Bahia e Botafogo já sabem quem enfrentarão na Pré-Copa Libertadores masculina de 2026, torneio que distribui quatro vagas para a fase de grupos da principal competição sul-americana. O sorteio foi realizado nesta quinta-feira (18), na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai.
O Tricolor de Aço terá pela frente o O’Higgins, do Chile, enquanto o Botafogo enfrentará um representante da Bolívia, que ainda será definido entre Blooming, Nacional Potosí ou The Strongest. O adversário do clube carioca será conhecido após o encerramento do campeonato boliviano, no próximo fim de semana.
Únicos representantes do Brasil nesta etapa preliminar, Bahia e Botafogo entram diretamente na segunda fase eliminatória, com partidas previstas para as semanas de 18 e 25 de fevereiro. Caso avancem, disputarão a terceira e última fase entre 3 e 11 de março, ao lado de outras seis equipes.
Para garantir vaga na fase de grupos da Libertadores, os dois clubes brasileiros precisarão superar dois confrontos eliminatórios. Se vencer na estreia, o Botafogo enfrentará o Argentinos Juniors (Argentina) ou um clube do Equador (Barcelona ou LDU). Já o Bahia, se passar pelo O’Higgins, poderá encarar um time da Bolívia, o Deportivo Táchira (Venezuela) ou o Tolima (Colômbia).
Além de Bahia e Botafogo, o Brasil já tem cinco clubes garantidos na fase de grupos pelo desempenho no Brasileirão: Flamengo, Palmeiras, Cruzeiro, Mirassol e Fluminense. O país ainda assegurará mais uma vaga com o campeão da Copa do Brasil, cuja final entre Vasco e Corinthians ocorre no domingo (21), às 18h, no Maracanã.
A Conmebol informou que as datas e horários detalhados dos confrontos serão divulgados nos próximos dias.








































