos para atuar, sucateada, sem carro, sem pessoal, sem combustível. Os indígenas ficam correndo risco de vida”,diz ela.

Para Bandeira, o fortalecimento da Frente é uma das ações que deve ser feita para ajudar no combate ao desmatamento da área. Além disso, ela acredita ser fundamental a retirada de todos os invasores da terra. “O Estado precisa tirar e punir os invasores pelos danos causados à terra. É vantajoso manter a invasão. O cara entra, invade, rouba, ganha dinheiro e nada é feito para impedir isso”, afirma.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Coluna Espaço Aberto - Máquinas e Metas: a Contradição do Discurso Ambiental com a Prática Orçamentária na Amazônia

Coluna Espaço Aberto – Máquinas e Metas: a Contradição do Discurso Ambiental com a Prática Orçamentária na Amazônia

Rondônia recebe parte majoritária de maquinário pesado; discurso de proteção ambiental contrasta com prática orçamentária.
L
SEMA apresenta balanço de 2025 com avanços na proteção animal e redução de queimadas

SEMA apresenta balanço de 2025 com avanços na proteção animal e redução de queimadas

Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) destaca redução histórica de 85% nos focos de incêndio e a inauguração da clínica veterinária pública em Porto Velho.
L
Brasil retoma protagonismo ambiental e lidera debates globais

Brasil retoma protagonismo ambiental e lidera debates globais

Triênio 2023-2025 marcou redução do desmatamento, proteção a povos indígenas e avanço da bioeconomia.
L
Rio Acre sobe lentamente e pode atingir 15,40 m em Rio Branco

Rio Acre sobe lentamente e pode atingir 15,40 m em Rio Branco

Monitoramento do SGB alerta sobre risco de inundação e fornece boletins em tempo real.
L
Ação integrada reaproveita 100% da poda de árvores e gera economia ao município

Ação integrada reaproveita 100% da poda de árvores e gera economia ao município

Ação integrada entre secretarias municipais utiliza a poda de árvores para produzir adubo orgânico destinado à agricultura familiar e moradores da capital.
L
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

News Rondônia 15 anos, delegado Sandro Moura celebra seriedade e sucesso do portal

Na comemoração dos 15 anos do News Rondônia, o delegado Sandro Moura, apresentador do programa Ponto e Contraponto, parabeniza o portal pela trajetória de credibilidade, responsabilidade e contribuição para a sociedade rondoniense.
L

News Rondônia 15 anos, Yalle Dantas celebra competência, inspiração e liderança

Na comemoração dos 15 anos do News Rondônia, a jornalista Yalle Dantas parabeniza o portal, destaca a competência da equipe e reconhece a liderança de Fabiano Coutinho e Mauro Brisa na construção dessa história.
L

News Rondônia 15 anos, Siça Andrade celebra história, respeito ao público e compromisso com Rondônia

Na celebração dos 15 anos do News Rondônia, Siça Andrade, da Banda do Vai Quem Quer, parabeniza o portal por sua trajetória de credibilidade, responsabilidade e compromisso com a informação, destacando a importância do veículo para a população de Rondônia.
L

News Rondônia 15 anos, Renata Camurça celebra histórias, empatia e credibilidade

Na comemoração dos 15 anos do News Rondônia, a jornalista Renata Camurça, apresentadora do Agenda News, celebra a trajetória do portal, destaca a importância de contar histórias com alma e reforça o compromisso com a verdade e com a população.
L

News Rondônia 15 anos, Marisa Linhares celebra verdade, credibilidade e jornalismo responsável

Na comemoração dos 15 anos do News Rondônia, a jornalista Marisa Linhares destaca a importância do portal na divulgação de notícias verdadeiras, atualizadas e com credibilidade em meio a um cenário marcado por fake news.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

AgSus abre processo seletivo em Rondônia com salários de R$ 5,8 mil

Agência Brasileira de Apoio à Gestão do SUS oferece vagas de níveis médio e superior para atuação no Programa Mais Médicos em Porto Velho.
L
Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Porto Velho abre vagas para professores

Processo Seletivo prevê contratação temporária de docentes para zonas urbana e rural
L
CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

CRECI-RO lança concurso público com vagas para três municípios de Rondônia

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RO) publicou edital de certame com oportunidades para níveis médio e superior em Porto Velho, Ji-Paraná e Vilhena, no concurso público do CRECI-RO.
L
CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

CNU 2: FGV altera horário das bancas de candidatos negros e com deficiência

Fundação Getúlio Vargas (FGV) comunicou a atualização do Cartão de Confirmação de Inscrição, com alterações de horário e turno, para convocados nos procedimentos de Caracterização da Deficiência e Confirmação Complementar à Autodeclaração de Pessoas Negras do (CNU 2025).
L
Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Ministério da Gestão nomeia 677 aprovados no Concurso Unificado

Cargos de analista, engenheiro, médico e outros estão distribuídos em seis pastas ministeriais; empossados no Concurso Público Nacional Unificado devem apresentar documentação digitalmente pelo Portal do Servidor.
L
Publicidade

POLÍTICA

Moraes cobra explicações de Filipe Martins por uso de redes sociais

Moraes cobra explicações de Filipe Martins por uso de redes sociais

Ministro questiona uso do LinkedIn em prisão domiciliar.
L

Cássio Gois destaca ano de trabalho, resultados e compromisso com Rondônia

Deputado estadual faz balanço das ações realizadas e reforça que 2025 foi marcado por investimentos em saúde, educação, infraestrutura, esporte, assistência social e agricultura, garantindo melhorias diretas à população em várias regiões do estado.
L
A corrupção política nas prefeituras maranhenses

A corrupção política nas prefeituras maranhenses

Corrupção política afeta prefeituras maranhenses e compromete serviços essenciais.
L
Bolsonaro segue em observação após nova cirurgia

Bolsonaro segue em observação após nova cirurgia

Bolsonaro pode ter alta na quinta-feira após procedimento médico.
L
Mandato de Cláudia de Jesus fecha 2025 com resultados em políticas públicas

Mandato de Cláudia de Jesus fecha 2025 com resultados em políticas públicas

Balanço anual da deputada Cláudia de Jesus destaca aprovação de leis para servidores, apoio à agricultura familiar e recorde de recursos para municípios.
L
Publicidade
Publicidade

POLÍCIA

Suspeito de roubo é localizado e preso com drogas na capital

Suspeito de roubo é localizado e preso com drogas na capital

Jovem de 24 anos é detido após denúncia de vítima no Espaço Alternativo.
14
Vídeo flagra acidente que fere mãe e filha em Porto Velho

Vídeo flagra acidente que fere mãe e filha em Porto Velho

Mãe e filha ficam feridas após colisão causada por avanço de preferencial.
16
Traficante é preso após roubar usuário e ter boca de fumo descoberta

Traficante é preso após roubar usuário e ter boca de fumo descoberta

Traficante de 24 anos é detido após roubo e flagrante de drogas.
16
Adolescente é apreendido com arma após perseguição em córrego

Adolescente é apreendido com arma após perseguição em córrego

Adolescente é flagrado com arma durante fuga em condomínio.
14
Apenado é encontrado morto com arma em residência no Cristal da Calama

Apenado é encontrado morto com arma em residência no Cristal da Calama

Vagner B. C. é encontrado morto em residência com arma no bairro Cristal da Calama.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Parcerias Público-Privadas avançam com novos projetos estratégicos em Porto Velho

Parcerias Público-Privadas avançam com novos projetos estratégicos em Porto Velho

Conselho Gestor analisa propostas de investimentos privados em saúde, educação, lazer e gestão de resíduos para a capital
L
Um dos momentos mais marcantes de 2025: o maior bolo já visto em Porto Velho

Um dos momentos mais marcantes de 2025: o maior bolo já visto em Porto Velho

Capital celebrou 111 anos com bolo gigante de doce de leite servido para 30 mil pessoas no Prédio do Relógio
L
TST mantém legalidade da greve dos Correios e autoriza descontos

TST mantém legalidade da greve dos Correios e autoriza descontos

TST diz que greve dos Correios não é abusiva.
L
Copacabana vive clima de expectativa para o Réveillon 2026

Copacabana vive clima de expectativa para o Réveillon 2026

Réveillon Copacabana movimenta moradores e turistas.
L
Gabi Guimarães é eleita 2ª melhor do mundo no vôlei

Gabi Guimarães é eleita 2ª melhor do mundo no vôlei

Gabi Guimarães recebe reconhecimento internacional em 2025.
L

News Rondônia 15 anos, Luiz Henrique celebra credibilidade e voz à juventude

Na celebração dos 15 anos do News Rondônia, o apresentador Luiz Henrique destaca a importância do portal para a informação, a credibilidade e o espaço dedicado à juventude com o programa Jovem News.
L

News Rondônia 15 anos, Jully Ceni celebra trajetória e anuncia podcast sobre saúde

Na comemoração dos 15 anos do News Rondônia, a jornalista Jully Ceni expressa gratidão por fazer parte da equipe, celebra as conquistas do portal e anuncia para 2026 um novo podcast voltado à saúde, bem-estar e qualidade de vida.
L
Réveillon 2026 tem atrações gratuitas pelo Brasil

Réveillon 2026 tem atrações gratuitas pelo Brasil

Réveillon 2026 reúne shows, fogos e festas em várias capitais.
L

News Rondônia 15 anos, José Neves celebra parceria e destaca importância do público idoso

Na comemoração dos 15 anos do News Rondônia, o apresentador José Neves agradece a parceria do portal e do News TV, valoriza o programa Fonte de Vida e reforça a importância de dar voz e visibilidade às políticas voltadas à pessoa idosa.
L
Queima de fogos ameaça bem-estar de autistas e idosos

Queima de fogos ameaça bem-estar de autistas e idosos

Queima de fogos pode gerar crise sensorial e transtornos.
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.