SÁBADO, 02/08/2025
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

FÓRUM PÚBLICO INDICARÁ O QUE RONDÔNIA PODE FAZER PARA SALVAR A SUB-BACIA DO RIO BRANCO

O evento é decisivo para o governo estadual, porque indicará providências inadiáveis para a salvação dessa região.

Publicado em 

FÓRUM PÚBLICO INDICARÁ O QUE RONDÔNIA PODE FAZER PARA SALVAR A SUB-BACIA DO RIO BRANCO - News Rondônia

Voçorocas, bois, invasão a terras indígenas, perda de qualidade da água, mortandade de peixes, sumiço de peças históricas e arqueológicas, e derrubadas florestais são inimigas da conservação ambiental na Zona da Mata, em Rondônia.

A Secretaria Estadual do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) promoverá nos próximos dia 26 e 27 em São Francisco do Guaporé e Alta Floresta d’Oeste o 2º Fórum Público da Avaliação Ambiental Integrada da Sub-Bacia do Rio Branco.

O evento é decisivo para o governo estadual, porque indicará providências inadiáveis para a salvação dessa região. “A sociedade está convidada, a água está em debate no mundo e todos podem participar desse fórum”, disse a analista ambiental Daniely Sant’Anna, da Coordenadoria de Licenciamento e Monitoramento Ambiental da Sedam.

FÓRUM PÚBLICO INDICARÁ O QUE RONDÔNIA PODE FAZER PARA SALVAR A SUB-BACIA DO RIO BRANCO - News Rondônia

“Já em meados dos anos 2000 notava-se a necessidade de estudos que avaliassem impactos de oito Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) licenciadas pela Sedam até 2009, e em 2010 a Sedam aprovou a emissão do termo de referência da avaliação ambiental integrada e do plano de trabalho”, lembrou Daniely.

PCHs seguem se multiplicando no rio Branco desde 1993. O potencial hidroenergético de todas elas totaliza 39,3 megawatts (*) – ultrapassando o máximo de 30 MW limitado em estudos e relatório de impacto ambiental.

A construção desses empreendimentos causou prejuízos à fauna, flora e ictiofauna na sub-bacia, constataram analistas ambientais no 1º Fórum em 2015.

São eles: PCH Alta Floresta (5 Mw)

PCH Ângelo Cassol (3,6 Mw)

PCH Cachimbo Alto (9,8 Mw)

PCH Figueira (1,4 Mw)

PCH Monte Belo (4,0 Mw)

PCH Rio Branco (7,1 Mw)

PCH Santa Luzia (3,2 Mw)

PCH Saldanha (5,2Mw)

Por se situarem numa região de transição geomorfológica entre o Planalto dos Parecis e a Depressão do Guaporé (região conhecida como Chapada dos Parecis), a região de Alta Floresta d‘Oeste e outros municípios limítrofes é um espaço de grande potencial hidrelétrico, pois seu relevo pode ser superior a 500m em alguns pontos. Além disso, vários cursos d‘água se formam na região, destacando-se os rios Colorado e Branco.

Das diversas constatações e recomendações desse laudo pericial, da Promotoria do Meio Ambiente do Ministério Público Federal alinham-se: 1) O pleno fluxo de águas no Igarapé Jacaré, assim como, a garantia de vazão mínima do rio Branco por parte do Grupo Cassol;

2) Fim do acúmulo de água durante o dia para suprimento na produção de energia nos horários de pico por parte da PCH Alta Floresta da Eletron. O laudo constatou a falta de documentação e a não realização de um EIA/RIMA. Mesmo com uma PCH de baixa potência, por se tratar de uma transposição de águas, essa ação deve ser regulamentada por um estudo de impacto ambiental.

3) A barragem do igarapé Jacaré foi feita para desviar suas águas até o rio Branco visando aumentar a produtividade hidroelétrica, entretanto, tal interferência não fora documentada ou regularizada. Proprietários do empreendimento desmataram áreas de preservação permanente para a PCH Santa Luzia.

4) No caso da PCH Rio Branco, a inundação de terras se deu ao longo de duzentos alqueires. Assim, as propriedades que possuíam terrenos dentro desses duzentos alqueires foram pagas ou trocadas por outras terras, enquanto todas as outras propriedades vizinhas se mantiveram sem nenhuma compensação e, por esse motivo, várias delas se encontram abandonadas.

“Mudanças na legislação entre 1982 e 2003 somente flexibilizaram as regras para a construção de empreendimentos hidrelétricos que possam se enquadrar como PCH. Na região da Chapada dos Parecis, as barragens construídas na sub-bacia do rio Branco sofreram influência direta da flexibilização das regras e aceleraram suas construções”, observou o Professor Vinícius Teixeira Furlan na sua dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de São Carlos (SP).

Segundo o professor, “muitos empreendimentos hidrelétricos se esforçam para se enquadrar na categoria PCH”. “Parte da legislação ambiental não se aplica a essa modalidade de construção, pois as PCHs não precisam de nenhum EIA/RIMA”, explicou.

“Sempre nós víamos coisas diferentes acontecendo, às vezes o rio secava e às vezes enchentes, tudo acontecia muito rápido e às vezes a água vinha toda suja, mas nunca imaginávamos que havia PCH no rio Branco”, contou Isaías Tupari ao professor Vinícius Furlan.

Segundo o indígena, no período da enchente “talvez liberassem a água do reservatório. “E ela vinha alagando tudo, as praias e os peixes que deveriam estar no período de reprodução e, logo em seguida o rio voltava a secar matando os peixes que iam se reproduzir. Os ovos de tracajá também apodreciam, pois eles molhavam e depois vinha o sol, quando o rio secava”, depôs.

Em 2016 ele percebeu que o rio não secou muito, mas já não havia mais areia na praia para os tracajás botarem seus ovos.

CRONOLOGIA

Em relação à população indígena, a Sedam deu conhecimento do plano à Fundação Nacional do Índio (Funai). O termo de referência para estudo do componente indígena data de 2011; o da fauna aquática é de 2012; a coleta de fauna aquática começou em 2013; em novembro de 2014 a Funai aprovou o plano, e em 2014 foi realizada a 1ª Campanha do estudo do componente indígena na Terra Indígena Rio Branco.

O protocolo do relatório da Sedam foi feito em 9 de março de 2018. A empresa de consultoria Mott Mac Donald substituiu a Habitec, anteriormente contratada.

As primeiras denúncias datam de 2008, levando a Sedam a promover vistorias na região. Ministério Público Federal e movimentos sociais alertavam o governo estadual a respeito de possíveis danos ambientais.

PROGRAMAÇÃO

O 2º Fórum Público da Avaliação Ambiental Integrada da Sub-Bacia do Rio Branco será aberto às 8h do dia 26 de abril, na Câmara Municipal de São Francisco do Guaporé. Dele também poderão participar moradores de Nova Brasilândia d’Oeste, Novo Horizonte do Oeste e São Miguel do Guaporé.

No dia seguinte, 27, a partir das 14h, o evento prossegue no Teatro Municipal Velci Bechi, em Alta Floresta d’Oeste, com a participação dos municípios de Alto Alegre dos Parecis, Parecis, Rolim de Moura e Santa Luzia d’Oeste.

FÓRUM PÚBLICO INDICARÁ O QUE RONDÔNIA PODE FAZER PARA SALVAR A SUB-BACIA DO RIO BRANCO - News Rondônia

ENTENDA

Megawatt (MW ou Mw) é uma unidade de medida correspondente a 106 watts. Watt é a unidade de potência do Sistema Internacional de Unidades, e equivalente a um joule por segundo.

Joule (símbolo: J, plural joules) é a unidade tradicionalmente usada para medir energia mecânica (trabalho), também utilizada para medir energia térmica (calor).

Um joule compreende a quantidade de energia correspondente a aplicação de uma força de um newton durante um percurso de um metro. Ou seja, é a energia que acelera uma massa de 1 kg a 1 m/s² num espaço de 1 m.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura de Porto Velho intensifica ações contra queimadas e faz aceiros em espaços públicos

Prefeitura de Porto Velho intensifica ações contra queimadas e faz aceiros em espaços públicos

Sema realiza aceiramentos em áreas como Parque das Águas e Espaço Alternativo para prevenir incêndios durante a estiagem.
L
Governo de Rondônia reforça combate às queimadas com educação ambiental e alcança quase 10 mil pessoas

Governo de Rondônia reforça combate às queimadas com educação ambiental e alcança quase 10 mil pessoas

Ações da Sedam incluem escolas, comunidades e Unidades de Conservação; foco é prevenir queimadas e envolver população na preservação.
L
Brasil tem 2ª maior reserva de terras raras do mundo, mas ainda engatinha na exploração

Brasil tem 2ª maior reserva de terras raras do mundo, mas ainda engatinha na exploração

Reservas brasileiras chamam atenção de Trump em meio a tarifaço dos EUA. País tem riqueza estratégica no subsolo, mas ainda exporta matéria-prima bruta e vê China dominar o mercado global.
L
Marina Silva defende mudanças "estruturais" em PL do licenciamento ambiental

Marina Silva defende mudanças “estruturais” em PL do licenciamento ambiental

Ministra alerta para a “demolição” da legislação brasileira se o projeto for sancionado, destacando riscos econômicos e ambientais.
L

Prefeitura de Porto Velho intensifica ação contra queimadas no bairro Castanheiras

Trabalho de abertura de aceiros no bairro Castanheiras visa prevenir queimadas e proteger a comunidade durante o período de estiagem em Porto Velho.
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Sexta de cinema: News Rondônia e Cine Araújo revelam o ganhador da semana na promoção de ingressos!

Toda sexta tem sorteio de um par de ingressos para os melhores filmes em cartaz. Veja quem vai curtir a telona por conta da casa!
L

Sexta de Sorte: News Rondônia e MS Distribuidora revelam o nome do ganhador da Promoção Rancheiro!

Com sabor de vitória e tradição, a promoção semanal presenteia amantes dos biscoitos Rancheiro. Conheça quem levou o kit especial desta semana!
L

Nota de pesar: Falecimento de Jorge Mateus Filho aos 83 anos em Porto Velho

Família e amigos se despedem de Jorge Mateus Filho, que deixa legado de amor, integridade e paixão pela família e pelo Fluminense
L

Amazônia, Gente e Justiça | Entrevista Antônio Lemos Régis

O programa Amazônia, Gente e Justiça desta sexta-feira (01), às 18h, recebe Antônio Lemos Régis. Doutorando em Educação pela UFOPA e Professor Adjunto da UNIR, Antônio é especialista em Engenharia de Requisitos de Software e atua em projetos de tecnologia e meio ambiente. Uma conversa sobre educação, tecnologia e sustentabilidade na Amazônia.
L

Povoado Nerd | Entrevista Junior DuZ Cariocas e DJ GEO!

Nesta sexta-feira (01), às 17h, o programa Povoado Nerd recebe Junior DuZ Cariocas e DJ GEO para falar sobre o grande evento de aniversário que promete agitar a cidade.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Menor taxa de desemprego da história é impulsionada por vagas na Educação

Menor taxa de desemprego da história é impulsionada por vagas na Educação

O Brasil registrou a menor taxa de desemprego desde 2012, alcançando 5,8% no segundo trimestre de 2025, com destaque para a criação de postos de trabalho em educação.
L
CNU 2025 registra mais de 250 mil inscrições em cotas

CNU 2025 registra mais de 250 mil inscrições em cotas

A segunda edição do CNU 2025 teve mais de 250 mil inscrições em cotas para pessoas negras, indígenas, quilombolas e com deficiência, aplicando a nova Lei de Cotas.
L
IBGE: taxa de desemprego cai para 5,8%, a menor já registrada

IBGE: taxa de desemprego cai para 5,8%, a menor já registrada

O Brasil atinge novo recorde de emprego com carteira assinada e o maior salário do trabalhador, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua.
L
Nível de emprego resiste a juros altos, dizem Especialistas

Nível de emprego resiste a juros altos, dizem Especialistas

Economia aquecida mantém mercado de trabalho forte, com a menor taxa de desocupação já registrada, apesar da alta da Selic.
L

Vaga para Enfermeiro(a) do Trabalho – Ji-Paraná/RO

Oportunidade para profissional de enfermagem atuar na saúde ocupacional, com salário de R$ 4.550, benefícios completos e contratação pela Consultoria Mariana Goedert.
L

POLÍTICA

Eyder Brasil participa do lançamento do 1º Impostômetro da Região Norte em Porto Velho

Eyder Brasil participa do lançamento do 1º Impostômetro da Região Norte em Porto Velho

Deputado estadual elogia iniciativa da ACEP e defende a transparência fiscal como pilar da cidadania em Rondônia.
L
Brasil registra menor taxa de desemprego da história e Cláudia de Jesus destaca geração de empregos em Rondônia

Brasil registra menor taxa de desemprego da história e Cláudia de Jesus destaca geração de empregos em Rondônia

Deputada estadual comemora dados do IBGE e atribui avanço a políticas públicas que fortalecem renda e trabalho formal no estado.
L
Deputada Dra. Taíssa Sousa comemora 40 anos do Clube Amigos do Basquete em Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa Sousa comemora 40 anos do Clube Amigos do Basquete em Guajará-Mirim

Parlamentar destaca importância do esporte para a juventude e reafirma apoio a projetos sociais no município.
L
Deputada Dra. Taíssa prestigia passagem de comando da Marinha em Guajará-Mirim

Deputada Dra. Taíssa prestigia passagem de comando da Marinha em Guajará-Mirim

Nova gestão da Agência Fluvial reforça ações de segurança na fronteira; parlamentar destaca apoio às Forças Armadas em Rondônia.
L

Justiça Eleitoral rejeita acusação de fraude à cota de gênero contra o Avante em Candeias do Jamari

Decisão confirma lisura das candidaturas e mantém mandatos dos vereadores eleitos
L
Publicidade

POLÍCIA

Jovem de 24 anos é encontrado morto em terreno da BR-319

Jovem de 24 anos é encontrado morto em terreno da BR-319

Gean da Silva Pinheiro sofreu acidente fatal em área rural da Linha Transpurus; perícia e autoridades investigam as circunstâncias.
18

Motorista abre porta de carro e provoca acidente com motociclista na Avenida Jatuarana

Motociclista sofreu fratura no pé após colisão na zona sul de Porto Velho; vítima foi socorrida e levada à UPA Sul.
12
Acidente grave deixa motociclista ferido na Rua Brasília com Rua Bolívia, em Porto Velho

Acidente grave deixa motociclista ferido na Rua Brasília com Rua Bolívia, em Porto Velho

Colisão entre carro e motocicleta ocorreu no bairro Nossa Senhora das Graças; vítima foi encaminhada para a Policlínica Ana Adelaide
12
PF prende três foragidos da Justiça em Rondônia

PF prende três foragidos da Justiça em Rondônia

Um dos indivíduos havia sido condenado há mais de 20 anos de prisão
10
LETUM: Polícia Civil deflagra operação para cumprimento de mandados relacionados a tentativa de homicídio em Ariquemes

LETUM: Polícia Civil deflagra operação para cumprimento de mandados relacionados a tentativa de homicídio em Ariquemes

A ação contou com o apoio da Delegacia Regional de Ariquemes, da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) e da 1ª Delegacia de Polícia Civil de Ariquemes.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Alexandre de Moraes compara ações de Eduardo Bolsonaro nos EUA a golpe

Alexandre de Moraes compara ações de Eduardo Bolsonaro nos EUA a golpe

O ministro Alexandre de Moraes criticou a articulação de Eduardo Bolsonaro nos EUA, comparando a busca por sanções à tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023.
L
Alexandre de Moraes promete julgamento de trama golpista este ano

Alexandre de Moraes promete julgamento de trama golpista este ano

O ministro Alexandre de Moraes afirmou que o julgamento dos réus da trama golpista de 2022 será concluído ainda em 2025, na reabertura dos trabalhos do STF.
L
Gilmar Mendes promete resposta do estado a ataques contra o Brasil

Gilmar Mendes promete resposta do estado a ataques contra o Brasil

Na reabertura do Supremo Tribunal Federal, o ministro Gilmar Mendes defendeu a atuação da Corte e prometeu uma resposta enérgica a quem age contra a democracia.
L
Lula cobra soluções para o crédito imobiliário da classe média

Lula cobra soluções para o crédito imobiliário da classe média

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pressiona o Banco Central e sua equipe por novas alternativas de financiamento para impulsionar o crédito imobiliário para a classe média.
L
Carla Zambelli é mantida presa após audiência na Itália

Carla Zambelli é mantida presa após audiência na Itália

Deputada Carla Zambelli teve a prisão mantida pelas autoridades italianas após uma audiência de custódia, onde aguarda o desfecho do processo de extradição.
L
Governo de Rondônia recebe destaque internacional em ranking da LGPD no Brasil

Governo de Rondônia recebe destaque internacional em ranking da LGPD no Brasil

Estado figura entre as três melhores instituições do país em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados; evento de premiação aconteceu em Londres.
L
Prefeitura de Porto Velho investiga suspeita de fraude no IPAM e adota medidas para garantir transparência

Empresas tentam criar cortina de fumaça, para esconder responsabilidades do passado e desviar o foco sobre o IPAM

E, mais grave, empresas que não são sequer credenciadas ao IPAM, estão publicando comunicados e ameaças de suspensão de atendimento que, na prática, não têm respaldo jurídico ou contratual.
L

MPRO lança “Agosto Lilás” e apresenta Mapa da Violência Doméstica em Rondônia

Ferramenta inédita oferece dados em tempo real e fortalece políticas públicas de proteção às mulheres
L

Vereadora Amanda Areval é eleita delegada estadual para representar Vilhena na Conferência Estadual da Mulher

Evento promovido pelo Conselho Municipal da Mulher debateu propostas para políticas públicas voltadas às mulheres
L
Conab publica novo aviso de frete para remoção de milho destinado a pequenos criadores

Conab divulga monitoramento agrícola e aponta boas condições para milho segunda safra

Dados indicam avanço positivo nas regiões produtoras, com destaque para milho e trigo
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.