SÁBADO, 02/08/2025
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

JUSTIÇA PARALISA LICENCIAMENTO DE HIDRELÉTRICA E EXIGE CONSULTA A POVOS INDÍGENAS

A Justiça Federal determinou a suspensão do licenciamento ambiental da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Sacre 14, no rio Sacre, no noroeste de Mato Grosso (MT).

Publicado em 

JUSTIÇA PARALISA LICENCIAMENTO DE HIDRELÉTRICA E EXIGE CONSULTA A POVOS INDÍGENAS - News Rondônia

A Justiça Federal determinou a suspensão do licenciamento ambiental da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Sacre 14, no rio Sacre, no noroeste de Mato Grosso (MT). Uma audiência pública estava marcada para esta quarta-feira (14) na cidade mato-grossense de Brasnorte com o objetivo de apresentar o estudo de impacto ambiental (EIA/Rima) do empreendimento.

O debate foi cancelado para garantir o direito à consulta livre, prévia e informada dos povos indígenas e comunidades tradicionais a ser impactados direta e indiretamente pelo projeto. A decisão judicial é do dia 9 de novembro.

JUSTIÇA PARALISA LICENCIAMENTO DE HIDRELÉTRICA E EXIGE CONSULTA A POVOS INDÍGENAS - News Rondônia

A determinação judicial foi registrada em meio ao clima de incertezas sobre a garantia de direitos dos povos indígenas, sobretudo em vistas da pose do futuro presidente da República Jair Bolsonaro (PSL). Durante a campanha eleitoral o militar da reserva elevou o tom de ameaças aos direitos humanos e ao respeito da demarcação de terras indígenas, assim como a flexibilização da legislação para favorecer a exploração de recursos na Amazônia e destravar o licenciamento ambiental.

O licenciamento do projeto da PCH Sacre 14 pode abrir o caminho para os investimentos de construção de hidrelétricas na região, que contabilizam mais de cem empreendimentos (entre Pequenas Centrais Hidrelétricas, Centrais Geradoras Hidrelétrica e Usinas com mais de 30MW) previstas para serem construídas na sub-bacia do rio Juruena, uma das principais formadoras do rio Tapajós.

JUSTIÇA PARALISA LICENCIAMENTO DE HIDRELÉTRICA E EXIGE CONSULTA A POVOS INDÍGENAS - News Rondônia

O juiz federal Frederico Martins, da Subseção Judiciária da cidade de Juína, Mato Grosso, acatou a Ação Civil Pública (ACP) movida pelo Ministério Público Federal (MPF). A ação atende reivindicação de movimentos sociais, associações e comunidades de toda a região e, especificamente, dos povos não contemplados no Estudo do Componente Indígena deste projeto para não permitir o avanço de nenhuma obra sem os devidos estudos e sem consultas à população atingida.

“Não reconhecemos o EIA-RIMA da UHE/PCH SACRE 14 e, consequentemente, o seu estudo de componente indígena como documento válido e representativo dos impactos ambientais, sociais e culturais que todos os povos pertencentes a esta bacia estão sujeitos”, defende a carta manifesto encaminhada pelos próprios povos indígenas da bacia do rio Juruena ao Ministério Público Federal frente aos empreendimentos hidrelétricos. Com base nesses documentos, o juiz proferiu uma decisão que estabelece um precedente relevante no atual contexto político onde vários outros projetos estão também sendo encaminhados.

Em sua decisão o juiz reforça que a “continuidade do processo de licenciamento ambiental sem a realização do protocolo de consulta prévia, livre e informada a todas as comunidades indígenas envolvidas direta ou indiretamente pode ocasionar dano irreversível”. O direito a consulta está previsto na Convenção nº 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) promulgada pelo Decreto no 5051/2004, e na Declaração da ONU sobre os Direitos dos Povos Indígenas.

Os povos Manoki, Nambikwara, Myky, Apiaká/Rio dos Peixes, Kayabi, Munduruku e Rikbaktsa, que vivem na região e que serão impactados pelo projeto da UHE Sacre 14 têm alertado sobre os impactos para evitar violações graves aos direitos desses povos, como os que acontecem na região do rio Teles Pires.

Audiência Pública

A decisão judicial suspende pela terceira vez a tentativa da realização de uma audiência pública sobre a PCH Sacre 14. Mesmo assim, Roberto Preto, Presidente da Câmara de Vereadores de Brasnorte publicou nessa terça-feira (13) um vídeo chamando os moradores da cidade para a audiência ignorando o cancelamento da atividade pela Justiça Federal.

“Vamos fazer uma audiência pública aqui na Câmara Municipal em nome da PCH Sacre 14 e faço um convite especial em nome da presidência da Câmara e de todos os vereadores de Brasnorte a toda população para participar conosco”, enfatiza o vereador no vídeo.

JUSTIÇA PARALISA LICENCIAMENTO DE HIDRELÉTRICA E EXIGE CONSULTA A POVOS INDÍGENAS - News Rondônia

As audiências são uma etapa do processo de licenciamento ambiental, sem a qual o órgão licenciador fica impedido de conceder a licença prévia. A primeira foi em março de 2017, quando o evento foi cancelado a pedido dos povos indígenas pelas mesmas razões apresentadas pelo MPF. Depois, houve uma segunda tentativa de agendar a audiência em outubro e, pouco mais de um ano depois, os procedimentos de consultas exigidos pela legislação ambiental ainda não foram feitos e após a decisão judicial, realizada na última semana (9), todo processo de licenciamento está suspenso.

Em março de 2017, o Fórum Mato-Grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Formad) reuniu analistas independentes que se debruçaram sobre os estudos até então apresentados pela empresa Pan Partners Investimentos Patrimoniais Ltda à Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso. Segundo o documento, que fundamentou um procedimento movido pelo Ministério Público Estadual à época, entre as irregularidades destacam-se a falta de estudo sobre impactos cumulativos na região levando em consideração as centenas de outros empreendimentos previstos para o Juruena.

Faltam estudos de impactos no ecossistema aquático e ainda segundo análise do Fórum, além da ausência de consulta das populações indígenas e de estudos referentes ao componente indígena, o projeto não apresenta estudos detalhados dos impactos causados aos municípios afetados pelo empreendimento.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura de Porto Velho intensifica ações contra queimadas e faz aceiros em espaços públicos

Prefeitura de Porto Velho intensifica ações contra queimadas e faz aceiros em espaços públicos

Sema realiza aceiramentos em áreas como Parque das Águas e Espaço Alternativo para prevenir incêndios durante a estiagem.
L
Governo de Rondônia reforça combate às queimadas com educação ambiental e alcança quase 10 mil pessoas

Governo de Rondônia reforça combate às queimadas com educação ambiental e alcança quase 10 mil pessoas

Ações da Sedam incluem escolas, comunidades e Unidades de Conservação; foco é prevenir queimadas e envolver população na preservação.
L
Brasil tem 2ª maior reserva de terras raras do mundo, mas ainda engatinha na exploração

Brasil tem 2ª maior reserva de terras raras do mundo, mas ainda engatinha na exploração

Reservas brasileiras chamam atenção de Trump em meio a tarifaço dos EUA. País tem riqueza estratégica no subsolo, mas ainda exporta matéria-prima bruta e vê China dominar o mercado global.
L
Marina Silva defende mudanças "estruturais" em PL do licenciamento ambiental

Marina Silva defende mudanças “estruturais” em PL do licenciamento ambiental

Ministra alerta para a “demolição” da legislação brasileira se o projeto for sancionado, destacando riscos econômicos e ambientais.
L

Prefeitura de Porto Velho intensifica ação contra queimadas no bairro Castanheiras

Trabalho de abertura de aceiros no bairro Castanheiras visa prevenir queimadas e proteger a comunidade durante o período de estiagem em Porto Velho.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Momento Agro | Entrevista especial na Associação dos Agricultores da Gleba Aliança

O Momento Agro especial visitou a Associação dos Agricultores da Gleba Aliança. O programa trouxe entrevistas exclusivas com convidados especiais, destacando o trabalho e os desafios do agronegócio local.
L

Falaê PodCast | Entrevista Pastor Carlos Amorim

Neste sábado (02), às 10h, o Falaê Podcast apresenta uma edição especial com a participação do Pastor Carlos Amorim. A entrevista será dedicada à Marcha para Jesus, evento cristão que reúne fiéis de diversas denominações em um momento de fé, louvor e celebração.
L

Rafael Moreira: desafios e sucesso no empreendedorismo jovem em Rondônia

Fundador da RM Engenharia, Rafael Moreira revela trajetória de superação, inovação e impacto social no mercado de construção civil em Rondônia.
L
Trump afirma que Lula pode ligar a qualquer momento

Trump afirma que Lula pode ligar a qualquer momento

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, respondeu a perguntas sobre o tarifaço imposto ao Brasil e expressou abertura para o diálogo.
L

Vereadora Nice Condaque: projetos, conquistas e transformação política em Cacoal

A trajetória de Nice Condaque, vereadora de Cacoal, destaca projetos de impacto social, avanços na saúde, infraestrutura urbana e diálogo com a comunidade.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Menor taxa de desemprego da história é impulsionada por vagas na Educação

Menor taxa de desemprego da história é impulsionada por vagas na Educação

O Brasil registrou a menor taxa de desemprego desde 2012, alcançando 5,8% no segundo trimestre de 2025, com destaque para a criação de postos de trabalho em educação.
L
CNU 2025 registra mais de 250 mil inscrições em cotas

CNU 2025 registra mais de 250 mil inscrições em cotas

A segunda edição do CNU 2025 teve mais de 250 mil inscrições em cotas para pessoas negras, indígenas, quilombolas e com deficiência, aplicando a nova Lei de Cotas.
L
IBGE: taxa de desemprego cai para 5,8%, a menor já registrada

IBGE: taxa de desemprego cai para 5,8%, a menor já registrada

O Brasil atinge novo recorde de emprego com carteira assinada e o maior salário do trabalhador, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua.
L
Nível de emprego resiste a juros altos, dizem Especialistas

Nível de emprego resiste a juros altos, dizem Especialistas

Economia aquecida mantém mercado de trabalho forte, com a menor taxa de desocupação já registrada, apesar da alta da Selic.
L

Vaga para Enfermeiro(a) do Trabalho – Ji-Paraná/RO

Oportunidade para profissional de enfermagem atuar na saúde ocupacional, com salário de R$ 4.550, benefícios completos e contratação pela Consultoria Mariana Goedert.
L

POLÍTICA

Produtores recebem certificados de operador de trator e máquinas agrícolas em Nova Brasilândia do Oeste

SÍLVIA CRISTINA: Produtores recebem certificados de operador de trator e máquinas agrícolas em Nova Brasilândia do Oeste

Recurso que garantiu a qualificação foi destinado pela deputada Sílvia Cristina, através do Cidadania Plena
L
Ieda Chaves impulsiona cultura e tradição com recursos à quadrilha "A Roça é Nossa"

Ieda Chaves impulsiona cultura e tradição com recursos à quadrilha “A Roça é Nossa”

Deputada destina R$ 100 mil para indumentárias que homenageará o Nordeste no Arraial Flor do Maracujá.
L
Eyder Brasil participa do lançamento do 1º Impostômetro da Região Norte em Porto Velho

Eyder Brasil participa do lançamento do 1º Impostômetro da Região Norte em Porto Velho

Deputado estadual elogia iniciativa da ACEP e defende a transparência fiscal como pilar da cidadania em Rondônia.
L
Brasil registra menor taxa de desemprego da história e Cláudia de Jesus destaca geração de empregos em Rondônia

Brasil registra menor taxa de desemprego da história e Cláudia de Jesus destaca geração de empregos em Rondônia

Deputada estadual comemora dados do IBGE e atribui avanço a políticas públicas que fortalecem renda e trabalho formal no estado.
L
Deputada Dra. Taíssa Sousa comemora 40 anos do Clube Amigos do Basquete em Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa Sousa comemora 40 anos do Clube Amigos do Basquete em Guajará-Mirim

Parlamentar destaca importância do esporte para a juventude e reafirma apoio a projetos sociais no município.
L
Publicidade

POLÍCIA

Criminosos que assaltaram agência do Sicredi em MT são presos em RO

Criminosos que assaltaram agência do Sicredi em MT são presos em RO

Quadrilha que roubou agência do Sicredi em Cuiabá e fez reféns é capturada pela Polícia de Rondônia em ação conjunta com o Mato Grosso.
10
Homem arromba porta de apartamento e espanca ex-mulher na zona leste

Homem arromba porta de apartamento e espanca ex-mulher na zona leste

De acordo com a PM, o indivíduo chegou bastante alterado, e a ex-mulher não abriu a porta com medo, então o suspeito arrombou e depois de entrar espancou a vítima.
16
Polícia Civil cumpre mandado de prisão por estupro em Urupá

Polícia Civil cumpre mandado de prisão por estupro em Urupá

As investigações conduzidas pelas equipes apontam o suspeito como autor de abuso sexual em caso que vinha sendo apurado com rigor pelas autoridades policiais.
14
Jovem de 24 anos é encontrado morto em terreno da BR-319

Jovem de 24 anos é encontrado morto em terreno da BR-319

Gean da Silva Pinheiro sofreu acidente fatal em área rural da Linha Transpurus; perícia e autoridades investigam as circunstâncias.
18

Motorista abre porta de carro e provoca acidente com motociclista na Avenida Jatuarana

Motociclista sofreu fratura no pé após colisão na zona sul de Porto Velho; vítima foi socorrida e levada à UPA Sul.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MEC amplia prazo de pagamento da Prova Nacional Docente

MEC amplia prazo de pagamento da Prova Nacional Docente

Participantes do exame têm até a próxima quarta-feira para pagar a taxa de inscrição, que é uma etapa de admissão para professores em redes de ensino público.
L
Arraial da UNIR 2025 será neste sábado, 2 de agosto, na Praça das Três Caixas D'água

Arraial da UNIR 2025 será neste sábado, 2 de agosto, na Praça das Três Caixas D’água

A festa é organizada pela Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (Procea/UNIR) em comemoração ao aniversário da Universidade, que completou 43 anos no último dia 8 de julho.
L
Vilhena sedia 9º Circuito Nacional Nasce Capoeira

Vilhena sedia 9º Circuito Nacional Nasce Capoeira

O evento celebra a cultura da capoeira com rodas, troca de cordas, atividades ao ar livre e homenagem na Câmara de Vereadores de Vilhena.
L
Ecoporé vence prêmio internacional de restauração ecológica e destaca importância do trabalho realizado

Ecoporé vence prêmio internacional de restauração ecológica e destaca importância do trabalho realizado

A cerimônia que apresentou os vencedores do prêmio e durante o evento, Sheila Noele, diretora técnica da organização, foi a representante da equipe.
L
Dados do Pé-de-Meia agora estão abertos no Portal da Transparência

Dados do Pé-de-Meia agora estão abertos no Portal da Transparência

Iniciativa visa fortalecer o controle social e garantir a visibilidade sobre a aplicação do programa, com um total de mais de R$ 10 bilhões repassados até junho.
L
Homem é atacado a facada após negar que catador pegasse latinhas

Homem é atacado a facada após negar que catador pegasse latinhas

Durante o bate boca, um dos suspeitos foi para trás da vítima e desferiu uma facada no pescoço do rapaz, em seguida, a dupla fugiu correndo.
16
Operação Shamar mobiliza 50 mil agentes para combater violência contra mulheres

Operação Shamar mobiliza 50 mil agentes para combater violência contra mulheres

Iniciativa acontece em 2 mil municípios brasileiros durante o Agosto Lilás e celebra o aniversário de 19 anos da Lei Maria da Penha.
L
Bruno Henrique do Flamengo é denunciado por manipulação de apostas

Bruno Henrique do Flamengo é denunciado por manipulação de apostas

O atacante pode pegar até dois anos de suspensão após a Procuradoria do STJD aceitar a denúncia de ter forçado um cartão amarelo em 2023.
L
STF retomará julgamento de Carla Zambelli por porte ilegal de arma

STF retomará julgamento de Carla Zambelli por porte ilegal de arma

A deputada federal, que já foi condenada em outro processo, pode perder o mandato se o placar de 6 a 0 for confirmado pelo Supremo Tribunal Federal.
L
Dólar cai para R$ 5,54 com dados de desemprego nos EUA

Dólar cai para R$ 5,54 com dados de desemprego nos EUA

O dólar encerrou a semana em forte baixa, enquanto a Bolsa de Valores, afetada pelo cenário global e por tensões políticas, registrou queda.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.