O Flamengo estreou com vitória na Copa Intercontinental ao vencer o Cruz Azul, do México, por 2 a 1, nesta quarta-feira (10 de dezembro). A partida, válida pela segunda fase do torneio e chamada de “Derby das Américas”, foi realizada no Estádio Ahmad bin Ali, em Al Rayyan, no Catar. O resultado garante o Flamengo na semifinal da competição, onde enfrentará o Pyramids no sábado.
O destaque da partida foi o meio-campo uruguaio Arrascaeta, que marcou os dois gols da equipe rubro-negra.
Resumo do primeiro tempo
O primeiro tempo foi marcado por erros na saída de bola do Cruz Azul. Aos 14 minutos, em uma falha defensiva de Piovi, Arrascaeta roubou a bola livre dentro da área, driblou o goleiro Gudiño e abriu o placar para o Flamengo.
O time mexicano conseguiu o empate aos 43 minutos. Após uma jogada de Rotondi e um afastamento incompleto de Carrascal, a bola sobrou para o lateral Jorge Sánchez. Sánchez emendou um chute forte de primeira no canto do goleiro Rossi, empatando a partida em 1 a 1 antes do intervalo.
O gol da vitória e as substituições
No segundo tempo, o Flamengo voltou determinado a buscar o gol da classificação. Aos 26 minutos, Everton Cebolinha deu um ótimo passe para Arrascaeta, que invadiu a área. Após a defesa afastar parcialmente, a bola voltou para o uruguaio, que finalizou de cobertura. Piovi ainda tentou tirar, mas a bola já havia cruzado a linha do gol, marcando o segundo gol de Arrascaeta na partida e o 2 a 1 para o Flamengo.
O técnico Filipe Luís realizou diversas substituições para dar fôlego ao time. Entraram em campo jogadores como Plata (que quase marcou em um chute colocado), Luiz Araújo (que perdeu uma chance clara cara a cara com o goleiro), De la Cruz, Everton Cebolinha e Luka Romero pelo lado do Cruz Azul. O Cruz Azul ainda pressionou, com Piovi cabeceando para defesa de Rossi aos 3 minutos do segundo tempo e um lance perigoso de Plata, que driblou o goleiro e viu a zaga afastar em cima da linha.
A partida teve um total de sete cartões amarelos no segundo tempo, refletindo a intensidade do confronto. Aos 51 minutos, o árbitro Glenn Nyberg (Suécia) encerrou o jogo, confirmando a vitória e a classificação rubro-negra.












































