A América do Sul passou a contar, a partir desta quarta-feira (22), com um novo atrativo turístico dedicado ao esporte: a Rota Turística de Futebol do Mercosul. A iniciativa foi lançada pelo Brasil, país que atualmente preside o bloco econômico.
Fazem parte da primeira fase de implementação da rota estádios e museus do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile e Bolívia. O objetivo é integrar os principais pontos com valor simbólico, atratividade e capacidade receptiva.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou a relevância da ação. “Estamos usando a paixão que une nosso continente para criar um produto turístico integrado, poderoso e sustentável. A Rota vai fortalecer a marca ‘Visit South America’ e, consequentemente, atrair mais visitantes estrangeiros para o Brasil”, afirmou.
Roteiro inclui estádios icônicos e museus
A Rota do Futebol integra importantes estádios da região. Do Brasil, foram incluídos o Allianz Parque, o Maracanã, a Vila Belmiro, o Museu Pelé e o Museu do Futebol. Quatro destes palcos (Arena BRB Mané Garrincha, Beira-Rio, Maracanã e Neo Química Arena) sediarão jogos da Copa do Mundo de Futebol Feminino da Fifa em 2027.
Da Argentina, a rota conta com estádios emblemáticos como La Bombonera e Más Monumental. O roteiro se completa com o Estádio Centenário, no Uruguai, o Museu Conmebol, no Paraguai, e estádios no Chile e na Bolívia.
Segundo o Ministério do Turismo, os critérios de seleção envolvem relevância histórica, oferta de visitas guiadas, existência de museus ou centros de memória, além de infraestrutura e acessibilidade adequadas.
Marcelo Freixo, presidente da Embratur, ressaltou o impacto. “O futebol no Brasil é muito mais que um esporte, é a expressão da nossa cultura. Só neste ano, as cidades brasileiras que fazem parte da Rota receberam mais de 3 milhões de turistas dos países vizinhos”, informou. A Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2027, que terá jogos em oito capitais brasileiras entre 24 de junho e 25 de julho, promete impulsionar o turismo na região.