SEGUNDA-FEIRA, 07/07/2025
Publicidade

FÓRUM PÚBLICO INDICARÁ O QUE RONDÔNIA PODE FAZER PARA SALVAR A SUB-BACIA DO RIO BRANCO

O evento é decisivo para o governo estadual, porque indicará providências inadiáveis para a salvação dessa região.

Publicado em 

FÓRUM PÚBLICO INDICARÁ O QUE RONDÔNIA PODE FAZER PARA SALVAR A SUB-BACIA DO RIO BRANCO - News Rondônia

Voçorocas, bois, invasão a terras indígenas, perda de qualidade da água, mortandade de peixes, sumiço de peças históricas e arqueológicas, e derrubadas florestais são inimigas da conservação ambiental na Zona da Mata, em Rondônia.

A Secretaria Estadual do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) promoverá nos próximos dia 26 e 27 em São Francisco do Guaporé e Alta Floresta d’Oeste o 2º Fórum Público da Avaliação Ambiental Integrada da Sub-Bacia do Rio Branco.

O evento é decisivo para o governo estadual, porque indicará providências inadiáveis para a salvação dessa região. “A sociedade está convidada, a água está em debate no mundo e todos podem participar desse fórum”, disse a analista ambiental Daniely Sant’Anna, da Coordenadoria de Licenciamento e Monitoramento Ambiental da Sedam.

FÓRUM PÚBLICO INDICARÁ O QUE RONDÔNIA PODE FAZER PARA SALVAR A SUB-BACIA DO RIO BRANCO - News Rondônia

“Já em meados dos anos 2000 notava-se a necessidade de estudos que avaliassem impactos de oito Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) licenciadas pela Sedam até 2009, e em 2010 a Sedam aprovou a emissão do termo de referência da avaliação ambiental integrada e do plano de trabalho”, lembrou Daniely.

PCHs seguem se multiplicando no rio Branco desde 1993. O potencial hidroenergético de todas elas totaliza 39,3 megawatts (*) – ultrapassando o máximo de 30 MW limitado em estudos e relatório de impacto ambiental.

A construção desses empreendimentos causou prejuízos à fauna, flora e ictiofauna na sub-bacia, constataram analistas ambientais no 1º Fórum em 2015.

São eles: PCH Alta Floresta (5 Mw)

PCH Ângelo Cassol (3,6 Mw)

PCH Cachimbo Alto (9,8 Mw)

PCH Figueira (1,4 Mw)

PCH Monte Belo (4,0 Mw)

PCH Rio Branco (7,1 Mw)

PCH Santa Luzia (3,2 Mw)

PCH Saldanha (5,2Mw)

Por se situarem numa região de transição geomorfológica entre o Planalto dos Parecis e a Depressão do Guaporé (região conhecida como Chapada dos Parecis), a região de Alta Floresta d‘Oeste e outros municípios limítrofes é um espaço de grande potencial hidrelétrico, pois seu relevo pode ser superior a 500m em alguns pontos. Além disso, vários cursos d‘água se formam na região, destacando-se os rios Colorado e Branco.

Das diversas constatações e recomendações desse laudo pericial, da Promotoria do Meio Ambiente do Ministério Público Federal alinham-se: 1) O pleno fluxo de águas no Igarapé Jacaré, assim como, a garantia de vazão mínima do rio Branco por parte do Grupo Cassol;

2) Fim do acúmulo de água durante o dia para suprimento na produção de energia nos horários de pico por parte da PCH Alta Floresta da Eletron. O laudo constatou a falta de documentação e a não realização de um EIA/RIMA. Mesmo com uma PCH de baixa potência, por se tratar de uma transposição de águas, essa ação deve ser regulamentada por um estudo de impacto ambiental.

3) A barragem do igarapé Jacaré foi feita para desviar suas águas até o rio Branco visando aumentar a produtividade hidroelétrica, entretanto, tal interferência não fora documentada ou regularizada. Proprietários do empreendimento desmataram áreas de preservação permanente para a PCH Santa Luzia.

4) No caso da PCH Rio Branco, a inundação de terras se deu ao longo de duzentos alqueires. Assim, as propriedades que possuíam terrenos dentro desses duzentos alqueires foram pagas ou trocadas por outras terras, enquanto todas as outras propriedades vizinhas se mantiveram sem nenhuma compensação e, por esse motivo, várias delas se encontram abandonadas.

“Mudanças na legislação entre 1982 e 2003 somente flexibilizaram as regras para a construção de empreendimentos hidrelétricos que possam se enquadrar como PCH. Na região da Chapada dos Parecis, as barragens construídas na sub-bacia do rio Branco sofreram influência direta da flexibilização das regras e aceleraram suas construções”, observou o Professor Vinícius Teixeira Furlan na sua dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de São Carlos (SP).

Segundo o professor, “muitos empreendimentos hidrelétricos se esforçam para se enquadrar na categoria PCH”. “Parte da legislação ambiental não se aplica a essa modalidade de construção, pois as PCHs não precisam de nenhum EIA/RIMA”, explicou.

“Sempre nós víamos coisas diferentes acontecendo, às vezes o rio secava e às vezes enchentes, tudo acontecia muito rápido e às vezes a água vinha toda suja, mas nunca imaginávamos que havia PCH no rio Branco”, contou Isaías Tupari ao professor Vinícius Furlan.

Segundo o indígena, no período da enchente “talvez liberassem a água do reservatório. “E ela vinha alagando tudo, as praias e os peixes que deveriam estar no período de reprodução e, logo em seguida o rio voltava a secar matando os peixes que iam se reproduzir. Os ovos de tracajá também apodreciam, pois eles molhavam e depois vinha o sol, quando o rio secava”, depôs.

Em 2016 ele percebeu que o rio não secou muito, mas já não havia mais areia na praia para os tracajás botarem seus ovos.

CRONOLOGIA

Em relação à população indígena, a Sedam deu conhecimento do plano à Fundação Nacional do Índio (Funai). O termo de referência para estudo do componente indígena data de 2011; o da fauna aquática é de 2012; a coleta de fauna aquática começou em 2013; em novembro de 2014 a Funai aprovou o plano, e em 2014 foi realizada a 1ª Campanha do estudo do componente indígena na Terra Indígena Rio Branco.

O protocolo do relatório da Sedam foi feito em 9 de março de 2018. A empresa de consultoria Mott Mac Donald substituiu a Habitec, anteriormente contratada.

As primeiras denúncias datam de 2008, levando a Sedam a promover vistorias na região. Ministério Público Federal e movimentos sociais alertavam o governo estadual a respeito de possíveis danos ambientais.

PROGRAMAÇÃO

O 2º Fórum Público da Avaliação Ambiental Integrada da Sub-Bacia do Rio Branco será aberto às 8h do dia 26 de abril, na Câmara Municipal de São Francisco do Guaporé. Dele também poderão participar moradores de Nova Brasilândia d’Oeste, Novo Horizonte do Oeste e São Miguel do Guaporé.

No dia seguinte, 27, a partir das 14h, o evento prossegue no Teatro Municipal Velci Bechi, em Alta Floresta d’Oeste, com a participação dos municípios de Alto Alegre dos Parecis, Parecis, Rolim de Moura e Santa Luzia d’Oeste.

FÓRUM PÚBLICO INDICARÁ O QUE RONDÔNIA PODE FAZER PARA SALVAR A SUB-BACIA DO RIO BRANCO - News Rondônia

ENTENDA

Megawatt (MW ou Mw) é uma unidade de medida correspondente a 106 watts. Watt é a unidade de potência do Sistema Internacional de Unidades, e equivalente a um joule por segundo.

Joule (símbolo: J, plural joules) é a unidade tradicionalmente usada para medir energia mecânica (trabalho), também utilizada para medir energia térmica (calor).

Um joule compreende a quantidade de energia correspondente a aplicação de uma força de um newton durante um percurso de um metro. Ou seja, é a energia que acelera uma massa de 1 kg a 1 m/s² num espaço de 1 m.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Organizações sociais propõem plano de investimentos para conservação e desenvolvimento sustentável da Amazônia na COP30

Organizações sociais propõem plano de investimentos para conservação e desenvolvimento sustentável da Amazônia na COP30

Estudo visa criar fluxos de financiamento climático para a região
L
Corte Interamericana de Direitos Humanos reconhece emergência climática como obrigação de direito internacional

Corte Interamericana de Direitos Humanos reconhece emergência climática como obrigação de direito internacional

Decisão pode sevir de base para evitar retrocessos legislativos
L

Prefeitura intensifica ações de poda preventiva de árvores em Porto Velho

Medida visa garantir a segurança da população, preservar o meio ambiente urbano e evitar acidentes com fiações e vias obstruídas
L

Ações do governo de RO levam educação ambiental aos distritos de Alta Floresta d’Oeste

A atividade teve como foco reforçar a importância da preservação do meio ambiente para crianças e adolescentes
L
Queimadas no Brasil caem 67,7% no primeiro semestre de 2025, mas Pampa e Caatinga registram aumento

Queimadas no Brasil caem 67,7% no primeiro semestre de 2025, mas Pampa e Caatinga registram aumento

Total equivale a um terço da extensão afetada em igual período de 2024
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Welison Nunes é o entrevistado do programa Ponto & Contraponto desta segunda-feira, às 16h

Nesta segunda-feira, dia 07, às 16h, o programa Ponto & Contraponto recebe Welison Nunes da Silva, advogado com mais de 13 anos de atuação no Regime Geral de Previdência Social.
L
ProUni 2025: Resultado da Primeira Chamada do segundo semestre já está disponível

ProUni 2025: Resultado da Primeira Chamada do segundo semestre já está disponível

Candidatos pré-selecionados no Programa Universidade para Todos devem apresentar documentação às instituições até 18 de julho.
L

Sine Municipal de Porto Velho divulga vagas disponíveis de emprego

Estão disponíveis 216 vagas para diversos níveis de escolaridade
L

Estudante da rede pública vai representar Rondônia como jovem senadora 2025-2026, em Brasília

Os jovens senadores vão se reunir em Brasília para participar da Semana de Vivência Legislativa, entre os dias 18 e 22 de agosto
L
Agenda News: Descubra os benefícios da limpeza de pele integrativa com a Dra. Ellen Martins no Loft Feminino e transforme sua rotina de cuidados com a pele

Agenda News: Descubra os benefícios da limpeza de pele integrativa com a Dra. Ellen Martins no Loft Feminino e transforme sua rotina de cuidados com a pele

Procedimento personalizado une técnica, sensibilidade e orientação para uma pele saudável, viçosa e livre de impurezas.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prazo final para isenção da taxa da Prova Nacional Docente encerra nesta sexta-feira (4)

Prazo final para isenção da taxa da Prova Nacional Docente encerra nesta sexta-feira (4)

Inscritos no CadÚnico e doadores de medula têm direito à gratuidade
L
Concurso Nacional Unificado: mais de 100 mil inscritos em 23 horas

Concurso Nacional Unificado: mais de 100 mil inscritos em 23 horas

Total de candidatos será conhecido após prazo para pagar inscrição
L
Concurso Nacional Unificado: simplificada isenção de taxa e alteradas opções de pagamento

Concurso Nacional Unificado: simplificada isenção de taxa e alteradas opções de pagamento

MGI publica retificações no edital do certame. Confira outras mudança
L

Inscrições para o Projeto Voluntariar da Segurança Pública seguem até o dia 22 de julho

O processo seletivo oferece 260 vagas para cadastro de reserva e está com inscrições abertas até 22 de julho
L

POLÍTICA

Lula: Ameaça de taxação de Trump não preocupa nações do Brics

Lula: Ameaça de taxação de Trump não preocupa nações do Brics

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que declaração foi ignorada na cúpula e defendeu a soberania dos países.
L

Mais dignidade para Guajará-Mirim: Dra. Taíssa participa de entrega de leitos de UTI, hemodiálise e tomografia no Hospital Regional

Em agenda no município, o governador Coronel Marcos Rocha entrega avanços estruturais que marcam nova fase da saúde em Guajará-Mirim.
L

Alan Queiroz solicita a manutenção emergencial na BR-364, no trecho entre Vilhena e Pimenta Bueno

A solicitação, por meio de ofício, visa resolver os problemas ocasionados pelas erosões graves no local.a
L

Dra. Taíssa entrega R$ 300 mil em materiais esportivos para a Associação ASFAGUAM e reforça apoio ao esporte de base

Material entregue vai beneficiar campeonatos locais e incentivar a prática esportiva.
L
Deputada Gislaine Lebrinha destina R$ 270 mil para a realização da 19ª EXPOVALE

Deputada Gislaine Lebrinha destina R$ 270 mil para a realização da 19ª EXPOVALE

Recursos reforçam a programação cultural e fortalecem as tradições em São Francisco do Guaporé.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homicídios prende assaltantes do PCC em condomínio na zona leste

URGENTE: Homicídios prende assaltantes do PCC em condomínio na zona leste

Segundo a investigação, os criminosos possuem mandado de prisão pelo crime de roubo.
10
Mulher pede que facção criminosa castigue a própria filha após a menina ser encontrada com idoso em motel

Mulher é agredida a pauladas depois de terminar relacionamento com namorado

Inconformado o agressor teria agredido a ex-companheira com socos e pauladas, depois fugiu antes da chegada da PM e não foi localizado.
12
Jovem morre afogada durante confraternização familiar, em Rondônia

Jovem morre afogada durante confraternização familiar, em Rondônia

Ao chegarem à propriedade, os policiais constataram que A. C. Z. já havia sido retirada da água, mas estava inconsciente e sem sinais vitais.
18
Motorista cai com carro em Rio após desviar de animal, em Rondônia

Motorista cai com carro em Rio após desviar de animal, em Rondônia

O motorista, que possui mais de 25 anos de experiência ao volante e afirma não beber, perdeu o controle de seu veículo, um Fiat Grand Siena, após se distrair com um animal na estrada, culminando na queda do carro em um rio.
14
Homem é morto a tiros em bar no bairro Novo, em Rondônia

Homem é morto a tiros em bar no bairro Novo, em Rondônia

Durante a análise, foram recolhidas cápsulas de pistola calibre 9mm, e o corpo apresentava aproximadamente sete perfurações.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

https://newsrondonia.com.br/noticias/2025/07/07/governador-celebra-tomografo-em-guajara-mirim-relembrando-quando-sofreu-traumatismo-craniano/

Governador celebra tomógrafo em Guajará-Mirim relembrando quando sofreu traumatismo craniano

Equipamento de última geração em Guajará-Mirim marca avanço da saúde regional e emociona governador Marcos Rocha ao relembrar superação pessoal.
L
https://newsrondonia.com.br/noticias/2025/07/07/uniao-dos-poderes-em-prol-da-regularizacao-fundiaria-reacende-esperanca-para-produtores-em-ro/

União dos Poderes em prol da regularização fundiária reacende esperança para produtores em RO

Reunião com Marcos Rocha reúne representantes dos Três Poderes e reacende debate sobre segurança jurídica e titulação de terras em Rondônia.
L
Brics exige US$ 1,3 trilhão em financiamento climático até a COP30

Brics exige US$ 1,3 trilhão em financiamento climático até a COP30

Grupo cobra maior responsabilidade dos países ricos para ampliar a participação nas metas de financiamento e acelerar a transição ecológica.
L
Produção de Veículos cresce 7,8% no primeiro semestre, mas Anfavea alerta para desafios

Produção de Veículos cresce 7,8% no primeiro semestre, mas Anfavea alerta para desafios

Vendas também aumentaram 4,8% em relação a 2024, impulsionadas por exportações para a Argentina; Anfavea expressa preocupação com importações chinesas.
L
https://newsrondonia.com.br/noticias/2025/07/07/curso-de-classificacao-promete-turbinar-producao-de-cafe-durante-a-agroari/

Curso de classificação promete turbinar produção de café durante a AGROARI

Capacitação gratuita durante a AGROARI ensina classificação do café, amplia o conhecimento técnico dos produtores e valoriza o produto no mercado.
L
Lula afirma que Brics não nasceu para afrontar e defende uso de moedas locais no comércio

Lula afirma que Brics não nasceu para afrontar e defende uso de moedas locais no comércio

Presidente brasileiro encerra Cúpula no Rio de Janeiro destacando nova forma de fazer política e criticando modelo de governança global.
L
Rússia anuncia captura de Vilas Ucranianas e ataques a centros militares; Ucrânia contesta

Rússia anuncia captura de Vilas Ucranianas e ataques a centros militares; Ucrânia contesta

Enquanto Moscou reivindica avanços territoriais, Kiev nega perdas e reporta feridos em novos ataques.
L
Mercado Financeiro reduz previsão de inflação para 5,18% em 2025

Mercado Financeiro reduz previsão de inflação para 5,18% em 2025

Estimativa para o PIB deste ano é de 2,23%, enquanto taxa Selic permanece em 15% ao ano.
L
https://newsrondonia.com.br/noticias/2025/07/07/energisa-alerta-sobre-riscos-do-plantio-de-arvores-proximo-a-rede-eletrica/

Energisa alerta sobre riscos do plantio de árvores próximo à rede elétrica

Cuidados no plantio e na poda são essenciais para evitar acidentes, interrupções no fornecimento de energia e garantir a segurança da população, destaca a Energisa
L
Kremlin afirma que Brics não visa prejudicar outros Países

Kremlin afirma que Brics não visa prejudicar outros Países

Declaração russa responde a ameaças de Donald Trump de taxar nações alinhadas ao bloco.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.