O Campeonato Brasileiro de 2025 encerrou de forma dramática para o futebol cearense. Fortaleza e Ceará perderam seus jogos na última rodada, realizada neste domingo, 7 de dezembro, e foram rebaixados para a Série B de 2026. As equipes se juntam a Sport e Juventude, que já estavam com a queda confirmada.
O Fortaleza, apesar de uma recuperação recente com nove jogos de invencibilidade, perdeu de virada para o Botafogo por 4 a 2 no Nilton Santos, Rio de Janeiro. A derrota deixou o Leão na 18ª posição, com 43 pontos.
As derrotas que selaram o destino cearense
O Fortaleza chegou a abrir o placar com Breno Lopes, mas o Botafogo buscou o empate com Montoro. Já na etapa final, o jogo foi movimentado. Após o Botafogo virar com Arthur Cabral, o Leão conseguiu o empate de pênalti, convertido por Bareiro. No entanto, o Botafogo marcou mais duas vezes, com Marçal e Mateo Ponte, selando a vitória carioca.
O Ceará, por sua vez, foi rebaixado após perder de virada para o Palmeiras por 3 a 1, jogando no Castelão. O Vozão abriu o placar com Pedro Raul, mas o Palmeiras empatou rapidamente com Facundo Torres. No segundo tempo, o Verdão virou com Ramón Sosa e ampliou com Flaco López. O Ceará fechou o torneio na 17ª posição, também com 43 pontos. O Palmeiras encerrou como vice-campeão, com 76 pontos.
Vitória e Inter garantem permanência na elite
Contando com os resultados paralelos, o Vitória e o Internacional escaparam da degola e se mantiveram na Série A.
O Vitória garantiu sua permanência ao vencer o São Paulo por 1 a 0 no Estádio Barradão, em Salvador. O gol baiano foi marcado por Baralhas no segundo tempo. O resultado levou o Vitória à 15ª posição, com 46 pontos.
Já o Internacional venceu o Bragantino por 3 a 1 no Beira-Rio, em Porto Alegre, e finalizou a competição na 16ª posição, com 44 pontos. Os gols do Colorado foram de Mercado, Alan Patrick (pênalti) e Carbonero.











































