SEXTA-FEIRA, 10/10/2025

FÓRUM PÚBLICO INDICARÁ O QUE RONDÔNIA PODE FAZER PARA SALVAR A SUB-BACIA DO RIO BRANCO

O evento é decisivo para o governo estadual, porque indicará providências inadiáveis para a salvação dessa região.

Publicado em 

Voçorocas, bois, invasão a terras indígenas, perda de qualidade da água, mortandade de peixes, sumiço de peças históricas e arqueológicas, e derrubadas florestais são inimigas da conservação ambiental na Zona da Mata, em Rondônia.

A Secretaria Estadual do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) promoverá nos próximos dia 26 e 27 em São Francisco do Guaporé e Alta Floresta d’Oeste o 2º Fórum Público da Avaliação Ambiental Integrada da Sub-Bacia do Rio Branco.

O evento é decisivo para o governo estadual, porque indicará providências inadiáveis para a salvação dessa região. “A sociedade está convidada, a água está em debate no mundo e todos podem participar desse fórum”, disse a analista ambiental Daniely Sant’Anna, da Coordenadoria de Licenciamento e Monitoramento Ambiental da Sedam.

“Já em meados dos anos 2000 notava-se a necessidade de estudos que avaliassem impactos de oito Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) licenciadas pela Sedam até 2009, e em 2010 a Sedam aprovou a emissão do termo de referência da avaliação ambiental integrada e do plano de trabalho”, lembrou Daniely.

PCHs seguem se multiplicando no rio Branco desde 1993. O potencial hidroenergético de todas elas totaliza 39,3 megawatts (*) – ultrapassando o máximo de 30 MW limitado em estudos e relatório de impacto ambiental.

A construção desses empreendimentos causou prejuízos à fauna, flora e ictiofauna na sub-bacia, constataram analistas ambientais no 1º Fórum em 2015.

São eles: PCH Alta Floresta (5 Mw)

PCH Ângelo Cassol (3,6 Mw)

PCH Cachimbo Alto (9,8 Mw)

PCH Figueira (1,4 Mw)

PCH Monte Belo (4,0 Mw)

PCH Rio Branco (7,1 Mw)

PCH Santa Luzia (3,2 Mw)

PCH Saldanha (5,2Mw)

Por se situarem numa região de transição geomorfológica entre o Planalto dos Parecis e a Depressão do Guaporé (região conhecida como Chapada dos Parecis), a região de Alta Floresta d‘Oeste e outros municípios limítrofes é um espaço de grande potencial hidrelétrico, pois seu relevo pode ser superior a 500m em alguns pontos. Além disso, vários cursos d‘água se formam na região, destacando-se os rios Colorado e Branco.

Das diversas constatações e recomendações desse laudo pericial, da Promotoria do Meio Ambiente do Ministério Público Federal alinham-se: 1) O pleno fluxo de águas no Igarapé Jacaré, assim como, a garantia de vazão mínima do rio Branco por parte do Grupo Cassol;

2) Fim do acúmulo de água durante o dia para suprimento na produção de energia nos horários de pico por parte da PCH Alta Floresta da Eletron. O laudo constatou a falta de documentação e a não realização de um EIA/RIMA. Mesmo com uma PCH de baixa potência, por se tratar de uma transposição de águas, essa ação deve ser regulamentada por um estudo de impacto ambiental.

3) A barragem do igarapé Jacaré foi feita para desviar suas águas até o rio Branco visando aumentar a produtividade hidroelétrica, entretanto, tal interferência não fora documentada ou regularizada. Proprietários do empreendimento desmataram áreas de preservação permanente para a PCH Santa Luzia.

4) No caso da PCH Rio Branco, a inundação de terras se deu ao longo de duzentos alqueires. Assim, as propriedades que possuíam terrenos dentro desses duzentos alqueires foram pagas ou trocadas por outras terras, enquanto todas as outras propriedades vizinhas se mantiveram sem nenhuma compensação e, por esse motivo, várias delas se encontram abandonadas.

“Mudanças na legislação entre 1982 e 2003 somente flexibilizaram as regras para a construção de empreendimentos hidrelétricos que possam se enquadrar como PCH. Na região da Chapada dos Parecis, as barragens construídas na sub-bacia do rio Branco sofreram influência direta da flexibilização das regras e aceleraram suas construções”, observou o Professor Vinícius Teixeira Furlan na sua dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de São Carlos (SP).

Segundo o professor, “muitos empreendimentos hidrelétricos se esforçam para se enquadrar na categoria PCH”. “Parte da legislação ambiental não se aplica a essa modalidade de construção, pois as PCHs não precisam de nenhum EIA/RIMA”, explicou.

“Sempre nós víamos coisas diferentes acontecendo, às vezes o rio secava e às vezes enchentes, tudo acontecia muito rápido e às vezes a água vinha toda suja, mas nunca imaginávamos que havia PCH no rio Branco”, contou Isaías Tupari ao professor Vinícius Furlan.

Segundo o indígena, no período da enchente “talvez liberassem a água do reservatório. “E ela vinha alagando tudo, as praias e os peixes que deveriam estar no período de reprodução e, logo em seguida o rio voltava a secar matando os peixes que iam se reproduzir. Os ovos de tracajá também apodreciam, pois eles molhavam e depois vinha o sol, quando o rio secava”, depôs.

Em 2016 ele percebeu que o rio não secou muito, mas já não havia mais areia na praia para os tracajás botarem seus ovos.

CRONOLOGIA

Em relação à população indígena, a Sedam deu conhecimento do plano à Fundação Nacional do Índio (Funai). O termo de referência para estudo do componente indígena data de 2011; o da fauna aquática é de 2012; a coleta de fauna aquática começou em 2013; em novembro de 2014 a Funai aprovou o plano, e em 2014 foi realizada a 1ª Campanha do estudo do componente indígena na Terra Indígena Rio Branco.

O protocolo do relatório da Sedam foi feito em 9 de março de 2018. A empresa de consultoria Mott Mac Donald substituiu a Habitec, anteriormente contratada.

As primeiras denúncias datam de 2008, levando a Sedam a promover vistorias na região. Ministério Público Federal e movimentos sociais alertavam o governo estadual a respeito de possíveis danos ambientais.

PROGRAMAÇÃO

O 2º Fórum Público da Avaliação Ambiental Integrada da Sub-Bacia do Rio Branco será aberto às 8h do dia 26 de abril, na Câmara Municipal de São Francisco do Guaporé. Dele também poderão participar moradores de Nova Brasilândia d’Oeste, Novo Horizonte do Oeste e São Miguel do Guaporé.

No dia seguinte, 27, a partir das 14h, o evento prossegue no Teatro Municipal Velci Bechi, em Alta Floresta d’Oeste, com a participação dos municípios de Alto Alegre dos Parecis, Parecis, Rolim de Moura e Santa Luzia d’Oeste.

ENTENDA

Megawatt (MW ou Mw) é uma unidade de medida correspondente a 106 watts. Watt é a unidade de potência do Sistema Internacional de Unidades, e equivalente a um joule por segundo.

Joule (símbolo: J, plural joules) é a unidade tradicionalmente usada para medir energia mecânica (trabalho), também utilizada para medir energia térmica (calor).

Um joule compreende a quantidade de energia correspondente a aplicação de uma força de um newton durante um percurso de um metro. Ou seja, é a energia que acelera uma massa de 1 kg a 1 m/s² num espaço de 1 m.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
MARQUISE
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Coleta seletiva em Jaru reúne mais de 18 toneladas de recicláveis

Coleta seletiva em Jaru reúne mais de 18 toneladas de recicláveis

Em apenas 15 dias, unidade de triagem implantada pela Prefeitura reduz envio de resíduos ao aterro e gera renda para catadores.
L
Governo do Brasil causa R$ 500 milhões em prejuízo ao garimpo na Terra Yanomami

Governo do Brasil causa R$ 500 milhões em prejuízo ao garimpo na Terra Yanomami

Operações integradas protegem povos indígenas e combatem mineração ilegal na Amazônia
L
Brasil pode dobrar produção de biocombustíveis sem desmatar, aponta estudo

Brasil pode dobrar produção de biocombustíveis sem desmatar, aponta estudo

Pesquisa indica uso de pastos degradados para atender demanda por bioenergia até 2050.
L
Mudanças climáticas afetam Amazônia Legal e cotidiano da população

Mudanças climáticas afetam Amazônia Legal e cotidiano da população

Um terço dos habitantes da região já sente os efeitos das alterações; a pesquisa revela que mudanças climáticas afetam Amazônia Legal, sendo as comunidades tradicionais as mais impactadas.
L
Estudantes de Rondônia participam da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente em Goiás

Estudantes de Rondônia participam da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente em Goiás

Onze delegados eleitos na etapa estadual representarão o Estado na conferência nacional, de 6 a 11 de outubro, em Luziânia (GO), debatendo educação e justiça climática.
L
Publicidade
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Prefeitura de Porto Velho amplia Multivacinação neste sábado (11)

Prefeitura de Porto Velho amplia Multivacinação neste sábado (11)

Campanha Nacional de Multivacinação disponibiliza vacinas para crianças e adolescentes em unidades de saúde e escola da capital
L
Destaques da semana em Rondônia: segurança, meio ambiente e qualificação profissional

Destaques da semana em Rondônia: segurança, meio ambiente e qualificação profissional

Governo de Rondônia registra 92% de homicídios esclarecidos, redução histórica de queimadas e entrega de kits do Programa Vencer entre 6 e 10 de outubro
L

Atenção: chuvas voltam a cair com frequência nos estados da região Norte

Previsão de chuvas significativas, e em alguns casos muito intensas, em alguns estados, incluindo Rondônia.
L

Locação inteligente: tecnologia de ponta sem grandes investimentos

Com a CLC Impressoras, sua empresa foca no que realmente importa enquanto soluções completas de hardware garantem alta performance e economia.
L

La Niña está de volta e promete aumento de chuvas na região Norte

Meteorologistas confirmam o retorno da La Niña ao Brasil, com previsão de aumento das chuvas no Norte e Nordeste e risco de alagamentos, mas alertam que o fenômeno será atípico e de curta duração.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025 define acertos mínimos para a 2ª fase do concurso

CNU 2025 define acertos mínimos para a 2ª fase do concurso

Nota ponderada é crucial para a classificação dos candidatos de nível superior; entenda quantos acertos são necessários para avançar à prova discursiva.
L

Vaga de emprego para Ajudante em Porto Velho, Salário R$ 1.985,07

Empresa da construção civil está contratando ajudantes para atuar em diversas frentes de serviço em Porto Velho, com benefícios e plano de saúde.
L

Vaga de emprego para Rasteleiro em Porto Velho, Salário R$ 2.100,00

Empresa da construção civil está contratando profissionais para atuar como rasteleiro em Porto Velho, com benefícios e plano de saúde incluídos.
L

Vaga de emprego para Motorista Pesado em Porto Velho, Salário R$ 2.850,00

Empresa da construção civil está contratando motoristas com CNH D ou E para operar caminhões basculantes em Porto Velho. A vaga oferece salário fixo, cesta básica, refeições na obra e seguro de vida.
L

Farina’s Pães abre 2 vagas para Auxiliar de Produção em Porto Velho, Salário R$ 1.804,00

A empresa busca profissionais para atuar na linha de produção em tempo integral, com turno das 12h às 22h, no bairro Cuniã, em Porto Velho, RO.
L

POLÍTICA

Eyder Brasil destina quase R$ 6 milhões para fortalecer a saúde em Rondônia

Eyder Brasil destina quase R$ 6 milhões para fortalecer a saúde em Rondônia

Deputado Eyder Brasil investe em hospitais, equipamentos e mutirões de atendimentos para ampliar serviços à população
L
Alero realiza sessão solene em Cacoal em homenagem ao Dia do Advogado

Alero realiza sessão solene em Cacoal em homenagem ao Dia do Advogado

Assembleia Legislativa de Rondônia reconhece mais de 700 operadores do Direito e vereadores em solenidade na OAB de Cacoal
L
Dra. Taíssa solicita recuperação do trecho da RO-470 entre Mirante da Serra e Nova União

Dra. Taíssa solicita recuperação do trecho da RO-470 entre Mirante da Serra e Nova União

Deputada Dra. Taíssa pede ao DER/RO obras de asfaltamento para garantir segurança viária e desenvolvimento regional
L
Dra. Taíssa solicita médico neurologista para Hospital Regional de Cacoal

Dra. Taíssa solicita médico neurologista para Hospital Regional de Cacoal

Deputada Dra. Taíssa pede à Sesau atendimento especializado contínuo à população, evitando deslocamentos para outras cidades
L
Dra. Taíssa solicita caixa d’água para Escola Maria Lourenço Cassiano em Espigão do Oeste

Dra. Taíssa solicita caixa d’água para Escola Maria Lourenço Cassiano em Espigão do Oeste

Deputada Dra. Taíssa pede à Seduc melhorias na infraestrutura escolar para garantir abastecimento e condições dignas de ensino em Nova Esperança
L
Publicidade

POLÍCIA

PF coopera com autoridades dos EUA para prisão de condenado por estupro em Rondônia

PF coopera com autoridades dos EUA para prisão de condenado por estupro em Rondônia

Brasileiro poderá ser deportado após inclusão na lista vermelha da Interpol
10
Assessor parlamentar é preso com arma sem registro em condomínio na zona sul

Assessor parlamentar é preso com arma sem registro em condomínio na zona sul

De acordo com o boletim de ocorrência, o assessor foi um dos alvos da operação “Face oculta” deflagrada pela Polícia Civil, que afastou um vereador do município de Porto Velho, suspeito de corrupção.
12
Dupla é detida com motos roubadas e adulteradas após perseguição na capital

Dupla é detida com motos roubadas e adulteradas após perseguição na capital

A perseguição se estendeu por diversas ruas, onde os indivíduos colocavam a vida deles e de outras pessoas em risco, e só foram abordados quando a corrente da moto quebrou e a dupla caiu.
14
Palio avança preferencial e causa grave acidente no centro

Palio avança preferencial e causa grave acidente no centro

Segundo testemunhas, o motociclista seguia na preferencial sentido centro, quando o Palio avançou pela Marechal Deodoro e causou a colisão.
12
Polícia Civil e MP realizam Operação Face Oculta em Porto Velho

Polícia Civil afasta Vereador suspeito de corrupção em Porto Velho

Operação Face Oculta investiga esquema de corrupção envolvendo parlamentar na capital rondoniense; vereador foi afastado das funções.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo de Rondônia encerra 36º Fórum Regional com avanços para gestão colaborativa

Governo de Rondônia encerra 36º Fórum Regional com avanços para gestão colaborativa

Evento reuniu gestores estaduais, municipais e sociedade civil, fortalecendo cooperação e uso eficiente dos recursos públicos
L
Jaime Bagattoli lidera diligência do Senado em Porto Velho para apurar embargos do Ibama

Jaime Bagattoli lidera diligência do Senado em Porto Velho para apurar embargos do Ibama

Mais de 800 notificações contra produtores rurais motivam ação da subcomissão presidida pelo senador, que fará vistorias e audiência pública em Rondônia.
L
Prefeitura de Porto Velho garante inclusão e acessibilidade na festa do Dia das Crianças

Prefeitura de Porto Velho garante inclusão e acessibilidade na festa do Dia das Crianças

Evento no Parque da Cidade terá espaço adaptado para crianças com deficiência e neurodivergentes, acesso à Carreta Furacão e atividades inclusivas
L
Maurício Carvalho visita Sebrae e debate ações para desenvolvimento regional

Maurício Carvalho visita Sebrae e debate ações para desenvolvimento regional

Deputado federal se reuniu com diretores do Sebrae em Rondônia para fortalecer parcerias e discutir políticas de incentivo às pequenas empresas.
L
Porto Velho integra Sistema Nacional de Notas Fiscais de Serviços Eletrônicas

Porto Velho integra Sistema Nacional de Notas Fiscais de Serviços Eletrônicas

Município moderniza gestão tributária com acesso ao repositório nacional da NFS-e, ampliando controle, transparência e eficiência na arrecadação do ISS
L
Porto Velho prepara festa do Dia das Crianças no Parque da Cidade com Mundo Bita

Porto Velho prepara festa do Dia das Crianças no Parque da Cidade com Mundo Bita

Evento especial de Dia das Crianças no Parque da Cidade contará com atrações lúdicas, brinquedos infláveis e show nacional com a turma do Mundo Bita
L
Dra. Taíssa solicita construção de ponte na Estrada da Figueira, em Espigão do Oeste

Dra. Taíssa solicita construção de ponte na Estrada da Figueira, em Espigão do Oeste

Pedido encaminhado ao DER/RO busca garantir segurança, mobilidade e melhores condições para o escoamento da produção agrícola.
L
Emenda de Cláudia de Jesus garante bicicletas elétricas para o Programa Criança Feliz em Guajará-Mirim

Emenda de Cláudia de Jesus garante bicicletas elétricas para o Programa Criança Feliz em Guajará-Mirim

Recurso de R$ 30 mil já foi pago à prefeitura e vai fortalecer as visitas domiciliares a famílias em situação de vulnerabilidade social.
L
Dra. Taíssa solicita revitalização de estrada rural na Linha 3A Menezes Filho, em Buritis

Dra. Taíssa solicita revitalização de estrada rural na Linha 3A Menezes Filho, em Buritis

Parlamentar apresentou indicação para recuperação da via que garante acesso a serviços básicos e fortalece a produção agrícola na região.
L
Governo de RO amplia cirurgias do SUS com contratação de hospitais particulares

Governo de RO amplia cirurgias do SUS com contratação de hospitais particulares

Parceria com a rede privada reforça a realização de procedimentos eletivos em diversas especialidades e reduz tempo de espera dos pacientes.
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.